O Evangelho de Mateus

 

Introdução


Ao descrever uma pessoa, podemos fazer isso de diferentes ângulos. Por exemplo, podemos descrever alguém como pai de família. Depois disso, podemos descrever a mesma pessoa como um colega ou vizinho. Vemos desta forma quatro evangelistas - sob a inspiração do Espírito Santo - relatando a vida do Senhor Jesus enquanto ele estava aqui na terra. Nas quatro descrições de vida que temos na Bíblia como resultado, Mateus relata em seu Evangelho sobre o Senhor Jesus como Rei, Marcos o apresenta como um servo, Lucas o descreve como o verdadeiro homem e João finalmente escreve sobre Ele como o eterno Filho de Deus.

Os quatro seres viventes no livro do Apocalipse representam cada um dos quatro Evangelhos. O primeiro dos quatro seres vivos é como um leão. Este símbolo se encaixa no evangelho que apresenta o Senhor Jesus como Rei. Uma comparação também pode ser feita entre as cores do tabernáculo e os quatro Evangelhos. A cor que se encaixa neste evangelho é o escarlate .

O objetivo deste evangelho é olharmos para o Senhor Jesus como Rei. Daí o pedido “Eis aqui o vosso rei” . Aqueles que lêem este Evangelho com o desejo de vê-lo como Rei, “verão o Rei na sua formosura” .

A intenção do evangelho de acordo com Mateus

O propósito deste evangelho é apresentar o Senhor Jesus como o Messias, como o Rei ungido por Deus que vem ao seu povo Israel. Este evangelho corretamente ocupa o seu lugar como o primeiro livro da Bíblia após o Antigo Testamento. No Antigo Testamento, um rei é anunciado repetidas vezes, que libertará seu povo e fará dele o cabeça de todos os povos. Mateus deixa claro que com a vinda de Cristo, esse Rei veio. Isso é sublinhado pelo fato de que há mais citações do Antigo Testamento sobre a vida e a morte de Cristo neste Evangelho do que nos outros três Evangelhos combinados. Por tudo isso, pode-se ver a quem este evangelho se destina principalmente: os judeus.

 

O autor


O autor é Mateus - um judeu e um judeu desprezado porque era cobrador de impostos. Como judeu, ele é o instrumento apropriado que o Espírito de Deus poderia usar para fazê-lo escrever o que é importante para os judeus. Mas, visto que este Evangelho trata do reino dos céus além do Senhor Jesus como Rei dos judeus, ele também é de grande importância atual para os cristãos. Veremos isso claramente.

Um comentário: