segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

Depois de Abimeleque, se levantou, para livrar a Israel, Tola ... E julgou a Israel vinte e três anos ... E, depois dele, se levantou Jair, gileadita, e julgou a Israel vinte e dois anos. Juízes 10:1-3

Os juízes Tola e Jair

 

Os dois juízes Tola e Jair são mencionados em Juízes 10 em apenas cinco versículos. Suas ações como juízes não nos são relatadas; apenas sua origem, suas circunstâncias de vida e a duração de seu governo são mencionadas. Sobre os 45 anos de seu tempo como juízes, prevalece o silêncio.


Esse foi um período ruim para Israel? Dificilmente. Pois, como sabemos pela historiografia, muito se relata sobre os anos em que crises ameaçam e guerras assolam. Por outro lado, pouco se escreve sobre os períodos de paz. Para as pessoas, esses anos “sem acontecimentos” são naturalmente agradáveis. E assim também o tempo de Tola e Jair foi um período de paz benéfico — especialmente após o reinado turbulento de Abimeleque, cuja guerra civil é relatada em Juízes 9.


O significado dos nomes dos juízes Tola e Jair talvez indique qual era o segredo do seu sucesso. Tola significa “verme” e Jair significa “iluminado”. Também nisso há um contraste com o perverso Abimeleque, que não se considerava de forma alguma um verme, mas queria ser o maior. Significativamente, apenas esse juiz autoritário é descrito como tendo governado Israel (capítulo 9:22). E Abimeleque não era alguém que trazia luz, mas sim fogo que consumia os outros (capítulo 9:20).


Quando somos humildes e a luz da Palavra de Deus brilha intensamente, a bênção não tarda a chegar. Isso pode parecer pouco espetacular, mas promove a obra de Deus. Em contrapartida, a arrogância e a dureza — como no caso de Abimeleque — também hoje causam danos no meio do povo de Deus.


Leitura bíblica diária: Êxodo 18: 13 - 27; Lucas 8: 9 - 18

Nenhum comentário:

Postar um comentário