Marcos 8



                             

Compaixão pela multidão

Não são os discípulos que se dirigem ao Senhor para expressar sua preocupação com a multidão, mas o Senhor toma a iniciativa
aqui . Ele está agindo aqui com base em seus próprios pensamentos de amor. Após a multiplicação dos pães anterior, esta é uma prova graciosa adicional de que Ele é o Messias que alimenta seu povo com pão .

Na primeira
multiplicação dos pães se trata do serviço dos discípulos. Fala-se de 5.000 homens, cinco pães e doze cestos; os dois primeiros números indicam responsabilidade. Aqui se trata da soberania de Deus. Vemos isso nos números "sete" e "4000" . No primeiro caso se trata principalmente de Israel, que vemos no número doze. Aqui é sobre a terra, sobre todas os homens, o que vemos no número quatro. Depois do pão para Israel e do pão para os cães (os gentios imundos, ), vemos neste incidente que há pão para o mundo .

Também aqui temos um testemunho da graça perfeita de Deus, indicada no número sete, que simboliza a perfeição. Ao mesmo tempo, vemos nesta segunda
multiplicação dos pães, que aqueles que o seguem não terão necessidade.

Apesar de sua rejeição, o Senhor continua a mostrar graça, pois sua misericórdia é divina. Ele sabe exatamente há quanto tempo a multidão está com Ele e que eles não têm nada para comer. Ele conta os dias. O que Ele diz da multidão também é verdade para Ele. Ele também está sem comer o tempo todo, mas Ele pensa na multidão.

Parece estranho que possamos estar com o Senhor por tanto tempo e ainda não ter nada para comer. Mas ele cria tais oportunidades para que sua misericórdia venha à tona nelas, para as quais não teríamos olhos. Os três dias também falam de sua ressurreição. Deus só pode agir em graça com o mundo por causa da morte e ressurreição de Seu Filho.

O Senhor sabe mais sobre eles. Ele conhece suas forças limitadas e também sabe de onde eles vieram e para onde devem ir. Por isso Ele quer cuidar deles.

A alimentação dos quatro mil

Os discípulos parecem ter esquecido a experiência anterior. Muitas vezes sentimos o mesmo. Sabemos quantas vezes o Senhor Jesus nos salvou de situações difíceis e, no entanto, tememos que possamos perecer na próxima. Os discípulos ainda não aprenderam a julgar a situação de acordo com Seu poder e não de acordo com o poder deles.

Eles falam com Ele sobre a situação como se Ele não soubesse que não há fontes no deserto. Eles descobrirão que Ele transformará um punhado de grãos em uma abundância .

O Senhor pergunta para eles sobre seu suprimento de pão. Eles sabem o quanto eles têm consigo. Ele também nos pergunta quanto temos. Podemos responder que podemos saber algo sobre Ele como o pão da vida, mas que não podemos aliviar a angústia dos outros com isso. Para Ele, no entanto, é sempre suficiente, se nós apenas dermos para Ele. Podemos aplicar isso ao nosso dinheiro e habilidades também. Se dermos isso para Ele, Ele pode fazer algo com que possamos servir aos outros.

Antes de dar alimento, Ele ordena que a multidão se acomode na terra. O alimento que Ele dá deve ser comido em paz. Depois de se sentarem assim, todos os olhos estarão dirigidos para Ele . Quando Ele era o hóspede de muitos, às vezes bem-vindo, às vezes não bem-vindo; Ele agora é o anfitrião aqui. Então Ele pega os sete pães e dá graças por eles. Ele os conecta com a abundância do céu. Então Ele parte os pães, aumentando-os assim, e os dá aos Seus discípulos.

Os discípulos têm permissão para colocá-los diante da multidão como uma mesa ricamente posta. Não há falta. Não há apenas pão, mas também peixe. Depois que o Senhor também abençoou os peixes, os discípulos podem apresentá-los à multidão. O resultado é que todos recebem algo para comer. Eles podem comer até ficarem satisfeitos. Tem tanto que sobram sete cestos cheios de pedaços.

O objetivo principal de repetir este milagre é representar a intervenção incansável do poder perfeito de Deus no amor. Vemos isso no uso duplo do número sete. Geralmente um governante se permite ser servido por seus súditos; eles fornecem o que ele precisa. Aqui está um governante que dá comida a seus súditos. O número 4000 indica o alcance geral desse milagre. Quatro é o número da terra (quatro direções do vento, quatro estações). A graça de Deus está lá para todos.

Depois que o Senhor forneceu comida suficiente à multidão por meio desse milagre, Ele os mandou embora. Eles não terão sofrido de fraqueza ao longo do caminho. Além disso, eles terão material suficiente para falar e pensar sobre quem é essa pessoa maravilhosa, que lhes deu tanto ensinamento e comida.

O pedido de um sinal

Imediatamente após a alimentação, o Senhor entra no barco. Seus discípulos estão com Ele. Assim eles chegam à próxima área de seu ministério. Lá, porém, nenhuma multidão sofredora está esperando por ele, mas há oponentes declarados prontos para discutir com Ele e julgá-lo.

Seus oponentes pertencem ao grupo dos fariseus. Eles vêm a Ele e questionam Sua autoridade porque O vêem como uma ameaça à sua própria autoridade. Por isso eles também estão cegos para os milagres que Ele fez. O fato de estarem pedindo um sinal Dele mostra que não pensaram seriamente nos notáveis ​​milagres que Ele já fez. Eles também não têm coração para isso. Todo o seu serviço e a sua pessoa são um sinal do céu!

O Senhor suspirou antes sobre a necessidade física . Aqui Ele suspira pela maior miséria espiritual e cegueira. Esta miséria espiritual e cegueira é uma doença muito maior do que uma doença física. Ele suspira porque conhece o resultado calamitoso de sua incredulidade . Em seu espírito ele sente as consequências do pecado .

O Senhor também não entra em uma discussão. Você não pode esclarecer nada para um cego que já viu tanto e ainda assim não notou nada. Ele pergunta por que “esta geração”, ou seja, esse tipo de gente, quer um sinal. De que serve um sinal para uma pessoa cega que não pode ver o sinal? Então eles não recebem o que pedem. Dar-lhes um sinal seria atirar pérolas aos porcos .

A multidão queria ficar com Ele, mas o Senhor os despediu . Ele não manda seus oponentes embora, mas vira as costas para eles. Eles não precisam esperar que Ele de alguma forma satisfaça seu desejo. Ele volta para o barco e vai embora dali, longe dos fariseus com seus corações endurecidos e cegos. Uma nova obra o espera na outra margem: a cura de um cego . Ao mesmo tempo, Seu trabalho continua a bordo enquanto Ele ensina seus discípulos sobre o fermento .

O fermento dos fariseus e Herodes

A multidão de mais de 4.000 pessoas não tinha pão, e o Senhor os satisfez usando os sete pães dos discípulos. Agora os discípulos parecem não ter nada além de um pão com eles. Isso não é muito para treze pessoas. A questão é: eles aprenderam o que o Senhor pode fazer com isso? Ele não está com eles no barco?

O Senhor sabe que eles estão preocupados com isso. É possível que eles apenas tenham distribuído todo o pão e não o tenham comido. De qualquer forma, eles estão com fome, mas este pão não os satisfará. Dar alimento espiritual nem sempre significa que a fome espiritual será satisfeita. Portanto, é necessário alimentar-se a si mesmo. No entanto, às vezes há tão pouco tempo para “alimentar-se” a si mesmo que a vida espiritual fica mais fraca. O Senhor sabe disso.

A falta de pão e suas preocupações com isso dão a Ele a oportunidade de ensinar-lhes uma lição antes da lição de que Ele pode suprir todas as necessidades. Esta lição também está relacionada ao pão porque se trata de fermento. O Senhor Jesus fala do fermento dos fariseus. Com isso, Ele quer dizer, apegar-se a formas religiosas exteriores de qualquer tipo, pelas quais Deus e seu Cristo são postos de lado. O fermento dos fariseus é a hipocrisia : apresenta-se piedosamente ao mundo exterior enquanto o coração está frio e vazio. Há também o fermento de Herodes. Isso significa a mentalidade mundana, o desejo de coisas que fazem um bom nome neste momento ou que trazem uniformidade com o mundo.

Portanto, trata-se de legalismo e conformidade com o mundo. São dois extremos muito semelhantes ao mesmo tempo. Ambos são maus. O legalismo é uma forma de uniformidade no mundo. É importante aprender a lição dos perigos espirituais que ameaçam a vida de um servo e que tornam seu serviço inútil ou mesmo prejudicial aos outros.

Que os discípulos precisam desta lição é demonstrado por sua resposta. Esqueceram-se de que tinham um só pão e o Senhor com eles. Por isso eles buscam a solução entre si e não do Senhor. Eles ligam seu ensinamento às suas próprias necessidades e não conseguem entender as advertências. Eles vêem essas pessoas como dignas de respeito e, portanto, não estão prontos para a condenação radical que Ele pronuncia.

Só podemos ser libertos dessas pedras de tropeço e ciladas em Cristo. Temos o suficiente desse pão ou sentimos que temos que adicionar um pouco do fermento dos fariseus ou de Herodes? Podemos aplicar isso à vida da igreja. Existe o risco de não termos suficiente desse Pão. Então achamos que temos que proteger ou enriquecer nossa fé através do legalismo ou formas mundanas. Quando isso acontece, não temos prestando atenção, ou sendo cautelosos com o fermento dos fariseus e de Herodes.

Ensinamentos sobre fermento

O Senhor percebe como eles ponderam sobre sua advertência. Ele lhes faz três perguntas. A primeira pergunta deixa claro que com sua advertência ele não estava pensando na falta de pão, mas que está expondo a falta de confiança nEle. Na segunda pergunta, Ele os está acusando de não saberem dos perigos espirituais que os ameaçam e de não entenderem sobre o que Ele os advertiu. Eles não pensaram em quem Ele é e assim chegaram à conclusão errada. Com a terceira pergunta, Ele aponta para a causa de sua falta de entendimento. A causa é seu coração endurecido. Eles ainda não aprenderam a confiar Nele completamente porque o status religioso e secular ainda significa muito para eles.

Eles têm olhos, mas não enxergam direito porque não enxergam como Ele. Eles não são completamente cegos, mas também não podem ver claramente. Os fariseus e Herodes são completamente cegos, mas os discípulos também não conseguem ver direito, porque eles também têm um pouco do fermento dos fariseus e Herodes. Eles não usam suas capacidades espirituais para julgar as obras do Senhor que viram. Portanto, eles também julgam mal suas palavras. Eles têm ouvidos, mas ainda ouvem demais as pessoas de destaque religioso.

Para despertá-los e alcançar seus corações, o Senhor os lembra da primeira maravilhosa multiplicação dos pães. Ele pergunta para eles o que restou. Eles ainda podem se lembrar disso. Uma lembrança viva e precisa do que o Senhor fez ou disse é um fator importante na vida espiritual. Pedro considera essa “lembrança” em sua segunda carta . Portanto, a Ceia do Senhor é um memorial . Veja também os dois Salmos memoriais 38 e 70 .

Para ensinar-lhes bem a lição, o Senhor também os lembra da segunda maravilhosa multiplicação dos pães. Aqui, também, Ele pergunta o que restou. Eles ainda podem se lembrar disso também. Então Ele pergunta se eles ainda não entendem. Ele recebe resposta para essa última pergunta. Eles entenderam. O Senhor não dá respostas, Ele apenas faz perguntas.

O Senhor cura um cego

O Senhor vem a Betsaida com seus discípulos. Há ainda pessoas que se preocupam com os outros e levam alguém ao Senhor . Eles rogam a Ele para tocar o cego porque sabem que o toque do Senhor produz cura. Há fé na bondade e poder do Salvador. No modo como o Senhor cura o cego há instrução para os discípulos cujos olhos também não estavam bem .

Assim como fez com o surdo antes , Ele também afasta o cego da multidão. Ele não quer ganhar a admiração dos homens. Ele quer fazer seu ministério em silêncio sem chamar atenção para si mesmo. Isso é serviço de verdade. Uma palavra teria sido suficiente, mas Ele, o Filho de Deus, é um servo e se envolve totalmente no caso como alguém que está intimamente envolvido.

Seu poder interior, que vemos no símbolo da saliva, chega aos olhos do cego. Então Ele impõe suas mãos sobre ele. Então ele pergunta - embora conheça perfeitamente a condição do cego - se ele pode ver alguma coisa. A resposta do homem parece indicar que a cura foi apenas parcialmente bem-sucedida. No entanto, não pode haver dúvida de um milagre meio bem-sucedido e meio mal-sucedido do Senhor. Aqui é um milagre que Ele opera em etapas. Em João 9 a cura ocorre sem fases . Ele trabalha de acordo com seu plano para nos ensinar algo também.

Aqui aprendemos que no desenvolvimento espiritual de alguém que chega à fé, as pessoas podem inicialmente ainda levar um bom tempo. É o mesmo com os discípulos: o povo, especialmente os fariseus com sua aparência piedosa, ainda ocupam um lugar muito grande. Pessoas legalistas causam uma grande impressão em alguns. Quando não temos uma visão clara do Senhor, os legalistas causam uma forte impressão em nós. Nós nos curvamos à sua autoridade. Também podemos ficar impressionados com a reputação e a honra do mundo. Em todos esses casos, um segundo toque é necessário antes que possamos ver todas as coisas claramente.

Também aqui o amor do Senhor não se cansa por causa da indolência e falta de discernimento. Ele age por vontade própria e nos faz ver claramente. Tudo o que nos impressiona significa que não podemos ver claramente. Isso porque Ele, o Pão, não é suficiente para nós. Duas coisas são necessárias para quem nunca enxergou: primeiro, a capacidade de ver e, segundo, a capacidade de usar a visão.

Neste cego vemos a condição dos discípulos. Antes que o Senhor impusesse as mãos sobre eles pela segunda vez, por assim dizer, eles não viam tudo claramente por causa dos costumes judaicos. Sua visão de sua glória está turva. Vemos a segunda imposição das mãos do Senhor no derramamento do Espírito Santo. Depois que o Espírito Santo vem, os discípulos veem tudo claramente. As mãos do Senhor sempre completam a obra que Ele começou .

Ele envia o cego curado com uma missão. Ele deve ir para casa, mas não para a aldeia. Sua família pode saber o que o Senhor fez com ele, mas isso não deve se tornar uma sensação na área mais ampla. Então Ele tem uma designação para todos que Ele libertou de seus pecados.

A Confissão de Pedro

Como sempre, o Senhor toma a iniciativa de ir para outro lugar, e Seus discípulos O seguem. Calculou-se que nos anos de sua caminhada ele percorreu cerca de 4.000 km. Todo este caminho seus discípulos foram autorizados a ir com ele. Eles receberam muitos ensinamentos Dele ao longo do caminho. Assim também quando estão a caminho das aldeias de Cesaréia de Filipe. No caminho para lá, Ele tem uma pergunta para eles. Ele quer saber o que os discípulos ouviram, o que os homens dizem sobre ele.

Os discípulos estão cientes das opiniões predominantes. Eles só citam as opiniões lisonjeiras. Eles também conheciam as declarações dos fariseus que o chamam de samaritano e blasfemador, ou também comilão e bebedor de vinho e que Ele tinha um demônio. Mas eles não listam essas coisas. Eles amavam demais o Senhor para isso. Por outro lado, vemos que as opiniões - seja qual for a sua natureza - que Lhe dizem revelam uma falta de discernimento sobre quem Ele realmente é. Isso significa não apenas ver as pessoas como árvores, mas uma cegueira completa.

Embora possamos saber como os outros pensam de Cristo, o mais importante é quem Ele é para nós pessoalmente . Nós vemos ou ainda estamos (parcialmente) cegos? Essa é uma pergunta para todos os discípulos. O Senhor dirige a pergunta para eles de uma maneira que não permite nenhum mal-entendido. A resposta vem da boca de Pedro. Sua confissão é a de fé Nele como o Cristo, o Ungido, o Messias.

Para Pedro, Ele é o Ungido para Israel, mas Deus entende que “Ungido” significa muito mais do que apenas o Messias para Israel. Para Deus, Ele é o escolhido, com quem Ele associou conselhos eternos.

O tempo passou para convencer Israel dos direitos do Senhor Jesus como Messias. Portanto, Ele ordena a seus discípulos que eles não devem mais apresentá-lo ao povo como o Messias. Ele anuncia o que vai acontecer com Ele como o Filho do homem para cumprir os conselhos de Deus em graça depois que Israel o rejeitou.

Primeiro anúncio de sofrimento

O Senhor não endossa a confissão de Pedro, mas ensina algo totalmente diferente. Com sua confissão, Pedro quis dizer que viu Nele o Messias de Israel, que será feito cabeça das nações e governará. Certamente será assim, mas Pedro esquece uma coisa. Por isso o Senhor diz francamente o que vai acontecer com Ele. Ele fala pela primeira vez sobre sua morte. Sua rejeição será completa. No entanto, ele também fala de sua ressurreição.

Nesse contexto, Ele se autodenomina o "Filho do Homem". Significa que Ele é verdadeiramente humano, um membro da raça humana. Aquele que é o Deus Eterno tornou-se homem. Assim, ele se conecta com toda a humanidade e não apenas com Israel. Ele também se tornou o Filho do homem para poder morrer e depois recolher uma grande colheita na ressurreição .

Isso que o homem é

O Senhor contou, de coração, abertamente a seus amigos o que aconteceria com ele. Pedro não concorda com isso. Ele começa a repreendê-lo. Como Ele poderia pensar e dizer tais coisas? Eles não estão lá para evitar isso!? Pedro reage assim porque um Messias rejeitado não se encaixa em seu pensamento. Pedro, há pouco, acabou de dar um grande testemunho sobre Ele. No entanto, ele não entendeu o significado real, e é por isso que vemos que o mais belo testemunho não impede tal deslize. Pedro se considera como uma árvore poderosa , que ele pode colocar-se acima do Senhor para repreendê-lo.

O Senhor vira as costas para Pedro. Ele reconhece essa declaração como uma declaração de Satanás e então repreende Pedro por se permitir ser usado como porta-voz de Satanás. Ao repreender Pedro, Ele olha para os discípulos, pois todos devem entender que sem a cruz não pode haver bênção.

Satanás sempre tentará desviar o Senhor do caminho da obediência, que é o caminho da cruz. Ele quer oferecer-Lhe glória sem ter que sofrer por isso. Mas o caminho de Deus é: através do sofrimento para a glória. Primeiro deve haver sofrimento provocado pelos homens e pelo pecado por parte de Deus, então a glória pode vir. Primeiro, tudo tem que ser eliminado com o que infligiu desonra a Deus, então pode-se governar de acordo com os pensamentos de Deus. Esta é uma verdade prática particularmente importante.

Através do ensino de Deus, Pedro percebe que o Senhor Jesus é o Cristo, mas não pode suportar o pensamento de rejeição, humilhação e morte. Ele até se atreve a repreender o Senhor. Até aí chega o crente que não entende que toda a glória de Deus está incluída na cruz. Os piores e mais perigosos instrumentos de Satanás são muitas vezes os crentes que temem a vergonha e a inimizade do mundo.

Satanás já havia oferecido glória ao Senhor sem a cruz. O Senhor rejeitou vergonhosamente esta proposta naquele momento . Aqui está a armadilha em que todos caímos tão facilmente, a saber, o desejo de nos poupar e escolher um caminho simples sem o caminho da cruz. Por natureza, preferimos evitar a vergonha, a rejeição e o julgamento. Preferimos trilhar um caminho tranquilo e aprovado por homens. Pedro não entendeu que não havia outra maneira de libertar o homem. Faltava-lhe o discernimento apropriado. Nosso modo de vida e nossas reações ao sofrimento mostram que muitas vezes não entendemos que o caminho de Deus para a glória só passa pela cruz.

Condições para seguir o Senhor

O caminho para a glória não é diferente para o discípulo do que para o seu mestre: através da cruz. O Senhor fala esta palavra não só aos seus discípulos, mas também à multidão. Isso se aplica não apenas àqueles que já o seguem, mas também a todos que desejam segui-lo. Ele deixa claro para a multidão quais as consequências de segui-lo.

Começa com a abnegação, a negação dos próprios interesses que se persegue, o estabelecimento de seu próprio reino, uma área onde a vida corresponde aos próprios objetivos. É desviar o olhar da própria importância. Então a cruz também deve ser tomada. A cruz significa curvar-se à vergonha e rejeição do mundo. Isto é o que vem ao seguir o Jesus rejeitado. Por exemplo, a cruz não é uma doença da qual sofremos. Nós não pegamos uma doença, mas ela vem sobre nós. Pegar a cruz é uma questão voluntária. Podemos fazer isso, também podemos deixá-lo.

Portanto, para seguir o Senhor Jesus, devemos fazer duas coisas. Uma é negar a nós mesmos. De acordo com o julgamento do mundo, isso é negativo, porque o mundo busca auto-realização, impor-se. A outra é tomar a cruz. Isso também é negativo do ponto de vista do mundo, porque só quer aproveitar as coisas boas. O sofrimento não tem lugar. Se quisermos ficar com o Senhor para sempre, devemos segui-Lo. E se quisermos segui-lo, encontraremos no caminho atrás dele o que ele encontrou.

Seguir a Cristo é muito diferente que no mundo. Não há nada mais importante para uma pessoa do que sua vida. Quem fizer de tudo para preservá-la e planejar uma longa vida na terra, perderá sua vida. Tal pessoa não pensou em Deus e no direito que Ele tem sobre a vida de toda criatura. Qualquer um que vê sua vida em conexão com Cristo e a pregação do evangelho entendeu do que se trata. Tal pessoa não organiza sua vida para uma longa e confortável estadia na terra, mas segue um Salvador que foi rejeitado pelo mundo por pregar o evangelho. Quem vive esta vida, corresponde ao objetivo que Deus tem com a vida. A recompensa é compartilhar a glória na qual o Senhor Jesus já entrou.

A pergunta: “Pois que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?” É uma pergunta importante para todos que desejam desfrutar o máximo possível das coisas mundanas. Mesmo se alguém ganhasse o mundo inteiro, de que serviria na eternidade em que ele tem que passar na solidão, no tormento e na escuridão? Fariseus e herodianos ganharam o mundo, mas perderam suas almas.

A alma de uma pessoa não pode ser comparada a nada. No entanto, inúmeras pessoas trocam suas almas por um pouco de prazer terreno ou mundano. Eles vendem suas almas ao diabo por uma pequena aparência. O mundo é o sistema que nutre o amor próprio e a carne; todos os tipos de prazeres são usados ​​lá para se divertir sem Deus.

Tudo é determinado pela atitude que tomamos em relação ao Filho do Homem. Este é o nome de sua rejeição, mas também de sua glória futura. Qualquer um que, por um sentimento de medo ou vergonha, não aceitar o Senhor Jesus e suas palavras e testificar dele contra uma geração adúltera e pecadora não compartilhará sua glória. Tal pessoa não quer incorrer no desagrado de seu ambiente adúltero e pecaminoso. Isso lhe traz reconhecimento temporal de seu entorno, mas uma rejeição eterna pelo Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário