Lucas 13



                          

Converter-se ou perecer

Na mesma época, quando o Senhor Jesus falou sobre a atitude deles em relação a Deus , as pessoas foram até Ele e relataram um fato abominável. O cruel e insensível governador Pilatos havia se vingado dos galileus com brutalidade e insensibilidade desenfreadas, matando-os e misturando o sangue deles com os sacrifícios a Deus. Ao fazer isso, ele demonstrou seu profundo desprezo pelo serviço de sacrifício deles. Então, certamente os galileus devem ter pecado gravemente, tal é o pano de fundo de seu relato. Não se trata nem mesmo do tratamento cruel de Pilatos, mas sim do parecer deles sobre o que havia acontecido com os galileus.

O Senhor lhes responde que não cabe a eles deduzir os pecados deles a partir do que os outros sofreram. Quando alguém é atingido por um desastre, temos a tendência de procurar as causas e ficar fora da linha de fogo. Isso afeta os outros e não a mim. Da mesma forma, os amigos de Jó também julgaram seu sofrimento e se manifestaram em relação a ele. No entanto, eles não falaram corretamente dele, nem falaram corretamente de Deus .

O Senhor faz do relatório com o qual as pessoas vêm a Ele um relatório que se dirige à consciência deles. Essa luz brilha sobre cada homem e, por meio dela, a condição lamentável de todos os homens, sem exceção, vem à tona. Seu chamado para que se convertam vem de Seu ministério de graça, mas se não se converterem, o mesmo destino lhes sobrevirá. Foi assim que aconteceu. Os judeus que não se converteram, de acordo com a palavra do Senhor, pereceram nas mãos dos romanos, que mais tarde devastaram Jerusalém. Os romanos fizeram com os judeus o que Pilatos fez com os galileus.

O próprio Senhor acrescenta outro relato. Eles haviam falado dos galileus. Isso dizia respeito a pessoas distantes, no norte. Ele os lembra de um incidente mais próximo, do que aconteceu com as pessoas de Jerusalém. Algum tempo antes, dezoito habitantes de Jerusalém haviam morrido quando uma torre em Siloé caiu sobre eles. Por que a torre matou esses dezoito habitantes e não outros ou até mais habitantes? Será que foi porque essas dezoito pessoas mereciam morrer e as outras não? Esses dezoito eram mais culpados do que o restante do povo de Jerusalém?

Mais uma vez, Ele diz um claro "não" a isso e faz do incidente com a torre um evento que deve afetar a consciência de todos eles. Se nos for permitido permanecer vivos enquanto algo ruim acontece com os outros, não é apropriado que abordemos a questão da culpa. O Senhor quer falar ao nosso próprio coração e à nossa consciência em cada acontecimento. Ele deve fazer com que os homens percebam que isso poderia ter acontecido com eles também e que eles devem se perguntar onde passarão a eternidade se morrerem sem Cristo.

A figueira infrutífera

Israel achava que estava seguro, mas não tinha consciência da terrível condição em que se encontrava. Era muito errado especular calmamente sobre os galileus, e seria tolice esquecer o povo de Jerusalém. O Senhor ainda apela à consciência deles mostrando-lhes, na forma de uma parábola, sua própria história e o que estava reservado para eles por parte de Deus.

Ele compara Israel a uma figueira que alguém plantou em sua vinha. A figueira representa Israel diante de Deus em sua própria justiça. Vemos com Adão e Eva que, depois de caírem em pecado, eles se vestiram com folhas de figueira . Isso foi para cobrir sua nudez, sua culpa diante de Deus. Sua própria justiça, no entanto, não atendia às exigências de Deus, e foi por isso que Ele lhes fez roupas de pele. Assim, eles estavam diante de Deus, cobertos por um sacrifício que aponta para Cristo. Somente Nele o pecador pode se apresentar diante de Deus.

Israel também mostrou que não podia se apresentar diante de Deus em sua própria justiça. É verdade que eles pensaram que podiam, quando prometeram que fariam tudo o que Deus quisesse . Naquela época, Deus lhes deu a lei para mostrar como poderiam viver para Sua glória e alegria. A vinha nos lembra disso, porque o vinho fala de alegria.

Mas será que Israel cumpriu suas promessas de ser justo e deu alegria a Deus? Quando Ele veio buscar frutos, não os encontrou . Na parábola, o proprietário (Deus) diz ao lavrador (o Senhor Jesus) que há três anos está buscando frutos "nesta figueira" (Israel), mas não os encontra. Deus, em Seu Filho, está buscando frutos em Israel há três anos, mas o povo O rejeita.

A sugestão é cortar a figueira, pois ela não dá fruto. Então pode-se pensar em outra coisa que dê frutos. O vinhateiro, no entanto, pede mais um ano de graça. Então ele ainda poderá fazer tudo e tentar obter frutos. Assim, o Senhor Jesus está ocupado com a graça e não exigindo, para ganhar seu povo para Deus. Foi somente por causa de sua mediação que Deus ainda estava disposto a tolerar Israel.

O ano extra também pode se referir ao tempo entre a ascensão do Senhor e o apedrejamento de Estêvão, quando Ele é rejeitado como o Senhor glorificado. Se não houver sucesso, apesar do tempo extra e dos esforços especiais, a maldição virá. E foi o que aconteceu. Israel desapareceu de seu lugar como testemunha. A figueira, o símbolo de sua existência nacional, foi cortada e secou.

Mulher com espírito de enfermidade

Embora o Senhor tenha anunciado o destino que ameaça os judeus porque eles tornam a terra inútil, Ele ainda vai às sinagogas deles para ensinar o povo. Assim também neste sábado. Ainda é o tempo da paciência, e a graça não se detém em ajudar alguns. A mulher transmite uma imagem da necessidade espiritual, dessas pessoas que são totalmente fracas espiritualmente e andam curvadas sob a lei. Elas não têm força para se erguer e olhar para cima. A mulher constantemente vê apenas a si mesma.

É exatamente isso que caracteriza a lei. A lei exige que o homem cumpra certas obrigações, mas ele não consegue cumpri-la. Se uma pessoa for séria, ela se curvará cada vez mais sob o fardo insuportável da lei. Ela está constantemente preocupada consigo mesma para escapar do julgamento da lei se não obedecer.

É como o homem em Romanos 7 que, ao tentar guardar a lei de Deus, afunda cada vez mais no atoleiro de seus próprios esforços. Mais de quarenta vezes nesse capítulo aparece a pequena palavra "eu". Ele olha apenas para si mesmo até que finalmente vê o Senhor Jesus. Isso o tira do atoleiro . O mesmo acontece com essa mulher que é dominada por um espírito de fraqueza. Podemos aplicar o espírito de fraqueza ao ensino perverso que faz com que as pessoas andem curvadas o tempo todo. O único que pode libertar uma pessoa disso é Cristo, quando Ele profere Sua palavra libertadora.

Sem que a mulher pedisse, o Senhor a chamou para si. Ele a vê e a conhece. Ele sabe há quanto tempo ela está caminhando pela vida curvada dessa maneira. Sua graça flui para ela porque ela anseia por isso. Ele conhece esse desejo. Ele fala Sua palavra libertadora. Primeiro, Ele a liberta do espírito de fraqueza. Em seguida, impõe as mãos sobre ela para transmitir-lhe Seu poder a fim de que ela possa se erguer. Depois de Suas palavras, que libertaram sua alma, Ele lhe dá força para o corpo. O primeiro que ela vê é o Senhor Jesus. Isso a leva a glorificar a Deus. Há muitos crentes que estão voltados para a terra e, portanto, não conseguem glorificar a Deus. Aqueles que são verdadeiramente libertados dão graças a Deus .

Repreensão dos adversários

Um homem arrogante, cheio de justiça própria legal, presume prescrever a lei a Deus! Deus não deveria trabalhar em Seu próprio sábado! Que insensatez supor que Deus guardaria o sábado em um mundo cheio de miséria como resultado do pecado e em uma terra de Israel que virou as costas para Ele .

Em Sua resposta, o Senhor expõe o que os homens consideram normal e o que toda consciência natural também aprovaria, a despeito de todo raciocínio legal. Seria cruel e não estaria de acordo com os pensamentos de Deus privar um pobre animal de seu alimento ou bebida necessários porque é sábado. Se não formos tão cruéis, como ousamos negar a graça de Deus para dar liberdade a uma vítima de Satanás?

Pelo fato de o chefe da sinagoga e seus colegas cuidarem de seus animais, mas criticarem o cuidado de Deus com um ser humano, o Senhor os chama de "hipócritas". Eles são bons com seus animais e se ressentem do fato de Deus ser bom com um ser humano. Como instrução especial para esses hipócritas legais, o Senhor dá duas razões para a cura da mulher. Primeiro, ela é uma verdadeira filha de Abraão. Ele viu nela a fé que Abraão também possuía. Os hipócritas podem afirmar que são descendentes de Abraão, mas, na realidade, espiritualmente falando, eles têm o diabo como pai .

Em segundo lugar, a mulher ficou presa por Satanás durante dezoito anos. A mulher era crente , mas Satanás usou o estado de fraqueza dela como uma oportunidade para prendê-la ainda mais e impedi-la de ser curada. A adoração dos líderes religiosos também garantiu que ela não pudesse ser curada. A lei não liberta, mas leva a uma escravidão maior. Somente Cristo, em sua graça, pode mudar essa situação.

Portanto, está claro que, embora o líder da sinagoga finja ter grande reverência pelas ordenanças de Deus, ele é, na verdade, um serviçal de Satanás. Se ele realmente tivesse reverência pela lei, teria se regozijado com o fato de o Senhor ter expulsado esse espírito de fraqueza pelo qual a mulher esteve presa por tanto tempo. Ele certamente também teria perguntado se o Senhor estava disposto a libertá-lo também de sua escravidão à lei, que ele também não conseguia cumprir e que o condenava.

A verdadeira reverência pela lei é demonstrada pela aceitação da lei. Aquele que leva a lei a sério e é honesto admitirá que não é capaz de cumpri-la e, portanto, não pode se acertar com Deus dessa forma. Ele se dá conta de que o julgamento deve recair sobre ele porque não pode cumprir a lei. Então, ele estará próximo de reivindicar a graça de Deus que se manifestou em Cristo.

O ensino sobre a graça divina envergonha os adversários e enche muitos de grande alegria. Aqueles que se regozijam reconhecem claramente a boa mão de Deus e sentem a diferença que há entre Cristo e a teologia sem vida do chefe da sinagoga, mesmo que vejam pouco de quem o Senhor Jesus realmente é.

Parábola do grão de mostarda

A doença da mulher mostrou que Satanás usa o sistema da lei para manter as pessoas em cativeiro. Em contraste, vemos na cura da mulher que o reino de Deus está se manifestando por meio do ministério do Senhor Jesus. Entretanto, esses são apenas eventos isolados até o momento. Não se trata do estabelecimento público do reino, mas do estabelecimento do reino no coração dos indivíduos. O Senhor nos mostra em duas parábolas como isso acontece em geral. Nessas parábolas, vemos que a introdução da graça e do poder do reino ainda não produz um estado perfeito. O estado externo e interno do reino foi invadido pela corrupção.

Na primeira parábola, o Senhor compara o reino a um grão de mostarda. Esse grão de mostarda é semeado e cresce até se tornar uma grande árvore. As aves do céu fazem seus ninhos em seus galhos. Essa é uma imagem do desenvolvimento do cristianismo, que se espalharia em um poderoso sistema externo no qual todos os tipos de influências malignas (representadas pelas aves, encontrariam seu caminho.

Foi isso que aconteceu. O cristianismo é agora um sistema mundano, assim como o islamismo ou o judaísmo. É um poder mundial ativo, no qual estão no comando muitos que apenas ostentam o nome de "cristãos", mas que interiormente não o são de forma alguma. Eles são inimigos de Deus e de Sua verdade, que introduzem ensinamentos falsos em muitas áreas. Eles distorcem a Palavra de Deus e fazem mau uso dela para espalhar mentiras e exercer poder sobre as almas.

Parábola do fermento

O Senhor pergunta mais uma vez com o que Ele deve comparar o Reino de Deus. Ele quer acrescentar outra parábola à anterior e, assim, iluminar o Reino de Deus de uma perspectiva diferente. Ao fazer a pergunta novamente, Ele capta a atenção dos ouvintes e os faz pensar sobre o assunto.

No grão de mostarda, Ele mostra o crescimento externo do reino, como as pessoas o veem e lidam com ele. Ao acrescentar a parábola do fermento, o Senhor enfatiza o aspecto interno do reino. Nas Escrituras, o fermento é exclusivamente uma figura do pecado. Portanto, quando o reino de Deus é comparado ao fermento, a questão é que o reino de Deus assume uma característica interna que é pecaminosa. Não se trata apenas de influências malignas, como apresentado nos pássaros, mas há um efeito penetrante e sempre progressivo do mal, pelo qual, em última análise, toda a cristandade está permeada pelo pecado.

Na prática, vemos isso na Igreja Católica Romana, que, como sistema religioso, exerce sua influência corruptora na cristandade e, por fim, fermenta toda a cristandade com ela. No ecumenismo, isso terá seu efeito total. Portanto, vemos não apenas o surgimento na terra de um poder que começa muito pequeno e se torna tremendamente grande, mas também um sistema dogmático que se espalha em uma determinada área (cristandade) e influencia os pensamentos e sentimentos das pessoas.

"Uma mulher" traz o fermento. A mulher é uma imagem da igreja corrupta. As três medidas de farinha falam do Senhor Jesus (veja a oferta de cereais em Gênesis 2). A corrupção que a mulher introduz tem a ver com a pessoa de Cristo. Sua pessoa está sendo atacada. Ensinamentos demoníacos e abomináveis sobre Ele encontraram seu caminho no cristianismo.

Entrando pela porta estreita

Lucas menciona novamente no intervalo, que o Senhor está a caminho de Jerusalém e o que Ele faz no caminho para lá. O Senhor sabe o que enfrentará em Jerusalém, mas continua Seu ministério sem se intimidar. Ele deve perecer em Jerusalém pelas mãos de Seu povo. Eles O rejeitarão, mas Suas palavras de graça continuarão a ser ouvidas.

Enquanto Ele ensina em algum lugar do caminho, alguém faz uma pergunta. Essa pessoa quer saber Dele se são poucos os que serão salvos. A pergunta deve ter surgido de Seu ensino. O Senhor não dá uma resposta direta a isso, mas se dirige à consciência do questionador no que diz. Ele não está preocupado com a pergunta, mas com o questionador.

É verdade que em Sua resposta soa que há poucos, porque é preciso entrar por uma porta estreita. Não cabe nada que seja do homem, que o torne grande. Ele precisa se tornar pequeno. É uma questão de o questionador se certificar de que está em um relacionamento correto com Deus. Isso não significa que ele tenha que realizar algo para isso, mas ele deve buscá-lo com tanta diligência que isso pode ser comparado a uma luta.

A questão aqui é que é preciso lutar para entrar pela "porta estreita". A porta estreita significa que a pessoa se volta para Deus com fé e arrependimento. Isso é fácil, mas também é difícil, até mesmo impossível para aquele que não quer romper com sua vida antiga. Nada da carne e do mundo pode entrar nela. É uma luta chegar até aqui.

O Senhor fala daqueles que entendem, que não é suficiente pertencer ao povo escolhido. Eles entendem que precisam nascer de novo e, para isso, devem olhar para Deus, que mostrou que o Senhor Jesus é a porta . Muitos tentarão entrar no reino, mas o farão de maneira confortável, em seus próprios termos. Eles querem entrar pela porta larga, mas não terão sucesso.

Eles tentam obter as bênçãos do reino sem terem nascido de Deus. Querem ter todos os privilégios prometidos a Israel sem nascer da água e do Espírito . No entanto, isso é impossível. Eles tentarão entrar. Mas não podem, porque para isso precisam passar pela porta estreita, ou seja, precisam se converter e nascer de novo, e eles não querem fazer isso. Deus tem uma casa na Terra cuja porta está aberta para qualquer pessoa que queira entrar. Entretanto, isso só é possível pela porta estreita.

Nos versículos seguintes, o Senhor mostra que está chegando um tempo em que o dono da casa se levantou e fechou a porta, e a árvore foi cortada . Para Israel, o tempo de entrar nas bênçãos do reino está encerrado. Aqueles que são convidados ficam do lado de fora.

Fora da porta

Chega um momento em que não há mais oportunidade de entrar pela porta que Deus indicou, que é a de seu Filho. É como a porta da arca de Noé. Durante muito tempo, o convite foi feito para escapar do juízo anunciado. Então chegou a hora de Deus fechar a porta . A porta só será aberta novamente quando os julgamentos tiverem purificado a Terra. Não importava o quanto as pessoas batessem na porta quando chovia e a água começava a subir, e não importava o quanto batessem quando continuava chovendo e a água continuava subindo - a porta permanecia fechada. Somente aqueles que haviam entrado na arca com Noé estavam seguros e salvos.

O mesmo acontece com as pessoas que ficam do lado de fora da porta quando Deus se levanta e fecha a porta da graça. Elas baterão e pedirão para que lhes seja aberta. No entanto, o Senhor lhes responderá que não sabe de onde eles são. O tempo da graça terminou quando o Senhor Jesus se levantou para julgar a Terra e Seu povo .

O Senhor conhece as reações que se seguirão quando a porta for fechada e os juízos chegarem. Eles vão querer lembrá-lo de que, afinal, Ele deve tê-los visto. Afinal de contas, eles comeram e beberam diante Dele. Afinal de contas, eles estavam lá quando Ele ensinou em suas ruas. Assim, eles invocam prerrogativas externas cuja importância, obviamente, eles notam de repente. A tragédia é que, ao mesmo tempo, eles estão dando uma prova clara de sua culpa. Ele estava lá e eles não O queriam. Ele havia ensinado em suas ruas, mas eles - ainda piores do que as nações - O desprezaram e rejeitaram. Eles não haviam se convertido. O tempo da graça finalmente acabou. O julgamento está marcado. A mudança não é mais possível.

Ele, o Onisciente, que sabe perfeitamente de onde eles vêm, diz a eles que não sabe de onde eles são. De onde quer que venham - em qualquer caso, não estão em contato com Ele. É por isso que Ele os manda embora. Nem jamais estarão em contato com Ele. A razão é que eles são malfeitores. Eles sempre agiram de acordo com a vontade própria e desconsideraram os direitos de Deus.

Eles são mandados embora, para longe do Senhor, para onde há "choro e ranger de dentes". O "choro" é por causa da dor e da tristeza, e o ranger de dentes é por causa da raiva que os controlará incessantemente . A agonia da dor infernal é agravada quando eles veem os homens que sempre disseram ser descendentes deles. No entanto, isso era verdade apenas com relação à descendência física deles. Eles nunca compartilharam da fé desses homens. Espiritualmente, eles são descendentes do diabo, de quem compartilham a sorte. Eles não queriam entrar no reino de Deus pela porta estreita. Não obedeceram às vozes dos profetas que os chamavam à conversão. Agora eles são expulsos, estão fora do reino, fora do lugar de bênção.

Em seu lugar, virão pagãos de todas as direções e se deitarão à mesa no reino. Eles entraram pela porta estreita da conversão a Deus e da fé no Senhor Jesus. A porta não é apenas para Israel, mas para todas as pessoas em toda a Terra. A graça de Deus é para todos.

O Senhor termina sua resposta com uma palavra especial, pela qual se reconhece que a graça ainda existe para Israel, afinal de contas. A mensagem da graça foi enviada primeiro a Israel e depois aos gentios. Israel rejeitou a graça, e assim os gentios receberam primeiro uma parte da graça. Mais tarde, Israel, ou seja, um remanescente, também participará da graça. Deus não rejeitou seu povo para sempre.

Lamentação sobre Jerusalém

Os ensinamentos do Senhor não agradam aos fariseus. Quando o Senhor entra no território de Herodes a caminho de Jerusalém, eles o abordam com a mensagem de que Herodes quer matá-Lo. Parece que estão tentando amedrontá-Lo com a mensagem sob o pretexto de que estão preocupados com Sua vida. No entanto, Ele não se impressiona com a suposta preocupação deles. Ele sabe que, por mais perverso que Herodes seja, os fariseus não são melhores e que a expressão de interesse e preocupação deles com Sua pessoa é hipocrisia.

Parece também que Herodes está usando a mentalidade dos fariseus. No ódio que ambos têm por Ele, eles se encontram, e um usa o outro para seus próprios planos assassinos. O Senhor, porém, não se deixa influenciar, não importa qual seja a intenção do inimigo. Ele tem uma obra a fazer para Seu Pai. Com desprezo divino por esse rei que busca a Sua vida, Ele o chama de "raposa" - por causa de sua astúcia em torpedear o testemunho do Senhor para Deus.

É claro que o Senhor percebe suas intenções e sua astúcia é em vão. Ele não hesita em dizer isso claramente. Eles rejeitaram aquele que veio para reunir seu povo sob suas asas, como uma galinha com seus pintinhos, preferindo uma raposa. Ele veio para fazer a vontade de Deus que o enviou. Essa vontade deve ser feita em todas as circunstâncias. Portanto, Ele simplesmente faz, como em todos os outros dias, a obra de Deus, hoje, amanhã e todos os dias seguintes.

Sua obra é verificável. Ele expulsa demônios e realiza curas, todas obras de graça. E então, no terceiro dia - figurativamente falando, porque serão meses antes de Ele sofrer e morrer - Ele será completado. Ele morrerá na hora e no lugar que Deus designou, nem antes, nem depois, nem em qualquer outro lugar. Ao mesmo tempo, isso significa que Ele chegará ao fim de Sua carreira terrena, ou seja, que Ele terá alcançado Sua meta. Com Sua ressurreição, Ele terá alcançado completamente Sua meta. Lucas, na verdade, aponta para isso ao usar a expressão "ao terceiro dia", porque ela frequentemente aponta para a ressurreição.

O Senhor está falando sobre o fato de que Ele está ocupado com Sua obra e que ela precisa necessariamente ser concluída. Ele precisa ir para a cruz. Depois de concluir Seu caminho, por meio de Sua morte e ressurreição, Ele assumirá uma nova posição na glória celestial. Ele também sabe muito bem que nem um único poder humano pode impedi-Lo em Sua obra. Ele realizará tudo. Com esse propósito, Ele está a caminho de Jerusalém, pois lá todos os profetas foram mortos. Nenhum outro tratamento o aguarda, a não ser o de todos os profetas que o precederam.

No entanto, Ele é mais do que um profeta. O que Ele diz com dor sobre Jerusalém, nenhum profeta foi capaz de dizer. Ele é o SENHOR de Jerusalém. Ele menciona o nome da cidade duas vezes a fim de enfatizar Sua simpatia interior por essa cidade. Ele tem o poder e a capacidade de reuni-los por amor, assim como a galinha tem pela sua ninhada . Ele estava tão ansioso para proteger Seu povo sob Suas asas da calamidade que se aproximava. (Deus é um Pai com sentimentos maternais e, como tal, é um modelo para os pais e mães terrenos). Ele poderia ter sido o escudo e a grande recompensa deles , mas eles não quiseram. Eles demonstraram muitas vezes que O rejeitaram ao matar os profetas que Deus havia enviado em Seu amor por eles.

Pelo fato de Jerusalém ter sido tão obstinada, o Senhor a deixa entregue a si mesma. Ele se retira da casa de Israel e também do Templo, que não é mais a casa de Deus, mas se tornou a casa deles. Ele os deixa por conta própria e vai embora. Eles não O verão mais "até que...".

O "até que" anuncia uma mudança de coração neles. Essa mudança será evidente quando eles gritarem: "Bendito o que vem em nome do Senhor!" Isso é o que eles gritarão quando o Senhor Jesus voltar para libertar Seu povo, ou seja, o remanescente, de seus inimigos, julgando os inimigos.

Antes que isso aconteça, porém, o povo ainda gritará em massa: "Fora, fora! Crucifica-o!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário