Como muitas outras especiarias, o incenso é a seiva de uma planta que gosta do cal dos países quentes. Ele queima com uma chama branca e espalha uma densa fumaça branca com um cheiro agradável. Apenas queimando, esta fragrância é liberada. Muitas vezes se adiciona outras especiarias ao incenso para melhorar o odor ou para mudá-lo levemente.
O incenso do santuário era, como já vimos, de uma composição especial. Para o incenso real era adicionado o estoraque, ônica e o gálbano, cada especiaria em partes iguais em peso. Isso tudo ainda foi salgado. O incenso teve que ser triturado muito finamente e colocado diante do testemunho na tenda da congregação (Êxodo 30: 36). A mesma mistura de especiarias também era queimada manhã após manhã e noite após noite, quando as luzes do candeeiro eram preparadas ou acesas no altar de ouro de incenso diante do véu. Com ele o sacerdote também encheu suas duas mãos e as colocou sobre as brasas do incensário de ouro quando ele entrou no Santo dos Santos no dia da expiação. Ele então estava envolvido em uma nuvem de cheiro suave que subia para Deus. Assim ele era capaz de estar diante de Deus.
O incenso sempre tinha que estar sobre brasas, que deviam ser tiradas do altar do holocausto: A fragrância do nome de Jesus não pode ser separada de seu sacrifício sangrento.
Incenso é uma figura da intercessão de Cristo pelos seus. "Suba a minha oração, como incenso, diante de ti, e seja o levantar das minhas mãos como o sacrifício da tarde!" (Salmos 141: 2). Que grande porta-voz que temos, é inestimável para nós o exercício de Seu ofício diante de Deus, permanecendo ali para nós no pleno valor de Sua perfeita humanidade e Seu sacrifício.
Novamente, sentimos nossa incapacidade de escrever sobre essas coisas. Elas são muito altas em nosso estado de fraqueza. Mas temos o privilégio de sempre permanecer no espaço abençoado do santuário através da fé.
Pudessemos sempre estar lá!
Além das especiarias que discutimos até agora, encontramos na palavra quatro outras que não foram usadas nem no óleo da unção nem no incenso. Elas nos mostram novamente novas faces da fragrância do nome de Jesus. Elas nos ajudam a entender o que Ele é para o coração daqueles que O amam, em oposição às especiarias consideradas até agora, que apontam mais para o que Ele é para o coração de Deus. O mais conhecido desses quatro é com certeza:
O nardo
Nenhum comentário:
Postar um comentário