Marcos 7



                 

A tradição dos antigos

Neste capítulo, vemos o Senhor se levantando contra os líderes religiosos e julgando eles. Em sua autoconfiança e orgulho, ousam colocar uma mácula nos discípulos e, portanto, também nEle. A obra da graça suscita resistência na pessoa religiosa porque está absorta em sua própria importância. Os discípulos recebem instruções de como devem ver as pessoas que são religiosas apenas em aspectos externos. O Senhor deseja mostrar a eles o verdadeiro caráter dessas pessoas.

Quando os homens vêm para Ele, sempre há uma razão e uma consequência. Eles vêm a Ele porque precisam Dele em suas necessidades, ou eles vêm a Ele para poder acusá-lo. A conseqüência é sempre que Ele revela sua glória, seja na graça ou seja no julgamento.

Os fariseus e escribas que vêm a Ele aqui têm a maior autoridade sobre a terra. Eles vêm da cidade sagrada de Jerusalém, a cidade do antigo culto. Tanto sua posição como líderes religiosos quanto de onde eles vêm, o centro religioso de Jerusalém, fazem eles se destacarem. Eles são adornados, por assim dizer, com a lei de Deus e a autoridade que ela lhes dá.

Esses homens percebem que alguns dos discípulos do Senhor comem pão de uma forma que não é o que eles prescreveram. Isso não tem nada a ver com a vida espiritual interior ou com o relacionamento do homem com Deus. Eles apenas julgam os outros por sua forma externa, uma forma que eles mesmos determinaram. Não há espaço para graça nas formas que os homens definem. Além disso - e talvez este seja principalmente o ensino - que, ao manter as tradições, a verdadeira contaminação do coração é velada e permanece oculta.

Deus regulamentou todas as obrigações públicas e pessoais na família, sociedade, adoração e política, mas eles emitiram muitos outros mandamentos. Como resultado, os mandamentos de Deus não são mais cumpridos, pois colocam o povo sob a autoridade das tradições dos anciãos, que são suas próprias tradições.

As tradições fazem com que os homens se tornem importantes. Quando as tradições se tornam hábitos sem serem provadas nas Escrituras, as tradições podem ir contra as Escrituras. Assim que fizermos algo porque nossos pais sempre o fizeram, existe o perigo de as escrituras serem substituídas pelas tradições. Precisamos saber o que fazemos e por que o fazemos. A base para isso deve ser as escrituras, não as tradições. O Senhor Jesus se posiciona fortemente contra o fato de que as escrituras são substituídas pela tradição.

A vida pública ocorre no mercado. Os fariseus e judeus compareceram, mas acreditaram que isso os contaminaria. Eles primeiro tinham que se limpar dessa contaminação lavando bem as mãos. Eles acreditavam que, por meio dessa purificação externa, eles se purificavam de suas práticas comerciais pecaminosas nos mercados.

É possível que os enfermos que lá foram trazidos estivessem deitados nas camas que haviam comprado no mercado ! Portanto, as camas tiveram que ser limpas antes que eles pudessem deitar sobre elas. Eles também limparam canecas e jarros, porque podem ter sido tocados por estranhos. Eles estavam preocupados em purificar essas coisas, mas não em purificar seus corações.

Em sua opinião, as ações dos discípulos estavam erradas porque contradiziam suas tradições. Certamente eles terão emprestado suas tradições da Palavra de Deus. Fala de lavagens, por ex. dos sacrifícios e no exercício do ministério sacerdotal. Não é uma conclusão injusta, então, impor esse mandamento a todo o povo na vida cotidiana? No entanto, isso é um acréscimo ao que Deus disse! Se Deus não disse algo, expressamente, a tendência do homem é fazer uma lei a partir de uma possibilidade indefinida e impô-la aos outros. A tradição vem do homem, não de Deus.

Mandamento de Deus anulado

Em sua resposta, o Senhor não fala da origem das tradições; nem mostra sua inutilidade. Ele aponta diretamente para a influência moral das tradições sobre a obediência a Deus. Para esse fim, Ele cita a Palavra de Deus por meio de Isaías. Por causa da falta de sinceridade de sua busca, Ele os chama de hipócritas. Os fariseus e escribas se preocupam com a honra dos homens e com um sentimento de complacência. Externamente, eles buscam a perfeição, mas seus corações estão longe de Deus e são frios.

Deus busca a verdade interior e deseja ser adorado em espírito e verdade . Os hipócritas fazem as coisas apenas pela aparência, sem nenhum coração envolvido. Somos hipócritas quando nos comportamos piamente enquanto nossos corações não estão com o Senhor, mas direcionados às pessoas e a nós mesmos. O julgamento de Deus atingirá as pessoas com esta atitude e disposição.

Quando os ensinamentos humanos se tornam a base para a adoração a Deus, essa adoração permanece vazia e sem efeito. É completamente inútil para Ele, por mais que a pessoa goste e fique satisfeita com isso. Quem abre mão do que vem de Deus cai nas mãos dos homens. Homens que mantêm as tradições em vez de obedecer aos mandamentos de Deus passam por uma mudança dramática em seu relacionamento com os outros. A tradição não apenas causa desobediência ao que Deus disse e um afastamento de Sua Palavra, mas também anula a Palavra de Deus. As tradições se revelam inimigas dos mandamentos de Deus.

O Senhor Jesus ilustra suas palavras com o mandamento que Deus deu ao seu povo por meio de Moisés no que diz respeito ao respeito que Ele exige perante o pai e a mãe. Ele apresenta este mandamento para eles em um sentido positivo (honrar) e em um sentido negativo (maldizer). É uma ordem clara e não ambígua.

Os líderes inventaram algo que os ajudaria a contornar a ordem de Deus de honrar os pais. Se os pais eram pobres, os filhos tinham o dever de cuidar deles. No entanto, como resultado, aos olhos desses homens depravados, o dinheiro foi perdido de ser apropriado. Em sua depravação, eles criaram um programa para garantir apropriação para fins de adoração e, ao mesmo tempo, tranquilizar a consciência do povo diante de Deus. O israelita, que deveria sustentar seus pais necessitados com seu dinheiro, simplesmente tinha que pronunciar a palavra "corbã" sobre esse dinheiro.

A palavra "corbã" os levou a dar seu dinheiro e propriedades ao Senhor. O Senhor é simplesmente superior ao pai e à mãe. Portanto, seu dinheiro e propriedades caíram nas mãos dos líderes religiosos; os pais ficavam sem a ajuda dos filhos. O dinheiro foi piedosamente consagrado a Deus e retido dos pais. Que manipulação hipócrita está por trás de sua invenção de pronunciar a palavra "corbã" sobre dinheiro ou propriedades com as quais as pessoas deveriam ter ajudado seus pais.

Aqui vemos a tradição em oposição à Escritura. O Senhor trata a tradição de dizer "corbã" aqui não apenas como algo errado com os pais, mas como um ato rebelde contra uma ordem expressa de Deus, que rouba seu poder. E isso é apenas um exemplo. O Senhor poderia ter adicionado muitos mais. Ele não o faz, porque se este exemplo não convencer, nenhum dos outros casos demonstráveis ​​o fará, e nem todos os casos juntos os convencerão. O coração deles está muito endurecido para isso.
 
Ensinando a multidão sobre contaminação

O Senhor deseja alertar as multidões sobre os ensinos corruptos dos fariseus e escribas. Ele os chama de volta para ele. Com autoridade, Ele diz: "Ouvi-me vós todos.” Quando Ele fala, o homem tem que ouvir. É sábio aquele que escuta com reverência e deseja entender o significado do que está dizendo. Este ensino é extremamente importante. É sobre a diferença entre a palavra de Deus e os ensinamentos dos homens. Essa diferença deve ser enfatizada com toda a força, como um claro aviso contra a armadilha da tradição.

Tudo o que uma pessoa come vem de Deus e não pode contaminá-la. Ele pode desfrutar (com exceção do sangue e do que foi sufocado; ). O homem sem Deus, entretanto, usa isso da maneira errada. Ele não pensa em Deus e, portanto, não Lhe agradece pelo alimento . Quando ele come, ele pensa apenas em suas próprias necessidades. É esse egoísmo e esse desejo que emergem do homem e o contaminam.

O Senhor termina seu discurso com um apelo pessoal a cada um de seus ouvintes para levar suas palavras a sério.

Ensinando os discípulos sobre contaminação

Depois que o Senhor ensina a multidão, Ele entra em uma casa. A casa simboliza a atmosfera familiar de suas relações com seus discípulos. Lá Ele lhes dá mais instruções. Os discípulos interpretaram o que Ele disse como uma parábola e perguntaram-Lhe sobre isso. Visto que falou com palavras claras, sem usar figuras, Ele os culpa por sua falta de compreensão. Certamente eles deviam entender que se uma pessoa comer o que Deus deu, ela não será contaminada. Isso vem de fora.

A comida é para o estômago e o estômago é para a comida . É assim que Deus planejou na criação do homem. Também regulou a digestão, o que significa que tudo o que é supérfluo pode deixar o corpo novamente no banheiro. Com essa declaração, o Senhor Jesus declara que todos os alimentos são puros em um sentido geral. É importante para ele deixar claro que o mal não está na comida, mas nos homens.

Esta é uma palavra dura, tanto para a pessoa que pensa que faz tudo com boas intenções, como para o hipócrita que não consegue pensar em nada além da higiene externa. A causa está no coração enganoso do homem. Ele não conhece seu próprio coração, mas o Senhor o conhece perfeitamente . É aqui que fala o conhecedor do coração.

Ele sabe que todas as coisas ruins começam com "pensamentos ruins". Isso torna o homem totalmente responsável por todos os atos que se seguem, o primeiro dos quais o Senhor chama de "prostituição". Todas essas coisas más causam um enorme dano aos outros e também à pessoa que as faz. Além disso, são pecados contra Deus, que deseja que o homem O sirva de todo o coração. Acontece, entretanto, que no coração mau do homem não há nada para Ele. As coisas que o Senhor nomeia se referem tanto à mente quanto às ações, pois as más ações se originam no coração.

Ele chama todas as coisas que lista de "males". Não há nada de bom nessas coisas, nada relacionado a Deus, nada que venha Dele. É por meio dessas coisas más que o homem se contamina. Isso significa que sem Deus, uma pessoa é impura e o crente que comete qualquer uma dessas coisas más torna-se impuro como resultado. Somente uma confissão correspondente pode tornar uma pessoa limpa, porque ela pode saber que o sangue de Cristo purifica de todo pecado .
 
A Mulher Siro-fenícia

Na seção anterior, vimos como o Senhor Jesus expõe os corações das pessoas com uma visão divinamente perfeita que lhe é própria. No entanto, Deus também quer mostrar seu próprio coração. Ele faz isso em Cristo para aqueles que sentem que precisam Dele e que vêm a Ele com fé, reconhecendo e descansando em sua bondade perfeita.

Antes que o Senhor revele Seu próprio coração, Ele sai da região de Israel. Ele não quer ser conhecido como um verdadeiro servo. Mas ele não pode ficar oculto de quem está em busca da graça de Deus. Ele não pode negar sua natureza de amor diante daqueles que precisam dele em suas necessidades. Ele se deixa ser encontrado por eles.

Agora vem uma mulher a Ele que, como uma verdadeira mãe, busca a cura para sua filha possuída. Ela tem notícias dele e não hesita em ir até Ele por um momento. Ela cai a seus pés. Ela traz completamente a angústia que está sobre ela para Ele. Marcos menciona especialmente que a mulher pertence a um povo pagão. Ela não pertence ao povo escolhido de Deus. Ela está livre da tradição e da hipocrisia e não tem um coração endurecido, mas um coração que anseia pela graça.

Ela faz seu pedido ao Senhor com uma atitude humilde. Então Ele dá a ela uma resposta que deve ter soado como música aos ouvidos de todo judeu real. Não há ninguém para pedir a interpretação da parábola que o Senhor usa. A figura está muito clara. Os filhos são o povo de Deus e os cães são os gentios. Essa teria sido uma resposta devastadora para a mulher se a consciência de sua necessidade e da bondade de Deus não tivesse sido mais forte e tivesse afastado todos os outros pensamentos. Quando o Senhor disse essas palavras, Ele tinha algo completamente diferente em mente do que bajular os sentimentos arrogantes dos orgulhosos judeus. Suas palavras desafiam a fé de uma mulher. Ele não acrescenta que os filhos não querem o pão. Ele distribuiu, mas os filhos rejeitam Ele, o verdadeiro Pão.


A fé dessa mulher se expressa de maneira sublime. Com um “Sim, Senhor” ela reconhece a soberania de Deus. Ela é, na verdade, apenas um Cão das Nações. Ao mesmo tempo, ela vê que a bondade de Deus é tão grande que até sobra pão para os cachorros, mesmo que sejam apenas migalhas. Ela não reivindica nenhum direito. A pobre mulher depende apenas da graça.

Com uma visão dada por Deus, sua fé é baseada na graça além das promessas feitas a Israel. Ela não pertence ao povo de Deus, mas isso não suprime a bondade e a graça de Deus. Ela atinge o coração do Deus de amor revelado no Senhor Jesus e goza do fruto correspondente.

A palavra que a mulher falou vem de um coração crente. Suas palavras refletem a disposição de seu coração. Não há hipocrisia aqui. O Senhor recompensa sua confissão com a cura de sua filha. A mulher não pede que ele vá com ela. Ela não duvida de sua palavra e vai para casa. Quando ela chega em casa, ela vê que sua fé foi respondida. Ela obteve de acordo com sua fé.

O Senhor cura um surdo e mudo

O Senhor sai do norte, de Tiro e passa por Sidom, para ir para o sul novamente até o mar da Galiléia. Para isso, Ele passa pelo meio da região da Decápolis, a região onde o possuído, que foi libertado por Ele, testemunhou .

Quando Ele chega lá, uma pessoa surda é trazida para Ele. Trazer pessoas necessitadas ao Senhor é um serviço que qualquer crente pode fazer. O homem não tem ouvidos para ouvir, não pode receber a palavra de Deus. Portanto, ele não pode dar a conhecer a sua necessidade e muito menos louvá-lo. Esta é a situação do povo de Deus que está surdo à voz do bom pastor e não consegue louvar a Deus.

O Senhor faz sete coisas no total para curar o homem. Ele age muito mais do que fala palavras. Isso é característico do servo.

O primeiro passo é afastá-lo da multidão. Ele só pode tirar todas as necessidades que uma pessoa tem quando está sozinho com essa pessoa.

Em segundo lugar, ele coloca os dedos nos ouvidos do surdo. Ele aponta para a doença, por assim dizer, mas esses dedos têm poder de cura e não são dedos levantados. O dedo de Deus é um dedo que torna o poder de Deus visível, e pode ser reconhecido tanto pelos crentes como pelos incrédulos ; ; ; .

Terceiro, Ele cospe. A saliva é um símbolo de sua força interior, que sai pela boca. Diz-se que ele cuspiu na mão e umedeceu o dedo com ela.

Quarto, com o dedo umedecido com saliva, Ele toca a língua do homem, por assim dizer, para levar a força interior de sua boca para a boca do homem.

Quinto, Ele relaciona a adversidade com a qual está lidando com o céu. Ele enfatiza suas ações dependendo de seu pai .

O sexto, seu suspiro, fala do fardo que Ele sente em seu espírito ao curar este homem.

Então, sétimo, Ele fala a palavra de redenção. É uma palavra realmente redentora porque é uma palavra de abertura e liberação

Após todas essas ações, a surdez do homem e o que o impedia de falar bem são removidos. Ele agora pode falar corretamente. Falar corretamente significa falar bem e corretamente sobre a Pessoa certa. Só se pode falar corretamente quando o ouvido está aberto. Cristo faz o surdo ouvir e o mudo falar. Assim Ele agirá como o Messias, com o remanescente de Israel, no futuro .

Como o servo perfeito, Ele não pode deixar de ordenar que este milagre não seja divulgado. O verdadeiro servo não busca honra dos homens, não busca honra para si mesmo, mas o milagre causou tamanha impressão que ninguém pode calar-se a respeito. Esta é uma resposta compreensível, mas é desobediência ao Senhor.

As pessoas reconhecem que Ele fez tudo bem. Somente suas mãos testemunham a perfeição. Ele realmente é o servo perfeito cujo trabalho é perfeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário