Mateus 16

   

                    

O pedido de um sinal

Quando as pessoas se aproximam do Senhor, elas podem ter motivos muito diferentes. No capítulo 15 , pessoas vieram ao Senhor com motivos completamente diferentes do que dos fariseus e saduceus aqui. Lá o Senhor ajudou, mas aqui Ele os abandona e vai embora . Os fariseus e saduceus eram inimigos mútuos. Eles, que normalmente eram inimigos, unem-se aqui contra o Senhor e tentam ser fortes juntos e colocar o Senhor à prova. Os saduceus eram os pensadores liberais daquela época, enquanto os fariseus eram os defensores das instituições e da autoridade da lei. Juntos, eles agora vêm ao Senhor e cobram um sinal do céu, visto que o maior sinal já dado por Deus do céu está bem diante deles.

Em sua resposta, o Senhor se refere aos sinais da natureza. Se eles percebessem certos fenômenos naturais, eles saberiam exatamente como interpretá-los. À noite, eles podiam dizer pela cor do céu que um bom tempo estava previsto. Para quem tinha discernimento espiritual, também havia boas perspectivas naquela época. Afinal,o oriente do alto os visitou no Senhor Jesus. Eles também podiam dizer pela cor do céu quando uma tempestade se aproximava. Espiritualmente, porém, eles foram incapazes de reconhecer que uma tempestade estava se formando, isto é, que o julgamento de Deus estava vindo sobre eles como resultado de sua rejeição do sinal dado por Deus do céu.

O Senhor, portanto, os chama de geração má e adúltera. Eles eram maus em seus corações e em suas mentes. Eles eram adúlteros em seus atos, em seus atos de infidelidade ao Senhor. Então agora Ele mostra a eles como um sinal do que aconteceu com Jonas. É o sinal de um homem que desapareceu da terra, que em certo sentido se tornou invisível para o povo judeu pela morte e foi devolvido a eles depois de certo tempo.

Assim, Ele apresenta a eles em figura, sua morte e sua ressurreição; Isso significa que Ele irá para a morte, e ressuscitará dela, para então levar a mensagem, que Israel tem desconsiderado, aos gentios. Isso é exatamente o que Jonas fez e assim se tornou uma figura, um sinal do que o Senhor Jesus faria.

O fermento dos fariseus e saduceus

Quando os discípulos chegam na outra margem, percebem que se esqueceram de levar pão com eles. O Senhor sabe que eles estão preocupados com isso. Mas ele mesmo pensa não apenas em seu bem-estar físico, mas agora em seu bem-estar espiritual. Ele sabe o quanto seus discípulos ainda são suscetíveis ao raciocínio dos fariseus e saduceus e, portanto, os adverte contra isso em uma linguagem figurativa que eles devem realmente entender.

Mas os discípulos estão em uma frequência completamente diferente do Senhor. Quando o Senhor fala sobre o fermento, eles imediatamente se conectam aos pães que esqueceram. Eles só pensam em suas necessidades físicas. Quando o Senhor fala e os cristãos começam a usar sua própria razão, eles nunca entendem o Senhor. A causa é que eles começam no homem e depois tentam ascender a Deus. A reflexão correta e saudável por parte do cristão começa com Deus e termina com o homem. O Senhor nota como e o que eles pensam um do outro e faz uma pergunta a respeito. Ao tratá-los como “de pouca fé”, Ele os está avisando imediatamente de que seu raciocínio está incorreto. Nós também começamos nossas próprias reflexões quando não pensamos primeiro em Cristo. O Senhor aponta isso em sua resposta. Se eles tivessem pensado Nele imediatamente, eles nunca teriam se preocupado com o pão.

O Senhor os lembra não apenas dos cinco pães para os cinco mil, mas especialmente de quanto sobrou depois. Ele não apenas supre, mas dá abundância. A fim de mostrar isso aos seus discípulos ainda mais claramente, Ele também os lembra dos sete pães para os quatro mil, e aqui novamente especialmente do que sobrou deles. Eles estavam lá! Eles próprios haviam distribuído o pão e até mesmo recolhido os pedaços que sobraram. Eles haviam estado tão diretamente envolvidos em ambos os milagres e, ainda assim, estavam tão preocupados com seus pães esquecidos que apenas aplicaram as palavras do Senhor a eles. Lembrados pelo Senhor no final, devem ter percebido que Ele não tinha falado sobre pão.

Então o Senhor os avisa novamente sobre o fermento dos fariseus. Agora os discípulos entendem o que o Senhor quis dizer: o ensino maligno dos fariseus e saduceus. Nas Escrituras, o fermento é sempre uma imagem de algo errado, pecaminoso. O fermento dos fariseus é, portanto, a hipocrisia religiosa, que depende sobretudo da perfeição externa e cerimonial. O fermento dos saduceus é o orgulho intelectual que coloca a mente no trono do único juiz, mas coloca de lado a revelação e a fé em Deus. Essas atitudes erradas permeiam todo o Cristianismo. Por um lado, vemos ritualismo, por outro lado, racionalismo e às vezes uma mistura de ambos .

A advertência do Senhor sobre esse tipo de fermento precede imediatamente Sua revelação a respeito da igreja, que ouvimos Dele nos versículos que se seguem. Isso significa que se ingerirmos um ou outro tipo de fermento, não entenderemos sua revelação a respeito da igreja nos versículos seguintes.

Quem dizem os homens que eu sou?
 

A pergunta do Senhor se relaciona diretamente a ele mesmo e é, portanto, o cerne de todas as outras perguntas. Ele faz esta pergunta aos seus discípulos. Como homens familiarizados com o pensamento do povo sobre o Senhor, eles deviam ser capazes de responder. O Senhor faz esta pergunta, justamente na região, em que o domínio do povo pelos gentios e, portanto, também o pecado do povo e a disciplina de Deus sobre ele, como nenhum outro traz à mente. Cesareia de Filipe tem o nome de César, o imperador romano, que também subjugou a terra de Israel, mas também de Filipe I da família de Herodes. Nesta área, cujo nome deixa tão claro o quanto o povo de Deus se desviou de Deus, o Senhor começa agora a falar sobre a igreja.

Então, ele primeiro quer saber de seus discípulos o que o povo pensa dele em geral. Os discípulos estão cientes disso. Sua resposta mostra que as pessoas - do ponto de vista humano - realmente fazem comparações bem-intencionadas. Mas eles não chegam nem perto do verdadeiro significado do Senhor Jesus. Tudo o que eles pensavam eram apenas crenças humanas e nada tinha a ver com fé. Isso deixou os homens em completa incerteza. Essa insegurança resulta da indiferença para com o Senhor Jesus; a alma não sente nenhuma necessidade espiritual e nada sabe do fato de que só pode encontrar descanso na verdade, no Salvador.

Esses homens têm altas opiniões sobre o Senhor Jesus, mas estão infinitamente distantes da verdade sobre sua pessoa. Eles formam uma segunda classe de pessoas ao lado dos fariseus, que rejeitam o Salvador em sua arrogância e descrença. Mas há também uma terceira classe da qual Pedro é um exemplo. Esses são os homens a quem Deus revela quem Cristo realmente é, dando-lhes fé.

E vós, quem dizeis que eu sou?

Mas agora o Senhor pergunta diretamente: Quem dizeis que eu sou? Esta questão é de extrema importância para todo discípulo. Simão Pedro responde primeiro. Ele confessa que o Senhor Jesus é o Cristo, o que significa: o Messias como cumprimento das promessas de Deus, bem como das profecias que anunciaram esse cumprimento. Ele é o Messias prometido por Deus e também, de acordo com o Salmo 2, o Filho de Deus. Esta é a confissão do remanescente judeu .

Além disso, Pedro o confessa como o Filho do Deus vivo, o que ao mesmo tempo expressa que há vida no Senhor Jesus e que Ele tem o poder de dar vida. Ser o Filho do Deus vivo significa que Ele mesmo tem esta vida. O que é edificado sobre Ele não pode ser tocado pela morte e nunca pode ser destruído. Tudo é baseado em sua pessoa.

A Igreja e o Reino

Cristo provou suficientemente quem Ele é. Mas todas essas evidências obviamente não tiveram nenhum efeito no coração de ninguém. Só a revelação do Pai é o caminho de saber quem Ele é, e isso vai muito além de esperar um Messias. O Senhor Jesus agora adiciona uma nova revelação à revelação do Pai a Pedro. Ao dizer “Pois também eu te digo”, Ele se coloca no mesmo nível do Pai. Ele e o Pai são um . O Pai revelou algo, e agora o Senhor Jesus também revelará algo.

Antes desta revelação, no entanto, Ele usa o significado do nome Pedro, dizendo-lhe: "Tu és Pedro". Pedro significa "pedra". Com isso o Senhor mostra que Pedro é uma das pedras que são edificadas sobre a rocha (do grego petra). Pedro entendeu muito bem essa alusão ao seu nome, como vemos em sua primeira carta; Nela ele descreve os crentes como pedras vivas que formam uma casa espiritual .

A edificação da igreja ainda estava no futuro, pois o Senhor diz: "Eu edificarei". A propósito, isso também significa que a igreja não existia desde Adão. O Senhor também informa que esta obra de Deus não pode ser perturbada por nenhum poder do inimigo. No entanto, onde se trata de homens envolvidos na edificação da igreja, a destruição é possível . A ressurreição do Senhor Jesus é a prova de que Ele é o Filho do Deus vivo e que a morte não tem poder sobre ele. O próprio Senhor Jesus tem as chaves da morte e do Hades .

Agora o Senhor Jesus dá a Pedro as chaves do reino dos céus, não as chaves da igreja. O reino é formado por pessoas; a igreja como o Senhor a apresenta aqui é obra somente de Deus. Vemos Pedro usando as chaves em várias ocasiões: em Atos 2 para “libertar” os judeus, ou seja, para libertá-los de seu ambiente judaico . Em Atos 10, ele usa as chaves para “libertar” os gentios, ou seja, para libertá-los de seu ambiente pagão . A porta pela qual eles entraram no reino dos céus é o batismo. Em Atos 8, Pedro usou as chaves para “amarrar” o mago Simão, ou seja, para fixar nele seus pecados . Embora esse feiticeiro Simão tenha sido batizado, ficou claro que ele ainda estava contaminado com seus pecados, o que foi de certa forma reforçado pelo ato de Pedro. A partir dessas situações em que Pedro usa as chaves, vemos que o reino e a igreja são duas áreas distintas.

Após essas comunicações especiais do Senhor, os discípulos podem ter sentido o desejo de torná-lo conhecido como o Cristo. Mas o Senhor não quer isso. O tempo para isso já passou desde que os homens O rejeitaram. Ele agora está preocupado com outra coisa: sua obra na cruz. Isso é o que o Senhor apresenta no versículo seguinte.

O primeiro anúncio de sofrimento 

Depois que o Senhor revelou que construiria a igreja, Ele agora fala pela primeira vez sobre seus sofrimentos, morte e ressurreição. Ele sabe que isso está à sua frente agora. Se a igreja deve vir a existir, então Ele primeiro terá que realizar a obra de redenção na cruz e suportar todos os sofrimentos que são infligidos a Ele neste contexto. Para sofrer tudo isso, Ele teve que ir para Jerusalém (não para assumir o trono ali). Mas Ele também acrescenta que no terceiro dia Ele será ressuscitado. Sua morte não é o fim. O Senhor deseja que seus discípulos saibam disso.

No entanto, Pedro não quer ouvir nada de um Messias sofredor: Isso não pode ser verdade e não deve acontecer! Para isso ele até apela à graça de Deus. Pedro ainda estava muito ocupado com a edificação do reino aqui e agora. Além disso, ele ignorou o problema dos pecados do povo. Por mais abençoado e honrado que fosse Pedro pela Revelação do Pai, seu coração ainda estava apegado de forma carnal à glória humana do Messias (na verdade, a sua própria). Ele não conseguia se elevar às alturas dos pensamentos de Deus. Pedro não está sozinho nisso. Estar convencido das verdades sublimes e até desfrutá-las sinceramente como verdades é outra coisa do que ter um coração formado por elas, de modo que os sentimentos e a caminhada na terra também concordem com essas verdades.

O Senhor reconhece a fonte da qual Pedro está falando. Pedro se permite ser usado por Satanás, que quer desviar o Senhor de seu caminho de obediência. Satanás pôde usar Pedro para isso porque Pedro não estava preocupado com os caminhos de Deus, mas com os dos homens. Os homens têm receio de sofrer; eles querem a glória sem sofrer por ela. Mas com Deus não há glória terrena sem primeiro sofrer por ela.

Seguindo o Cristo rejeitado  

Com as referências à sua rejeição, o Senhor combina um ensino para seus discípulos. Ele lhes apresenta os custos ao segui-lo: custa tudo! Aqueles que desejam segui-Lo devem negar completamente a si mesmos e todos os seus próprios interesses. Ele também deve estar pronto para suportar o desprezo do mundo. Isso significa “levar sua cruz”. O Senhor apresenta tanto um como o outro aos seus discípulos como uma escolha necessária. Quem quiser segui-lo deve estar pronto - só então ele pode seguir o Senhor. Ninguém é obrigado a fazer isso, mas se alguém quiser segui-lo, esse é o preço.

Quem quer que viva apenas para este mundo e queira salvar sua vida desta forma, no final das contas não será capaz de salvá-la, mas definitivamente a perderá. Mas se alguém entrega sua vida ao Senhor, ele encontrará a verdadeira vida que só pode ser encontrada e desfrutada em comunhão com Ele. O que o Senhor está dizendo aqui é simplesmente a verdade inevitável; quem quiser salvar sua vida, a perderá; mas quem perde sua vida por amor do Senhor a encontrará.

O Senhor dá aos discípulos e a nós algo mais a pensar, que tornar a decisão mais fácil. Ele quer que eles e nós pensemos nisso. Vamos imaginar que ganhamos o mundo inteiro. Por quanto tempo podemos aproveitar isso? Isso pode durar cem anos, no máximo, e apenas até certo ponto. Nós poderíamos por ex., ter uma abundância de alimentos maravilhosos e joias preciosas, mas nosso estômago tem apenas uma capacidade limitada e nosso corpo ou nossa casa só poderiam conter uma quantidade limitada de joias. E no final haverá morte e eternidade de qualquer maneira. Se a alma for perdida no processo, o breve gozo terreno será seguido por sofrimento eterno. A alma é a coisa mais preciosa que uma pessoa possui. Se ele perder para sempre, não haverá um único meio de troca para libertá-lo do tormento eterno. Com essas palavras, o Senhor indica o valor incomensurável da alma. Com isso as pessoas devem se preocupar, não com o prazer temporal do mundo.

O Senhor coloca a grande importância da alma à luz de sua chegada iminente como o Filho do homem, quando Ele recompensará cada pessoa de acordo com suas obras. Então ele não virá sozinho, mas seus anjos o acompanharão e a glória de seu pai o cercará. Tudo brilhará em esplendor e majestade. Todo aquele que despreza isso e não se curva com fé diante desta majestade vindoura, está fazendo violência à sua alma.

Após essas palavras solenes, o Senhor encoraja alguns de seus discípulos, a saber, Pedro, Tiago e João. Eles verão com seus próprios olhos o Filho do Homem entrando em seu reino antes de morrerem. Na verdade, isso acontecerá muito em breve, pois com essas palavras o Senhor está apontando para a cena que temos em mente no trecho imediatamente seguinte: a glorificação do Senhor na montanha. O que eles viram ali os encorajará a continuar servindo a Ele, por maior que seja a resistência.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário