Mateus 22

   

                    

O convite para as bodas

Com a parábola seguinte, o Senhor “responde” à sua rejeição, que Ele trouxe à consciência na parábola anterior. É aqui que sua graça agora é expressa. Mesmo sendo rejeitado, Ele ainda oferece Sua graça com o convite para as bodas. Quando homens aceitam o convite do evangelho, eles ficam sob a lei do céu depois que ocorreu o colapso nacional descrito na parábola anterior.

O Senhor Jesus conta uma parábola, desta vez em conexão com o reino dos céus. Isso é o que distingue esta parábola das duas anteriores. Ali tratava-se das reivindicações legítimas de Israel, baseado no que Ele tinha confiado a eles, bem como a reação deles.


Agora é algo novo, as bodas. Com isso, o Senhor traz novamente à vista o que Ele veio fazer. Como na parábola anterior, está falando de um filho, desta vez o filho do rei.


O Senhor introduz esta parábola com as palavras: "O Reino dos céus é semelhante". Isso significa que, por causa de sua rejeição, Ele não pode mais anunciar o reino dos céus em sua forma original. Ao falar de um casamento agora, Ele está colocando ênfase na alegria que está conectada, quando alguém aceitar o convite e entrar nele. Nessa parábola havia um convite, e os servos não têm a incumbência de entrar na vinha e trabalhar, mas sim de anunciar: “Vinde às bodas!” Aqui não se exige, mas se oferece.


Os servos são os discípulos enviados pelo Senhor. Os convidados são, em primeiro lugar, os judeus, o povo de Deus. Mas este povo não quer vir, rejeita o convite. Mas o Senhor, cheio de graça, envia um segundo convite ao mesmo grupo, aos particularmente privilegiados. Os servos têm a incumbência adicional de não só convidar, mas também de apresentar os agrados da festa com o convite. Está tudo pronto para os convidados, basta virem. Então o Senhor faz tudo para que os convidados venham para a festa. O significado espiritual é que, por meio do sacrifício de Cristo, tudo foi preparado. Isso não foi mencionado no primeiro convite.


Vemos a realização deste segundo convite nos primeiros capítulos dos Atos dos Apóstolos. Este segundo convite veio por meio dos apóstolos depois que a obra da redenção foi realizada.


Os convidados não demonstram interesse - por várias razões. Alguns estão muito ocupados com seus bens, outros estão ocupados com seus negócios. Há até um grupo de convidados que ficam irados com o convite porque têm tanto orgulho de sua religião nacional que toda a sua reputação depende disso. Eles responderam ao convite maltratando e assassinando os servos.


Não é surpreendente que o rei não deixe essas reações ao convite sem punição. No ano 70, Deus enviou "seus exércitos" e deixou os romanos devastarem Jerusalém.

A festa nupcial fica cheia

 

Então o rei agora explica aos seus servos como é a situação: Os convidados não merecem mais ir ao casamento, eles receberam o convite, mas se mostraram indignos de estarem presentes no casamento. Portanto, ele agora quer enviar seus criados, que representam os servos do Senhor, àqueles homens que originalmente não pertenciam aos convidados. Os criados deviam agora, sem fazer distinção, convocar para o casamento todos que encontrassem nos cruzamentos das estradas. A maioria dos homens sempre pode ser encontrada lá. Depois que os convidados rejeitaram a oferta da graça no evangelho, ela agora vai para todos os homens.


Os servos fazem seu trabalho, sem fazer distinção, reunindo todos os que podem encontrar. Da mesma forma, o evangelho é anunciado a todos os homens. Nenhum evangelista precisa se perguntar se seus ouvintes são escolhidos por Deus. Ele tem que levar a palavra a todos que encontra. Por “maus” podemos entender grandes pecadores e por “bons” pessoas como Nicodemos. O ponto aqui não é a natureza ou o caráter dos homens a quem o evangelho é pregado, mas que o convite vai para todos sem fazer qualquer distinção. Tampouco era procurado por pessoas que usavam vestes de casamento, porque elas iriam receber do rei. É como a parábola do joio e do trigo no capítulo 13. “E a festa nupcial ficou cheia de convidados.”

O homem sem veste nupcial

 

Então o rei entra para ver todos esses convidados. Esta parábola não é sobre a responsabilidade do pregador, mas daqueles que responderam ao sermão. O homem sem veste nupcial entrou sem autorização. Ele se misturou com aqueles que foram chamados, mas recusou a veste nupcial que foi entregue. Aparentemente, ele é da opinião que suas próprias roupas deveriam bastar.


