Marcos 10



                                    

Uma pergunta sobre o divórcio

O Senhor sai de Cafarnaum e vai para outra região para fazer Sua obra ali. Onde quer que Ele vá, multidões vêm a Ele. Mesmo aqui. E novamente ele faz seu trabalho habitual: Ele dá instruções sobre Deus e seu reino. Este ensino ocorre na Judéia e além do Jordão. A última área está fora da Terra Prometida real e fala de bênçãos terrenas.


Enquanto Ele está fazendo a obra de Deus, os fariseus vêm a Ele fazendo a obra de Satanás. Eles resistem a Ele em Seu serviço. Eles não O ouvem, mas em vez de se afastarem Dele, também vêm a Ele. O propósito de suas perguntas é que Ele diga algo de uma forma ou de outra para que eles possam torná-lo suspeito entre o povo. Agora eles fazem uma pergunta sobre o casamento.


Os fariseus, que são muito doutrinários, sempre consideraram o casamento muito levianamente em geral. Existem duas visões como resultado dos ensinamentos em duas escolas diferentes. A escola de Hillel ensina que uma esposa pode ser mandada embora por um pouco desagradar ao marido; a escola de Shamai é muito menos negligente quanto a isso. Estas duas correntes estão constantemente em desacordo nesta questão. Ao perguntar, eles estão tentando puxar o Senhor em qualquer direção.

 

Divórcio e novo casamento

Os fariseus esquecem que estão enfrentando o único Deus sábio. O Senhor é tentado a fazer uma escolha, mas qualquer escolha seria errada. Em vez disso, Ele apanha aqueles que professam ser sábios "em sua astúcia" . Ele responde a pergunta deles com uma pergunta, que dado o conhecimento deles da lei, eles não terão nenhuma dificuldade.


Então eles também sabem muito bem o que Moisés disse sobre situações em que um homem quer se divorciar de sua esposa. A resposta deles, no entanto, deixa claro quão completamente errado eles leram as Escrituras. O Senhor perguntou o que Moisés ordenou , mas eles falam sobre o que Ele permitiu. Eles assumem que uma carta de divórcio não é necessária, mas apenas recomendada.


Então o Senhor dirige sua atenção para a causa do mandamento que Moisés deu. O mandamento tem a ver com a dureza de seus corações. Ele fala do mandamento dado para eles aqui e agora ("Que vos mandou Moisés?") e não apenas a um povo de muito tempo atrás. O mandamento dado há muito tempo vem dEle e não perdeu nada de seu poder. Acontece o mesmo com a causa. A causa não é apenas a dureza do coração dos homens naquela época, pois eles têm um coração igualmente duro ("por causa da dureza de seu coração").


Moisés não permite que ninguém se divorcie de sua esposa. Mas se alguém fizer isso mesmo assim, ele deve entregar uma carta de divórcio para ela, com o motivo do divórcio. Além disso, se ela se casou com outro homem e este também a demitiu, ele não pode buscá-la de volta. Tudo isso é para proteger a mulher para que o homem que quer mandá-la embora pense duas vezes antes de fazê-lo .


Portanto, é uma pergunta tola sugerir que alguém pode mandar sua esposa embora e a única pergunta é por que ele deveria fazê-lo. O Senhor traz o casamento de volta à sua origem. Moisés nunca disse que alguém poderia mandar sua esposa embora. E o que foi dado sob a lei como uma disposição restritiva é absolutamente excluído sob a graça.


A ordem tornou-se necessária porque o homem se desviou do plano original de Deus com respeito ao casamento. Como em todas as coisas, voltar à origem, especialmente quando se trata de casamento, é extremamente importante. Esta palavra também é hoje de relevância sem precedentes. Deus criou o homem, homem e mulher, nem mais nem menos. Este é o ponto de partida e fundamento do casamento. Aqueles que negam isso (através da coabitação não casada) ou mudam (no casamento gay) desprezam a instituição de Deus. Isso desonra muito a Deus.


O Senhor cita o que está escrito nas Escrituras . Ali se mostra o caminho de como se dá um casamento. Este caminho não pode ser negado impunemente, e esta ordem não pode ser alterada impunemente. Um homem deixa seu pai e sua mãe para formar uma nova unidade com sua esposa, conforme a frase, serão uma só carne.


O Senhor sublinha com a sua afirmação “já não serão dois, mas uma só carne”, que no matrimônio o homem e a mulher já não são pessoas independentes que vivem lado a lado, cada um com os seus interesses, mas que o matrimônio os torna uma unidade completa. 

 

O casamento leva a um completo entrelaçamento de interesses. Um não pode fazer nada sem ter consequências para o outro. No casamento, nada mais é privado, mas tudo é compartilhado com o outro, sem nenhum segredo.


A resposta do Senhor é que um homem nunca deve mandar sua esposa embora. A unidade entre o homem e a mulher é através do vínculo unificador do casamento. Foi Deus quem planejou o casamento. Ele colocou esse vínculo inquebrável de casamento entre um homem e uma mulher. Portanto, é pecado e loucura que o homem provoque o divórcio.

 

Instruções sobre divórcio

O assunto abordado pelos fariseus e o que o Senhor disse a respeito continua preocupando os discípulos. Quando eles estão de volta acolhidos na casa, entre si, eles perguntam ao Senhor sobre isso novamente.

Em seu ensino aprofundado aos discípulos sobre casamento e especialmente sobre divórcio, Ele não fala mais sobre o atestado de divórcio, mas sobre como Deus o planejou. Afirma o vínculo inquebrável do casamento, sem exceção. O divórcio é sempre errado.

 

Um cristão nunca deve tomar a iniciativa no divórcio. Se alguém é casado, é casado enquanto o cônjuge estiver vivo, mesmo que o outro se separe. Somente com a morte do cônjuge o sobrevivente fica livre para se casar novamente ; . Quem, apesar dessa instituição de Deus, se divorcia de sua esposa e pensa que pode iniciar um novo relacionamento conjugal, comete adultério contra sua esposa, com quem é legalmente casado.


O que se aplica ao homem se aplica com igual seriedade à mulher. O Senhor não menciona uma única exceção ou circunstância atenuante.

 

O Senhor abençoa as crianças

Tendo discutido o casamento como uma instituição de Deus, agora a atenção está voltada para os filhos. Os filhos são uma bênção, um presente de Deus e, portanto, uma parte do casamento. Eles sempre estão no interesse de Deus e, portanto, também no do Senhor Jesus. Aqueles que trazem seus filhos a Ele buscam Suas bênçãos sobre eles. Os pais não podem fazer melhor.


Os discípulos têm uma opinião diferente. Eles acham as crianças um incômodo e um obstáculo no desempenho de seu ministério. Eles não aprenderam completamente a lição anterior e esqueceram a preocupação do Senhor com as crianças.


Quando Ele vê o que seus discípulos fazem, Ele fica indignado e os repreende. Ele não quer isso absolutamente. O que eles acham?! As crianças são seu maior interesse e amor. Ele gostaria de tê-las com Ele. Elas são as pessoas que se encaixam perfeitamente no reino de Deus. É delas, pertence a elas. O significado não é: é para elas como se elas voltassem lá mais tarde, quando fossem convertidas.


O Senhor aplica a cada homem o que a criança é. Somente tornando-se como uma criança pode-se entrar no reino. No reino de Deus não se trata do mais forte e do maior, mas do menor, do mais fraco e do mais baixo; se trata da confiança simples. Estas são as Suas próprias marcas que Ele gosta de ver nos Seus. Os seus podem aprender isso com as crianças.


Depois desses ensinamentos, o Senhor faz mais do que lhe é pedido. Foi-lhe pedido que tocasse nas crianças, mas Ele as toma nos braços e as abençoa. Ele faz muito bem para todos que querem tomar o lugar de uma criança.

 

Herdar a Vida Eterna

Quando o Senhor sai da casa, alguém rapidamente se aproxima dele. Ele saiu a caminho e, portanto, está acessível para aquele que precisa dEle. O jovem rico (ele é, sabemos pelos outros Evangelhos) parece estar esperando que Ele saia. Ele se ajoelha diante Dele e assim honra o Senhor.


No entanto, suas palavras mostram que ele não sabe diante de quem está ajoelhado. Ele vê no Senhor apenas um “bom mestre” que pode lhe dizer como herdar a vida eterna. Ele o vê como um homem perfeito, mas não mais do que isso, ele acredita que pode aprender com Cristo como se tornar perfeito também. Por isso ele faz sua pergunta.


Sua pergunta expressa que ele pensa que pode fazer o bem, mas não sabe o que é o bem e como fazê-lo. Ele confia em sua própria força humana. Ele viu a vida do Senhor Jesus fazendo o bem. Por isso ele sinceramente se volta para Ele para aprender dele o caminho que leva à vida eterna.


Tem um desejo sincero de aprender uma nova lição fazendo boas obras para progredir. Vemos um homem natural fazendo o melhor para fazer o bem e pretendendo fazer melhor. No entanto, ele está fundamentalmente no caminho errado, porque sua pergunta pressupõe que os homens são bons e podem fazer coisas boas assim como são.


Fica claro pela resposta do Senhor que Ele não está impressionado com a conduta e a honra do jovem. Ele pergunta por que ele o chama de bom. O jovem só poderia dizer isso se também visse Deus nele, porque só Deus é bom. O Senhor diz, por assim dizer: 'Se eu não sou Deus, não sou bom'. O jovem também não se volta para ele como para Deus. Ele só o vê como um homem particularmente bom. Não faz jus a quem Ele é, e não se pode aprender Dele como ganhar a vida eterna.


No entanto, se o jovem quiser herdar a vida eterna fazendo o bem, o Senhor tem um padrão para isso. Essa norma é a velha maneira, a da lei. Diz como um homem pode ganhar a vida. A lei diz que a pessoa que cumpre os mandamentos de Deus viverá . O Senhor cita alguns dos mandamentos como exemplos, e conscientemente apenas os mandamentos que governam o relacionamento entre as pessoas, não os mandamentos que governam o relacionamento com Deus.


O homem pode dizer dos mandamentos que Ele nomeia que os guardou exatamente. Sua declaração não mostra arrogância ou orgulho. Ele guardou sinceramente esses mandamentos. Assim Saulo, como este jovem, era irrepreensível de acordo com a lei . Mas depois que Saulo vê quem é Cristo, ele desiste de tudo por isso. Uma vez que ele vê Cristo em glória, ele não quer mais justiça própria, pois isso seria justiça humana, carnal. Ele possuía a justiça de Deus pela fé. Então a justiça pela qual ele trabalhou tanto não tem valor.


O jovem não é hipócrita. O Senhor olha para ele e vê sua sinceridade. Então lemos - na minha opinião a única vez - sobre o amor do Senhor por uma pessoa que não nasceu de novo. É amor por causa da atratividade natural que um homem natural pode ter. O jovem realmente guardara os mandamentos, não como um fariseu para impressionar os outros, mas com a convicção de que esse era o modo de vida.


No entanto, ele ainda não havia encontrado a satisfação que buscava para seu coração. Isso porque ele buscava a vida eterna de maneira errada. Ele sentiu que o Senhor lhe indicaria uma obra da lei que lhe traria o mérito da vida eterna. Com todo o seu esforço e o que já conquistou, o jovem está a caminho do inferno. Há um caminho que parece reto, mas leva à morte . O jovem segue por ele.


O Senhor lhe indica o bom caminho, e isso é uma obra de fé. Se ele realmente quer ser como o Senhor Jesus, então ele deve fazer o que Ele fez. Ele agora está testando o coração do jovem, não apenas seu comportamento exterior, que é impecável. Ao apontar o que lhe falta, Ele expõe o apego do jovem às suas posses terrenas. Se ele desistisse disso e desse aos pobres, ele obteria Dele um tesouro no céu. Até o momento em que ele receberia o tesouro, o Senhor o convidaria a segui-lo.

 

O que Ele pediu ao jovem para fazer, Ele mesmo fez em uma medida muito maior. Ele era rico e se fez pobre por nossa causa, para que pela sua pobreza nos enriquecêssemos . Aqui fica claro que o jovem carece de fé. Ele não pode trocar a terra visível pelo céu invisível. Através da simples, porém poderosa palavra do Senhor, a concupiscência de seu coração é exposta. Ele decide por seu dinheiro e contra o Deus revelado em amor e graça.

 

Para Deus todas as coisas são possíveis

Depois que o jovem se afasta, o Senhor olha em volta porque tem uma lição para aqueles ao seu redor. Todos viram o jovem vir a Ele. Todos eles ouviram o que ele perguntou e o que o Senhor respondeu. Eles também viram o rosto do jovem se contrair com o que o Senhor lhe disse, e depois deu as costas para Ele. O Senhor simplesmente quer olhar ao redor para deixar claro que quando Ele diz que é difícil para pessoas ricas entrarem no reino de Deus, elas devem entender bem Suas palavras. Quando ele diz isso, ele tem em mente pessoas que confiam em suas riquezas e, portanto, nem todas as pessoas que são ricas. No entanto, Ele primeiro fala nos termos mais claros sobre a mera posse de riqueza, ou seja, geralmente sobre aqueles que são ricos. Ao fazê-lo, ele destacou o perigo da posse.


Ele sabe que as bênçãos terrenas também desempenham um papel importante para seus discípulos. Isso é evidente pelo espanto deles com as palavras dele. Os discípulos também revelam algo do espírito do jovem neles. Eles estão acostumados a ver a riqueza como um sinal de favor divino. Trata-se de ter posses e confiar em posses. É muito difícil ter bens e não confiar neles. Involuntariamente estamos todos apegados à riqueza e às coisas terrenas. Cristo nos oferece a cruz e o céu.


Vendo os rostos atônitos, o Senhor enfatizou a dificuldade que as pessoas ricas têm para entrar no reino de Deus. Ao chamá-los "filhos", Ele deixa claro para eles que deseja protegê-los desse perigo conectando-os a Si mesmo.


Do ponto de vista do rico, é realmente impossível entrar no reino de Deus. O exemplo de um camelo passando pelo fundo de uma agulha deixa claro que não há um pingo de chance para um homem rico entrar no reino de Deus. O espanto dos discípulos é aumentado por este exemplo. Sua conclusão é simples. Se é impossível para os homens que estão visivelmente sob a bênção de Deus entrar no reino de Deus, então é impossível que alguém seja salvo.


No entanto, também não se trata de algo improvável, mas de algo realmente completamente impossível para os homens. O resgate não só é improvável em homens, mas é impossível. Enquanto depender do homem, é impossível ser salvo por causa de sua condição. Mas enquanto o homem não tem esperança de salvação ou pode oferecê-la, Deus pode mostrar o que Ele pode fazer. E Ele fez isso em Cristo.

 

A porção daqueles que deixaram tudo

Pedro é novamente o porta-voz dos discípulos. Ele tem um comentário relacionado ao que o Senhor disse ao jovem . Ele conta oque ele e os outros discípulos deixaram. Nas entrelinhas, ressoa a pergunta sobre o que isso lhes traz.


O Senhor não repreende Pedro por sua observação, como se ele se sentisse superior ao jovem. Ele então responde, dizendo que o único motivo para deixar tudo deve ser Ele mesmo, e Ele deve ter o lugar central na mensagem que está sendo transmitida. Só então é bom deixar todos os bens e família.


Aqueles que O seguem com o motivo certo e deixaram de tudo receberão muito mais em troca. O que deixamos é apenas um centésimo do que recebemos de volta. E não só no futuro, mas também agora. Muitos podem testificar que ao aceitar e viver para o Senhor, eles perderam muita riqueza material e relacionamentos familiares naturais, mas recuperaram muito mais riqueza espiritual e famílias espirituais. Isso já é assim, e será assim no futuro, quando a vida eterna no reino da paz for desfrutada.


Aliás, o Senhor também promete perseguições durante este tempo (este é o tempo dos discípulos e também o nosso tempo). Aceitá-lo e segui-lo não resulta em prosperidade terrena e uma vida pacífica como um livro ilustrado, mas em carência e inimizade. Seguimos um Senhor rejeitado. Partilhamos a sua sorte, agora, mas também mais tarde.


É o fim da corrida que conta, não o começo. Pode parecer que algumas pessoas só têm êxito, como o jovem rico. Eles parecem ser os primeiros a entrar no reino, mas não terão parte nele a menos que se convertam e desistam de tudo por amor ao Senhor.


Outros parecem ser os perdedores, os últimos, parecem ter tudo contra si. Eles também têm o mundo e Satanás contra eles. Assim foi com o Senhor Jesus, e assim é com aqueles que O seguem. Mas eles serão os primeiros a entrar no reino. Então Ele dará a cada um pessoalmente a recompensa pela lealdade demonstrada. Com essas palavras, o Senhor adverte que não devemos julgar pelas aparências quando se trata de recompensa pessoal.

 

Terceiro anúncio do sofrimento

Eles seguem a caminho de Jerusalém, o Senhor Jesus na dianteira no caminho. Ele está no comando, Ele determina o caminho, mas Ele mesmo é o primeiro a percorrê-lo. Os discípulos estão admirados e com medo. Eles sentem o ódio dos líderes religiosos contra Ele. Com Paulo foi diferente. Ele desejava ser conformado com a morte do Senhor Jesus . É isso que a graça faz. Os discípulos ainda não conhecem esta graça, e a carne nunca a compreende. Eles ainda estão intimamente ligados à vida terrena.


Novamente Ele chama Seus discípulos para Si. Sempre tentando treiná-los para o verdadeiro serviço, ele lhes explica por que seu caminho leva a Jerusalém e o que acontecerá com ele lá. Eles serão testemunhas do que acontecerá com o verdadeiro servo e, portanto, qual será a sorte que aguarda os servos.


O Senhor diz para onde eles (“nós”) irão juntos. Então Ele dá uma revelação da maldade do homem a Ele, o Filho do homem. É um homem que assume para si a causa dos homens; Ele um dia reinará sobre todos os homens e toda a criação. Quando estiverem em Jerusalém, Ele será entregue aos líderes religiosos (por Judas, um dos Doze). Eles o condenarão à morte e o entregarão às nações. São esses líderes que deveriam ter conduzido o povo no serviço de Deus e os preparado para a vinda de seu rei.


Ele será poupado de nenhuma humilhação, vergonha, desonra e tormento antes de finalmente ser morto. Este parece ser o fim, mas Ele ressuscitará triunfante para um novo começo.

 

Um lugar no reino

Depois das palavras francas do Senhor sobre o que vai acontecer com Ele, os irmãos Tiago e João vêm a Ele com um pedido. Sempre podemos ir a Ele com nossos desejos.


O Senhor os convida a dizer o que desejam que Ele faça por eles. Ele já sabe o que eles querem perguntar. Ele também sabe o que precisamos ou queremos antes de fazermos nossos desejos conhecidos a Ele. Ele quer que saiamos e falemos sobre isso. Isso não significa que sempre recebemos o que pedimos, nem que sempre pedimos as coisas certas, ou mesmo que o fazemos com o espírito certo. O Senhor quer que julguemos nossas perguntas e motivos corretamente, então Ele nos convida a falar.


Os irmãos perguntam se podem sentar-se ao lado Dele quando Ele estiver em Sua glória e Seu reino for estabelecido. É uma forma de reservar o melhor lugar ao seu lado. Eles esperam estar à frente dos outros.


Eles acreditam em sua glória, e isso deve ser apreciado neles. Mas eles estão cegos para o fato de que Ele deve primeiro sofrer e morrer, e que se eles O seguirem, isso será parte deles também. Eles não pensam em Seus sofrimentos sobre os quais Ele acabou de falar. Parece que eles não ouviram isso. Tudo o que eles conseguem pensar é em seu governo e o lugar deles neste reino. Eles não pensam no lugar do Senhor e como Ele o obterá. Eles estão muito ocupados consigo mesmos para isso.

 

A parte dos irmãos

O Senhor diz para eles que não sabem o que estão pedindo. A participação em sua glória precede a participação em seus sofrimentos ; , e eles não entendem isso. Então Ele lhes pergunta se podem beber Seu cálice. Isso significa se eles podem suportar os sofrimentos que Ele suportará. O cálice aponta mais para os sofrimentos internos, os sofrimentos da alma por causa de toda a injustiça e vergonha. Ele também pergunta se eles podem ser batizados com o batismo com que Ele é batizado. Isso também significa sofrimento, até a morte. O batismo nos conecta figurativamente ao Cristo rejeitado e aponta mais para o sofrimento externo, o sofrimento físico. O cálice e o batismo, como o Senhor os apresenta aqui, trata de tomar o lado do Cristo rejeitado com todas as consequências.


Depois de seu desejo ambicioso pelos melhores lugares do reino, eles também mostram um excesso de autoconfiança. Ambição e autoconfiança andam juntas. Não é de surpreender que esses dois discípulos também fujam quando o Senhor é feito prisioneiro. No entanto, Ele não os culpa por dizerem que podem. Ele até diz que irão. Eles vão morrer por Ele. Portanto, Ele usa os desejos carnais dos dois como uma oportunidade para instruir Seus discípulos. Se querem estar com Ele, é necessário que sigam o mesmo caminho que Ele. Dessa forma, eles experimentarão algo dos amargos sofrimentos, tanto interna quanto externamente.


Quaisquer que sejam os sofrimentos que eles suportarão ao seguir o Senhor Jesus, todos esses sofrimentos, é claro, não têm nada a ver com Seus sofrimentos únicos por causa dos pecados, pelos quais Ele deveria trazer a reconciliação com Deus para os outros. Só ele experimentou este tipo de sofrimento, e nele ninguém pode segui-lo. Eles poderão compartilhar os sofrimentos que os homens infligirão a Ele, mas não os sofrimentos que Deus infligirá a Ele, porque somente Ele os experimentará, por causa dos pecados de todos os que Nele crêem.


Quanto ao pedido deles, não é Ele como servo que decide. A distribuição de tarefas em seu reino é preparada por seu pai. Ele dá a cada um seu lugar no reino de acordo com sua sabedoria.

 

Veio para servir

Quando os outros dez discípulos ouviram isso, eles se ressentiram dos irmãos por perguntarem isso. A reação deles mostra que os irmãos realmente fizeram o que aqueles queriam fazer. Eles também desejam o melhor lugar no reino do Senhor Jesus. Freqüentemente o orgulho que habita em nosso próprio coração é revelado pela reação irritada ao orgulho alheio.


Cheio de paciência, o Senhor chama todos os seus discípulos para ensiná-los de novo, agora por causa do atrito entre eles. Esse argumento deixa claro que todos eles precisam do mesmo ensinamento, não apenas os dois irmãos. Repetidamente, o comportamento ou as palavras de Seus discípulos são ocasiões para Ele ensiná-los sobre o trabalho que devem fazer como servos.


Ele aponta como as coisas estão com os povos do mundo. Por um lado, há governantes e pessoas nobres com autoridade e, por outro lado, pessoas que são governadas e que estão sob autoridade. Entre os servos não deveria ser como entre as nações. Não deve haver espírito de domínio sobre os outros. Todos são servos do único Mestre e servos entre servos.


Se alguém realmente quer se tornar grande, pode ser tornando-se um servo dos servos. Se alguém realmente quer ser o primeiro, é possível tornando-se servo de todos os servos. Isso significa ser o menor de todos e assim ser como o Senhor Jesus que mostrou isso.


O que Ele diz aos Seus discípulos, Ele mesmo, como Filho do homem, realizou perfeita e gloriosamente. O Filho do Homem, que reinará sobre todas as coisas, não se permitiu ser servido como príncipe, embora tivesse o direito de ser, mas serviu. Seu ministério, a aplicação de seu tempo e energia, envolvia não apenas sofrimento físico temporal, mas muito mais do que isso. Seu ministério fez com que Ele entregasse Sua vida à morte, e ao fazê-lo Ele pagou o resgate da salvação eterna por muitos. O resgate de muitos não é para todos os homens, mas para todos os seus. Que serviço e que servo! Que privilégio servir a Ele e uns aos outros.

 

O cego Bartimeu curado

Seu ministério o leva a Jerusalém. Em cada um dos três primeiros Evangelhos, sua viagem final a Jerusalém começa com esta estada em Jericó, a cidade da maldição, onde pretende curar um cego. O Senhor está cercado por Seus discípulos e uma multidão considerável. No entanto, Marcos chama nossa atenção para o mendigo cego sentado à beira do caminho. O Senhor se preocupa com este homem.


Este cego Bartimeu não vê nada com seus olhos físicos, mas seus olhos espirituais veem ainda mais. Ele ouviu falar do Senhor Jesus. Agora ele ouve que está muito perto. É verdade que ele ouve falar dele como "Jesus, o Nazareno". Para a multidão, Ele é apenas um homem de Nazaré. Mas Bartimeu vê mais nele. Ele clama: “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” Ele o chama de “Filho de Davi”.


Esta é a primeira vez que ouvimos esse nome neste evangelho. Ao chamar esse nome, Bartimeu mostra que acredita Nele como o cumpridor de todas as promessas referentes ao seu reinado sobre Israel. Aqui está um coração que busca o Senhor, e tais almas entendem tudo . Ele sabe que é cego, reconhece sua condição e anseia por ver. Aquele que reconhece sua própria condição começa a ver.


Há sempre pessoas que querem silenciar a voz de quem clama ao Senhor por socorro. Aqui tem até muitos. Isso deixa claro que a multidão não tem fé. Para Bartimeu, a resistência é motivo para clamar ainda mais alto. Se agirmos com fé, sempre seremos censurados. Mas a resistência faz o oposto do que deveria fazer. Ele sempre faz com que a autenticidade da fé seja expressa.


O Senhor sempre para e atende os necessitados. Ele ordena que chamem o cego. Isso acontece e, ao mesmo tempo eles encorajam Bartimeu. Essas pessoas conhecem o Senhor e testificam Dele quando trazem outros para Ele. Assim também nós podemos levar alguém ao Senhor.


Bartimeu lança de si a sua capa, porque ela o impede de vir rapidamente ao Senhor. A capa é uma figura da justiça própria de alguém, que sempre impede a pessoa de vir a Cristo. Esta justiça própria sempre foi um obstáculo para o povo , assim como foi um obstáculo para o jovem que o deixou .


A fé está sempre de acordo com a vontade do Senhor. Assim como Ele havia perguntado anteriormente a Tiago e João o que eles queriam que Ele fizesse com eles , Ele agora pergunta a Bartimeu. No entanto nele, Ele vê a fé, e para isso Ele dá uma resposta. Se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve . O resultado correspondente está lá imediatamente. Com isso Ele prova que Ele é o Messias . O primeiro que Bartimeu vê, é o Senhor.


Ele lhe diz que vá, mas Bartimeu fica com Ele e o segue "no caminho", isto é, no caminho da cruz. O Senhor nunca reivindicou algo para si de alguém, a quem Ele curou, como se a bênção que Ele concedeu estabelecesse uma reivindicação em Seu favor. Vemos isso no endemoninhado , a filha de Jairo , o jovem em Naim , e inúmeros outros que Ele curou. Os doze que Ele chamou não foram curados por Ele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário