sábado, 27 de abril de 2024

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5: 17

Uma nova criação


No que diz respeito à posição dos crentes diante de Deus - para eles, o que tem a ver com o “velho”, ou seja, com o pecado e seus efeitos desagradáveis, já se tornou coisa do passado. Uma das coisas maravilhosas associadas à salvação é o fato de que “há uma nova criação”! Na conversão e no novo nascimento, o pensamento e a vida sofreram uma mudança radical de direção, e em Cristo o crente é “uma nova criatura”.


Como essa mudança ocorre, em última análise, permanece um mistério. De qualquer forma, ela ocorre interior e espiritualmente, mas depois também se manifesta no comportamento. Assim, Deus diz em relação ao futuro de Israel: “E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo. ... E porei dentro de vós o meu espírito e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis” (Ezequiel 36: 26, 27; cf. Hebreus 10: 16).


Os crentes se tornaram “participantes da natureza divina” e têm o desejo de fazer a vontade de Deus e agradá-Lo. A velha natureza pecaminosa ainda está presente, mas recebemos uma nova natureza que ama a Deus e odeia o pecado. E por meio do Espírito Santo que habita em nós, somos capazes de “andar segundo o Espírito”. Portanto, nossa vida deve demonstrar na prática que somos de fato novas criaturas. (2 Pedro 1: 4; Romanos 7: 20 - 23; 8: 4).


Às vezes, alguém diz que se tornou cristão, mas não há sinais de que seu coração e sua vida tenham mudado. Assim, ele põe em dúvida o que professa por seu comportamento. Se alguém é realmente uma nova criatura, se há realmente vida divina, então há sinais visíveis em nosso pensamento, em nossa fala e em nosso comportamento.


Leitura diária da Bíblia: Deuteronômio 33: 1 - 12; Efésios 2: 17 - 22



Nenhum comentário:

Postar um comentário