Lucas 23



                                   

Diante de Pilatos

Não há ninguém que defenda o Senhor. Todos se levantam contra Ele e o conduzem a Pilatos (que foi governador da Judéia e Samaria de 26 a 35 d.C.). O Senhor permite que tudo aconteça com Ele sem resistir ou se defender . Nenhuma palavra ameaçadora sai de Sua boca. É impressionante como Ele se abandona nas mãos de Seus inimigos.

Quando estão diante de Pilatos, as acusações são feitas com toda a ferocidade. Eles precisam e vão mostrar a Pilatos o criminoso que ele tem diante de si. Espertos como são, eles acusam o Senhor diante de Pilatos não de ter transgredido em questões religiosas, mas em questões políticas.

Toda acusação é uma mentira grosseira e deliberada - como poderia ser diferente? Os líderes do povo não são ignorantes. Eles agem apenas em seu próprio interesse. As pessoas que agem assim usam todos os meios possíveis para proteger seus próprios interesses. Se alguém precisa morrer pela verdade, é aquele que é a verdade.

O Senhor Jesus em nenhum momento enganou o povo, mas insistiu em cada sermão que eles deveriam se submeter a Deus. Aqueles que de fato não conseguem se submeter ao jugo dos romanos e oferecem resistência impetuosa de tempos em tempos são os acusadores que estão aqui na vanguarda para testemunhar sua "lealdade" aos romanos.

Além disso, o fato de que Ele teria proibido o pagamento de impostos ao imperador é uma mentira absoluta. Eles provavelmente se lembram muito bem de como enviaram espias há pouco tempo. O Senhor lhes disse para dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus . O fato de Ele dizer de Si mesmo que é Cristo, um Rei, é verdade e, portanto, não pode ser motivo de acusação. Mas isso é pouca coisa em comparação com a cegueira da incredulidade com que eles negam seu próprio Messias. Além disso, Ele não havia se afastado deles quando quiseram fazê-lo rei ?

Pilatos se dedica a essa última acusação, porque é a única que lhe interessa. Para isso, ele faz uma pergunta ao Senhor. Ele não pergunta se Ele é um rei, mas se Ele é "o Rei dos Judeus". Os judeus não queriam chamá-lo assim, mas Pilatos o chama assim. O Senhor responde afirmativamente à sua pergunta.

Depois de tudo o que Pilatos ouviu, tanto dos principais sacerdotes quanto do Senhor, ele conclui que não encontra nenhuma culpa "neste homem". A designação "homem" para o Senhor Jesus enfatiza o fato de que se trata Dele como o verdadeiro homem de Deus. É o primeiro testemunho da inocência de "este homem". No total, há seis testemunhos de Sua inocência nesse capítulo .

Ele é o sem pecado. Ele é inocente e, portanto, Pilatos deveria libertá-Lo. Mas ele não o faz. Ele conhece os sentimentos do povo e sua rebeldia. Por isso ele age com cautela e tenta evitar qualquer coisa que eles absolutamente não queiram.

Os líderes da campanha de ódio não estão dispostos a aceitar a declaração de Pilatos. Eles argumentam que o Senhor, por meio de seus ensinamentos, incitou o povo contra a autoridade romana. E, eles insistem, esse não é um caso isolado. Esse homem perigoso tem feito isso há muito tempo e em toda parte. Ele começou na Galileia e continuou na Judéia. Sua influência é grande e, portanto, ele deve ser silenciado de uma vez por todas.

Diante de Herodes

Ao nomear a área onde o Senhor ensinava, os líderes mostram a Pilatos uma saída. Ele vê uma maneira de se livrar desse prisioneiro sem sujar as mãos. Ele pergunta se "o homem" é galileu. Quando Pilatos ouve que Ele é de fato da Galileia, a área onde Herodes exerce o cetro, ele O envia a Herodes. O Senhor não precisa sair de Jerusalém para isso, pois por acaso Herodes está em Jerusalém naquele exato momento.

Para Herodes, isso é pura sorte. Para ele, um desejo há muito acalentado se torna realidade. Há muito tempo ele queria ver o Senhor e já tinha ouvido falar muito sobre ele. Agora, de repente, sem ter pedido ou procurado por isso, ele tem a oportunidade. Ele fica muito feliz com isso. Mas essa não é a alegria com que um pecador vem ao Senhor Jesus para ser libertado de seus pecados por Ele . É a alegria de uma criança mimada que recebe um brinquedo há muito desejado para se divertir.

Herodes gostaria de ver um ou dois sinais do Senhor. Ele quer que o Senhor o entretenha com algumas artes mágicas. Herodes vê Nele nada mais do que um homem com dons extraordinários, coisas que surpreendem alguém. Ele só quer saber de sensações. A consciência de Herodes está completamente embotada.

Muitas pessoas olham para o Senhor Jesus da mesma forma que Herodes. Ele é um grande operador de milagres, pelo menos é isso que se diz dele, mas elas querem experimentar isso por si mesmas. Elas visitam manifestações do chamado poder divino na esperança de que isso lhes traga algo. Pode ser pela emoção ou para resolver um problema espiritual ou físico.

Herodes faz todo o possível para obter algo do Senhor, mas o Senhor não diz uma palavra. Ele não responde a nada. Ele deve ter olhado para Herodes durante todo o interrogatório, mas não com olhos como uma chama de fogo. O Senhor está diante de Herodes com toda a dignidade de um perfeito inocente. Ele não está nas mãos de Herodes, mas nas mãos de Deus.

Assim como fizeram diante de Pilatos, também agora, quando Ele se apresenta diante de Herodes, os líderes do povo acusam ferozmente o Senhor. Quando Herodes não consegue ver nada Dele, ele não tem escolha a não ser zombar desse prisioneiro silencioso. Herodes e seus soldados jogam seu jogo com Ele, e isso mostra o quanto O desprezam. Quando o jogo termina, eles jogam uma túnica brilhante sobre Ele como forma de zombaria. Ele não disse que era um rei? Então eles o tratam assim. Então Herodes o envia de volta a Pilatos.

Em seu desprezo comum por Cristo, os inimigos jurados se encontram. A inimizade que existia entre eles derrete como neve diante do sol, e eles se tornam amigos. A inimizade contra Cristo une os corações de pessoas que antes não se deixavam respirar. Na escuridão, os poderes das trevas se unem.

Nessas duas pessoas, ambas representando um reino, reconhecemos a futura união do Anticristo (Herodes) e da Besta (Pilatos).

Pilatos reconhece a inocência do Senhor

Pilatos agora tenta satisfazer os instigadores, desse caso infeliz para ele, diplomaticamente por meio de consulta e persuasão. Ele quer continuar sendo amigo de todos. Por essa consideração, ele convoca os líderes da aglomeração. Ele repete a acusação deles. Eles haviam trazido "esse homem" a ele com a acusação de que ele estava desviando o povo. Ele ressalta que havia cumprido seu dever ao interrogá-Lo - e também na presença deles. Certamente deve ter ficado claro para eles que ele, Pilatos, não deve ser acusado de parcialidade ou tratamento preferencial. Mas honesto é honesto. Ele deve concluir que a acusação deles é infundada.

Assim, após o , ele dá um segundo testemunho da inocência do Senhor. Ele imediatamente acrescenta um terceiro testemunho de sua inocência para dar peso à sua conclusão, esperando que os judeus vejam seus argumentos justificados.

Portanto, embora tenha que declarar "inocente" e libertar Cristo, Pilatos também quer satisfazê-los de alguma forma. Ele faz a proposta de castigá-Lo e depois libertá-Lo. Isso mostra como esse Pilatos é um homem sem coração. Ele quer continuar sendo amigo de César e não executar um homem inocente. Ele também quer manter os judeus como amigos. Eles querem ver sangue. Ele quer garantir isso castigando-o. Para ele, a sede de sangue deles deve estar satisfeita, afinal.

A escolha de Barrabás

Depois de Lucas ter relatado a proposta de Pilatos de castigar e libertar o Senhor, ele continua imediatamente e menciona que Pilatos deve libertar um prisioneiro para a festa. Com isso, Pilatos vê uma nova possibilidade de, por um lado, fazer jus à sua declaração de que o Senhor é inocente e, por outro, satisfazer a sede de sangue dos judeus. (Libertar alguém durante a festa é possivelmente um costume que os judeus haviam adotado como símbolo de sua libertação do Egito por Deus).

Pilatos acha que, se propuser Barrabás como substituto de Cristo, terá alguém que eles preferem não ver em liberdade. Ele está errado novamente. Não é que os judeus não queiram ver sangue, mas eles querem ver o sangue de Jesus. Eles preferem um assassino ao Príncipe da Vida. É uma repetição do que aconteceu no Jardim do Éden, onde o homem trocou o Deus da vida por aquele que é um assassino de homens desde o princípio .

De forma maciça e histérica, eles gritam sua escolha, liderados pelo príncipe das trevas e por líderes que sussurram isso para eles. É um claro "Fora com esse!". Eles O odiaram sem causa . Eles são movidos por apenas uma coisa: Sua morte. Eles querem qualquer um, menos Ele.

O fato de o Senhor ficar em silêncio durante todo o espetáculo barulhento é impressionante. Quando Deus fica em silêncio, é mais terrível do que quando Ele fala por meio da disciplina. O silêncio de Deus é como se alguém desce à cova . Embora Ele não diga nada, Sua presença torna manifesto o coração de todos os presentes. A favor ou contra Ele. Não há ninguém que seja a favor Dele.

A decisão é prontamente tomada em favor de Barrabás porque eles decidiram contra Ele. Em Barrabás, as duas características de Satanás são expressas. Ele é um agitador, e nisso você vê a corrupção de Satanás, e no assassinato que ele cometeu você vê a violência de Satanás. Ele é a serpente astuta e o leão que ruge . Barrabás significa "filho do pai". Está claro que ele é um filho do demônio e um perigo para o povo. O fato de que, mesmo assim, eles o escolheram mostra como o estado do povo é corrupto.

Com a voz erguida, Pilatos tenta mais uma vez chamar o povo à razão, pois ele quer libertar Cristo. Tudo isso é em vão. Eles deram a sentença e ele deve executá-la, quer queira ou não e quer haja base legal ou não.

Pilatos ainda não desiste. Pela terceira vez, ele estabelece pessoalmente a inocência do Senhor Jesus. Ele pergunta novamente que mal "este" fez. Eles que digam. Para ele, a questão está clara. Mais uma vez ele faz sua proposta repugnante de castigar o Senhor Jesus - embora ele tenha testemunhado repetidamente sua inocência - e depois libertá-lo. A multidão não consegue se convencer.

A multidão não pode ser persuadida. Eles continuam a gritar exigindo que ele seja crucificado. O direito e a verdade há muito tempo tropeçaram e foram pisoteados . Nada importa no caso desse julgamento quando se trata da questão da verdade e do direito. A única coisa que importa é o resultado, e isso é certo. Ele deve ser crucificado. Eles gritam sobre a voz de Pilatos, que agora cede.

Entregue à morte

Pilatos toma uma decisão que desafia toda a razão. Ele pensa que não poderia fazer outra coisa. Na verdade, ele decide contra o Senhor. Ele também é uma marionete de Satanás. Ao mesmo tempo, ele é totalmente responsável por essa sentença de morte. É sua decisão como representante da autoridade máxima.

Quando se trata de Cristo, todos os meios são usados para rejeitá-Lo. Isso é o que se vê aqui. O fato de ser o tempo de Deus, no qual Ele cumpre Seu conselho, não altera nem diminui a responsabilidade do homem. O homem nunca será capaz de dar uma desculpa válida para esse maior crime de todos os tempos.

Pilatos não pode deixar de continuar no caminho da injustiça. Lucas deixa claro que tipo de homem ele está libertando, e com base na exigência deles. Isso mostra a cegueira total do homem que decide contra Cristo. Aquele que rejeita Cristo escolhe um homem sanguinário e violento. Pilatos entrega Cristo à vontade deles. Eles podem fazer o que quiserem com Ele. Ele não quer ter mais nada a ver com isso. Ele precisa pôr um fim ao clamor do povo. Deve haver paz novamente.

Mas e quanto à tranquilidade de Sua consciência? De acordo com o historiador judeu Flávio Josefo, Pilatos cometeu suicídio. Seja como for, um dia ele terá de responder por todas as suas más ações perante o tribunal de Cristo. Então ele será o acusado, e uma sentença justa será pronunciada e executada.

A caminho do Gólgota

Depois desse julgamento fraudulento, em que a justiça foi apenas distorcida em vez de ser mantida, o Senhor é "levado como um cordeiro... para o matadouro" . Ele sofreu tanto com todos os abusos que, no caminho, Sua força foi abatida . Aqui, mais uma vez, Sua verdadeira humanidade é revelada.

Os judeus, porém, não querem que Ele morra prematuramente (nem é essa a vontade de Deus). Por isso, eles agarram um homem, um certo Simão de Cirene. Ele acabara de chegar do campo e parecia forte e saudável. Colocam a cruz de Cristo sobre ele, e ele deve carregá-la após Ele. Ele é como o anjo que fortaleceu o Senhor no Getsêmani .

Simão não deve ter se dado conta, naquele momento, da grande honra que lhe estava sendo concedida. Mais tarde, ele terá entendido e apreciado o fato. O que ele faz, nós também devemos fazer como discípulos do Senhor. O Senhor disse que devemos tomar diariamente a cruz da vergonha . Isso significa que vivemos não para esta vida, mas para o céu, enquanto na terra enfrentamos apenas a morte e o desprezo dos homens no caminho.

Isso se torna uma procissão completa. Uma grande multidão de pessoas vai atrás do Senhor. Entre elas também estão as mulheres. Emocionalmente, como as mulheres geralmente estão dispostas, elas veem que Ele está sofrendo muito e têm compaixão Dele. Elas se lamentam e choram por Ele. Então o Salvador para. Ele se vira e se dirige às mulheres.

Pela primeira vez em muito tempo, ouvimos algo de Sua boca. O que ouvimos mostra que Ele ainda está preocupado com o bem-estar daqueles que pertencem a Jerusalém. Por um momento, deve ter havido um silêncio mortal naquela rua de Jerusalém. Ele está sempre no controle da situação, mesmo quando parece ser o brinquedo dos sentimentos de Seu povo e de seus líderes.

Então, Ele diz palavras que impressionam. Ele quer que essas mulheres entendam a situação em que se encontram. Pessoas cujos olhos não conseguem ficar secos aqui porque estão emocionalmente tocadas pelos muitos sofrimentos que veem são pessoas que não conseguem enxergar sua própria angústia. O Salvador não está buscando esse tipo de compaixão.

Ele adverte as mulheres em vista do julgamento vindouro. A justa ira de Deus se desencadeará sobre a maior injustiça já cometida na Terra. Mas ouça também a misericórdia do Salvador. Ele busca lágrimas de arrependimento sincero pelos pecados, e não lágrimas como resultado de uma agitação emocional. Ele busca tristeza que leve ao arrependimento , não tristeza que dê alguma satisfação ao sentimento humano.

Ele conclama as mulheres a chorarem sobre si mesmas e sobre seus filhos. Ele quer que elas percebam a terrível ofensa de que são culpadas. O homem está prestes a assassinar o Filho de Deus. Essa é a prova de sua maior maldade. Não se pode conceber maior maldade do que rejeitar o Filho de Deus, que revelou Deus na Terra em amor e graça.

O Senhor Jesus prediz que estão chegando dias em que eles desejarão não ter filhos. O que acontecerá com eles e com seus filhos é terrível. O inimigo virá para destruir Jerusalém e matar seus filhos nela. Eles desejarão nunca ter tido filhos quando virem esses filhos perecerem no juízo. O juízo está às portas. O inimigo, os romanos, que destruirão Jerusalém no ano 70, se enfurecerá violentamente e com uma severidade inimaginável. Os habitantes de Jerusalém pedirão aos montes e colinas que caiam sobre eles e os cubram , para que o inimigo não possa mais exercer sua brutalidade sobre eles.

A ocasião desse horror é o que eles estão fazendo neste momento com a madeira verde. O lenho verde representa o Senhor Jesus ; ; . Nele está a vida, e Sua vida nada mais é do que fruto para Deus. Eles o rejeitam. Se eles O rejeitarem, o que acontecerá com a madeira seca? A madeira seca é madeira sem vida. É o judaísmo sem Deus, sem frutos para Ele. Essa madeira seca será queimada no fogo do juízo de Deus.

Com Ele, dois malfeitores são levados para serem executados como Ele. Eles são mencionados para mostrar o quanto ele era considerado um malfeitor. Falava-se dele como um malfeitor e, por isso, foi condenado, quando não se podia mencionar uma única ação maligna dele . Ele era o verdadeiro "benfeitor". Foi assim que Ele andou pela terra .

A crucificação

Quando chegaram ao lugar da caveira, o lugar da execução, Ele foi crucificado ali, junto com os malfeitores, um dos quais foi crucificado à Sua direita e o outro à Sua esquerda. Assim, o Senhor Jesus ficou pendurado no meio, como se fosse o pior criminoso.

Lucas descreve o fato da crucificação em uma única palavra, mas que mundo de agonia está por trás disso. A dor é certamente física, mas, acima de tudo, é espiritual. O Senhor Jesus não é insensível ao fato de Seu povo Lhe dar esse lugar. Afinal de contas, Ele tinha vindo para abençoar esse povo.

Oração e zombaria

Em meio à condenação, vemos o Senhor se voltando para o Pai com uma súplica para que perdoe Seus assassinos porque eles não sabem o que estão fazendo. Isso não é uma graça incompreensível? Não é uma palavra de vingança que sai de Seus lábios, mas uma palavra na qual brilha Seu amor por esse povo. A primeira palavra que Ele diz na cruz é uma palavra de perdão.

Com base nessa intercessão, Pedro, após o Espírito Santo ter sido derramado, faz seu discurso aos judeus . A conversão de Saulo, o adversário e perseguidor dos cristãos, também ocorre por causa dessa oração . Teríamos dito que eles não sabiam o que estavam fazendo? O Senhor diz que sim e, portanto, é assim. No fundo, eles não sabiam, caso contrário não teriam crucificado o Senhor da glória .

Enquanto o Senhor estava orando, os soldados passavam o tempo distribuindo Suas roupas. Elas foram a única coisa que Ele deixou para trás. O povo estava de pé e observava tudo. Mesmo quando Ele está pendurado na cruz, Seus inimigos não O deixam em paz. Satisfeitos, os líderes observam o resultado de seus esforços. Afinal, eles conseguiram tirá-Lo do caminho. Eles não param de insultá-Lo e desafiá-Lo para salvar a si mesmo. Ele também não salvou os outros? Sua observação de que Ele salvou outros é verdadeira. Por meio desse comentário, eles dão testemunho da obra de graça que Ele realizou entre eles, mas em seus corações isso não teve efeito algum.

Eles zombam do fato de que Ele é o Cristo de Deus. Que Ele prove isso em algum momento, salvando a Si mesmo. Eles falam de coisas cuja verdade não suspeitam de forma alguma. Ele é o escolhido, embora tudo fale contra isso, enquanto Ele está pendurado na cruz como o miserável, um símbolo de desprezo e fraqueza.

Ao que tudo indica, Deus não quer mais nada com Ele, e parece que os líderes religiosos têm razão ao dizer que Ele é um enganador. Mas é exatamente nesses momentos que Ele é especialmente o escolhido de Deus, o homem que corresponde perfeitamente a tudo o que Deus exige de um ser humano. Por querer salvar os outros, ele não pode salvar a si mesmo.

Os soldados se juntam quando se trata de zombar Dele. Eles se aproximam e lhe oferecem vinagre. Talvez devêssemos pensar nisso como se eles estivessem aproximando o vinagre de Seus lábios sem que Ele pudesse realmente alcançá-lo. Essas são torturas extremas para alguém que está agonizando de sede. Lemos nos Salmos que o Senhor é afligido pela sede . Lucas não relata como o Senhor reage a isso. Ele está preocupado com a descrição do homem que, liderado por Satanás, se voltou contra o Cristo de Deus da maneira mais horrível.

Enquanto os líderes pedem que o Senhor se salve e, assim, mostre que Ele é o Cristo, os soldados pedem que Ele se salve e, assim, mostre que Ele é o Rei dos Judeus. A inscrição colocada sobre Ele em tom de zombaria diz: "Este é o Rei dos Judeus". E é isso que Ele é. Em Sua vergonha, Sua glória é revelada, e isso apesar do profundo desejo do homem de humilhá-Lo. Logo Ele se revelará como Rei.

Pela terceira vez, o desafio zombeteiro de salvar a Si mesmo ressoa. Dessa vez, ele vem de um dos malfeitores pendurados, que também clama a Ele como o Cristo para se salvar e, ao mesmo tempo, salvá-lo. O malfeitor só pensa em libertação no momento. Não é o apelo de um coração sincero, mas blasfêmia. Esse homem também, que está tão perto da porta da morte, junta-se àqueles que blasfemam contra o Senhor. O ódio do homem sem Deus é tão grande que até mesmo em seu próprio sofrimento de morte ele blasfema contra o Senhor.

Conversão do malfeitor

Segue-se a reação do outro crucificado. No início, ele e seu companheiro também blasfemaram contra o Senhor Jesus . Durante as horas na cruz, porém, ele viu algo em Cristo e também ouviu dele o "Pai, perdoa-lhes", e como resultado houve uma mudança nele. A graça de Deus abriu seus olhos e operou em sua consciência. Ele repreende seu companheiro transgressor e fala sobre o temor de Deus. O julgamento que eles recebem na crucificação é o mesmo que o Senhor recebe.

A primeira coisa que demonstra sua conversão é o fato de ele se tornar um pregador da justiça. Essa é a prova de que ele está na presença de Deus. Ele reconhece que o julgamento é justo, pois é o que ele e o outro transgressor mereciam. Portanto, ele não pede ao Senhor o milagre de libertá-lo das consequências de seus pecados. De sua boca sai o quinto testemunho neste capítulo de que o Senhor é inocente. Ele declara que o Senhor não fez nada impróprio. É como se ele O conhecesse há muito tempo. Ele defende a perfeita ausência de pecado do Senhor diante de um zombador. Será que fazemos o mesmo quando ouvimos Ele ser blasfemado?

Depois de dar esse testemunho ao outro ofensor, ele se volta para o Senhor e pede que Ele se lembre dele quando vier em Seu reino. Ele não pensa em nada além do Senhor e de sua alma. Ele se esquece de sua dor e das pessoas que estavam ao redor da cruz. Em toda a agonia na cruz e apesar de acreditar que o Senhor Jesus é o Messias, ele não pede a Ele alívio para sua dor física. Em vez disso, ele pede que Ele se lembre dele quando vier em Seu reino. Embora não possa ser libertado das consequências de suas más ações nesta vida, ele aproveita a oportunidade de ser libertado da ira de Deus e da punição eterna pelo pecado.

Seu pedido expressa sua fé na ressurreição de Cristo. Sua fé é maior do que a dos discípulos que não acreditavam nela, apesar de Ele ter dito isso várias vezes. O malfeitor acredita na glória futura de Cristo como Rei. Ele vê mais do que os discípulos viram na época. Ele vê que o Senhor Jesus morrerá, ressuscitará e irá para o céu e que retornará para estabelecer Seu reino.

Isso não é diferente que a obra do Espírito Santo, como acontece em cada pessoa que se converte. Um malfeitor que pede a um Rei crucificado que se lembre dele demonstra confiança na graça desse Rei, porque Ele é mais do que um Rei: Ele é o Salvador.

O Senhor responde imediatamente, sem impor condições, e lhe dá mais do que ele pede. Ele não apenas promete ao malfeitor um lugar no reino futuro, mas também promete que ele poderá estar com Ele agora mesmo, hoje. Quando o Salvador tomar o lugar do pecador, o pecador poderá, pela graça, compartilhar o lugar do Salvador com Ele. Estar com o Senhor não é um lugar no reino, mas no paraíso (veja também ; ). Onde Ele está, há o paraíso, o jardim de prazeres de Deus. Essa é a primeira indicação de que as almas dos crentes que adormeceram estão na feliz presença do Salvador.

Esse transgressor convertido é o primeiro fruto do amor do Senhor. Nessa conversão, vemos que a conversão é uma obra da graça de Deus, sem nenhuma conquista por parte do homem. Ele não podia fazer nada além de crer. Isso é verdade em toda conversão. Tudo o que é necessário para ser salvo foi realizado pelo Senhor Jesus.

A morte do Senhor Jesus

Na sexta hora, ou seja, no meio do dia, quando o sol está alto no céu, tudo fica completamente escuro. Esse não é um fenômeno natural, mas um evento sobrenatural, causado por Deus. Essa escuridão dura três horas.

A causa da escuridão é que o sol deixa de brilhar. Ele retira seus raios no momento em que Cristo é feito pecado. O fato de ser feito pecado não pode ser conciliado com o brilho do sol. O sol da justiça é levado para as trevas. Isso acontece para que o Senhor Jesus estabeleça o fundamento da paz entre Deus e o homem. Ele é a verdadeira oferta de paz no Evangelho segundo Lucas.

Quando a hora nona chega, o véu do templo se rasga em dois. O caminho para Deus está aberto. Deus, que habitava no escuro, vem ao encontro do homem para convidá-lo a vir a Ele na luz. Por meio da obra do Filho, isso é possível.

Depois dessa obra gloriosa, Ele pode bradar em alta voz as palavras: "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito" . A obra está concluída. Ele pode morrer e descansar. O alicerce inabalável do Reino de Deus está estabelecido.

Reações à morte

O evento impressiona muito o centurião. Ele glorifica a Deus, e de sua boca sai o sexto testemunho da inculpabilidade do Senhor Jesus. O centurião também fala de "este homem" como Ele é apresentado em Lucas.

Para as multidões, foi um espetáculo, uma distração da rotina diária. Eles voltam para casa depois de ver o que aconteceu e batem no peito. Isso expressa apenas uma emoção, não uma consciência convicta. É como o lamento das mulheres no . Esses sentimentos são apenas momentâneos. Quando voltam para casa, retornam à vida cotidiana. As impressões se confundem e desaparecem sem que nada em suas vidas seja permanentemente alterado pelo que viram.

Foi o que aconteceu com o filme "A Paixão de Cristo", que causou grande comoção em 2004. Nesse filme, o sofrimento do Senhor foi transformado em um espetáculo em uma representação doentia que levou muitos às lágrimas e os fez bater no peito. Além disso, o filme continuou sendo um entretenimento noturno e depois voltou-se aos negócios como de costume.

Havia outros que estavam assistindo a tudo. Entre eles estavam as mulheres que O seguiram desde a Galileia. Essas mulheres são diferentes das mulheres do , pois estão ali por amor ao Senhor. Mas elas estavam de longe. O Senhor estava absolutamente sozinho em Seu sofrimento.

A propósito, é característico de Lucas o fato de ele escrever regularmente sobre as mulheres e seu ministério. Também é notável que em nenhum dos Evangelhos lemos sobre mulheres insultando o Senhor ou participando de uma rebelião contra Ele.

O funeral

Agora aparece em cena alguém de quem não tínhamos ouvido falar até então. Trata-se de José, da cidade de Arimatéia. Ele é um senador e, consequentemente, tem um assento no sínodo. Lucas relata que ele era um homem bom e justo, e também que não tomou parte na agitação contra o Senhor. Ele pode até ter protestado contra os planos e a execução.

Esse homem é um crente que, como o único malfeitor, esperava o reino de Deus. José sai do oculto . Ele confessa publicamente o Cristo morto, indo até Pilatos e pedindo-lhe o corpo de Jesus. Pode levar muito tempo para que alguém realmente defenda o Senhor, mas quando há realmente uma nova vida, ela vem para a confissão pública.

José tira o corpo do Senhor da cruz com o maior cuidado, envolve-o em panos de linho e o coloca (embora fosse Seu corpo; ) em um túmulo novo no qual ninguém jamais havia sido colocado . Quando o Senhor nasceu, Ele estava envolto em faixas. Agora que morreu, Ele está novamente envolto em panos. Os panos são feitos de um pedaço de linho. Isso fala da vida perfeitamente justa do Senhor .

Tudo está pronto antes do amanhecer do sábado. Enquanto todos estão ocupados preparando tudo para a Festa dos Pães Ázimos, o Senhor é colocado no túmulo. Ele permanecerá no túmulo durante o sábado. Assim, o dia de descanso se torna um símbolo do descanso eterno que Ele adquiriu por meio de Sua morte para todos que creem Nele.

José também tem espectadores. São as mulheres que vieram com o Senhor da Galileia. Elas estavam junto à cruz e agora estão junto ao túmulo. O apego delas ao Senhor é grande. Elas querem estar onde Ele está, seja na cruz ou no túmulo. Não há nenhum vestígio dos discípulos.

Em seu amor por Ele, as mulheres preparam unguentos e bálsamos condimentados para levá-los a Ele o mais rápido possível após o sábado e embalsamar Seu corpo com eles. Como judeus fiéis, elas esperam até o fim do sábado. Durante esse dia, elas descansam de acordo com o mandamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário