Lucas 18



                    

Parábola do Juiz Injusto

Dando continuidade ao que o Senhor disse sobre as características dos últimos dias, Ele enfatiza, por meio de uma parábola, a importância da oração contínua. A oração tem sido a fonte de ajuda para os fiéis em todas as épocas, mas especialmente nos dias do Filho do Homem, que são muito parecidos com os dias de Noé e os dias de Ló. São os dias em que vivemos. Por isso, essa parábola está repleta de instruções para nós também.

Trata-se de não afrouxar a oração e não desanimar quando a resposta não vem. Estes são tempos difíceis em que a fé é posta à prova. Orar constantemente é a única coisa que nos dá força para perseverar. Isso prova a confiança em Deus, mesmo quando as aparências estão contra nós.

O Senhor descreve uma situação em que um juiz não se importa nem um pouco com a lei. Esse juiz não ama a Deus nem ao próximo. Amar a Deus e ao próximo é a essência da lei. E esse homem é um juiz!

Em um determinado momento, uma viúva se aproxima dele com o pedido de que ele lhe faça justiça. Ela tem um adversário que quer explorá-la. O juiz não pode ganhar nada com esse caso. É completamente desinteressante para ele. A viúva, no entanto, persiste. Isso acaba levando ao sucesso. Seu raciocínio é que ele defenderá a mulher, apesar do fato de não se importar nem com Deus nem com o próximo.

Sua consideração para fazer justiça à viúva é que ele quer se livrar das reclamações dela e evitar algo pior. Para ele, é provável que ela volte a importuná-lo se ele se mantiver firme em sua recusa. Portanto, no fim das contas, é melhor conceder-lhe justiça de qualquer forma. Pelo menos assim ele se livrará dela. Ele está agindo puramente por interesse próprio.

O juiz injusto aqui não é mais uma imagem de Deus do que o administrador injusto no capítulo 16 é uma imagem de um discípulo. O Senhor conta essas parábolas para incentivar seus discípulos a agirem dessa forma, contando com a benevolência de Deus para com eles.

Aqui o Senhor Jesus quer incentivá-los a orar constantemente sem se cansar, mesmo quando parece que a resposta não vem e que o mal está aumentando. Se um juiz injusto chegar a um veredito, mesmo que seja em seu próprio interesse, será que Deus permitirá que alguém que ore persistentemente fale sem dar atenção?

Aquele que clama a Deus dia e noite, mesmo que Deus espere com a resposta, demonstra fé verdadeira. Afinal, Deus não espera para adiar a promessa, mas age com bondade, levando os pecadores ao arrependimento para que também sejam salvos . Aquele que ora precisa perseverar até que a resposta chegue. Se em algum lugar for possível encontrar fé que agrade Áquele que a busca, essa fé não será envergonhada ou desapontada.

Mas será que o Filho do Homem, quando vier, encontrará fé? Afinal de contas, quantos discípulos haverá que realmente se apegam à confiança genuína em Deus, quantos viverão com a confiança da fé demonstrada pela viúva? Estamos vivendo no fim dos tempos com poucos discípulos genuínos e onde esses discípulos genuínos serão fortemente pressionados a abandonar a fé. Será que temos fé de que Deus realmente nos fará justiça, mesmo quando parecer o contrário? O Senhor deixa claro quem são os verdadeiros justos na parábola a seguir.

O fariseu e o publicano

Nessa parábola, o Senhor descreve novamente novos traços de caráter que correspondem ao reino no qual entrarão aqueles que O seguirem. A justiça própria é tudo menos uma recomendação para entrar no reino. As pessoas que confiam em si mesmas para serem justas não precisam orar. Elas também não ficam desanimadas e não precisam da fé que confia na oração para recorrer a Deus em busca de ajuda.

O Senhor conta essa parábola com relação àqueles que se consideram muito superiores aos outros e que também olham com desprezo para os outros. Ele compara dois homens que vão ao templo para orar. Eles são completamente opostos.

Primeiro, ele descreve a atitude e a oração do fariseu. Nele reconhecemos o filho mais velho do capítulo 15 e o homem rico do capítulo 16. Em contraste, no publicano vemos o filho mais novo e Lázaro. O fariseu representa o mundo religioso em sua manifestação mais honrosa. O publicano representa as pessoas que não têm honra a mostrar, mas que, independentemente do que tenham sido, agora se condenam arrependidas e contam com a misericórdia de Deus.

Lemos que tanto o fariseu quanto o coletor de impostos "estão em pé". Há, no entanto, uma distinção muito fina na forma dos dois verbos traduzidos como "estar em pé" em ambas as ocasiões. O fariseu se posiciona como se fosse falar a uma assembleia. No caso do publicanos, é a expressão comum para "ficar em pé" em oposição a "sentar-se".

O Senhor fala sobre a oração do fariseu. Ele orava "consigo mesmo". Isso dá a impressão de que os outros não podiam ouvir o que ele estava dizendo. Mas, quando lemos sua oração, não é realmente uma oração, um pedido a Deus. Também não está agradecendo a Deus pelo que Ele é. Ele está tão extraordinariamente satisfeito consigo mesmo que recomenda somente a si mesmo a Deus. Ele agradece a Deus por tudo o que Ele não é.

Também não é uma confissão de pecados. Ele nem mesmo menciona qualquer necessidade, qualquer coisa que ele precise. Ele mesmo é o objeto de sua ação de graças. Ele não era, como os outros, violento e corrupto, nem como os publicanos. Quando ele fala "deste publicano", ouvimos um traço de desprezo. Para ele, o homem é um publicano desprezado porque fez um pacto com o inimigo.

Por fim, ele discorre longamente sobre seus hábitos. Ele se elogia por seu jejum e sua excessiva consciência religiosa. Não que ele alegue falsidade, não que ele exclua Deus, mas ele confia nessas coisas. Elas formam a base de sua justiça diante de Deus. Ele acha que tudo isso o torna agradável diante de Deus. Ele não considera as outras pessoas. Isso se deve ao fato de ele nunca ter visto seus próprios pecados como Deus os vê. Esse fariseu é um "crente", mas que acredita tremendamente em si mesmo.

Como é completamente diferente a atitude e a oração do publicano. O publicano fica parado de longe. Ele se sente como os leprosos de quem isso também é dito . Ele reconhece que não é digno de se aproximar de Deus. Ele nem mesmo ousa levantar os olhos para o céu, mas permanece com a cabeça baixa e bate no peito como sinal de seu profundo arrependimento. Ele para ali como alguém que implora a Deus por misericórdia.

Ao falar de si mesmo como "o pecador", ele diz, por assim dizer, que é o único pecador . Ele não diz de forma tão genérica que é "um pecador", como se fosse um dos muitos e quisesse se esconder um pouco na multidão. Ele só vê a si mesmo e o quanto é indigno e pecador aos olhos de Deus.

Ao mesmo tempo, ele implora a Deus por misericórdia. Ele faz isso sem encobrir nenhum de seus pecados. Uma pessoa só pede misericórdia quando está convencida de que não merece nada. Na palavra "misericórdia" que o publicano usa, está incluído o pedido de reconciliação. Para Deus, não há misericórdia sem reconciliação.

O Senhor declara o publicano justo porque ele tomou a atitude correta diante de Deus e deu a Deus a posição correta. O publicano se torna um homem justo porque se tornou um penitente. Justificado significa: agir corretamente de acordo com a lei. Deus declara que o publicano agiu corretamente ao confessar que era um pecador e, como resultado, Deus declara que o publicano está livre de seus pecados.

Na carta aos Romanos, Paulo trata da doutrina da justiça de Deus. Lá fica claro o que significa quando Deus declara alguém justo. Isso significa que alguém assim nunca pecou, porque há outro que diz ter cometido esses pecados e que também sofreu o julgamento por eles.

O publicano está verdadeiramente livre do fardo de seus pecados. Essa é a parte de todo homem que, como o publicano, confessou sinceramente seus pecados e vê pela fé que a obra de Cristo também foi realizada por ele e que Deus a aceitou perfeitamente.

O publicano se humilhou e, assim, foi exaltado ao coração de Deus. O fariseu, "aquele", vai para casa muito satisfeito consigo mesmo, mas aumentou sua culpa. Ele se exaltou e será humilhado quando estiver perante o grande trono branco diante do Juiz, o Senhor Jesus.

As criancinhas são levadas ao Senhor

Após a cena no templo com os exemplos de orgulho e humildade, as criancinhas são levadas ao Senhor. A cena anterior do templo contém a admoestação para sermos humildes em vista de nossos pecados, que Deus conhece. Ela também contém o resultado agradável para qualquer um que ocupe esse lugar humilde. Agora, vêm a Ele crianças que são humildes por natureza. Elas são trazidas a Ele "para que Ele as toque". O Senhor é o Senhor daqueles que são humildes. Eles podem contar com o fato de que Ele os tocará para abençoá-los.

Isso, no entanto, não é correto para os discípulos. Eles revelam a atitude dos fariseus. Eles não têm olhos para os pequenos, os humildes. Eles julgam essa ação como um obstáculo no trabalho que é tão importante para eles e que também os torna tão importantes. Se pelo menos uma pessoa distinta tivesse vindo, eles teriam aberto espaço, mas as crianças não são interessantes para eles.

O Senhor, no entanto, discorda claramente deles. Quando os discípulos querem mandá-los embora, Ele os chama para junto de Si. Ele tem uma lição para Seus discípulos. Ele quer que as crianças venham até Ele, e os discípulos não devem impedir isso. É exatamente para as crianças que existe o reino de Deus. É típico de uma criança pequena acreditar em tudo o que lhe é dito, confiar naqueles que cuidam dela, ser insignificante aos seus próprios olhos e ser incapaz de se defender quando é forçada a se afastar.

Todas essas são as marcas certas para o reino de Deus. Somente quando alguém está disposto a se tornar como uma criança com as marcas apropriadas é que pode receber o reino de Deus. Então, ele passa a ter olhos para isso, porque receber o reino significa receber o Senhor Jesus. Quem não fizer isso não poderá entrar. É impossível entrar no reino se você se considera muito importante. Para entrar no reino, é preciso tornar-se muito pequeno, despojado de toda a sua glória e grandeza. Esse é o ensinamento do jovem rico no incidente a seguir. Por não se tornar pequeno, ele não pode entrar.

O jovem rico

Um jovem veio ao Senhor e fez uma pergunta. Sua pergunta deixa claro que ele confia em sua própria justiça e que, portanto, não tem a mente de uma criança. Ele não entende que não há nada de bom no homem. Ele acha que pode fazer algo para herdar a vida eterna, quando somente aqueles que se tornam como crianças podem receber a vida eterna pela graça. A vida eterna é a vida do reino. Por isso ele fala em herdá-la. Sua pergunta a esse respeito revela que ele deseja entrar no reino.

A resposta tem o objetivo de fazer o jovem pensar. Em sua resposta, o Senhor pergunta por que ele O chama de "bom mestre". O Senhor não espera pela resposta, mas o ajuda dizendo-lhe que ninguém é bom a não ser Deus. Entretanto, se o jovem pensa que o Senhor como homem, e não mais do que um homem, é um bom mestre, alguém com quem se pode aprender como ganhar a vida eterna, então ele não está vivendo à altura de Sua glória. O Senhor sabe o que está no coração do jovem, mas para que ele possa ver por si mesmo, Ele lhe diz tudo o que ele pode fazer para entrar no reino: simplesmente guardar a lei, e então Ele também lhe diz os mandamentos.

O Senhor não pergunta se ele os conhece, porque sabe que o jovem os conhece. Mas conhecer os mandamentos e de fato guardá-los são duas coisas diferentes. O Senhor lhe diz cinco mandamentos, não todos os dez. E preste atenção em quais mandamentos Ele diz ao jovem. Os cinco que Ele lhe diz são mandamentos que regulam o relacionamento entre as pessoas.

O jovem judeu pode dizer com toda a sinceridade que guardou esses mandamentos desde sua juventude. A maneira como ele diz isso não soa como uma ostentação. Tampouco o Senhor o repreende como se ele fosse alguém que finge ser piedoso, mas não é bom por dentro. Ao mesmo tempo, sua resposta prova que ele não tem consciência dos pecados e que, portanto, não conhece a Deus e a Cristo.

Então o Senhor chega ao cerne da questão. Ele diz ao jovem que lhe falta uma coisa. Ele sabe que o jovem é rico e que seu coração está apegado às suas posses. Ao dizer-lhe para vender tudo e distribuir aos pobres, Ele o coloca à prova. Se ele realmente deseja a vida eterna, estará disposto a abrir mão de tudo por ela.

Se ele fizer o que o Senhor diz, a consequência para ele será dupla. Por um lado, ele garantirá um tesouro nos céus. Por outro lado, ele poderá vir ao Senhor e segui-Lo. Seguir o Senhor significa rejeição na Terra, mas o desfrute de um tesouro no futuro. É uma questão de saber quem é esse "a seguir" que diz isso para o coração. Isso determina tudo. Quando Ele está diante dos olhos, o poder está lá para revelar tudo na Terra, e então há fé de que o verdadeiro tesouro está nos céus.

Quando o jovem ouve o que o Senhor pede, ele não fica zangado, mas entristecido. Ele vê a realidade diante de si: para herdar a vida eterna, ele precisa abrir mão de tudo, e não pode abrir mão de suas posses. Elas são preciosas demais para ele. A razão é que ele não vê nada de atraente no Senhor Jesus e nas coisas que Ele lhe apresenta. O jovem provavelmente teria desejado comprar a vida eterna com sua riqueza; mas vender tudo e doar tudo, e depois seguir um caminho de humilhação na convicção de que o tesouro está seguro nos céus - isso ele não quer.

O Senhor colocou seu dedo na cobiça que o domina e que é alimentada pelas riquezas que ele possui. A riqueza, que parece ser um sinal do favor de Deus aos olhos do homem, só se mostra um obstáculo quando se trata de seu coração e do céu.

O convite do Senhor deixa claro que ele ama sua riqueza, seu dinheiro, o Mamom; ele nunca havia suspeitado disso antes. Mas agora o que sempre esteve presente subliminarmente vem à tona. Isso acontece porque ele está na presença Daquele que, sendo rico, se fez pobre por amor de nós, para que, por Sua pobreza, nos tornássemos ricos . O jovem achava sua posição e suas posses muito preciosas e não podia suportar não ter nada e não ser nada.

Que diferença daquele que não considerou um roubo ser igual a Deus, mas que se fez nada e assumiu a forma de servo e se tornou semelhante aos homens, e que, quando foi encontrado exteriormente como um homem, humilhou-se a si mesmo tornando-se obediente até a morte, até mesmo a morte de cruz .

Quando o Senhor vê que o jovem fica triste, Ele aponta o perigo da riqueza como um obstáculo para entrar no Reino de Deus. Ele compara um homem rico a um camelo, que sozinho não consegue passar pelo buraco de uma agulha e, muitas vezes, tem muita coisa carregada em cima dele, tornando ainda mais impossível a passagem.

A figura é um exagero que deixa claro para todos que uma pessoa rica e apegada ao seu dinheiro não pode entrar no reino. Quando se trata de alguém que tem muito dinheiro e posses, geralmente é difícil passar sem eles. Para entrar no reino, é preciso renunciar a toda riqueza, seja ela material, espiritual ou intelectual.

A lição para os discípulos

Se alguém é rico, isso significa para os discípulos que essa pessoa goza do favor de Deus. Deus prometeu prosperidade terrena àqueles que guardam seus mandamentos. Portanto, surge a pergunta para eles: se é impossível que uma pessoa assim seja salva, quem então poderá ser salvo?

A questão não é que uma pessoa rica não possa ser salva, mas que sua riqueza não é garantia disso e, na prática, tem se mostrado um grande obstáculo. Certamente, pessoas ricas foram salvas, por exemplo, José de Arimatéia . Ser salvo é uma impossibilidade para todos os homens, ricos ou pobres, mas não para Deus. Somente Deus pode dar a salvação. Ele pode fazer isso por meio da obra do Senhor Jesus.

Pedro ouviu o que o Senhor disse ao rico, que ele deveria vender seus bens e segui-Lo. Ele comenta que, afinal, eles fizeram isso. Ele não diz isso de forma arrogante, mas um pouco como pergunta sobre o que isso trouxe para ele e para os outros. Isso pode ser visto na resposta do Senhor. Talvez ele até tenha dito isso com um toque de decepção, porque ainda não trouxe mais do que o que eles têm agora. Ele tem uma esposa, um barco e um bom trabalho. Ele deixou tudo isso para trás.

O Senhor os encoraja colocando diante deles tudo o que receberão. Ele se dirige ao comentário de Pedro e diz que não há nada de que alguém abra mão que Ele não substitua abundantemente, se esse abrir mão for apenas por causa do reino de Deus. Somente aqueles que viram a glória do reino em seu Rei renunciam a tudo. Eles deixam seu lar, sua esfera de vida, com tudo o que faz parte dela e que lhe são queridos e valiosos, para seguir alguém que não lhes oferece nada além de uma cruz.

O Senhor promete que eles receberão "muitas vezes mais". Esse "muitas vezes mais" consiste em bênçãos espirituais recebidas por alguém que renunciou a tudo por Cristo . Esse já é o caso agora, neste tempo. O desfrute das bênçãos espirituais, da comunhão com o Senhor, substitui grande parte da perda da mais íntima comunhão terrena à qual se renuncia. Essas bênçãos e a comunhão serão desfrutadas em sua plenitude na era vindoura.

A vida eterna é agora meramente a posse interior do crente. Na era vindoura, quando o Senhor Jesus reinar, a vida eterna também será a esfera da vida. Exteriormente, tudo estará de acordo com Ele, que é a vida eterna. Seu governo, Sua vida, determinará a vida na Terra.

Terceiro anúncio da paixão

O Reino de Deus e a vida eterna ainda não determinam a vida na Terra. Antes que isso possa acontecer, o Senhor e Seus discípulos precisam ir a Jerusalém. Lá eles verão que o que os profetas escreveram sobre Ele também acontecerá com Ele. Eles verão que o Filho do Homem não foi a Jerusalém para estabelecer um reino de paz, mas para ser rejeitado e morto.

O Senhor fala novamente de Si mesmo como o Filho do Homem. Com isso, Ele diz que não reinará apenas sobre Israel, mas sobre toda a criação, e que isso será feito por meio do sofrimento e da morte. O título Filho do Homem fala tanto de Sua rejeição quanto de Sua glória.

Ele será entregue às nações. Ele não está falando aqui sobre o que os judeus farão com Ele. As nações também serão culpadas por Sua morte. Ele não será poupado de nada. Será submetido a todas as zombarias e tormentos imagináveis. Finalmente, Ele será morto. Mas esse não é o fim. O Senhor declara claramente que ressuscitará no terceiro dia. Sua ressurreição prova Seu poder divino e prova que Deus aceitou Sua obra e, com base nisso, pode justificar o pecador .

Tudo o que Ele disse sobre Seus sofrimentos, sobre Sua morte e ressurreição não foi compreendido pelos discípulos, porque os pensamentos deles estavam voltados apenas para um rei reinante. Um Rei sofredor e moribundo não se encaixa no pensamento deles. Vemos aqui como uma opinião preconcebida tem uma influência tão grande que até mesmo as declarações mais claras permanecem ocultas para o ouvinte em seu significado real.

Cura de um mendigo cego

Esse evento é o ponto de partida para os três primeiros evangelistas descreverem a última parte da jornada do Senhor para Jerusalém ; . Mateus e Marcos falam de Sua saída de Jericó, Lucas diz que Ele "se aproximou de Jericó".

De acordo com as escavações, parece ter havido duas Jericós. Uma é a antiga cidade original, a outra é uma Jericó romana, não muito distante dela. O cego estava sentado entre as duas Jerichós. Então, a situação é que o Senhor Jesus deixa a antiga Jericó e está a caminho da Jericó romana e, no caminho, encontra o cego sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. Há também traduções que colocam aqui que o Senhor estava "perto de Jericó".

O cego ouve que uma multidão está passando. Ele conclui que algo especial está acontecendo e quer saber por que essa multidão está ali. Ele pergunta. A resposta é que "Jesus, o Nazareno", ou seja, Jesus de Nazaré , está passando por ali. O cego sabe o suficiente e começa a gritar. Ele não grita: "Jesus, Nazareno", mas: "Jesus, Filho de Davi". Aquele que para a multidão não é mais do que o homem de Nazaré, para o cego é o Filho de Davi.

O cego vê mais do que a multidão. Sua fé lhe dá a visão correta de Cristo e o leva a clamar por sua misericórdia. O Senhor nunca mais passará por aqui, pois morrerá em Jerusalém. O cego não sabia disso e, portanto, é ainda mais belo o fato de ele aproveitar a oportunidade que se apresenta.

Ele toma sua decisão no momento certo e não a deixa para depois; a oportunidade também não voltaria a aparecer. É importante que toda decisão seja tomada no momento certo. As pessoas que caminham na frente da multidão dizem para ele ficar quieto. Ele deveria parar de gritar, pois se o Senhor o ouvisse, haveria uma parada indesejada.

A advertência tem um efeito oposto. O cego grita ainda mais. Isso é uma reminiscência da viúva no início deste capítulo, que também continuou com sua súplica. Ele apela mais uma vez para a misericórdia do Senhor como o Filho de Davi e aprende que aquele que O invoca em sua necessidade não o faz em vão. É até verdade que esse apelo persistente soa muito agradável a Seus ouvidos.

O Senhor para. Não há nada que possa detê-Lo em Seu caminho para Jerusalém, a não ser alguém que clame por Sua misericórdia. Então Ele ordena que o cego seja trazido a Ele. Essa ordem é cumprida sem objeção. O cego se aproxima do Senhor com fé e, assim, entra no campo da bênção.

Antes de receber a bênção, o Senhor lhe pergunta o que ele quer que Ele faça com ele. A pergunta parece supérflua, e o Senhor sabe a resposta, é claro, mas Ele quer ouvi-la da boca do cego. Da mesma forma, Ele gosta de ouvir de nossa boca o que queremos que Ele faça, mesmo sabendo de nossos desejos. Ele quer que façamos isso para que possamos expressar os sentimentos de nosso coração e também para que experimentemos a resposta como algo que vem Dele mesmo.

Depois de expressar Seu desejo, o Senhor fala com autoridade: "Vê!" Ele imediatamente acrescenta que o cego deve à sua fé Nele o fato de ter sido curado. O cego não começou a crer por causa da cura, mas creu e foi curado. O resultado é imediato. Ele pode ver novamente. Então, ele segue o Senhor em seu caminho para Jerusalém. Ele nasceu de novo e viu o reino de Deus . Os homens passam a enxergar por meio do poder e da eficácia do Espírito Santo.

Ele segue e glorifica a Deus. Esse também é um exemplo para nós. Quando seguimos o Senhor, podemos glorificar a Deus. O povo também vê, mas de forma diferente do cego. As pessoas veem que um milagre aconteceu e louvam a Deus, mas não veem o que há de tão especial no Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário