Lucas 5



                    

Uma maravilhosa pesca

Este capítulo nos mostra, em quatro fases, como alguém se torna um seguidor segundo o exemplo do Senhor Jesus. Para esse propósito, os eventos desse capítulo são reunidos sem que Lucas considere a ordem cronológica. Ele começa com a autocondenação , seguida pela purificação e pelo perdão e poder , e então o chamado para o ministério pode seguir. Como resultado de todos os eventos anteriores, o novo é apresentado em vez do velho, e assim o capítulo se encerra.

O Senhor prega a Palavra de Deus junto ao mar de Genesaré. Como as multidões O pressionam, Ele quase é empurrado para dentro do mar. Ele então não usa Seu poder divino para manter as pessoas à distância, como no capítulo 4 , mas se refugia em um dos dois barcos que vê ali.

Enquanto está pregando a Palavra de Deus, os pescadores estão lavando suas redes. Provavelmente acabaram de voltar de sua pescaria. Que belo momento eles vivem, mesmo que estejam desapontados com o fato de que o trabalho de uma noite inteira não trouxe nada. No entanto, eles terão grandes experiências. O Senhor sobe a bordo de um dos barcos sem pedir. Ele é o Senhor. É o barco de Simão Pedro. Simão não pergunta o que Ele está fazendo.

O Senhor pede a Simão que o afastasse um pouco da terra. Simão obedece imediatamente. Ele cede seu barco, sua força e seu tempo. Provavelmente estava cansado depois de uma noite de pesca, mas quando o Senhor lhe pede, ele volta ao trabalho. É assim que Simão coopera com a obra do Senhor. Ele lhe dá a oportunidade de sentar-se em Seu barco e ensinar as multidões a partir do barco. Estamos dando nossos recursos, nossa força e nosso tempo para que o Senhor possa fazer Sua obra para a bênção de outros?

O Senhor termina seu discurso. Ele sabe o que as multidões podem suportar. Agora é a hora de fazer outra coisa. Ele recompensará Simão por sua cooperação. Ele lhe diz para ir ao mar alto e lançar as redes para pescar, não para tentar pescar algo. Ele já determinou o resultado.

Como um pescador experiente, Pedro não pode deixar de apontar para Ele que eles pescaram a noite toda, mas que todos os seus esforços não trouxeram nada. Eles fizeram isso da maneira que sempre fizeram, e eram realmente pescadores experientes. Ele sabe que, se não funciona à noite, certamente não funcionará durante o dia. No entanto, Simão começa sua resposta reconhecendo o Senhor como "mestre", ou seja, como seu superior. É o título de alguém que está acima dos outros. Essa palavra ocorre somente em Lucas ; ; .

Esse reconhecimento abre o caminho para a bênção. Pedro já reconheceu que o método antigo, testado e aprovado, falha. Agora ele deve fazer isso da maneira que o Senhor ordenar. Porque o Mestre assim o diz, ele lançará as redes. Isso é confiança na palavra do Senhor. O resultado da obediência é a bênção, uma grande bênção. O Senhor trouxe tantos peixes para suas redes que elas não conseguem conter a quantidade. Os meios humanos são muito pequenos para receber a bênção que o Filho de Deus quer dar.

Há tanto peixe que o outro barco também fica cheio. Os dois barcos estão cheios de peixes até a borda. Estão tão cheios que quase afundam. O Filho de Deus abençoa com uma medida cheia e até transbordante.

Após a ressurreição do Senhor, Pedro recebe novamente a tarefa de lançar a rede, e ela não se rompe . O fato de isso acontecer após a ressurreição do Senhor Jesus indica que o novo chegou. Somente aqueles que são contados entram na rede.

Pescadores de homens

Simão Pedro reconhece que o Senhor colocou os peixes na rede. De repente, ele se vê frente a frente com o Deus todo-poderoso e onisciente. A prova de Seu poder o faz cair de joelhos. Sob essa luz, ele se vê como um homem pecador. Ele se dá conta de que não pertence a Ele. Ao mesmo tempo, ele está de joelhos diante do Senhor. Ele está próximo a Ele. Por meio disso, ele sente que o Senhor não o mandará embora. Ele sabe que o Senhor não despreza um coração quebrantado e contrito . Essa convicção é obra do Espírito Santo. O Espírito Santo apresenta a grandeza de Cristo. A pessoa que vê essa grandeza se verá como um pecador.

Ao mesmo tempo, o Espírito Santo apresenta a disposição de Cristo. Ele é o homem a quem se aplica a palavra de Provérbios 19: "O que torna agradável o homem é a sua misericórdia" . Essa palavra pode ser usada como um título para este Evangelho. O Senhor está cheio de misericórdia para receber pecadores condenados. Ele os atrai. A pessoa que vê isso sabe que Ele não rejeita um pecador condenado, mas o aceita. Muitos já disseram que pecaram ou que são homens pecadores, mas não o fizeram de joelhos diante do Senhor Jesus, confiando Nele, e por isso nunca encontraram paz.

O barco de Pedro saiu para o largo duas vezes em vinte e quatro horas. Uma vez durante a noite, porque é quando a probabilidade de uma boa pescaria é maior, e outra durante o dia, quando a perspectiva de uma boa pescaria é muito menor. O ambiente é o mesmo em ambas as ocasiões, assim como os homens, e as ferramentas de trabalho também são as mesmas. Apenas uma coisa é diferente: na segunda vez, Cristo está a bordo. Isso faz a grande diferença no resultado.

Simão e todos os que estavam com ele ficaram assustados com a grande pesca. Eles estão profundamente impressionados. Tiago e João ainda são mencionados pelo nome. Eles são companheiros de profissão e até mesmo parceiros. Eles compartilham da pesca e também do espanto. O Senhor também os chamará para o discipulado ao mesmo tempo que Pedro.

O chamado é sempre um chamado pessoal. Lucas conta como o Senhor chama Simão, mas também os outros. O Senhor tranquiliza Simão, que está de joelhos. Ele não precisa temer sua grandeza. Olhar para Cristo e confiar em sua palavra significa dar espaço ao perfeito amor que lança fora o medo . Ao mesmo tempo, essa é a atitude correta com a qual o Senhor avança. Por isso, em seguida, ele diz a Pedro para se tornar um pescador de homens a partir daquele momento. Por meio da experiência pessoal que Pedro teve, ele agora pode pescar homens, fazendo com que eles tenham a impressão da grandeza de Cristo e de sua própria pecaminosidade.

Os pescadores terminam seu dia de trabalho corretamente, puxam os barcos para a praia. Então eles deixam tudo e O seguem. Isso é tão simples, mas que acontecimento é esse! O encontro com o Senhor Jesus e Seu chamado resultam em uma grande mudança em suas vidas. Não há nada em que pensar, nenhum pedido para se despedir primeiro. O chamado do Senhor é decisivo. Eles podem deixar as consequências por conta Dele.

Purificação de um leproso

O conhecimento do pecado, como vimos no incidente anterior com Pedro, não é suficiente. É o primeiro passo necessário, mas algo mais deve vir depois. Ele também deve ser seguido por uma consciência de purificação. Aprendemos isso na cura do leproso. Por isso, a primeira coisa que os discípulos experimentam ao seguir o Senhor é o encontro com um "homem cheio de lepra". A lepra é uma figura dos pecados em que o homem vive. O homem está cheio de lepra. Ele chegou a um ponto em que não há nada puro nele. Nesse estado, ele pode ser declarado limpo .

Na figura, ele é o pecador que não procura mais desculpas para seus pecados. Ele percebe que está irremediavelmente perdido. A única coisa que ele ainda pode esperar é a graça do Senhor. A lei só pode determinar a lepra e estabelecer as condições para aquele que é purificado da lepra. Mas é impossível para a lei purificar um leproso de sua lepra. Esse é o poder da força da graça que está em Cristo.

Quando o leproso O vê, cai com o rosto em terra e implora ao Senhor que o purifique. O leproso está convencido de que o Senhor pode, mas não sabe se o fará. O homem não apela à Sua misericórdia em vão. O Senhor o toca e fala com autoridade divina: "Quero; sê limpo!" A essa ordem, a lepra imediatamente se retira do homem. Aqui a graça produz a purificação, como fez com o conhecimento do pecado de Pedro . Assim, o Senhor é capaz de resolver o problema do pecado na vida de cada homem e purificá-lo de seus pecados. Para esse propósito, Ele realizou a obra na cruz.

No sacrifício que o homem deve fazer para sua purificação, Ele dá testemunho. Ele não deve permitir que se saiba nada sobre sua cura. O Senhor quer que os líderes religiosos tenham um testemunho da purificação. Por isso, Ele envia o homem aos sacerdotes. Eles terão de reconhecer o que aconteceu com o leproso. Teriam de reconhecer a intervenção de Deus nesse fato, e isso significa que o Senhor Jesus é Deus. Quem mais pode curar a lepra senão Deus ? No sacrifício que o homem tem que fazer, ele também dá glória a Deus pela purificação.

A cura do leproso não deve ter passado despercebida. Mesmo que ele não tenha contado a ninguém, todos que o conheciam viram que ele havia sido curado. Por isso, o ambiente onde se fala sobre o Senhor está ficando cada vez maior. Muitos querem ouvi-Lo e ser curados por Ele de suas doenças. A graça atrai as pessoas. Ele deixa a graça fluir abundantemente.

O Senhor, como o homem dependente, também reserva tempo para a comunhão com Deus em oração. Com esse propósito, Ele se retira para a solidão a fim de servir às pessoas novamente depois.

Cura de um paralítico

O Senhor continua servindo aos homens. Vemos isso nesse incidente. Ele traz à tona um novo elemento que é importante para a preparação dos súditos do reino. Os dois incidentes anteriores tratavam de algo que precisava ser removido (o medo por causa do pecado e a lepra como uma figura do pecado). Esse incidente também trata de algo que é retirado, mas também de algo que é dado. Os pecados são perdoados e o poder é dado.

Pela terceira vez nesse capítulo, um incidente é introduzido com as palavras "E aconteceu" . Quando o Senhor está em algum lugar, algo sempre "acontece". O que acontece resulta de Sua instrução. Primeiro, as circunstâncias são descritas. O Senhor está ocupado ensinando. Entre Seus ouvintes estão fariseus e mestres da lei que vieram de perto e de longe para ouvi-Lo. Também há o poder do Senhor que cura. É uma cena cheia de vida espiritual.

Em seguida, vemos quatro homens tentando trazer seu amigo paralítico para o Senhor em uma cama. O sofrimento do homem paralítico lhes toca o coração. Eles o colocam em uma cama para que não tenham que arrastá-lo até o Senhor. Dessa forma, o transporte é confortável para o homem paralisado. Eles também sabem que a única chance de cura se encontra com Ele. Portanto, ele tem de ir para lá. Eles intercedem por seu amigo e agem com fé em Cristo. Quando chegam ao local onde Ele está, encontram uma multidão bloqueando o caminho até Ele. Muitas vezes, as pessoas são um obstáculo para que alguém venha a Cristo. Mas a fé é persistente e engenhosa. Se não é possível da maneira usual, pela porta, então é possível de uma maneira incomum, pelo telhado. Os amigos abrem o telhado e abaixam a cama com o amigo paralisado diante do Senhor. Era para lá que eles queriam levá-lo, e é lá que ele está agora.

O Senhor Jesus acompanhou em Espírito o que os amigos fizeram. Ele conhece e vê a fé deles. Ele atende à fé deles falando ao amigo as poderosas e benéficas palavras de perdão. Ele vê o verdadeiro problema do amigo e o resolve primeiro. Pode ser que sua paralisia tenha sido resultado de um pecado específico. O leproso do incidente anterior precisava ser purificado. A pessoa aqui precisa de perdão. A lepra significa que não é permitido nenhum contato com outras pessoas, pois o leproso é um excluído. Nesse caso, vemos que o pecado paralisa e, portanto, não é possível ter contato com outras pessoas.

Essa palavra sobre o perdão dos pecados desperta a oposição dos fariseus e escribas. Eles ouvem algo que, para eles, soa como blasfêmia. Isso não se encaixa em sua teologia. Somente Deus pode perdoar pecados. Quem esse homem pensa que é? Está claro para eles que alguém está falando aqui com a presunção de ser Deus. Com sua observação de que somente Deus pode perdoar pecados, eles estão absolutamente certos. Mas, com todo o seu conhecimento teológico, eles estão totalmente cegos para a glória do Senhor Jesus, para o fato de que Aquele que está diante deles é verdadeiramente Deus. Eles não precisam expressar em voz alta sua aversão a Ele para que Ele saiba o que está acontecendo dentro deles. Como o verdadeiro Deus, Ele conhece as deliberações de seus corações. Ao expressar isso, Ele prova quem Ele é.

Ele os repreende com algumas perguntas. O que lhes parece mais fácil, dizer: "Os teus pecados te são perdoados" ou "Levanta-te e anda"? Para esses homens, tanto uma coisa quanto a outra é impossível. Para Ele, ambas são possíveis. Somente Deus pode perdoar pecados. O Senhor Jesus perdoa pecados. Ele é Deus, mas os perdoa como o Filho do Homem, como Aquele que está na Terra para revelar a bondade de Deus. Ele não apenas perdoa, mas também cura. Ao fazer isso, Ele prova que é o Messias, pois cumpre o Salmo 103 . Ele é a prova de que Deus visita Seu povo.

Ele ordena que o homem pegue sua cama e vá para Sua casa. O resultado é imediato. O homem se levanta diante de seus olhos. Com as palavras que o Senhor Jesus diz, Ele também dá ao homem a força para obedecer. O homem não se senta e fica pensando se isso é possível. Ele acredita em Sua palavra e o faz.

Os fariseus e os escribas observam isso. Eles não podem negar esse milagre, mas isso não muda sua hostilidade. Isso não os leva ao arrependimento. O homem que experimentou o perdão e a cura leva consigo o resultado completo do que o Senhor Jesus fez. Seu coração foi libertado e seu corpo restaurado. Ele agora carrega a cama que antes o carregava. O Senhor perdoou seus pecados e lhe deu forças para andar. Assim, ele vai para sua casa e glorifica a Deus. O que ele terá contado em casa sobre tudo o que o Senhor Jesus disse e fez! O primeiro lugar para contar a glória de Deus é onde estamos em casa.

Todos os que viram o que aconteceu ficam maravilhados. Eles glorificam a Deus e, ao mesmo tempo, ficam cheios de temor. Interiormente, eles não têm parte em Cristo. Com os ouvidos, ouvem palavras e, com os olhos, observam os acontecimentos, mas isso não tem efeito em seus corações. A única coisa que dizem é: "Hoje, vimos prodígios!" São pessoas que vivem o dia. Amanhã, as impressões serão novamente apagadas.

O chamado de Levi

O Senhor deixa a casa onde ensinou a Palavra e curou o paralítico. Do lado de fora, vê um cobrador de impostos sentado, chamado Levi. Ele é o mesmo que o evangelista Mateus mais tarde. Levi está sentado na recebedoria. Ele está cobrando dinheiro. Esse é o seu trabalho, e ele gosta de fazer isso. Pois os cobradores de impostos têm a oportunidade de se beneficiar muito quando, em nome dos romanos, cobram o imposto.

Enquanto ele está coletando dinheiro ou esperando que as pessoas paguem o imposto, o Senhor o chama. O Senhor conhece Levi. Ele sabe que o coração de Levi está vazio, embora ele tenha muito dinheiro. Então Ele diz a Levi: "Siga-me!" Esse é um chamado que liberta. Assim que Levi ouve o chamado, ele afasta seu coração e também sua mente do dinheiro.

A ordem em que Lucas descreve esse fato é notável. Primeiro lemos que Levi deixa tudo, ou seja, que seu coração abandona o dinheiro, e depois lemos que ele se levanta e segue o Senhor. Após a lição do julgamento próprio (em Pedro, ), da purificação (da lepra, ) e do perdão, por meio do qual vem o poder de andar (o paralítico, ), vemos aqui a quarta coisa que a graça faz: ela dá, na pessoa de Cristo, alguém que atrai os corações de uma nova maneira

Levi também mostra diretamente que é convertido. Vemos nele o resultado de seguir o Senhor. Ele costumava tirar dos outros, agora ele dá aos outros . Ele, que recebeu essa graça, agora também mostra graça aos outros. Mas a motivação para o serviço é o Senhor. Em sua casa, ele oferece um grande banquete para Ele. Ele coloca sua casa à disposição do Senhor. O Senhor Jesus é o centro e o ponto de atração também para os outros que também são atraídos por Ele.

Na maneira como Levi age, os fariseus e escribas novamente veem uma ocasião para dizer algo desfavorável sobre o Senhor Jesus, eles murmuram contra Seus discípulos. Eles não se dirigem diretamente ao próprio Senhor, mas aos Seus discípulos. A seus olhos, eles são tão ruins quanto o Mestre. Isso, é claro, deve ser entendido como uma crítica a Ele. Eles não entendem a festa que Levi organizou. Eles reclamam por causa da companhia dos discípulos. Como podem eles, que dizem querer viver para Deus, comer com pessoas tão decaídas? É assim que reagem as pessoas que não têm ideia da graça. Elas são orgulhosas e menosprezam os outros.

O Senhor lhes responde. Ele ressalta que, como pessoas saudáveis, eles não precisam da ajuda de um médico. Você não chama um médico quando se sente saudável. Eles se sentem bem, não estão com lepra ou paralisados, não se sentem pecadores e, portanto, não procuram ajuda. Mas as pessoas que não estão bem precisam da ajuda de um médico. Ele é o grande médico. Ele não tem nenhuma mensagem para aqueles que se acham justos.

Para os pecadores que percebem o quanto são miseráveis, Ele tem uma mensagem. Ele lhes apresenta o caminho da salvação, dizendo-lhes que serão salvos quando abandonarem seus caminhos pecaminosos e acreditarem Nele. O Senhor não transforma os pecadores que se convertem em novos seguidores da lei, mas em companheiros do Noivo, novos vasos nos quais o vinho da alegria é derramado, como vemos nos versículos a seguir. Os fariseus não estão atentos a isso. Eles são como o filho mais velho que não queria participar da alegria da festa celebrada por causa do retorno do filho mais novo e, portanto, deliberadamente se afastou da música e da dança na casa .

O jejum

Os justos teimosos não cedem. Eles têm mais uma pergunta para Ele. Eles sabem que João tem discípulos e que deu a eles regras rígidas de vida, incluindo o jejum e a realização de orações. Isso está bem de acordo com a linha deles, pois é assim que eles instruem seus próprios discípulos. Agora, quando eles olham para os discípulos dele, veem um comportamento que não é permitido aos olhos deles. Seus discípulos não fazem nada além de comer e beber. Basta olhar para a grande refeição que Levi preparou e com a qual eles se banquetearam.

Essa também é uma reação de pessoas que não entendem nada sobre a graça. As pessoas legalistas sempre invejam a liberdade para a qual o Senhor conduz Seus discípulos. A propósito, na passagem seguinte , vemos que os discípulos não recebiam esse tipo de alimento todos os dias, pois ali vemos que eles estavam com fome. A liberdade que o Senhor dá nunca leva ao descontrole, mas ao desfrute do que Ele dá. Aqueles que vivem em liberdade se recusam a aceitar o alimento das mãos do diabo, como o Senhor Jesus demonstrou durante a tentação no deserto .

O Senhor explica por que não deixa Seus discípulos jejuarem. A razão é que Ele está com eles. Ele é o noivo. Não há menção à noiva. Ele está falando sobre os companheiros do Noivo. Esses são Seus discípulos. O Senhor fala dos dias que virão em que Ele não estará mais com eles. Ele está se referindo aos dias em que Ele terá morrido e estará na sepultura, expulso do mundo. Esses serão dias de profunda tristeza para Seus discípulos . Então eles jejuarão.

Coisas velhas e novas

Para deixar claro aos Seus adversários a diferença entre o Seu ministério, por um lado, e o de João Batista e todo o Antigo Testamento, por outro, Ele lhes fala por meio de uma parábola. O que Ele diz e o que trouxe à Terra Ele compara a uma roupa nova. Essa roupa nova não combina com a antiga. A roupa velha é o judaísmo, onde tudo é regulado pela lei. A lei não trouxe bênção ao povo, mas perda da bênção e julgamento, porque o povo transgrediu a lei.

O Senhor não veio para exigir que o povo guardasse a Lei. Ele poderia ter feito isso, pois Ele mesmo cumpriu a lei perfeitamente. Mas se Ele tivesse defendido a lei contra o povo, nada teria mudado na natureza do homem. O homem é um transgressor da lei com todo o seu ser e, portanto, merece punição. Ele só pode obter bênçãos se for recebido em uma base completamente diferente, ou seja, na base da graça. Essa graça foi trazida por Cristo. Nele a graça de Deus se manifestou, salvadora para todos os homens . Essa graça é o cerne do cristianismo, assim como a Lei é o cerne do judaísmo.

É impossível encaixar a nova roupagem do cristianismo na antiga roupagem do judaísmo. Eles são completamente mutuamente exclusivos. O novo deve substituir o antigo e não se unir a ele. É como a antiga aliança que deve dar lugar à nova aliança . A lei e a graça não combinam. Quando alguém tenta misturar a lei e a graça, não leva as duas coisas a sério e faz violência a ambas. Então a lei deixa de ser lei e a graça deixa de ser graça. Na graça, o poder e a alegria do Espírito são ativos (o vinho é uma figura da alegria), assim como na lei o poder do homem é ativo.

O vinho novo do Espírito não se encaixa nos odres velhos. Os odres velhos simbolizam uma pessoa que vive com base na lei. O poder do Espírito de Deus na graça não pode ser inserido nos preceitos da lei. As coisas velhas são as formas do homem segundo a carne. O novo é o poder de Deus de acordo com o Espírito Santo. O velho homem deve dar lugar ao novo homem. O vinho novo deve ser colocado em odres novos. Isso significa que o novo poder e a alegria do Espírito Santo só se encaixam naqueles que receberam a graça como pecadores perdidos. Eles não procuram mais ser justos diante de Deus com base na lei, pois perceberam que a vida de acordo com a lei é impossível porque o homem é um pecador. Para aquele que reconhece isso, Cristo veio com sua graça. Quem aceitou a graça é uma nova criação, um novo odre para o qual o Espírito Santo traz força e alegria como vinho novo.

O Senhor sabe como é difícil para os homens, e especialmente para os judeus, depender somente da graça. Isso significa que o homem condena a si mesmo e reconhece que não pode fazer nada de bom. É muito difícil para uma pessoa chegar a essa conclusão. Ela prefere muito mais fazer algo por si mesma, esforçar-se para cumprir a lei, conquistar a salvação por si mesma. Enquanto ela disser: "O antigo é melhor", ela rejeitará a graça.

O Noivo está presente e, embora isso devesse ser motivo de alegria, tendo em vista o poder de Deus que está ali, o homem prefere escolher o antigo, porque esse é o homem e não o poder de Deus. O velho é tão familiar que temos medo de trocá-lo pelo novo desconhecido. Só abandonamos o antigo quando reconhecemos o Senhor no novo. O padrão não deve ser como sempre o vimos, mas deve ser a luz que Deus dá por meio de Sua Palavra. Podemos ficar solidificados em tradições se nos fecharmos ao poder da Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário