domingo, 2 de novembro de 2025

Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção. 1 Coríntios 1: 30

Cristo, nossa sabedoria

 

Por que a sabedoria é mencionada em primeiro lugar nesta lista? Porque este capítulo nos mostra, acima de tudo, como a sabedoria humana é sem valor e que essa “sabedoria dos sábios” teve que ser destruída pela cruz de Cristo (v. 19.27).


Deus tem sua própria sabedoria. Essa sabedoria está resumida em Cristo Jesus; ela se manifestou plenamente na pessoa de Cristo, especialmente no Senhor crucificado. Todos os pensamentos de Deus têm seu centro, seu conteúdo e seu objetivo no Senhor Jesus. E quando temos Cristo, possuímos a sabedoria de Deus! Pois Cristo é “a sabedoria de Deus” (v. 24).


Era exatamente dessa sabedoria de Deus que precisávamos! Talvez nem sempre tenhamos consciência disso, mas é realmente assim. Pois, por natureza, éramos como as outras pessoas, estávamos “obscurecidos em nosso entendimento”, na ignorância sobre nós mesmos e sobre Deus. Não estávamos apenas nas trevas, mas éramos nós mesmos “trevas”. Por nós mesmos, não podíamos encontrar Deus. Mas, pela Sua graça, agora somos “luz no Senhor”, estamos na luz da revelação de Deus (Atos 26:18; Efésios 4:18; 5:8).


Quando olhamos para o Senhor Jesus, vemos a sabedoria de Deus em pessoa. O Espírito Santo nos mostra, por meio da Bíblia, essa pessoa maravilhosa que é o centro dos desígnios de Deus: Cristo. E quanto mais refletimos sobre o que as Escrituras nos dizem a respeito dele, mais clara se torna nossa visão de tudo o que nos rodeia. Assim, reconhecemos mais claramente, por exemplo, quais são os pensamentos de Deus para o futuro. A chave para compreendê-los é Cristo. — Não somos ricamente abençoados por termos Cristo e, nele, a sabedoria de Deus?


Leitura bíblica diária: Isaías 58: 1 - 14; Marcos 1: 9 - 20


Nenhum comentário:

Postar um comentário