É claro que não se trata do céu, porque ninguém pode entrar lá se não estiver revestido de Cristo. Em vez disso, é apresentado em uma parábola que o reino dos céus se tornou uma situação onde o mau e o bom podem estar presentes ao mesmo tempo. Mas chegará o dia em que Deus deixará claro quem realmente pertence a ele e quem não pertence. Quando o homem é confrontado, o rei o chama de "amigo" porque pelo menos ele veio. Quando perguntado como ele entrou não tendo veste nupcial, ele não conseguiu responder. Sua alta autoavaliação, com a qual ele se achava qualificado para entrar, desapareceu. Isto é o que acontecerá com todas as pessoas que ainda hoje proclamam com plena maturidade como responderão a Deus quando Ele as chamar à responsabilidade.


Embora o julgamento de Jerusalém seja mencionado nesta parábola , por se tratar de uma parábola do reino, vemos acima de tudo o julgamento do que acontece dentro do reino. Portanto, é possível que alguém entre neste reino sem envolvimento, apenas professando o cristianismo. Mas se alguém não tiver as vestes necessárias para a festa, isto é, não estiver realmente vestido com Cristo, ele será lançado na escuridão total, onde haverá choro e ranger de dentes. O Senhor apresenta essa terrível sorte para aqueles que pensam estar na luz, embora seus corações estejam em trevas. Eles estarão para sempre onde seu coração sempre esteve.


A prova dupla do povo termina aqui agora. A primeira aconteceu por causa da responsabilidade dos homens perante a lei . A segunda prova foi por meio da mensagem da graça (Mateus 22: 1-14).

Pergunta sobre o tributo de César
 

À medida que o capítulo avança, vários grupos em Israel tentam, um após o outro, enredar o Senhor em suas próprias palavras para condená-lo. Mas todo grupo que aparece diante do Senhor é trazido à luz por Ele, à Sua luz, onde sua verdadeira atitude é revelada. O primeiro grupo são os fariseus. Eles tentam arrancar Dele palavras que possam usar para poderem acusá-lo.


Os fariseus não vêm eles próprios, mas enviam seus discípulos. Eles envolvem os herodianos em seu propósito diabólico. Essa combinação de fariseus e herodianos só é concebível por causa do ódio comum ao Senhor Jesus. Os herodianos são amigos de Roma, mas os fariseus são inimigos de Roma. Mas eles se unem em sua rejeição ao Senhor . Eles colocam o que dizer na boca de seus discípulos. As palavras de seus discípulos são suas palavras.


No que fazem seus discípulos dizerem, eles primeiro prestam testemunho da impecabilidade do Senhor. O que eles dizem sobre o Senhor é verdade, mas seus motivos são maus. O Senhor é realmente verdadeiro e ensina o caminho de Deus em verdade. Ele se preocupa com os outros, mas não para cativar simpatia deles. Tudo o que dizem sobre Ele é inexistente neles. Eles não são verdadeiros e não ensinam o caminho de Deus na verdade, mas ensinam, mentindo, o seu próprio caminho. Eles só se preocupam com os outros se eles próprios puderem ganhar algo com isso. Eles são pastores que usam suas ovelhas para seu próprio benefício .


A pergunta que eles devem fazer agora ao Senhor é sobre pagar o imposto a César. Isso é permitido ou não? Com essa pergunta, eles esperam induzir o Senhor a fazer uma declaração errada. Se Ele dissesse “sim”, eles poderiam desacreditá-lo perante o povo: então, Ele não poderia ser o Messias em qualquer caso, porque assim reconheceria o governo dos romanos e não se empenharia por Israel. Se Ele dissesse "não", eles poderiam acusá-lo diante dos romanos por resistir à opressão deles. Claro, o Senhor reconhece seu ardil. Ele conhece sua maldade. Ele os pune publicamente, chamando-os de hipócritas.


Ele soberanamente pede que eles mostrem para Ele uma moeda de imposto. Eles obedecem sem discutir. Agora Ele faz uma pergunta a eles. Ele aponta para a moeda e pergunta de quem é a imagem e inscrição nela, então eles têm que admitir que ambas são de César. Eles ainda não veem aonde o Senhor está querendo chegar. Isso vem agora: em perfeita sabedoria divina, Ele os convida a cumprir suas obrigações tanto para com o César quanto para com Deus. Dar a César inclui o reconhecimento de que eles estão sob seu poder. Dar a Deus inclui reconhecer que ele veio no Senhor Jesus para eles, para receber frutos.


A imagem na moeda é a representação de quem é retratado. A inscrição indica seu domínio, sua vontade. Ambos apontam para o imperador em Roma. Isso significa: eles ficam parados com o dinheiro na mão (porque provavelmente o Senhor não o pegou), que está em circulação em sua terra e que simboliza sua submissão a um governo estrangeiro. Essa submissão é o resultado direto de sua recusa obstinada em ouvir a Deus. Essa tenacidade de seu pecado culmina na rejeição dAquele que está diante deles, que é a imagem e expressão de Deus .


Eles só podem se maravilhar com essa resposta do Senhor. Eles ficaram sem palavras; o Senhor os silenciou. Mas em vez de se curvarem à sua majestade e sabedoria, eles o deixam e vão embora. Eles estão derrotados, mas não conseguem admitir.

Pergunta sobre a ressurreição
 

Os saduceus eram os pensadores livres daquela época. Eles apenas acreditavam no que podiam justificar com a razão. Por isso eles não acreditavam na ressurreição, nem em anjos e espíritos . Eles eram racionalistas assim como os fariseus eram tradicionalistas. Esses saduceus agora vêm ao Senhor com uma pergunta que, como dos fariseus e herodianos na seção anterior, não é sincera.


Eles aparecem perante o Senhor com reverência fingida, dizendo "Mestre" para ele. Ele também é, mas eles não O reconhecem, assim como não respeitam a Palavra de Deus.


Eles escolhem um trecho dela, aplicam suas considerações humanas e tolas e acreditam que desta forma eles provam sua própria justiça e a injustiça de Deus.


Eles apresentam ao Senhor o caso que inventaram de sete irmãos que se casaram um após o outro com a mesma mulher. A partir de seus próprios pensamentos depravados, eles acrescentam como a situação se desenvolve em seu exemplo ficcional. Eles começam com o primeiro irmão, que se casa com a mulher, morre sem filhos e, portanto, deixa a mulher para seu irmão. Até então, eles não violaram a palavra de Deus, pois foi isso que Moisés ordenou. Isso também se aplica ao segundo que se casa com ela, morre e a deixa com o terceiro irmão. Todas as outras ligações de casamento também estão de acordo com as palavras de Moisés. No final, a mulher também morre. Até agora não há nada de errado com sua descrição do caso, por mais absurda que a história possa parecer.


Mas então, em sua loucura, eles acrescentam uma questão que, de acordo com seu entendimento obscurecido, supostamente prova a impossibilidade da ressurreição. Eles acreditam que enganaram o Senhor e mostraram a loucura da Palavra de Deus. Com a certeza da vitória, eles perguntam triunfantemente ao Senhor quem dos sete a terá como esposa na ressurreição. Afinal, todos eles se casaram legalmente.


O Senhor, sabendo exatamente o que pretendem com esta história, não os interrompe, mas permite que terminem de falar tranquilamente e assim se exponham. Mas então vem sua resposta, na qual Ele não poupa mais eles! Ele revela a origem de seu erro e tolice. As Escrituras são frequentemente citadas erroneamente e sempre mal interpretadas por pessoas que confiam em sua mente. Foi o mesmo aqui. Além disso, com suas deliberações, eles roubaram a Deus seu poder e glória e, em face da ação de Deus, colocaram-se em dificuldades insuperáveis.


Em Sua graça, o Senhor nos explica como será na ressurreição. Na ressurreição, a situação não é mais como na terra. Os ressuscitados, como os anjos, serão assexuados, assim como não há homem nem mulher em Cristo . As heresias costumam ser a ocasião para apresentar a verdade em todo o seu esplendor e glória. Os saduceus haviam citado as Escrituras. Mas agora o Senhor os cita e pergunta se eles também leram o que segue. Claro que leram, mas o Senhor pergunta-lhes se leram também o que Deus disse “a vós”, ou seja, aos saduceus. Mas eles ignoraram isso. Eles têm sua própria interpretação. Esta eles ignoram completamente porque não se deixam tocar pessoalmente, mas apenas lidam intelectualmente com as escrituras.


Mesmo assim, o Senhor se dá ao trabalho de iluminar suas mentes obscuras. Ele se refere à escritura onde Deus é citado o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó . O Senhor cita essa escritura para mostrar que nos dias de Moisés os patriarcas já viviam em outro mundo, embora ainda não tivessem ressuscitado dos mortos. O fato de seus espíritos existirem era a garantia de que eles também acabariam vivendo com corpos ressuscitados. Quando Deus disse isso, Abraão, Isaque e Jacó já haviam morrido. Mas Deus havia dado a eles suas promessas. Ele então não deveria mais ser capaz de cumpri-las? Em qualquer caso, Ele as cumprirá e o fará na ressurreição. Quão diferente era a fé de Abraão da dos saduceus! Ele cria que Deus também tinha o poder de ressuscitar os mortos .


Ao se denominar o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, mesmo depois de eles terem morrido, Ele diz que ainda é o Deus deles agora. E isso significa que eles estão vivos para Ele. Ele não está associado aos mortos, mas aos vivos. Desta forma, o Senhor deixa claro que a ressurreição leva os homens a outro mundo onde condições diferentes prevalecem. O ensino do Senhor sobre a ressurreição causa uma grande impressão na multidão.

O grande mandamento

 

Quando os fariseus ouvem sobre a derrota dos saduceus, eles se reúnem para formar uma equipe de crise. Eles estão desesperados para silenciar o Senhor Jesus. Então, eles se atrevem a fazer outro adiantamento, desta vez por um escriba. Ele também faz uma pergunta ao Senhor com o objetivo de apanhá-Lo. Ele deseja que o Senhor indique entre os dez mandamentos qual deles é o mais importante. Assim, ele quer atrair o Senhor a um pronunciamento que pode usar para acusar o Senhor de apostatar da lei.


O Senhor responde com duas citações da lei ; . Ele cita ambas as passagens na íntegra para permitir que toda a sua força atue sobre o doutor da lei. Então, Ele diz que a exigência da lei pode ser resumida em uma palavra: amor , primeiro a Deus, depois ao próximo. O mandamento de amar a Deus vem em primeiro lugar, por isso é o maior mandamento. O segundo mandamento, o do amor, é tão importante quanto, mas não vem primeiro. Na verdade, é impossível cumprir o segundo mandamento sem o primeiro. Portanto, o primeiro é o maior mandamento. O segundo decorre do primeiro. O primeiro também não é possível sem o segundo, mas não resulta do segundo.

Com essa resposta, o Senhor resumiu toda a lei e os profetas. Portanto, sua resposta vai muito além da pergunta. O doutor da lei é bastante limitado em seu pensamento. Ele ousou desafiar o Deus eterno. Ele obteve sua resposta.


Isso encerra o questionamento. Tudo foi trazido à luz e o julgamento foi dado, tanto com relação à posição do povo quanto com relação às seitas que existiam entre o povo. O Senhor apresentou a eles os pensamentos perfeitos de Deus sobre sua condição (sujeitos aos romanos, ), sobre suas promessas (como o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, ) e sobre o essencial conteúdo da lei (versículos 34-40).

Pergunta sobre o filho de Davi


Chegou a hora de o Senhor Jesus tomar a iniciativa e fazer uma pergunta. Ele não perguntou a um único fariseu, mas a todo um grupo deles. Sua pergunta, que coloca sua própria pessoa em evidência, é a pergunta crucial a que cada pessoa deve responder.


Primeiro, o Senhor pergunta de quem Cristo é Filho. Para isso eles ainda sabem a resposta correta: Ele é filho de Davi. Mas o Senhor faz outras perguntas sobre o Cristo: Se Ele é o Filho de Davi, como é possível que Davi possa chamá-lo de “Senhor” no Espírito? Como se pode ser filho de alguém e também ser reverentemente chamado de “Senhor” por ele? Para apoiar essa pergunta, o Senhor cita uma palavra das escrituras que eles acham que conhecem tão bem.


Para isso, ele se baseia em um versículo que se relaciona de forma absolutamente inequívoca com o Messias . Os fariseus também admitem. Aqui, também, o Senhor cita o versículo inteiro para permitir que seu poder atue nos ouvintes. O versículo fala da glória do Messias no céu, uma glória que Deus lhe dá.


Depois de citar o versículo, o Senhor repete a pergunta. Eles sabiam que o Cristo seria o Filho de Davi. No entanto, eles não sabiam por que Davi O chamou de “Senhor” no Salmo 110. A solução para este problema é dada a nós no início deste Evangelho. No capítulo 1 é chamado "Cristo, o Filho de Davi" e ao mesmo tempo é "Emanuel, Deus connosco" . Como homem, Ele é o Filho de Davi, nascido de Maria, da família de Davi. Ao mesmo tempo, Ele é e continua sendo o Senhor, perante o qual Davi se curva. 


O Messias, o Senhor Jesus, é Deus revelado em carne . Quem acredita nisso entende tudo isso. Quem não acredita vive nas trevas. Embora fosse o Filho de Davi, Ele teve que ascender ao céu para receber a realeza. E enquanto espera pela realeza, deve sentar-se à direita do trono de Deus, de acordo com os direitos de sua pessoa gloriosa: Senhor e Filho de Davi ao mesmo tempo.


Os fariseus ficam devendo absolutamente a resposta. Por causa de seu orgulho, eles estão completamente cegos para a glória da pessoa que está diante deles. A derrota dos oponentes está completa. Eles estão no fim. Mas o Senhor ainda não acabou com eles. Chegou a hora de desmascarar esses hipócritas na presença do povo sob sua influência. Ele fará isso no próximo capítulo.


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário