Lucas 17



                    

Os escândalos

O Senhor adverte seus discípulos de que problemas estão por vir. Ele diz isso com relação aos fariseus que ainda estão entre seu público. Essas são as pessoas que não dão ouvidos a Moisés e aos profetas, mas à sua própria interpretação de Moisés e dos profetas. No entanto, eles os invocam, e é isso que os torna tão perigosos. É por isso que o Senhor adverte seus discípulos sobre eles como pessoas que causam escândalos.

Ele lhes prediz que não poderão evitar situações em que terão de lidar com grandes seduções e enganos, que testarão sua fé Nele. Se seus olhos de fé não estiverem continuamente fixos Nele, eles cairão e seguirão esses enganadores.

O Senhor Se dirige a Seus discípulos em sua responsabilidade. O "ai daquele por quem vierem" é dirigido especialmente aos líderes religiosos que tentarão impedir que os discípulos sigam um Senhor rejeitado em Seu reino. Ele faz um julgamento severo das pessoas que aparentam servir a Deus, mas que enganam aqueles que querem seguir o Senhor com fé simples.

No entanto, o Senhor não está pensando apenas nos líderes religiosos. Ele também admoesta os discípulos a tomarem cuidado consigo mesmos. Até mesmo um discípulo é capaz de fazer coisas erradas e pode se tornar uma pedra de tropeço ou um laço para outro. Não é desculpa dizer que essa outra pessoa é apenas muito fraca quando ela tropeça por causa do nosso comportamento. Justamente porque a outra pessoa é fraca, isso deve nos levar a ajudá-la e devemos ter cuidado para não levá-la ao pecado.

O escândalo (ou armadilha) que o Senhor aponta aqui é a falta de vontade de ir até um irmão que está pecando. Se não formos até ele, o irmão que está pecando será incentivado a pensar que o pecado não importa, e onde ele vai parar?

A próxima armadilha é não perdoar o irmão que pecou contra nós. Se falarmos sobre o pecado cometido na frente de outras pessoas, isso será um obstáculo ou um bloqueio para o perdão e a restauração. Não devemos contar aos outros o que aconteceu, mas repreender o irmão em amor. O amor fraternal genuíno convence o outro de seu pecado, pois, por causa de seu pecado, o irmão não está em comunhão com Deus, mas no poder de Satanás.

Se houver arrependimento, ele deve perdoar o irmão. Ele deve fazer com que ele saiba que tudo está bem novamente entre ele e Deus e entre os dois por meio de sua confissão , e fazer com que ele saiba disso sendo fraternal com ele novamente. Se o relacionamento esfriou por causa de um pecado cometido, mesmo que ele seja conhecido, isso dificulta o perdão.

Outra armadilha é estabelecer um limite para o perdão. O Senhor aponta para isso quando fala de pecar sete vezes. O número, sete vezes, indica que a outra pessoa fez tudo errado. O fato de tudo isso acontecer em um dia aumenta a prova. Humanamente falando, provavelmente está claro que esse é um caso sem esperança. O perdão parece não ter sentido algum.

Lembremo-nos, porém, de que é assim que Deus, em Sua infalível graça, lida conosco. Se não fosse assim, a situação pareceria bastante desesperadora para nós, não apenas naquela época, quando ainda estávamos em nossos pecados, mas também agora, como crentes. Assim como Deus agiu e está agindo conosco, também devemos agir com nossos irmãos.

Servos inuteis

O Senhor havia dito que eles deveriam perdoar toda vez que alguém pecasse e se arrependesse. Depois disso, os apóstolos pediram mais fé. Eles sentem que precisam de muita fé para agir dessa forma.

Lucas muda a forma de falar de "discípulos" para "apóstolos" aqui. Eles são os líderes espirituais do reino. Eles têm de ser um exemplo nessas coisas. Especialmente nesse lugar de responsabilidade, é importante ser humilde, o menor, o servo de todos. Também pode ter a ver com o fato de que os apóstolos receberam do Senhor a capacidade especial de perdoar pecados . Isso não tem nada a ver com o perdão dos pecados para a eternidade. Esse perdão só pode ser concedido por Deus, com base na obra do Senhor Jesus na cruz e na fé nela.

Para a Terra, provavelmente existe o perdão que as pessoas podem conceder a outras. Principalmente quando se trata de um pecado contra alguém pessoalmente, como o Senhor apresenta. Em segundo lugar, de forma mais geral, quando se trata de um pecado que não foi cometido contra alguém pessoalmente, ou pecados que não podem mais ser confessados à pessoa contra quem se pecou. Então, alguém pode se livrar do peso da consciência com um crente que vive com o Senhor. Esse crente pode lhe assegurar, com base na Palavra de Deus, que Deus perdoa os pecados quando eles são perdoados.

O Senhor mostra que não se trata da quantidade de fé, mas que a fé seja viva. Um grão de mostarda é muito pequeno, mas está vivo. Quando há fé viva, ela é capaz de realizar coisas sobrenaturais. O Senhor não está nos dizendo para arrancar uma amoreira pela fé e depois plantá-la no mar. Ele quer nos ensinar que somente pela fé podemos ser redimidos de nosso próprio "eu". Esse próprio "eu" está profundamente enraizado em nossa alma. Essa árvore precisa sair. Isso só é possível por meio da fé direcionada a Cristo, que nos faz pensar cada vez menos em nós mesmos.

Em seguida, o Senhor adverte sobre outro perigo, que é o de nos vangloriarmos dos feitos que realizamos na fé. Se não deixarmos nosso próprio "eu" trabalhar na fé, e se tivermos feito coisas na fé, então isso é algo de que poderíamos nos vangloriar. É a isso que o Senhor se refere e diz que somos apenas servos que estão ocupados com o encargo que recebemos. Se nos foi permitido fazer algo pela fé, não devemos pensar que fizemos de Deus nosso servo, que nos colocará imediatamente à mesa por causa de nosso trabalho, para que possamos nos orgulhar de nossas realizações.

O servo deve conhecer sua posição. Ele está completa e permanentemente à disposição de seu senhor. Quando terminar de trabalhar para seu senhor fora de casa, ele deve continuar a servir seu senhor dentro de casa. Servir ao mestre tem a mais alta prioridade e exige tudo. Somente quando os desejos do mestre forem atendidos de forma satisfatória, o servo poderá comer e beber. Isso não é difícil, é normal. O servo também não recebe nenhum agradecimento. Ele só fez o que lhe foi pedido. Ele não recebe nenhum agradecimento por isso.

A graça de forma alguma diminui nossas obrigações. Claro, podemos saber que o Senhor recompensará todo o bem que fizemos para Ele. Mas será que Ele é obrigado a fazer isso? Essa é a questão aqui. Como servos do Senhor, não temos direito a nada. Não é já um enorme privilégio poder servir a um Senhor que nos libertou do poder das trevas e do pecado com todo o amor de Seu coração e à custa de Sua própria vida? Que presunção seria supor que Ele deve nos recompensar pelo que fazemos por Ele. Devemos nossa vida a Ele.

Se tivermos feito o que deveríamos fazer, também estaremos cientes de que houve muita coisa que não foi como deveria ter sido. Não deve ser difícil dizer honestamente que somos "servos inúteis". O Senhor não deve a nós o progresso de Sua obra. Ele a realiza por meio de nós, seus servos. Muitas vezes não estamos dispostos ou somos até mesmo ignorantes. Ele continua conosco, e isso é uma prova tão grande da graça quanto o fato de Ele ter começado conosco. Ele sabia o que estava começando quando nos salvou, e mesmo assim o fez. É isso que O torna tão grandioso. Por isso, Ele é digno de toda adoração. Isso é expresso no seguinte incidente.

Purificação de dez leprosos

Lucas nos lembra novamente que o Senhor está a caminho de Jerusalém para morrer. Sua rota está determinada. Nessa rota estão Samaria e Galileia. Os discípulos não são mencionados. O incidente com os dez homens leprosos é sobre como alguém se torna um discípulo que adora.

Quando o Senhor chega a uma aldeia, Ele encontra dez homens leprosos. Esses homens, de acordo com a lei dos leprosos, devem permanecer à distância . Mas, em vez de gritar: "Imundo, imundo", eles clamam ao Senhor para que tenha misericórdia deles. Eles clamam mais em sua angústia do que em fé. Mas isso é suficiente para que Ele os ouça.

E Ele não apenas ouve, mas também os vê. Ele vê como eles são miseráveis. Ele não diz uma palavra de cura, como em um caso anterior em que Ele curou, nem os toca . Ele lhes diz para irem até os sacerdotes e se mostrarem a eles. Ele os envia aos sacerdotes que em breve O condenarão como culpado de morte . Sua missão significa algo como: "Vocês estão curados". Teria sido inútil que o sacerdote os declarasse imundos. Eles sabiam disso.

Eles acreditam na palavra do Senhor, vão embora com essa convicção e são curados no caminho. O Senhor testa a fé desses homens com Sua comissão. Ao mesmo tempo, Ele aplica os regulamentos da lei que se aplicam a eles, já que estão sob a lei. A lei exige que alguém se apresente ao sacerdote quando for curado da praga da lepra. Entretanto, a lei não diz nada sobre como a cura poderia ocorrer. Entretanto, ela descreve em detalhes como alguém poderia ser declarado limpo (Levítico 14).

O fato de ter de ser feito dessa forma era uma disposição importante, pois se tornava um testemunho do poder de Deus agora em ação na Terra. Naturalmente, surgiria a pergunta: Como esses leprosos foram curados? Nesse caso, isso ao mesmo tempo chamaria a atenção para o fato de que o Cristo de Deus estava ali e que Ele realmente revelava o poder de Deus em graça.

Primeiro, eles devem iniciar sua jornada. Eles não sentiram nada quando lhes foi dito para irem até os sacerdotes, mas, ao irem, eles foram purificados. Quando um dos dez, um samaritano, vê que ficou curado, ele não continua a caminhar até os sacerdotes. Ele volta para o Senhor, porque Nele encontrou Deus. Ele percebe que Cristo é a fonte da bênção de Deus.

O samaritano está fora do judaísmo e, portanto, não está preso às tradições com as quais os fariseus mantêm o povo cativo. Portanto, ele está livre para voltar ao Senhor. Os outros nove poderiam dizer que isso é presunção e desobediência, e não seria o caso. Afinal de contas, eles estavam agindo de acordo com a palavra do Senhor e ele não. O Senhor lhes havia dito claramente para irem e se mostrarem aos sacerdotes. Mas ele é o único que entende que o Senhor Jesus é Deus. Portanto, ele volta para se mostrar a Ele, para se lançar a Seus pés e agradecê-Lo. Ele não precisa mais ficar à distância.

O Senhor vê um deles e pergunta sobre os outros nove. Ele purificou todos os dez de sua lepra, mas os nove apenas se aproveitaram de Seu poder e se contentaram em permanecer judeus. Eles não saem do antigo redil, mas permanecem presos no sistema legal. Nem Nele nem no poder de Deus eles viram algo que os atraísse. Tendo sido beneficiados, eles continuam na velha trilha. Não agradecem a Ele.

O Senhor pergunta onde eles estão, uma pergunta que ainda precisa ser feita hoje. Onde estão os cristãos que ainda se reúnem com o propósito de adorá-Lo e a Deus pela grande obra que Ele realizou na cruz para a purificação deles?

Ele enfatiza a diferença entre os noves e este um, perguntando, ou melhor, observando que somente este único estrangeiro dá glória a Deus. Assim, Ele se mostra desapontado com o fato de os nove judeus, os membros de Seu povo, não terem ido a Deus. Ao mesmo tempo, Ele enfatiza a gratidão do homem que está fora do povo de Deus, mas que agora, na realidade, pertence a ele.

O Senhor ainda tem uma bênção especial para o samaritano, pois somente ele recebe dEle a mensagem de salvação, enquanto os nove foram declarados limpos apenas no que diz respeito à lepra. Ele não diz mais nada sobre o fato de o homem ter se mostrado ao sacerdote. O samaritano encontrou Deus. Ele experimentou o gracioso poder de Deus na cura de sua lepra, um poder que ele reconheceu em Cristo e por isso Lhe deu glória.

O Reino de Deus está em Cristo

Os fariseus têm uma pergunta. Eles querem saber quando virá o reino de Deus. Eles acham que estão prontos para ele. A questão é apenas quando o reino de Deus - como eles pensam - estará pronto para eles. Essa é uma pergunta de incredulidade cega. É como pedir sinais. Eles não têm olhos para ver, pois são cegos e, por serem cegos, não veem o reino de Deus, pois ele "não vem com aparência exterior". Com isso, o Senhor quer dizer que ele não vem com poder e glória exteriores.

No entanto, Ele forneceu uma abundância de evidências de que o reino de Deus está entre eles, e isso em Sua pessoa. No entanto, eles não reconhecem Nele o Rei de Deus, embora Ele tenha revelado o verdadeiro poder do reino nas muitas vitórias sobre Satanás e sobre todas as consequências do pecado no mundo. O verdadeiro poder do reino é revelado na pessoa dependente e obediente, no poder de Deus que nunca falha e que opera por meio dele.

Eles estão cegos para tudo isso. Eles não respeitam isso porque não respeitam a Deus. Como povo, eles desejam ser exaltados e destruir os inimigos, mas não desejam que Deus seja glorificado e que o homem se humilhe. Portanto, o Senhor lhes mostra em Sua resposta que, desde o momento de Sua rejeição até Sua volta em glória, não se trata de uma questão de "Eis aqui! ou: Ali!", mas de uma questão de fé, de reconhecer a glória de Sua pessoa e ver que o poder que opera Nele é o poder de Deus.

O reino de Deus está no meio deles, e eles não o veem porque não O veem. Eles pensam pouco no Senhor Jesus. Essa é a ruína de todos os que ouvem o testemunho, mas se recusam a aceitá-lo.

Lucas fala sobre o reino de Deus, não sobre o reino dos céus. Somente Mateus fala sobre o reino dos céus, e ele não diz em nenhum momento, enquanto o Senhor Jesus esteve na Terra, que o reino dos céus havia chegado. Ele provavelmente cita, de acordo com o que Lucas diz aqui, as palavras do Senhor que disse: "Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, é conseguintemente chegado a vós o Reino de Deus." .

O reino de Deus já existia quando Cristo estava na Terra. Ele provou isso ao revelar o poder do Espírito em inúmeras vitórias sobre Satanás. Mas o reino dos céus não veio até que Ele ascendesse ao céu e começasse Seu governo oculto sobre a Terra a partir do céu. Quando Ele retornar em glória, exercerá esse governo publicamente, e então não haverá diferença entre o reino de Deus e o reino dos céus. Então o reino terá chegado e sido estabelecido em poder e glória.

O Dia do Filho do Homem

O Senhor fala aos seus discípulos. Ele não dá aos fariseus nenhuma informação adicional sobre o reino. Mas Ele instrui Seus discípulos mais detalhadamente sobre o Reino de Deus em sua forma futura e ainda mais sobre os dias que precedem o Reino. Esses dias serão dias em que eles desejarão voltar a um dos dias que experimentaram durante a presença do Senhor na Terra.

Para Seus discípulos, Ele pode falar abertamente sobre a forma futura do reino. Era a essa forma que o pensamento dos fariseus estava confinado. Os discípulos haviam aceitado o Senhor com fé e, embora pudessem ter pouco discernimento, entenderam que o reino de Deus estava no meio deles. Portanto, Ele pode lhes dar luz divina sobre o futuro, quando estabelecerá visivelmente o reino.

Ele os adverte para que não sejam enganados. Pouco antes de Sua vinda, haverá muitos falsos cristos que se apresentarão como o Messias prometido. Ele ressalta que eles dirão: "Olhe aqui! ou olhe ali!" Para os fariseus, Ele havia acabado de dizer que isso não seria dito porque Ele, o Rei de Deus, estava diante deles corporalmente.

O Senhor informa aos Seus discípulos de que maneira Ele virá. Eles não precisam dar ouvidos a todos os tipos de vozes enganosas, porque quando Ele vier, ficará muito claro que é Ele. Eles não precisam pensar que precisam procurá-Lo, como se Ele estivesse escondido em algum lugar. Ele virá como um relâmpago sobre toda a Terra. Todo olho O verá . Ninguém precisará dizer a ninguém mais que é Ele. Sua glória e majestade serão então visíveis a todos, enquanto agora Sua glória é visível apenas para a fé . Então, "Seu dia" terá amanhecido.

No entanto, antes que isso aconteça, Ele deve primeiro sofrer muitas coisas e ser rejeitado por esta geração. A maldade e a rebelião deles contra Deus devem atingir seu clímax. Depois disso, virá o julgamento.

Os dias de Noé e de Ló

O Senhor compara os dias do Filho do Homem com os dias de Noé. Naqueles dias, os homens viviam suas próprias vidas de tal forma que Deus teve de dizer que a Terra estava corrompida e cheia de violência diante Dele . Os dias do Filho do Homem são os dias em que Ele exerce Seu domínio como Filho do Homem sobre a criação. Esse reinado começará com o julgamento justo do pecado.

No , por "dias do Filho do Homem" entende-se os dias em que o Senhor Jesus esteve na Terra. No , "os dias do Filho do Homem" significa os dias que precedem a Sua vinda. Esses são os dias em que nós também vivemos. Depois disso, vem "o seu dia" , o tempo que se refere ao seu governo.

O fato de que também vivemos nos dias que precedem a Sua vinda pode ser visto na referência aos dias de Noé e de Ló. Esses dias tinham as mesmas características de nossos dias. O Senhor descreve a vida dos dias de Noé de um ângulo diferente do primeiro livro de Moisés. Ele se refere à vida cotidiana de uma pessoa comum. Essa vida consistia em comer, beber e se casar. Alguém pode se perguntar se o julgamento deve vir sobre isso. Será que essas coisas são pecaminosas, pois não foi o próprio Deus que estabeleceu todas essas ordenanças? São, mas se essas coisas fazem parte da vida do homem e excluem Deus de sua esfera de vida, então são atividades malignas. Foi por isso que o julgamento atingiu a todos, e ninguém escapou.

O Senhor também fala sobre os dias de Ló. Também sabemos disso pelo primeiro livro de Moisés, em que cidade corrupta Ló vivia. Mas aqui também, o Senhor apresenta Sodoma como uma cidade onde viviam pessoas cujas ocupações diárias consistiam em várias atividades que não eram, em si mesmas, erradas ou pecaminosas. É notável, no entanto, que Ele não fale mais aqui sobre o casamento. Isso foi consumado em Sodoma sem Deus.

O julgamento ocorre porque eles estavam realizando todas as atividades normais sem levar Deus em consideração. Se banirem Deus da vida cotidiana, o julgamento virá. Foi isso que Sodoma experimentou. Ló foi salvo por um fio porque hesitou em sair de Sodoma. O julgamento veio e ninguém escapou.

O julgamento da Terra e o julgamento de Sodoma, ambos modelos de julgamento completo e final, retratam a situação como será no dia em que o Senhor Jesus aparecerá como o Filho do Homem. No caso de Noé, houve um aviso prévio. Ele provavelmente passou 120 anos construindo a arca e, durante todo esse tempo, pregou que o juízo estava chegando . No entanto, eles não acreditaram. Por isso, o julgamento foi repentino para todas essas pessoas. O julgamento sobre Sodoma também foi repentino, apenas Ló e sua família foram avisados. Da mesma forma, a vinda do Filho do Homem para julgar será repentina para destruir todos aqueles que corromperam a Terra .

Quando o Filho do Homem vier, não haverá tempo a perder. Então, será revelado o que o coração busca. O Senhor adverte que não se deve pensar que algo é importante. Qualquer atraso na fuga é desastroso. A demora surge quando alguém pensa que tem coisas valiosas em casa. Mas não importa onde a pessoa esteja, naquele momento apenas uma coisa é importante: salvar a mera existência. Quem, apesar da seriedade da situação, ainda decide em favor de suas sete coisas, prova que essas coisas são ídolos para ele. Elas o dominam. A consequência é que ele perece.

A verdadeira e salvadora sabedoria será a fidelidade ao Senhor e ao Seu testemunho. Aqueles que consideram um ou dois bens terrenos mais importantes do que a própria vida perderão a vida. O Senhor nos lembra da esposa de Ló. Ela não conseguia se afastar de Sodoma no seu coração e isso se tornou sua ruína . Seu coração estava apegado ao lugar sobre o qual Deus trouxe o juízo.

Como ocorre conosco? Quem pensa que pode se apegar à vida neste mundo, onde o Senhor diz para abandoná-lo, perderá sua vida. Mas quem abrir mão de sua vida e entregá-la nas mãos do Senhor poderá conservá-la.

Levado ou deixado

Deus sabe quem é realmente um discípulo do Senhor Jesus e quem é apenas na aparência. Aquele que não pertence a Ele, Ele o leva embora por meio do juízo. Aquele que pertence a Ele fica para trás e entra no reino da paz.

Ele sabe como fazer uma distinção em Seu julgamento nos relacionamentos mais íntimos, como no caso de marido e mulher que se deitam juntos na cama à noite. Outra cena é aquela em que duas mulheres moem farinha durante o dia para assar pão. Delas, uma também será levada pelo juízo, enquanto a outra ficará para trás e entrará no reino da paz.

Assim, vemos duas situações em que as pessoas se encontrarão quando o Senhor aparecer de repente: à noite, pela manhã e durante o dia. Ele deixa claro que sua vinda tem consequências para toda a Terra.

A natureza do julgamento deixa claro que não se trata da destruição de Jerusalém por Tito em 70 d.C. Vemos a mão de Deus que sabe como discernir, poupar e tirar. Também não se trata do julgamento dos mortos, mas de um julgamento na terra: eles estão em uma cama ou moendo.

Os discípulos perguntam onde ocorrerá o juízo. O Senhor responde que será onde estiver o corpo morto, o cadáver, a carniça. Um corpo morto é um corpo sem espírito. Ele representa o Israel ímpio, que Deus rejeitou na pessoa de Cristo. É também qualquer outro corpo morto, não importa onde esteja, porque se aplica de modo geral a todo ser humano. Para todo aquele que não tem a vida de Deus e, portanto, é um corpo morto, o juízo descerá como águias ou abutres, dos quais a presa não escapa porque está sem vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário