Marcos 15

 

                           

O Senhor Jesus é entregue a Pilatos

Tanto o julgamento quanto a sentença e maus-tratos do acusado ocorreram durante a noite. Quando a noite termina, a primeira luz do dia aparece, e aqueles que conduziram o interrogatório tiveram seu mérito em zombar do Senhor Jesus, os acusadores e juízes se reúnem. Eles não têm o direito de realizar uma execução; e por isso devem ir a Pilatos para o julgamento oficial com Ele. Eles precisam da aprovação de Pilatos para matá-lo. A execução será, portanto, realizada à maneira romana, ou seja, por crucificação.

Para o traslado até Pilatos, eles amarram o Senhor Jesus. Que loucura, pensar que eles podem amarrar o Deus Todo-Poderoso. Mas o Deus Todo-Poderoso se permite ser amarrado em Cristo. Que loucura adicional para atar as mãos que tanto abençoaram. Ao fazer isso, eles dizem, por assim dizer: "Você não pode mais abençoar". O homem assim determina sua própria sentença. Ele, que deu a Sansão a força para arrebentar suas amarras , de bom grado se permite ser amarrado, conduzido e entregue a Pilatos.

Quando está diante de Pilatos, este O interroga. O sumo sacerdote havia perguntado a Ele se Ele era o Cristo. Esta questão era importante para ele como líder religioso. Os sumos sacerdotes sabem que não podem vir a Pilatos com isto. Portanto, eles O acusam diante de Pilatos de que Ele havia se declarado Rei e, portanto, era uma ameaça para o Imperador. Isto se vê na pergunta do Pilatus.

Para ele, como governante, a questão é importante, se Jesus é "o Rei dos Judeus". Ele faz esta pergunta, e assim como na pergunta do sumo sacerdote, o Senhor também responde a esta pergunta porque é uma questão sobre sua pessoa. Ele só responde quando se trata da verdade, e Ele não responde quando se trata da injustiça feita contra Ele. Sua resposta não é: "Eu sou", mas mais vagamente: "Tu o dizes". Assim, ele coloca sua resposta à consciência de Pilatos. Marcos não descreve os argumentos dos judeus perante Pilatos. Ele se concentra inteiramente no servo dedicado, que exerce seu ministério com plena devoção.

Os sumos sacerdotes fazem todo o possível para torná-lo o mais mau possível, de modo que Pilatos tenha que condená-Lo intencionalmente. Como o homem se degradou quando faz tudo o que é imaginável para reunir o máximo de material incriminatório possível contra Aquele que revelou Deus na carne e que veio para salvar os homens do juízo eterno. Eles não são guiados por nada além de ódio.

Pilatos é um homem completamente indiferente que pensa apenas em si mesmo e em sua posição. Ele sabe o que está por trás do desejo dos judeus de ver Cristo condenado; mas ele também sabe, e até já o disse, que Ele é inocente. No entanto, Ele finalmente O condenou. Ele vê um prisioneiro diante de si como ele nunca viu antes. Aqui está um homem diante dele que não responde a uma única acusação e não apresenta nada em sua defesa. Ele conhece as cenas selvagens e as reclamações entre os queixosos e os réus que ocorreram antes dele. Este prisioneiro é uma grande exceção. Os judeus o acusam de sedição, enquanto Ele é o perfeitamente calmo.

"Ele ... não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca" . Pilatos está surpreso com esta atitude. Tal entrega é totalmente incompreensível para um incrédulo e infelizmente para muitos crentes também. Para os crentes, o Senhor Jesus é um exemplo a ser seguido nisto .

Jesus ou Barrabás

Pilatos busca um compromisso. Ele quer fazer um favor aos judeus e, ao mesmo tempo, não condenar um homem inocente. Ao buscar este compromisso, ele mostra sua injustiça e se condena, pois deveria ter libertado o homem inocente sem negociar.

Pilatos, em sua opinião, deve colocar um candidato aceitável ao lado de Jesus. É Barrabás. Marcos descreve este homem com mais detalhes do que outros evangelistas. Barrabás significa "Filho do Pai". Tal como o Senhor Jesus. Mas que diferença enorme! Barrabás tem o diabo como pai. Isto era evidente em seus atos. Ele é um rebelde como seu "pai" e um assassino como seu "pai" foi desde o início . Ao mesmo tempo, ele é um representante do povo que também está em rebelião contra Deus e está à beira de assassinar o Filho de Deus nesta rebelião. Ao colocar Barrabás ao lado de Jesus, Pilatos faz o povo escolher entre um assassino que tirará a vida de outro e o próprio Senhor Jesus que dará sua vida e dará a vida aos outros.

Este espetáculo agrada à multidão. Eles incitam Pilatos a fazer lhes como costumava fazer com eles. Isto proporcionou entretenimento e discussão. Eles agora também estão prontos para este jogo. Neste Evangelho, a iniciativa vem dos judeus.

Pilatos tenta influenciar a escolha do povo sugerindo que eles libertem Cristo, a quem ele chama de "Rei dos Judeus". Deus dirige as coisas de tal forma que os judeus têm que escolher entre um assassino e Aquele que dá a vida, ou seja, entre um rebelde e o servo perfeito de Deus. Ainda hoje a escolha entre as mesmas pessoas acontece como naquela época, e todos os dias eles escolhem Barrabás.

Pilatos conhece a inveja dos principais sacerdotes em relação ao Senhor Jesus. Ele sabe que eles O odeiam porque Ele não se submete à autoridade deles e porque Ele tem grande influência sobre o povo. A inveja é um dos piores e mais comuns pecados entre os crentes. É a origem de todos os pecados. É o primeiro pecado na criação, tanto entre os anjos (o diabo) quanto entre os homens (Adão e Eva).

Os principais sacerdotes fazem seu trabalho pernicioso e agitam a multidão para exigir a libertação de Barrabás. Neste Evangelho, são principalmente os sacerdotes nos quais se encontra o ódio e a inimizade contra Cristo. Vemos como é inconstante o favor popular quando não há fé em Cristo. As multidões se beneficiaram maciçamente dEle quando Ele estava entre elas de forma abençoada. Agora que parece que seu papel de bênção terminou e eles não podem mais se beneficiar dEle, eles estão abertos a serem influenciados pelos principais sacerdotes. Portanto, eles exigem a libertação de Barrabás. Eles escolhem a morte ao invés da vida. Esta é a condição do homem.

Pilatos tenta novamente, agora com outra pergunta. Se eles escolherem Barrabás, o que querem que ele faça com seu rei? Com toda a sua diplomacia, Pilatos joga cada vez mais a favor dos inimigos do Senhor. Ele se acha esperto, mas é simplesmente um instrumento de Satanás. Ele busca apenas sua própria importância enquanto tenta permanecer amigo de todas as partes. Ele é um homem fraco e corruptível, alguém que ama o favor do povo mais do que a lei. Um juiz que pergunta ao povo o que deve ser feito com um prisioneiro, por medo de um motim e conseqüentes problemas com seus superiores, é um juiz corrupto e sem caráter.

Com sua pergunta, Pilatos coloca a decisão nas mãos da multidão. Como resultado, ele não tem mais nenhuma influência sobre o povo e o exercício da justiça. Com sua pergunta ele coloca em suas bocas a exigência de crucificá-lo. Isso é o que eles querem, e nada mais!

Pilatos faz uma última tentativa de trazer o povo à razão. Ele lhes pergunta que mal Ele fez. Ele quer um motivo para condená-lo. A multidão, no entanto, agora está fora de controle. Eles querem ver sangue, Seu sangue. Cada tentativa de libertar Jesus é recebida com um grito ainda mais determinado por Sua morte. A maldade e a depravação do homem são reveladas em todas as suas terríveis facetas no que está acontecendo aqui. O Senhor Jesus não é poupado de nada no caminho das expressões de ódio e corrupção. É Dele que se trata em todo este espetáculo. O comportamento de cada indivíduo é determinado por quem Ele é. Ele coloca o homem na luz .

Em seguida, Pilatos cumpre a vontade do povo e liberta Barrabás para eles. O homem condenado por assassinato tem permissão para sair em liberdade. Assim, mesmo neste evento final - no julgamento Dele - o Senhor liberta os outros às Suas próprias custas. Ele nunca se salvou, sempre Ele libertou, abençoou e salvou os outros às suas próprias custas.

Todas as afirmações de Pilatos e todas as ações atestam a falta de vontade deste homem que é o representante da autoridade romana. Ele está aqui preocupado apenas consigo mesmo e não se preocupa com a verdade e o direito de acordo com o padrão de Deus. Pilatos entrega o Senhor porque lhe convém melhor. Ele até o açoitou. Mesmo que seja realmente feito por soldados, ele é responsável porque ele dá a ordem.

Escarnecido

Pilatos dá livre curso a seus soldados para fazer o que eles querem com o Senhor. Isto é diversão para eles. Todo o exército está reunido, todos estão reunidos para zombar d'Ele.

Eles zombam dele, vestindo-o como um rei. Eles também O coroam, mas com uma coroa de espinhos. Eles a trançam com as próprias mãos. Sem que eles percebam, ao colocar a coroa de espinhos em sua cabeça, sugerem que Ele é a causa da maldição que entrou na criação através do pecado. Afinal, após a queda, a terra produziu espinhos e cardos .

Que grande jogo! Os soldados se divertem muito. E o Senhor Jesus o permite, assim como seu Deus. Os soldados estão completamente absorvidos neste jogo e O saúdam de forma zombeteira como "Rei dos Judeus". De que horror se apoderarão quando estiverem diante deste Rei, quando Ele se sentar em seu trono.

Ele passou por todos os tormentos que poderiam ser infligidos a Ele. Após a açoitação que Ele sentiu intensamente e em conseqüência da qual Suas costas se tornaram uma massa sangrenta , eles encravam os espinhos da coroa profundamente em Sua cabeça com uma cana. A cana com que batem não é uma cana, mas um verdadeiro pau. Mais uma vez Ele é cuspido, um sinal do mais profundo desprezo. Ajoelham-se diante d'Ele em hipócrita homenagem. Eles lhe infligem toda e qualquer ignomínia concebível. Nenhum desprezo é grosseiro demais para Ele. Contudo, nenhum suspiro sobe a Deus e nenhuma palavra de maldição contra eles passa Seus lábios. Ele carrega tudo em sua alma com seu Deus. Este é o caminho que Ele deve seguir, e Ele o faz sem reclamar.

Quando estão fartos, eles Lhe tiram o traje zombeteiro e colocam Suas próprias roupas de volta. Então eles O levam para crucificá-lo. Agora vem o caminho para a cruz, o caminho em que o Senhor precede todos aqueles que querem segui-Lo. Foi sobre isso que Ele falou a seus discípulos. O mundo também não tem mais nada para nós, pelo menos se quisermos seguir o Senhor. Ele nos pede para tomarmos a cruz diariamente e segui-lo em sua condenação .

A Crucificação

O Senhor Jesus está tão enfraquecido por todos os abusos, que carregar a cruz é um enorme peso para Ele. Aquele que carrega o universo pela palavra de Seu poder é tão verdadeiramente humano que Sua força é consumida por causa dos sofrimentos que Ele passou. Contudo, Ele não atribui os sofrimentos às pessoas que os infligem a Ele, mas a Deus .

Os soldados devem pensar que Ele possivelmente sucumbirá ao peso antes mesmo de crucificá-Lo. Por isso forçam alguém que - para eles por acaso - passa a carregar a cruz por Ele. É simbólico que Simão tenha vindo do campo. Seu trabalho estava feito, ele o havia terminado. Ao tomar a cruz do Senhor Jesus, ele se faz um com o desprezo que é a porção do Senhor. De Simão é especialmente mencionado que ele é o pai de Alexandre e Rufo. Rufo é mais tarde chamado por Paulo de "o eleito no Senhor" . Deus abençoa o que o pai faz em seus filhos.

Os soldados levam seu prisioneiro para o local de execução. O Gólgota era uma colina nos arredores de Jerusalém, fora do arraial . Devido à forma da colina, que parece um crânio à distância, este lugar é provavelmente assim chamado. Ao mesmo tempo, ele é um símbolo para os muitos executados.

A crucificação é o martírio mais horrível que se pode imaginar. Diante disso, os condenados receberam uma mistura de vinho e mirra para beber, que agiu como um anestésico. Este remédio também é dado ao Senhor. No entanto, ele se recusa a aceitá-lo . Ele quer passar pelo sofrimento plenamente consciente.

Então o Senhor é crucificado. Marcos e também os outros evangelistas descrevem este ato em termos simples. O sofrimento, no entanto, é terrível. O Senhor é pregado na cruz, pregos são passados através de suas mãos, que só fizeram o bem. Tendo amarrado suas mãos, elas agora são cavadas. Desta forma o homem "dignifica" Aquele que lhes revelou Deus em graça e bênção.

Suas vestes, que falam de toda Sua revelação entre eles, são as únicas coisas que podem ser distribuídas. Ele não tem mais posses. Ele não deixa nenhuma riqueza. Somente suas peças de vestuário valem alguma coisa. Eles fazem sorteio para o que cada um pode receber. Quem mais tarde andará com uma roupa na qual o Senhor Jesus andou?

O momento da crucificação é claramente indicado. O Senhor ficou pendurado na cruz por seis horas. Todas as seis horas Ele foi "o holocausto", ou seja, um sacrifício perfeitamente consagrado a Deus e no qual Deus está perfeitamente satisfeito. Há dois períodos de três horas cada um. O primeiro período de três horas vai da terceira à sexta hora, das nove horas da manhã às doze horas, de acordo com nosso calendário. Durante essas três horas Ele foi a oferta queimada, mas ainda não foi a oferta pelo pecado e pela transgressão.

Marcos também mencionam a inscrição acima da cruz. Esta inscrição dá a acusação e a razão de sua morte na cruz. Ele está pendurado lá porque disse que era o Rei dos Judeus. Para aumentar Sua vergonha e completar Sua humilhação, Ele é pendurado no meio entre dois ladrões, como se Ele fosse o maior ladrão. De acordo com as Escrituras, Ele foi "contado com os transgressores" . Assim, eles também O tinham levado cativo: Como contra um assaltante, eles tinham se lançado contra Ele .

Escarnecido na cruz

Os transeuntes blasfemam o Senhor, ao mesmo tempo em que falam a verdade. Quando pessoas permanecem transeuntes e não param na cruz para realmente entender o que está acontecendo, elas se tornam blasfemos . Eles O blasfemam porque eles mesmos - e agora não incitados pelos principais sacerdotes - fazem do Senhor um mentiroso. Para eles, o que o Senhor disse é falso. Mas ao citar estas declarações, eles inconscientemente dão a conhecer Sua glória e perfeição. Ao mesmo tempo, eles estão ajudando a tornar esta afirmação verdadeira. Eles estão ocupados demolindo o templo de Seu corpo, que Ele reconstruirá após alguns dias.

O chamado para se salvar e descer da cruz prova sua cegueira ao plano de Deus. Se Cristo tivesse se salvo, não teria havido salvação para ninguém. Se Ele tivesse descido da cruz, cada homem teria que suportar o julgamento de Deus. O poder de Seu amor por Seu Deus e também pela igreja e por cada crente individual O manteve na cruz.

A zombaria por parte dos principais sacerdotes, incluindo os escribas entre si, também acrescenta inadvertidamente a Sua glória. Eles falam uma verdade profunda. Ele nunca se salvou, ele apenas pensou nos outros. Ele realmente salvou outros, e Ele não pôde salvar-se a si mesmo porque os laços do amor o prenderam à cruz.

Eles já viram tanto do Senhor Jesus e ainda assim persistem em sua incredulidade apesar de tudo isso. Sua descrença provou ser tão teimosa que mesmo se Ele tivesse descido da cruz, eles ainda não acreditariam. Acreditar requer um espírito humilde e magoado.

Mesmo aqueles que estão crucificados com Ele o injuriam. A humilhação do Senhor e o ódio do homem são tão grandes que mesmo em sua própria agonia o homem encontra tempo para aumentar o sofrimento do Filho de Deus. E por quê? Teria Ele feito algum mal? Mas o ódio do homem contra o Senhor é ali revelado em todas as suas facetas. Tudo está contra Ele. Mas o pior ainda está por vir.

A morte do Senhor Jesus

Então começa a sexta hora. É o meio do dia. Quando o sol está em seu ponto mais alto no céu, escurece completamente em toda a terra. Até então, todo o sofrimento do Senhor Jesus podia ser percebido por todos. Os sofrimentos pelo pecado que agora se seguem acontecem na escuridão, sem que nenhum olho humano possa percebê-los. Esta escuridão dura três horas. Nessas três horas de escuridão, o Filho de Deus é acusado dos pecados de todos os que crêem nEle. Ele é feito pecado por Deus e Deus o julga. Ele não o poupa. O julgamento que Deus executa sobre Seu próprio Filho amado é afastado da vista humana. As contas são acertadas apenas entre Deus e Seu Filho. Nessas horas, o Senhor Jesus é a oferta pelo pecado e a oferta pela culpa, além da oferta queimada.

Após as três horas de trevas, ouvimos o lamento do Senhor de que Seu Deus O abandonou. Estes são os maiores sofrimentos. Nessas horas Deus, que sempre esteve com Ele, está contra Ele. A espada da justiça de Deus é despertada contra o homem que sempre foi Seu companheiro .

As três primeiras horas que o Senhor sofreu da parte do homem. Nas três horas seguintes, Ele sofreu da parte de Deus. A conseqüência das três primeiras horas é que o homem ampliou sua culpa para com Deus e levou-a a um ápice. A resposta de Deus a isto é Seu julgamento sobre o homem. A conseqüência das três horas seguintes é a reconciliação que Deus pode oferecer até mesmo ao maior blasfemador.

O lamento do Senhor é a pergunta a Deus - a quem Ele chama de "meu Deus" - por que Ele o abandonou. Ele sabia, mas ele apresenta esta reclamação para que entendamos o quanto seus sofrimentos eram indescritíveis por causa de ter sido abandonado por Deus. Ele tinha passado por tudo com Seu Deus enquanto todos O abandonavam, mas agora Ele também foi abandonado por Deus.

Esta solidão é a solidão, que todo homem experimentará por toda a eternidade, que morre na incredulidade, mas sem a pergunta do porquê. Cada pessoa que estará no inferno saberá porque está lá. Ao mesmo tempo, ele experimentará sua solidão de maneira bem diferente. Ele, cuja alegria mais profunda era estar perto de Deus, e que sempre esteve, experimentou a perda de uma maneira única. Nem um único descrente que se perca, alguma vez o experimentará dessa maneira. Pelo contrário. Ele é o único que está nisto.

Após as três horas de trevas, os homens continuam a zombar. A explicação de Suas palavras que Ele estaria chamando Elias prova isso. Também pode ser que alguém faça esta observação que não entende a língua e pensa que ouve "Elias" enquanto o Senhor diz "Eloi".

O Senhor está com sede. Alguém Lhe dá de beber para que Ele possa viver um pouco mais e o chamado por Elias possa ser ouvido. Assim, o homem zomba dele. Mas sua vida e sua morte não estão nas mãos do homem. Ele morre no momento em que Deus o determinou. Completamente de acordo com isto, o Senhor entrega voluntariamente Seu espírito nas mãos do Pai.

Ele não morre de exaustão, mas dá Sua própria vida . O que mais Ele tem a fazer em um mundo onde Ele viveu apenas para cumprir a vontade de Deus? Tudo é consumado e Ele deve necessariamente ir porque Ele é rejeitado pelo mundo. Portanto, não há mais espaço neste mundo para Sua misericórdia para com o mundo.

Ele entrega o espírito, obediente até o fim, para começar uma vida em outro mundo (seja por Sua alma, separada do corpo, seja na glória) onde o mal nunca poderá vir e onde o novo homem será perfeitamente feliz na presença de Deus.

Consequências Diretas da Morte do Senhor

Agora que a morte foi aniquilada e o único fundamento justo para a vida e a salvação foi estabelecido, o sistema judaico é assim condenado. A sentença é executada sobre o que formou a característica e a essência: sobre o véu. Este véu indicava simbolicamente que Deus estava dentro e que o homem estava fora. O grande milagre é que, através da morte de Cristo, Deus vem ao homem ao mesmo tempo e o homem pode se aproximar de Deus. O resultado imediato de sua morte é um livre acesso a Deus. Este é um ato de Deus: Ele rasga o véu de cima para baixo. O acesso a Deus é livre. O homem pode entrar na presença de Deus por causa do sangue de Cristo .

Seu povo o rejeitava e com alegria via sua morte. Há, no entanto, um centurião romano que também registrou Sua morte, mas que vem assim confessar que Ele era o Filho de Deus. Este gentio confessa como verdade o que os principais sacerdotes haviam usado como motivo de Sua condenação e morte .

As mulheres junto à cruz

Nenhum dos discípulos pode ser encontrado junto à cruz, deve haver lá mulheres de pé. Estas mulheres demonstram maior devoção e seguem o Senhor Jesus mais longe do que os discípulos que haviam fugido. Certamente eles estão a alguma distância dEle, mas não O perderam de vista. A morte não trouxe separação entre o coração dessas fracas mulheres e o Senhor, porque elas O amavam.

Há muitas mulheres que seguem o Senhor Jesus. Elas demonstram maior compaixão do que os homens. Elas também são geralmente mais propensas a vir à conversão do que os homens porque têm uma sensação maior da miséria e da dor que veio ao mundo através do pecado. Como resultado, elas buscam ajuda e apoio em sua fraqueza do verdadeiro Boaz . Boaz significa: "Nele há força". Os homens são menos sensíveis à miséria e à dor e, portanto, menos propensos a buscar ajuda de outro.

A Sepultura

Este dia chega ao fim, um dia que será lembrado para sempre porque foi feito uma obra cujas conseqüências serão vistas por toda a eternidade. Para os judeus também é um dia especial, ou seja, o pré-Sabbath, no qual neste caso também se realiza a preparação para a Páscoa. Para a fé, a grande preparação para a verdadeira Páscoa foi realizada, porque o cordeiro da Páscoa morreu . A incredulidade continua com os hábitos religiosos que são uma abominação para Deus.

A morte do Senhor Jesus é a ocasião para que um discípulo oculto surja. José tem a coragem de ir a Pilatos e pedir-lhe o corpo de Jesus. Ele é um conselheiro respeitado com quem Pilatos pode ter tido relações em muitas ocasiões em assuntos administrativos. O humilde servo é servido em sua morte por um respeitado conselheiro. Interiormente, José era um discípulo do Senhor que ansiava por seu governo. Agora ele se alinha publicamente com um rei rejeitado e morto.

Pilatos se surpreende que o Senhor já tenha morrido. Normalmente, a morte na cruz é uma morte lenta, às vezes ocorrendo apenas após dias do mais terrível sofrimento. Com o Senhor Jesus, levou apenas algumas horas. Ele não tinha mais nada a realizar. Portanto, Ele não precisava permanecer vivo por mais tempo. Ele era o único que podia dar sua vida na hora que veio para tal.

Pilatos quer ter certeza sobre a morte deste condenado em particular. Quando recebeu do centurião a confirmação da morte de Jesus, ele liberou o corpo. José pode ficar com ele. Embora não haja um único membro da família do Senhor para ter misericórdia do corpo depois que Ele morreu, Deus tem alguém para cuidar de Seu Filho.

O tabernáculo do Filho de Deus, que Ele acaba de deixar, não é deixado sem este cuidado da parte dos homens. Deus provê. José o envolve em um pano de linho. O Senhor é sepultado em panos. Ele estava envolto em panos quando nasceu . O linho puro cabe ao servo puro, assim como um túmulo puro que nunca teve contato com a morte.

As mulheres também assistem a esses atos. Elas permanecem com seu Senhor porque estão apegadas a Ele. Onde Ele está, lá elas também querem estar. Esta é a companhia que está presente em seu sepultamento. O Senhor morreu na maior pobreza e solidão. Agora que Ele é sepultado, não há grandes multidões presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário