Mateus 20

   

                    

Trabalhadores para a vinha

Esta parábola do Senhor segue a pergunta de Pedro sobre qual recompensa os discípulos receberão por seguirem o Senhor. Isso é evidente pela palavra “então” com a qual a parábola começa. Mas também resulta de uma comparação entre o versículo 30 do anterior com o versículo 16 deste capítulo ; . Em sua resposta, o Senhor indicou que muitos primeiros serão últimos e últimos serão primeiros . O Senhor explica isso com mais detalhes nesta parábola do reino dos céus, que o Senhor fecha no versículo 16 com as palavras: "Assim [isto é, desta forma], os derradeiros serão primeiros, e os primeiros, derradeiros, porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos."

Com isso, o Senhor estabelece o princípio de que Deus é misericordioso e soberano para com aqueles a quem chamou. Ao mesmo tempo, declara que depende unicamente da sua graça e do chamado, o que dá como recompensa àqueles que envia para a sua vinha. A lição crucial desta parábola é a confiança na graça do Senhor da Vinha; esta graça é o ponto de partida para tratar quem trabalha na vinha.

Nesta parábola do reino dos céus fica claro o que acontece neste reino. Mostra como os pecadores são convertidos. Trata sobre aqueles que se relacionam com o Senhor Jesus e são chamados por Ele para servir. Ele é totalmente soberano nisso, como é o caso da recompensa dos trabalhadores. Sem exceção, o Senhor reconhecerá todo serviço realizado e todo sacrifício feito por Sua causa, ao mesmo tempo em que afirma Seus próprios direitos de expressar esse reconhecimento como Ele deseja. Ele tem o direito de recompensar aqueles que, em nossa opinião, podem não ter feito nada.

O senhor aparece aqui como um dono da casa, pelo que a ideia de uma casa está ligada ao reino. Este senhor inicia o seu trabalho pela madrugada e vai à procura de trabalhadores para a sua vinha. Ele negocia com o primeiro grupo de trabalhadores que vai para a vinha após acordo fechado. Os trabalhadores também concordam com o salário combinado.

Mas o senhor da casa pode precisar ainda mais trabalhadores. Ele vê pessoas que não têm nada para fazer, vai até elas, pede que elas também irem à vinha e promete uma recompensa adequada. Portanto, esse grupo vai para a vinha sem um acordo específico, simplesmente confiando na promessa do Senhor. Depois disso, o Senhor sai novamente para angariar um terceiro e um quarto grupo com os quais Ele trata da mesma maneira. Ele está constantemente ocupado chamando pessoas para trabalharem em sua vinha; e toda vez Ele sai da casa para isso.

Mesmo na décima primeira hora, quando o dia está quase acabando, Ele sai novamente. E novamente Ele encontra pessoas ociosas. Mas antes de enviá-los para trabalhar em Sua vinha, Ele lhes pergunta por que ficam ociosas o dia todo. Isso mostra que Ele conhece o passado deles. A resposta deles mostra passividade. Eles não são como a Rute, que foi ela mesma procurar trabalho em algum lugar e contou com o favorecimento senhor do campo . Mesmo assim, o Senhor os enviou para sua vinha. Este último grupo vai para a vinha sem qualquer acordo.

O pagamento

A hora do acerto de contas chega. Em sua sabedoria, o senhor da Vinha determina como o pagamento deve ser feito. Ele diz a seu administrador para começar a pagar os últimos. Os outros veem isso, principalmente aqueles que foram primeiro para a vinha. A maneira de fazer as coisas do senhor agora revela o que está em seus corações. Para sua surpresa, os trabalhadores que começaram a trabalhar por último recebem um denário cada. Por causa de sua graça, aqueles que trabalharam apenas uma hora recebem o salário de um dia inteiro.

No final, vêm os primeiros. Eles viram que quem trabalhava apenas uma hora ganhava um denário. Parece-lhes lógico que, então, recebam doze denários. Afinal, eles trabalharam o dia inteiro, doze horas por dia. Eles são bons em cálculo. Talvez fosse um pouco menos, mas com certeza contam com mais de um denário. Mas eles têm toda a razão em receber o salário acordado de um denário. Eles acham isso injusto e reclamam com o dono da vinha sobre o que consideram um tratamento injusto. Eles acham que estão recebendo muito pouco, pois são igualados aos que trabalharam apenas uma hora, enquanto eles suportaram o trabalho do dia inteiro e o calor. Com esta reclamação eles criticam as ações do dono da vinha, por serem colocados no mesmo nível que os últimos, enquanto eles próprios tiveram que exercer muito mais esforço.

O dono responde apenas a um deles. Talvez tenha sido aquele que foi primeiro à vinha. Ele se dirige a ele como um “amigo” e ressalta que ele não fez nada de errado ao lembrá-lo do acordo. Se ele lhe paga o que o trabalhador mesmo aceitou, o que há de errado em fazer isso? Deixe o trabalhador pegar seu dinheiro e ir embora. O dinheiro agora é dele; o dono chama de "teu". Ele realmente merece e pode dispor dele à vontade. Mas o dono em sua graça deu tanto aos últimos quanto aos primeiros.

O Senhor fala "este derradeiro", isto é, de uma única pessoa, que provavelmente quer dizer aquele que realmente foi para a vinha por último. O que ele dá a este último não é uma questão deste obreiro da primeira hora, mas apenas uma questão do senhor. Quem é o trabalhador para poder dizer ao Senhor o que deve fazer com seu dinheiro? O senhor não tem direito para nisso? Ou é mais que a bondade demonstrada para com os outros, que revela a maldade do coração de quem pensa ter mais direitos?

A lição

Agora o Senhor Jesus tira a conclusão para seus discípulos, porque para eles Ele falou a parábola após o incidente anterior. Lá a ordem era: os primeiros serão os últimos e os últimos serão os primeiros; porque lá era sobre o fracasso do homem. Aqui a ordem é inversa: os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos, porque se trata da soberania de Deus.

A lição que devemos aprender (e é tão difícil para nós!) é que o Senhor não deixa nenhuma obra sem recompensa e que Ele valoriza a simples confiança Nele acima do maior esforço realizado por Ele. É a fé que se põe a caminho para Ele, mesmo quando o dia está quase acabando; que não pensa na recompensa, mas vai trabalhar porque é Ele quem manda. Esta fé e amor por Ele como motivos de serviço são mais importantes para Ele do que o trabalho real que está sendo feito.


Terceiro anúncio de sofrimento

Depois da parábola dos trabalhadores da vinha, o Senhor agora pensa na obra que Ele mesmo deve realizar, por causa da qual agora deve subir a Jerusalém. Ao pensar nisso, Ele deseja compartilhar seus pensamentos com seus doze discípulos, somente com eles. Ele quer incluí-los naquilo que tanto o preocupa. Ele fala com eles sobre isso quando já está a caminho. Ele diz a eles para onde vão e o que os líderes religiosos farão com Ele, o Filho do Homem, em Jerusalém. Ele será entregue (por Judas, cujo nome o Senhor não revela) aos falsos líderes, e eles O condenarão à morte. Em seguida, eles o entregarão às nações, representadas por Pilatos e seus soldados. Por fim, Ele será debochado, açoitado e crucificado. Mas isso não será o fim. No terceiro dia Ele será ressuscitado. Ele é o vencedor da morte.

 

Um lugar no reino

Depois de suas palavras impressionantes sobre seu sofrimento, morte e ressurreição, a mãe de João e Tiago vem até ele. Antes de lhe fazer uma pergunta, ela o homenageia, ou seja, tem consciência de sua sublimidade. Então ela não sai imediatamente com seu pedido, mas primeiro pergunta ao Senhor se ela pode fazer-lhe um pedido. Embora o Senhor saiba o que a preocupa, Ele a incentiva a perguntar o que ela deseja. Agora ela apresenta seu pedido: se seus filhos podem ter um lugar nobre em seu reino. Este pedido mostra que ela vê o futuro rei no Senhor.

O Senhor responde à mãe que ela não sabe o que está pedindo. É claro que isso é uma censura. Ela não deveria ter feito tal pergunta. Os filhos devem ter pedido à mãe, para que pedisse ao Senhor a posição cobiçada em seu reino. O Senhor traz à luz o motivo desse pedido, agora fazendo uma pergunta aos filhos.

O Senhor responde com uma pergunta sobre beber o cálice. Isso significa que se trata de algum tipo de sofrimento. Os filhos respondem que podem beber o cálice do Senhor. Isso é petulância? O Senhor não responde se eles podem beber o cálice, mas que o beberão. O Senhor não fala absolutamente sobre a posição deles em Seu reino. Depende apenas do Pai, que criou um lugar para todos.

O que a mãe pede ao Senhor para o benefício dos filhos, ela não recebe. Esta é a única vez em que um pai orará por seus filhos e não encontrará uma resposta do Senhor. Isso é por causa do que está sendo pedido. Um pedido de ajuda em caso de emergência é sempre atendido. Aqui, porém, é pedida uma recompensa, um lugar de honra para os filhos, e o Senhor não pode aceitar isso.

Quando os outros dez discípulos ouviram tudo isso, ficaram muito ressentidos com os dois irmãos. Mas por que os dez se ressentem de João e Tiago? Eles não estavam livres de desejos conflitantes?

Não governar, mas servir

O Senhor agora chama todos os seus discípulos para si. Todos estão tão preocupados com sua posição no reino vindouro, que o Senhor tem algo a explicar para eles. Para ensiná-los sobre o serviço, Ele primeiro se refere ao que é costume no mundo. Eles conhecem o mundo e sabem exatamente como acontece lá. Busca-se o poder, os grandes e os maiorais determinam tudo e os outros nada têm a reclamar.

Mas deve ser completamente diferente entre os crentes e no mundo. O Espírito de Cristo é um espírito de serviço que leva à escolha da posição mais baixa e à entrega total aos outros. Significa renunciar a tudo para ser dependente com confiança na graça do Senhor a quem servimos. Essa disposição de ocupar o lugar mais baixo deve ser tão consistente que nos tornemos servos de todos. Esse deve ser o sentimento daqueles que estão em casa no reino, como agora está sendo estabelecido pelo Senhor rejeitado.

No reino de Deus existem regras que são exatamente o oposto das regras dos reinos deste mundo. No reino de Deus, disposição no serviço leva à verdadeira grandeza. Neste mundo, a grandeza é expressa por meio do domínio e do poder sobre os outros, mas entre os santos por meio do serviço e da preocupação com os outros.

“Querer ser grande” é expresso no modo como alguém se apresenta aos outros. Aqueles que desejam crescer no reino de Deus, conseguem isso se desejam servir aos outros. “Querer ser o primeiro” é uma questão de classificação. Um escravo é alguém que pertence inteiramente a um senhor e não tem direito de autodeterminação. Toda a sua existência é determinada pelo seu Senhor. Como um servo, sua atividade, sua disposição para servir, está em primeiro plano. Como um escravo, tudo depende da vontade de seu senhor, que é o único que tem o controle da vida do escravo.

O próprio Senhor é o grande exemplo de pessoa que vive de acordo com as regras do reino dos céus. É por isso que Ele é o maior e o primeiro ali. Ele também fez uma obra na qual não podemos segui-Lo, a obra da redenção. Seu serviço foi tão longe que Ele deu sua vida. Somente esta vida perfeita e sua entrega à morte poderiam ser o resgate de "muitos"; isto é, para todos os que crêem nEle.

Cura de dois cegos

Assim, o Senhor fala de sua vida como um resgate. Com isso em mente, Ele agora está iniciando sua jornada final para Jerusalém. O Senhor já visitou Jericó, a cidade da maldição, e trouxe bênçãos para lá. Agora ele vai a Jerusalém com seus discípulos para estabelecer o fundamento para todas as bênçãos que ele trouxe e ainda trará no futuro. Atraídos por esta bênção, uma grande multidão os segue e deixa Jericó com ele. No entanto, eles não entendem aonde leva seu caminho.

No caminho, dois cegos sentados à beira do caminho apelam à sua misericórdia . Quando ouvem que o Senhor está passando, eles O invocam. Eles devem ter ouvido falar dele antes. Seus olhos eram cegos, mas seus corações eram iluminados . Agora é a chance deles e eles a estão aproveitando. Mas a multidão quer silenciá-los. Sempre que alguém invoca o Senhor, há pessoas que querem impedir. Os dois cegos, porém, têm grande força de fé. Eles pertencem aos "homens violentos" que se apoderam do reino . Em vez de ficarem em silêncio, eles clamavam ainda mais alto pela misericórdia do Senhor.

“E Jesus parou”. Que grande cavalheiro! Enquanto está a caminho de Jerusalém e o pensamento do que o aguarda possa ocupar o seu interior, Ele se deixa deter por um grito de misericórdia. Então Ele toma um tempo para eles e os chama. Aqui, também, vem a pergunta do Senhor o que ele deveria fazer por eles de acordo com a vontade deles . Ele sabe, mas quer ouvir deles mesmo.

O Senhor também gostaria de ouvir de nossa boca o que desejamos Dele. Eles dizem para Ele sem rodeios: Seus olhos devem ser abertos!

O Senhor os cura. Ele faz isso não como um benfeitor, mas como alguém que compartilha de suas necessidades. Cheio de compaixão, tocado por sua miséria e comovido interiormente, Ele toca o ponto doente. O resultado pode ser visto imediatamente: os dois o acompanham imediatamente em seu caminho para Jerusalém.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário