Mateus 24

   

                        

O que acontecerá com o templo
 

Os próximos dois capítulos contêm declarações proféticas e, ao mesmo tempo, ensinamentos para os discípulos para guiá-los a encontrar o caminho certo em meio aos eventos que estão por vir. O Senhor deixa o templo definitivamente. Com isso, Ele exerce o julgamento que acaba de pronunciar. Porque o templo se tornou um corpo desalmado; ele agora é “uma casa” . O que aconteceu antes em Ezequiel é repetido aqui ; . Foi então que a glória de Jeová se retirou do templo. A mesma glória se retira aqui também, embora na forma do homem humilhado, Jesus Cristo. Mas quem tinha olhos para ver reconheceu Nele a glória do unigênito Filho do Pai .


O coração dos discípulos ainda estava unido ao templo. Eles mostram ao Senhor os edifícios imponentes. Por causa de seus preconceitos profundamente arraigados, eles não conseguem se desvencilhar de sua beleza externa. Mas como o Senhor não está mais lá, eles se ocupam apenas com uma bela aparência externa, com a pompa externa e a pompa exterior nos cultos.


Quando o Senhor lhes diz: “Não vedes tudo isto?” Ele olha na mesma direção, mas de uma maneira muito diferente. Ele vê que esses edifícios se tornaram a essência da adoração teimosa. Por isso Ele pronuncia um julgamento muito radical sobre tudo que eles tanto admiravam. Ele quer libertá-los da vaidade de seus pensamentos, compartilhando seus pensamentos com eles e iluminando o futuro no presente. Mas uma pessoa só pode se interessar por isso se seu coração não estiver apegado às coisas da terra. Como poderia desejar a chegada dele, quando essa chegada frustra tudo que estou tentando construir neste mundo?

 

O princípio das dores
 

O Senhor se senta no Monte das Oliveiras. Ele havia se sentado em uma montanha antes para proferir o Sermão da Montanha . Agora Ele se senta no Monte das Oliveiras e faz um discurso aqui também. Ele considera as perguntas de seus discípulos uma ocasião para isso. Eles gostariam de saber Dele quando essas coisas das quais Ele estava falando acontecerão. Eles também querem saber qual é o sinal de sua chegada e da consumação do século, porque perceberam claramente que há uma conexão entre essas coisas. A vinda do Senhor se refere ao tempo em que Ele estará presente com eles na terra. A consumação do século não é o fim do mundo, mas o fim do período da ausência do Senhor, ou o fim do período em que Ele não estará com eles.


O Senhor é o Deus onisciente, para quem o futuro está presente. Só ele pode dizer com certeza, como será o futuro. Mas antes de fazer isso, Ele avisa seus discípulos. Não devemos considerar esses discípulos como representantes de nós cristãos, mas como os dos judeus crentes no futuro. Um verdadeiro cristão dificilmente pode ser enganado por pessoas que vêm a ele “em nome de Cristo”. Um cristão não espera Cristo na terra, mas é arrebatado no ar para encontrá-lO. Mas os judeus crentes do futuro ficarão muito bem expostos a esse perigo. Israel rejeitou o verdadeiro Cristo; portanto, agora estão em perigo de aceitar um falso cristo. A massa incrédula até fará mesmo isso . O cristão não é alertado sobre falsos cristos , mas sobre falsos espíritos , porque a característica especial da igreja é que o Espírito Santo habita nela. Portanto, precisamos estar em guarda contra o engano de falsos espíritos, não de pseudo-cristãos.


Além de ser seduzido por falsos cristos, o inimigo tenta criar medo por meio de guerras e rumores de guerra. Essa advertência também não é dada aos cristãos, embora isso não queira dizer que não possamos mais aplicar a advertência do Senhor a nós. Os judeus, entretanto, têm perspectivas terrenas e, portanto, as guerras podem ter um grande impacto sobre o remanescente judeu no futuro. Por isso as palavras do Senhor são tão consoladoras para eles: Eles não precisam ter nenhuma dúvida de que Ele encontrará uma saída e cumprirá Suas promessas de paz.


O inimigo também usará fomes e terremotos para abalar sua confiança nas bênçãos e na segurança estável do reino de seu Messias. Existem muitos meios disponíveis ao inimigo pelos quais tenta destruir a fé dos discípulos. Os verdadeiros crentes permanecerão firmes, mas os meros confessores serão enganados e roubados de tudo em que acreditavam poder confiar.


Os perigos que acabamos de descrever são realmente graves. Mesmo assim, tudo ficará muito pior porque o Senhor apenas apresentou o início das dores a Seus discípulos.

 

Perseverar até o fim

Os discípulos experimentarão em seus próprios corpos quão grande é o ódio contra Cristo, porque os inimigos expressarão seu ódio a Cristo sobre aqueles que O professam. Não haverá homens em toda a terra que irão tratá-los com bondade. Naquela época, muitos falsos confessores se afastarão do Senhor e então lutarão nas hostes do inimigo contra os verdadeiros discípulos. Mas mesmo entre os inimigos haverá ódio mútuo. Eles aparecem como uma frente unida, mas na verdade não formam uma unidade.


As dificuldades e provações não vêm apenas de fora, mas também de dentro. Os falsos confessores não só serão revelados por ameaças de fora, mas também se tornarão reconhecíveis pelo fato de seguirem os muitos falsos profetas que então existirão, já que caem completamente cegos à sedução.


Simultaneamente com o afastamento de Deus e de sua verdade, por um lado, aumentará a ilegalidade, ou seja, a rejeição de toda autoridade. Por outro lado, o amor de muitos também esfriará, porque será uma época de puro egoísmo. Nesta época terrível, com todos os seus horrores e tentações, é importante perseverar até o fim.


Há um início das dores, mas também há um fim! Aqueles que perseveram até o fim têm uma conexão viva com o Senhor Jesus, seu Messias. Então, quando o fim chegar, a mensagem do Reino terá sido pregada em todos os lugares. Este é o reino do Senhor, que será estabelecido na terra, como João Batista e o próprio Senhor anunciaram. A revelação do poder de Cristo ascendido ao céu será pregada em todo o mundo, para testar a obediência dos povos. Todo aquele que tem ouvidos, para ouvir, verá o conteúdo de sua fé, Cristo, em sua glória na terra.

 

A grande tribulação

Para ressaltar a gravidade da situação naqueles dias que antecedem sua chegada, o Senhor se refere à profecia de Daniel, na qual Daniel fala dos últimos dias ; ; ou do tempo do final . O local do evento é a Judéia, ou seja, Jerusalém e seus arredores. O “lugar santo” é o templo em Jerusalém. Ali estará a abominação da desolação. Uma abominação é um ídolo. Portanto, a abominação da desolação é um ídolo que causa desolação. Por causa desse ídolo, Deus trará grande desgraça à terra, por meio do Anticristo, que fez da imagem uma representação de si mesmo, como se ele mesmo fosse Deus . É a imagem da besta, o ditador do Império Romano restaurado .


Esta palavra do Senhor também é dirigida ao remanescente de Israel, não à comunidade cristã. Os parentes desse remanescente que estão na área devem fugir para as montanhas. Somente lá eles encontrarão um refúgio adequado do Anticristo e seus vassalos. Não haverá tempo a perder também. A perseguição atingirá o deserto como uma tempestade. Qualquer hesitação pode significar morte. Aqueles que estão no telhado não devem entrar em suas casas para tirar algo importante dela. Quem estiver no campo, não deve tentar buscar outra peça de roupa que deixou em algum outro lugar do campo. A palavra de ordem é: fuja para salvar sua vida! Qualquer consideração por qualquer outra coisa resultará em morte.


O Senhor então fala com compaixão sobre as mulheres grávidas que estão para dar à luz uma nova vida, e sobre aquelas que estão amamentando, e que acabaram de dar à luz uma nova vida. Elas são as mais vulneráveis. O Senhor até pensa nas condições meteorológicas e nas obrigações religiosas. Os fugitivos devem orar para que isso não os impeça, porque qualquer obstáculo em sua fuga pode custar suas vidas.


O Senhor diz todas essas coisas porque sabe como será terrível esta época. Será um tempo de tribulação incomparável, como nunca houve antes e nunca mais voltará. Também a abominação será sem precedentes neste tempo. O horror desta época só é agravado pelo consolo, de que Ele encurtará esses dias, pois do contrário ninguém sobreviveria a eles. Este encurtamento é para o benefício dos eleitos. O Senhor conhece todos os que Lhe pertencem e, por eles, zela para que o sofrimento máximo não seja ultrapassado .


E mais uma vez o Senhor enfatiza que desta vez será especialmente difícil por causa dos falsos cristos. Quando no meio das piores provações aparecerem homens que oferecem ajuda, é enorme a tentação de ouvi-los. Esses falsos cristos e falsos profetas se apresentarão realizando grandes sinais e maravilhas. Tudo parecerá tão legítimo que até os escolhidos correm o risco de sucumbir a essa sedução. Mas eles não devem fazer isso em nenhuma circunstância, por isso o Senhor agora predisse tudo para eles. Um homem avisado é duplamente culpado.


Não devem ser tentados por palavras bonitas a deixar seu abrigo para, por ex., ir para o deserto ou para qualquer edifício porque o Messias estaria lá. O deserto onde João pregou não é o cenário apropriado para a vinda do Messias, nem um aposento. Essas promessas são armadilhas. O verdadeiro Messias, quando Ele aparecer, será como um relâmpago brilhando no leste e brilhando até o oeste. Com isso, o Senhor responde à pergunta que os discípulos fizeram no versículo . Sua chegada será, portanto, perceptível em todos os lugares. Tudo o que eles precisam fazer é prestar atenção a isso para ver que é Ele e mais ninguém.


Ele virá como o Filho do Homem. Isso significa que Ele governará sobre toda a terra, não apenas sobre Israel. Os primeiros atos de seu governo serão atos judiciais. Onde estiverem as pessoas a serem julgadas, lá Ele aparecerá, assim como os abutres se reúnem junto aos cadáveres.

A Vinda do Filho do Homem

As pragas que virão sobre a terra durante a grande tribulação terminarão em total escuridão e caos. Qualquer possibilidade de orientação nos corpos celestes então desapareceu. Por outro lado, também podemos ver imagens de diferentes formas de governo nos corpos celestes . Então, a escuridão e caos absolutos significam que todo exercício de poder na terra se acabou.


O sinal que então aparecerá no céu é o Filho do Homem que reinará. Ele aparecerá completamente inesperado, não como um Messias enfrentando a arrogância mundana das massas descrentes, mas como o Cristo, desprezado por elas, que vem do céu para exercer o julgamento. Portanto, sua chegada causará uma lamentação em todo Israel . Eles vão olhar para aquele que traspassaram . Então o Senhor Jesus aparece na terra pela segunda vez, mas desta vez com poder e majestade. E Ele vem como o Filho do Homem, ou seja, como governante sobre toda a criação, sobre o céu e a terra .


Ao enviar seus anjos, o esplendor de sua majestade é dotado de poder. Além disso, uma trombeta forte soará, e seus anjos serão comissionados por ele, para reunir todos os seus eleitos, que estão espalhados por toda a terra. Agora, depois que o Filho do Homem apareceu, finalmente estamos vendo a reunião de Israel.

A parábola da figueira

Sobre isso, o Senhor dá aos seus discípulos informações da natureza . Na natureza, eles podem reconhecer por certos sinais que o inverno está chegando ao fim e o verão se aproxima. No inverno podemos pensar no fim da tribulação e no verão no reino de paz que virá depois. Para isso, o Senhor usa a figura de uma figueira, que representa o povo de Israel. Isso mostrará sinais de vida. O amolecimento dos ramos e o aparecimento das folhas podem ser vistos no ressurgimento de Israel como nação, o que é um fato desde 1948. O fruto do verão, entretanto, aponta para a restauração espiritual de Israel, que só é possível quando o povo aceita seu Messias.


Quando os discípulos virem tudo o que Ele acabou de descrever, eles saberão que Sua vinda é iminente. Além disso, todas as suas advertências sobre a abominação da desolação e falsos cristos também são evidências de que sua chegada está próxima. Mas todas essas coisas terríveis devem primeiro cair sobre esta geração que o rejeitou.


A forma atual do céu e da terra passará. Quando isso acontecer, vai confirmar as palavras do Senhor. Ele é a verdade, e tudo o que Ele diz acontecerá como Ele disse que aconteceria.

Dia e hora são desconhecidos

O tempo exato para a vinda do Senhor não pode ser dado. Os sinais vão indicar que está próximo, mas quando será exatamente, só o Pai sabe . Parece estranho que o Filho também não saiba, porque sabemos que o Filho também é Deus. Esta é uma das maravilhas de sua pessoa insondável. Como ser humano, Ele não sabe o dia nem a hora. Assim como Ele foi guiado pelo Pai em toda a sua vida na terra, Ele é perfeitamente devotado ao Pai na glória.


Portanto, o dia e a hora de sua chegada não são conhecidos, mas as circunstâncias que o acompanham são conhecidas. Será algo como nos dias de Noé: nenhuma nuvem no céu, cada um vivia ali para si, e então veio o fim abrupto com o dilúvio. Este foi o juízo de Deus sobre toda a terra, e assim será na grande tribulação. Quando o Dilúvio começou, a terra estava cheia de homens, que o Senhor diz aqui, comiam, bebiam, se casavam e se davam em casamento. Não havia nada de errado com isso - mas sua vida não consistia em outra coisa. Eles viveram suas vidas sem um único pensamento em Deus.


O modo de vida desses homens criou cegueira para o julgamento iminente. Por mais vigoroso que Noé pregasse , eles não se deixaram convencer, mas viveram sem preocupações. O horizonte deles alcançava apenas até onde eles podiam ver. Deus não apareceu nele. Nunca ocorreu a eles servi-lo, tanto que estavam cegos pelo vício do prazer. Mas então o juízo veio e levou a todos. No que eles não queriam pensar veio sobre eles de forma irrevogável, e então foi tarde demais para todos, exceto Noé e sua família, que estavam seguros na arca em relação ao juízo.


O próximo juízo separará homens, que por ex., trabalham em um campo, uns dos outros. O trabalho certamente é uma coisa boa, mas quem trabalha somente para uma boa vida vai ser atingido pelo juízo. Mas quem vigia pela chegada do Messias será deixado e poderá entrar no reino da paz. A mesma separação também se aplica a duas mulheres envolvidas em um ato semelhante: uma trabalha apenas para si mesma, a outra vive para o Senhor.


A mensagem do Senhor é que eles devem vigiar porque ninguém sabe exatamente que dia seu Senhor virá. Se estiverem vigilantes todos os dias, estarão prontos para sua chegada todos os dias. O Senhor deseja que eles sejam totalmente preenchidos com a importância de estarem constantemente prontos. Se alguém soubesse exatamente a que horas um ladrão iria invadir, então é claro que não estaria dormindo. Por isso a vigilância ininterrupta é necessária. A expectativa também não deve diminuir. Se fosse esse o caso, um ladrão sempre chegaria em um momento inesperado de qualquer maneira. Mas isso não deveria acontecer. Eles sempre tem que estar prontos sem cochilar.

Parábola do servo bom e mau

Agora o Senhor começa a dar instruções sobre o comportamento adequado na casa. Ele havia falado sobre vigilância, e agora Ele fala sobre ingestão de alimentos. Nossa atenção total só é possível se nos alimentarmos de maneira adequada. Pois hoje sabemos que a casa é uma figura da igreja , mas nesta parábola vista da perspectiva da responsabilidade humana - não da maneira como Deus edifica a igreja. Essa parábola do Senhor é especialmente importante para os responsáveis ​​pelo ensino na igreja. Nesta parábola, o estado da igreja é visto como um todo.


Aqueles que estão empenhados em nutrir a igreja são chamados de “bem-aventurados” pelo Senhor porque estão provando que pensam no Senhor e nos outros, mas não em si mesmos. O estado prático da igreja responsável depende de se ela está esperando por Cristo ou se pensa em seu coração que Ele não vem. Aqueles que estiveram ocupados servindo a Ele e a Seu povo na expectativa do Senhor, receberão uma rica recompensa. A maneira como um servo administrou os bens de seu Senhor em sua ausência é a base para a transferência dos bens do Senhor quando Ele retornar. A confiabilidade e a lealdade encontrarão sua recompensa. Aqueles que mostraram humildade e lealdade no serviço durante a ausência do Senhor, então se tornarão governantes de tudo que pertence ao Senhor.


No entanto, a situação também pode surgir quando um servo que antes era fiel se torna um servo mau. Aqui se trata sobre "aquele mau servo" - é o mesmo servo que foi fiel no início. Vemos essa mudança também na história da igreja. Depois que ela foi fiel ao Senhor no início, conforme descrito nos Atos dos Apóstolos, ela logo entrou em declínio.


A infidelidade do servo começa em seu coração. Não se trata apenas de esquecimento, mas a vontade também desempenha um papel. A ausência do Senhor causa uma manifestação de vontade carnal. Quando a expectativa da volta do Senhor não está mais viva, o cristão passa a ter uma mentalidade terrena. Ele não apenas pensa em si mesmo, mas também começa a abusar dos outros. Ele também busca outra companhia além da de seus irmãos na fé. O serviço devocional à casa de Deus, com o coração voltado para a aprovação do Mestre em seu retorno, não existe mais. A expectativa diária foi abandonada. Essa é a causa do declínio.


Se a segunda vinda do Senhor for adiada por muito tempo , a verdadeira posição cristã está perdida. Mas não só isso - esquecer a volta do Senhor leva ao desenfreamento e à tirania. Não quer dizer que o próprio servo se embriague, mas que come e bebe com os que estão bêbados. Ele se conecta ao mundo e segue seus hábitos.


Quem perde de vista o retorno do Senhor e não vigia mais ficará totalmente surpreso com sua chegada. O julgamento do mestre sobre este servo se encaixa perfeitamente com seu modo de vida e a bela aparência que ele mantinha. Ele era considerado cristão, mas não era. Ele era um hipócrita. Os hipócritas são hermafroditas. Este servo é um hipócrita e compartilhará a sorte com os hipócritas. Este é também o destino do Cristianismo, que confessa servir a Deus, mas em seu interior pertence ao mundo. É importante lembrar que o que se aplica ao todo também se aplica ao indivíduo.


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário