Marcos 11



                 
 
Eis meu servo

O Senhor precisa de um jumentinho

É domingo, o primeiro dia da última semana da vida do Senhor na terra antes da cruz. No final desta semana, acontecerá o que Ele falou três vezes aos Seus discípulos: Sua traição, Sua rejeição, Seus sofrimentos e Sua morte. Em um fôlego Ele também falou sobre Sua ressurreição. Seria no primeiro dia da semana seguinte, a nova semana.

Antes de se entregar nas mãos do homem para esses maus-tratos, Deus providencia que um grande testemunho Dele seja dado. Isso acontece quando eles se aproximam de Jerusalém, na região de Betfagé e Betânia, no Monte das Oliveiras. Ambas as aldeias estão no Monte das Oliveiras, a montanha exaltada associada a alguns grandes eventos durante sua vida. Os nomes das aldeias nos dão marcas do remanescente. Betfagé significa "casa de figos verdes" e Betânia significa "casa da miséria". Essas marcas contrastam com a Jerusalém apóstata. De lá, o Senhor envia dois de seus discípulos em missão. Ele é sempre o mestre, o ordenador que sabe o que tem que acontecer.

Os discípulos recebem uma orientação detalhada sobre o lugar e o que eles devem encontrar e fazer lá. Certamente o Senhor Jesus como Deus tem perfeito conhecimento do que está acontecendo, como Ele tem de tudo o que vai acontecer. O futuro para Ele é hoje, e Ele é onipresente em todos os lugares com um conhecimento perfeito de todas as circunstâncias. Neste evangelho, porém, vemos um servo cumprindo sua missão com convicção e obediência. Podemos dizer que Seu patrão celestial lhe disse o que fazer, e Ele está fazendo.

Ele precisa de um jumentinho que nenhum homem jamais montou. Ele será o primeiro a montar este animal. É a imagem do novo que Ele traz, que nenhum outro homem mostrou: um espírito de perfeita obediência até a morte. Tampouco pode usar qualquer coisa que já tenha estado a serviço do homem pecador, pois mostra as marcas do pecado. O jumentinho está pronto para ele. Está amarrado para ele. Os discípulos devem desamarrá-lo e trazê-lo com eles. Somos jumentinhos por natureza, a serem desamarrados e depois destinados a carregar o Senhor Jesus.

O Senhor sabe que há alguém que perguntará por que estão fazendo isso. Ele também coloca a resposta na boca dos discípulos. Eles devem responder que "o Senhor" precisa dele. "O Senhor" pode se referir tanto ao Senhor Jesus quanto a Jeová. A fé sabe que é uma e a mesma pessoa. Uma vez que eles forneçam essa resposta, o dono não apenas a deixará ir, mas também "enviará" o jumentinho. Nisto vemos a mão dominante de Deus. Ele dirige os sentimentos do dono, assim como dirige os sentimentos da multidão logo depois.

Já foi dito antes que em nenhum lugar é dito que o Senhor precisa de alguma coisa ou de alguém para Sua obra. Portanto, é ainda mais notável que a única vez que Ele precisa de alguma coisa é quando se trata de um jumentinho filho de jumento. Se Ele quer nos usar em Sua obra, como usou este jumentinho, a comparação é clara, não temos do que nos vangloriar sobre o trabalho que nos é permitido fazer por Ele. Trata-se de Ele poder nos usar para Sua glória, assim como o jumentinho, que o carregou, fazendo com que o povo o aclamasse. O jumentinho não recebeu nenhuma honra. Estava apenas fazendo, para o que nasceu para fazer.

Os discípulos obedientemente partiram. E assim como o Senhor lhes disse, eles encontram o jumentinho. É fácil de levar com você, você não precisa laçá-lo. Está pronto para o serviço. Você só precisa desamarrá-lo do ambiente antigo para que ele possa servir em um novo serviço. Então, todos nós somos escolhidos por Deus para servir ao Senhor, e no momento em que Ele quer nos usar, Ele nos usa onde estamos. Temos um bom exemplo disso em Saulo, que mais tarde se tornou Paulo.

Tem gente que vê o que está acontecendo. Normalmente isso causaria uma inquietação, porque um jumentinho está sendo roubado. Mas é como se as pessoas só quisessem saber o que os discípulos estão fazendo. Deus operou a convicção em seus corações de que isso não é roubar, mas fazer o que foi ordenado. Eles só precisam saber que essas são as pessoas certas que vão levar o jumentinho.

Os discípulos falam como o Senhor lhes disse. Isso tranquiliza as pessoas que fazem as perguntas. Vemos que há vários - não apenas o proprietário - que estão satisfeitos com a resposta e não têm mais objeções.

O Senhor é aclamado
 
O jumentinho é trazido ao Senhor. Agora o Espírito de Deus opera nos discípulos e na multidão. Os discípulos jogam suas roupas no jumentinho. Qualquer coisa que lhes desse dignidade, eles deram para Ele sentar. Eles o disponibilizam para Ele ser carregado.

Muitos seguem o exemplo dos discípulos e, em honra, estendem suas vestes no caminho para que Ele passe por cima. Ramos de palmeira também são colocados no caminho como figura de vitória. Uma parte da multidão vai à sua frente, e outra parte segue. Ele está no meio dessas duas multidões como outrora o tabernáculo, que também foi precedido por seis tribos e seguido por seis tribos .

Sob a ação do Espírito de Deus, a multidão grita "Hosana" para Ele. Hosana significa "Salve!" ou: "Dê salvação!" Eles falam palavras que só podem ser dirigidas ao Messias . Eles O reconhecem como vindo em nome do Senhor para estabelecer o reino como o filho legítimo de Davi.

Ao montar em um jumentinho, Ele cumpre a profecia de Zacarias . Como o Rei amante da paz, Ele vem ao Seu povo em humildade. O jumentinho é a figura apropriada . Um cavalo é uma figura de batalha e guerra .

Quão pouco a multidão entende o que eles estão clamando, o que eles estão clamando é perfeitamente apropriado. Eles também conectam o reino vindouro com os lugares mais altos. A salvação é a redenção que está nos lugares mais altos com Deus e deve vir dEle.

O Senhor não responde às honras do povo. Ele não as rejeita, pois elas são o testemunho de Deus sobre Ele. Tampouco os aceita, pois não são um testemunho que vem do coração de um povo convertido. Ele entra no templo porque é lá que deve acontecer a verdadeira adoração. No entanto, ele não encontra nenhum fruto lá, como o seguinte incidente deixa claro. Não há nada lá para Ele e nada para Deus, tudo é oco.

Com grande dignidade, como Juiz, toma conhecimento de tudo o que se faz no Templo. O templo é o centro religioso do povo. Lá Ele pode avaliar melhor a condição espiritual. Assim como Ele vê tudo na igreja com olhos como chama de fogo , assim Ele vê tudo no templo. Depois de examinar tudo ao redor (isso apenas neste evangelho), Ele sai do templo sem dizer uma palavra. O Senhor Jeová visitou o seu templo.

Porque já é tarde e Ele não quer passar a noite em Jerusalém, que O rejeitou e vai para Betânia. Ele sabe que lá é bem-vindo.

O Senhor amaldiçoa uma figueira

O "dia seguinte" é segunda-feira. O Senhor deixa Betânia, aparentemente sem lanche da manhã, pois está com fome. O fato de Ele estar com fome significa que Ele não conseguiu nada para comer de Seu povo. Isso vai além da fome física. Ele buscou frutos de seu povo - dos quais a figueira que Ele vê ao longe é uma figura. Ele vê as muitas folhas nela, o que indica que há muita vida na árvore e, portanto, também muitos frutos na árvore. Mas as aparências enganam.

Quando Ele vai até a árvore, é revelado que ela tem apenas folhas e nenhum fruto. Que não haja frutos na árvore enquanto houver folhas é um fenômeno não natural. Ele podia esperar frutos. Que "não era o tempo dos figos" significa: não era o tempo da colheita do figo. Portanto, deveria haver frutos na árvore, mesmo que não frutos maduros, mas figos precoces. No entanto, havia apenas folhas.

Se a árvore não tivesse folhas, Ele não teria amaldiçoado a árvore. No entanto, as folhas davam a impressão de figos precoces. A alma do Senhor ansiava por frutos . Esta árvore simboliza Israel, que não produziu frutos para Deus, embora parecesse ao povo que havia muitas evidências de vida. Assim é com a multidão que clamou para Ele. Parecia haver muito, mas no coração não havia nada para Ele. Esta é uma lição para nós também.

O Senhor amaldiçoa a figueira. Ele faz isso não porque não havia fruto, mas porque a árvore parecia dar fruto por meio das folhas. A árvore levantou uma falsa esperança de fruto. A maldição é final. Esta árvore nunca dará um único fruto. Este é também o caso em relação ao povo de Israel, do qual a árvore é uma figura. Israel segundo a carne nunca dará frutos para Deus. Somente um remanescente levantado pelo próprio Deus, que então será o verdadeiro Israel, dará frutos para Ele.

O Senhor purifica o templo

Eles voltam para Jerusalém. Lá o Senhor entra novamente no templo. Marcos descreve como as coisas praticamente acontecem lá na casa de Deus. Então Ele reprime todos os que compram e vendem no templo. No início de seu ministério, ele já havia purificado o templo . Aqui, no final de Seu ministério, Ele o faz pela segunda vez. O fato de esta segunda vez ser necessária significa que a primeira vez não produziu um resultado duradouro. Depois que Ele partiu, os mercadores trouxeram suas coisas de volta ao templo e continuaram seus negócios pecaminosos.

Depois que o Senhor purificou o templo, Ele se assegura de que não sejam feitas na casa de Deus coisas que são proibidas. Com autoridade Ele se levanta contra as pessoas que pisam na santidade da casa de Deus, que entram no templo como se ele fosse um lugar comum. Ele não permite que ninguém transporte um vaso através do templo. Isto possivelmente se refere às pessoas que vieram do mercado e acabaram de atravessar o templo com suas compras porque este era o caminho mais curto para casa.

Ele não apenas limpa e proíbe, mas explica e justifica suas ações apontando o que está escrito. Ele faz isso de uma forma questionadora, mas de uma forma que deixa claro que todos eles deveriam ter conhecimento. Ele aponta a intenção de Deus com sua casa. Deveria ter sido uma casa de oração .

Orar é diferente de comprar. Orar é pedir. Deus dá Sua casa, para permitir que as pessoas venham para Ele em oração. É uma casa de oração não só para Israel, mas também para todas as nações. Isto mostra o alcance do desejo de Deus: ele se estende a todas as nações, e mostra Seu desejo de que todas as nações venham até Ele. Quando Paulo escreve sobre nosso comportamento na casa de Deus , sua primeira exortação é para orar .

Em vez de fazer da casa de Deus uma casa para se aproximar de Deus com reverência, o homem fez dela um lugar de comércio e lucro. Tornou-se um covil de ladrões por causa do ganho desonesto e roubando a glória de Deus. Na cristandade, a salvação e o Cristo das Escrituras são roubados dos cristãos porque se pensa que tudo pode ser comprado. Um preço de compra é por ex., fazer boas obras. Pensar que isso trará salvação subestima grandemente o valor da obra de Cristo.

Os líderes religiosos, em busca de lucro, querem matar o Senhor, mas não ousam por medo de que toda a multidão se volte contra eles. Seu ensino impressiona a multidão. Embora seu ensino não provoque uma mudança radical nas pessoas, as pessoas sentem que alguém está falando com uma autoridade que não tolera contradição.

A lição da figueira seca

Novamente o Senhor deixa a cidade à noite porque Ele não quer passar a noite lá. O dia seguinte é terça-feira. No caminho de volta para Jerusalém, eles passam pela figueira que Ele amaldiçoou. Os discípulos notam que a árvore secou completamente. Pedro se lembra do que o Senhor disse. Ele aponta para a figueira seca e cita o que disse sobre a figueira.

O Senhor dá como certo o que aconteceu, mas os discípulos podem aprender com isso. Ele lhes diz para ter fé em Deus. Eles têm que tê-la, é disso que se trata. Não se trata de crença em si mesma, mas de ter fé em Deus, de total confiança Nele. O grande mistério é fixar todos os nossos pensamentos nEle, julgar as coisas com Ele e agir somente por Ele e para Ele. Quem tem fé em Deus, em um Deus que age de acordo com o que se espera Dele, obtém o que crê. Não se trata de uma grande fé em Deus, mas da fé em um grande Deus.

O Senhor fala desta montanha, uma certa montanha. É a montanha que representa a firmeza de todo o sistema judaico; nada jamais mudaria em sua rebelião contra Deus e sua rejeição de Cristo. Mas Deus jogou esta montanha no mar, no mar dos povos, em resposta à fé daqueles que lhe pertencem. A fé vê a infidelidade do povo e, como Elias, confia no que Deus disse quando o povo se desvia. Elias orou para que não chovesse ; . A fé faz isso porque é a única maneira de Deus trazer o povo ao arrependimento .

Há também a aplicação de que a fé neste Deus pode remover a maior montanha de dificuldade que um discípulo fraco pode enfrentar em seu serviço ao Senhor. No entanto, esta fé deve ser sem dúvida . Não deve ser o efeito de uma forte vontade própria, mas a consciência da presença de Deus e Sua intervenção.

A fé fala com uma autoridade à qual Deus combina seu poder. A fé não exige, mas sabe com certeza que algo está de acordo com a vontade de Deus. Por causa do conhecimento da vontade de Deus, a fé fala a Palavra com autoridade, então não é de surpreender que o que é dito com autoridade na fé aconteça.

O "por isso" refere-se ao que o Senhor acabou de dizer sobre crer em Deus. Confirma e fortalece o poder da fé. Ele os encoraja a orar e pedir com fé para que tenham o que pedem. Deus não ama nada menos do que responder a essa confiança dando o que é pedido. É assim que Ele é.

O comentário do Senhor sobre o perdão ainda faz parte de orar e pedir com fé. Aqui Ele está apontando que a atitude correta é necessária para que a oração seja respondida. Se pedirmos algo a Deus enquanto há ressentimento em nossos corações contra um irmão ou irmã, não obteremos nada. Deus não pode responder quando temos algo contra alguém e não queremos perdoá-lo. Na oração, uma atitude de perdão é muito importante. Essa mente é a mente de Deus, que nos perdoa mesmo quando fazemos algo contra Ele. Pedir com fé envolve agir em relação aos outros na consciência da graça que nosso Pai nos mostrou. Então haverá atendimento.

Os líderes questionam ao Senhor

Enquanto o Senhor ensina os discípulos a orar com fé ao longo do caminho, eles voltam para Jerusalém. Lá Ele entra novamente no templo, em Sua casa, a casa de Seu Pai, e anda por ela. Lá os líderes religiosos e líderes do povo vêm a Ele. Tendo vindo ao Seu templo em humildade, eles não sabem que estão vindo para Aquele cuja glória enche o templo. Mas Ele ocupa o lugar central ali, trata-se apenas dEle.

Ele ensina lá nos últimos dias de sua vida na terra antes da cruz - ensina no templo. Ele faz isso em resposta a perguntas de seus oponentes. A primeira questão diz respeito à sua autoridade. Essa questão é de grande importância, mesmo quando se trata do que é sua casa hoje. Para entender alguns dos pensamentos de Deus sobre Sua casa, a igreja, o templo do Deus vivo, devemos primeiro reconhecer Sua autoridade. Além disso, a pergunta deixa claro que eles não querem reconhecer sua autoridade.

Os líderes ousam questionar Ele sobre Sua autoridade. Quantas vezes eles puderam reconhecer que Ele faz tudo com base na autoridade que lhe é própria como o Senhor celestial que veio ao Seu povo como o Messias. Perguntar sobre Sua autoridade é tão insensato quanto perguntar ao sol com que autoridade ele brilha. Sua pergunta prova que há lugar para tudo e para todos no templo, exceto para Aquele a quem pertence o templo. E se há alguém que lhe deu essa autoridade, é seu Pai que está nos céus. Ele age exclusivamente em Seu nome e de acordo com Ele.

O Senhor não responde à pergunta. Isso não faz sentido. Nada pode ser esclarecido para as pessoas que não querem ver, exceto sua insensatez. Portanto, Ele responde com uma contra-pergunta e os convida a responder-lhe. Se eles responderem à Sua pergunta, Ele responderá à pergunta deles, sobre sua autoridade com Ele faz tudo.

Sua pergunta está relacionada ao seu precursor, João Batista. João havia apontado para Ele como aquele que viria depois dele, mas que também era antes dele. João havia testemunhado que ele mesmo não era o Messias , mas que o Messias estava entre eles e, portanto, batizou com água . Se a pergunta deles fosse sincera, eles tinham que admitir que o batismo de João era do céu e relacionado com aquele que desceu do céu. Desta forma o Senhor Jesus dirige Suas palavras à consciência deles. Depois que Ele fez Sua pergunta, Ele pede novamente para Lhe darem uma resposta à Sua pergunta.

Sua pergunta expõe tanto a arrogância quanto a falta de sinceridade. Eles sabem que devem responder: "Do céu". Mas em sua depravação eles ponderam o que Ele corretamente diria em resposta. Mas eles não querem ouvir isso, porque se eles ainda O rejeitarem, eles se revelarão em sua incredulidade e assim perderão sua reputação diante do povo.

Eles também não querem dar a resposta alternativa, “dos homens”. Se eles dessem essa resposta, teriam que lidar com a multidão. Essa resposta significaria que eles não reconheceriam o ministério de João, embora a multidão estivesse tão impressionada com esse ministério. Assim, eles perderiam o favor do povo. Mas eles não queriam isso, porque buscavam a honra dos homens.

A resposta mais razoável parece-lhes ser que não sabem. Sua resposta mostra quão oca é a sabedoria humana na presença de Deus e Sua sabedoria. Sua resposta revela sua total ignorância das coisas de Deus. O Senhor não quer lidar com hipócritas. Ele não responde à pergunta deles.

Se não começarmos a reconhecer o que é do céu, sua autoridade, não precisamos pensar que aprenderemos alguma coisa dos ensinamentos do Senhor. Somente aqueles que reconhecem seus direitos sobre sua casa terão uma visão de seus pensamentos sobre sua casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário