Lucas 16



                 

O administrador injusto

O Senhor agora instrui Seus discípulos sobre administração e, portanto, sobre a posição que cada ser humano tem diante de Deus. Ele dá continuidade ao que mostrou no capítulo anterior sobre a filiação. A filiação é algo a ser desfrutado na casa do Pai na Terra. A administração tem a ver com outro lado. Fora da casa na Terra, um filho é um administrador.

O ensinamento está relacionado ao fato de o filho mais novo desperdiçar os bens do pai. Ali vimos a graça de Deus para alguém como o filho mais novo. A seguir, veremos a responsabilidade dos filhos na Terra. No capítulo anterior, o Senhor falou aos fariseus, pois queria deixar claro para eles por que não eles, mas os pecadores participam da graça. Aqui o Senhor está falando aos Seus discípulos.

O homem rico é uma figura de Deus. O administrador é uma figura de cada um de nós, pois todos somos administradores. Todos nós também fomos infiéis a Deus na administração do que Ele nos confiou. O que o filho mais novo fez, todas as pessoas fizeram em geral, mas os judeus em particular. Afinal de contas, eles tinham os maiores privilégios e, portanto, uma responsabilidade maior. Foi confiado aos judeus mais do que a qualquer outra pessoa e, com razão, eles foram acusados de desperdiçar os bens de seu Mestre.

O que eles fizeram com o que Deus lhes confiou? Eles deveriam ter sido uma luz na terra, líderes dos cegos, testemunhas do verdadeiro Deus , mas caíram na idolatria. Quando Deus se revela a eles em Cristo, essa é a condição deles. E agora eles estão a ponto de rejeitar o próprio Deus na pessoa do Messias, Seu Filho, a revelação mais clara da graça de Deus. Assim, de todas as formas, eles deixaram passar as oportunidades e desperdiçaram os bens de seu Mestre.

O comportamento esbanjador do administrador chega aos ouvidos do homem rico. Ele chama o administrador e exige que ele preste contas de todos os seus atos, após o que deverá ser demitido. O administrador reconhece a gravidade de sua situação. Ele também não protesta. Ao fazer isso, ele reconhece que a demissão recaiu sobre ele mesmo.

Nessa atitude, ele consulta a si mesmo. Ele se pergunta o que deve fazer. Duas coisas que seriam levadas em consideração para ele em tal situação desaparecem. Ele não pode cavar, é muito difícil para ele. Ele não está acostumado ao trabalho físico. Ele também não quer mendigar, pois tem vergonha disso. Isso significa que ele está à mercê das pessoas ao seu redor.

A próxima pergunta, então, é como ele pode fazer amizade com elas. Então, um bom pensamento lhe ocorre, pelo qual ele pode conquistar as pessoas para que elas o tratem com misericórdia quando ele estiver na rua. Ele quer garantir misericórdia, alimento e abrigo por meio de suas ações para o momento em que não lhe restar mais nada. O que ele se propõe a fazer será seu último ato como administrador. A ação é sábia em vista da situação em que ele se encontra. Ele chama cada um dos devedores de seu senhor individualmente. Ele busca contato pessoal.

Ele pergunta ao primeiro que chega quanto ele deve ao seu mestre. O homem responde que ainda tem de pagar cem batos de azeite. O administrador tem autoridade para reduzir essa quantia. Ele também conhece a situação financeira do homem. Como é necessário ter pressa, o homem é instruído a se sentar rapidamente e lhe é permitido reduzir sua dívida em cinquenta por cento. O administrador lhe perdoa cinquenta batos de azeite. Isso deve ter sido um grande alívio para o devedor. Como ele ficará grato ao administrador.

Então, o próximo passo pode vir. Quando lhe perguntam o que ele deve, a resposta é: cem kor de trigo. Esse homem, com a permissão do administrador, pode fazer uma redução de vinte por cento de sua dívida. Ele também conhece esse devedor. Ele não perdoa tudo simplesmente, nem perdoa a mesma quantia a todos. Ele age deliberadamente.

Ele é muito generoso com os bens de seu mestre. Sem dúvida, isso lhe custou pouco ou nada, mas esse também não é o ensinamento da parábola. O ensinamento é que o administrador age de olho no futuro a fim de garantir abrigo e alimento. É isso que o Senhor explica em seguida.

A instrução

O administrador, olhando para o seu futuro, exerceu seu direito de conceder abatimento da dívida. Ele provavelmente agiu sem consultar seu senhor. Portanto, seu senhor não o elogia por sua honestidade, mas por sua prudência. Ao lidar com os bens de seu senhor dessa forma e fazer o bem a outros com eles, ele garantiu seu sustento no futuro. Por meio de suas bondades e concessões, ele conquistou esses devedores, de modo que, se fosse dispensado de sua administração, eles o aceitariam em suas casas.

O que o administrador infiel faz: ele usa a propriedade atual sobre a qual tem administração e a oportunidade momentânea com vistas ao futuro. Embora tenha sido injusto, foi ao mesmo tempo sábio. Assim como o administrador se comporta, também se comporta aquele que vive no mundo e, por meio das circunstâncias, torna-se sábio na administração que lhe foi confiada. Antes, ele era injusto ao desperdiçar a propriedade de seu senhor. Agora, ele lidou sabiamente com ela.

Infelizmente, o Senhor deve dizer que os crentes, "os filhos da luz", geralmente não são tão sábios. Eles podem ter um futuro seguro com o Senhor, mas muitas vezes se esquecem de viver em vista disso. Os "filhos deste mundo", os incrédulos, geralmente são mais sábios. Eles estabelecem uma meta e fazem de tudo para alcançá-la. Eles economizam e abrem mão de vantagens momentâneas para que possam comprar logo o que desejam. Eles treinam e renunciam a todos os tipos de pequenos prazeres para que em breve possam ter um desempenho excelente. Eles estudam muito e não saem para que em breve possam ter um bom emprego.

Com o comportamento do juiz injusto, o Senhor relaciona a instrução para seus discípulos de que eles devem usar seu dinheiro e suas posses para fazer amigos com vistas ao futuro. O Senhor chama o dinheiro de "mamom injusto". "Mamom" é uma palavra aramaica que significa "riqueza", "dinheiro", e é personificada aqui.

O amor ao dinheiro, a cobiça por riquezas, é a raiz de todos os males . As pessoas do mundo sempre desejam dinheiro e o usam de forma errada, e o dinheiro também exerce uma grande atração sobre muitos crentes. Para os discípulos do Senhor, é um meio de fazer amizade com ele. É isso que fazemos quando o doamos. Ao fazer isso, mostramos que nosso coração não está apegado a ele e que vemos como ele é relativo. O dinheiro e as posses podem ser tirados de nós de repente e, quando morremos, não podemos levar nada conosco .

Ainda mais importante é a maneira como lidamos com nosso dinheiro. Ela determina onde estaremos na eternidade. O Senhor Jesus fala dos "tabernáculos eternos", que são as moradas no céu. Não é que, se lidarmos mal com nosso dinheiro, estaremos perdidos. O que acontece é que a maneira como lidamos com o dinheiro mostra a direção de nossa vida. A vida do cristão é orientada para o futuro. Se alguém que professa ser cristão vive para o aqui e agora e usa tudo para si mesmo, ele mostra que não nasceu de novo. Mesmo que ele dê algo de vez em quando, é apenas para aliviar a própria consciência e não como resultado de um pensamento sobre o futuro.

O Senhor conecta alguns pontos de partida importantes com seu ensinamento. Primeiro e mais importante, trata-se de fidelidade. Nossa fidelidade é testada ao lidarmos com "o menor deles", que são as coisas terrenas: dinheiro e posses. Se alguém for fiel nisso, também será fiel em "muitas coisas", que são as muitas bênçãos espirituais que o crente recebeu. Por outro lado, aquele que é injusto nas coisas terrenas também o é nas coisas espirituais.

Se não formos fiéis na administração do mamom injusto, o dinheiro, não poderemos receber as "coisas verdadeiras", que são as riquezas espirituais. O dinheiro é de outra pessoa, pertence a outra pessoa. Tudo o que recebemos, recebemos de Deus, e Ele exige de nós uma prestação de contas. É uma propriedade emprestada. Se lidarmos com ele como se nos pertencesse, estaremos lidando com ele de forma errada. Como, então, podemos obter o que é realmente nosso, o que é "seu"?

Por "seu" o Senhor quer dizer as bênçãos espirituais. Deus tem em Seu coração a intenção de dar essas bênçãos àqueles que entregam sua vida a Ele com tudo o que isso acarreta. As bênçãos espirituais também são de Deus, mas Ele as dá a nós para sempre. Ele não nos empresta as bênçãos espirituais, mas as dá a nós. Cada pessoa é propriedade de Deus com tudo o que possui. Recebemos nossa vida e nossas posses por empréstimo. O modo como lidamos com o dinheiro mostra se estamos cientes disso.

 Então, a questão não é o que devemos dar ao Senhor, mas o que podemos usar para nós mesmos, porque tudo pertence ao Senhor. Quem está ciente disso obtém "o que é verdadeiro", "o que é seu". Visto dessa forma, o interesse pela riqueza terrena desaparece completamente. Isso pode ser tirado de alguém sem demora, mas quem percebe isso, já não existe mais para ele, pois está de posse de suas verdadeiras riquezas, que não podem ser tiradas dele.

O Senhor conclui seu ensinamento sobre isso com a verdade de que nenhum empregado doméstico pode servir a dois senhores. Ele simplesmente não pode. Se o fizer, um ou o outro sofrerá perdas. Os senhores não são partes iguais, mas opostas. Deus e o deus do dinheiro são opostos um ao outro. Aqueles que pensam que podem servir a Deus e, ao mesmo tempo, viver a vida de um rico tolo mostram que odeiam a Deus e amam o dinheiro. Ou odiamos Deus ou o dinheiro. Não é possível amar um pouco os dois.

A lição para os fariseus

A palavra do Senhor também chegou aos ouvidos dos fariseus, e a consciência deles foi atingida por ela. Essas pessoas são amantes do dinheiro. Se você ama o dinheiro, não se sentirá confortável com um ensinamento como o que o Senhor acabou de dar. Eles têm uma visão muito diferente do dinheiro. Estão atrás de muito dinheiro e até fazem mau uso de certas ordenanças de Deus para esse fim; eles as distorcem de tal forma que ganham dinheiro com isso . Eles até devoram as casas das viúvas por meio de sua distorção da palavra de Deus .

Eles expressam sua aversão aos ensinamentos do Senhor zombando Dele. Essas pessoas são endurecidas por seu amor ao dinheiro e não são receptivas aos ensinamentos do Senhor. Ele conhece o coração deles e o expõe. Ele é Deus. Ele os vê completamente como pessoas que, no fundo, amam o dinheiro e, externamente, são justas apenas na aparência. Tudo o que fazem é para serem vistos e admirados pelos homens.

Mas o que é elevado entre os homens é uma abominação diante de Deus. Deus vê essas pessoas dando esmolas nas esquinas das ruas para serem honradas pelas pessoas em troca. Ele também vê o que eles guardam em suas bolsas e como aumentam secretamente seus tesouros. Seu vício em ser honrado pelos homens rouba de Deus a honra que pertence a Ele. Também rouba do homem o lugar da bênção e praticamente o leva à ruína.

O Senhor então fala sobre a Lei, dando-lhes a entender como é falsa a acusação de que Ele não leva a Lei a sério. Ele ressalta que o período da Lei e dos profetas durou até João. Com a vinda de João, outro tempo começou, o tempo em que o reino de Deus é proclamado. O Senhor anunciou que o reino estava próximo, mas Ele foi rejeitado e, portanto, o reino em sua forma pública foi suspenso.

No entanto, o reino é proclamado, e como um reino no qual as pessoas podem entrar. Em vez de esse reino ser estabelecido com poder, agora é necessária a força para entrar nele, a força da fé. Alguém que deseja pertencer a ele entrega sua vida a Deus e se coloca sob a autoridade de um rei rejeitado.

Quem tomar essa decisão encontrará grande resistência. Mas quem entrar com o poder da fé poderá participar da bênção que o reino já tem para todos os que estão nele. É o reino do Filho do amor do Pai , onde tudo fala do amor do Pai pelo Filho.

A nova ordem de coisas que o reino introduz não significa que a lei tenha se tornado sem sentido. Tudo o que está escrito na lei - inclusive os profetas - será cumprido nos mínimos detalhes. Nada ficará sem ser cumprido. O céu e a terra passariam antes mesmo que a menor parte da palavra de Deus perdesse seu significado.

Para ilustrar a verdade de suas palavras sobre a lei, o Senhor aponta para a instituição do casamento e como ela foi abandonada. Ele aponta para a lei como Deus basicamente a planejou para Seu reino e, como exemplo, cita a indissolubilidade do casamento.

Não há exemplo mais claro. Isso mostra aos fariseus que eles mesmos pervertem a Lei e, ao mesmo tempo, deixa claro como é tolice acusá-Lo de não levar a Lei a sério. Os judeus haviam facilitado muito a vida de quem quisesse dispensar sua esposa, e depois era igualmente fácil casar-se com outra. Eles poderiam se referir a Moisés, que havia escrito que alguém poderia se separar de sua esposa se apenas uma carta de divórcio fosse dada. O Senhor diz que essa possibilidade foi concedida por causa da dureza de coração deles .

Ele mesmo cita a intenção original de Deus com a lei e se refere ao que Deus disse no início. À luz do verdadeiro significado da lei, esse segundo casamento significa que essa pessoa comete adultério, pois o primeiro casamento permanece diante de Deus enquanto o marido e a esposa viverem . Ele só é dissolvido pela morte . O mesmo se aplica a quem se casa com a mulher dispensada por seu marido. Ele não tem permissão para se casar com ela, porque ela é casada enquanto o marido viver.

Um rico e um pobre na Terra

Nessa história, o Senhor levanta um pouco o véu que cobre o além. Não se trata de uma parábola. Em nenhuma parábola Ele menciona nomes pessoais. Mas aqui Ele menciona. Ele menciona o nome de Lázaro e também o de Abraão, que é uma pessoa viva para Ele . Ele fala em Sua onisciência sobre uma situação que Ele conhece.

Primeiro, Ele descreve as circunstâncias na Terra. Havia um homem rico. Ele tinha tudo de bom e desfrutava de tudo em abundância. Suas roupas eram esplêndidas, como as de um príncipe. Ele também se comportava como tal. Para esse homem, a vida na Terra era uma grande festa, que ele desfrutava ao máximo dia após dia. Ele tinha tudo o que o dinheiro podia comprar.

O nome do homem não é mencionado. Como o administrador injusto da passagem anterior, ele não fez o bem com seu dinheiro, mas gastou tudo consigo mesmo. Ao fazer isso, ele bloqueou seu acesso aos "tabernáculos eternos". Não é que alguém possa comprar o céu para si mesmo, mas ele pode mostrar para que vive usando suas posses terrenas. Não se fala de uma vida ímpia e dissoluta, mas sim da direção da vida. Não há nenhuma indicação de que ele estivesse orientado para Deus, pois não tinha olhos para o seu vizinho pobre que jazia à sua porta. Ele não amava o próximo como a si mesmo.

O contraste com o pobre homem deitado em sua porta era grande. Esse homem tinha uma aparência horrível. Não tinha nada para comer nem remédio para suas úlceras. Ele lançava olhares de desejo para a abundância na mesa do rico. Se ao menos lhe fosse permitido comer o que caísse no chão, ele poderia ter se fartado. Não, os cães estavam em melhor situação do que ele. Eles podiam se saciar com o que caía da mesa do rico . Os cães provavelmente vieram lamber suas feridas e, assim, aliviaram-lhe a dor.

O homem rico possuía tudo, exceto Deus. O pobre Lázaro não possuía nada além de Deus. Isso pode ser visto no significado de seu nome. Lázaro (a tradução grega do nome hebraico "Eleazar") significa "Meu Deus é ajuda". Não há nada mais que indique que ele tinha uma conexão com Deus. Toda a sua situação na Terra parece falar contra isso. Parecia ser mais o contrário. Em Israel, a posição de alguém na Terra era uma prova do favor ou do desfavor de Deus. O homem rico deve ter sido especialmente favorecido por Deus, e Lázaro deve ter incorrido no desagrado de Deus de uma maneira especial. O Senhor Jesus mostra que as coisas não são assim, mas que se trata dos tabernáculos eternos.

Os papéis invertidos após a morte

A vida na Terra, por mais brilhante que seja, é limitada. O momento da morte chega de forma irrevogável. Então, torna-se evidente que o contraste entre o pobre e o rico é muito maior do que era na Terra. O homem pobre morre. Para ele, isso significa a transição da miséria na Terra para um lugar glorioso. Os anjos o buscam e o levam para o seio de Abraão , onde só há bênçãos, alegria e prazer. Isso deve ter soado muito incomum para os fariseus.

O homem rico também morre. Então, o enorme contraste é revelado. Ele morre e é sepultado. Não há menção de anjos e muito menos do seio de Abraão, o lugar pelo qual todo judeu ansiava. Assim que fecha os olhos na terra, ele os abre no Hades e imediatamente sente o tormento daquele lugar. Além disso, ao longe, ele vê Abraão e Lázaro em seu seio. Uma das agonias do Hades é ver o lugar de bênção e pensar que poderia ter estado lá e, ao mesmo tempo, estar ciente de que nunca poderá chegar lá. Esse é o verme que não morre, o arrependimento eterno.

O homem rico tem plena consciência imediata de sua situação angustiante. Ele não pensa em seus pecados, mas em sua miséria. Tampouco pede para ser libertado dela. No Hades, alguém não muda de ideia. Aquele que não desejava Deus na Terra e não O amava, não deseja Deus no Hades e também não O ama lá. Não há ninguém no Hades que implore a Deus para livrá-lo de lá. A única coisa que o homem busca é esfriar um pouco a língua, o que poderia aliviar um pouco o tormento.

Ele pede a Abraão que envie Lázaro para ele com um pouco de água na ponta do dedo. Na Terra, ele não havia se importado com Lázaro. Ele não teria pensado em pedir um favor a alguém como Lázaro. Ele teria achado repugnante só de pensar nisso. Agora ele implora que Lázaro lhe faça um trabalho de amor! O egoísmo leva uma pessoa a fazer algo que não pensaria em fazer em outras circunstâncias. No futuro, a realidade terrena será vista em sua verdadeira luz.

Abraão responde ao homem rico que seu pedido não será atendido. O Hades é o lugar onde as pessoas anseiam e pedem o mínimo de coisas que tinham na Terra, mas cujos desejos nunca são atendidos. Pela resposta, pode-se ver que os papéis, em comparação com a situação na Terra, estão completamente invertidos. Ele o chama de "filho", lembrando-o do privilégio que teve na Terra de pertencer ao povo escolhido de Deus.

Abraão o lembra de sua vida e do bem que recebeu nela. O homem rico, que agora é o homem pobre, vê novamente suas mesas fartas e sua vida de banquetes diante de si. Abraão também o lembra de Lázaro, que recebeu o mal. O homem também vê Lázaro novamente deitado em sua porta, cercado por cães que lambiam suas feridas. Ele não se importava. Tudo o que o homem rico negou a Lázaro, Lázaro agora recebe. E tudo o que o homem rico, em seu egoísmo, não via ou não tinha coração, ele recebe agora.

Não devemos pensar, a propósito, que o rico recebe o tormento como punição por sua riqueza. Ele não vai para o lugar de tormento por causa de sua riqueza, mas por causa de seu egoísmo e porque viveu apenas para si mesmo. Ele era um administrador que esbanjava os bens de seu senhor e não se importava com os "tabernáculos eternos". Ele nunca se dirigiu a Deus com seus pecados, nunca confessou seu egoísmo como pecado. Ele nunca reconheceu que toda a riqueza que havia "recebido" em sua vida vinha de Deus (é assim que Abraão diz). Tudo era de e para ele mesmo. Todos os outros, como Lázaro, podiam assistir, mas não ganhavam nada com isso.

Assim como o homem rico não recebe o castigo porque era rico, Lázaro não recebe o consolo na outra vida porque era pobre e marginalizado na Terra. Como foi dito, Lázaro significa "Meu Deus é ajuda". Ele tornou visível o significado de seu nome em sua vida na Terra. Lázaro não se rebelou contra Deus por causa de seu destino. Ele poderia facilmente ter feito isso, mas continuou a confiar em Deus. Ele não tinha mais nada na Terra além de Deus, e não tem outra coisa na glória.

Abraão fala de consolo para Lázaro, não de bênção, embora não haja nada além de bênção ali. O consolo é dado a alguém que sofreu muito e agora experimenta alívio e salvação. Para Lázaro, o sofrimento acabou e ele agora desfruta do oposto.

A propósito, fica bem claro, pelo que tanto o homem rico quanto Lázaro experimentam conscientemente, que a doutrina do sono da alma é uma doutrina falsa. Abraão prossegue e ressalta que, no além, é impossível mudar de lugar. Ele fala de um grande abismo entre o lugar de tormento e o lugar de consolo e bênção. A doutrina do purgatório é um grande engano. O purgatório nem sequer existe, mas também é impossível mudar o lugar que alguém ocupa após a morte .

Conversão só pela Palavra de Deus

Em seguida, ouvimos do homem algo que ele nunca demonstrou na Terra: preocupação com os outros. Se Lázaro não puder ir até ele, ele deve ter permissão para ir até sua família para avisá-los. Lázaro deve avisar seriamente seus irmãos, para que eles possam escapar da coisa terrível que é a parte dele. Mas esse pedido também não pode ser atendido. O Hades também é o lugar onde as orações não são atendidas. Muitas súplicas são feitas no Hades, mas de lá nunca virá nada que seja uma bênção para a Terra. O tempo para suplicar já passou, é tarde demais. A súplica pertence à vida na Terra, não ao Hades.

Abraão aponta para Moisés e os profetas. Seus irmãos não estão sem testemunhos. Eles podem ler a Palavra de Deus, como ele poderia ter feito em sua vida na Terra. Enquanto o Senhor cita as palavras de Abraão ditas no além, os fariseus ficam parados; eles tagarelam sobre a Lei e não a ouvem. É uma dica para que eles realmente ouçam Moisés e os profetas, pois assim não chegarão a esse lugar terrível.

O homem acha que sabe mais e quer convencer Abraão de que, se alguém dentre os mortos for até eles, certamente se converterão. Abraão repete que a única coisa que pode convencer alguém de seus pecados é a palavra de Deus. Nem mesmo o maior milagre levará alguém à conversão.

Pouco tempo depois de o Senhor ter contado esse incidente, um homem que também era chamado de Lázaro de fato ressuscitou dos mortos quando Ele o chamou. Muitos dos irmãos do homem rico vieram naquele momento para ver aquele que havia ressuscitado . Com que resultado? Que eles passaram a acreditar? Não, em vez de se converterem, pelo menos os governantes, até mesmo os principais sacerdotes, aconselharam que também matassem Lázaro ressuscitado, bem como aquele que havia despertado seu ódio mortal contra eles por seu poder de ressurreição. Não há menção de que tenham sido persuadidos e dado ouvidos a Moisés e aos profetas.

Assim foi quando o Senhor morreu e ressuscitou. Então eles subornam os soldados para espalhar uma mentira sobre sua ressurreição: Ele não havia ressuscitado, mas seus discípulos haviam roubado seu corpo. A única luz para uma alma ignorante, o único testemunho que traz vida eterna a um pecador morto, é a Palavra de Deus, se for aceita com fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário