Lucas 14



                    

A cura de um hidrópico

Embora o Senhor tenha acabado de falar de Sua rejeição por parte de Jerusalém, Ele continua a demonstrar graça e misericórdia. Ele foi novamente à casa de um fariseu para comer . Dessa vez, Ele o faz em um sábado. Ele está cercado por pessoas que estão observando atentamente para ver se Ele faz algo que seja contrário às suas leis. Os fariseus querem usar o mandamento do sábado para amarrar Suas mãos misericordiosas. Ele rompe as cordas mostrando que tem tanta compaixão por um homem em todos os casos quanto eles têm por seus animais.

Sua misericórdia excede em muito a visão legalista deles. Ele prova isso em Sua ação com o hidrópico que está ali presente. Eles sentem que Ele fará algo novamente, pois sabem muito bem que, onde quer que haja sofrimento e doença, Ele ajuda com Sua graça. Possivelmente, eles colocaram esse hidrópico diante Dele de propósito. Ao colocá-lo ali, sem querer, eles lhe deram o lugar onde ele pode encontrar a cura.

Um hidrópico é aquele cujo corpo retém água, tornando-o inchado e protuberante. Isso o impede de entrar pela porta estreita. É a hidropsia de Israel. A água é uma figura da Palavra de Deus. Na aplicação, podemos ver nesse homem alguém que está inchado pelo conhecimento da Palavra de Deus . Ele é a expressão física da condição espiritual dos fariseus. Há, porém, uma grande diferença. Esse homem está diante do Senhor Jesus e quer se curar, enquanto os fariseus pensam que estão bem; portanto, são inimigos do Senhor Jesus.

O Senhor sabe que eles O estão observando. Ele conhece seus maus pensamentos. Sua pergunta se é lícito curar no sábado ou não é uma resposta aos maus pensamentos deles. Com Sua pergunta, Ele se dirige à consciência deles, mas os líderes perversos e impiedosos não respondem. O Senhor, por meio de Seu ato de misericórdia, dá uma primeira resposta. Ele age com força. Ele toca o homem. Essa também é a única solução em uma situação como essa. Assim, Ele também tocou com firmeza o fariseu Saulo e o jogou no chão . O Senhor cura o homem e o liberta. Esse homem está saudável e segue seu caminho em liberdade.

Para os fariseus, o Senhor tem mais instruções. Ele continua com Sua resposta fazendo uma nova pergunta. Essa resposta em forma de pergunta é um pouco diferente da resposta que Ele deu ao chefe da sinagoga no capítulo anterior . Lá, trata-se mais do fato de que um animal precisa ser tratado a tempo, enquanto aqui se trata de um caso que não tolera nenhum atraso. Não se trata apenas de um animal que precisa beber e deve ser levado ao poço para beber, mas de um animal que caiu no poço.

O Senhor compara a cura do hidrópico a uma situação em que um filho ou um boi caiu e corre o risco de perecer. Ao curar o hidrópico, ele pode voltar a atuar como um filho e como um boi. Um filho é para a alegria do Pai , e um boi é a figura de um servo .

Eles também não podem contestar essa resposta. A graça e a verdade de Deus são inegavelmente boas.

Instrução para os convidados

O diz que eles O observam, mas na verdade é o contrário . Ele os observa e vê como os convidados se preocupam com os primeiros lugares. Essas pessoas, que não têm consciência de sua própria necessidade, não apenas querem espreitá-Lo fazendo o bem aos outros, mas também sempre se esforçam para se exaltar.

Isso faz com que o Senhor dê mais instruções, e Ele continua a fazê-lo até o capítulo 17:11, onde O vemos realizando uma obra novamente. Com Sua instrução, Ele quer revelar a consciência deles à luz, com o objetivo de que aprendam a se ver à luz de Deus e se convertam. A instrução também é importante para nós, porque a inclinação para tudo o que Ele aponta também está presente em nós. Se não dermos atenção aos Seus ensinamentos, cairemos no mesmo mal. Para nós, Seu ensinamento contém muitas advertências. Quando olhamos ao nosso redor, vemos o que Ele menciona acontecendo, mas muitas vezes não somos capazes de testemunhar contra isso porque frequentemente encontramos a mesma coisa acontecendo dentro de nós.

O Senhor dá Seu ensinamento por meio de uma parábola. Ele a descreve como um convite para um casamento. Em uma festa de casamento, certos lugares são reservados para convidados importantes. O orgulho do homem cobiça um lugar que mostre aos outros o quanto ele é importante. Se nos sentarmos em um lugar que não é nosso, a consequência será que seremos retirados dali porque chegou uma pessoa mais importante para a qual aquele lugar já estava reservado.

Podemos ter entrado pela porta estreita, mas ainda nos achamos muito importantes. A velha natureza também entrou, mas devemos mantê-la no lugar da morte, ou seja, não devemos ceder a ela. Se cedermos a ela, Aquele que enviou o convite nos mostrará nosso lugar, pois Ele também designou os lugares, Ele sabe qual é o lugar de cada um.

Se ocuparmos um lugar na primeira fila que é destinado a outra pessoa, teremos de deixá-lo novamente quando essa pessoa chegar. Então, ocuparemos o último lugar, com rubor no rosto, mais longe do centro da festa. Por isso é melhor que sejamos convidados a ocupar o lugar inferior. Quando nos dizem: "Amigo, suba mais", é um sinal de honra que é sentido por todos. Ela nos é concedida sem que a tenhamos buscado .

A simpatia do Senhor está com aqueles que ocupam o lugar mais baixo, o lugar de serviço. Isso significa identificar-se com o lugar que Ele mesmo sempre ocupou. Todos os outros convidados também têm respeito por alguém que ocupou o lugar mais baixo e a quem o Senhor se dirige como amigo e convida para um lugar mais alto.

O Senhor termina a parábola com um princípio importante. A busca do ego inevitavelmente levará a uma queda profunda. Entretanto, aquele que ocupar o lugar mais baixo acabará tendo permissão para ocupar o lugar mais alto. O Senhor Jesus se humilhou e foi exaltado à direita de Deus . Isso acontecerá com qualquer pessoa que O seguir nesse espírito de humildade ; ; . Com Satanás e seus seguidores acontecerá a primeira coisa: Eles se exaltam e serão humilhados.

Instruções para aquele que convida

Depois de uma palavra para os convidados, o Senhor também tem uma palavra para o anfitrião e para todos os que convidam outras pessoas. Ele não apenas percebe que os convidados têm seus próprios interesses em mente, mas também percebe que o convite não é feito de forma altruísta. Há uma intenção oculta de beneficiar a si mesmo. Isso deve trazer prestígio e, algo um tempo depois. É assim que as coisas são feitas na maioria das vezes no mundo, mas infelizmente também entre os cristãos. Fazer o bem de forma verdadeiramente altruísta só é possível quando se segue o Senhor Jesus.

O Senhor os lembra do que Ele mesmo faz constantemente, que é estender a mão para as camadas mais baixas da sociedade. Que convidem os desfavorecidos e desprivilegiados, os oprimidos e os deficientes. O mundo não consegue fazer nada com isso, mas Deus consegue.

Aplicado espiritualmente, o Senhor Jesus quer que distribuamos de nossas riquezas espirituais para os espiritualmente desfavorecidos. A felicidade associada a essa ação é a satisfação interior que Ele proporciona porque a ação é realizada por Sua graça.

A felicidade vai muito além da simples gratificação instantânea. Aqueles que agem dessa forma podem contar com retribuição no futuro, na ressurreição dos justos. Diante do tribunal de Cristo, aqueles que agiram de forma altruísta na graça do Senhor receberão retribuição por isso na forma de uma tarefa no reino da paz.

O convite recusado

Alguém que está à mesa e ouviu atentamente percebe o alcance das palavras do Senhor. Ele percebe que o Senhor está falando sobre o reino de Deus e diz em voz alta como deve ser feliz estar no reino e comer o pão ali, alimentar-se do que Deus oferece como alimento. Nesse aspecto, ele se assemelha à mulher da multidão que, por ocasião de suas palavras, pronuncia "bem-aventurada" sobre aquela que lhe foi concedida para ser sua mãe . Assim como lá, aqui se trata de uma impressão externa, que em si mesma é correta, mas que não promove a pessoa que é impressionada. O homem vê o privilégio de estar no reino, mas não tem parte nele.

Na parábola, o Senhor deixa claro por que as pessoas recusam o convite para comer pão no reino e, ainda assim, quais pessoas participarão da refeição. O início da parábola deixa claro a grande graça de Deus e a oferta generosa de Sua graça. Ele preparou um "grande" banquete onde há lugar para muitos que Ele convida. Provavelmente se trata de uma "ceia", uma refeição no final do dia. O dia da graça está chegando ao fim.

A parábola mostra o desejo que Deus tem em Seu coração de que Sua casa esteja cheia de pessoas com quem Ele possa compartilhar as riquezas de Seu coração. A parábola também deixa claro que Ele mesmo tratará disso porque as pessoas não querem. Vemos aqui a soberania de Deus ao mostrar Sua graça e misericórdia para encher Sua casa. Também é importante ver que se trata de uma casa agora, aqui na Terra, e não de uma casa em breve no céu.

Quando chega o momento de começar o banquete, o anfitrião (uma figura de Deus) envia seu servo. O servo é o Espírito Santo que, como servo, faz com que outros servos preguem o evangelho aos homens, que é a boa notícia do banquete que está pronto. O fato de o banquete estar pronto pressupõe que o Senhor Jesus tenha realizado a obra na cruz. No Evangelho, os convidados são informados de que tudo está pronto.

Os convidados são os judeus. Para eles, o Evangelho vem em primeiro lugar . Ele trata dos tesouros do céu que estão prontos e podem ser desfrutados agora por causa da obra de Cristo. Como Cristo lançou o alicerce para isso na cruz, o convite pode ser feito. Deus enviou seu Filho para preparar o banquete para aqueles que são convidados. Deus enviou seu Espírito para preparar os convidados para a refeição.

Mas quando o servo chega aos convidados, todos eles têm uma desculpa para não comparecer. Eles têm coisas demais para passar pela porta estreita, coisas que não querem deixar na porta. As razões que eles dão não são coisas erradas em si mesmas. São deveres humanos comuns. Não se trata de alguém que esteja bêbado demais para entrar, ou de alguém que tenha caído como resultado de uma vida dissoluta, como o filho pródigo. Todos eles são pessoas decentes e respeitáveis. Eles desfrutam das dádivas do Criador, mas o próprio Criador não deve interferir mais. Eles estão tão ocupados com seus próprios assuntos que não têm tempo para o banquete da graça. Essas são desculpas de incredulidade baseadas em supostos deveres, em preocupações temporais e materiais.

A primeira desculpa vem de alguém que comprou um campo. Ele está muito ansioso para ver como ele é, e realmente precisa dar uma olhada nele primeiro. Ele também está curioso sobre o rendimento. Ele acabou de comprá-lo e ainda quer semear e ganhar dinheiro para fazer seu próprio banquete com ele. Portanto, ele não tem interesse no banquete que Deus preparou. Talvez ele também sonhe com grandes celeiros onde possa armazenar a colheita . Não, ele não tem tempo para aceitar o convite e educadamente se retira.

Uma segunda pessoa que recebe o convite dá como desculpa o fato de ter comprado cinco juntas de bois. Essa nova compra o ocupa tanto que ele realmente não pode aceitar o convite. Ele simplesmente precisa experimentar as cinco juntas de bois primeiro. E pode ter certeza de que, se for bem-sucedido, ele mesmo preparará seu banquete, em uma mesa farta, com iguarias que ele mesmo ganhou. Por causa dele, esse banquete de Deus não precisa existir. Não, ele também não tem tempo para aceitar o convite e educadamente se retira.

Uma terceira desculpa vem de alguém que se casou (recentemente?). Ele considera esse um motivo excepcionalmente válido para recusar o convite de Deus. Para esse homem, também, viver no mundo aqui e agora e ter uma família é mais importante do que um lugar à mesa que Deus preparou. Além disso, sua esposa pode preparar uma excelente refeição. Ele não precisa da refeição de Deus. Não, ele não pode vir e nem se dá ao trabalho de pedir desculpas. Como alguém pode incomodá-lo com a notícia de um banquete que ele não vê, quando ele mesmo tem um banquete tão bom?

A casa deve estar cheia

O servo conta ao seu senhor o que vivenciou. Quando o mestre ouve como as pessoas responderam ao seu convite, ele fica furioso. Sua graça foi desprezada . As pessoas privilegiadas estavam muito ocupadas e recusaram o convite com indiferença. O servo recebe outra tarefa, que deve ser executada rapidamente, pois a pressa é necessária. Ele deve ir buscar todos os tipos de pessoas na rua, pessoas que jamais pensariam em receber um convite. Elas também não são convidadas, não lhes é perguntado se querem vir. O servo deve trazê-las. A partir de então, a questão passa a ser os cobradores de impostos, os pecadores e todos os miseráveis.

Os primeiros que são compelidos a entrar são da cidade, de Israel. Eles estão cientes de sua pobreza e não têm dificuldade para entrar pela porta estreita. Eles não tinham campos, bois ou mulheres que fossem um obstáculo para entrar. Isso aconteceu no dia de Pentecostes . O servo obedientemente cumpre essa ordem.

Mas a casa ainda não está cheia. Ainda há espaço, embora os primeiros três mil e depois outros cinco mil já tenham entrado na casa de Deus, a igreja. Deus tem tanto para distribuir que obriga os outros a entrarem. O Senhor dá outra ordem ao servo para sair. Ele deve olhar para todos os lados para ver onde pode estar alguém e, quem quer que encontre, deve compelir a entrar.

Estamos aqui novamente dando um passo adiante, porque esse é obviamente o Evangelho para as nações. Pela misericórdia de Deus, depois que Israel rejeitou o Evangelho, o Evangelho agora é pregado com mais força a eles também. Ninguém aceitou o convite por vontade própria, mas a graça soberana de Deus o obrigou a fazer isso. Deus não apenas enche a mesa, por assim dizer, mas também as cadeiras. Que graça é essa! Quem já ouviu falar da festa mais rica de todos os tempos, da qual participaram apenas pessoas que foram coagidas a comparecer?

A maravilha se torna ainda maior, pois toda a glória do banquete que Deus preparou e que em breve desfrutaremos em perfeição no céu, podemos desfrutar agora mesmo na casa de Deus na terra. Essa é a casa para a qual o Pai traz o filho pródigo .

O Senhor determina que aqueles que foram originalmente convidados, mas se recusaram a vir, jamais provarão Seu banquete. Aqui o Senhor Jesus pronuncia o julgamento sobre os convidados, especialmente sobre o Israel apóstata. Eles escolheram deliberadamente a vida na Terra com todos os seus prazeres. Rejeitaram a vida eterna , porque, sem tê-la provado, sabem que, afinal, ela não lhes convém. Eles recebem o que escolheram: Nunca provarão o banquete.

Calcular o custo

Quando algo está disponível gratuitamente, atrai muitas pessoas. A oferta da graça é generosa e atraente. Mas o fato de a festa ser acessível gratuitamente não significa que ela seja barata. É por isso que o Senhor também lança luz sobre o outro lado do convite. Ele também tem uma palavra para aqueles que O seguem sem se dar conta do que significa segui-Lo. Ele se volta e fala a todos sobre as condições do discipulado. Não há condições associadas à graça de Deus. No entanto, o Evangelho, no qual essa graça é proclamada, coloca nossos pés no caminho do discipulado, que só pode ser trilhado sob essas condições.

O discípulo deve seguir a Cristo de forma tão simples e decisiva que, para as outras pessoas, pareça que ele negligencie completamente os laços familiares naturais e seja indiferente às reivindicações da família imediata. Não é que o Senhor exija indelicadeza, mas é assim que pode e deve parecer para aqueles de quem se despede, por assim dizer, em Seu nome.

Para alguém que deseja ser um discípulo, a atração da graça deve exercer uma influência maior do que todos os laços naturais e todas as outras reivindicações de qualquer tipo. "aborrecer" não significa nutrir sentimentos de ódio, mas significa considerar sem importância quando se trata de seguir o Senhor Jesus. Assim, Ele não se deixou influenciar por Sua mãe, irmãos e irmãs. Nesse sentido, Ele os aborrece.

Além disso, não é suficiente vir até Ele e começar a segui-Lo, mas devemos segui-Lo dia após dia. Quem não fizer isso não pode ser Seu discípulo. Portanto, vemos no que devemos abrir mão de tudo por Cristo, e no que devemos segui-Lo apesar das dificuldades e dos sofrimentos, e fazê-lo com perseverança. O Senhor faz disso uma questão de custo. Todos os que iniciam um projeto primeiro calculam o custo. Ninguém se precipita em um empreendimento incerto. O mesmo acontece com o discipulado. Seguir o Senhor Jesus não é uma questão de emoção, mas de reflexão sóbria que resulta em uma decisão clara.

Uma torre é uma imagem de um testemunho visível, de vigilância e de olhar para o futuro. Podemos dizer que vivemos para o futuro, para estarmos com Cristo então, mas isso significa abrir mão de tudo na Terra. Esse é o custo. Seguir a Cristo só é perseverar se permanecermos vigilantes e mantivermos nossos olhos fixos na vinda de Cristo. Caso contrário, mais cedo ou mais tarde, deixaremos de segui-Lo porque não estaremos mais dispostos a fazer sacrifícios.

Isso nos preparará e também o opróbrio de Cristo. Então, seremos como alguém que começou uma obra, mas depois de um tempo parou de fazê-la porque calculou mal o custo. Essa pessoa se torna motivo de chacota. Certamente não passa despercebido o fato de que alguém que começou a seguir o Senhor joga a toalha. As pessoas ao seu redor notaram que ele havia começado a construir. Também notaram que a construção parou depois de pouco tempo.

O Senhor compara o discipulado não apenas a um projeto de construção, mas também a uma guerra. Ele apresenta às multidões que um discípulo está em uma zona de guerra. Aquele que está pensando em segui-Lo deve primeiro verificar se está preparado para a batalha. O exército em que ele serve é forte o suficiente para enfrentar o inimigo? A superioridade é grande.

Ser uma testemunha no mundo também traz dificuldades. Ser testemunha tem um custo. Em uma guerra, se houver certeza de que você será derrotado na batalha, é razoável pedir os termos de paz com antecedência. Você deve solicitá-los quando o outro ainda não o atacou.

Se realmente entregarmos tudo o que temos, ficaremos completamente dependentes da ajuda do grande Mestre. Então, o caminho do discipulado também se abre diante de nós como um grande desafio.

Sal sem poder

Quando o verdadeiro discípulo cumpre as condições, ele é sal. Toda oferta de cereal tinha de ser salgada com sal . A vida de um discípulo é um sacrifício desse tipo . O sal é bom ; . O sal tem um caráter conservante e antifúngico. Ele afasta o que é ruim e preserva o que é bom. Se o discípulo se afrouxa e se esquece de que é sal, ele perde sua característica de ser um discípulo que vive de acordo com os padrões de Deus. O resultado é que ele se conforma com o mundo. A corrupção do mundo, da qual ele havia escapado , volta a entrar em sua vida. Ele perde seu caráter de testemunha.

Essa pessoa não é mais um verdadeiro discípulo de Cristo. Ela não está apta para os propósitos do mundo e abandonou o propósito que Deus tem para ela. Ele tem muita luz ou conhecimento para se ocupar com as vaidades e os pecados do mundo, e não tem prazer na graça e na verdade que devem mantê-lo no caminho de Cristo. A expressão "lançam-no fora" tem, de fato, um significado ilimitado, sem dizer quem o faz.

As últimas palavras, "quem tem ouvidos para ouvir", apelam a todos os que ouvem as palavras do Senhor. Mas somente os publicanos e pecadores que vêm ouvi-Lo no capítulo seguinte as levam a sério. Eles têm ouvidos para ouvir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário