Quando Davi escreveu esse salmo, a casa do Senhor ainda não havia sido construída em Jerusalém. Somente seu filho Salomão teve permissão para construir o templo ali (1 Crônicas 17:11,12). Mas Davi já havia reconhecido que Jerusalém era o lugar escolhido onde Deus queria habitar e onde o povo deveria oferecer seus sacrifícios (Deuteronômio 12:11,14). Além disso, esse salmo também tem uma dimensão profética, pois nosso versículo do dia expressa o desejo dos judeus crentes no futuro de adorar seu Deus em Jerusalém.
Os cristãos de hoje não têm um local geográfico específico onde devem sacrificar a Deus. Além disso, eles não oferecem animais como sacrifícios, como foi ordenado ao povo de Israel. As palavras do Senhor se aplicam a eles: “Deus é espírito, e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade”. A adoração cristã é um serviço espiritual (João 4:24; 1 Pedro 2:5).
A Ceia do Senhor no domingo oferece uma oportunidade especial para adorarmos juntos a Deus, o Pai, e a Seu Filho Jesus Cristo. Assim como Davi se alegrava em ir à casa do Senhor com pessoas que pensavam da mesma forma, nós também podemos esperar oferecer “sacrifícios de louvor” juntos como filhos redimidos de Deus (cf. Hebreus 13:15).
Mas será que realmente esperamos ansiosamente pelas reuniões dos crentes? Ou elas são um fardo para nós? Será que preferimos outras atividades? Preferimos dormir um pouco mais no domingo de manhã?
Vamos motivar uns aos outros e tomar Davi como nosso modelo. Sim, podemos esperar ansiosamente para louvar e adorar a Deus junto com nossos irmãos e irmãs na fé. Essa feliz comunhão é de fato o ponto alto da semana - e a melhor maneira de começar a semana.
Leitura diária da Bíblia: Gênesis 16: 1 - 16; 2 Pedro 3: 11 - 18