Atos 10





Um anjo visita Cornélio

Neste capítulo, fica claro pela primeira vez que a salvação se volta para as nações. No capítulo 8, a obra de Deus entre os samaritanos já havia sido prenunciada. Os samaritanos também não eram judeus, mas estavam associados a eles, embora de forma mista. O eunuco é outro exemplo de uma pessoa que não era judeu, um verdadeiro gentio. No entanto, ele tinha uma certa ligação com Jerusalém. Ele simpatizava com a adoração judaica e, por isso, havia visitado a cidade.

Mas agora vemos como a história da Igreja continua se abrindo para povos que não tinham nenhuma ligação com o povo judeu. O sinal mais claro desse novo desenvolvimento é que as nações são aceitas na igreja de Jesus Cristo sem serem circuncidadas.

Embora Saulo já tenha se convertido como apóstolo dos gentios, Pedro ainda é necessário para abrir a salvação também para os gentios. Após a conversão dos samaritanos e do eunuco, a conversão de Cornélio é a prova de que todas as nações agora são totalmente admitidas à salvação. Cornélio se converteu completamente fora de Jerusalém. Sua conversão ocorre em Cesaréia, onde ele é visitado por Pedro e ouve o evangelho. O nome Cesaréia é uma reminiscência do imperador romano. Cornélio pertencia ao exército romano.

Isso demonstra plenamente que o favor de Deus não se limitava aos judeus e que não era necessário tornar-se judeu para participar da salvação que há em Cristo. No entanto, por meio da conversão de Cornélio, a verdade sobre a igreja, de que ela está unida como um só corpo com a cabeça no céu, ainda não veio à tona. Entretanto, sua conversão já era a preparação para isso, pois alguém das nações foi admitido sem antes se tornar judeu.

Um belo testemunho é dado sobre Cornélio. O que é dito sobre ele é uma raridade para um não judeu. Além disso, ele estava em uma posição profissional, no exército, onde a impiedade era praticada da maneira mais grosseira. Ele não era um prosélito, mas simpatizava fortemente com a adoração judaica. Toda a sua atitude mostra que ele já era convertido; no entanto, ele ainda não tinha a certeza da salvação. Pedro explica isso mais tarde em seu relatório em Jerusalém .

Toda a sua casa estava sob a influência de seu temor a Deus. Pessoalmente, ele era piedoso. Era cheio de reverência a Deus. Ele também amava o povo terreno de Deus, o que é evidente nas esmolas que dava ao povo. Sua vida foi caracterizada pela dependência de Deus, o que pode ser visto pelo fato de que ele orava a Deus o tempo todo.

Deus responde a essa atitude e a essa vida de oração. Ele vem ao encontro de pessoas que oram. Ele usa uma visão para falar com Cornélio. Deus faz isso na hora nona, que é a hora da oração e do holocausto da tarde (veja a interpretação do capítulo 3:1). Nessa hora, Cornélio vê claramente, ou seja, não vagamente, um anjo de Deus vindo até ele. O anjo o cumprimenta e menciona seu nome. De certa forma, ele está dizendo que Deus o conhece. Cornélio olha para o anjo cheio de temor. Muitas vezes vemos esse temor em pessoas que viram anjos (por exemplo, ; ).

Ele então faz a pergunta ansiosa sobre o motivo de sua vinda. No entanto, o anjo o tranquiliza. Não apenas seu nome é conhecido por Deus, mas também suas orações e suas esmolas. Essas coisas são constantes diante de Deus. Elas estão em Seus pensamentos, e em Seu tempo Ele as responde. Deus nunca se esquece de nada que alguém sinceramente diz a Ele ou faz por Ele. Ele responderá em Seu próprio tempo. Para Cornélio, esse tempo chegou.

Deus diz a Cornélio, por meio do anjo, que agora ele deve enviar homens a Jope para convidar Pedro. O anjo pode dar instruções para fazer algo, mas não pode evangelizar. Um anjo não pode proclamar a mensagem da graça. Somente uma pessoa que tenha recebido a graça pode fazer isso. O anjo diz, onde pode encontrar Pedro, a saber, na casa de um certo Simão. Ele lhe diz a profissão de Simão e onde fica a casa.

A casa de um curtidor não é um lugar luxuoso para se hospedar. O cheiro lá é ruim. Muito já foi dito sobre o significado simbólico da profissão de curtidor nos comentários do capítulo 9:43. Há algo mais aqui que também tem um significado simbólico. Diz-se que a casa fica perto do mar. O mar é um símbolo do mar das nações. Essa é uma referência ao fato de que o evangelho é destinado às nações e que Pedro é o instrumento para abrir o evangelho às nações.

Depois que o anjo foi embora, Cornélio age imediatamente. Ele não precisa ficar pensando antes. A missão é clara. Ele chama dois servos e um soldado temente a Deus. Cornélio deve ter sido um chefe muito simpático que tinha um relacionamento de confiança com seu pessoal. Ele os informa sobre a visita do anjo e o que ele lhe disse. Os homens partem sem fazer perguntas. Cornélio age em obediência a Deus, e seus homens agem em obediência a Cornélio.

A visão de Pedro

Os ouvintes foram preparados por Deus, mas agora o pregador ainda precisava ser preparado. Não havia apenas alguém buscando oração, havia também um servo que orava. Pedro busca estar a sós com Deus. Ele se dedicou à oração para que pudesse ministrar a palavra de Deus . Pedro também teve uma visão; isso o preparou para a visita dos homens de Cornélio. Ele recebe a visão quando está com fome e deseja comer. Deus usa essa necessidade prática para torná-lo receptivo à mensagem que Ele tem para Pedro.

Enquanto prepara a refeição, Pedro vê os céus se abrirem. Ele vê algo descendo de lá que o faz lembrar de um grande lençol. Ele vê o lençol sendo baixado até a terra pelos quatro cantos. Em seguida, ele vê no lençol todos os tipos de animais quadrúpedes e rastejantes da terra e pássaros do céu. Os peixes estão faltando. Todos eles são animais que também entraram na arca com Noé. Naquela época, os peixes também estavam faltando . Todos esses animais entraram na arca salvadora e foram salvos do Dilúvio.

Noé tinha animais limpos e impuros na arca. Deus salvou todos esses animais. Aqui, Deus abrange um grande arco temporal ao vincular a história do Dilúvio com essa época em que o evangelho é aberto a todas as pessoas, judeus e não judeus, como um evangelho salvador. Assim como todos os animais na arca foram salvos, também há salvação para todos os que estão em Cristo. Pedro pode ver isso na visão.

Essa visão inclui várias referências ao evangelho, por meio do qual a igreja se expande. Por exemplo, vemos que desce do céu, o que aponta para a origem do evangelho e também da igreja. Também chamamos a atenção para o fato de que o lençol é grande, que está abaixado pelos quatro cantos e que a Terra é a área para a qual ele é abaixado. O lençol grande indica o tamanho da congregação: Há espaço para todos. Os quatro cantos indicam o alcance do evangelho: ele é dirigido a todos, a todos os cantos da Terra. A terra inteira é a área onde ele é pregado. A mistura de animais e aves limpos e impuros mostra que a distinção entre limpo e impuro desapareceu. Para Deus não há acepção de pessoas .

A comissão de Pedro vem do céu. Ele é ordenado a se levantar, abater e comer. Pedro reage em choque. Por mais faminto que esteja, ele não se atreve a fazer isso. Como judeu devoto, ele ainda seguia as leis dietéticas, que proibiam o consumo de animais impuros ; . Eles deveriam observar as leis dietéticas para se manterem limpos das nações. O alimento forma uma pessoa. Se ele comesse o alimento das nações, ele se tornaria como elas.

Mas agora o lençol desce do céu. Todos esses animais no lençol estão juntos, figurativamente falando, a igreja, que consiste em todos os homens que alcançaram a fé, tanto judeus quanto gentios. A parede divisória foi removida, as leis dietéticas não se aplicam à igreja , porque a igreja é do céu e para o céu. As leis dietéticas eram para a terra e para um povo terreno.

Pedro precisa aprender a ver as coisas novas como algo que vem do Senhor. Isso lhe custa esforço. Os velhos preconceitos demoram a morrer, especialmente quando se trata de coisas que sempre fizeram parte da verdadeira adoração. Esse era um problema para sua consciência. Também podemos ter uma certa convicção de que algo é bom e, ainda assim, não ousar colocá-lo em prática porque nossa consciência fala contra. O Senhor entende isso e garante que não tenhamos de fazer algo com a consciência pesada. No entanto, pode ser que, como resultado, nos tornemos "mais papais do que o Papa". Se Deus diz que podemos ou devemos comer, não devemos dizer "não" por motivos de consciência. Pedro agora fica sabendo que Deus está mudando as regras anteriores.

A cruz mudou tudo e eliminou a diferença entre judeus e gentios. Para os cristãos, as leis dietéticas não têm mais nenhum significado. Deus pode dar a lei relativa a animais limpos e impuros, mas também pode aboli-la para um determinado grupo de pessoas. Esse grupo de pessoas consiste em todos aqueles que estão em Cristo, para os quais, portanto, não há mais condenação , assim como não houve julgamento para todos os que estavam na arca.

Para que Pedro entenda bem o significado da visão, ele ouve três vezes que não deve considerar profano o que Deus santificou. Há mais coisas que ocorreram três vezes na vida de Pedro: três vezes ele negou o Senhor, e três vezes o Senhor lhe perguntou se ele O amava.

Depois de ter sido dito a ele três vezes, o lençol é puxado para o céu novamente. Isso confirma a figura da igreja. O lençol desce do céu: a igreja é de origem celestial; o lençol é puxado para lá novamente: O propósito da igreja também é celestial.

Os enviados de Cornélio

Sua visão, que acabara de ver, não era imediatamente clara para ele, mas isso logo mudará. Enquanto ele estava pensando nisso, os homens de Cornélio se apresentaram. Outro grande momento do Senhor, como vimos com Filipe, que também se aproximou do eunuco exatamente no momento certo . O Espírito conduz Pedro mais adiante. Ele não explica a visão para ele, mas continua a prepará-lo para o seu significado. Ele diz a Pedro que três homens estão procurando por ele e ordena que ele se levante, desça as escadas e vá com eles sem duvidar. Como garantia adicional, o Espírito lhe diz que Ele os enviou.

Podemos interpretar a menção de que Pedro deve descer como significando que Pedro deve se afastar de seus preconceitos e descer ao nível dos gentios. Ele também não deve pensar se deve ir com eles ou não, mas deve ir com eles sem duvidar. Essa é realmente uma comissão do Espírito de Deus. Pedro então obedece e desce.

Ele diz aos homens que eles encontraram aquele que estavam procurando. No entanto, ele gostaria de saber qual é o motivo da vinda deles. Ele ainda não sabia. O espírito não havia lhe contado. Os homens de Cornélio contam a Pedro o motivo de sua vinda. Eles dão um belo testemunho sobre Cornélio. É o mesmo testemunho que o Espírito Santo deu sobre ele no . Os que o cercavam também o conheciam assim. É bom quando também podemos transmitir esse testemunho de outros crentes a outras pessoas.

Depois de os homens terem declarado o motivo da visita, Pedro os convida a entrar e lhes oferece acomodação. Simão deve ter lhe dado permissão para dispor de sua casa. Depois de uma boa noite de sono, os homens voltam com Pedro para Cornélio. Alguns dos irmãos de Jope também foram com eles (seis em número, ). Deve ter sido bom para Pedro o fato de os crentes locais estarem tão interessados nesse trabalho que enviaram uma delegação com ele. Ele agiu em comunhão com seus irmãos. Era uma questão para a igreja.

Pedro chega a Cornélio

Quando Pedro chega a Cornélio, este parece estar atento. Ele está aguardando ansiosamente a chegada de Pedro. Ele já convidou outras pessoas para ouvir as palavras que Pedro dirá. Trata-se de sua família e de seus amigos, com quem ele falava familiarmente sobre as coisas de Deus, porque essas coisas também os interessavam. Essa é uma expressão da nova vida, porque aqueles que a possuem ou estão interessados nela são atraídos pelas coisas de Deus.

Eles terão ouvido uma coisa e outra de Pedro e terão ficado impressionados com esse servo especial de Deus. Assim que Pedro entra, Cornélio se aproxima dele, cai a seus pés e lhe presta homenagem. O que Cornélio fez não foi bom, mas mostra sua atitude, pois, como centurião romano, ele se prostra aos pés de um simples pescador da Galileia. Pedro, no entanto, não aceita a homenagem de um homem (veja também ). A adoração é devida somente a Deus. As pessoas são meros servos.

O que Pedro diz a Cornélio é uma condenação do papado. O papa se permite ser adorado e alega seguir os passos de Pedro, porque ele pensa que é o sucessor de Pedro, que, em sua opinião, foi o primeiro papa. Deus julgará essa presunção atroz (Apocalipse 17 e 18).

Pedro então entra com Cornélio. Lá ele encontra todo o grupo que Cornélio havia convidado. O menciona apenas que Cornélio deveria ouvir as palavras. Entretanto, ele não era o único que queria ouvir essas palavras. Ele havia convidado muitos. Isso significa que ele havia falado sobre o assunto com outras pessoas e não se envergonhava do nome de Deus. Ao mesmo tempo, essa é uma prova adicional de sua firme confiança no que Deus havia dito sobre a vinda de Pedro.

Pedro relata a razão de sua vinda

Pedro primeiro diz que eles sabiam que, como judeu, ele não tinha permissão para se unir a um estrangeiro, mas que deveria permanecer separado das nações. Esse mandamento é baseado na lei ; . Quando lemos essa parte da lei, lemos sobre a proibição de se associar com as nações, mas em nenhum lugar está escrito que o contato com as nações era proibido. Isso tem a ver com a interpretação exagerada dos rabinos.

A fim de evitar uma catástrofe como o êxodo para a Babilônia, que foi o resultado da mistura de Israel com as nações, os rabinos construíram uma cerca em torno da lei. Eles reforçaram o mandamento para evitar que a lei fosse violada. Ao fazer isso, eles tornaram a lei mais restrita do que Deus a havia dado. Eles realmente queriam levar a lei de Deus a sério, mas foram longe demais em seu zelo.

Até mesmo Pedro foi envolvido nisso; Deus teve de deixar isso claro para ele. Pedro relata isso quando diz que Deus lhe mostrou que não deveria chamar ninguém de profano ou impuro. Pedro agora aplica o que o próprio Deus lhe mostrou por meio do grande lençol. Ele entendeu o que Deus quis dizer com isso e também levou a instrução a sério. Ele entendeu que, se Deus considera as pessoas limpas, então ele deve fazer o mesmo. Foi por isso que ele aceitou o convite e foi até Cornélio sem mais objeções.

A propósito, o cancelamento da distinção entre limpo e impuro não significa que o contato livre com o mundo agora pode ocorrer. A amizade com o mundo ainda é proibida. A luz e as trevas não são compatíveis, e a amizade com o mundo é inimizade contra Deus ; . Não podemos evitar nosso contato com o mundo , mas não devemos fazer amizade com ele.

Trata-se de nossa atitude interior em relação ao mundo, o qual sabemos que rejeitou e continua a rejeitar o Senhor Jesus. O Senhor Jesus era conhecido como amigo dos cobradores de impostos e dos pecadores , mas esses eram os cobradores de impostos e os pecadores que tinham um interesse genuíno Nele. De forma alguma Ele fez causa comum com suas práticas erradas. Os fariseus não tinham esse contato e, por isso, condenaram o Senhor. Ele era amigo dos publicanos e pecadores, mas inimigo do mundo.

No entanto, Pedro ainda não sabia por que deveria procurar Cornélio. Por isso, ele o questiona sobre isso. É importante que o próprio Cornélio diga o que precisa. Também devemos fazer perguntas primeiro e aprender a ouvir o que preocupa as pessoas. Filipe também abordou o eunuco com uma pergunta .

Cornélio explica o convite

Cornélio explica que a origem de seu pedido foi uma oração. Cornélio era um homem que continuamente rogava ao Senhor. Ele não orava ocasionalmente por uma coisa, mas constantemente. Ele enfatizou a intensidade de sua oração por meio do jejum.

Deus quer ser solicitado. Ele responderá. Para Cornélio, a resposta veio do céu na forma de um homem vestindo um manto brilhante. A resposta de Deus irradia beleza. Cornélio repete o que o anjo havia dito no . No , a ordem ainda é: esmola e oração. Deve ter sido assim para Cornélio. Mas Deus menciona primeiro a oração de Cornélio e depois fala da esmola.

Cornélio é um homem nascido de novo. Somente pessoas nascidas de novo buscam a Deus de verdade. Ao mesmo tempo, ele também é um homem que ainda não conhece o evangelho da salvação . Ele tem a vida de Deus, mas ainda não tem a certeza da salvação; alguém recebe isso quando recebe o Espírito Santo como penhor da salvação . Pedro teve de pregar essas palavras de salvação. Por isso, Cornélio teve de mandar buscar Pedro em Jope. O anjo havia dito a Cornélio exatamente quem ele deveria chamar, onde essa pessoa estava e também por que ele deveria chamá-la. Também lhe foi dada a certeza de que Pedro viria.

Cornélio continua contando como fez imediatamente o que o anjo disse e enviou uma mensagem a Pedro. Ele elogia Pedro por ter vindo. Esse é um momento sagrado e um lugar sagrado. A presença de Pedro e dos seis irmãos da igreja de Jope dá a todos a sensação de que estão na presença de Deus. É assim que Cornélio fala. Essa é a atmosfera certa para ouvir as palavras do Senhor. Pedro tem permissão para transmitir o que lhe foi ordenado pelo Senhor. Cornélio e os outros não esperam outra coisa.

O sermão de Pedro

Pedro agora começa seu discurso evangelístico, que é a chave com a qual a porta do evangelho é aberta para as nações. É um discurso completamente diferente daquele do capítulo 2. Ele sabe que esse é um público diferente e leva isso em consideração em seu discurso.

Em suas primeiras palavras, ele reconhece a soberania de Deus: ele elimina qualquer diferença entre os homens. Não se trata de saber se alguém pertence ao povo certo por nascimento, mas se alguém teme a Deus e demonstra isso fazendo o que agrada a Deus. Essas são palavras incomuns vindas da boca de um homem judeu, mas são os pensamentos de Deus. Pedro começa a se dar conta da lição. Cornélio é um homem que teme a Deus e pratica a justiça. Pedro reconhece que ele é agradável aos olhos de Deus.

Em seu sermão, Pedro fala sobre os grandes fatos da salvação em relação ao Senhor Jesus. Ele fala sobre sua vida, sua morte, sua ressurreição e sua glorificação. Quando Deus enviou o Verbo aos filhos de Israel, Ele o fez proclamando a paz por meio de Jesus Cristo. Mas a vinda de Jesus Cristo não é importante apenas para Israel. Pedro deixa isso claro logo de início ao falar sobre Ele como “Senhor de todos”. Portanto, Ele não é apenas o Senhor dos israelitas , mas é o Senhor de todas as nações.

Pedro então retoma o que eles sabiam sobre João Batista. Desse momento em diante, ele leva seus ouvintes a Jesus Cristo, assim como João Batista apontou para Ele. É importante continuar enfatizando as grandes verdades sobre a vida e a obra do Senhor Jesus.

Pedro fala sobre Ele como “Jesus de Nazaré”. Isso é o que Ele é em virtude de Seu nascimento e dos anos em que viveu em Nazaré, ou seja, desde o momento em que viveu lá até Sua aparição pública entre o povo. Esse nome evoca desprezo entre os homens . Mas para Deus, Ele é o Filho escolhido e amado. Ele O ungiu. A unção expressa o favor de Deus e Sua eleição. Deus estava com Ele porque Ele sempre fez o que era agradável a Deus.

Sua unção também ocorreu em relação ao Seu ministério. O Espírito Santo deu a Ele o poder para o Seu ministério. Ele foi dotado de poder que veio sobre Ele, como aconteceu mais tarde com os discípulos . Nós também somos ungidos , porque também precisamos da unção para o nosso ministério. O ministério do Senhor Jesus incluía fazer o bem, curar e quebrar o poder do diabo. Em tudo o que Ele fez, Deus estava com Ele, porque tudo o que Ele fez foi uma alegria para o coração de Deus.

Pedro pode citar a si mesmo e aos outros apóstolos como testemunhas de tudo isso. Ele viu o que o Senhor Jesus fez na terra dos judeus, na Judeia e em Jerusalém, ou seja, no coração da adoração judaica. Foi lá que Ele sofreu a maior resistência ao Seu ministério, e foi lá que finalmente O mataram, pendurando-O em um madeiro. Foi lá que foi lançado o alicerce para todas as boas obras, para as curas e para a destruição do poder do diabo. Foi lá que Deus deu Seu Filho para destruir o pecado para todos os que crêem Nele.

No entanto, Sua morte não foi o fim. Como poderia ser esse o caso! As pessoas podem rejeitá-Lo como desprezível e pensar que se livraram Dele, mas para Deus a situação é diferente. Foi precisamente em Sua rejeição que Deus encontrou o maior motivo de Seu prazer. Foi exatamente em sua rejeição que o Senhor Jesus cumpriu tudo o que Deus exigiu dele. É por isso que Deus demonstrou Seu total favor a Ele e à Sua obra ao ressuscitá-Lo dos mortos no terceiro dia. Ao fazer isso, Ele deu a Ele a oportunidade de se revelar a várias pessoas após Sua ressurreição.

Ele não apareceu para o povo incrédulo de Israel, mas para os crentes. Ele apareceu para muitos a fim de dar o testemunho inegável de Sua ressurreição. Na ressurreição, só pode haver comunhão com aqueles que O têm como vida e que, portanto, compartilham Sua vida de ressurreição. Vivemos no tempo da fé, não da visão , mas a ressurreição está documentada como um fato que muitos viram com seus olhos. Pedro e os outros apóstolos foram incumbidos de dar testemunho do Cristo ressuscitado na Terra . Paulo deveria se tornar a testemunha do Senhor glorificado no céu, que ele havia visto a caminho de Damasco.

Pedro ainda não mencionou em seu discurso que a salvação também é para os gentios. Até agora, ele é apenas um Cristo para Israel. A ordem para pregá-Lo foi dada com relação ao povo terreno de Deus. Para concluir seu discurso, Pedro, portanto, O apresenta como o juiz dos vivos e dos mortos designado por Deus. Esse é o ponto final da vinda de Cristo para o Seu povo.

Pedro então introduz que o testemunho não se limita a Israel, mas que há perdão dos pecados por meio de Seu nome para todo aquele que crê em Cristo. O anterior foi necessário para chegar a esse ponto. Trata-se da fé Nele. Todos os profetas apontaram isso. Os profetas também indicaram que há perdão para todo aquele que crê Nele. Nesse ponto, acontece o avanço.

As consequências do discurso

Durante o discurso, o Espírito Santo repentinamente cai sobre todos os que ouvem a palavra de salvação. O dom do Espírito Santo, o selo da bênção cristã entre os judeus e o fruto da obra de redenção que o Senhor Jesus realizou, é concedido tanto às nações quanto aos judeus. Portanto, aqui encontramos a ordem: ouvir e crer na Palavra, depois receber o Espírito Santo e depois o batismo .

O Espírito é dado aqui após o testemunho sobre a ressurreição do Senhor Jesus, da qual eles obviamente não tinham ouvido nada. Eles sabiam de sua vida e morte. Sem primeiro serem batizados (como na conversão dos judeus no capítulo 2) e sem a imposição de mãos (como na conversão dos samaritanos no capítulo 8), o Espírito Santo vem sobre aqueles que ouviram a palavra. Aqui vemos os gentios sendo acrescentados à igreja de Deus por meio do evangelho. Essa ainda é a maneira como Deus age .

Os judeus crentes, que aqui são explicitamente chamados de “os crentes da circuncisão”, estão perplexos. Eles não conseguem entender o que está acontecendo. Era difícil para os judeus aceitarem o fato de que as nações estavam entrando no mesmo relacionamento com Deus que eles, o povo escolhido, e de uma maneira mais simples, porque eles primeiro tinham que ser batizados.

Deus estava prestes a romper as fronteiras ao redor de Israel. Ele provou que aceitava as nações. Ele enfatiza isso ao vincular o milagre do dom do Espírito Santo com o sinal de falar em línguas, exatamente como no capítulo 2. Aqui, também, é o sinal de que Deus está se dirigindo a todas as nações. Esse foi um sinal para os judeus crentes que ainda eram incrédulos em alguns aspectos, porque não podiam acreditar que os gentios também eram aceitos por Deus .

Os gentios receberam o Espírito Santo sem antes se tornarem judeus. Deus não exigiu que eles confessassem sua impureza como gentios, mas os aceitou sem condições. Eles não devem nem mesmo ser levados ao judaísmo. Eles são o novo rebanho fora dos limites do judaísmo . Eles agora pertencem à igreja. Somente a fé é suficiente para receber o Espírito Santo. Se Deus não impuser nenhuma outra condição, as pessoas não poderão fazê-lo exigindo que guardem a lei ou partes dela.

Se Deus os acrescenta ao corpo somente com base na fé por meio do dom do Espírito Santo, as pessoas não podem negar-lhes acesso ao círculo de crentes na Terra, o que ocorre por meio do batismo com água. No passado, o batismo significava que alguém era batizado para pertencer ao povo judeu: batismo prosélito. Aqui, o batismo significa admissão ao cristianismo. Cornélio e sua família são batizados em nome de Jesus Cristo.

Depois que Cornélio e seus seguidores são batizados, o ministério de Pedro é cumprido. Eles desejam receber mais instruções e, portanto, pedem que ele fique mais alguns dias. Pedro certamente terá cumprido esse desejo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário