Mateus 25

   

                 
 
Parábola das Dez Virgens

A parábola das virgens não pretende mostrar que só quem o espera com plena devoção vai às núpcias com o Senhor. Todo o grupo é formado por confessores que foram ao encontro do noivo. O único objetivo aqui é deixar claro que existe uma diferença entre os confessores. Pois existem confessores falsos e verdadeiros. O Senhor não é o noivo da igreja nesta parábola. Ele nem mesmo é mencionado nesta parábola. Trata-se de responsabilidade pessoal na ausência de Cristo.

É uma parábola sobre o reino dos céus em comparação com dez virgens. O número 10 já indica responsabilidade, e a palavra "virgem" fala da fidelidade que é demonstrada a um ente querido. Todas as dez têm lâmpadas, portanto, elas têm luz. Elas sabem o que está por vir. Todas elas vão ao encontro do noivo.

Então o Senhor fez a diferença, chamando cinco das virgens de loucas e as outras cinco de prudentes. A diferença não pode ser pelo fato de todas terem saído. E todas elas também estavam equipadas com lâmpadas. A única diferença é se elas tinham ou não azeite no vaso. O que torna as loucas loucas, é que elas não têm azeite. Por azeite entende-se o Espírito Santo. Reis, sacerdotes e profetas foram ungidos com azeite. Da mesma forma, os crentes são ungidos com o Espírito Santo ; . Os vasos representam os corpos .

Como o noivo está demorando muito para chegar, as dez adormecem. A posse do Espírito Santo não impede que as virgens prudentes caiam no sono também. Todos os que professam o cristianismo, incluindo aqueles que têm o Espírito Santo, perderam de vista a volta do Senhor. Nos primeiros dias da igreja, os crentes ainda estavam à espera do Senhor. No entanto, como ele não chegou, essa expectativa se apagou.

Mas quando é meia-noite, quando a noite é mais escura, ouve-se um grande clamor: “Aí vem o noivo!” O chamado do Espírito Santo também é: Aí vem o noivo! A pessoa do noivo acorda os dorminhocos. Não só o despertar, mas também a atividade é esperada. Por isso continua: “Saí-lhe ao encontro!” No elas já tinham saído uma vez. Agora, a decisão é que elas façam isso de novo. Sair significa estar separado do mundo, também de sua roupagem cristã exterior; mas também: em direção a Ele. Trata-se de Cristo.

Vemos essa “chamada da meia-noite” na história do Cristianismo quando, no século 19, um novo interesse na volta do Senhor surgiu por meio da ação do Espírito de Deus. Ao pesquisar as escrituras, principalmente as proféticas, a esperança da igreja também foi redescoberta, assim como estava viva nos dias dos apóstolos. Pelo amor a Deus, conexões erradas foram abandonadas. Começou-se a viver novamente de acordo com a verdadeira vocação dos cristãos.

Mas o que pode ser visto na história do cristianismo também se aplica à vida do crente individual. Aqueles que vivem suas vidas na expectativa do retorno iminente de Cristo não vivem para a terra, mas para o céu.

Todas as dez virgens estão acordando agora. Cristãos, tanto verdadeiros quanto falsos, partiram para encontrar o noivo. Todos estão colocando suas lâmpadas em ordem porque querem fazer brilhar a luz que trouxeram. Naquele momento, as loucas descobrem que não têm azeite. Elas percebem que suas lâmpadas não acendem. Elas apenas acenderam o pavio, mas não havia azeite. Uma lâmpada sem azeite representa uma pessoa que não tem o Espírito Santo. A lâmpada do homem natural pode às vezes acender para dar a impressão de que há azeite, mas na realidade essa lâmpada apaga rapidamente.

Há tempo suficiente entre o aviso e a chegada efetiva do noivo para que a condição de cada um seja esclarecida. As loucas agora estão descobrindo que não têm azeite. Elas carecem do essencial em suas lâmpadas. Sua luz é apenas uma ilusão. Elas veem que as prudentes têm azeite; elas têm um vínculo real com o noivo. Então, elas pedem às prudentes que deem um pouco de seu azeite. Mas as prudentes sabem que não podem dar azeite e encaminham as loucas aos vendedores de azeite.

Quando as loucas vão comprar azeite, vem o noivo. As prudentes que estão prontas vão com ele ao casamento. Então a porta é fechada. Quando as outras virgens voltam, elas querem entrar também. Não se fala mais em azeite. Elas só querem entrar e imploram ao noivo para abrir para elas. Mas é tarde demais para essas loucas. Elas deveriam estar prontas antes do noivo chegar.


As palavras com que o Senhor as rejeita mostram que não há conexão entre Ele e elas. Ele não as conhece. Ele não finge que não as conhece, ele realmente não as conhece. Elas nunca se renderam a Ele. Nunca houve amor por Ele em seus corações. Elas podem tê-lo achado interessante, mas nunca se curvaram diante dele.


O Senhor termina a parábola com um aviso para ficarmos vigilantes. Esse é o ponto desta parábola. Destina-se a induzir o prudente a manter os olhos abertos e não adormecer. Deve induzir o louco a se tornar prudente e a comprar azeite antes que seja tarde demais.

Parábola dos Talentos


Agora o Senhor adiciona outra parábola sobre o reino dos céus. O assunto aqui não é mais o estado da alma (como na parábola anterior), mas o serviço. Os bens confiados não são os dons, que Deus dá em Seus cuidados, como os bens terrenos. Não foram os bens, que o Senhor deu a Seus servos, quando se despediu, mas os dons que os capacitaram a trabalhar para Ele em Sua ausência.


Esta parábola é muito semelhante à das minas confiadas no Evangelho de Lucas . Mas elas mostram diferenças. Com Lucas, todos recebem uma única mina; aí se trata de responsabilidade, de zelo que nela se demonstra: quem ganhou dez minas ganha poder sobre dez cidades, e quem ganhou cinco minas, poder sobre cinco cidades. No entanto, aqui em Mateus, é sobre a soberania e sabedoria de Deus, segundo a qual cada pessoa recebe um número diferente de talentos. A recompensa para aqueles que demonstraram lealdade ao lidar com esses talentos é a mesma para todos aqui.


Cada um tem sua própria habilidade, um dom natural. Como resultado, todos são qualificados para o serviço para o qual devem ser usados. Mas um dom, chamado talento, também é necessário para o cumprimento do serviço designado pessoalmente. A fidelidade no serviço é tudo o que importa. O que distingue os fiéis dos infiéis é a confiança no Senhor.


O servo com os cinco talentos usou bem seus talentos e ganhou 100 por cento. Da mesma forma o servo com os dois talentos, que também foi capaz de ganhar 100 por cento. O servo com um talento também fez algo com ele, mas algo diferente do que o mestre o instruiu a fazer: ele enterrou o dinheiro de seu mestre na terra e não quis fazer nada com ele. Então ele foi desobediente e indolente.


Depois de muito tempo, o Senhor volta. Esse "longo tempo" é necessário para testar a perseverança e a lealdade dos servos. O servo com os cinco talentos traz seu lucro e mostra tudo ao seu mestre. Ele honra o seu excelente serviço, com o qual o servo provou que é bom e leal: bom porque fez o bem, fiel porque cumpriu a ordem de seu senhor. Só foi pouco em que ele foi leal, embora talvez muito aos olhos dos outros. Devemos considerar de acordo com as riquezas do Senhor e não de acordo com o que os outros têm. A recompensa é que o Senhor o encarregará de "muito". Ele encontra este muito na alegria de seu Senhor, na qual pode entrar.


O recebedor dos dois talentos também vai até seu mestre e traz seus ganhos com ele. Por ser tão bom e leal quanto o servo com os cinco talentos, ele recebe a mesma recompensa. Ambos os servos desfrutam igualmente da alegria de seu senhor a quem serviram. Eles reconheceram seu verdadeiro caráter e podem desfrutar de sua grande alegria.

O servo mau e negligente


O contraste entre os dois primeiros servos e o servo mau e preguiçoso é grande. Este agora também vem ao seu senhor, mas seu relatório soa completamente diferente. Ele chama seu senhor de homem duro. Ele viu coisas nele e tirou conclusões totalmente inadequadas delas. Ele julgou seu Senhor da perspectiva de seu próprio comportamento desobediente e preguiçoso. Então ele ficou com medo e desprezou o talento de seu mestre. Ele não tinha aplicação para ele, antes nem agora. Portanto, agora ele o traz de volta ao seu mestre, a fim de devolvê-lo para ele como algo sem valor ou mesmo desprezível.


O Senhor chama esse servo de mau e negligente. Ele é mau porque não fez o que seu senhor lhe disse para fazer. Ele é negligente porque não fez o menor esforço, mas colocou suas próprias preocupações acima das de seu senhor. O senhor lhe diz que se ele conhecia seu senhor tão bem, esse conhecimento o teria levado a uma ação sensata. Então ele não teria enterrado o dinheiro no chão, mas levado ao banco e pelo menos recebido juros sobre ele. Mas pessoas más e negligentes tiram conclusões erradas, que por sua vez os levam a ações erradas.


Portanto, o senhor agora determina que o único talento desse servo mau deve ser dado àquele que tem os dez. O Senhor permite que ele fique com o lucro dos cinco talentos e agora ele ganha um adicional porque é melhor ficar com ele. O Senhor sempre age de acordo com esse princípio. Quem age fielmente com o que lhe foi confiado, recebe ainda mais, para que tenha o bastante. Mas se aquele que não tem nada, ser-lhe-á tirado o que ele pensa que tem; pois o que ele tem, ele possui injustamente. Não é sua propriedade, mas pertence a seu mestre, que lhe deu para usar corretamente.


Assim, o servo mau é lançado na escuridão total por causa de sua inadequação. Tão terrível é ser inútil. Talvez nos sentimos inúteis às vezes - mas não somos! Portanto, essa parábola nos incentiva a trabalhar com o que o Senhor nos deu. Se alguém acredita que recebeu "apenas" um talento, cuidado especial deve ser tomado para evitar o risco de ficar mau e negligente. O Senhor é totalmente soberano em dar Seus dons, e é o amor pelo Senhor que nos motiva a trabalhar para Ele com qualquer talento que Ele possa ter dado.


As trevas exteriores é o lugar mais distante de Deus. Deus é luz, Nele não há trevas nenhuma. Nas trevas mais profundas, o homem fica completamente entregue a si mesmo, sem um único raio de luz. Lá ele só pode chorar e ranger os dentes porque sua consciência o acusa de ter sido mau e negligente em sua vida. Essa necessidade de consciência o atormentará para sempre.

O Filho do Homem em Seu Trono


Este versículo segue a partir do capítulo 24, onde já foi anunciada a vinda do Filho do Homem com os seus anjos . Ele surge do céu, na terra em sua própria glória conquistada. Então, Ele conectará o céu e a terra, mas para isso a terra deve primeiro ser limpa do pecado e dos pecadores. Para isso, ele assume seu lugar no trono de sua glória em Jerusalém. O julgamento que Ele então exercerá foi delegado a Ele pelo Pai, porque Ele é o Filho do homem .


Diante deste trono de sua glória vê-se o resultado que trouxe a proclamação do reino, que os irmãos do Senhor pregaram - estes são os seus discípulos aqui durante o tempo da grande tribulação. Eles cumpriram a ordem do Senhor e foram a todos os povos para pregar o evangelho do reino . Agora ficará claro como os povos reagiram a isso.


Todos os povos serão agora reunidos diante dEle. Nenhum povo pode ficar longe daqui. Ele é a autoridade e juiz. Ele faz distinções claras porque Ele não é apenas um juiz, mas também pastor. Ele sabe quem está entre suas ovelhas, mas também quem é um dos bodes, ou seja, quem não é uma das ovelhas. Não se trata de indivíduos, mas de povos. Ele atribui seu lugar aos diferentes povos e, assim, deixa claro qual posição eles ocupam. Os povos se submetem sem contradição. Protestar não ocorre a eles.

O julgamento das ovelhas


Primeiro, o Senhor dirige sua palavra às ovelhas à sua direita. Ele as chama de "Benditos de meu Pai". Isso deve soar muito agradável para eles, mas também surpreendente. Agora eles tem permissão para herdar o reino, que sem dúvida irá surpreendê-los. Eles ouvem que são herdeiros e recebem algo que foi preparado para eles desde a fundação do mundo. Esse sempre foi o propósito de Deus para a terra, Ele sempre o teve em mente. Quanto isso vai surpreender eles!


O Senhor agora também dá o motivo dessa bênção. Porque eles fizeram algo por ele. Todos os atos individuais que o Senhor enumera um após o outro têm a ver com sofrimento, miséria e solidão. Ele não resume em uma única palavra, que eles lhe fizeram bem, mas enumera exatamente o que fizeram por ele. Como Criador, Ele fornece a todos comida, bebida e abrigo, até mesmo para as raposas e aves do céu . Como ser humano, entretanto, Ele se tornou dependente dos cuidados de outras pessoas.


Ele estava com fome e sede e era um estranho na terra. Mas essas ovelhas forneceram a Ele alimento e cobertura. Mesmo quando Ele estava nu e doente ou na prisão, eles o vestiam, o visitavam e cuidavam dele. Vestimentas e abrigo oferecem proteção, que Lhe deram quando estava indefeso. A doença e a prisão restringem a liberdade de uma pessoa, para andar e ficar onde quiser. Nessas restrições, as ovelhas iam até Ele.


A propósito, vemos aqui que o Senhor participou das consequências do pecado, que obviamente inclui a doença. Mesmo que ele próprio não estivesse doente, Ele se fez um com os doentes e sentiu a sua doença . A doença não é pecado. Se Ele pode dizer que esteve doente assim como, que sofreu com fome e sede, então a doença não é algo que está incluído na salvação e, portanto, deve ser rejeitado. Temos que suportar as consequências do pecado e Ele nos ajuda.


As ovelhas, aqui chamadas de "benditos" por Ele, não se gabam de nenhuma dessas coisas. Pelo contrário. Eles perguntaram ao Senhor com espanto quando o viram com fome e sede e então Lhe deram de comer e beber. Eles não se lembram. Eles repetem todas essas bênçãos citadas pelo Senhor e não podem atestar a nenhum deles que as tivessem feito. Nem sabem que alguma vez receberam o Senhor em hospitalidade em sua casa, ou que Ele estava nu e o vestiram. Nem conseguem se lembrar de alguma vez ter visto o Senhor doente ou na prisão para depois visitá-Lo.


O Senhor então explica para eles que Ele e Seus irmãos são um. Tudo o que eles fizeram ao menor de seus irmãos, eles fizeram para Ele. Em uma época de grande tribulação, Ele enviou Seus irmãos para pregar o evangelho do reino. Eles cumpriram essa tarefa - sob as mais severas provações e perseguições. Nestes tempos difíceis, estes povos acolheram os seus irmãos e deram-lhes tudo o que necessitavam. Com isso, mostraram-se dispostos a receber o próprio Senhor, que enviou os seus. Ao fazer isso, as ovelhas participaram das provações e tribulações dos servos do Senhor.


Como prova de apreço por Ele e pelo Pai, o Senhor lhes dá o reino como herança. É assim que sabemos o quanto Ele valoriza o seu trabalho; também quão grande é seu amor por seus servos fiéis enviados por ele. Vemos evidência disso no fato de que Ele julga as nações às quais a mensagem deveria ser pregada com base unicamente em como eles receberam seus servos, como se essa recepção tivesse sido para Ele mesmo.

A sentença sobre os bodes


É dito que os bodes estão à sua esquerda. Agora eles ouvirão um julgamento que é o mais oposto possível ao das ovelhas. Diz às ovelhas: “Vinde”, mas aos bodes: “Apartai-vos de mim”. Ele chama as ovelhas de "benditos de meu Pai", os bodes de "malditos". As ovelhas herdam o reino, os bodes são enviados para o fogo eterno, que originalmente era destinado apenas ao diabo e seus anjos. Mas eles terão a companhia de todos os que rejeitaram o Senhor Jesus, independente de que maneira Ele os tenha encontrado.


Os bodes não perceberam a aflição dos mensageiros do Senhor porque desprezaram Ele mesmo. Portanto, eles não davam aos seus servos nada para comer ou beber quando estavam com fome e com sede. Nem viram as terríveis circunstâncias dos servos do Senhor. A compaixão era desconhecida para eles.


Como as ovelhas, agora eles também perguntam quando negaram o que era necessário e desejado. Eles não reconheceram o Senhor. As ovelhas também não tinham reconhecido, mas pelo amor do Senhor elas faziam bem aos irmãos. Portanto, o Senhor dá a ambos os grupos a resposta que corresponde ao seu comportamento. Seus servos, que foram enviados por Ele, são tão importantes para Ele que Ele considera tudo o que aconteceu para eles como sendo feito para Ele.


Os destinos finais para o comportamento na vida terrena são tão distantes um do outro que uma contradição maior é inconcebível: o castigo eterno ou a vida eterna. Nunca haverá uma convergência entre esses dois destinos. O fogo eterno é o castigo eterno para os povos que se uniram ao inimigo contra o Senhor e seus mensageiros. Mas os justos, que se levantaram por Deus, podem entrar no reino, que é chamado de "vida eterna" no verso .


Obviamente, isso não significa que entrar na vida eterna se baseia no mérito, em uma conquista. O Senhor Jesus diz em João 3 que uma pessoa só pode entrar no reino de Deus quando nascer de novo ou receber uma nova vida . Esta nova vida é então revelada na recepção dos irmãos do Senhor. Portanto, o Senhor Jesus pode apresentar aqui de forma que todo aquele que recebe os mensageiros do Senhor entre na vida eterna. Receber o embaixador é, portanto, equivalente a receber a mensagem. Por causa do momento especial em que isso acontece, também é homenageado de maneira especial pelo Senhor.


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário