Mateus 23

   

                                    

Advertência contra as práticas dos líderes

Os opositores do Senhor estão acabados. Mas, embora seus lábios não sejam mais hipócritas, seu coração ainda está cheio de hipocrisia. Isso é exatamente o que o Senhor deseja tornar evidente. Ele conhece todas as considerações do coração humano, ele é o Deus onisciente. O Senhor Jesus age de acordo com a palavra que certa vez disse a Samuel: “O homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração” . No final deste capítulo, Ele profetiza a destruição do povo - não primeiramente dos iníquos e desenfreados, nem mesmo dos saduceus descrentes, mas a destruição daqueles que geralmente eram respeitados por seu conhecimento religioso e santidade.


O Senhor fala à multidão e aos seus discípulos que ainda são vistos aqui juntos. Só depois que o Senhor foi capturado é que se fez uma distinção entre o povo e os discípulos. Ambos os grupos são advertidos juntos contra os fariseus e de forma inequívoca. Ao lermos este trecho, devemos ter cuidado para não pensar que o Senhor está sempre falando aos outros. Ele fala a nós também. Nós também encobertamos algo dos fariseus e escribas. Percebemos isso assim que aplicamos honestamente as palavras do Senhor aos fariseus em nós mesmos.


A primeira coisa que Ele diz sobre eles é a presunção de serem mestres, de ocupar uma posição acima do povo. Eles desprezam o povo e até os amaldiçoam porque, em sua opinião, eles não conhecem a lei . É assim que pensam sobre o povo cuja reverência tanto amam. A aplicação para nós é óbvia. Qualquer pessoa que aprendeu a palavra de Deus está em grande perigo de se considerar numa posição acima do povo de Deus.


Apesar da arrogância desses homens, o Senhor diz que suas palavras devem ser obedecidas - apenas na medida em que realmente ensinam a palavra de Deus, é claro. O Senhor não diz que as tradições desses homens devem ser seguidas. As suas obras não devem ser imitadas, pelo seguinte motivo: Esses falsos líderes falam sobre a lei, mas não agem de acordo com ela. Eles guardam a lei à sua maneira: dizem aos outros como guardar os mandamentos, mas não agem de acordo. Sempre encontramos isso nos fanáticos religiosos, que gostam de dizer aos outros o que devem fazer, enquanto tornam a vida confortável para si mesmos.

 

Para serem vistos pelos homens

Esses líderes religiosos fazem de tudo para serem respeitados pelo povo. Eles buscam respeito entre os homens; eles não estão interessados ​​no que Deus pensa deles. Sua vida de oração, que na verdade deveria acontecer em oculto, eles cultivam de forma particularmente pública. Alargam seus filactérios (literalmente: amuletos) tão largos quanto possível para que eles atraiam a atenção. Filactérios são fitas de pergaminho , inscritas com citações de texto, que são usadas na testa ou na mão ; . Sua vida de oração, portanto, não traz as marcas de uma vida diante de Deus, mas diante dos olhos dos homens. Uma forma particularmente maligna é parecer estar perante a face de Deus, quando a única intenção é ser honrado pelos homens por sua piedade. O mesmo se aplica às suas tentativas evidentes de tornar visível que guardam os mandamentos de Deus. Suas franjas, que são fios nas bainhas de suas vestes externas, tornam-nas particularmente grandes. Essas franjas apontam para observar e obedecer aos mandamentos do Senhor .

Isso atinge o coração do Senhor, que esta cidade privilegiada se afastou Dele. Quanto Ele tem trabalhado para cuidar e proteger todos os seus habitantes. Todo o amor em seu coração era por eles. Mas Jerusalém não ouviu. O coração desta cidade, o templo que tinha sido sua casa, a casa de Deus no início, seria agora esvaziado e deixado desolado para eles.


Além disso, disputam os primeiros lugares, porque a seu ver, estão entre os mais nobres. Nas refeições nas casas e nos eventos da sinagoga, tudo gira em torno deles. Mesmo em público nos mercados, eles andam ansiosos para atrair toda a atenção. Saudações extensas e ruidosas nos mercados devem servir para divulgar o próprio nome e reputação a todos os presentes. O que eles gostam especialmente e os faz andar de peito inchado, é quando os homens os chamam de "Rabi". Eles tomam isso como prova de honra e como confirmação de sua superioridade acima do povo.

 

Um só é o vosso Mestre

O Senhor agora admoesta seus ouvintes de que entre eles não deveria ser assim. Ser chamado de "Rabi" é impróprio para eles, porque esse título pertence somente ao Senhor Jesus. Todos os outros são irmãos. Eles estão todos no mesmo nível, nenhum é mais elevado que outro. O que o Senhor disse sobre a expressão “Rabi” também se aplica a “Pai”. Só existe um que pode ser corretamente chamado assim, e esse é o Pai Celestial. Um dos pecados do papado é que o Papa se deixa chamar assim, mesmo “santo padre”, o que é uma presunção arrogante.


Nem devemos desejar ser chamados de "mestres" pelos homens, pois isso é devido apenas a Cristo. Todos aqueles a quem o Senhor deu a tarefa de ensinar , não são superiores aos outros. Pelo contrário - eles são servos de outros. Cristo é o único grande mestre. Os mestres apenas transmitem o que aprenderam de Cristo. Não se trata de se elevar acima dos outros, de se sentir melhor ou mais importante, mas sim de se curvar e servir aos outros. Aquele que faz isso é realmente o maior. Deus agirá com todos de acordo com as escolhas feitas pela própria pessoa. Exaltar-se é uma decisão sua, assim como humilhar-se. A resposta de Deus depende da escolha do homem. Ele humilhará aquele que se exalta e exaltará aquele que se humilha. A escolha é nossa.

 

Primeiro ai
 

Agora o Senhor se dirige aos escribas e fariseus diretamente. Ele pronuncia seu primeiro "ai" sobre eles e os chama de "hipócritas". Em vez de apontar aos homens o reino dos céus e o que é necessário para entrar nele, eles o estão fechando para os homens. Eles não apontam para os interesses de Deus, mas olham apenas para os seus próprios. Por isso eles mesmos ficam fora, fora do reino dos céus. Mas aos outros que queiram entrar eles impedem de entrar. Por isso eles incitam o povo contra o Senhor Jesus. Mas todos os que o aceitam, entram no reino. Os líderes perderam o poder sobre eles. Eles querem evitar a todo custo a perda de sua reputação e influência sobre os homens.

Segundo ai


O segundo ai vem sobre eles por causa de seu fanatismo de fazer discípulos, e o que farão com eles depois. Os homens que estão sob sua influência são tão doutrinados por eles, que se tornam filhos do inferno e se comportam duas vezes pior do que eles. O termo "filhos do inferno" significa que eles criam seus seguidores, a quem consideram filhos, em harmonia com e para o inferno.

 

Terceiro ai

No terceiro “ai”, o Senhor os chama de “líderes cegos”. Sua cegueira pode ser vista na teoria que desenvolveram sobre jurar. Eles afirmam que não há obrigação se jurar pelo templo, apenas quando se jura pelo ouro do templo.


O Senhor, portanto, os chama de “insensatos e cegos”. Em sua declaração, Ele mostra então que não se trata realmente da forma correta de jurar, mas sobre sua justificativa insensata. Mais uma vez, eles só olham para o exterior, o ouro que significa tanto para eles, não importando em que casa esteja. Poderia muito bem ser um templo de ídolos para eles. O que o templo significa, o que acontece nele, bem como o valor que uma adoração verdadeira tem ali, nisso eles não pensam um momento. Eles só se preocupam com o ouro brilhante. Portanto, eles estão cegos para o fato de que o ouro obtém seu valor apenas no fato de ser usado para adornar o templo. Para Deus, porém, o mais importante não é o ouro, mas o templo, sua habitação.


O Senhor dá outro exemplo, o altar, com o qual tematiza o próprio culto de adoração. O exemplo anterior foi sobre o templo onde o serviço é realizado. O altar em si não significa nada para eles: eles estão apenas interessados ​​ na oferta.


Novamente o Senhor os chama de "insensatos e cegos", e mesmo agora Ele pergunta qual é maior. Ao fazer isso, Ele já está apontando que eles estão fazendo uma diferença errada por olharem apenas para a oferta e não para o altar. Que tipo de altar é, não importa para eles. Poderia até ser um altar de ídolo, se apenas uma oferta impressionante estivesse sobre ele! Então se tem algo em que jurar!

 

O Senhor agora explica, na ordem inversa, o significado do altar e do templo. Jurar pelo altar é jurar por ele e por tudo que há sobre ele. O altar e a oferta não podem ser vistos separadamente um do outro. Mas os líderes fazem isso em sua loucura e cegueira. O mesmo se aplica a jurar pelo templo, pois isso inclui jurar pelo Senhor que nele habita (não apenas pelo ouro dentro dele).


O Senhor adiciona outro aspecto. Para isso, ele muda da terra para o céu; se pode jurar por ele também. Mas aqui também não se trata do exterior, mas do interior. O trono de Deus está no céu, eles devem considerar isso com cuidado. E neste trono está sentado Deus, também devem considerar isso com cuidado. Se eles permitissem que tudo isso atuasse sobre eles, eles teriam que revisar completamente seus ensinamentos sobre juramentos.

 

Quarto ai

O quarto “ai” do Senhor fala sobre a hipocrisia deles em cumprir o mandamento de pagar o dízimo. Eles cumpriram esse mandamento nos mínimos detalhes, mas negligenciaram no que realmente importava. O dízimo era, na verdade, obrigatório, ao qual eles obedeciam estritamente. Mas eles mudaram em termos de conteúdo de tal forma que eles próprios se colocaram lá como os mais fiéis cumpridores deste mandamento.


O Senhor mostra claramente o que é mais importante sobre a lei, e que eles realmente não se importam com isso, a saber, o julgamento de Deus, os pensamentos que Ele tem sobre algo ou o que é importante para Ele. Mostrar misericórdia era completamente estranho para eles, assim como a lealdade a Deus e seus mandamentos. Eles até pisaram na lei.


Veja bem, o Senhor não está dizendo que o dízimo não deve ser dado. O que Ele abomina é a aplicação injusta dos mandamentos, provando assim que eles eram realmente cegos. Eles cuidaram dos mosquitos, isto é, na execução vaidosa e mesquinha dos regulamentos, enquanto eles ignoravam o grande e realmente importante (o camelo) e o ignoravam generosamente.

 

Quinto ai

O quinto “ai” refere-se à aparência piedosa externa que contrastava fortemente com sua depravação interior. Tudo o que eles faziam parecia piedoso, separado e puro, mas na realidade seus corações eram predatórios e imoderados. O Senhor tem permissão para pronunciar tal julgamento, porque Ele conhece o ser interior dos homens, que é tão evidente para Ele quanto as obras visíveis para nós ; .


O Senhor agora também mostra para eles como podem ser libertados dessa hipocrisia. Isso só é possível se o interior for purificado primeiro, ou seja, se eles vierem ao arrependimento interior. É somente pela confissão dos pecados que a pessoa é purificada por dentro. Só então suas ações também podem emergir de um interior purificado, ou seja, também ser puras.

 

Sexto ai

Em seu sexto Ai, o Senhor revela o cheiro de morte que é inerente a todas as suas ações. Eles são como caixões ambulantes. Caixões magníficos, mas por mais maravilhosos que pareçam, não há nada de bonito por dentro, tudo é sem vida, sem forma, podre e fedorento.


O Senhor enfatiza o quanto esses líderes mantêm uma falsa aparência que os faz parecer justos aos homens quando não há nada além de desonestidade em seus corações. Essa desonestidade consiste em fingir ser diferente do que são e que apenas fazem a sua própria vontade. E eles estão “cheios” disso, como o Senhor diz. Portanto, não há nada mais nesses hipócritas. A hipocrisia é o oposto da auto expressão honesta e a iniquidade é o oposto de fazer a vontade de Deus.

 

Sétimo ai

O sétimo e último “ai” diz respeito à hipocrisia deles em homenagear os profetas e justos que foram mortos anteriormente. Eles fingem ter grande respeito por essas Testemunhas que foram mortas nos primeiros séculos por defenderem a verdade. Eles constroem e decoram seus túmulos e até ousam, com grandes palavras e com atitude orgulhosa, distanciar-se de seus pais, que tinham esses crimes na consciência. Eles mesmos nunca teriam participado disso!


Mas esta lança, que apontam para seus pais, o Senhor agora vira contra eles. Eles chamaram aqueles assassinos de "nossos pais"! O Senhor agora declara que eles estão se expondo como os verdadeiros filhos desses assassinos, que também não se curvam à mensagem daqueles profetas assassinados.

Em um futuro próximo, eles provariam ser realmente filhos de seus pais matando o verdadeiro Profeta, o Justo. Assim completariam a medida de seus pais!

 

O Senhor faz o julgamento

Afinal, o Senhor condena esses adversários com mais energia do que nunca: Ele os coloca em pé de igualdade com o diabo, a serpente. Como o diabo, esses homens não vão escapar do inferno. Essas palavras representam, sem dúvida, a acusação mais terrível da boca do Senhor sobre a qual as Escrituras nos falam. Ele nunca disse nada parecido a nenhum publicano ou pecador. Ele reservou essas palavras inflamadas para hipócritas religiosos.


Com as palavras "Portanto, eis que eu vos envio ..." o Senhor Jesus se levanta no seu poder divino como juiz sobre eles. O mesmo que eles estavam prestes a matar, é Jeová, o próprio Deus, revestido com todo o poder. Depois que eles O matarem, Ele será ressuscitado. E depois de Sua ressurreição e ascensão ao céu, como o Senhor glorificado e Cristo, Ele enviará profetas, sábios e escribas a eles.


O envio desses servos é mais uma prova de sua grande graça. Mas eles também permaneceriam cegos para esta prova da graça, porque eles nunca se esforçaram por nada além de seus próprios interesses. Matando alguns deles, eles transbordariam novamente toda a medida de sua injustiça que já demonstraram ao rejeitar seu Messias.


Temos um exemplo adequado disso em Estevão. Como essa testemunha apareceu como um profeta que falou aos seus corações e consciências - com uma sabedoria que seus adversários não podiam resistir e com uma interpretação das Escrituras que ninguém poderia refutar . O resultado, entretanto, foi que eles o apedrejaram até a morte em seu ódio desenfreado .


Após a rejeição desses servos que o Senhor em sua graça enviaria após sua ascensão, nenhuma salvação seria possível para eles. Sua medida estaria então mais do que completa. Todo o sangue que derramassem viria sobre eles. O sangue derramado de cada justo, Deus exigiria de suas mãos.


O primeiro homem justo cujo sangue foi derramado foi Abel e o último mártir relatado nas escrituras hebraicas foi Zacarias , tendo em mente que os livros das Crônicas estão no final da Bíblia Hebraica. Com um solene "Em verdade vos digo", o Senhor confirma o julgamento sobre esta geração, este tipo de gente.

 

O juízo de Jerusalém até ...

Deus rompe os laços com seu povo porque eles rejeitaram seu Messias. A cidade, portanto, não verá mais o seu Messias, ele se retirará para o céu - mas não para sempre: há um anúncio “até que ...” Deus restabeleça a conexão com o seu povo e o Messias voltará. Quando eles O virem, eles o reconhecerão em verdade, a quem agora rejeitam com tanto desprezo ; .


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário