Lucas 15



                             

O Senhor recebe publicanos e pecadores

Enquanto os líderes religiosos O rejeitam, o Senhor é para os publicanos e pecadores alguém que os atrai por Suas palavras de graça, palavras "temperadas com sal" . Eles são os compelidos a entrar. A atitude dos fariseus e escribas é totalmente alheia à graça. Essas pessoas se sentem muito exaltadas em relação a esse tipo de gente humilde e os desprezam. Essas pessoas não merecem ser tratadas e receber o bem. E é exatamente isso que o Senhor faz. É por isso que eles reclamam.

As pessoas que não têm nenhum conceito de graça só podem, em sua insensibilidade espiritual, criticar os outros que demonstram graça ou vivem pela graça. Essa é a atitude do filho mais velho na terceira parábola. A graça do Senhor vai muito além do que eles reclamam. O Senhor não apenas os recebe, Ele os busca especificamente, como fica evidente na parábola a seguir. Deus tem prazer em demonstrar misericórdia. Que resposta à atitude vil dos fariseus que se opõem a isso!

A ocasião para as parábolas é a reclamação dos fariseus e escribas pelo fato de o Senhor Jesus receber pecadores e comer com eles. Ao fazer isso, eles, sem querer, fazem um grande elogio a Ele. Ele de fato veio só para eles.

Introdução à parábola

As três parábolas a seguir formam basicamente uma parábola. Por isso, diz-se que Ele lhes contou "esta parábola", e não "estas parábolas". É uma parábola em três partes. Todas as três narrativas tratam do amor pelo que está perdido. Há um amor que busca (ovelha e dracma) e um amor que recebe (filho).

A ovelha e a moeda são passivas. A ovelha é fraca demais para fazer qualquer coisa, e a moeda não pode fazer nada. Com a ovelha e a moeda, vemos o que acontece com o pecador perdido, e com o filho mais novo, vemos o que acontece com o pecador perdido.

Em cada uma das descrições, uma pessoa da Trindade se destaca em particular. Na ovelha, vemos o Senhor Jesus como o bom pastor que carrega todo o fardo; na moeda, vemos o Espírito Santo com Sua luz e o esforço que Ele faz; no Filho, vemos o Pai esperando e dando as boas-vindas.

A ovelha perdida

As noventa e nove representam a classe dos fariseus e escribas. Elas foram deixadas no deserto, não em um pasto cercado. Estão abandonadas a si mesmas, por assim dizer. O pastor está preocupado com a única ovelha que se perdeu, não com as noventa e nove, pois elas não estão perdidas. Os fariseus e os escribas não se consideram perdidos. Portanto, o pastor não intercede por eles, mas pela única ovelha que se perdeu. Ele faria qualquer coisa para encontrá-la, e faria isso até encontrá-la. Se ele não fosse atrás dela, ela continuaria se perdendo e morreria. O pastor vai atrás da ovelha porque ela tem um valor inestimável para ele. Também vemos esse aspecto com a dracma e o filho.

Trata-se da perda que o proprietário experimenta e seu desejo de possuí-la novamente. Trata-se de um Deus cheio de graça e misericórdia que procura pessoas que estão afastadas Dele por causa do pecado. Ele quer mostrar a elas que está satisfeito com elas e trazê-las de volta ao Seu coração. Deus encontra o homem no momento em que ele se arrepende.

Quando o pastor encontra a ovelha, ele a levanta e a coloca em seus ombros. É bom lembrar que o poder e a força do Senhor Jesus em relação à criação são expressos nas palavras: "E o principado está sobre o seu ombro [KJV]" , enquanto aqui diz que Ele coloca a ovelha perdida e encontrada sobre os Seus ombros. Para dominar o mundo, um ombro é suficiente. Para trazer de volta uma ovelha perdida, Ele usa os dois ombros. E Ele a coloca "com alegria" em Seus ombros. Esse é um motivo para o pastor se alegrar por ter sua ovelha de volta.

E para onde o pastor leva a ovelha? Ele não a leva de volta para o deserto, para o rebanho que deixou para trás, mas a leva para Sua casa, a leva para "casa". A ovelha perdida voltou para casa. O pastor também quer que os outros compartilhem de sua alegria pela ovelha que foi reencontrada. Ele convoca seus amigos e vizinhos para se alegrarem com ele por ter encontrado "minha" ovelha novamente. Uma pessoa que se alegra por ter reencontrado algo que lhe pertence pode entender um pouco como Deus encontra sua alegria na salvação dos perdidos. De qualquer forma, Cristo se refere a essa alegria humana para ilustrar a alegria de Deus.

O Senhor nos assegura que um pecador que se converte proporciona alegria no céu. Lá não há ninguém que resmungue; todos se regozijam em amor. Será que é assim conosco? O céu não se alegra com todas as pessoas que se consideram justas e que, portanto, acham que não precisam de conversão. A verdadeira alegria é o resultado da busca do amor do Senhor Jesus.

A dracma perdida

Na segunda parte da parábola, o Senhor apresenta uma mulher que perdeu uma dracma. A dracma era uma moeda grega e, portanto, não tinha curso legal em Israel. Portanto, parece que as "dracmas" eram usadas para adornos pessoais na cabeça, no pescoço ou no braço. A mulher dá grande importância a essas joias e, portanto, gosta de mantê-las intactas, talvez mais por seu valor sentimental do que por seu valor real. A dracma tem muito valor para a mulher. Talvez ela pertencesse a uma coleção de dez dracmas, que perdeu todo o seu brilho com a perda dessa dracma. Portanto, a perda de uma das dez dracmas é motivo para que a proprietária a procure ansiosamente. Portanto, quando a encontra, ela chama seus amigos e vizinhos para se alegrarem com ela.

A mulher representa mais a obra pessoal do Espírito Santo na alma dos homens do que a obra de Cristo, que era o foco da história anterior. De acordo com a posição que a mulher tem segundo os pensamentos de Deus, o Espírito assumiu uma posição de subordinação, de uma eficácia em segundo plano ou em segredo.

Uma moeda perdida é um objeto inanimado e, portanto, um exemplo adequado para deixar claro o que é um pecador perdido de acordo com os pensamentos do Espírito de Deus. Ela nos apresenta uma pessoa que está espiritualmente morta. Essa pessoa tem tão pouco poder de retornar quanto a moeda perdida. Portanto, a dracma nos dá uma imagem adequada de um pecador que não tem a menor força para voltar a Deus . O pecador está completamente desamparado. Somente o Espírito Santo ainda pode ajudar. Ele acende uma candeia no coração sombrio do pecador. No que a mulher faz, vemos a obra do Espírito.

A mulher não se conforma com o fato de que sua moeda se foi. Ela acende uma candeia e varre a casa, procurando cuidadosamente até encontrar a dracma. A candeia representa o testemunho da Palavra de Deus. O Espírito é caracterizado acima de tudo pelo zelo, e em Sua atividade Ele usa a Palavra. É por isso que aqui se diz que a candeia é acesa.

Mas isso não é tudo. A mulher varre a casa e procura cuidadosamente até encontrar a dracma. É o amor que se esforça, que remove os obstáculos e procede com muito cuidado e busca minuciosamente. Se ela não tivesse procurado tão minuciosa e persistentemente, jamais teria encontrado a dracma. Assim, o Espírito de Deus está trabalhando incansavelmente para encontrar e tornar vivo um pecador perdido e morto. Ao encontrar a peça perdida, a coleção de moedas está completa novamente.

A possibilidade de que fosse uma peça de joalheria já foi mencionada. Também pode ter sido uma herança ou um presente de casamento. Em todo caso, deve ficar claro que a dracma perdida tem um valor especial para a mulher. Também vemos isso na alegria que a descoberta da dracma causa na mulher. Ela quer compartilhar essa alegria com seus amigos e vizinhos. É a alegria do Espírito Santo quando um pecador se converte. Portanto, essa alegria que surge quando um pecador se converte é a alegria de Deus. É a alegria "diante" dos anjos (isto é, não "com" os anjos), ou seja, diante da face dos anjos. O que está diante de sua face, o que eles veem? Eles veem a alegria de Deus por um pecador que se arrepende.

Dois filhos

Depois de cem ovelhas, uma das quais se perdeu, e dez dracmas, uma das quais alguém perdeu, encontramos agora dois filhos, um dos quais se foi. Nessa história, vemos no filho mais novo as profundezas a que o pecador caiu e as alturas a que ele será levado se se converter. O filho mais velho personifica o espírito dos fariseus. Nos dois filhos, temos os dois polos da perda. Portanto, eles abrangem todos os outros casos. No filho mais novo, vemos os publicanos e pecadores; no filho mais velho, os fariseus e escribas.

Embora essa parábola possa ser aplicada a todas as pessoas, o Senhor está falando principalmente dos israelitas que têm um relacionamento especial com Deus. Eles são chamados de "filhos do SENHOR, teu Deus" . Portanto, a aplicação é especialmente sobre todos aqueles que ocupam uma posição privilegiada, como os filhos de pais crentes. Nos dois filhos, vemos os dois caminhos que os filhos que foram criados em uma posição privilegiada podem seguir.

O filho mais novo deixa seu pai

O filho mais novo é uma figura do pecador que reivindica sua parte da vida para vivê-la da maneira que deseja. Ao querer sua parte da herança enquanto seu pai ainda está vivo, o filho mais novo está basicamente declarando que seu pai está morto. O pai não tenta fazer com que o filho pense de outra forma, mas dá a cada um dos dois filhos a sua parte.

Portanto, Deus deu a cada pessoa a responsabilidade de fazer o que quiser com sua vida. Então, ficará evidente como alguém quer conduzir sua vida. Não há prova mais clara de que alguém nega a existência de Deus do que o fato de preferir sua própria vontade à vontade de Deus. Essa vontade própria mostra que a pessoa quer viver sem Deus e torna óbvio que ela quer seguir seu próprio caminho, longe de Deus. Essa é, sem dúvida, a raiz de todo pecado. O pecado contra as pessoas certamente virá depois, mas o pecado contra Deus é a causa mais importante.

O homem é posto à prova. Ele é responsável, mas, na verdade, não lhe é negado fazer sua própria vontade. Deus apenas mantém o controle para realizar Seus próprios propósitos de graça. Mas já parece que Deus concede ao homem fazer o que ele quer. Somente assim ficará claro o que significa o pecado, o que o coração busca, o que o homem é com todas as suas presunções.

O filho mais novo, quando exige de seu pai a parte da propriedade, é tão culpado quanto o é em relação aos porcos. Em seu coração, ele já se despediu do pai antes mesmo de ir embora. Então, vemos prefigurado nele o fato de que o homem se vende a Satanás no momento em que deixa Deus. Não apenas temos a descrição de um modo de vida pecaminoso, mas também vemos o fim amargo. Ceder ao pecado traz miséria e angústia. Isso cria um vazio que nada nem ninguém pode preencher. O esbanjamento egoísta de toda a sua riqueza apenas garante que ele acabe sentindo ainda mais esse vazio.

Quando, em total desespero, ele se volta para um dos cidadãos daquela terra em busca de ajuda, vemos a degeneração do pecador. Não há amor, mas egoísmo. O cidadão o trata não como um concidadão, mas como um escravo. Nenhuma escravidão é tão profunda e degradante quanto a de nossas próprias concupiscências. Ele é tratado como tal. Como deve ter soado aos ouvidos de um judeu o fato de esse filho mais novo ter sido enviado ao campo para pastorear porcos. Ele chega ao ponto mais baixo de necessidade e miséria. No entanto, ninguém lhe dá nada.

A carência ainda não o faz recuar, mas o leva a buscar fontes de ajuda na terra de Satanás, naquilo que a terra tem a oferecer. Quantas almas sentem a fome em que se meteram, o vazio de tudo o que as cerca, sem nenhum desejo de Deus ou de santidade. Elas desejam exatamente as coisas degradantes do pecado. Satanás, porém, não dá, mas toma tudo. Somente Deus é o doador. Ele provou isso na maior dádiva, a dádiva de Seu Filho.

O filho mais novo volta a si

No ponto mais baixo de sua miséria, ele volta a si. Esse é o início do retorno. Tudo ao seu redor se foi. Agora ele está sozinho consigo mesmo e, como não tem nenhuma distração, começa a pensar em casa. Ele se lembra do que deixou. Ele deixou seu pai como filho e agora está sentado com os porcos na mais profunda miséria, enquanto nada falta aos servos de seu pai.

Quando o Espírito de Deus age, sempre encontramos duas coisas: a consciência é convencida do pecado e o coração é atraído pelo amor de Deus. É assim que Deus se revela à alma. Deus é luz e Deus é amor. Como luz, Ele convence a alma de seu estado perdido. Como amor, há a atração de Sua bondade. O resultado é uma confissão verdadeira.

O filho pródigo toma uma decisão: ele voltará para seu pai. E ele não apenas decide voltar. Ele percebe que pecou, tanto contra o céu e aquele que nele habita, quanto contra seu pai. A vida de um pecador está em desacordo com a vida levada pelos anjos no céu, que só fazem o que Deus diz. O filho está interiormente convencido de seus pecados e está pronto para confessá-los abertamente. Ele está pronto para se levantar e, ao fazer isso, já reconheceu diante de Deus que pecou.

Ao mesmo tempo, ele percebe que perdeu qualquer direito de ainda ser aceito como filho. Essa é a obra do Espírito de Deus. Ele está realmente quebrantado e ferido no espírito. Ele quer ocupar o lugar de um jornaleiro. Se isso lhe fosse permitido, ele ficaria satisfeito com isso. O desejo era bom, mas legal porque ele não conhecia a graça. É assim que muitos cristãos vivem. Eles se preocupam apenas consigo mesmos e entendem muito pouco do que está no coração do Pai. Não se trata do que nós gostaríamos, mas do que o Pai gostaria. Isso é muito impressionante nessa parábola. Não se trata do que o Filho quer, mas do que o Pai faz.

O Pai age de acordo com a abundância de graça que tem em Seu coração para os filhos pródigos. O desejo de Deus não é satisfeito ao dar aos filhos pródigos um lugar de jornaleiros na entrada de Sua casa. Ele quer filhos no reino e na atmosfera de Sua casa. Muitos cristãos não têm noção do que é ser filho de acordo com o bom prazer da vontade do Pai . Não há paz apenas pelo fato de voltar atrás. A verdadeira paz vem quando passamos a conhecer os pensamentos do Pai a nosso respeito.

Retorno e recepção

O filho mais novo coloca suas palavras em ação. Ele se levanta e vai até seu pai. Muitos cristãos expressam que pecaram. Eles também percebem sinceramente que não são dignos da aceitação de Deus. No entanto, eles não se levantam, mas permanecem presos na miséria. Isso desonra o Pai. Assim, não há confiança de que o Pai esteja pronto para recebê-los. Pode haver muita dúvida, mas o pensamento da bondade do Pai fará com que alguém se levante e vá até o Pai.

O Pai não lida com Seu filho de acordo com o que ele merece, mas de acordo com Seu coração paternal. O Pai nunca desistiu dele em seu coração. Seu coração acompanhou o filho. Ele esteve atento. A palavra "longe" no é a mesma palavra usada na expressão "uma terra longínqua" no . O pai viu seu filho lá e esperou até que ele voltasse.

Quando o pai vê o filho chegando longe, ele fica emocionado. Então, ele corre para seu filho. Na figura, vemos aqui que Deus se apressa em um sentido positivo, o que provavelmente é a única vez na Bíblia. Sem nem mesmo repreendê-lo, ele se lança ao pescoço do filho e o beija com ternura, cobrindo-o de beijos. O pai nunca havia feito isso com um de seus servos. Essa é uma recepção digna de um filho! É assim que Deus lida com todo pecador que se arrepende e se aproxima Dele.

O filho começa a dizer o que havia planejado dizer, mas não consegue ir adiante. Continuar falando - isso é impossível para ele por causa do pai. O pai não o deixa terminar. Antes que o filho possa dizer: "faze-me como um dos teus trabalhadores", o pai lida com ele de acordo com seu coração paternal. A posição do pai determina a posição do filho. O amor que o concebeu como filho também quer que ele entre na casa como filho e seja como o filho de tal pai. O pai tem servos. O Filho não é um deles. O Pai faz de seus servos os servos de seu Filho.

O Filho está ali com suas roupas sujas e rasgadas. Essa não é uma roupa adequada para um filho, e não é uma roupa adequada para a casa do Pai. O pai, porém, tem uma roupa pronta e pendurada. Os servos estão prontos para vestir essa roupa no filho pródigo. O pai só precisa ordenar a seus servos que tragam a melhor roupa e a vistam nele. Os servos não precisam perguntar onde está guardado. Ela está pendurada ali, pronta para o Filho.

Quando nos aproximamos de Deus, também viemos com nossas roupas manchadas pelo pecado. Mas Deus providenciou roupas novas. Elas estavam prontas para nós antes da fundação do mundo. Ele nos vestiu com Cristo. Ele nos tornou aceitáveis no Amado . Revestidos de Cristo, entramos na casa do Pai como justiça de Deus Nele . Essa é a melhor vestimenta, a vestimenta do céu.

O Filho também recebe um anel colocado em sua mão como um sinal de honra e dignidade especiais, como vemos com José . Ele também recebe sandálias em seus pés. Seus pés estão calçados com a prontidão do evangelho da paz . Ele está na casa do Pai com perfeita paz em seu coração, que lhe foi dada no evangelho. Ele permanecerá lá para sempre como Filho . As sandálias são características de nossa caminhada como filhos de Deus.

O Filho recebe muito mais do que tinha antes de partir. Assim, os servos de Deus do Novo Testamento familiarizam o pecador convertido com tudo o que ele recebeu em Cristo. Vemos isso em Paulo, que deseja apresentar todo homem perfeito em Cristo . Ele não apenas pregava a conversão, mas também dava instruções na Palavra de Deus a todos os que se convertiam.

Por fim, o Pai manda trazer e abater o bezerro cevado. Eles então querem comê-lo e se alegrar. Ele não diz: "Deixem-no comer", mas "Vamos comer". É preparado um banquete que eles comem juntos, no qual compartilham todas as bênçãos que o Filho pode agora compartilhar com o Pai. Isso é feito com alegria.

O bezerro cevado é uma figura do Senhor Jesus que foi morto por nossos pecados. Em Lucas, nós O vemos como a oferta de paz. Ele é o Cordeiro que foi morto, e reunidos ao Seu redor todos os crentes, todos os filhos do Pai, podem desfrutar das bênçãos do Pai juntamente com o Pai. O Cordeiro deu ao Pai a oportunidade de mostrar a esse homem todos os Seus benefícios, toda a Sua boa vontade para com o homem. A alegria consiste em compartilharmos juntos o sacrifício de Cristo. Isso une o vínculo de comunhão com o Pai e o Filho e entre si.

O Pai diz de seu Filho: "Este é meu Filho..." Ele tem outro filho, mas esse filho estava morto e voltou à vida. Isso é ilustrado no incidente da dracma perdida e encontrada e mostra que algo aconteceu dentro dele. "Esse filho" também estava perdido e foi encontrado. Isso é ilustrado no incidente da ovelha perdida e encontrada: algo aconteceu com ele. Ambos os aspectos estão sempre presentes em uma conversão.

O resultado é uma alegria sem fim. O que dá paz e marca nossa posição de acordo com a graça não são os sentimentos trabalhados em nosso coração, embora eles realmente estejam lá, mas os sentimentos do próprio Deus. Tampouco se diz aqui, como nos outros dois casos, que a alegria está no céu, mas vemos o efeito na terra, tanto nessa pessoa quanto no coração de outras.

O filho mais velho

O pai também tem outro filho. Enquanto seu irmão chega em casa e o pai o recebe calorosamente, ele está ocupado no campo. Depois de terminar seu trabalho, ele vai para casa. Quando se aproxima da casa, ouve música e dança. A casa é um lugar de alegria.

Quando nos reunimos como igreja, experimentamos o que significa estar na "casa de Deus". Há servos de Deus lá, servindo com a Palavra de Deus. Quando ouvimos a Palavra de Deus ali, ela soa como uma música melodiosa de graça. A resposta será a dança de alegria da família. O Senhor se ressentiu de Seus contemporâneos por não responderem ao som da música de Sua graça e expressá-la em uma dança de alegria . Ele trouxe a música celestial para a Terra em palavras melodiosas de graça, mas não houve resposta. A casa de Deus é um lugar onde os servos tocam a flauta e onde os presentes respondem com alegria. No entanto, muitas vezes, há apenas críticas.

Isso é semelhante ao comentário do filho mais velho. Ele deve saber exatamente o que está acontecendo. Em vez de entrar para falar com seu pai, ele pergunta a um dos servos que está do lado de fora o que está acontecendo com a música e a dança. Ele não entende nada sobre como a graça se manifesta. Ele é um homem frio que não conhece nenhuma alegria no Senhor. Ele abomina a alegria. Essa é a atitude dos fariseus que veem o Senhor Jesus comendo com pecadores. O servo pode lhe dizer exatamente qual é o motivo da alegria. Seu irmão voltou são e salvo. Seu pai está tão feliz com isso que abateu o bezerro cevado. O servo chama a atenção para o bezerro cevado como o centro da festa.

O filho mais novo está dentro, o filho mais velho está fora. Ele permanece lá, porque não quer entrar. Ele está do lado de fora e permanece do lado de fora porque seu coração está fora da casa de seu pai. O filho mais velho é um exemplo de uma pessoa religiosa que não concede a graça aos outros. O filho mais velho fica irado, mas o pai fica feliz. Não havia comunhão entre o pai e esse filho. Ele não respira o espírito de amor demonstrado ao filho pródigo que retornou. A graça é estranha para ele e, por isso, ele não compartilha da alegria dela. Ele buscou seus próprios interesses.

"No campo", no mundo, longe do cenário da misericórdia divina e da alegria espiritual, ele era, sem dúvida, zeloso e inteligente. Mas o Pai, em Seu amor por ele, sai para fazer com que ele também entre. O amor do Pai também é por ele. O filho mais velho, porém, repele o pai e o amor do pai por ele com severas censuras. Ele é brutal o suficiente para condenar o pai, assim como o homem hipócrita não hesita em condenar Deus.

De acordo com o homem legalista incrédulo, mas tão religioso, Deus é severo e exigente. Essa pessoa é totalmente cega para todos os favores de Deus, seu coração e sua consciência estão completamente entorpecidos. Havia alegria para todos, exceto para o homem em sua justiça própria, o judeu, do qual o filho mais velho é uma figura. As pessoas que vivem em justiça própria, pessoas legalistas, não conseguem suportar o fato de Deus ser bom para os pecadores, pois se Deus é bom para os pecadores, de que serve a justiça deles?

O filho mais velho censura o pai por nunca ter lhe dado um cabrito para que ele pudesse se divertir com os amigos, e isso depois de ter servido ao pai por tanto tempo e de forma tão irrepreensível. Com essas observações, o filho mais velho mostra que não tem afeição pelo pai. Ele agiu apenas por um senso de dever, como um servo. Ele viveu de acordo com as regras e, portanto, chega à conclusão de que agiu de forma impecável. A presunção é palpável.

O fato de ele não ter afeição pelo pai também é demonstrado em sua reprovação de que uma vez quis se divertir com os amigos, mas o pai nunca o deixou ter um cabrito para isso. Ele queria se divertir com seus amigos, mas sem seu pai. Ele não tem noção do fato de que um cabritinho só pode ser desfrutado na casa do pai e junto com ele.

É evidente a aversão que ele tem à graça e à maneira como a graça funciona. Ele não chama o filho pródigo de irmão, como fez o servo a quem ele havia se dirigido, mas o chama de forma zombeteira de "este teu filho". Ele também apresenta a situação como se o irmão tivesse esbanjado toda a riqueza do pai, enquanto a parte que o pai lhe havia dado era apenas uma. O comportamento de misericórdia do pai para com o irmão mais novo revela o pior lado do irmão mais velho em todos os aspectos.

Um apelo urgente

O pai não se defende das acusações que o filho mais velho faz contra ele. Ele também não defende seu filho mais novo contra as acusações de seu filho mais velho. Ele também é paciente com seu filho mais velho e age com misericórdia. O Senhor Jesus se dirige aos fariseus. Ele quer muito que eles também estejam na casa do Pai. Por isso ele conta como o pai reage.

O pai apresenta ao filho mais velho tudo o que ele tem. O que o pai diz também é verdadeiro para todo o povo de Israel com relação a Deus. O pai o chama de "filho" para enfatizar o relacionamento próximo. Ele também lhe indica o lugar de bênção perto dele, um lugar que sempre foi dele. Por fim, o Pai o lembra de que tudo o que ele possui também pertence a ele, o Filho. Essa é a posição que o judeu ocupava sob a lei.

Essa também é a mesma posição assumida por toda pessoa não convertida na cristandade que tenta viver uma vida piedosa e que anda apenas de acordo com a carne. As pessoas naturais em nossa parte do mundo pensam e falam da mesma maneira. Os judeus, sem dúvida, possuíam o território mais importante, na verdade o único território que Deus reivindicou na Terra. Deus havia dado todas as outras terras aos filhos dos homens, mas reservou Sua terra para Israel. Ele trouxe os israelitas para Si por meio de uma redenção externa e os colocou sob a Lei. O mesmo se aplica basicamente a todo homem que está cheio de justiça própria e tenta fazer o bem e servir a Deus à sua própria maneira, mas não é receptivo à verdade de que precisa de misericórdia e graça salvadora.

O pai apresenta ao filho mais velho um motivo de alegria e regozijo, que é o retorno de seu irmão. Ele deseja que seu filho mais velho participe disso. Entretanto, somente aquele que se tornou objeto do amor de Deus, que busca e acolhe, participa dessa alegria. Essa pessoa vê que o próprio Deus se alegra com a alegria da graça e compartilha dela com os outros. "A nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo" . O Pai, como o servo antes dele, fala de seu filho como o "irmão" de seu filho mais velho. Ele enfatiza isso ao dizer: "... este é teu irmão".

O filho mais velho perdeu completamente de vista o fato de que se trata de alguém que está no mesmo relacionamento que ele com o pai. Portanto, Deus não tolera a negação do verdadeiro relacionamento mútuo. É por isso que o julgamento finalmente vem sobre os judeus, não apenas por causa de sua grande ingratidão para com Deus, mas também por causa de seu afastamento da graça que Ele mostrou aos pobres gentios em sua miséria de pecado. O apóstolo Paulo expressa isso claramente . Eles não podiam suportar que outros, os cães das nações, ouvissem o evangelho da graça. Eles eram tão orgulhosos da lei que desprezavam a graça que era deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário