Marcos 13



                         

Introdução ao discurso sobre os últimos acontecimentos

Neste capítulo, o Senhor Jesus dá Seu discurso sobre as últimas coisas. De acordo com o caráter deste Evangelho, Ele fala a seus discípulos sobre isto em sua qualidade de servos. Assim, este capítulo também contém ensinamentos para os servos em tempos de grande tribulação. O Senhor adverte Seus discípulos e lhes mostra como escapar do juízo que vem sobre o povo amado por causa de seus pecados. Quando chegar o momento de que Ele fala aqui, será uma prova da verdade de Suas palavras e, ao mesmo tempo, um estímulo para seus corações.


A ocasião para este discurso sobre o que acontecerá no final dos tempos é a observação de um de Seus discípulos para Ele a respeito do templo. Quando Ele sai do templo, Ele vira as costas para o templo, por assim dizer. Ele deixa o sistema inteiro por conta de si mesmo. Mas um de Seus discípulos se vira, vê a grandeza do templo e o elogia. Ele vê o templo como a casa de Deus e o centro de seu ministério. Isto dá ao Senhor a oportunidade de compartilhar com eles os pensamentos de Deus sobre seus caminhos com seu povo e o julgamento sobre sua condição espiritual. Portanto, ainda hoje os edifícios da igreja podem ser magníficos aos olhos e objetos de admiração a serem visitados, mas Deus julgará tudo isso. Vemos isto no caso da grande Babilônia .


O Senhor repete a observação de Seu discípulo em parte como uma pergunta. Ele faz isso para incluí-lo no que Ele dirá sobre o Templo. Então Ele diz sem rodeios que nada ficará intacto de todas essas construções impressionantes, tão magníficas aos olhos. Isto é um choque para os discípulos. Eles ainda pensam que o templo é a prova da presença de Deus entre seu povo e, portanto, o reconhecimento do povo por Deus. Eles ainda vêem as coisas de seu ponto de vista religioso, que seu Mestre estabelecerá seu reino. Apenas algumas décadas mais tarde, o juízo virá sobre estes edifícios.

 

Perguntas sobre o futuro

O Senhor ocupa um lugar significativo: no Monte das Oliveiras e em frente ao Templo. Duas vezes dois irmãos Lhe pedem uma explicação. Do Monte das Oliveiras eles têm uma boa vista do Templo. O Senhor está sentado novamente. Ele está em repouso e deste repouso Ele dá a Seus discípulos respostas às suas perguntas e os introduz mais nos planos de Deus sobre o futuro. Para conhecer os pensamentos de Deus, nós, assim como Ele, precisamos estar em um lugar elevado. É de lá que vemos a realidade, pois é lá que Ele dá o ensinamento profético.


O Monte das Oliveiras fica ao leste de Jerusalém. Entre o Monte das Oliveiras e a cidade corre o córrego Cedrom como uma separação. Do Monte das Oliveiras veio o jumento que O trouxe em triunfo a Jerusalém em meio ao aplauso da multidão . Ao pé do Monte das Oliveiras está também o Jardim do Getsêmani. Do Monte das Oliveiras Ele subirá ao céu e do céu Ele voltará para lá ; .


Os quatro discípulos perguntam duas coisas. Eles perguntam sobre "quando" e sobre "o sinal". Sua pergunta sobre o sinal prova que eles ainda se comportam e pensam como verdadeiros judeus. O ensino que se segue é, portanto, também destinado principalmente a eles como judeus. Mas o Senhor descreve as coisas de tal forma que elas também são aplicáveis a nós, e depois especialmente a nós, como servos, para que possamos segui-Lo nisto.

Perigos de sedução e circunstâncias perigosas

O Senhor "começou" a dizer-lhes algo. O que Ele diz não é um todo arredondado. É o ensino que deve moldar suas vidas e no qual eles aprendem cada vez mais. As palavras de abertura de Seu ensinamento são um aviso. Elas mostram que Ele não está preocupado em satisfazer a curiosidade deles, mas em aplicar Suas palavras aos seus corações e às suas consciências. Ele dá todas as Suas indicações e advertências neste Evangelho com relação a seu ministério.


Ele primeiro ressalta que quando estas coisas acontecerem, será um momento de grande sedução. Muitos fingirão ser o Messias. Cada um dos falsos messias dirá que ele é. Muitos cairão na armadilha. Estes falsos messias devem seu sucesso à falta de fé das massas que preferem acreditar na mentira do que reconhecer a verdade e se converter. Nossa época também é muito sedutora quando as pessoas renunciaram à fé cristã porque ela lhes foi tirada por líderes religiosos. Surgiu uma lacuna na qual os demônios gostam de mergulhar a fim de preenchê-la com seus ensinamentos sedutores.


Além do perigo de sedução, há também o perigo das circunstâncias. Haverá guerras. Uma guerra é um surto de violência ente populações, cuja violência e morte tornam a vida insuportável. Uma guerra é muitas vezes de longa duração com conseqüências prolongadas. Um rumor de guerra já é suficiente para incutir medo. O Senhor diz que eles não precisam se assustar por causa disso, pois isso faz parte do fim dos tempos, mas não significa o fim. Portanto, as guerras também assustam as pessoas hoje em dia, mas os cristãos não precisam ter medo.


Além da sedução e das guerras, haverá também desastres naturais e também pequenos focos de conflitos pessoais entre pessoas. Toda esta luta e miséria é o anúncio de coisas piores que estão por vir. Dois terços do mundo sofrem com a fome, e a falta de alimentos se tornará cada vez mais opressiva. Todas estas são conseqüências diretas do pecado. E isto é apenas o começo das dores de parto.

O servo é perseguido

Estes versículos 9-13 são encontrados apenas aqui e não no discurso profético escrito por Mateus (Mateus 24 e 25) e Lucas (Lucas 21). Não apenas as circunstâncias são características deste tempo, mas também o que acontecerá com eles. O ódio dos homens será dirigido contra eles acima de tudo porque seguem o Senhor Jesus e O servem. Eles serão entregues a sinédrios de sistemas religiosos para serem interrogados. Os métodos de interrogatório são cruéis e ocorrerão até mesmo em sinagogas; estes são edifícios onde a Palavra de Deus é ensinada.


Além disso, as autoridades mundanas exigirão que eles tomem uma posição sobre quem é o Senhor Jesus. Será uma oportunidade de dar a conhecer o seu nome a essas autoridades, porque isso levará o evangelho a esses lugares também. Assim, Paulo testemunhou o conselho judaico, diante de Festo, diante de Agripa e até mesmo diante de César. O evangelho também soou em campos de prisioneiros - e ainda soa - para onde testemunhas fiéis foram e ainda são banidas. Em tudo isso foi e é importante preservar o caráter de verdade e humildade.


É assim que o Evangelho vai encontrar seu caminho, pois antes do fim, ele deve ser pregado primeiro a todos os povos. Deus quer que sua Boa Nova seja levada até os confins da Terra mesmo nos tempos mais sombrios, ou talvez especialmente nessa época. Deus nunca julga sem antes dar um testemunho perfeito do caminho para a salvação de tal julgamento. É nossa missão, fazer isso, vendo o que está acontecendo no mundo.


O Senhor tem um grande encorajamento para Seus discípulos. Quando são levados para serem interrogados, eles não precisam se preocupar com o que responder. Ele assegurará que eles digam a coisa certa no momento certo. Ele fará isso através do Espírito Santo, que porá as palavras em suas bocas.


Também é importante para nós estarmos cientes disso em cada ameaça e necessidade que possamos enfrentar como servos. O Espírito Santo quer nos encher para que possamos cumprir nossa tarefa de testemunhar . Não precisamos pensar em uma estratégia ou organizar algo para saber como resistir ao inimigo. Se confiamos em nossa própria percepção ou capacidade, a derrota é certa para nós. Se confiamos no Senhor, Ele nos dará a vitória, mesmo que isso nos custe a vida. Sempre experimentaremos este milagre de falar pelo Espírito Santo quando defendemos o Senhor Jesus, quando Ele nos coloca em situações em que Ele o exige de nós.


Cada serviço para o Senhor Jesus também revelará o ódio do coração humano. Este ódio será tão grande que, mesmo no interior da família, não será mais encontrada segurança. A autoridade desaparece e os laços familiares são destruídos. Onde antes um irmão ajudava o outro, um irmão entregará o outro à morte. Onde uma criança naturalmente encontra proteção e segurança com seu pai, com o tempo não haverá mais nenhuma, e um pai entregará seu filho quando perceber que este filho é um discípulo de Cristo.


O fato de que todas as relações naturais se tornaram frias também é demonstrado na revolta dos filhos contra seus pais, levando-os à morte. Os filhos devem honrar seus pais e não agir contra eles. Eles estão sem amor natural . Este é o resultado do egoísmo que prevalece nas famílias, o que causa o aumento da indelicadeza. Assim os pais criam seus filhos para a morte, porque não há mais amor natural. Os filhos morrem por negligência emocional causada pela ânsia dos pais de se exibirem. Os fundamentos da sociedade estão sendo minados. Tudo é rastejante, mas é certo.


O ódio será universal porque o ódio contra o Senhor Jesus também é universal . É importante que não deixemos que isso nos impeça, mas que perseveremos até o final. Até o fim - isto é, antes de tudo, o fim da grande tribulação sobre a qual o Senhor fala depois. A perseverança é o fruto perfeito da obediência . Aquele que perseverar será salvo. Isto não significa que depende de nossos próprios esforços se seremos salvos. A salvação não pode ser conquistada, e aquele que foi salvo pela graça não pode se perder. A questão aqui é que a perseverança é a prova de que alguém conhece o Senhor, se decidiu por Ele e, portanto, lhe serve de forma consistente. E uma vez que há falha, há também confissão e restauração.

 

A abominação do assolamento

A abominação do assolamento é o ídolo que causa o assolamento . O Senhor aqui se refere à imagem da besta - uma imagem do governante do Império Romano restaurado - que o Anticristo colocará no templo e que todos devem adorar ; . Este é o início da grande tribulação que vai durar três anos e meio. A instalação do ídolo no templo é o sinal para o judeu fiel de que ele deve fugir. A grande tribulação revelará os fiéis. Estes são os que se deixaram advertir, um aviso que receberam ao ler a Palavra.


O Senhor assinala que é vital ler Sua Palavra com discernimento (isto é, não por causa da forma). Ao fazer isso, podemos escapar da grande sedução. Ele diz isto, e nós devemos prestar atenção. Assim, ela vai com cada sedução que chega ao criado. A única maneira de não ser seduzido é ler a Palavra de Deus e aceitá-la no coração.


A perseguição que irromperá acontecerá tão repentinamente que não se deve perder um momento em tirar algo rapidamente de casa porque se pode precisar dele. Onde quer que alguém esteja, o importante é fugir o mais rápido possível, mesmo se se deixar roupas para trás para protegê-lo do frio da noite. A vida é mais do que proteção contra o frio.


O Senhor também pensa nos vulneráveis. Este tempo será especialmente difícil para as mulheres grávidas e lactantes. Eles serão enfraquecidos e, no entanto, terão que fugir rapidamente. Ele até pensa nas condições climáticas. Ele lhes pede que orem para que essas coisas não aconteçam no inverno por causa das dificuldades extras que isso traria. Eles podem orar porque o ouvido de Deus está aberto às suas necessidades, e Ele dá a salvação ajudando-os a passar por elas. Não diz aqui o que encontramos em Mateus, que eles também devem orar para que sua fuga não aconteça no sábado . Isto mostra que a experiência dos servos está em primeiro plano aqui.


O Senhor prediz uma tribulação sem precedentes para estes dias. Nunca houve tal tribulação na Terra, nem jamais haverá novamente. Como deve ser grande esta tribulação! É o tempo que Jeremias chama de "um tempo de angústia para Jacó" ; ; ; . É um momento de tribulação sem precedentes.


No entanto, o Senhor fixou sua duração. Ele determinou a medida, ou seja, a limitação da revelação do iníquo por causa de Seus eleitos. A tribulação será limitada a 3½ anos. Muitos perecerão, mas não perderão o reino da paz. Eles participarão (na fase final) da primeira ressurreição . Ele também manterá vivo um remanescente.

 

Advertência contra sedutores

Como é tentador aceitar um falso Cristo neste momento de maior necessidade, apenas para ser libertado da necessidade. Mas o Senhor adverte contra acreditar nele. Não se trata apenas da fúria de Satanás (o "leão que ruge"; ), mas também de suas artimanhas (o "anjo da luz" . Todos aqueles que não abraçaram o amor à verdade se tornarão presa para tais enganadores . E haverá muitos naqueles dias.


Ao lado dos falsos Cristos também haverá falsos profetas que usarão discursos impressionantes e jogos de palavras brilhantes para promover os falsos Cristos como o verdadeiro Cristo. Eles não apenas dirão que este é o Cristo, mas também farão sinais sedutores e maravilhas para sustentar sua reivindicação. Tudo parecerá muito real para que haja um tremendo poder de sedução para aceitar esta pessoa como o verdadeiro Cristo.


No entanto, o Senhor adverte enfaticamente contra ser seduzido. Aquele que é avisado está preparado. Ele já disse isso antes. Este é o Seu amor pelos Seus. Ele não nos deixa na ignorância do que vai acontecer. Assim, podemos ter os olhos abertos para as tentações que virão e estar de guarda contra elas. Se nós, como discípulos que veem, ainda nos deixamos enganar, temos que atribuir isto ao fato de esquecermos a Palavra de Deus ou jogá-la ao vento, pois nela tudo nos é predito. A Palavra é nosso único guia seguro para permanecer fiel e perseverar até o fim. O Senhor fala como o profeta de Deus, que foi anunciado através de Moisés .

A vinda do Filho do Homem

O fim da tribulação é acompanhado por um impressionante espetáculo natural. Pode ser que o que o Senhor diz aqui se torne literalmente realidade. Também pode ser que Ele esteja descrevendo aqui uma transformação total e um completo tombamento de poderes governantes, dos quais o sol e a lua são uma figura. As estrelas, neste caso, simbolizam poderes governantes inferiores ao do sol e da lua. O universo inteiro é posto em movimento. Também no céu, os poderes espirituais malignos que há tanto tempo exercem ali o seu governo, estremecerão.


No momento em que o caos for completo, o Filho do Homem virá para estabelecer a ordem. Então Ele não virá mais como um bebê indefeso, como fez da primeira vez, mas com grande poder e glória. Ele porá um fim a toda a tribulação dos seus. Ele esmagará toda a oposição. Ele julgará toda injustiça.


Ele usará Seus anjos para reunir Seus eleitos de todos os lugares e trazê-los para a terra que é Sua e que o inimigo transtornou. Isto diz respeito aqui ao remanescente das dez tribos que estiveram na dispersão. Nenhum de Seus eleitos será deixado para trás.

 

A parábola da figueira

O Senhor toma a figueira como modelo. A figueira é uma figura de Israel. Assim como o ramo da figueira amolece novamente após o inverno e as folhas surgem na árvore, assim acontecerá com o povo de Israel. O povo será trazido de volta à vida pelo Espírito . A época do verão aponta para o tempo do glorioso reinado de Cristo. Vemos o ramo já amolecendo e as folhas brotando.


Através do que está acontecendo com Israel, podemos perceber como já é tarde no relógio profético. Vemos como Israel é uma nação novamente desde 1948. O ramo amoleceu e as folhas surgiram, mas ainda não há frutos. O fruto só pode vir quando o Espírito produziu pela primeira vez a humilhação em Israel como um prenúncio de nova vida . Formalmente, existe um estado, mas ainda não uma dependência de Deus. Isto só acontecerá quando a igreja for tomada e o Espírito chegar ao povo e despertar o remanescente para a vida. As folhas apontam para esse momento. O verão ainda não chegou, mas está próximo.


O Senhor deixa claro que todas as coisas preditas por Ele acontecerão irrevogavelmente. Eles sofrerão as conseqüências que trouxeram sobre si mesmos quando rejeitaram o Messias. Esta geração ainda existe, ela ainda não passou. Não é o momento de exterminar esta geração, nem mesmo agora. O Senhor acertará contas com esta geração em sua vinda.


Ele deixa claro que o cumprimento de suas palavras é muito mais certo do que a continuação do céu e da terra. O céu e a terra um dia deixarão de existir, mas não suas palavras. Quando suas palavras foram cumpridas, elas não passaram, mas seu cumprimento mostra o valor de suas palavras por toda a eternidade.

 

Dia e hora desconhecidos

O Senhor Jesus, como verdadeiro servo e profeta que serve a Deus na Terra, diz que a hora exata de Sua vinda é desconhecida. Como o Deus eterno Ele sabe tudo, mas como servo Ele se submete a Deus e não sabe tudo. Isto está além de nossa compreensão, assim como não podemos compreender que Ele poderia crescer em sabedoria, em estatura junto de Deus e dos homens . Se pudéssemos entendê-lo, entenderíamos também, o que significa, que Ele é ao mesmo tempo verdadeiro Deus e verdadeiro homem. No entanto, isto é impossível para nós, porque assim seríamos iguais a Deus. O fato de Ele não saber o dia e a hora mostra como Ele é verdadeiramente homem.


Que a hora é iminente, está próxima, não significa que o momento de Sua vinda também possa ser calculado. As circunstâncias da vinda do Filho do Homem deixam claro que Ele virá em breve, mas Sua aparição propriamente dita será com a velocidade do raio.


Mais uma vez Ele lhes diz para serem cuidadosos e vigilantes. Eles devem vigiar, ou seja, estar conscientemente despertos e não encontrar descanso em um mundo onde Ele também não pode encontrar descanso. Não é uma espera inquietante, mas uma espera confiante e esperançosa. Por isso, Ele acrescenta que eles devem orar. Orar significa confiar que nada escapará da mão de Deus.


Enquanto eles estão assim vigiando e orando, o Senhor também dá uma missão. Há trabalho a ser feito por cada servo. Ele se apresenta como alguém que sai de Sua casa (a casa de Israel) e viaja para fora do país (isto é, de volta ao céu), enquanto Ele dá tarefas aos que ficam para trás. Ao retornar ao céu, Ele deu autoridade a Seus servos e a cada um o seu trabalho (não: seu dom). Isto está de acordo com este Evangelho onde o Senhor Jesus é o servo e ensina a seus discípulos como servir.


Após sua partida, Sua própria missão está cumprida e Ele a deixa continuar através de Seus servos. Aqui não se trata de Ele lhes dar talentos para negociar , mas aqui todos têm seu serviço como servo. Trata-se do serviço na casa (para nós: a casa de Deus, a igreja) na qual cada servo tem sua missão. Cada um de nós pode agir com autoridade na área que o Senhor dá, porque é isso que Ele deu a Seus servos autoridade para fazer.


O porteiro é especialmente aconselhado a ficar de vigia. Ele deve cuidar para que nada de mal entre na casa sob a forma de pessoas más ou de falsos ensinamentos. Entretanto, o Senhor enfatiza a importância e a necessidade de vigiar não apenas em vista do perverso que pode entrar na casa, mas também em vista de sua vinda como Senhor da casa. Como já observado, podemos ver nesta casa uma figura da casa de Israel, bem como do cristianismo.


Como Ele vai nos encontrar? Adormecido? Mesmo como cristãos, podemos adormecer e perder de vista a Sua vinda. Adormecer significa que somos como incrédulos que são homens mortos .


Ele termina seu discurso nos mandando vigiar pela quarta vez nesta breve passagem (versículos 32-37). Além de Seus discípulos, Ele o diz "a todos" sem exceção, assim explicitamente a nós também. O coração deve estar preparado para recebê-Lo. Quando pararmos de esperar pela Sua vinda, nos concentraremos nas coisas da terra. Então teremos dado o primeiro passo no caminho para a ruína. Portanto, é vital vigiar e esperar por Ele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário