Lucas 19



                       

Zaqueu

O Senhor não desvia de Jericó. É a cidade da maldição, mas quando Ele está lá, está lá para trazer bênção. O mesmo acontece com o mundo para o qual Ele veio. O mundo está no maligno , mas Ele veio para distribuir bênçãos. Ele tem que passar por Jericó porque sabe que ali vive um homem chamado Zaqueu, um rico chefe cobrador de impostos que está procurando por Ele.

Zaqueu é tocado pelo Espírito de Deus. Quando ouve que o Senhor Jesus está prestes a vir, ele se esforça para vê-Lo. Ele não é como Herodes, que também quis ver o Senhor uma vez . Com Herodes, tratava-se de uma curiosidade maligna que, por sinal, também foi satisfeita . Com Zaqueu, no entanto, é uma curiosidade desejosa. Ele vem para ver o Senhor, e mais do que isso.

No entanto, há dois obstáculos: Há uma multidão, e ele é pequeno. Como sempre acontece, a multidão é um obstáculo para alguém que deseja ver o Senhor. As pessoas ficam no caminho ou deliberadamente afastam alguém dEle . Além disso, Ele é pequeno em estatura, o que prova ser um obstáculo especial para vê-Lo. Mas quem buscar sinceramente o Senhor, vai encontrá-Lo .

Assim como o cego do capítulo anterior não se deixou impedir pela multidão , Zaqueu não se deixou impedir de ver o Senhor pela multidão ou por sua deficiência física. Ele vê a solução em uma figueira. Como um menino, ele sobe na árvore. Ele é pequeno e se faz pequeno. Ele também tem visão de futuro. Ele sabe o caminho pelo qual o Senhor Jesus está vindo e, nesse caminho, ele se estabelece. Sua fé tem uma noção do caminho que Ele está seguindo, mesmo que ainda não tenha um relacionamento direto com Ele.

O desejo e a fé de Zaqueu não são envergonhados. Quando o Senhor Jesus chega ao local onde Zaqueu está sentado na árvore, Ele olha para cima. Ele não apenas sabe que há alguém sentado na árvore, mas também sabe o nome dessa pessoa. Seu coração em busca encontrou alguém que estava procurando por Ele. Isso é uma grande alegria para seu coração em seu caminho para a cruz.

Ele rapidamente chama Zaqueu e faz uma grande proposta. Ele se convida para ir à casa de Zaqueu. Ele espera ter domínio não apenas sobre nossa vida pessoal, mas também sobre nosso lar, nossa família. Portanto, os pais que crêem devem criar seus filhos de acordo com os padrões de Deus .

Isso é mais do que Zaqueu esperava, mas em seu coração ele entende o significado imediatamente. Ele desce rapidamente e recebe o Senhor com alegria. As pessoas ao redor acham o fato estranho. Elas até murmuram sobre isso. Elas não entendem. Como ele pode parar na casa de um homem pecador e até mesmo ficar lá? O que é alegria para a fé é uma pedra de tropeço para a incredulidade.

Os homens veem alguém que consideram como um nobre rabino, que fica com um homem pecador. Em suas mentes, isso não se encaixa. Isso decorre do fato de que eles não se veem como pecadores, enquanto o Senhor Jesus, na verdade, não passa de um rabino distinto para eles.

Zaqueu pode ter sido rico como chefe dos cobradores de impostos, mas também deve ter sido solitário. O povo deve tê-lo evitado. Ele deve ter sentido o vazio de sua vida e ansiado por uma paz verdadeira. Em contraste com a murmuração do povo, Zaqueu se coloca respeitosamente diante do Senhor. Ele se levanta e dá um passo à frente.

Em seguida, diz o que vai fazer com seus bens. Ele não diz isso por arrogância, mas para mostrar que seu coração anseia por limpar seu passado. Ele não se poupa quando diz que extorquiu pessoas. Ao pagar quatro vezes mais, ele vai além do que a lei exige. Ele quer fazer uma reparação tão ampla pelo dano que causou, que o mal que fez não será mais lembrado.

Zaqueu encontrou o Senhor e O aceitou em sua casa e em sua vida. Com Ele, a salvação chegou a essa casa. Ele recebeu o que estava procurando: Paz para sua alma. Ele já era convertido, já era um filho de Abraão no verdadeiro sentido da palavra . No entanto, ainda lhe faltava a certeza do perdão de seus pecados e a consciência da salvação.

O Senhor Jesus falou a Zaqueu sobre a salvação e, em conexão com isso, declarou o importante propósito de Sua vinda ao mundo. Ele veio para buscar o que está perdido. Em Sua graça, Ele busca pessoas que precisam de perdão e salvação. Salvação significa que alguém é salvo do julgamento por meio da conversão e entra no reino. Ele veio para buscar pessoas nas quais Ele desenvolveu o desejo pela graça e, posteriormente, Ele atende a esse desejo.

Um homem nobre

Os discípulos ouvem o Senhor Jesus falar sobre salvação. Isso os faz pensar no Reino da Paz. Eles veem Nele o Messias. Todos os seus pensamentos estão concentrados no fato de que Ele irá a Jerusalém, sentará no trono de Davi e estabelecerá publicamente o Reino de Deus em glória e majestade. Por estarem sempre ocupados com isso, quando Ele falou de Seus sofrimentos e morte, eles nunca entenderam nada a respeito. Mesmo agora, eles partem do pressuposto equivocado de que Ele está indo para Jerusalém para subir ao trono e começar Seu reinado.

O Senhor conhece os pensamentos deles e, por isso, acrescenta uma parábola. O homem nobre é Ele mesmo. Ele é o Filho de Deus, mesmo como homem. Ele veio à Terra para estabelecer o Reino de Deus, mas foi rejeitado. Agora Ele viaja para um país distante, o céu, para receber um reino lá. Ele é realmente Rei com um reino real. No entanto, Ele ainda não reina publicamente, mas no coração daqueles que O confessam como Senhor. Mas Ele voltará para estabelecer Seu reino.

Antes de ir para o céu, Ele dá a Seus servos, ou seja, aqueles que O confessam como Senhor, dez minas e os instrui a trabalhar com elas. Ele acrescenta que eles devem trabalhar até que Ele volte. A mesma quantia é confiada a todos os servos que são expressamente chamados de Seus servos. O número dez fala de responsabilidade. Todos os servos são responsáveis por agir com o que o Senhor lhes deu. O fato de receberem a mesma quantia significa que a diferença no resultado é o resultado de sua diligência, comprometimento, motivação etc., e não de suas habilidades.

O Senhor conta uma parábola em Mateus 25 que é muito semelhante a esta em Lucas. Entretanto, há uma diferença. Lá, Ele fala de um homem que vai para o exterior e confia a cada um de seus servos uma quantia diferente de dinheiro . Em Mateus 25, Ele enfatiza o poder e a sabedoria do doador, que dá diferentes dons de acordo com a capacidade de cada servo. O resultado é uma redenção correspondente aos diferentes dons, mas uma recompensa igual .

Enquanto o Evangelho de Mateus trata mais do poder soberano do Senhor, o de Lucas trata mais da responsabilidade dos servos. Na mina, podemos ver o bem que nos foi confiado . O que nos foi confiado é o conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo . A ideia é que isso se torne visível em nossa vida. No Evangelho segundo Lucas, isso significa que mostramos às pessoas ao nosso redor a graça que nos é dada em Cristo. Quando a graça parte de nós para os outros, essa graça também começará a atuar nos outros e, assim, a eficácia da graça aumentará. É assim que podemos agir com graça.

Além dos servos, há também os cidadãos. Os cidadãos são os judeus. Eles rejeitaram o Senhor Jesus porque O odiavam. Seu ódio era tão grande que, depois que Ele se foi, eles até enviaram um enviado atrás Dele para enfatizar mais uma vez que não queriam Seu reinado.

Isso aconteceu quando apedrejaram Estêvão. No poder do Espírito Santo, Ele havia, por assim dizer, oferecido a eles uma última oportunidade de aceitá-Lo como Rei . Ao matar Estêvão, eles enviaram a Cristo a mensagem de que não queriam ter nada a ver com Ele. Ao fazer isso, eles assinaram seu próprio julgamento, que mais tarde foi executado no ano 70 pelos exércitos romanos liderados por Tito, destruindo Jerusalém.

Recompensa dos servos fiéis

Embora os cidadãos não quisessem que Ele fosse Rei sobre eles, isso não O impediu de receber o reino. Depois de recebê-lo, Ele retorna. Lucas não fala sobre o tempo que se passou entre o recebimento do reino e Seu retorno. No momento atual, quase 2.000 anos se passaram desde que Ele recebeu o reino, mas Ele ainda não retornou. No entanto, o momento de Seu retorno está se aproximando. Quando Ele retorna, manda chamar Seus servos a quem deu o dinheiro. Ele quer saber o que eles negociaram. Esse é Seu direito. Ele deu o dinheiro aos Seus servos para que eles obtivessem lucro para Ele.

O primeiro a ir até Ele diz que sua mina (o servo diz "tua" mina) rendeu dez vezes mais lucro. Ele trabalhou com total devoção ao seu mestre com a mina que lhe foi confiada. O ganho não está no número de convertidos que alguém tem para mostrar ou no número de sermões que alguém pregou, mas no que se tornou visível em toda a vida do servo de Cristo.

A vida de Cristo trouxe um rico louvor a Deus. Em todos os lugares em que os homens O viam e ouviam, eles glorificavam a Deus, embora muitos deles não O aceitassem e até O rejeitassem no final. Na medida em que essa vida de Cristo for vista na vida de um crente, Ele o recompensará. Não se trata de possuir um dom especial, mas de um caráter que faz tudo por Cristo. Portanto, todo crente é livre para fazer isso, sem distinção. Ele pode escolher fazer isso.

Como foi dito, trata-se de responsabilidade. Esse servo recebe o reconhecimento do Senhor. O Senhor o elogia com um "bem" ou "muito bem" e o chama de bom servo. O Senhor também o recompensa. Como o servo foi fiel no mínimo (veja também ), muito lhe será confiado. Ele tem permissão para reinar no reino junto com Cristo ; ; ; e ter autoridade sobre dez cidades. Ele demonstrou em sua vida que tem sido um bom administrador dos bens de seu Senhor. A recompensa no reino que ele recebe é proporcional ao seu trabalho aqui.

O segundo vem. Ele também chama a mina de "tua" mina e é capaz de entregar cinco minas extras ao seu Senhor. Ele também foi diligente em seu serviço ao Senhor, mas não com a mesma dedicação do outro. Portanto, o mestre não expressa sua gratidão da mesma forma que o primeiro. No entanto, esse servo também recebe a recompensa que corresponde ao seu ganho. Ele também recebe sua parte no reino e lhe é permitido ter autoridade sobre cinco cidades.

O servo mau e os cidadãos

Em seguida, o próximo servo se apresenta ao seu senhor. Ele também se dirige a ele como "senhor", reconhecendo assim sua autoridade, e também diz "tua" mina. Ele reconhece que o que recebeu é de seu senhor, mas tudo não passa de fingimento. Interiormente, não há conexão entre ele e seu Senhor. Por isso não havia devoção a Ele. Não havia nada em sua vida que levasse a glorificar a Deus. A mina que havia recebido, ele a guardou em um sudário. Ele não tinha intenção de suar por seu Senhor. Tampouco o fez naquele tempo.

Seu comportamento era resultado de uma imagem completamente falsa de seu Senhor. Ele não entendia nada sobre Sua graça, nunca O conheceu. Tinha medo Dele, considerava-O rigoroso e injusto. Ele tinha sua própria visão desse Senhor e achava que era melhor não ter nada a ver com Ele. Ele não queria crer que teria algo a ver com ele. Viver para esse Senhor parecia insuportável para ele. Tudo não era permitido, mas era preciso fazer tudo. Era tudo uma "obrigação". Ele não queria ser corrigido na visão que tinha de seu mestre. Ele se apegou a ela e isso determinou sua vida.

Com as declarações sobre seu senhor, o servo faz seu próprio julgamento. Se ele realmente tinha medo do senhor e se o senhor era realmente tão rigoroso e, em sua opinião, agia injustamente, então isso deveria tê-lo levado a agir de forma diferente da que agiu agora. O Senhor o chama de servo mau porque esse servo não agiu de acordo com o que sabia. Ele usou a ideia que tinha do Senhor como desculpa para não fazer nada com sua mina. Se ele realmente tivesse medo, teria colocado o dinheiro em um banco. Um simples pensamento sóbrio o teria levado a concluir que o dinheiro, pelo menos, renderia algo para Ele. Afinal de contas, o dinheiro era dele, e a ordem era negociar com ele.

O Senhor não o repreende por não negociar. Se ele não tinha energia para negociar, então, ao colocar o dinheiro no banco, ele teria reconhecido que seu Senhor tinha o direito de auferir lucro. No entanto, por ter sido guiado pelo medo egoísta, ele mostrou que não havia nele amor pelo seu Senhor . Não lhe faltava tanto o poder de agir, mas o espírito ou a mente certa para agir. Ele não conhecia a graça. Quando temos um espírito legalista, servimos apenas a nós mesmos.

O servo mau não apenas não recebe recompensa, mas também sofre perdas. Ele perde o que lhe foi confiado porque não fez nada com isso. Ele nunca o possuiu de fato porque o guardou. Mas ele sabia que o possuía, porque podia devolvê-lo ao seu senhor, mas era algo que estava fora dele, não dentro dele. A aparência externa, o belo exterior, foi tirado dele. O que para ele era a cobertura de sua corrupção interior é, para o servo fiel e dedicado, o adorno para a fé genuína que há nele. Portanto, o servo fiel recebe, além disso, o que o servo iníquo desprezou.

Os que estão presentes dizem ao Senhor que esse servo já tem muito. Ele já tem dez, e agora recebe mais uma. A resposta mostra o quanto o Senhor valoriza a total fidelidade, dedicação e comprometimento. Uma pessoa assim não pode ser recompensada o suficiente. Mas quem não tiver uma conexão interior com Ele e apenas mantiver a pretensão de possuir algo, essa pretensão também lhe será tirada.

No final de Sua parábola, o Senhor volta aos cidadãos sobre os quais também falou no início . Aqui Ele os chama de Seus inimigos. Ele nos lembra que eles não queriam que Ele reinasse sobre eles. Para eles, também, o dia do ajuste de contas chegará. Haverá um julgamento apropriado para eles. Eles, assim como os servos, devem comparecer perante Ele, mas não há conversa com eles. Eles serão mortos em Sua presença. Sua realeza é uma realeza justa. Ele reina em retidão, tanto na recompensa quanto no julgamento do mal.

O Senhor precisa dele

Depois que o Senhor apontou na parábola as características que o reino terá durante o período de Sua ausência, Ele vai à frente deles para Jerusalém. A viagem para a terra distante para receber o reino passa pelo Gólgota, perto de Jerusalém. Ele chega à região do Monte das Oliveiras, a montanha que nos lembra do futuro após Sua rejeição e morte. Depois de Sua ressurreição, Ele irá dali para o céu e voltará para lá . A azeitona é o fruto que fornece o azeite de oliva, e esse azeite é uma figura do Espírito Santo. Do céu, o Senhor Jesus primeiro dará o Espírito Santo.

Esse fruto é encontrado nas aldeias de Betfagé e Betânia, localizadas no Monte das Oliveiras. Betfagé significa "casa de figos" e Betânia significa "casa de miséria". Esses são lugares que, por seus nomes, apontam para um remanescente do povo que O recebe. O remanescente são os justos (dos quais os figos são uma figura; ) porque eles reconheceram sua miséria diante de Deus. Esses lugares são as últimas paradas antes do destino final de Sua jornada na Terra.

Deus ainda fará com que Seu Filho receba um testemunho adequado, trabalhando no coração das multidões. Em preparação para isso, o Senhor Jesus envia dois discípulos. Esse envio segue a parábola das minas. Trata-se de realizar uma missão que corresponde à ação com a mina confiada. Mais tarde, eles recebem outra missão, a de preparar a Páscoa .

Eles devem ir ao vilarejo em frente ao Monte das Oliveiras. Ele lhes diz o que encontrarão lá e o que devem fazer. Eles encontrarão um jumentinho amarrado. Ele também sabe que o jumentinho nunca foi montado por um homem. Eles devem desamarrá-lo e trazê-lo para Ele.

Nessa ordem, há uma parábola na qual é mostrado como a graça liberta o homem de toda a escravidão da lei. O jumentinho do burro é uma figura do homem que está preso pela lei e, portanto, não é livre. Para que o Senhor o use para Seu serviço, ele deve ser desamarrado . Quando os servos do Senhor ensinam uma pessoa com a Palavra de Deus e ela se liberta da escravidão, ela pode começar a "carregar o Senhor por aí". O Senhor só pode se associar a algo que nunca serviu sob qualquer outro jugo. A nova vida nunca esteve sujeita à lei.

O Senhor sabe que há pessoas que perguntarão por que estão desamarrando o jumentinho. Ele coloca a resposta a essa pergunta na boca de seus discípulos. Eles podem simplesmente dizer que o Senhor requer ele. Isso é suficiente. Ele, que não precisa de ninguém para ser servido, pois tudo pertence a Ele, diz sobre o jumentinho que precisa dele. Isso novamente prova Sua grande graça, quando pensamos na figura, que nos é apresentada nesse jumentinho, a de um homem preso. Ele quer usar essas pessoas e usá-las em Sua obra. Ele precisa delas para isso. Isso é um incentivo para cada um de nós.

Obedientemente, os dois discípulos partiram em sua jornada. Talvez tenham se perguntado no caminho se tudo seria como o Senhor havia dito, mas descobriram que era "como ele lhes havia dito". É sempre assim quando Ele envia alguém, dando instruções específicas. Então, tudo correrá como Ele disse.

É compreensível que os donos do jumentinho perguntem aos discípulos por que desamarraram o jumentinho. Eles dão a resposta que o Senhor colocou em suas bocas. Então, não há objeção, pois Cristo criou no coração dos donos uma disposição de entregar o jumentinho a Ele. O jumentinho é levado ao Senhor Jesus.

Sob a ação do Espírito de Deus, os discípulos espontaneamente jogam suas roupas sobre o jumentinho e deixam que Ele se sente sobre ele. É um ato que Lhe dá honra. Suas vestes são uma figura de seu comportamento exterior, as ações que as pessoas veem quando se submetem a Ele; eles se colocam à Sua disposição. Então, eles O exaltam ao deixá-Lo sentar-se no jumentinho e em suas roupas. Portanto, esse ato tem um rico significado simbólico para nossa vida. Será que submetemos nossa vida a Ele para que Ele tenha autoridade sobre ela e para que as pessoas ao nosso redor O vejam?

Eles não apenas jogam suas roupas sobre o jumentinho, mas também as estendem no caminho. Todo o caminho está coberto de roupas sobre as quais Ele cavalga, sentado no jumentinho. Não apenas nossas ações, mas também nosso caminhar deve ser subordinado a Ele. Ele exige que coloquemos nossa vida à Sua disposição para que Ele possa usá-la para alcançar Seu propósito conosco. Se ao menos nos lembrássemos sempre de que esse é um caminho que nos leva a ser rejeitados aqui na Terra.

O Senhor Jesus aplaudido

Os discípulos que O seguem em grande número não sabem nada do que acontecerá com Ele em Jerusalém. Eles acham que Ele está indo para Jerusalém para reinar. No caminho para essa gloriosa ascensão ao trono, eles estão ansiosos para se submeter a Ele. Eles começam a louvar a Deus com alegria e em voz alta. Eles viram tantas obras milagrosas que esse deve ser o Messias de Deus.

Infelizmente, essas são apenas impressões exteriores de quem é o Senhor. Eles são e permanecem surdos à sua mensagem de graça. Mas Deus os usa para glorificar o nome de seu Filho. Tocada pelo Espírito de Deus, a multidão louva o Senhor Jesus como o Abençoado, o Exaltado, como o Rei que vem em nome do Senhor. Isso é o que Ele é sem reservas.

Quando eles falam sobre a paz no céu, dizem mais do que imaginam. De fato, o reino que será estabelecido na Terra depende de uma paz que se alicerça nos mais altos céus. Isso aponta para a posição que Ele ocupará como o Filho do Homem, vencedor de Satanás, exaltado no céu. O reino de paz e justiça que será estabelecido na Terra é apenas uma consequência da glória que a graça já estabeleceu no céu. Esse tem sido o caso desde que Ele chegou à terra distante para a qual Ele está a caminho.

Em Sua encarnação, os anjos falaram de "paz na terra" porque o Homem em quem repousava a boa vontade de Deus havia aparecido, e eles se maravilharam com toda a extensão de Sua obra. Nesse meio tempo, ficou claro que a morte O aguarda e que Sua rejeição será seguida por um período que será tudo menos de paz. Mas os céus serão o cenário da paz. É para lá que Ele irá quando terminar a obra na cruz. Lá, Deus Lhe dará a glória que Lhe é devida . Há paz no céu porque Ele entrou lá como o vencedor, e há paz no coração daqueles que O aceitaram ; .

Os fariseus não se juntam ao louvor da multidão. Como oponentes declarados do Senhor, eles estão muito descontentes com as coisas que estão acontecendo ali. Eles têm a mentalidade do filho mais velho, que também estava irritado com a festa para seu irmão que havia retornado , e assim se fecharam para qualquer ação do Espírito. O que eles veem não pode acontecer do ponto de vista deles, e é preciso pôr um fim nisso.

Eles se voltam para o Senhor e O chamam de "Mestre". Para eles, Ele não passa de um mestre errante que, na opinião deles, tem seguidores demais e recebe honras demais. Isso acontece às custas da honra que eles reivindicam para si mesmos. Em seu zelo religioso, eles percebem que o que a multidão está pedindo só pode se referir ao Messias.

A conclusão deles está correta, exceto pelo fato de que Ele não é o Messias para eles, pois seus olhos estão muito escurecidos pelo ódio para ver até mesmo um vislumbre da glória divina Nele. Eles pedem para que Ele repreenda Seus discípulos. Ele dá uma resposta curta que é significativa por causa disso. Deus quer dar um testemunho sobre Seu Filho como o Abençoado. Ele é capaz de fazer isso no coração das pessoas que reconheceram algo de Deus nas ações de Seu Filho. Ele é capaz até mesmo de trazer pedras mortas para esse testemunho. O fato de os fariseus não reconhecerem nada de Deus nEle e, consequentemente, não Lhe darem nenhuma honra, mas sim resistirem a Ele, mostra como estão mortos e endurecidos.

Lamentação do Senhor sobre Jerusalém

Por mais impressionante que seja o testemunho da multidão, e por mais correto que seja dar a Ele esse testemunho, o Senhor sabe que é apenas uma emoção superficial. O fato é que eles O rejeitarão. Então, quando Ele também se aproxima da cidade e a vê, Ele sabe o que a cidade fará com Ele e quais serão as consequências para eles. Portanto, depois da alegria de Seus discípulos, também ouvimos Seu choro.

O Rei chora sobre a cidade. É uma repetição do lamento do SENHOR no Salmo 81 , expresso aqui com ainda mais veemência porque a cidade está prestes a cometer o maior pecado. Seu poderoso testemunho não o impede de sentir profunda dor por eles o terem rejeitado. O choro faz parte do anúncio do juízo e de Sua visão das coisas que O envergonham .

O julgamento deve ser feito com severidade e justiça, mas nunca deve ser feito sem compaixão. O julgamento é sobre o mal de uma pessoa, o choro é sobre a própria pessoa. Nas Escrituras, há sempre um equilíbrio perfeito entre os dois. Em Cristo, vemos uma harmonia maravilhosa e perfeita entre a ira e a tristeza .

O Senhor expressa seu forte desejo de que Jerusalém ainda possa reconhecer o que é para sua paz nesse "teu dia", o dia da salvação, quando Deus em Cristo visitar essa cidade em graça. Sua paz está ao seu alcance. Eles precisam apenas buscá-la com fé, apenas se converter e aceitar a reconciliação de Deus Nele.

Jerusalém, porém, não tem olhos para ver. Cristo não tem "forma nem esplendor" para ela; Ele não tinha "aparência" para que ela O desejasse . Como Jerusalém não reconheceu o que era para sua paz, portanto, não poderia e ainda não pode haver paz na Terra.

O Senhor fala das consequências dramáticas que essa rejeição terá para Jerusalém. Ele aponta para os dias que virão, quando os inimigos dela virão contra a cidade e a cercarão. A fuga não será possível. Como os inimigos a cercarão completamente, ela será assediada até o ponto de sufocamento. Por fim, a cidade cairá e será arrasada.

Aqui o Senhor se refere à destruição de Jerusalém pelos romanos, que ocorreu quarenta anos depois. Esse juízo vem sobre eles porque não reconheceram o tempo em que Deus cuidou deles em graça e os visitou em Cristo. Eles não O reconheceram, mas O rejeitaram e, portanto, não pode haver outro resultado senão esse. Aquele que rejeita a paz perece na batalha.

Ele limpa o templo e ensina ali

Ao chegar a Jerusalém, Ele entra no Templo. Como dono de Sua casa, Ele expulsa aqueles que estão abusando de Sua casa de forma terrível para benefício próprio. A maneira como as coisas estavam no templo revela o verdadeiro estado do povo. O Senhor vai a esse centro de adoração e vê ali como o poder do mal domina tudo.

A casa de Deus havia perdido completamente seu propósito original nas mãos dos homens. De acordo com os pensamentos de Deus, o templo deveria ser uma casa de oração onde se buscava ajuda Dele em momentos de necessidade. No entanto, esses ímpios o transformaram em um covil de salteadores. Um salteador é aquele que rouba a propriedade de outro. Ao usar o templo como um mercado, eles roubaram a glória de Deus. Ao mesmo tempo, por meio de seu comércio desonesto, eles roubaram os bens de seus semelhantes.

O Senhor ensina diariamente no templo sobre Deus e o reino, restaurando assim o templo ao seu verdadeiro significado. O templo, a casa de Deus, torna-se uma casa de ensino, como era antes uma casa de oração. A igreja é, antes de tudo, uma casa de oração . Somente em um espírito dependente, expresso em oração, podemos receber instruções do Senhor em Sua casa. Essa instrução surge principalmente das disputas que o Senhor tem com vários grupos de oponentes, e continua até o capítulo 21:38.

Enquanto o Senhor está ensinando no templo, os líderes religiosos e os homens de influência estão procurando maneiras de matá-Lo. Aqueles que deveriam estar ensinando o povo sobre o verdadeiro Deus acabam se tornando possíveis assassinos. No entanto, eles não veem nenhuma maneira de colocar seus planos de assassinato em ação. Em sua astúcia, é claro, eles veem como o povo está ligado ao seu discurso. É impossível para eles fazer algo contra Ele, pois, se o fizessem, o povo se voltaria contra eles.


Nenhum comentário:

Postar um comentário