Lucas 24



                                   

As mulheres junto ao sepulcro vazio

O sábado terminou e uma semana inteira se passou. Nessa semana, ocorreram eventos por meio dos quais a história mundial e a eternidade serão cumpridas de acordo com o plano de Deus. O velho acabou, o novo chegou. O símbolo disso é "o primeiro dia da semana", o dia da ressurreição do Senhor Jesus. Com sua ressurreição, surge uma ordem de coisas completamente nova.

As mulheres ainda não sabem disso. Elas ainda estão presas à antiga ordem das coisas. Seu amor por Cristo as leva ao sepulcro bem cedo nesse dia. Elas querem prestar suas últimas homenagens ao Salvador embalsamando seu corpo com os ungüentos condimentados que prepararam. Apesar de seu amor, que é verdadeiramente louvável, elas ignoram a ressurreição, que, afinal de contas, Ele também havia predito.

Quando chegam ao túmulo, encontram a pedra removida. O túmulo está aberto! Como resultado, muito mais é aberto nesse capítulo: as escrituras são abertas , os olhos são abertos , o entendimento é aberto e o céu é aberto . A pedra não foi removida para que o Senhor Jesus pudesse sair. Ele já havia ressuscitado antes de os anjos removerem a pedra. Ele pôde entrar em algum lugar, embora as portas estivessem fechadas . A pedra foi removida para que as mulheres e também nós pudéssemos entrar e olhar para o túmulo.

As mulheres podem, portanto, entrar no sepulcro. É isso que elas fazem. Lá elas descobrem que o corpo não está lá. O túmulo está vazio. Essa é a primeira prova da vitória da graça de Deus. Agora a graça e a misericórdia podem ser voltadas para o homem. É perceptível que Lucas, por meio do Espírito Santo, diz "Senhor Jesus" na primeira vez em que o nome do Senhor Jesus é mencionado após sua ressurreição. Esse é o nome típico que os cristãos usam para falar de seu Senhor. As mulheres não entendem que o túmulo está vazio e ficam envergonhadas. Afinal, elas mesmas viram que o corpo de Jesus havia sido colocado ali .

Então, de repente, dois homens com roupas brilhantes estão com elas. A luz do dia e a luz de suas roupas estão juntas. A ressurreição de Cristo é um evento radiante, e esse evento radiante enche as mulheres de medo. Ao verem esses homens, os anjos, elas abaixam o rosto para a terra. Em seguida, os anjos falam as palavras gloriosas e significativas que testificam que Ele não deve ser procurado entre os mortos. Ele é "o Vivente". O velho acabou, um novo tempo começou.

É impensável encontrar o Vivente entre os mortos. O que está ligado à vida pertence a uma ordem completamente diferente daquilo que está ligado à morte. O primeiro testemunho da ressurreição de Cristo vem da boca de um anjo. Ele não está mais na sepultura, pois ressuscitou. Deus aceitou plenamente Sua obra e encontrou Seu prazer em ressuscitá-Lo dos mortos. Deus, falando com reverência, também não poderia fazer outra coisa. Seu Filho realizou perfeitamente a obra que foi incumbido de fazer, portanto, Sua ressurreição é um ato de justiça de Deus. O anjo não diz tudo isso, mas sabemos disso pelos escritos posteriores do Novo Testamento e, especialmente, pelas cartas de Paulo.

Os anjos lembram as mulheres do que o próprio Senhor disse. Portanto, elas poderiam ter se dado conta disso. Os anjos também citam as palavras que Ele lhes disse quando ainda estava na Galileia. Então a luz irrompe em seus pensamentos.

A lembrança de Suas palavras lhes dá a convicção, bem como a franqueza e a força para testemunhar aos outros. Não se fala em milagres; Lucas sempre coloca toda a ênfase na palavra do Senhor. Nós, como cristãos, também não temos nada além da Palavra de Deus. É necessário que acreditemos nela.

A reação dos discípulos

As mulheres viram as costas para o sepulcro e vão até os onze discípulos e todos os que estavam com eles para contar-lhes o que vivenciaram. As três mulheres que estavam no sepulcro são mencionadas pelo nome. Elas viram o sepulcro vazio e, juntas, testemunharam o que aconteceu diante dos apóstolos. Mas os apóstolos não estão convencidos. Pelo contrário. Eles chamam o que as mulheres dizem de "conversa sem nexo", bobagem, tolice, e não acreditam nelas. Os discípulos eram crentes, mas não estavam abertos à Palavra. Ela não se encaixava em seus pensamentos.

Embora não acreditem no que as mulheres dizem, um dos apóstolos, Pedro, quer dar uma olhada no túmulo. Ele corre rapidamente para lá. Quando se abaixa no sepulcro, vê apenas os panos estendidos. O que ele vê ali fala de paz e ordem. Mas Pedro ainda não se surpreende com o que aconteceu. Ele retorna às suas próprias circunstâncias sem que a Palavra e o que ele viu tenham qualquer efeito. Assim, a palavra também pode escapar de nós em uma reunião sem fazer nenhuma diferença.

No caminho de Jerusalém para Emaús

Para que sejamos convencidos da verdade da Palavra de Deus, é necessário que o próprio Senhor toque nosso coração. Vemos isso no seguinte incidente, que só encontramos no Evangelho escrito por Lucas. No mesmo dia, que é o dia da ressurreição do Senhor Jesus, vemos dois de seus discípulos indo de Jerusalém para Emaús. Jerusalém não tem mais nada a lhes oferecer. Tudo acabou. Eles também deixam a comunidade de crentes. Não precisam mais dela. Assim como Pedro, eles vão embora, para casa.

Seus pensamentos ainda estão ocupados com o que aconteceu, e tudo deixou uma profunda impressão. É lindo quando, como seguidores do Senhor Jesus, nós podemos compartilhar coisas que vivenciamos. É ainda mais bonito quando as Escrituras - e não apenas os sentimentos - formam a base para isso.

O Senhor Jesus se junta a eles

Como o coração está ocupado com coisas boas, a coisa mais maravilhosa acontece: O Senhor Jesus se aproxima e caminha com eles. Ele tem um corpo de ressurreição que é de um tipo muito diferente do corpo de Sua humilhação. Mas Ele é a mesma pessoa. Conosco, também, pode ser que estejamos ocupados com as coisas do Senhor, mas não estejamos em um bom caminho em nosso pensamento. Então, Ele quer vir até nós e corrigir nosso pensamento novamente. Nesse caso, Ele se certifica de que os dois discípulos não O reconheçam. Isso é necessário para que eles possam abrir todo o seu coração diante Dele. Ele os obriga a dizer o que está em suas mentes.

Os discípulos ficam atônitos e com o rosto triste. Como alguém pode ser tão desinformado sobre coisas que significam tanto para eles? Eles estão tão deprimidos com os acontecimentos que nem sequer lhes ocorre a ideia de que alguém possa não saber sobre eles. Eles não compartilham as últimas notícias de forma totalmente neutra, mas estão extremamente tristes com o que aconteceu. Isso os atingiu e os preocupa.

Um deles - cujo nome Lucas cita (o outro permanece anônimo) - não entende por que esse estranho está perguntando sobre os acontecimentos. Será que ele não tem conhecimento de tudo o que aconteceu em Jerusalém nos últimos dias? Isso é inacreditável! Todo mundo sabe e fala sobre isso.

O relato dos acontecimentos

Com um amistoso "Quais?", o Senhor pede que eles lhe contem o que aconteceu. Eles imediatamente lhe falam sobre "Jesus, o Nazareno", o homem de Nazaré. Seus corações ainda estão cheios Dele. Eles tinham a impressão de que Ele era um profeta. O que tinham visto e ouvido sobre Ele deixava claro que Deus estava presente e trabalhando para o benefício de Seu povo. Eles estavam convencidos disso. Obviamente, isso era o máximo que a fé deles havia chegado. Eles ainda não tinham visto Nele o Filho de Deus sobre o qual a morte não tem poder; ela não poderia detê-Lo. Portanto, para eles, Sua morte significava o fim de Sua história e, portanto, de sua esperança.

Eles contam o que "os principais sacerdotes e os nossos príncipes" fizeram com Ele e como isso destruiu toda a esperança deles na redenção de Israel. Eles não culpam os romanos por Sua morte, embora, é claro, eles sejam parcialmente culpados. Eles não acreditavam que esse resultado fosse possível. Eles não entendem como Deus pôde permitir que seus líderes se ofendessem com Cristo. Assim como seus líderes, eles esperavam uma glória sem sofrimento, mas, diferentemente de seus líderes, eles viram no Senhor Jesus o Messias.

No entanto, suas expectativas de que Ele iria a Jerusalém para se sentar no trono de Seu pai Davi não tinham base nas Escrituras. Por causa dessas expectativas infundadas, que depois também não se concretizam, alguns deram as costas à fé e voltaram para o mundo. Isso pode acontecer quando o trabalho cristão não produz o que se esperava dele, ou quando a pregação do evangelho não produz resultados, ou quando a comunidade da fé nos decepciona.

Cristo enfrenta toda decepção ao se apresentar a nós. Se O virmos como o centro dos conselhos de Deus, seremos salvos de colocar qualquer outra coisa no centro. Essa última opção sempre leva à decepção. Para eles, o foco estava em Israel e em sua própria importância. Para nós, pode ser outra coisa.

E já era o terceiro dia desde que isso aconteceu, e eles ainda não conseguiam entender o que havia acontecido. Com todas as suas perguntas sobre o curso dos acontecimentos, que foi tão decepcionante para eles, eles contam sobre outro evento chocante. Esse fato foi criado por algumas mulheres "de nós", mulheres dentre os discípulos, ou seja, mulheres que os conheciam e que também amavam o Senhor. Essas mulheres foram ao sepulcro de manhã cedo. Quando chegaram lá, não encontraram o corpo do Senhor Jesus.

No entanto, algo mais aconteceu ali, pelo menos foi o que as mulheres afirmaram. Elas disseram ter visto uma aparição de anjos e que esses anjos haviam dito que Ele estava vivo. Sem dúvida, essa foi uma mensagem bastante incomum. Além disso, "alguns dos que estavam conosco" (ou seja, Pedro e João; ) foram ao sepulcro imediatamente após esse relato. E era exatamente como as mulheres haviam dito. No entanto, eles não o viram. Portanto, o mistério não foi resolvido. Suas expectativas realmente foram abaladas. Primeiro por Sua rejeição e depois pela notícia de que Ele estava vivo, mas que não havia provas.

Repreensão e instrução do Senhor

Depois que eles expressaram suas profundas decepções, o Senhor toma a palavra. Aprendemos com suas palavras que ficaremos desapontados em nossas expectativas sobre suas ações se não lermos ou crermos corretamente no que dizem as Escrituras. Ele se ressente disso com as palavras "Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!" Uma pessoa néscia é aquela que não usa sua mente e, portanto, não entende as coisas que deveria entender. Da mesma forma, Paulo fala aos gálatas que queriam reintroduzir a lei contra seu melhor entendimento .

No entanto, não se trata apenas de uma questão de mente, mas também de coração. O coração deles é indolente e quase não quer crer. Eles leram tudo o que os profetas disseram, mas isso não chegou ao coração deles. Isso se deve ao fato de terem lido os profetas apenas com vistas à era de ouro de Israel. Assim, eles escolheram o que liam, e somente as passagens de que gostavam chegaram até eles.

No entanto, se tivessem crido em tudo o que as Escrituras diziam, saberiam que a morte e a ressurreição do Senhor Jesus eram a base de Sua glória futura. Ele mesmo predisse claramente, repetidas vezes, que primeiro deveria sofrer e depois entrar em Sua glória. Os sofrimentos devem necessariamente preceder a glória. O Senhor expressa isso como uma pergunta para que seja compreensível para suas mentes e corações.

Em seguida, os dois discípulos recebem o mais brilhante ensinamento das Escrituras já dado na Terra. O próprio Senhor explica a eles o que está escrito sobre Ele em todas as Escrituras. Ele faz isso diretamente na ordem das Escrituras. Ele começa com os livros de Moisés e continua com todos os profetas. Assim, o Senhor dá o exemplo para toda interpretação das Escrituras.

A interpretação das Escrituras só merece esse nome quando explica o que está escrito sobre Ele nas Escrituras. Ele é o centro das Escrituras. Tudo se refere a Ele ou está ligado a Ele. Lembremo-nos de que o Senhor também interpretou o Antigo Testamento. Isso nos estimula a lidar com essa parte da Palavra de Deus também, a fim de descobrir a glória do Senhor Jesus nela.

O Senhor se revela

Enquanto caminham e conversam dessa forma, eles se aproximam da aldeia para onde estão indo. O tempo terá passado voando. O Senhor faz um esforço para se despedir. Ele não pressiona, mas verifica se há um desejo de convidá-Lo. E esse é o desejo de Cleopas e seu companheiro. Eles o convidam com as belas palavras: "Fica conosco", e Ele aceita de bom grado.

A propósito, já é noite e o dia está chegando ao fim. Quando há um encontro com o Senhor, o dia está chegando ao fim. O mundo ao redor deles fica cada vez mais escuro, e isso na medida em que a luz em seu coração e em sua casa aumenta por meio da presença do Senhor. O Senhor entra com eles. Ele não procura abrigo por uma noite, mas procura eles. Ele quer ficar com eles e nunca mais sair. E eles O procuram, pois gostariam de ouvir mais desse estranho sobre Aquele que, apesar de Seu desaparecimento, tornou-se tão querido para eles por meio do que Ele lhes diz.

Assim que o Senhor aceita o convite e entra com eles, Ele não assume o lugar do convidado, mas o do anfitrião. O que normalmente aquele que O convidou faz, o Senhor faz por Sua própria vontade, sem pedir permissão. Ele pega o pão para a ceia, abençoa-o e o distribui àqueles que O convidaram e com quem Ele é hóspede.

Essa não é a celebração da Ceia do Senhor, pois isso acontece quando a congregação se reúne. O Senhor não diz para nos lembrarmos Dele, para fazermos isso em Sua memória. Ele simplesmente parte o pão para uma refeição. E, no entanto, não se trata de um ato comum, mas do Seu ato. Ele parte o pão para se dar a conhecer a Seus discípulos por meio dele, porque a maneira como Ele parte o pão aqui representa que Ele se entregou à morte.

No momento em que Ele parte o pão e o entrega a eles, o véu é retirado de seus olhos e eles veem quem Ele é. Eles o reconhecem. Naquele mesmo momento, Ele se torna invisível. Com isso, Ele dá a entender que o relacionamento deles com Ele passou a ser diferente. Ele se tornou o objeto da fé e não mais um Messias visível. Para a fé, entretanto, Ele está realmente presente como se estivesse fisicamente, visivelmente, presente. Mas quão real e verdadeira é nossa fé de fato? Será que, na prática, não faria diferença se Ele estivesse fisicamente presente?

Os dois discípulos não estão surpresos com o fato de o Senhor ter desaparecido de repente. Eles agora entendem a situação porque compreenderam Seus ensinamentos. Ele falou ao coração deles, que estava tão inerte no início. Ele o fez arder por Ele agora. Eles dizem isso mutuamente.

Quando Ele falou com eles no caminho e abriu as escrituras para eles, Ele falou ao coração deles. Isso é mais do que simplesmente abrir a Bíblia e lê-la, é interpretar as Escrituras, explicá-las. O ensino das Escrituras tem o efeito de nos fazer entender as Escrituras. Isso fará uma diferença em nosso coração. Quando ouvimos juntos o ensino da Palavra de Deus e as coisas são relacionadas ao Senhor Jesus, o coração de todos se funde em um só coração.

De volta a Jerusalém

Depois dessa maravilhosa descoberta e experiência, toda a decepção deles se transformou em grande alegria. Eles precisam compartilhar isso com os outros discípulos. Eles não pensam mais Nele como Aquele que esperavam que redimisse Israel. Israel também não seria redimido por um longo tempo ainda. No que diz respeito a isso, nada havia mudado.

No entanto, eles viram o Senhor ressuscitado e, por meio dos ensinamentos da Palavra de Deus, entenderam que o caminho do Senhor para a glória tinha de ser por meio do sofrimento. Sua fé e esperança se tornaram vivas e saudáveis por meio disso, e eles querem contar isso aos discípulos. Eles querem compartilhar isso com eles. O mesmo acontece conosco. Tudo o que vimos na Palavra do Senhor Jesus terá um efeito em nossa vida. Isso nos tornará testemunhas. Não pode ser diferente.

Chegando a Jerusalém, eles encontram os onze apóstolos reunidos com alguns outros. Mas antes que aqueles que voltaram de Emaús pudessem dar seu testemunho entusiasmado, os outros já estavam bradando para eles que o Senhor havia ressuscitado. Eles já sabiam disso por Pedro, pois o Senhor havia aparecido para ele.

Vemos a rapidez com que os testemunhos da ressurreição do Senhor aumentaram em número. Ouvimos, digamos, um cântico alternado sobre o tema da ressurreição do Senhor Jesus, no qual são cantados os encontros pessoais com Ele. Como seria belo se esse aspecto também fosse repetidamente abordado nas reuniões cristãs. Isso pode acontecer literalmente por meio do canto de hinos, mas também pode acontecer em testemunhos pessoais.

Depois das calorosas boas-vindas, os dois também falam de seu encontro com o Senhor e de como O reconheceram pela ação que tanto lhes tocou o coração. Ele havia falado com eles novamente de uma maneira diferente e Se deu a conhecer para eles. Para eles, foi o ato que falou de Sua morte. Eles fizeram os outros participarem disso.

O Senhor aparece aos discípulos

Quando o coração está cheio do Senhor Jesus e o que se experimentou com Ele e os encontros que se teve com Ele são compartilhados com os outros, não pode ser de outra forma a não ser que Ele mesmo venha para o meio deles. Ele se mostra para eles com as palavras reconfortantes e encorajadoras: "Paz seja convosco!" A reação dos discípulos que O veem pela primeira vez não é animadora para o Senhor. Eles têm medo dEle e acham que estão vendo um fantasma. Eles ouviram os relatos dos outros, mas não tiveram um encontro com Ele. Como nos encontros anteriores, o Senhor precisa primeiro remover o obstáculo da incredulidade. Não há alegria espontânea.

Ele lhes pergunta por que estão perturbados e por que tais pensamentos surgem em seus corações. Ele faz essas perguntas porque poderia esperar outra coisa. Eles não ouviram vários testemunhos de Sua ressurreição? Por que não acreditaram neles? Mas Ele vem ao encontro deles. Ele lhes mostra Suas mãos e Seus pés. Neles, as feridas da cruz ainda podem ser vistas, e serão vistas eternamente. Até a eternidade, será possível reconhecê-Lo por elas. Essa é a prova de que é Ele mesmo. Ele não envia mais ninguém para falar de Suas feridas, mas Ele mesmo as mostra.

Ele os convida a tocá-Lo e a se convencerem de que não estão vendo o surgimento de um espírito, mas de um ser humano. Ele ainda é homem e verdadeiramente humano após Sua ressurreição, e será assim por toda a eternidade. Ele tem carne e ossos. Ele não fala de sangue, pois já o derramou de uma vez por todas.

O Senhor segue Suas palavras com ações e lhes mostra Suas mãos e Seus pés. Assim, Ele enfatiza que Aquele que está diante deles aqui como o Vivente é o mesmo que andou pela terra (com Seus pés) e fez o bem (com Suas mãos) , o que resultou em Sua elevação na cruz e morte ali.

Então, a ansiedade e o medo dos discípulos se transformam em alegria. No entanto, é a alegria de seu coração, não de sua mente. Uma onda de alegria flui através deles, seus corações estão transbordando, mas suas mentes ainda não conseguem entender isso. Eles ouvem e veem o Senhor, mas isso ainda é tão irreal. A última coisa que viram Dele foi pendurado morto na cruz, torturado e completamente exausto. Durante dias, eles andaram com essa imagem em suas mentes e agora, de repente, Ele está aqui diante deles como o Ressuscitado em um corpo glorificado. Com certeza, é Ele, mas não pode ser verdade.

O Senhor vem ao encontro deles ainda mais em seu grande espanto. Ele quer lhes dar a certeza de que é realmente Ele e que Ele é real. Ele lhes pergunta se têm algo para comer. Eles têm. Eles têm um pedaço de peixe assado e uma fatia de mel. Eles dão isso para Ele. O peixe assado fala do juízo que Ele suportou. O mel fala da doçura do relacionamento entre os crentes - o resultado de Sua obra na cruz. O Senhor pega ambos e os come diante de seus olhos para convencê-los de que tudo o que estão vendo é verdade. Eles não estão sonhando.

A Grande Comissão

Em seguida, o Senhor os lembra das palavras que lhes falou quando ainda estava com eles. Com isso, Ele aponta para a época em que percorreu a terra junto com eles. Ele também estava com eles agora, mas em um relacionamento completamente diferente. Ele não percorrerá a terra com eles agora. Tudo o que está escrito sobre Ele na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos, ou seja, em todo o Antigo Testamento, foi cumprido. Na verdade, tudo o que se refere ao futuro ainda não se tornou realidade. Mas Ele lançou o alicerce para isso na cruz. É apenas uma questão de tempo para que as circunstâncias também sejam vistas, como está escrito.

O Senhor abre o entendimento dos discípulos, e o que eles não entendiam antes, agora entendem . Ele não está mais com eles da mesma forma, mas a Palavra de Deus permanece sempre com eles. Isso se torna a base de sua existência e de suas ações. A Palavra de Deus dá autoridade divina a tudo o que aconteceu e a tudo o que ainda vai acontecer.

Em seguida, o Senhor vai ao cerne do que está escrito, ou seja, que Ele, o Cristo de Deus, o Messias, o Ungido, deveria sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia. Por meio de Seus sofrimentos, Ele removeu tudo o que não estava em harmonia com Deus. Por meio de Sua ressurreição no terceiro dia, Ele abriu um novo mundo no qual tudo está perfeitamente em harmonia com Deus. Nesse mundo, há espaço para todo homem que queira fazer parte dele.

Mas os homens precisam ser convidados, precisam ouvir sobre isso. Por isso, Ele deu a Seus discípulos a incumbência de pregar o evangelho da graça de Deus. Ele lhes dá a autoridade de Seu nome. Eles não vêm com uma mensagem de sua própria autoria, mas com a mensagem da graça do Filho do Homem ressuscitado. No poder desse nome e com a autoridade desse nome, eles podem pregar o arrependimento, por meio do qual todos que obedecem recebem o perdão dos pecados.

Ele realizou a obra necessária para isso. Essa obra se estende a todas as nações e não se limita a Jerusalém e Israel.

É verdade que Ele quer que eles comecem a pregar em Jerusalém. Isso só torna a graça maior. Eles devem começar a proclamação da graça no lugar onde o pecado mais terrível tornou o perdão ainda mais imperativo. Jerusalém também era filha da ira e estava no mesmo patamar que as nações. O Senhor determina o princípio segundo o qual Paulo também agirá mais tarde: primeiro os judeus e depois os gentios .

Ele pode enviar apenas aqueles a quem Ele diz isso, porque eles podem falar como testemunhas oculares. Ninguém poderá lhes dizer o contrário, pois eles o viram com seus próprios olhos e o ouviram com seus próprios ouvidos. Para poderem ser testemunhas, duas coisas são necessárias, e ambas estão presentes aqui. Eles tinham que ser capazes de dizer: "Assim é, pois nós o vimos", e também: "Assim tinha que acontecer, pois assim Deus disse em Sua Palavra".

Mas antes que possam obedecer a essa ordem, eles precisam de algo mais, que é o poder e a orientação do Espírito Santo. Sua posição diante de Deus não requer poder. Por meio da obra de Cristo, eles estão Nele diante de Deus, e Deus os vê em Cristo . Para que eles assumam sua posição diante dos homens e prestem testemunho para eles, é necessário poder. Esse poder é o Espírito Santo e é dado por Ele. O Senhor lhes promete que o enviará. Ele chama o Espírito Santo aqui de "a promessa de meu Pai". O Espírito Santo é prometido pelo Pai. Quando o Senhor Jesus estiver de volta com o Pai, Ele enviará sobre eles o que o Pai prometeu.

Aqui está escrito: "sobre vós envio", porque o Senhor apresenta o Espírito Santo como uma veste que vem do alto sobre eles. O Espírito Santo certamente também entra neles, mas em vista do ministério deles, Ele também vem sobre eles. Ele os revestirá de poder para que possam testificar do Salvador sem medo. Em si mesmos, eles não têm poder, mas Ele lhes dará o poder necessário.

A Ascensão

Quarenta dias depois, o Senhor os conduz para fora de Jerusalém. Ele não os abençoa de Jerusalém, mas do lugar onde sempre esteve com eles, com aqueles que O amam, o remanescente que se uniu a Ele e que Lhe é querido. Além disso, Jerusalém se tornou um lugar para o qual um testemunho deve ser dado.

Fora da cidade, em Betânia, esse Evangelho chega à sua magnífica conclusão. É um grande final porque não é realmente um final. É uma despedida com uma rica promessa, uma despedida com a visão de um céu aberto, uma despedida de um Salvador que os abençoa e continua a fazê-lo mesmo que eles não O vejam mais com seus olhos naturais.

Quando o Senhor os abençoa, cria-se uma distância entre Ele e eles. Ele é levado para o céu pelo poder de Deus. O homem Jesus Cristo volta ao lugar que nunca deixou como o eterno Filho de Deus, mas que nunca ocupou como homem. Agora Ele vai para lá como homem. Ao abençoá-los, Ele se despede deles sem de fato deixá-los.

Adoração e louvor

Os discípulos não perderam o Senhor. Ele só agora se tornou o objeto de sua fé. A primeira coisa que fazem depois que Ele é elevado é adorá-Lo. Essa é a ocupação típica do crente nesse momento em que o Senhor está fisicamente ausente.

Depois de adorá-Lo, que é o único digno de ser adorado porque é Deus, eles retornam a Jerusalém. Não se fala mais em medo e tristeza. Eles estão cheios de grande alegria. Seu Senhor é o grande vencedor. Eles não se enganaram com Ele. Completamente convencidos da grandeza e da glória de Sua pessoa e atraídos por Sua graça, eles vão ao templo.

A cena final desse Evangelho, assim como a cena inicial, ocorre no templo . Mas há uma grande diferença. No início, tratava-se de alguém que cumpria os deveres da lei, alguém que era temente a Deus, mas que também demonstrava incredulidade e foi punido por isso com a mudez. Ele não acreditava e não podia falar. Aqui, no entanto, nos encontramos diante de um céu aberto, com base na graça, após uma obra realizada para a glória de Deus. A boca se abre para o louvor de Deus. Esses discípulos formam o núcleo de uma nova raça sacerdotal.

Esse Evangelho nos levou da lei para a graça e da terra para o céu. Ele começou com um homem que não podia falar e termina com uma multidão que não pode se calar.

Que grande final para um Evangelho avassalador, no qual as riquezas da graça são retratadas de forma insuperável na pessoa que supera tudo e todos.

"O meu amado é cândido e rubicundo;
ele traz a bandeira entre dez mil" .

"Tu és mais formoso do que os filhos dos homens;
a graça se derramou em teus lábios" .

Nenhum comentário:

Postar um comentário