Atos 1

                    

Revisão

O primeiro relato que Lucas escreveu é seu Evangelho, que - assim como os Atos dos Apóstolos - ele escreveu para um certo Teófilo. O conteúdo de seu evangelho é sobre tudo o que o Senhor Jesus fez e ensinou quando esteve aqui na Terra como Homem. Nesse contexto, Lucas fala sobre o que o Senhor "começou". Isso significa que Ele ainda está dando continuidade ao trabalho, embora não esteja mais visivelmente presente como homem. A obra ainda não está concluída. Vemos nesse livro como Ele trabalha de forma poderosa do céu por meio de Seu Espírito na Terra. Ele ainda está fazendo isso, mesmo por meio de nós hoje.


Lucas descreveu em seu Evangelho o que o Senhor começou "tanto a fazer como a ensinar". Fazer e ensinar estão juntos. Com o Senhor Jesus, o fazer está em primeiro lugar. Ele era a encarnação viva do que ensinava. Ele mesmo fazia o que ensinava aos outros. Suas ações não eram diferentes de Suas palavras. Muitas vezes dizemos muito mais do que mostramos na prática. Nossas palavras geralmente vão além de nossas ações. Uma vida santa reforça muito o que pregamos.


Em seu Evangelho, Lucas descreveu a vida do Senhor até o dia de sua ascensão. Neste primeiro capítulo dos Atos dos Apóstolos, ele descreve a Ascensão mais uma vez, porque ela é o ponto de partida deste livro. A ascensão do Senhor caracteriza tudo o que continua a acontecer na Terra por meio dele e para ele. O significado de Sua ascensão ao céu também é demonstrado pelo fato de que a palavra "recebido em cima" ocorre quatro vezes nesse capítulo .


Lucas também ressalta que o Senhor Jesus fez tudo por meio do Espírito Santo após Sua ressurreição - bem como durante Sua vida e morte ; . Isso nos lembra que nós também possuiremos o Espírito Santo após a nossa ressurreição, assim como antes . Por meio do Espírito Santo, Ele deu Suas ordens aos apóstolos que havia escolhido quando começou a passar por Israel . Para incentivá-los nessa missão, Ele se apresentou a eles vivo depois que sofreu.


Seus discípulos precisavam desse incentivo porque estavam desanimados com o que havia acontecido com Ele. Eles acreditavam que Ele era o Messias que estabeleceria o reino prometido. Mas, em vez de reinar, Ele teve de sofrer e, por fim, morreu. Eles pensaram que tudo estava acabado. Mas Ele se apresentou vivo para eles e para muitos outros.


Além disso, Ele também deu muitas provas claras de que era realmente Ele. Ele apareceu em várias ocasiões e também mostrou em palavras e ações que era o mesmo Senhor que estivera morto, mas que agora estava vivo. Podemos ler nos Evangelhos como Ele se deu a conhecer aos discípulos de Emaús, como Ele apareceu várias vezes aos Seus discípulos, como Ele restaurou Pedro para um ministério para Ele e como Ele confortou Maria Madalena.


Também é nossa tarefa nos apresentarmos "vivos". Para nós, isso significa que mostramos Cristo em nossa vida. A questão é que vivamos para Deus, que os homens vejam isso e que não sejamos como os mortos .


O Senhor se mostrou aos discípulos durante 40 dias. O número 40 é o número da provação. Israel, por exemplo, esteve no deserto por 40 anos, e o Senhor Jesus foi tentado no deserto por 40 dias. Durante esses 40 dias após a ressurreição, o Senhor falou a eles sobre "o que respeita ao Reino de Deus". O reino de Deus é o reino sobre o qual Deus reina por meio de seu Filho. Esse reino foi prometido no Antigo Testamento, mas quando o reino apareceu na pessoa de seu rei, ele foi rejeitado.


Como resultado, o reino foi adiado em termos de sua manifestação pública na Terra. Até que seja estabelecido na Terra, ele tem uma forma oculta. O Senhor Jesus ensinou seus discípulos sobre isso nas parábolas de Mateus 13. Desde a ascensão de Cristo, o reino de Deus foi estabelecido no coração das pessoas que o reconhecem como seu Senhor. Seu governo se torna visível em suas vidas quando elas se permitem ser guiadas pelo Espírito Santo. Em uma vida assim, a justiça, a paz e a alegria no Espírito Santo são reveladas

 

A promessa do Espírito Santo

O Senhor dá a Seus discípulos a incumbência de permanecer em Jerusalém. Ele dá essa incumbência enquanto está reunido com eles. Ele conhece Seus discípulos. Se demorar um pouco mais, eles ficarão impacientes novamente e voltarão ao seu trabalho diário . No entanto, eles devem esperar pacientemente pela promessa do Pai. Ele os lembra de que já lhes havia falado sobre isso em uma ocasião anterior ; .


João Batista também já havia falado sobre o batismo com o Espírito Santo . Nessa ocasião, João também apontou a diferença entre seu batismo com água e o batismo com o Espírito Santo, com o qual o Senhor Jesus batiza. O Senhor também faz essa comparação aqui. A vinda do Espírito Santo também é um batismo, mas é de um tipo completamente diferente do de João. João batizava com água. Essa era uma água material, na terra e da terra, na qual alguém era imerso.


Embora o batismo com o Espírito Santo ocorra na terra, ele vem do céu e se conecta com o céu. Não é um evento material, embora haja fenômenos visíveis que o acompanham. O batismo com o Espírito Santo é, acima de tudo, um evento interno: O Espírito Santo desce para habitar no crente. Ao mesmo tempo, é também um evento externo: O Espírito Santo é derramado, o que faz com que toda a comunidade de pessoas seja imersa no Espírito Santo, por assim dizer. Em nenhum lugar é dito que uma pessoa é batizada com o Espírito Santo.


O Senhor não menciona aqui o batismo com fogo, do qual João Batista fala . O batismo com fogo não está relacionado à vinda do Espírito Santo no Dia de Pentecostes, mas é uma figura de julgamento, e somente para os incrédulos. Esse julgamento ocorrerá quando o Senhor retornar à Terra.

O reino e suas testemunhas

Estar junto com o Senhor é uma oportunidade maravilhosa para fazer perguntas. Os discípulos fazem uso disso. Eles não fazem perguntas sobre o Espírito Santo, mas sobre o reino. Eles gostariam de saber se Ele fará agora o que eles sempre esperaram.

Sua pergunta mostra que eles ainda estão pensando em um reino terreno, talvez justamente porque Ele ressuscitou. Com Sua ressurreição, suas antigas expectativas também foram "ressuscitadas". Talvez estivessem pensando em , onde a vinda do Espírito está ligada à vinda do reino. A forma cristã do reino, a forma oculta, não é mencionada aqui.


A pergunta deles é a ocasião para o Senhor lhes dizer o que acontecerá e o quanto a situação mudou em comparação com o tempo anterior ao seu sofrimento. O reino em sua forma visível foi adiado até o tempo que o Pai determinou. O Senhor Jesus tem uma tarefa para eles que se encaixa na nova situação que surgiu. Eles não precisam se preocupar com o tempo da restauração do reino. Tampouco devemos especular sobre a duração do novo período de tempo que começou com a ascensão do Senhor Jesus.


Também encontramos a expressão "tempos e estações" em 1 Tessalonicenses 5 ; ; . Lá se trata da questão do que acontecerá com a Terra de acordo com o plano de Deus. Aqui se trata da questão de quando o reino será estabelecido. Tanto "tempos" quanto "estações" referem-se a determinados períodos de tempo. São sinônimos que se complementam. No entanto, há uma diferença notável.


A palavra "tempos" refere-se ao período de tempo, ao que acontece depois de um período de tempo. Em grego, é usada a palavra chronos. Encontramos a palavra novamente em nossa palavra "cronômetro", que é um dispositivo usado para medir o tempo. Assim, lemos em Gálatas 4 que Deus enviou seu Filho quando a "plenitude dos tempos [chronos]" havia chegado . Isso significa que o Senhor Jesus veio à Terra depois que um certo período de tempo se passou e Deus considerou o momento adequado para enviar seu Filho.


O termo "estações" não se refere à duração, mas ao que caracteriza um determinado tempo, ao caráter desse tempo. Em grego, a palavra kairos é usada aqui. Ela se refere a um tempo em que o homem vivia sem a lei . Depois de um período de tempo, Deus deu ao seu povo a lei por meio de Moisés para que vivessem sob a lei . Ele deixou as nações seguirem seu próprio caminho "nos tempos dos gentios" . Todos os diferentes períodos de tempo, às vezes consecutivos e às vezes simultâneos, têm suas próprias características. Cada época deixou claro quem é o homem e que ele falha completamente em servir a Deus. Todos esses tempos diferentes levam à "plenitude dos tempos" (plural de kairos) , que é o tempo do reino milenar de paz. Esse tempo será um tempo de paz porque o Príncipe da Paz reinará. Então, "virão os tempos [plural de kairos] do refrigério" .


Depois de o Senhor ter dito com o que eles não deveriam se ocupar, Ele agora diz com o que eles deveriam se ocupar: Ou seja, eles devem ser Suas testemunhas. Entretanto, antes de lhes dar essa incumbência, Ele primeiro lhes assegura que receberão o poder do Espírito Santo para isso. Ele já lhes prometeu a vinda do Espírito Santo nos , mas aqui Ele diz que o Espírito Santo os capacitará a cumprir sua missão. O poder do Espírito Santo é necessário para que sejamos capazes de dar um testemunho verdadeiramente cristão.


"Testemunho" é uma palavra-chave neste livro da Bíblia. Ela aparece cerca de trinta vezes. Nem todos nós temos o dom de evangelista, mas todos nós podemos ser testemunhas. O resultado é que salvamos pessoas .


O Senhor diz que eles devem começar seu testemunho em Jerusalém, a cidade onde Ele foi crucificado. Em seguida, o círculo se amplia e Judá e Samaria também ficam sob a influência da Palavra de Deus. Por fim, Ele permite que a luz do Seu evangelho brilhe até os confins da terra .


Em termos práticos, isso significa que, antes de tudo, devemos dar testemunho na casa e na rua onde moramos e no local de trabalho onde trabalhamos . Assim, o Senhor poderá nos usar como suas testemunhas em um círculo mais amplo. A luz que brilha mais forte em casa também brilha mais longe. Ao mencionar o círculo cada vez mais amplo em que o testemunho Dele é dado, o Senhor também nos dá uma categorização do livro de Atos:


1. temos o testemunho em Jerusalém nos capítulos 1-7.

2. o testemunho na Judeia e em Samaria se estende do capítulo 8:1-9:31.

3. vemos o testemunho até os confins da terra no restante do livro, do capítulo 9:32-28:31.

 

A Ascensão
 

Com a comissão do Senhor aos discípulos para serem Suas testemunhas, Sua tarefa na Terra é cumprida. Ele é levado para cima diante dos olhos dos discípulos. Um evento espetacular é descrito de forma simples e calma. Não é um arrebatamento repentino como o de Enoque ou o arrebatamento com uma carruagem de fogo e cavalos de fogo como o de Elias . A nuvem que O arrebatou aos olhos deles deve ter sido a nuvem que alguns dos discípulos também viram quando estavam no Monte da Transfiguração . A nuvem é o símbolo da glória de Deus.


Quando eles viram o Senhor subindo ao céu dessa forma, deve ter sido uma visão extraordinária. Eles O observam até que a nuvem O leve para cima. Eles estavam tristes, adorando ou maravilhados? Deve ter sido uma mistura desses sentimentos.


Enquanto olham para o céu, seguindo o Senhor enquanto Ele parte, dois homens estão com eles. São dois anjos. Não lemos nada sobre o espanto dos discípulos com a aparência e as palavras dos anjos. Os anjos os chamam de volta à ordem.


As palavras "Por que estais olhando para o céu?" talvez devam ser entendidas como uma admoestação que também se aplica a nós. A intenção não é que, embora o Senhor esteja agora no céu, esperemos de braços cruzados pelo seu retorno. Há trabalho a ser feito. Certamente é importante continuar a esperá-Lo, mas é justamente uma expectativa viva do Senhor que nos levará à ação.


Os anjos falam do retorno do Senhor Jesus como uma promessa. Esse retorno não se refere à Sua vinda para buscar os crentes , mas ao Seu retorno à Terra. Aquele que volta então é este Jesus e nenhum outro. Ele voltará para o mesmo lugar de onde foi para o céu, o Monte das Oliveiras . Ele voltará visivelmente, virá com as nuvens e virá em glória . Tudo isso é apresentado a eles como esperança, além da comissão no .

 

Perseverança na oração

 

Os discípulos fazem o que o Senhor disse. Eles não voltam para casa , mas deixam o Monte das Oliveiras e vão para Jerusalém. Eles não precisam ir muito longe. A distância é dada de acordo com a unidade de medida judaica, uma caminhada de sábado. Essa é a distância que os judeus tinham permissão para caminhar no sábado, cerca de 800 metros. Tudo ainda respira a atmosfera do judaísmo.


O local que eles visitam é um lugar bem conhecido. Nessa sala, o Senhor Jesus lhes mostrou que deseja ter comunhão com eles e quais são as condições para isso . Ali Ele também falou sobre a casa do Pai e o Espírito Santo , . É "o cenáculo", um lugar exaltado. É o lugar em que Ele dá a conhecer Seus pensamentos.


Primeiramente, os onze apóstolos estão reunidos ali. Lucas chama todos os onze pelo nome. Pedro é novamente mencionado como o primeiro de todo o grupo e, portanto, também como o primeiro do primeiro grupo de quatro, Filipe como o primeiro do segundo grupo de quatro e Tiago como o primeiro do terceiro grupo, que agora consiste apenas de três homens porque Judas Iscariotes está faltando. Outra pessoa será escolhida para substituir Judas Iscariotes.


A primeira coisa mencionada pelos apóstolos é que eles permaneceram em oração. Um belo começo. A primeira reunião após a ascensão do Senhor Jesus é dedicada à oração, na qual todos os apóstolos estão presentes. Eles oram constantemente e de comum acordo. A expressão "unânime / concordemente" ocorre onze vezes no Novo Testamento, dez vezes em Atos dos Apóstolos ; ; ; ; ; ; ; ; ; . A décima primeira vez que lemos isso é em Romanos 15 . A unanimidade é a prática do Salmo 133 . Agora não há dúvida entre eles sobre quem é o maior.


Essa união, que é experimentada de forma tão impressionante na oração persistente em conjunto, é o prelúdio do derramamento do Espírito Santo. Assim, eles ficaram juntos por dez dias para orar pela vinda do Espírito Santo, entre outras coisas . Não é diferente para nós se quisermos experimentar sua poderosa obra. Nenhum ministério é bem-sucedido sem ser precedido de oração. [A oração é mencionada com frequência nos Atos dos Apóstolos. Ela percorre o livro como um fio vermelho: ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ].


Algumas mulheres também estão presentes nessa oração dos apóstolos, dentre as quais Maria, a mãe do Senhor, é mencionada pelo nome. Essa é a última vez que ela é mencionada no Novo Testamento. Ela participa da oração. Portanto, não se ora para ela, como é erroneamente ensinado e feito na Igreja Católica Romana. Ela é chamada de "Mãe de Jesus" e não de "Mãe de Deus", como a Igreja Romana erroneamente ensina.


Além dos apóstolos e das mulheres, os irmãos do Senhor também estão presentes. Eles eram inicialmente incrédulos ; , mas depois O aceitaram como o Filho de Deus. Parece que eles se convenceram disso por meio de Sua ressurreição.


O fim de Judas


Durante a reunião, na qual estavam presentes cerca de 120 pessoas, Pedro se levanta. Ele se levanta "no meio dos irmãos". Fica claro então que isso se refere principalmente aos apóstolos, pois é a eles que Ele dirige a palavra. Pedro não toma a palavra para interromper o silêncio. O que ele tem a dizer é uma mensagem das Escrituras. Ele se permite ser guiado pelas Escrituras. Seu entendimento está aberto e, como resultado, ele entende as Escrituras, embora o Espírito Santo ainda não tenha sido derramado. No entanto, ele recebeu o discernimento do novo homem do Senhor quando Ele soprou nele .


Ele também crê incondicionalmente na inspiração do Antigo Testamento pelo Espírito Santo. Pedro atribui o que Davi disse ; pelo Espírito Santo, que usou a boca de Davi para prever a traição de Judas. Isso não significa que Davi estava ciente de que estava falando sobre Judas, mas o Espírito Santo faz uma aplicação que vai além da situação real que levou Davi a fazer sua declaração. O que Davi disse, ele disse sobre alguém que inicialmente era seu amigo, em quem ele confiava, mas que mais tarde se tornou seu adversário. Por meio da percepção do mesmo Espírito Santo, Pedro aplica o que Davi disse da maneira correta e afirma claramente que Judas era o principal adversário do Senhor. Ele era o líder da horda que veio para capturá-Lo.


Pode ter sido difícil para Pedro dizer que Judas "foi contado conosco". Judas havia seguido o Senhor junto com eles e também tinha sua parte no ministério que o Senhor lhes havia dado. Como apóstolos, eles nunca nutriram qualquer suspeita contra Judas. O fato de ele ter se revelado assim deve ter sido chocante para os apóstolos.


Não está claro se os versos , que tratam do fim dramático de Judas, são palavras de Pedro ou a explicação de Lucas. Lemos que esse falso apóstolo se deixou levar pelo dinheiro. O dinheiro aqui é chamado de "prêmio da injustiça". É a mesma recompensa que Balaão também amava . Essa é a recompensa que alguém ganha quando deixa o caminho certo.


Judas adquiriu um campo para essa recompensa sem nunca tê-lo possuído em sua vida. É o campo que príncipes dos sacerdotes compraram com o dinheiro que Judas ganhou com sua traição e que ele jogou no templo . No entanto, o dinheiro continuou sendo dele e o campo se tornou o seu campo.


Judas, o falso apóstolo, chega ao seu dramático fim. Ele se enforcou, caiu de cabeça e, ao cair sobre as pedras, foi dividido em dois, derramando suas entranhas . Nesse julgamento, seu ser interior depravado se revelou em todo o seu horror. O terrível fim de Judas ficou conhecido em toda Jerusalém.


Em seu próprio idioma, esse campo é então chamado de "Aceldama". O significado é: campo de sangue. Há mais duas referências a um evento que nos faz lembrar de um campo de sangue, ambas as vezes (figurativamente) em conexão com o sangue de Cristo: em Gênesis 4 e em Deuteronômio 21 .


O sucessor de Judas é escolhido


Pedro sabe que as palavras dos Salmos ; se aplicam a Judas, embora seu nome não seja mencionado ali. Isso também significa que o que aconteceu com Judas não foi uma vitória de Satanás. Judas foi simplesmente usado para cumprir a palavra de Deus. Isso não tira nada da responsabilidade de Judas. Ele se abriu para Satanás.


A citação do anuncia seu julgamento, enquanto a citação do fala sobre a sucessão do lugar vago entre os doze. Em sua escolha de um sucessor, os apóstolos são guiados pelas Escrituras (veja o ) e também querem ser obedientes a elas. Eles acreditam na inspiração das Escrituras e em sua aplicação prática em sua situação.


Como isso é importante para nós também. O poder das Escrituras para nos guiar em todos os tipos de situações na igreja hoje é inquestionável. A questão, porém, é se ainda acreditamos nisso com a mesma convicção que os discípulos tinham naquela época. Considerando nosso conhecimento das Escrituras e como frequentemente as interpretamos como nos parece adequado, é de se temer que tenhamos nos afastado muito da fé dos primeiros discípulos.


Pedro não apenas tem uma visão das Escrituras, mas também conhece os requisitos que aquele que assume o lugar de Judas deve cumprir. Ele sabe sobre os homens que também acompanharam o Senhor como Seus discípulos, além dos doze que o Senhor Jesus havia escolhido para um ministério especial. Esses discípulos também passaram a conhecê-Lo como Aquele que "entrou e saiu dentre" eles. Essa é uma indicação do relacionamento de confiança do Senhor com Seus discípulos


O tempo do ministério público do Senhor Jesus começou com o batismo de João e continuou até Sua ascensão. Para se tornar um apóstolo, alguém tinha que ter andado com Ele o tempo todo. Se alguém atendesse a esse requisito, também seria testemunha de Sua ressurreição, e é disso que se trata.


Não se tratava de alguém ser capaz de dar testemunho da caminhada do Senhor na Terra, mas de Sua ressurreição. Isso enfatiza a importância da ressurreição. Ela tinha de poder ser testemunhada. A ressurreição ocupa um lugar importante no livro de Atos. Sem a ressurreição, a pregação e o ensino não têm poder ou clareza.


Há dois homens que preenchem os requisitos para ocupar o lugar de Judas. É o lugar privilegiado do qual Judas se afastou porque amava o dinheiro. Sua decisão em favor do dinheiro foi uma escolha fatal e o levou a ir para o seu próprio lugar abominável de destruição eterna . Os dois candidatos são apresentados ao Senhor. Talvez eles estivessem entre os 72 discípulos enviados por Ele .


Os apóstolos apresentam o assunto ao Senhor em oração, depois de consultar as Escrituras e serem guiados por elas, aplicando-as aos requisitos. A leitura da Palavra de Deus e a oração sempre andam juntas. Eles se baseiam nas Escrituras e pedem ao Senhor que indique um dos dois que preencham os requisitos. Os apóstolos não decidem por si mesmos quem deve tomar o lugar de Judas. Eles deixam a decisão para o Senhor. Assim como Ele passou a noite em oração antes de enviar os doze , os discípulos aqui também oram pela decisão certa.


Eles se dirigem ao Senhor como o "Conhecedor de todos os corações" . Somente Ele conhece o coração de cada pessoa e sabe o que se encontra nele para Ele. Essa atitude de dependência e entrega à Sua vontade é de importância decisiva para conhecer Sua vontade. Eles também dizem em oração como chegaram à oração. Eles respondem por si mesmos, por assim dizer, referindo-se aos acontecimentos. O Senhor sabe de tudo isso, mas Ele gostaria que disséssemos a Ele por que estamos pedindo-Lhe uma decisão. É importante que coloquemos em palavras nossos motivos para um pedido.


Depois de se dirigirem ao Senhor em oração como avaliador do coração de todos, eles lançam a sorte. Nesse ponto, esse ainda é um meio permitido de conhecer a vontade de Deus . Essa também é a última vez que lemos sobre o uso de sortes na Bíblia. Após a vinda do Espírito Santo, não há mais menção ao lançamento de sortes. Depois que o Espírito Santo veio, é Ele quem esclarece a vontade de Deus .


A sorte cai sobre Matias. Ele é incluído entre os onze. Isso nos permite falar de "os doze" novamente (veja ; ). Ao usar o termo "os doze", o Espírito Santo deixa claro que a eleição é reconhecida por Deus.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário