Mateus 21

   

                     

Entrada em Jerusalém

 

Agora eles estão se aproximando de Jerusalém. Eles param em Betfagé no Monte das Oliveiras. O Monte das Oliveiras é o monte do Getsêmani e o lugar de onde o Senhor subirá ao céu e onde também descerá do céu em Sua segunda vinda. De lá, Ele envia dois de Seus discípulos e diz a eles exatamente para onde devem ir. Em sua onisciência divina, Ele também lhes diz o que encontrarão e o que fazer com a jumenta e seu jumentinho. Ele também sabe que pode haver um comentário e diz para eles o que responder. Então tudo ficaria claro para o dono e ele não só “cederia” os animais para eles, mas os “enviaria”. Portanto, ele concordará e alegremente entregará para isto. Assim vemos como o Senhor prepara toda a situação e também os corações.


A missão do Senhor deve ocorrer desta forma para cumprir uma profecia feita 500 anos antes . No momento certo os animais estão disponíveis para o seu serviço. O proprietário também está pronto para entregá-los imediatamente. A jumenta e seu jumentinho devem carregar o Senhor Jesus, que vem como rei ao seu povo. Ele não vem elevado, a cavalo, para exercer juízo, mas com mansidão. É assim que chega a mensagem para a filha de Sião. Sião é o nome de Jerusalém em conexão com a graça de Deus, pois Sião é a montanha que fala da graça . O "jumentinho” indica um novo começo.


Os discípulos obedecem, saem e cumprem a comissão de seu Senhor. Quando eles voltam para Ele com os animais, eles colocam suas vestes no jumentinho para prestar homenagem a Ele. Com suas vestes, eles se colocam simbolicamente à disposição do Senhor para carregá-lo. E o Senhor aceita esta homenagem.

 

Sob a ação do Espírito de Deus, toda a multidão agora também é posta em movimento. Eles também dão suas vestes ao Senhor, agora não para sentar, mas para passar por cima delas. Os galhos cortados das árvores são galhos de palmeiras, indicando simbolicamente a superação. Assim eles recebem seu rei. Mas é apenas uma onda exterior que não tem profundidade. Porque apenas alguns dias depois, eles vão exigir em voz alta sua morte na cruz. Mas é Deus quem providencia essa honra para seu Filho. O poder de Deus afeta o coração dessa multidão. Ele não permite que seu filho seja rejeitado sem ter recebido este testemunho de honra. Nesta saudação a multidão aplica o Salmo 118 . Lá é cantado o descanso sabático de 1000 anos, que o Messias instituirá quando for reconhecido por seu povo. Infelizmente, suas palavras vão além de seus corações. Eles querem que Ele assuma o reinado agora, porque receberam muitas bênçãos Dele. No entanto, eles estão cegos para o estado pecaminoso em que se encontram.


Quando o Senhor agora entrar na cidade de Jerusalém, as sessenta e nove semanas do ano de Daniel serão cumpridas . Depois dessas sessenta e nove semanas, a septuagésima semana do ano poderia ter amanhecido, ou seja, o reino de paz de que falava Daniel. Mas o Senhor foi rejeitado, e o resultado é que a septuagésima semana do ano foi suspensa; pois esta profecia também deve ser cumprida.


A presença do Senhor e todo o seu comportamento ao chegar a Jerusalém causam grande sensação e muitas perguntas curiosas sobre ele. Todos percebem claramente que o Senhor é um profeta, pensando no profeta anunciado por Moisés , quem ele realmente é. E ainda assim, há também descrença sobre sua pessoa ao mesmo tempo. Para eles, ele não é mais do que "Jesus de Nazaré na Galiléia", uma pessoa que vem de Nazaré. Eles não têm olhos para Aquele "cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade" . Mas se Ele não é mais do que um profeta, então sua fé permanece perigosa e muito pouca, pois tal fé não os leva ao conhecimento de seus pecados e seu desvio do Senhor.


A limpeza do templo

Em Jerusalém, o Senhor entra no templo, o centro da adoração judaica. Ele prova seu poder real purificando-o. Sem qualquer restrição, Ele expulsa tudo e todos para fora do templo, sua casa. O Senhor limpou o templo duas vezes. Ele fez isso pela primeira vez antes de começar seu ministério público . Então, o zelo pela honra da casa de seu pai o havia estimulado. Lá também era prova de que Ele rejeitou os judeus porque eles O rejeitaram; pois ali, no evangelho segundo João, estava claro desde o início: Ele veio para o que era seu e os seus não o receberam .


Agora que o Senhor está perto do fim de Sua carreira terrena, Ele limpa o templo uma segunda vez. Agora Ele está agindo segundo a Palavra, pois Ele vê a casa de Deus sendo abusada. Na verdade, as pessoas necessitadas deveriam vir até lá e buscar a ajuda de Deus. Mas os judeus a transformaram em uma loja de departamentos e só queriam se beneficiar dela. Dessa forma, eles transformaram o templo em um covil de ladrões. Eles roubaram a Deus o que era devido. Mas, por meio da presença do Senhor, depois que Ele o purificou, o templo se torna novamente uma casa de misericórdia, onde os homens vem para Ele com sua miséria. E Ele os ajuda.


Mas isso não é de forma alguma no sentido dos sumos sacerdotes e escribas, que tinham suas próprias idéias sobre o templo, sobre o Senhor Jesus, sobre seus milagres e também sobre as crianças que cantam os louvores a Deus no templo. Então, mais uma vez, esses homens revelam sua oposição ao Senhor Jesus. Eles só conseguem criticá-lo, eles acham qualquer título honorífico para Ele fora do lugar. Em vez disso, eles mesmos querem receber honra dos homens. Eles ousam perguntar ao Senhor se Ele ouviu o que as crianças estão cantando. O Senhor responde que ouve naturalmente e se refere às escrituras. A passagem que Ele cita deixa claro que Ele é Jeová . Mas o Senhor não espera por sua reação; Ele acabou com eles. Ele não quer passar a noite em Jerusalém, mas com pessoas que gostam de recebê-lo. Marta, Maria e Lázaro moram em Betânia.


A figueira é amaldiçoada

O Senhor retorna a Jerusalém de manhã cedo e está com fome. Ele é completamente humano (embora sem pecado), Ele precisa dormir, comer e beber. Quando Ele viu uma figueira, Ele foi até ela para comer de seus frutos. Mas ele só encontra folhas, nenhuma fruta. Então, Ele pronuncia uma maldição sobre esta árvore, de modo que a árvore murche imediatamente. Essa árvore, que por meio de suas folhas dá a aparência de dar frutos, mas cuja aparência é enganosa, desperta a ira no Senhor.


Esta maldição do Senhor na árvore deve ter um significado simbólico. Nesse único milagre de julgamento que o Senhor faz, vemos o julgamento de Israel segundo a carne. Porque a figueira é um símbolo de Israel. Em Israel como nação, Deus não conseguia mais encontrar nada aproveitável. Também o homem na carne está representado aqui, que tem todos os privilégios, mas não produz nenhum fruto para o seu Senhor. Israel tinha todas as formas externas de adoração (= folhas). Era zeloso pela lei e seus estatutos, mas não dava frutos para Deus. E na medida em que tinha a responsabilidade de produzir frutos, isto é, na velha aliança, também nunca dará frutos. A maldição da árvore tem um resultado visível imediato, pois não há esperança de restauração.


Os discípulos ficam maravilhados com o efeito imediato das palavras do Senhor. Mesmo tendo visto tantos milagres do Senhor, eles ainda não entendem completamente quem Ele realmente é. Em sua resposta, o Senhor não aponta para sua onipotência divina, mas para a fé deles. Se eles enfrentam uma montanha de dificuldades sem duvidar, eles serão capazes de mover essa montanha. A montanha também é um símbolo de todo o sistema judaico que se diluirá no mar de povos, como aconteceu e como ainda é hoje. A fé vê este sistema para onde Deus o trouxe. E o Senhor também conecta isso com a promessa de que eles receberão tudo o que pedirem na oração com fé. No entanto, as palavras do Senhor devem ser lidas em seu contexto. Trata-se de um sistema que impede o desenvolvimento da graça de Deus. Por meio da oração, também nós podemos superar argumentos humanos, e dessa maneira remover as barreiras, para viver por graça e na graça.

 

Pergunta sobre o direito do Senhor Jesus

Agora os principais sacerdotes e anciãos começam uma discussão com o Senhor. Encontraremos mais desses argumentos a seguir, até o final do Capítulo 22. Os fariseus, herodianos, saduceus e um escriba também opinam sobre questões insidiosas; mas todos eles são silenciados pela resposta do Senhor. No final deste trecho, o Senhor faz uma pergunta referente a ele mesmo.


Aparentemente todos esses diferentes grupos de pessoas vêm a Ele para julgá-lo ou envergonhá-lo. Na realidade, porém, todos vêm um por um para ouvir o julgamento de Deus sobre si mesmos. Ao fazer isso, o Senhor traz à luz sua verdadeira condição.


O templo era sua morada, sua casa. Lá Ele ensinou. Neste lugar, os líderes religiosos vêm a Ele com uma pergunta sobre Sua autoridade. No entanto, esta questão não é honesta, eles pretendem desafiar esta autoridade. Ao fazer essa pergunta, eles estão basicamente assumindo toda autoridade para si mesmos e negando-a ao Senhor. Como é presunçoso perguntar ao Senhor sobre sua legitimidade, que era impossível negar.


Aqueles que deveriam ter liderado o povo querem negar-lhe sua autoridade e bancar os juízes. Sua pergunta: “Com que autoridade fazes isso?” visa sua autoridade. A pergunta: “E quem te deu tal autoridade?” é importante para eles porque eles não Lhe deram este direito; Não foi instituído por eles.


O Senhor faz uma contra-pergunta. Suas perguntas sempre visam trazer à luz o verdadeiro significado de algo e, assim, instruir o questionador sobre sua própria posição, bem como sobre a do Senhor. Se o questionador reconhecer isso, isso significará uma nova vida para ele.


Portanto, o Senhor agora faz do julgamento deles, sobre o ministério de João, e especialmente seu batismo, um teste da consciência deles. Se eles derem uma resposta honesta, eles também julgariam o ministério do Senhor corretamente. Porque João era seu precursor, havia anunciado sua chegada e apontado para ele. Seus oponentes estão cientes disso e agora estão se perguntando que reação cada uma de suas respostas causaria. Novamente, fica evidente aqui que eles não estão sendo honestos.


Com sua pergunta, o Senhor não vincula milagres ou profecias sobre João, mas quer tocar a consciência deles. Não há lugar para Deus em suas reflexões e, portanto, sua resposta é desonesta e errada.


Se Deus não é o foco, então o próprio eu se torna um ídolo. Então eles não querem responder “do céu” porque então eles deveriam ter acreditado em João! Mas se a sua resposta fosse "dos homens", então estariam comprometendo a sua aceitação por parte do povo - e é a isso que atribuem grande importância!


Portanto, a resposta deles, “não sabemos”, resulta do egoísmo e do medo dos homens. Segue-se que eles não têm o direito de perguntar ao Senhor Jesus sobre sua autoridade para agir. E não faz absolutamente nenhum sentido para o Senhor responder à pergunta deles. Ao responder, eles estão basicamente admitindo que são líderes cegos.

 

Parábola dos dois filhos

Agora o Senhor toma a iniciativa de fazer uma pergunta em forma de parábola. A vinha é uma figura de Israel sob a lei . Com essa parábola, o Senhor deixa claro que os líderes do povo estão mais distantes de Deus do que os mais desprezados do povo. A parábola é sobre um homem com dois filhos que recebem um após o outro ordem para trabalhar na vinha. O primeiro obedece à ordem, ainda que após se recusar inicialmente. Então a ordem vai para o segundo, que a princípio parece disposto, pois confirma que irá. Mas ele faz isso com as palavras “Eu vou, Senhor!” Com isso, ele expressa que vê seu pai como Senhor e não tem nenhuma relação de amor com ele. A sua vontade, então, acaba por ser uma mera aparência, porque no final ele não vai.


O Senhor então pergunta, qual dos dois fez a vontade do Pai, ao que os líderes dão a resposta correta. O Senhor deixa claro para eles que o “primeiro” apresenta homens que inicialmente não fazem a vontade de Deus, mas vivem em pecado. Mas depois esses homens se arrependem de seus pecados e, portanto, encontram a entrada no reino de Deus, em contraste com eles, os líderes. Assim o Senhor os identifica com o segundo filho, que primeiro disse que iria para a vinha, mas não foi.


Agora o Senhor se conecta à sua pergunta sobre João e explica a importância de acreditar em sua mensagem. João tinha vindo a eles "no caminho de justiça"; isto é, ele pregou de acordo com a lei de Deus, mas eles o rejeitaram. Com isso, o Senhor trouxe à luz sua atitude errada e pecaminosa para consigo mesmo, bem como a incapacidade deles de julgar Sua autoridade.

 

Parábola dos lavradores injustos

O Senhor continua seu ensino. Ele adiciona uma parábola que deve deixar a atitude deles totalmente clara. “Ouvi, ainda, outra parábola!” Ele ordena que continuem a ouvi-Lo. Esta nova parábola não é apenas sobre a atitude deles para com Deus, como a anterior, mas também sobre como Deus os trata. Há três acusações contra Israel nesta parábola: nenhum fruto para Deus, maus tratos e assassinato dos servos de Deus, os profetas, e a rejeição e assassinato do Filho.


A concepção de tudo o que Deus, o dono da casa, fez em benefício de sua vinha se baseia na parábola em que Israel é comparado a uma vinha, pela qual Deus tudo fez para poder esperar frutos dela . Nisto vemos o favor especial de Deus para Israel. Eles, como conhecedores da lei, devem ter reconhecido isso imediatamente.


Terminado todo o trabalho com vista à boa produção de frutos, o senhor aluga a sua vinha aos vinhateiros; ele mesmo vai para o exterior. Mas mesmo a partir daí ele continua extremamente interessado em sua vinha. Ele sabe exatamente quando é a época da colheita. Nesse momento, ele envia seus servos para receber "seus" frutos, pois eles pertencem somente a ele.


Os vinhateiros, no entanto, não têm absolutamente nenhuma intenção de entregar a colheita ao senhor. Eles consideram os servos do senhor como intrusos em seu território e os tratam de acordo. Um eles espancam, o outro matam e outro é apedrejado por eles. Mas porque ele gostaria de obter seus frutos, o senhor envia mais servos. Mas quando eles vêm para as vinhas, eles experimentam o mesmo destino.


Sabendo exatamente o que eles fizeram a seus servos, o senhor faz um último esforço para receber seus frutos. Para fazer com que os trabalhadores da vinha os entreguem a ele, ele vê apenas uma possibilidade: enviará seu filho. Certamente eles o respeitarão e o pouparão.


Mas o que acontece? Quando o filho entra em cena, a depravação e o egoísmo eclodem da maneira mais terrível. Os vinhateiros sabem que ele é o herdeiro. Eles negam a ele seus direitos porque querem sua herança para si. Para realizar este plano maligno, eles decidem matar o herdeiro. A palavra se torna ação. Com plena consciência e com toda a intenção, matam o herdeiro, filho do dono da casa e da vinha.


Este é o fim da prova do homem. A pergunta sobre a verdadeira condição do homem foi respondida e as tentativas de Deus de receber os frutos de sua vinha chegaram ao fim. O homem natural demonstrou totalmente seu ódio absoluto a Deus e a tudo que vem dele. Mais provas são inúteis, o estado é desesperador. O que resta agora é apenas julgamento. No final, eles apenas usaram a presença de uma pessoa divina no amor e na bondade, como um homem entre os homens, como uma oportunidade para tocar e ofender a Deus da forma mais maliciosa. Agora se tornou totalmente revelado e provado que o homem está perdido.


As consequências da rejeição do herdeiro

No final, o senhor da vinha vem pessoalmente. Então a questão não é mais o que os vinhateiros farão com o Senhor, mas o que o Senhor fará com esses vinhateiros. O Senhor Jesus agora faz esta pergunta aos líderes do povo. Eles também sabem a resposta correta, o que mostra que podem responder moralmente corretamente, mas ao mesmo tempo que estão completamente cegos para o fato de que sua resposta selou sua própria condenação. Eles vão ainda mais longe, dizendo que a vinha agora será dada a outros que produzirão seus frutos no tempo devido. Isso é exatamente o que aconteceu quando a salvação foi oferecida aos povos.


O Senhor aponta as escrituras que eles conhecem tão bem. A conduta dos líderes é claramente revelada em seus próprios escritos. Ele aplica o Salmo 118 diretamente à parábola que acabou de contar . O filho é a pedra, os vinhateiros são os construtores. Assim como os vinhateiros rejeitaram o filho, os construtores rejeitaram a pedra. Mas o Senhor ordenou que a pedra rejeitada se tornasse a pedra mais importante de todo o edifício. Isso é algo em que ninguém poderia pensar; tem sua origem apenas no conselho de Deus. Portanto, é também maravilhoso aos olhos dos crentes do remanescente, que confessarão isso com espanto no fim dos tempos, quando contemplarão Aquele a quem traspassaram .


O Senhor continua a explicação da parábola, seguindo o julgamento que eles próprios fizeram em sua resposta à sua pergunta . O reino de Deus lhes foi tirado porque estava presente entre eles na pessoa do Senhor Jesus . O Senhor não diz que o reino dos céus será tirado deles porque não o têm. O Senhor se afastaria deles. Ele é a pedra de toque para todo ser humano. Todos os que caem sobre Ele serão esmagados. Essas pessoas eram os líderes. Eles tropeçaram nesta pedra, caíram sobre Ele e caíram sobre Ele porque desprezaram esta pedra. É por isso que no final dos dias esta pedra cairá sobre o povo rebelde e os esmagará. Isso acontecerá quando o Senhor Jesus retornar à terra .


Os líderes agora percebem que o Senhor pensou neles ao dizer as suas parábolas. Por isso tentam agarrá-lo, mas ao mesmo tempo pensam na benevolência do povo, que não querem perder. Como no versículo 26 , eles se deixam guiar pelo medo dos homens, pela preocupação com a perda do respeito que acreditam ter com o povo. O medo do povo restringe suas ações, assim como restringiu sua língua no versículo 26 .


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário