quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Para que Cristo habite, pela fé, no vosso coração; a fim de, estando arraigados e fundados em amor. Efésios 3: 17

Habitar e enraizar-se

 

O apóstolo Paulo usa neste versículo duas imagens fáceis de entender, tiradas da vida cotidiana e da natureza. Primeiro, fala-se de habitar: Cristo deve habitar em nossos corações pela fé, e não como um hóspede de passagem, que apenas faz uma breve visita. Ele também não deve ser um “hóspede permanente”, que pode habitar em nós por um longo tempo e depois nos deixar novamente. Não, Cristo quer habitar para sempre em nossos corações. 


Uma casa é geralmente decorada de forma a atender aos desejos e necessidades de seus moradores. Assim, devemos remover de nosso coração — de nossos afetos e pensamentos — tudo o que não é adequado para esse morador sagrado. Isso não deve ser difícil para nós, pois Cristo habita em nós com todo o seu amor. 


Isso nos leva à segunda imagem: as raízes fortes de uma árvore. As raízes têm principalmente a função de absorver água e nutrientes do solo. Assim, devemos estar enraizados no amor de Cristo e extrair dele o alimento para o nosso homem interior. Isso acontece quando nos ocupamos com a sua palavra e meditamos sobre ele, sobre a sua glória e o seu amor. 


As raízes também garantem que a árvore permaneça em pé e não caia durante uma tempestade. Também experimentamos isso quando estamos fundamentados no amor de Cristo. Essa firme ancoragem nos protege e nos preserva nas tempestades da vida. Quanto melhor conhecemos o Senhor Jesus, mais fácil nos é decidir e agir corretamente, mesmo em situações difíceis. 


Assim, esse habitante divino é uma bênção para nós; e nós O alegramos quando retribuímos o Seu amor. 


Leitura bíblica diária: Isaías 61: 1 - 11; Marcos 2: 1 - 12


Nenhum comentário:

Postar um comentário