Marcos 12



                       

Os lavradores maus

O Senhor novamente usa a forma de uma parábola para ensinar. Isso faz parte do ensino no templo com o qual Ele começou no capítulo 11 . Por meio desta parábola, Ele quer ensinar o povo a ver sua condição moral, como estão espiritualmente. Seus oponentes entendem esta parábola, mas não a aceitam . Neste capítulo, o Senhor mostra a todas as classes de judeus a condição em que se encontram. Todos os grupos que querem julgá-Lo são julgados por Ele mesmo.


Na parábola, Ele mostra que Deus fez tudo de Sua parte para dar ao Seu povo o que é Seu mesmo. A vinha em uma figura de Israel . A fim de receber todo o fruto da vinha (ou seja, alegria em seu coração), Ele fez uma série de preparativos. Portanto, não se trata apenas de obediência, mas de comunhão, de uma alegria comum . Ele os separou do resto dos homens pecadores quando lhes deu a lei como uma parede de separação . Ele também fez todos os preparativos adequados que deveriam levar ao sucesso completo do trabalho deles. Ele fundou um lagar no qual podemos ver uma figura do templo como o lugar para onde eles poderiam vir com seus frutos. Ele os protegeu completamente. Além disso, Ele lhes deu um rei que agia como uma torre de vigia. Depois de todos esses preparativos, Ele partiu. Durante sua ausência, eles estavam encarregados da vinha.


Depois de todos os Seus preparativos preliminares, Deus enviou Seus servos para indicar ao povo o que Deus esperava deles. Seu ministério foi voltado para o povo cumprir as expectativas de Deus, trazendo-Lhe o fruto da terra. Mas com o passar do tempo, quando Deus lembrou o povo do que era devido a Ele, sua condição perversa veio à tona. Não serviram a Deus, e maltratam aqueles que vieram a eles em nome de Deus sem lhes dar o que Deus esperava deles.


Em Sua grande misericórdia, Deus não trouxe Seu julgamento sobre o povo porque eles haviam maltratado Seu servo, mas Ele enviou um novo mensageiro. Mas o povo o maltratou ainda mais. O estado maligno de seu coração foi revelado ainda mais claramente. Eles não apenas maltrataram o servo, mas também o trataram com desprezo. Se uma pessoa não se converter, ela pecará cada vez mais. Suas ações pecaminosas tornam-se cada vez mais más à medida que ele se rebela contra o evangelho.


Deus ainda não respondeu com julgamento, mas enviou outro servo. Este eles mataram. No entanto, Deus em Sua misericórdia continuou a enviar servos, maltratando alguns e matando outros. A condição do coração mau tornou-se plenamente evidente.


Embora o estado incorrigível de seu coração perverso fosse evidente, Deus queria fazer uma última tentativa. Para esta última tentativa, Ele enviou ninguém menos que seu Filho. Ele é o Filho único, único e amado. Ele menciona que eles O respeitariam. Enviar seu filho não estava agindo contra o melhor julgamento. Claro, como o Deus Eterno, Ele sabia o que eles fariam com Seu Filho, assim como Ele sabia dos servos que Ele enviou. Mas aqui vemos que Deus poderia esperar uma resposta consistente com Sua misericórdia. Portanto, sua expectativa é plenamente justificada. Se eles fizessem com seu Filho o que fizeram com os servos, não havia nenhuma melhoria a ser esperada. Então Ele teria que romper com o povo. Seu Filho seria a última grande testemunha das expectativas de Deus.


O que não estava previsto acontece mesmo assim, e com intenção maliciosa. Quando o Filho chega, eles o reconhecem como herdeiro. Em vez de mostrar respeito por Ele, eles raciocinam que, se O matassem, eles herdariam a terra. Agora a perversidade mais profunda vem à tona. É o egoísmo do homem que rejeita os direitos de Deus para tomar posse de tudo o que Lhe pertence.


Quando o filho vem, eles o pegam, matam e jogam fora. Que ato terrível! Vale ressaltar que primeiro diz que o matam e depois o lançaram fora. Nos outros evangelhos é o contrário. Neste evangelho, onde Ele ocupa o lugar humilde de servo, Seu ministério é tão desprezado que os líderes do povo consideram Seu cadáver como esterco a ser lançado no campo, como aconteceu com o cadáver de Jezabel . Ele foi tratado como uma Jezabel! Ele foi assassinado e, com exceção de alguns fiéis, o povo não olhava mais para ele. É cruel demais para colocar em palavras. Desprezar um morto era provavelmente a pior coisa que um judeu poderia fazer. Quanto à responsabilidade do povo, não podia ser sem um sepultamento honroso. Assim, o Filho do homem foi contado como nada.


É aqui que chega o homem em seu endurecimento, diante de todas as graças de Deus. Isso prova que o homem corrompeu e rejeitou tudo de bom que Deus lhe deu - culminando com seu próprio Filho. Nada de bom se pode esperar do homem. Toda a esperança de recuperação se foi.

 

O herdeiro rejeitado torna-se a pedra angular

O Senhor pergunta para eles o que eles acham que o Senhor da vinha fará. Ele mesmo dá a resposta e diz que Deus virá para matar os lavradores. Isso acontecerá com a ajuda dos romanos, que devastarão Jerusalém e o Templo no ano 70. Como resultado, Ele dará a vinha a outros (ou seja, não mais a arrendará; ). Ele fez isso através da formação da igreja. Os "outros" no sentido direto também são aqueles que compõem o remanescente, aqueles do povo que, no entanto, deram a Deus a alegria que Ele buscava. O que Deus não encontrou nos líderes e na multidão Ele produzirá em um remanescente; estes são os crentes a quem Tiago e Pedro escreveram suas cartas. Mesmo na multidão do cristianismo há um remanescente que traz a Deus o fruto que Ele busca, pois o cristianismo como um todo também não o produz para Ele.


O Senhor conclui Seu ensino por meio da parábola com uma citação das Escrituras que eles conhecem bem, mas nunca leram corretamente. A citação fala do remanescente. É a confissão de sua rejeição ao Senhor Jesus. Esses homens corruptos e endurecidos não conhecem esse real significado. Ele, o Filho, é a pedra que eles, os construtores (os líderes religiosos), rejeitam. Aqui o Senhor muda da figura da vinha para a figura de um edifício . Embora seja uma pedra que os construtores rejeitaram com desprezo, tornou-se a pedra angular, a pedra sobre a qual repousa todo o edifício. Ele se tornou isso na ressurreição.


A igreja é a casa de Deus e a igreja repousa sobre Ele. Através da igreja é trazida a alegria a Deus, que Ele procura. Pedro escreve ao remanescente sobre a casa como espiritual, onde sacrifícios espirituais são oferecidos a Deus . Toda a nova criação também repousa sobre Ele, assim como Ele sustenta todas as coisas pela palavra do Seu poder .


Somente o Senhor Jeová poderia fazer essa mudança de uma pedra desprezada para uma pedra angular indispensável e escolhida. O que é desprezado pelos homens é escolhido por Deus. Isso é maravilhoso aos olhos de todos os que crêem nEle. A fé se maravilha com tudo o que Deus faz. Esta é uma ocasião para glorificá-Lo. Você vê Sua grandeza em tudo que Ele faz. Ele é o servo que fez tudo acontecer. Poder ver isso é um grande milagre.


As palavras do Senhor atingem a consciência dos líderes religiosos. Eles entenderam claramente que a parábola era para eles. Em vez de vir à conversão, eles se rebelam. Eles querem agarrá-lo, mas não o fazem porque temem a multidão. Este é o lado deles. O lado de Deus é que o tempo para isso ainda não chegou.

 

Questão de imposto

Os fariseus estão levando cada vez mais a sério a eliminação do Senhor Jesus. Para encontrar uma razão para fazê-lo, eles até se conectam com os herodianos que eles odeiam tanto. Eles se unem em seu ódio a Cristo. Juntos, eles fazem uma pergunta sobre o pagamento de impostos, mas cada um com um fundo completamente diferente. Os fariseus resistem ao jugo de César porque isso impede o cumprimento das promessas de Deus. Ao fazer isso, eles estão cegos para o fato de que são seus próprios pecados que estão no caminho da realização. Os herodianos, por outro lado, unem forças com os romanos porque lhes dá vantagens.


Quão tolo é tentar pegar Aquele que é a Verdade no falar. Isso mostra a cegueira total, de quem é Cristo, e sobre o orgulho do orgulhoso homem. O resultado é que eles próprios são anulados. Também vemos isso nas passagens a seguir, onde outros grupos de homens vêm a Ele com a intenção de julgá-lo. Como resultado, eles próprios são julgados.


Eles começam bajulando o Senhor. O que dizem sobre Ele é verdade, mas as intenções por trás disso são más. Que Ele "não se importa com ninguém" significa que Ele não faz nada para ser admirado pelos homens. Agora eles tem uma pergunta que gostariam que Ele respondesse. Eles deliberadamente fazem isso como uma pergunta capciosa. Segundo eles, Ele só pode dar duas respostas: sim ou não. De qualquer forma, eles o apanham. Se Ele dissesse que eles tinham que pagar, os fariseus O desacreditariam diante do povo. Afinal, Ele não poderia ser o Messias se simplesmente entregasse Israel nas mãos dos ocupantes. Se Ele dissesse que eles não tinham que pagar, os herodianos poderiam acusá-lo diante dos ocupantes como um desordeiro, desafiando a autoridade do imperador. No entanto, eles esquecem que estão enfrentando a sabedoria de Deus, e não pensam nem remotamente que eles mesmos poderiam ser colocados na luz.


Primeiro, o Senhor dá a conhecer a hipocrisia deles, que Ele conhece, perguntando por que eles O tentam. Então Ele responde sua pergunta. Para fazer isso, Ele pede que primeiro Lhe tragam um denário para que Ele possa ver e eles possam assistir. Aliás, isso é uma prova da pobreza do Senhor. Ele não tirou nenhum denário do próprio bolso. Aparentemente, a bolsa que Judas estava carregando estava vazia.


Trazem-lhe um denário. O denário era um meio de pagamento entre o povo. Ao usá-lo, eles provaram que já haviam aceitado a ocupação. Ele lhes mostra o denário e os deixa ver a imagem e ler a inscrição. Então Ele pergunta de quem se trata na moeda. Há apenas uma resposta para isso, a resposta certa. A figura do imperador e sua inscrição estão nesta moeda. Se seus corações estivessem no lugar certo, eles teriam vergonha do fato de que o dinheiro que circulava em seu país era dinheiro romano. Ele os faz sentir que foi sua própria culpa e pecado que os colocou sob o poder de Roma e os manteve até agora.


Eles caem na cova que cavaram para outro. Sua resposta é que eles deveriam dar ao imperador o que é dele e a Deus o que é dele. Eles não faziam nem um nem outro. Eles não são súditos honestos do imperador e menos ainda leais a Deus. Se dessem ouvidos ao conselho do Senhor, perceberiam que por sua própria culpa e pecado estavam sujeitos a César e, portanto, obrigados a pagar-lhe impostos. Ao mesmo tempo, eles estariam cientes de que Deus nunca deixa de ser Deus e, portanto, eles tinham a obrigação de dar para Ele o que Lhe é devido.


Se queremos dar a Deus o que Lhe é devido, isso significa que nos damos a nós mesmos a Deus , porque também há uma imagem e uma inscrição em nós, a saber, de Deus. O Senhor Jesus tem direito sobre nós. Os crentes são uma carta de Cristo lida por todos . Este é o ensino positivo do templo. Trata-se de nos oferecer como sacrifício a Deus.


Quanto aos inimigos, ainda se acrescenta que eles enfrentam Aquele que é Deus, mas a quem eles não conhecem. Por não conhecerem o Senhor Jesus, eles não conhecem a Deus, e por eles não O conhecerem, eles não dão a Deus o que é devido . Sua única reação é que eles se maravilham com Ele. Eles ficam perplexos e só podem permanecer em silêncio.

 

Pergunta sobre a ressurreição

Satanás tem mais setas em sua aljava. Os fariseus podem estar derrotados, mas há outro grupo de oponentes que serão usados ​​voluntariamente na tentativa de pegar o Senhor em Suas palavras. Os saduceus formam um grupo de pensamento livre. Eles dizem que não há ressurreição porque acreditam que isso nunca foi provado e não pode ser provado. O argumento deles é que, o que não pode ser entendido pela razão e o que não foi comprovado cientificamente, não é verdade. Com este grupo, vemos que toda a força aparente de sua incredulidade está em levantar dificuldades e inventar casos, que não são atuais. Tais pessoas raciocinam nas coisas humanas às coisas de Deus, e então não podem deixar de chegar à tolice e ao erro.


Como ponto de partida para sua tentação, eles escolhem um estatuto de Moisés que está escrito na lei. Essa parece ser uma boa base para iniciar uma discussão, mas eles esquecem que estão lidando com o próprio legislador. O exemplo que eles colocam diante dele é inicialmente plausível e é algo que é possível na prática. Pode acontecer que o irmão de alguém morra sem deixar um filho, deixando sua esposa sozinha. Ora, este homem tinha seis irmãos, segundo os saduceus. Isso poderia ser.


Após o chamado casamento levirato, o primeiro irmão devia se casar com ela para gerar filhos para seu irmão. Isso também foi incluído na lei por Moisés . Era prática antes de ser inscrita na lei . Mas este irmão também morre. Como o primeiro marido tem seis irmãos, os saduceus supõem que o próximo irmão se casará com eles. Em seu exemplo, eles vão tão longe que cada irmão seguinte morre e que o irmão seguinte se casa com a mulher para gerar filhos para seu irmão. No entanto, nenhum dos sete irmãos tem filhos. Eventualmente, a mulher morre também.


Este exemplo totalmente tolo é usado por eles para fazer ao Senhor a pergunta tola sobre qual deles ela seria na mulher da ressurreição. Com este exemplo tolo eles querem ridicularizar a ressurreição. Como se o problema não tivesse surgido quando a mulher era casada com dois irmãos, eles presunçosamente estendem o exemplo até o ponto em que Ele não tem uma resposta.


O Senhor não responde ao exemplo, mas diz-lhes diretamente que estão errados. Ele também lhes diz a causa de seu erro, que é que eles não conhecem as Escrituras e também não conhecem o poder de Deus. Por toda a sua arrogância de serem pessoas inteligentes, progressistas e científicas, eles revelam sua ignorância das escrituras. Aqueles que não conhecem as Escrituras estão sempre errados e não têm ideia do que o poder de Deus é capaz.


O Senhor lhes diz como é na ressurreição. A resposta é que a mulher não pertencerá a ninguém na ressurreição, pois na ressurreição não há continuação ou reconstituição de laços terrenos. Na ressurreição, os crentes não são mais materiais, mas celestiais, como os anjos, e têm uma existência puramente espiritual. Os anjos não conhecem relações sexuais. Isso faz parte de uma existência física, terrena. Os anjos, portanto, também não aumentam em número. As marcas dos anjos são aplicáveis ​​aos laços familiares espirituais no céu. Há amor divino perfeito ali, não limitado a uma única pessoa, mas a todos os filhos de Deus.


Além disso, se lerem corretamente, saberão pelo Êxodo que os mortos serão ressuscitados. O Senhor cita os livros de Moisés porque esses livros contam mais com esse grupo de pensamento livre e racional. Deus é o Deus de cada patriarca pessoalmente. É por isso que seu nome acompanha cada um dos nomes. Ele prometeu a terra para eles pessoalmente, não apenas a seus descendentes. Eles terão que ser ressuscitados para possuir pessoalmente a terra prometida para eles mesmos. É impossível que Ele não cumpra a promessa que fez a eles.


Abraão, Isaque e Jacó estavam mortos há muito tempo quando Deus disse isso a Moisés. No entanto, Deus não diz: "Eu era o Deus, etc.", mas "Eu sou o Deus de...". No tempo de Moisés eles não estavam mortos para Ele, mas para Ele eles estão vivos, pois Deus não está em conexão com os mortos, mas com os vivos. Ele é o Deus dos vivos. O Senhor ressalta mais uma vez como eles estão errados.

 

O grande mandamento

O escriba que agora fala tem uma boa opinião do Senhor Jesus. Ele esteve junto e escutou. Ele também reconhece que o Senhor respondeu bem. Ele parece ser honesto e não precisa ser contado entre os hipócritas. Ele vem com uma pergunta que o Senhor responde. O Senhor julga que o homem fala com inteligência e lhe diz que não está longe do reino de Deus .


O Senhor não responde simplesmente citando o primeiro dos Dez Mandamentos. Ele interpreta "primeiro" como o mandamento mais alto e mais importante. Por isso ele responde com a confissão que ele mesmo havia escrito em Deuteronômio 6 . O SENHOR Deus, o Deus da aliança, é um só Senhor. Ele é o "nosso" Deus. Ele é o Deus comum de seu povo. Ele é o Deus triuno e ao mesmo tempo completamente "um". Ele não conhece formas diferentes de representação ou aparência. Ele é completamente e consistentemente reconhecível em todas as suas ações. Ele é absolutamente soberano e não pode ser comparado a mais ninguém.


O Deus que é tão completamente "um" e exclui tudo o mais tem direito ao amor incondicional e à devoção de seu povo (e de cada ser homem). Este é o primeiro mandamento. Com isso, o Senhor deixa claro o que significa dar a Deus o que Lhe é devido , ou seja, que nos entregamos completamente a Ele e O servimos com tudo o que somos e temos . O homem é obrigado a servir a Deus com todo o seu coração, o homem interior, com toda a sua alma, isto é, com todos os seus sentimentos, com toda a sua mente, ou seja, com todas as suas reflexões, e com toda a sua força, isto é, todas as suas forças físicas. Quem fizer isso guardará todos os Dez Mandamentos.


O segundo mandamento trata do amor ao próximo. Não diz "de todo o coração", etc., mas "como a ti mesmo". Ambos os mandamentos formam uma unidade. Portanto, o Senhor não diz: "Não há outros mandamentos além destes dois", mas: "Não há outro mandamento maior do que estes." É impossível amar a Deus e odiar o próximo, e é igualmente impossível amar seu irmão sem amar a Deus . Se o amor de Deus caracteriza nossa vida, não pode ser diferente do que de o amor de Deus está em nós.


De acordo com a lei, isso é impossível. Israel falhou nisto também, e todo homem que tenta guardar a lei também falha. “Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados” . Portanto, a graça vai muito além da lei. A graça leva à total abnegação. A graça de Deus, conformando um cristão à revelação de Deus em Cristo, leva até mesmo a dar a vida por seu irmão .


Esse ensinamento sobre o amor também faz parte do ensinamento do Senhor no templo. Ele mostra aqui que a casa de Deus é uma casa de amor, onde amamos a Deus e amamos uns aos outros.


Esta resposta do Senhor também é reconhecida pelo escriba como boa, sem qualquer falsa imputação ou sinal de ira. Ele confirma o que disse. Este é o começo do caminho para Deus. O escriba reconhece em sua consciência que amar a Deus e ao próximo é muito mais do que qualquer coisa que os judeus tanto enfatizam e prezam: as formas externas e cerimônias da lei.


A reação do Senhor deixa claro que o escriba reconhece o que é a lei, mas não o que está em Cristo. Portanto, embora ele esteja próximo do reino, ele ainda está completamente fora, porque só a graça traz alguém para dentro dela.


Com isso, as discussões chegaram ao fim. A verdade triunfou em todos os aspectos, e o homem foi condenado e silenciado pela verdade em todos os aspectos.

 

Pergunta sobre o filho de Davi

Agora o Senhor tem mais uma pergunta. Esta pergunta é uma resposta, porque "Jesus levantou [ou: respondeu]". Isto significa que Ele está respondendo a uma pergunta não dita que aqueles que O cercam têm. Não conhecemos a questão, mas ela diz respeito ao mistério de Sua pessoa. A resposta a esta pergunta é a resposta a muitas perguntas que os homens possam ter sobre Ele. A pergunta do Senhor não é sobre coisas da vida diária, tais como pagar impostos , ou coisas que são improváveis para a mente , ou discussões sobre obrigações conflitantes , mas é baseada nas escrituras. Mais do que isso, sua pergunta diz respeito ao mistério de sua pessoa, a única conexão entre o homem e Deus.


O Senhor começa sua pergunta com o que os escribas dizem, a saber, que o Cristo é filho de Davi. Eles estão certos em dizer isso. Ele também é. Mas Ele é mais. Isso fica claro pelo que Ele diz depois, pois Ele cita o que Davi diz no Salmo 110 . Ele acrescenta que Davi falou através do Espírito Santo.  Então Davi não inventou isso ele mesmo, porque se trata da posição de Cristo no céu. Cristo receberá esta posição do Senhor Jeová, porque seu povo o rejeita. Este é um grande problema para os escribas. Eles acreditam em um messias na terra. Mas um Messias no céu? Eles nunca pensaram nisso. Somente o remanescente crente de Israel O conhece dessa maneira. Essas pessoas conhecem as escrituras e o poder de Deus, e acreditam na ressurreição. Essa é a resposta para a questão da ressurreição.


A conexão dos fatos de que o Senhor é tanto o Senhor quanto o Filho de Davi é que Ele é tanto Deus quanto homem. Além disso, Deus O exaltou ao lugar à Sua direita . Isso está contido na citação do Salmo 110 . Sua pergunta implica que eles devem reconhecer que Israel rejeitou seu Messias e que ao rejeitá-lo, Deus o coloca à sua direita no céu. Esta é ao mesmo tempo a chave para entender a posição atual de Israel e deixa espaço para a vocação da igreja. Em resumo, trata-se da ação de Deus com Seu Filho após Sua rejeição.

 

Guardai-vos dos escribas

O Senhor continua a expor a corrupção dos líderes religiosos e toma o lugar de juiz. Esses homens corruptos governam o templo. Eles são orgulhosos e altivos. Não apenas seus ensinamentos vão na direção completamente errada, mas seu comportamento também mostra um ponto baixo moral e muitas coisas ruins. Eles amam a honra dos homens, especialmente no campo religioso. Por usarem longas túnicas em que andam, eles se exibem de modo que chamam a atenção entre os homens. Acham que as saudações nos mercados são excelentes, porque mostram o que procuram: reconhecimento especial e, sobretudo, público.


Ao tomarem os primeiros assentos na sinagoga eles exigem reconhecimento social . Ocupar os primeiros lugares nas refeições mostra que eles se consideram muito importantes. E não para por aí. Eles abusam das preocupações das pessoas para colocá-las sob seu controle. Isto envolve um grande esforço religioso, pois pelas aparências, eles fazem longas orações.


Assim também hoje há muitos líderes religiosos, naquilo que se orgulha de ser o templo, a morada de Deus; isso é tudo da cristandade. Estes são os elementos da grande Babilônia que mantém seus seguidores ou súditos em cativeiro para ganhar com isso, financeira e espiritualmente. O julgamento de tais homens será mais pesado do que para qualquer outra pessoa.


Marcos não dá a descrição detalhada da corrupção desses líderes para então pronunciar julgamento sobre eles, como Mateus o faz no capítulo 23 de seu evangelho . Aqui o Senhor adverte como profeta. Aqui ele mostra o verdadeiro caráter da piedade dos escribas e adverte seus discípulos contra eles.


O Senhor acabou de colocá-los todos na luz, enquanto eles tinham vindo para pegá-Lo em sua fala. Eles não chegaram a um entendimento através de sua derrota, mas dirigirão todo o seu ódio também para os discípulos. Os discípulos não devem ser cegados pelas belas aparências mostradas pelos detratores do Senhor. Menos ainda devem ter inveja deles a fim de conseguir a honra das pessoas também desta forma.

O sacrifício da viúva

Depois que o Senhor deu a volta no templo , Ele se senta para nos mostrar quem é Sua simpatia. Ele vê "como", ou seja, de que maneira e com que motivo, as pessoas lançam dinheiro no tesouro. Ele sabe exatamente quanto damos e por que damos exatamente essa quantia, por que não mais ou menos. Ele também vê agora como colocamos nossos bens e nossos corpos à Sua disposição. Ele se senta como juiz, embora sem exercer esse poder até agora. Isso ainda está por vir. Ele também se senta como um professor diante de seus discípulos, para mostrar-lhes o que Ele vê, para que eles aprendam a ver como Ele vê.


A viúva é um forte contraste com a sociedade sobre a qual ele acabou de falar. Ela é uma figura impressionante do remanescente que se entrega completamente a Ele. Isto ainda está ligado ao antigo sistema, que também causa uma forte impressão nos discípulos, porque é lá que ela dá sua contribuição, mas seu coração está com Deus. O Senhor também quer saber de nós o que temos no coração para a casa de Deus. Ele quer saber se Sua casa (que somos nós como crentes; Hebreus 3: 6) vale tudo para nós.


Se ela não tivesse colocado as duas pequenas moedas na caixa do tesouro, ela teria passado despercebida. Sua contribuição foi muito pequena demais para isso. Para aqueles que tinham que contar o total, as pequenas moedas talvez fossem um incômodo. Mas Deus o percebe, aprecia e o registra. Agora também sabemos, porque Deus gosta que vejamos o que significa confiar Nele e dar-Lhe o que está de acordo com Seus pensamentos.


Ela poderia ter colocado apenas uma das duas moedas. Isso também teria sido uma quantia muito alta para seus padrões. Onde a lei dita dar 50%? Não, ela dá 100%, e isso para um templo que seria devastado em poucos anos. Talvez até suas moedas fossem necessárias para ajudar a pagar pela traição de Judas. Mas ela as deu ao Senhor, e isso é tudo o que importa.


A oferta é questão de motivo, e não do que as pessoas fazem com essa oferta depois. O Senhor sabe como separar a intenção da alma sincera do sistema que a cerca. Maria também deu tudo. Uma deu tudo pela casa de Deus, e a outra deu tudo por Ele, e Ele guarda os dois tesouros. Elas deram como Ele deu, que também deu tudo o que Ele tinha.


O Senhor quer ensinar isso a seus discípulos e os chama para ele. Ele expressa publicamente seu apreço por esta mulher. Ele também expressa publicamente seu julgamento de todos aqueles que colocaram algo dentro da caixa do tesouro. O que os outros puseram foi a partir de sua abundância. A quantidade que eles colocaram não importa para Ele. De acordo com Seu julgamento, o que a mulher colocou vale mais do que o que todos colocaram em conjunto.


Em contraste com a pseudo-piedade dos escribas, Ele deixa claro aqui o que é de real valor aos olhos de Deus no que diz respeito aos sacrifícios trazidos para o templo. Os escribas receberam a honra dos homens, pois eles a procuravam. Esta pobre viúva recebe o apreço do Senhor, embora ela não o esperasse de modo algum. Deus não olha para o tamanho da quantidade, mas para o que nos resta para nós mesmos. No caso da viúva, isso não é nada! Aqueles que deram de sua abundância guardaram a maior parte para si mesmos. O muito que guardamos para nós mesmos prova o pouco que damos.


O Senhor aprecia a maneira de dar da viúva, porque não é apenas uma expressão de doação abundante, mas ao mesmo tempo uma expressão de total confiança em Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário