Mateus 11

   

                       

O Senhor continua ensinando e pregando

 

Este capítulo é uma transição do testemunho à Israel para um novo estado de coisas que o Senhor está prestes a instituir. Essa transição começa com o relato de João Batista na prisão. Assim como João precedeu o Senhor no serviço, agora ele o precede em sua rejeição. O que acontece com João já anuncia o que acontecerá com o Senhor. Mas antes que isso aconteça, o Senhor continua a ensinar e pregar a palavra. Enviar os doze não significa de forma alguma que o Senhor terminou seu próprio ministério.

Pergunta de João e a resposta do Senhor
 

Quando João ouve sobre todas as obras do Senhor enquanto estava na prisão, seu coração duvida. Apesar de seus dons proféticos, as expectativas e idéias judaicas ainda existem em seu coração. Portanto, é compreensível que, em vista das muitas ações do Senhor Jesus em favor dos outros, João agora se questione porque o Senhor não usa seu poder milagroso por ele, seu precursor. O Senhor está ali, liberta muitas pessoas indignas de várias doenças e pragas, mas evidentemente não pensa nele. Isso o confunde e o leva a perguntar ao Senhor através de seus discípulos. Esta pergunta ao Senhor nos mostra que ele tem plena confiança no Senhor como um profeta, mas que ele não conhece a pessoa do Senhor.

 

Sua pergunta revela dúvidas se o Senhor Jesus é o Messias prometido e anunciado por ele mesmo. Esta pergunta decorre de um mal-entendido sobre a vinda e ministério do Messias. Conosco também, as dúvidas geralmente são o resultado de ideias erradas sobre o Senhor e suas ações. Esperamos um certo padrão de ação e ficamos irritados quando tudo ocorre de maneira diferente. Podemos até pensar que poderíamos dizer a Deus o que fazer, mas não conhecemos seus planos ou não lhe perguntamos sobre eles.


Mas nem uma única reprovação sai dos lábios do Senhor. Com amor e graça, Ele responde à pergunta de seu predecessor. Os discípulos de João deveriam simplesmente dizer a ele o que ouviram (suas palavras) e viram (suas ações). Então Ele lhes relata tudo; e conclui-se que Ele usou seu poder para aliviar a situação difícil do povo, não para expulsar os dominadores romanos.


Ele nunca usou seu poder para si mesmo, mas sempre apenas graciosa e misericordiosamente para os outros. Tudo o que Ele diz e faz é o cumprimento de Isaías 35. Em Suas obras se poderia reconhecer, que Ele era o Messias. Em nenhum lugar do Antigo Testamento os olhos de cegos foram abertos. Isso só aconteceu quando Ele veio.


O Senhor conclui sua resposta a João com uma repreensão gentil, chamando bem-aventurado aquele que não se ofende ou mesmo o rejeita por causa de sua humilhação e da falta de qualquer glória externa. Isso porque era um perigo para João, embora ele certamente não o rejeitasse. O Senhor Jesus, Deus manifestado “em carne” , não veio buscar o esplendor da realeza, mas para libertar os sofredores. João não tinha pensado nisso.

Testemunho de João Batista
 

Depois de suas palavras dirigidas a João, o Senhor agora se dirige à multidão e fala sobre João. O Senhor tinha palavras para João que fortaleceram sua fraca fé. Mas para o povo Ele fala de João como de um profeta a quem nenhum outro é igual. Ele apresenta João e diz às multidões, que opinião eles podem ter formado sobre ele. Por causa de sua fraqueza externa, eles podem tê-lo comparado a uma cana agitada pelo vento, confundindo-o com um homem sem força. Talvez João não correspondesse às expectativas de outra maneira, porque era totalmente avesso a qualquer coisa grandiosa e arrogante.


Houve alguém entre o povo quem pensava que João era um profeta? Isso teria chegado mais perto da verdade e, novamente, longe dela. Pois João não era apenas um profeta, ele era um profeta que, como arauto, imediatamente precedeu a vinda do Messias para anunciar Ele como o Messias vindouro. E não apenas o Messias foi anunciado pelos profetas, mas também o próprio João Batista . Ele é o mensageiro que Jeová enviou para preparar o caminho do Messias. Esta preparação era de preparar o coração dos homens para receber o Messias. Isto é exatamente o que João fez ao pregar o arrependimento e a conversão. Assim, João teve uma conexão direta com o Messias no sentido de que ele era seu precursor e o anunciava; por isso o Senhor Jesus o chamou de o maior que nasceu de mulher.


Claro, o próprio Senhor Jesus está excluído disso. O Senhor não compara João consigo mesmo, mas com todos os outros homens que nasceram até então. Ao mesmo tempo, o Senhor também diz que “o menor no reino dos céus é maior do que ele”. Isso significa que, depois de João, todo um novo estado de coisas deve começar. Não é uma questão de o que alguém é em si mesmo, mas de que posição ocupa. João anunciou o reino dos céus, mas não pôde entrar nele porque ele só começou depois que o Senhor foi rejeitado e voltou para o céu. Este reino tem sua origem no céu, mas seu campo de atividade é a terra. Este é o caso hoje e será o caso em breve, quando o Senhor governar a terra.


Que o menor neste reino é maior do que João tem a ver com a rejeição do Senhor Jesus e sua obra consumada. Os crentes, na época do Antigo Testamento, não sabiam disso. O menor no reino é dotado de privilégios que nenhum crente do Antigo Testamento jamais teve. Isso por causa do valor inestimável que a obra consumada de seu Filho tem aos olhos de Deus.

Os dias de João Batista
 

O reino dos céus foi anunciado por João, mas ainda não podia começar porque o rei deste reino não foi aceito. O sermão de João e do Senhor revelou o coração mau do homem e trouxe seu pecado à luz. O homem, especialmente o religioso, não quer se converter. Como resultado, o reino dos céus agora está assumindo uma forma diferente. Agora que o Senhor não pôde estabelecer o reino publicamente (embora certamente o faça no futuro), será necessário um esforço para entrar nele. Só é possível entrar no reino pela força, ou seja, pelo poder da fé. Quando o reino se tornar manifesto em uma forma externa reconhecível, este esforço da fé não será mais necessário.

 

Com João chega ao fim um período histórico, a saber, o tempo de todos os profetas e da lei. Em todo esse tempo, o reino dos céus tem sido anunciado repetidamente nas muitas promessas que Deus fez na lei; os profetas mais tarde apontaram para elas repetidamente e assim as confirmaram. Também os princípios básicos deste reino estão estabelecidos na lei.


Agora o Senhor chama João de Elias, que havia de vir. Malaquias anunciou Elias . Elias foi o profeta que trouxe o povo de volta à lei e assim abriu o caminho para a bênção. Ele também é o predecessor de Eliseu, o homem da graça. Espiritualmente, portanto, João é Elias. Ele pregou o arrependimento para preparar o povo para receber o Messias. Mas todos os que não reconheceram João como o Elias vindouro também permaneceram cegos para Aquele, a quem João anunciou. Por isso o Senhor também diz: "... se quereis reconhecer". Foi preciso fé para aceitar isso - e o povo como um todo não provou isso. Então Elias tem que voltar. Isso também acontecerá com a chegada das duas testemunhas a Jerusalém no fim dos tempos; um deles será Elias . Ele não será uma dessas testemunhas como pessoa, mas uma dessas testemunhas mostrará suas características.

 

A mensagem do Senhor sobre João só poderia ser compreendida por aqueles que tinham ouvidos para ouvir, isto é, o crente que escuta com devoção. A expressão “aquele que tem ouvidos para ouvir” é usada quando a grande massa se desviou e o crente individual na multidão deve ser chamado. Assim, as palavras do Senhor revelam, por um lado, a incredulidade da multidão e, por outro lado, a fé de um remanescente. As palavras do Senhor ignoram o incrédulo, mas o crente é encorajado por elas.

Tocando flauta e lamentações
 

Agora o Senhor compara a geração descrente a crianças temperamentais, que não podem ser motivadas a reagir ao que ouvem. Nem a atração da graça, que o Senhor lhes apresentou em tom simpático, nem o exercício iminente de justiça que João anunciou em suas lamentações tiveram qualquer influência sobre eles. A causa dessa passividade foi o erro de julgamento sobre João e do Senhor.


Na opinião deles, João tinha um demônio. Eles fizeram essa declaração por causa de seu estilo de vida abstinente, que, no entanto, correspondia totalmente à sua mensagem. Seu julgamento sobre o Senhor Jesus, que como Filho do homem não jejuava, mas comia e bebia normalmente, foi igualmente tolo. Eles atribuíram motivos repreensíveis a Ele porque eles próprios eram viciados em glutonaria e beberagem. Eles estavam certos, porém, em chamá-lo de amigo de publicanos e pecadores. Em todas as obras que Ele fez, Sua sabedoria perfeita foi expressa. Suas relações com coletores de impostos e pecadores justificavam sua sabedoria, o que significa que a sabedoria é posta em perspectiva pela maneira como é usada.

Ai das cidades da Galiléia
 

Quando o Senhor faz acusações, elas são perfeitamente justas. Cada homem que não foi convertido será reprovado exatamente por isso, porque ele não foi convertido. Não converter prova que não se quer. Dependendo do grau de iniquidade, as acusações são mais graves para alguns e menos graves para outros. Um juiz que infringe a lei que deveria aplicar tem uma dívida maior do que alguém que a infringiu por ignorância.


Acontece o mesmo com as cidades onde o Senhor Jesus deixou bem claro quem Ele é. Se essas cidades O rejeitaram apesar da abundância de evidências, então elas são mais culpadas do que outras cidades nas quais Ele não foi igualmente revelado. As cidades pagãs também receberão o julgamento que merecem por sua imoralidade. Mas o julgamento sobre elas será mais leve do que sobre as cidades, às quais o Senhor Jesus deu um testemunho tão claro de si mesmo e que, no entanto, o rejeitaram.


Podemos nos perguntar por que Deus não deu tal testemunho às cidades citadas aqui pelo Senhor. Eles não teriam sido convertidos então? Tiro e Sidom, Sodoma e Gomorra, entretanto, receberam uma revelação perfeita e apropriada de Deus de acordo com a sabedoria de Deus. Eles tiveram o testemunho de Deus na criação . Mas eles não se curvaram a Deus! Eles viveram sua natureza depravada e não aceitaram a revelação de Deus na criação. Por causa dessa rejeição do testemunho de Deus, eles serão julgados. Da mesma forma, Deus sujeitará todos os povos a este teste de obediência de uma forma que está inteiramente de acordo com sua responsabilidade.


Algo especial é dito sobre Cafarnaum. Esta cidade rejeitou um privilégio ainda maior do que qualquer outra cidade de Israel. Porque o Senhor Jesus morava lá e eles O viam todos os dias. Por sua presença, esta cidade foi exaltada ao céu, pois o céu veio a eles no Filho de Deus. Na realidade, porém, eles não irão para o céu - pelo contrário, eles serão lançados no Hades. Eles não usaram o tremendo privilégio de que Deus habitou entre eles, isso não teve nenhum efeito sobre eles.

Sim, ó Pai
 

Depois de dizer “ai” das cidades onde Ele trabalhou assim, podemos pensar que o Senhor ficou desanimado. Isso é o que Ele disse profeticamente em Isaías 49 . Parecia que tudo fora em vão. Mas então lemos a resposta de Deus: Não foi em vão; uma bênção ainda maior virá de sua rejeição, não apenas para Israel, mas para todos os povos . E aqui agora lemos a resposta de Jesus à sua rejeição pelo povo.


Ele louva o Pai como Senhor do céu e da terra. Com isso, ele expressa que tudo no céu e na terra está sujeito ao seu poder. Nada escapa de suas mãos, tudo serve aos seus objetivos. Somente crianças pequenas, crentes que não têm uma opinião elevada sobre si mesmos, percebem isso.


Os sábios e entendidos do mundo não têm absolutamente nenhuma ideia sobre isso, está completamente oculto para eles. Os pensadores profundos, os sábios, nunca têm a idéia de que Deus está fazendo Seus planos dessa maneira. Eles estão procurando soluções no interior dos homens. Se os homens se comportarem de maneira diferente, tudo ficará bem - pensam eles. Pensadores sagazes, os entendidos, buscam a solução no meio ambiente, na natureza. Se eles apenas mudassem o ambiente, tudo ficaria bem. Mas não há lugar para o Pai, muito menos para um “sim, Pai”. Mas essa é precisamente a solução para qualquer decepção. Este “sim, Pai” expressa não só calma, mas total aprovação. Nenhum questionamento seria possível de outra forma, mas a certeza de que está tudo bem. Além disso, há a consciência da boa vontade do Pai. Ele não apenas age bem, Ele age de acordo com seu prazer, sua alegria.


Nesta confiança no Pai e no conhecimento de que o bom prazer do Pai é a origem e o objetivo de suas ações, o Senhor Jesus vê toda a extensão da glória que se seguirá à sua rejeição. O trono de Israel é negado a Ele, os judeus O rejeitam, os líderes O desprezam. Mas o que ele ganha? Todas as coisas - muito mais do que o que foi prometido a Davi e Salomão. Como o Messias, Ele é rejeitado. Em troca, no entanto, torna-se evidente que Ele é o Filho Eterno do Pai. As promessas anteriores não estão sendo cumpridas no momento. Mas o que Ele está fazendo? Ele revela o Pai e, assim, leva os crentes a um conhecimento mais profundo de Deus do que antes.

Vinde a mim
 

O Senhor Jesus quer nos levar à comunhão com seu Pai. Ele quer tirar de nós as dificuldades e fardos que impedem isso. Homens que estão cansados de sua vida miserável e carregados de pecados, para quem o fardo do pecado é um fardo pesado e que também estão cientes disso - todos têm permissão para vir ao Senhor Jesus.


O Senhor dirige esta palavra não apenas aos judeus, mas a “todos”. A alegria deste grande privilégio é para todos os que vem a Ele. O Senhor não estabelece nenhuma condição para isso. Ele dá descanso a todos os que vem a Ele, pois Ele carregou o fardo de seus pecados no Gólgota. Assim, até hoje, Ele tira os pecados de todos, que se tornam discípulos do reino e que são introduzidos na comunhão com seu pai.


Mas há mais do que isso. Qualquer pessoa que já se tornou discípulo, deve aprender a viver uma vida como discípulo. Isso só pode ser aprendido com o Senhor Jesus. Para fazer isso, é preciso assumir o jugo de total submissão ao Pai, como o Senhor Jesus fez. Vemos isso quando Ele continua a louvar o Pai, mesmo quando recebe a maior rejeição. Isso não O deprime, mas Ele o aceita das mãos do Pai. O Senhor é manso e humilde em todas as circunstâncias. Ele nunca levou a menor reclamação ao Pai.


Se achamos difícil suportar o seu jugo, é porque não somos humildes. Se quisermos nos rebelar, não somos mansos. Repetidamente temos que aprender a entregar tudo ao Pai.


A graça não permite ao homem fazer o que ele mesmo quer, mas coloca o coração que aceita a graça em uma posição de também querer fazer a vontade de Deus - e nisso encontra descanso. A paz que o Senhor dá é para o pecador que vem a Ele. A paz que se encontra, é para o crente que segue o Senhor.


Este ensino do Senhor é novo. Aprender com Ele significa olhar para Ele mesmo e para os exemplos que Ele oferece em abundância. Um coração cheio de mansidão e humildade é necessário se alguém deseja assumir e manter uma posição de dependência. Jeremias apresentou o descanso para a alma como resultado de uma caminhada fiel nos caminhos antigos . Mas ninguém foi capaz de alcançar essa paz. Mas agora o Filho dá a conhecer o único caminho para essa paz. Aquele que está pronto para suportar o jugo apresentado por Ele, recebe este descanso. Este jugo é suave, não restritivo e seu fardo não é opressor, mas leve. Ele mesmo ajuda a carregá-lo. E seu jugo se opõe ao jugo pesado e opressor da lei.



   

Nenhum comentário:

Postar um comentário