Atos 9



A conversão de Saulo

 

Saulo se comportou como um homem frenético em relação à nova seita que o cristianismo era considerado nos primeiros dias. Ele achava que estava prestando um serviço a Deus . O Senhor permitiu que isso acontecesse porque queria fazer desse grande inimigo da igreja a maior testemunha e apóstolo de Sua graça soberana na igreja. Sua história de conversão é mencionada três vezes nos Atos dos Apóstolos, uma vez por Lucas (neste capítulo) e duas vezes pelo próprio Paulo convertido (capítulos 22 e 26).

 

A morte de Estêvão reforçou a firme intenção de Saulo de devastar a igreja. O fato de "respirar ainda ameaças e mortes" indica que ele os exalava. Isso vinha de dentro. Onde quer que fosse, ele causava a morte dos cristãos e, em sua fúria, cuspia veneno contra eles. Em sua sede insaciável pelo sangue desses inimigos da religião dos pais, ele não limitou sua perseguição a Jerusalém e aos arredores. Ele também os procurou em cidades estrangeiras . Damasco também estava em sua lista.

 

Damasco tinha uma grande comunidade judaica com várias sinagogas. Entre eles poderia haver aqueles que haviam se tornado cristãos, pois ainda não estavam separados dos judeus. O sumo sacerdote em Jerusalém ainda tinha autoridade espiritual sobre essas sinagogas. A jurisdição do Sinédrio também se aplicava às sinagogas em cidades estrangeiras. As autoridades desses países lhes concediam certa autoridade porque achavam que isso serviria para a paz de seu país.

 

O novo movimento, o cristianismo, é chamado de "o Caminho" ; ; . Isso mostra a dinâmica do cristianismo em seu desenvolvimento. Acima de tudo, ele aponta para o Senhor Jesus, que disse: "Eu sou o caminho" . O objetivo de Saulo ao viajar para Damasco era prender homens e mulheres que eram "do Caminho" e levá-los a Jerusalém. Lá eles seriam levados perante o Sinédrio para serem condenados.

Mas, no caminho para Damasco, algo completamente imprevisível e também completamente indesejável, até mesmo extremamente odiado, aconteceu com ele. De repente, uma luz do céu brilhou ao seu redor, fazendo-o cair no chão. Saulo devia estar viajando a pé. Como fariseu, é muito improvável que ele estivesse viajando a cavalo. A distância entre Jerusalém e Damasco é de cerca de duzentos quilômetros. Portanto, a viagem teria levado vários dias. Por isso, é compreensível que a notícia de sua vinda tenha chegado antes, e que os cristãos em Damasco estivessem cientes dela . Na luz que brilha ao seu redor, o Senhor Jesus aparece a esse filho de Abraão ; .

As palavras que o Senhor Jesus diz a Saulo em Sua aparição mostram que Ele se torna um com os Seus na Terra. Ao perseguir os Seus na Terra, Saulo O está perseguindo. A unidade completa do Senhor glorificado no céu com a igreja na Terra será o conteúdo do ministério de Saulo, o posterior Paulo. O mistério de Cristo foi revelado a ele, ou seja, a unidade da igreja como um povo celestial com Cristo glorificado no céu .

A autoridade da pessoa que está falando não pode ser negada. Saulo se dirige a Ele diretamente como "Senhor", embora ainda não soubesse quem Ele era. É por isso que ele então pergunta quem Ele é. Essas são as primeiras palavras de um Saulo que foi paralisado e prostrado. A resposta que o Senhor lhe dá também o derruba espiritualmente no chão. "Jesus" falou com ele!

Jesus, que se pensava estar morto, parecia estar vivo e ser o Senhor da glória. Que descoberta chocante! Além disso, Jesus não era apenas o Senhor da glória, mas também reconheceu os discípulos como um com Ele, os quais Saulo queria prender. Além disso, ele chegou à conclusão de que o zelo pelo judaísmo significava zelo contra o Senhor.

A conversão de Paulo é um exemplo da conversão de Israel quando eles ficarão face a face com aquele que rejeitaram . Sua conversão também é um exemplo para todos os outros homens: Se o maior pecador for salvo, há esperança para todos os outros pecadores, que inevitavelmente devem ser pecadores menores.

O Senhor Jesus começou a realizar uma obra que transformou o maior oponente da fé cristã em seu mais ardente defensor. Para continuar com isso, Ele instrui Saulo a se levantar e ir para a cidade. Lá lhe será dito o que fazer. O Senhor o deteve pessoalmente em sua fúria contra Ele. Ele agora usará outros para continuar a moldar Saulo.

Saulo não viajou sozinho. Havia homens com ele que, podemos supor, o ajudaram a cumprir sua missão. É óbvio que eles eram seguranças do Sinédrio. Esses homens também haviam caído no chão como resultado da luz repentina que os cercou . Eles ouviram a voz, mas não viram ninguém. Foi um fenômeno inexplicável para eles, que não conseguiam descrever.

Eles compartilharam todos os sinais exteriores que acompanharam o encontro de seu líder com o Senhor da glória, mas não tiveram participação no evento real. O Senhor Jesus não apareceu a eles, nem eles entenderam Suas palavras a Saulo. Eles estavam cegos e surdos para Ele e Suas palavras.

O efeito do encontro é ainda mais impressionante para Saulo. Não há uma única palavra de protesto, sua vontade é quebrada, seu coração é dominado e seu espírito é esmagado. Ele se submete completamente à voz que fala com ele. Na presença de Deus, não há desculpa nem justificativa. Como ele havia imaginado diferente sua chegada a Damasco! Seu plano foi completamente frustrado.

Sem nenhuma objeção de sua parte, ele é pego pela mão e conduzido a Damasco para ser infligido a uma comunidade que ele buscava exterminar. Aquele que odiava e devastava a comunidade tornou-se como um cordeiro manso que se deixa conduzir sem vontade própria. Ele não teve escolha a não ser entregar-se à liderança de outros, pois estava cego. Nesse estado de cegueira, sua mente não podia ser distraída por nada. Sua cegueira também deixou claro para ele que, de agora em diante, ele não deveria mais ter olhos para o esplendor e o brilho da adoração judaica, que se concentrava no exterior.

À luz da angústia de sua alma, as necessidades de seu corpo também desapareceram. Ele não comia nem bebia nada. Durante esses dias, ele deve ter se dado conta do horror de sua ira contra o Senhor . Não lemos nada sobre seus companheiros de armas se o visitaram e tentaram confortá-lo. Mas o Senhor tratou com ele.

O Senhor e Ananias

Depois de seu próprio trabalho, que nenhum homem poderia fazer, o Senhor agora usa discípulos para preparar Saulo. Não é Pedro que é enviado a Saulo, mas um simples discípulo desconhecido para nós até agora. Tudo o que o Senhor faz com Saulo acontece fora de Jerusalém. Ananias significa "o Senhor é gracioso". Isso fica evidente em todas as suas relações com Saulo.

Nunca teríamos ouvido falar de Ananias se Deus não o tivesse usado em relação a Saulo. Ele era um discípulo comum, despercebido pelos homens, mas útil a Deus no momento em que Ele precisava dele. Muitos discípulos ocultos foram usados por Deus dessa maneira. Eles estão na retaguarda de muitos servos notáveis e, assim, contribuíram para o ministério deles e sua preparação. O Senhor fala com Ananias como um homem fala com seu amigo. Assim que Ele fala com ele, ele está imediatamente pronto para ouvir. Ele responde com "Eis-me aqui, Senhor" e se coloca imediatamente à disposição do Senhor. Ele não se assusta com a voz do Senhor, mas está acostumado ao contato pessoal com o Senhor.

O Senhor explica a Ananias aonde ele deve ir e por quem deve pedir. Ele recebe um endereço e o nome do proprietário da casa. Lá ele deve procurar o homem que vem de Tarso e atende pelo nome de Saulo. Como ele deve perguntar nessa casa, a casa de Judas provavelmente era uma pousada com vários hóspedes. O nome da rua, a rua direita, contrasta com o caminho tortuoso que Saulo havia percorrido até aquele momento. Embora lhe parecesse ser um caminho reto, seu fim levaria à morte ; .

Ananias recebe uma descrição adicional para que ele possa reconhecer Saulo, que é o que Saulo está fazendo: ele está orando. Portanto, ele não precisa ter medo da atitude ameaçadora de Saulo. Ele é tão manso quanto um cordeiro. Essa é a primeira expressão da nova vida que ouvimos de Saulo. A dependência expressa na oração caracterizará todo o seu ministério. O Senhor também diz a Ananias que preparou Saulo para a Sua vinda. Ele informou Saulo em uma visão sobre a pessoa que viria vê-lo, o que faria com ele e que ele voltaria a ver.

Depois de receber a missão e as informações detalhadas sobre ela, Ananias ainda tem reservas. Com uma franqueza impressionante, ele fala com o Senhor sobre Saulo de forma totalmente confidencial e aberta. O Senhor permite que ele expresse suas preocupações sem interrompê-lo. Com a devida reverência, Ananias se dirige a Ele como "Senhor" e lhe conta o que ouviu sobre Saulo. Ele ouviu de uma fonte confiável o quanto esse homem fez mal aos crentes em Jerusalém. Ele fala com o Senhor sobre os crentes e os chama de "teus santos". Trata-se de uma comunidade que pertence a Cristo, que Ele separou do mundo .

Ananias também sabe que Saulo tem autoridade dos principais sacerdotes para prender todos os que oram ao Senhor Jesus como Deus. Esse é o grande incômodo dos judeus pelo fato de os cristãos reconhecerem o Messias como Deus. Para eles, já é uma ofensa ver o desprezado Jesus como o Messias, mas é ainda pior quando alguém também considera o Messias como Deus. Para o judeu ortodoxo, o Messias é um homem, um homem especial, com certeza, mas não mais do que um homem.

O Senhor não responde às preocupações de Ananias com autoridade estrita, mas lhe dá uma explicação paciente, embora Ananias deva, é claro, obedecer. O Senhor fala com ele como alguém digno de confiança e lhe explica o que pretende fazer com Saulo. Saulo é um "vaso escolhido" pelo Senhor. Com a palavra "vaso", o Senhor deixa claro que deseja usar Saulo como um instrumento a Seu serviço. Ele encherá esse "vaso" com Suas designações.

O cumprimento dessas comissões fará de Saulo uma testemunha do nome do Senhor Jesus, tanto diante das nações, ou seja, dos povos em geral, quanto diante dos reis, ou seja, dos homens de posição elevada. Ele também levará o nome do Senhor Jesus aos filhos de Israel. É notável que eles sejam mencionados por último aqui.

Ele não cumprirá essas missões como que por conta própria, sem esforço, mas sofrerá muito por esse nome. Esses sofrimentos já começaram em seu primeiro sermão .

Ananias com Saulo

Depois que o Senhor explicou o que aconteceria com Saulo, Ananias vai até a casa onde Saulo está. Depois de entrar na casa, impõe as mãos sobre ele. Foi isso que o Senhor indiretamente o instruiu a fazer quando lhe contou a visão que Saulo tivera . A vinda de Ananias fortalece a fé de Saulo, porque Ananias pode lhe contar o que aconteceu com ele, embora não tenha saído da cidade.

Ananias morava em Damasco e, portanto, também estava na lista de pessoas que Saulo queria matar. Agora Ananias impõe as mãos sobre ele, chama-o de "irmão" e, assim, retribui-lhe o mal com o bem. Ele não impõe as mãos sobre ele para consagrá-lo para seu ministério, nem para lhe conceder os dons do Espírito. Ele impõe as mãos sobre ele para reconhecê-lo como irmão e para se tornar um com ele na fé.

Essa também é uma prova de que ser cristão não é uma questão individual. Os cristãos procuram uns aos outros e têm um desejo de comunhão. Aqui se encontram dois homens que nunca se viram antes. No entanto, eles foram reunidos pelo Senhor depois que cada um deles foi informado pelo Senhor sobre o outro.

Um simples discípulo tem pena de alguém que se tornará o grande apóstolo e permite que ele experimente a primeira comunhão que caracteriza os cristãos. Dessa forma, pelas mãos desse simples discípulo, e não de um dos apóstolos, Saulo também recupera a visão e é cheio do Espírito Santo. Deus é soberano para usar quem Ele quiser. Isso evita qualquer presunção humana em relação ao chamado desse servo em particular.

Saulo passa seus primeiros dias como cristão com os discípulos em Damasco. Ele fica ao lado deles e dá testemunho público do fato de que crê no que eles crêem. Ele certamente terá sido provido por eles para que pudesse desfrutar dos primeiros benefícios dessa nova comunidade à qual agora pertence. Com gratidão, ele faz uso da comida que lhe dão. Desse modo, ele recupera suas forças, que usa de agora em diante para servir a outro Senhor.

O sermão de Saulo e um ataque

A marca de uma verdadeira conversão é o fato de alguém confessar imediatamente o Senhor Jesus . Saulo imediatamente prega Jesus como o Filho de Deus, Ele em Sua glória pessoal. Por ter confessado essa verdade, o Senhor Jesus foi condenado à morte . Pedro já pregava o Senhor Jesus como Senhor e Cristo, ou seja, como o Messias. Saulo agora o prega como o Filho de Deus.

Não se pode falar de uma conversão genuína enquanto não houver confissão de que Jesus é o Filho de Deus ; . Os judeus acreditam no Messias, mas não que Ele é Deus. Para eles, o Messias nada mais é do que um homem, embora seja um homem extraordinário. Saulo acreditava nisso até aquele momento e lutou com todas as suas forças contra a confissão de que Ele era o Filho de Deus.

Saulo foi chamado por Deus para pregar o Senhor Jesus como o Filho de Deus. Deus queria revelar seu Filho nele . Ali não se diz: "para ele", mas: "nele ". Isso aponta para a conexão interior e íntima que surge entre o crente e o Senhor Jesus na conversão e que permanece a partir de então. O termo "filho " contém toda a riqueza do evangelho. Esse é o conteúdo de seu primeiro sermão. Ele proclama uma pessoa, não uma doutrina. Essa pessoa é o Filho eterno.

Ele O pregou nas Sinagogas. Isso mostra o que encontraremos consistentemente em seu ministério: Ele primeiro se dirige aos judeus e só depois aos gentios. Mais tarde, nós o veremos agindo dessa forma repetidamente, pois quando ele chega a uma cidade, sempre visita a Sinagoga primeiro.

A mudança que ocorreu em Saulo causa espanto geral. Da mesma forma, toda conversão sincera causará espanto com a mudança. A mudança deve ser notada, ela não pode permanecer oculta. A mudança em Saulo foi o fato de ele ter se unido aos cristãos que ele havia perseguido anteriormente e de ter levado a mensagem aos judeus que ele havia tentado erradicar inicialmente.

Depois de um comportamento inicialmente hesitante e cauteloso, Saulo tornou-se cada vez mais resoluto em sua abordagem. Nesse meio tempo, ele pode ter passado três anos na Arábia , onde foi instruído por Deus e depois retornou a Damasco. Ele continua seu sermão, mas também acrescenta que Jesus é o Cristo. Ele não apenas prega isso, mas também prova.

Com seu sólido conhecimento do Antigo Testamento e a iluminação do Espírito Santo, ele é excepcionalmente qualificado para fornecer essa evidência. Isso confunde os judeus em Damasco. Sua confissão pública o faz crescer em força. A confissão pública de fé também é um dos pré-requisitos para o crescimento na fé hoje.

Depois que Saulo faz isso por muitos dias, a resistência também aumenta. Os judeus, que ele tenta convencer, ficam muito irados e pensam em matá-lo. Eles odeiam Saulo mais do que qualquer outro cristão porque, a seus olhos, ele é um judeu apóstata. Em sua segunda carta aos Coríntios, podemos ler que os judeus conseguiram fazer do governador seu aliado, possivelmente rotulando Saulo como um grande perigo para a vida social .

Assim, ele rapidamente compartilha a sorte do Senhor Jesus. Isso é um rápido cumprimento das palavras que o Senhor Jesus disse a Ananias sobre seu sofrimento pelo nome do Senhor . No entanto, ele ficou sabendo do ataque planejado. Lucas não nos conta como isso aconteceu. Esse é um motivo para ele fugir. Enquanto o governador vigiava as portas, Saulo escapou do ataque.

A fuga não é espetacular. O Senhor poderia ter atingido os guardas com cegueira e aberto os portões, como havia feito anteriormente quando Pedro e João foram libertados da prisão . Saulo foge da maneira clássica. Ele agora tem alguns discípulos. Durante a noite, eles o levam para uma abertura na muralha da cidade, por onde o baixam em um cesto. Assim, o grande apóstolo, dependente de seus discípulos, fica pendurado em um cesto na muralha da cidade. Eles descem o cesto com uma corda até que ele finalmente pousa em segurança na parte inferior do muro e pode fugir, presumivelmente em direção a Jerusalém.

Saulo em Jerusalém

Depois que Saulo chega a Jerusalém, ele não procura seus antigos amigos, os fariseus e os sumos sacerdotes, mas quer se juntar a seus novos amigos, os discípulos. No entanto, como eles são muito desconfiados, não é fácil para ele estabelecer relações. Eles o conhecem como um perseguidor e têm medo de que ele tente enganá-los para que se juntem a ele e depois os prenda. Eles simplesmente não acreditam que ele tenha se tornado um discípulo. Parece que não ouviram falar de sua conversão. E se ouviram algo sobre isso, ainda têm dúvidas. Saulo não se ofende com a atitude deles.

O Senhor oferece uma saída por meio de um de seus servos, Barnabé, de quem já ouvimos falar anteriormente . Ele é um verdadeiro filho da consolação que une as pessoas. Ele está sempre à disposição para resolver problemas. Ele tem olhos para a obra de Deus e também para a obra do inimigo.

Barnabé leva Saulo consigo e o leva até os apóstolos. Ele lhes conta sobre a conversão de Saulo, como ele conheceu o Senhor e como o Senhor falou com ele. Barnabé também menciona a evidência de sua conversão: ele relata como Saulo falava livremente em nome de Jesus em Damasco. Depois disso, eles receberam Saulo em seu meio.

Não nos é dito de onde Barnabé obteve suas informações, mas ele é um homem confiável e "bom", e é por isso que seu testemunho é aceito. Aprendemos com isso que nenhum crente pode ser admitido com base em seu próprio testemunho, mas com base no testemunho confiável de outra pessoa que possa testemunhar um encontro com o Senhor e apresentar as evidências desse encontro. Isso pode - como aqui - ser feito verbalmente ou por escrito ; . Mais tarde, Paulo escreverá uma carta inteira, a carta a Filemom, na qual ele incentiva os outros a aceitarem um novo convertido para o qual também não havia sentimentos calorosos .

A aceitação de Saulo na igreja em Jerusalém significa muito mais do que apenas poder celebrar a Ceia do Senhor com eles. Ele "entrava e saía com eles". Isso indica que ele não apenas assistia às reuniões dos cristãos, mas também participava de toda a vida da igreja. Como é importante que nossa comunhão como cristãos não se limite a algumas reuniões, mas que a vivenciemos constantemente. Saulo se torna completamente uno com eles e, ao mesmo tempo, cumpre sua própria missão especial. Unidade não é uniformidade.

O testemunho de Barnabé sobre a franqueza com que Saulo falava em Damasco é confirmado pela aparição de Saulo em Jerusalém. Apesar da crueldade dos judeus em Damasco, que o levou a ter de fugir da cidade, Saulo também falou livremente em nome do Senhor em Jerusalém.

Com base em sua experiência anterior, ele sabia que sua mensagem encontraria uma resistência ainda maior em Jerusalém. É isso que acontece agora. Ele se dirige especialmente aos judeus de língua grega. Ele fala com eles e discute com eles. Ele quer tentar de todas as formas convencê-los do nome do Senhor. Mas a verdade revela o ódio do coração deles. Eles tentam matá-lo. No entanto, antes que eles pudessem executar seu plano, o Senhor lhe dá a conhecer o plano deles e também lhe diz para deixar Jerusalém.

Assim como em Damasco, há também crentes em Jerusalém que o ajudam a fugir. Novamente, meios comuns são usados para escapar de um ataque. O fato de quererem matá-lo em Jerusalém deve ter sido uma grande decepção para ele. Mas o Senhor executa Seu plano com ele, e também usa os inimigos do evangelho para fazer isso. Embora Jerusalém queira se livrar da presença do pregador de Cristo, assim como eles se livraram do próprio Cristo, Deus usa isso para enviá-lo às nações.

Assim, Jerusalém perde seu status de centro da evangelização mundial. Esse centro é transferido para Antioquia, como veremos mais adiante . Acompanhado pelos "irmãos" (uma palavra maravilhosa de comunhão), ele chega a Cesaréia, de onde o enviam a Tarso. Deus usa os irmãos para levá-lo à próxima etapa de seu ministério para o Senhor. Assim, Saulo se deixa guiar pelo Senhor e por seus irmãos.

A igreja tem paz

Após as perseguições, houve um tempo de paz na igreja em toda a Judeia, Galileia e Samaria. O evangelho foi proclamado e resultou no estabelecimento de várias comunidades. No entanto, Lucas fala da "igreja" [JFAA e KJA] e não de "igrejas". (O fato de Lucas não fazer isso aqui não significa que esse termo não ocorra; veja ; ).

Ele está enfatizando a unidade da única igreja, embora vejamos que, na prática, há várias igrejas locais. Cada igreja local é (ou pelo menos deveria ser) um reflexo de toda a igreja.

De acordo com a palavra do Senhor Jesus , foi nessas regiões, agora incluindo a Galileia, que o evangelho foi pregado e a igreja foi estabelecida. Antes de deixarmos essa área para seguir a obra do Espírito até os confins da terra, Lucas nos conta algumas belas características da igreja nessas regiões. Podemos orar para que o Senhor traga essas características para a igreja local ou regional hoje. A paz das igrejas foi provavelmente o resultado da conversão de Saulo, que fez com que o motor da perseguição parasse.

A paz não se refere apenas às circunstâncias externas, mas também às internas, à paz no coração dos crentes. Esse tempo e essa atitude de paz criam as condições para o crescimento espiritual, para a edificação por meio dos ensinamentos da Palavra de Deus.

Mesmo hoje, os crentes devem fazer bom uso dos momentos de paz para se edificarem em sua fé . A instrução que é verdadeiramente recebida com o coração levará automaticamente a uma caminhada no temor do Senhor, por assim dizer. Uma vida no temor do Senhor não é uma caminhada no medo do Senhor, mas na reverência ao Senhor.

Isso, por sua vez, resulta no crescimento da igreja. Uma caminhada em reverência ao Senhor atrai pessoas. Quando as pessoas se convertem e são acrescentadas à igreja, essa é a obra do Espírito Santo. Essa obra é chamada aqui de "encorajamento".

A cura de Enéias

Depois de Lucas, guiado pelo Espírito Santo, ter descrito a conversão de Saulo e suas primeiras atividades como cristão, ele agora volta nossa atenção para Pedro e seu ministério. Os dois incidentes que formam o final deste capítulo estão entre a conversão de Saulo e a de Cornélio. A conversão de Saulo é o início da grande colheita que é trazida entre as nações, da qual Cornélio é o início. Pode surgir a pergunta: Já acabou com Israel? Encontramos a resposta para isso nos dois milagres de Pedro. Com isso, podemos aprender que Deus não abandonou seu povo para sempre.

Pedro viajou por toda parte para fortalecer e incentivar as novas igrejas. Em sua viagem, ele também visitou os santos que viviam em Lida. É possível que a igreja ali tenha surgido por meio do trabalho do evangelista Filipe, que viajou pelo país de Asdode a Cesaréia, proclamando o evangelho a todas as cidades . Aqui os crentes são novamente chamados de "santos", como no e no . Os santos são um grupo especial de pessoas que não pertencem mais ao mundo, mas ao Senhor Jesus. Eles formam uma comunidade nova e separada no mundo, que possui um novo objeto de amor: o Cristo glorificado.

Entre esses santos, Pedro encontra um homem chamado Enéias, que ficou paralisado e confinado à sua cama por oito anos. Podemos ver nele um retrato do judaísmo, que não tem força própria para fazer o que Deus diz em sua palavra. Pedro fala com o paralítico, como fez com o paralítico na porta do templo .

Ele menciona seu nome e o aponta para Jesus Cristo, que o cura. Pedro não tem poder para curar ninguém. Somente o Senhor Jesus pode fazer isso. Pedro não diz:"vai te curar", mas "te dá saúde ". Pedro é simplesmente o instrumento do poder do Senhor. O poder vem por meio de Jesus Cristo, por meio de Jesus, o Messias. O Senhor Jesus proporciona saúde imediata e perfeita.

Pedro ordena que ele se levante e faça sua própria cama. Enéias obedece imediatamente e se levanta. Sua cura é um testemunho claro do nome do Senhor. Como resultado, todos os moradores de Lida e Saron que viram Enéias se converteram ao Senhor. O milagre faz com que os corações se concentrem no Senhor e não em homens.

Saron era uma faixa costeira fértil que se estendia de Lida ao Monte Carmelo. A fecundidade parece se referir não apenas ao solo, mas também ao fruto espiritual que agora vem da conversão ao Senhor. Aqui encontramos um pré-cumprimento espiritual das palavras de Isaías: "Sarom se tornará pasto para ovelhas" .

A Ressurreição de Dorcas

Havia também uma igreja em Jope, a cerca de dezenove quilômetros de Lida. Essa congregação teve o privilégio de ter a irmã Tabita em seu meio. Seu nome em aramaico significa "gazela", que em grego significa Dorkas. Ela era uma discípula, uma seguidora do Senhor Jesus. O fato de ela ser realmente digna de levar esse nome é demonstrado pelo testemunho que prestou. Com ela encontramos "obras de amor" . Essas eram obras de fé; a prova de que ela possuía fé. Ela era o oposto de Enéias.

Enquanto exercia seus "trabalhos de amor", ela adoeceu e morreu. O fato de estar ocupada com coisas que agradam ao Senhor não significa que a pessoa esteja imune à doença e à morte. O que parecia ser um golpe para a igreja e para aqueles a quem ela servia com suas boas obras e caridade torna-se um testemunho para o Senhor.

Em primeiro lugar, vemos a fé naqueles que tiveram compaixão dela depois que ela morreu. Eles a lavaram e a colocaram em um cenáculo. Teria sido normal que ela fosse ungida depois de lavada e sepultada logo em seguida. No entanto, eles não fazem isso, mas a colocam em um quarto superior. Talvez estivessem pensando nas duas ressurreições do Antigo Testamento, em que os falecidos também foram colocados em uma sala superior ; .

De qualquer forma, eles contam com fé com a possibilidade de Tabita ser ressuscitada, porque os discípulos enviam dois homens a Lida para buscar Pedro. São dois homens para que o assunto possa ser confirmado de forma confiável . Eles são enviados a Pedro com a mensagem de que ele deve vir imediatamente.

Lucas não relata que eles deveriam dizer a Pedro o motivo de seu pedido, mas sabemos que o motivo não era que ele deveria comparecer ao funeral, mas que isso seria evitado. Também não lemos que Pedro tenha falado primeiro com o Senhor sobre isso. Ele vê o pedido como um convite claro do Senhor para ir com eles. E assim ele o faz.

Assim que chega ao local, ele é conduzido ao cenáculo. As viúvas a quem Tabita havia servido já estavam lá. Elas sofreram uma grande perda com sua morte. O que elas mostram a Pedro é evidência da verdadeira adoração . Isso é o oposto da conversa piedosa, que não ajuda os necessitados . As viúvas, ao mostrarem as obras de Tabita, vemos que as obras dela a seguem .

Pedro sabe o que tem de fazer. Para fazer isso, porém, ele precisa estar a sós com o Senhor, sem nada que o distraia. Sozinho com o corpo e o Senhor, Pedro se ajoelha e ora. Dessa forma, ele se convence do que Deus quer. Então, ele dirige a palavra de autoridade a Tabita para que ela se levante. Ele se volta para o corpo. Depois de ordenar que ela se levantasse, Tabita abre os olhos. Ela olha para Pedro e se senta. Tabita é levantada por meio da oração e da palavra de poder.

Depois que ela se senta, Pedro lhe dá a mão e a ajuda a se levantar. Em seguida, ele chama os santos e as viúvas e apresenta Tabita viva a eles. Por meio da ressurreição, ela pode servir novamente. Isso é uma indicação de que nossas oportunidades de servir a Deus não se limitam a esta vida, mas que continuaremos a fazê-lo por toda a eternidade após a ressurreição . Esse é o resultado da ressurreição do Senhor Jesus. A eternidade é cheia de atividades; não haverá tédio nesse tempo.

A ressurreição de Tabita fez com que "muitos" em Jope viessem à fé no Senhor. Em Lida e Sarom, "todos" os que moravam lá se converteram depois de um pequeno milagre. O milagre da ressurreição de Tabita é maior, mas o número de convertidos é menor, porque aqui não estamos falando de "todos", mas de "muitos".

Após a ressurreição de Tabita, Pedro não retorna a Lida, mas permanece em Jope por mais tempo. Os servos nem sempre precisam estar viajando. Depois de um ministério "abençoado", é necessário ficar a sós com o Senhor para refletir, orar e esperar por novas instruções do Senhor.

Pedro, o grande apóstolo da circuncisão, vive em Jope com um homem simples, um curtidor. Os judeus consideravam impura a profissão de curtidor. Ele curtia peles, principalmente para fazer recipientes de couro para água. A permanência de Pedro com esse homem é possivelmente uma indicação de que Deus pode tornar algo puro a partir de algo impuro, assim como um recipiente de couro pode conter água pura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário