Mateus 17

   

                        

A glorificação no monte 

O Senhor Jesus agora leva Pedro, Tiago e João com ele até um alto monte. Esses três discípulos são os "alguns" do versículo anterior , sobre os quais o Senhor havia dito que "não provarão a morte até que vejam vir o Filho do Homem no seu Reino". Na cena seguinte, você tem uma impressão de como será quando o Filho do Homem entrar em seu reino.


Este evento é apresentado com as palavras "seis dias depois". Seis dias são o tempo normal de trabalho do homem na terra . Passado esse tempo de atividade humana, chega o sétimo dia, o dia de descanso. O sábado, o sétimo dia, é uma figura do descanso do reino de paz. A glorificação na montanha dá uma amostra disso que esses três discípulos podem experimentar com antecedência. Neste reino, o Senhor Jesus é o centro brilhante no qual toda a atenção está focada.


Na presença deles, a aparência do Senhor muda. Aquele que exteriormente não diferia em nada de outros homens, que para o olho natural “não tinha parecer nem formosura” , agora adquire uma aparência exterior diferente, muito impressionante e maravilhosa. Seu rosto brilha como o sol. O sol é a figura do mais alto governo e está definido para governar o dia . Assim, Ele brilhará no Reino da Paz, sobre o qual nascerá como o sol da justiça . Então se tornará realidade o que Zacarias profetizou, quando falou do oriente do alto, que porá os pés do povo no caminho da paz O fato de suas roupas terem se tornado brancas como a luz indica que todas as obras de seu governo serão perfeitamente puras e imaculadas durante todo o seu reinado. Ele exercerá a lei de forma totalmente transparente.


Só mais tarde Pedro entendeu tudo isso. Em sua segunda carta, ele relata que ele e os outros dois discípulos fizeram “saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” como testemunhas, “nós mesmos vimos a sua majestade” .


Enquanto estão com Ele na montanha, Moisés e Elias aparecem para eles. Eles não aparecem ao Senhor Jesus, pois nunca estiveram ocultos dele, mas estão constantemente diante de sua face. Moisés e Elias representam os dois pilares sobre os quais repousa toda a ordem judaica. Moisés é o fundador do povo que introduziu a lei. Elias foi quem restaurou a conexão do povo com Deus com base na lei. Os discípulos não têm dificuldade em reconhecer estes dois. Também vemos aqui que na ressurreição as diferenças entre as pessoas são preservadas, mesmo quando as condições terrenas terminam.

 

Os dois homens falam com o Senhor Jesus. Sabemos pelo Evangelho de Lucas que falam com Ele sobre o caminho que Ele deve percorrer para estabelecer o reino de paz, do qual os discípulos têm uma impressão preliminar .

A proposta e a resposta

Neste ponto, Pedro não entendeu muito sobre a glória do Senhor Jesus. Em seu entusiasmo, ele sugeriu construir imediatamente três tabernáculos para as três pessoas que ele tanto amava. Mas, ao fazer isso, ele prova que sua avaliação da glória do Senhor Jesus está longe da realidade. Ele nomeia o Senhor Jesus primeiro, mas o coloca no mesmo nível de Moisés e Elias. Ele vê os três como homens por meio dos quais Deus falou sem perceber que o Senhor Jesus é o Deus de Moisés e Elias. Ele também se atribui uma posição muito elevada ao dizer: "Senhor, bom é estarmos aqui". Por mais compreensível que seja que ele queira se apegar a essa experiência presente, isso também mostra que ele está pensando apenas em si mesmo e não nos outros discípulos. Acima de tudo, deixa claro que ele ainda não entendeu a obra que o Senhor Jesus ainda precisa realizar. O Senhor havia falado sobre isso, mas Pedro ainda não o internalizou.

 

Naquele momento eles ouvem a voz do pai, o que põe fim a todos os mal-entendidos de Pedro. O Pai testifica que o Senhor Jesus é Seu Filho amado e que tem todo prazer nele. Deus também tem prazer nas pessoas que fazem sua vontade. No entanto, os homens sempre permanecem devendo. Mas o Filho é a única pessoa em quem Ele sempre se agradou. O Filho é a revelação perfeita do Pai, que expressa perfeitamente, de quem o Pai é, em tudo o que faz e fala. Por isso Ele é o único a ser ouvido. A única razão para ouvir Moisés e Elias, é porque eles compartilham as palavras do Filho.


A voz do Pai vem da “nuvem luminosa” que os cobre. Esta nuvem luminosa é a mesma que sempre esteve acima do tabernáculo. É a nuvem da glória de Deus, que os rabinos chamavam de "Shekhina" - o símbolo da morada de Deus. A graça pode trazer Moisés e Elias para a mesma glória do Filho de Deus e, assim, conectá-los a ele. Mas se o homem ignorante em sua incompreensão da realidade deseja juntá-los como se eles tivessem igual direito ao coração do crente em si mesmos, então o Pai deve se levantar diretamente pelos direitos de seu Filho.

A ninguém viram, senão a Jesus
 

Quando os três discípulos ouvem a voz do Pai expressando prazer em seu Filho, eles caem de rosto no chão - mais por medo do que por adoração. Eles ainda estão intimamente ligados à glória terrena para serem capazes de apreciar adequadamente a glória celestial. Então o Senhor vem a eles. Ele, que conhecia tão bem esta voz, os incentiva, como sempre fazia quando estava na terra: “Não tenhais medo!” O Filho, que é todo o prazer do Pai, está com eles. Por que eles ainda deveriam temer?


Quando os discípulos abriram os olhos novamente, Moisés e Elias não estavam mais lá. Eles não vêem mais ninguém além de Jesus. Esse é o objetivo que Deus também tem com nossas vidas. Ele quer retirar todo apoio humano e toda estima das pessoas entre nós, para que tenhamos o suficiente somente no Senhor Jesus. A honra que pertence a seu Filho não pode ser compartilhada com outros. O Senhor Jesus tem o direito de nossa admiração sem reserva e disposição para servi-lo. Podemos pedir a Ele que nos dê um coração não dividido .

A vinda de Elias
 

Depois de descerem do monte, o Senhor ordena que não contem a ninguém a "visão" que viram na montanha até depois de sua ressurreição. Então, eles receberão o Espírito Santo e somente então compreenderão o conteúdo e o escopo do evento. Não haveria sentido em contar aos outros sobre isso agora; eles não podiam entender.


Surge agora uma dificuldade para a compreensão dos discípulos sobre o aparecimento da glória futura do Messias que acabaram de ver. Essa dificuldade surge do ensino dos escribas sobre Elias. Eles afirmam que ele deve vir primeiro, antes do Messias - um pensamento tirado de uma profecia do profeta Malaquias . Os discípulos perguntam ao Senhor, porque os escribas dizem que Elias deve vir primeiro, isto é, antes da revelação do Messias, embora agora tenhamos visto que Tu és o Messias sem que Elias viesse primeiro? O Senhor responde a essa pergunta. Ele faz o mesmo quando temos dúvidas.


O Senhor responde que Elias definitivamente vem primeiro; os escribas estão certos a esse respeito. Ele também confirma as palavras do Profeta, mas ao mesmo tempo acrescenta que Elias restaurará todas as coisas. O efeito da chegada de Elias é a restauração de todas as coisas. Mas o Filho do Homem ainda está para vir também, e em glória, e o Senhor fala sobre essa vinda em glória. Antes que pudesse vir dessa forma, Ele teve que ser apresentado ao povo como o Messias prometido para ver se o povo O aceitaria. Então agora Ele tinha vindo ao seu povo com humildade para prová-lo. O resultado foi que Ele foi rejeitado como Deus predisse pelos profetas. O Senhor Jesus podia dizer que Elias já tinha vindo, porque João Batista veio no espírito e poder de Elias . Mas também João Batista como seu precursor foi rejeitado ; ; não: .


Depois dessa explicação do Senhor, os discípulos entendem que Elias já veio em João Batista, mas que o povo como um todo não deu ouvidos à sua mensagem e, 

portanto, não estava pronto para receber o Messias.

Cura de um menino lunático

Após o auge na montanha da glorificação, o Senhor e os três discípulos descem da montanha novamente. Agora, alguém em necessidade se aproxima do Senhor e se ajoelha diante Dele. Portanto, a experiência da glória foi apenas um evento passageiro; a realidade da vida se impõe novamente. É sempre assim na vida dos cristãos. Eles experimentam momentos especiais na proximidade do Senhor, por ex. em reuniões. Mas quando isso acabar, os crentes serão confrontados com a realidade da vida cotidiana novamente.


O homem pede ao Senhor que tenha misericórdia de seu filho. Ele sofre de uma doença semelhante à epilepsia, uma doença na qual alguém desmaia repentinamente. Esse menino sofre muito dessa doença porque muitas vezes cai no fogo ou na água, ou seja, em situações muito diferentes. Por o Senhor estar ausente, o homem veio aos discípulos com seu filho. Ele esperava a ajuda deles porque acreditava que, como discípulos do Senhor, eles poderiam fazer o mesmo. Mas os discípulos falharam. Isso mostra outra marca de incredulidade que pode aparecer até mesmo entre os crentes, a saber, a incapacidade de fazer uso confiável do poder que está, por assim dizer, disponível no Senhor. O homem que veio ao Senhor com seu filho tinha mais fé do que os discípulos, pois a consciência da necessidade o trouxe para onde a salvação poderia ser encontrada.


Quando o Senhor se aproxima, tudo muda para melhor. Antes de o Senhor ajudar o Pai, Ele primeiro fala aos discípulos sobre sua incredulidade. No mesmo momento, porém, Ele dá sua bênção ao pai aflito e diz para ele trazer seu filho. Para podermos usar o poder do Senhor Jesus, devemos estar em comunhão com Ele por meio do uso ativo da fé. Mostramos essa fé quando realmente vamos a Ele com nossas necessidades. Então, veremos o Senhor destruir o poder do inimigo e acabar com nossa miséria. Enquanto esta dispensação da fé continuar, o Senhor Jesus nunca deixará de responder à fé pessoal (neste caso, do Pai) com sua bênção, mesmo que seus discípulos sejam incapazes de glorificá-Lo por falta de fé.

Causa da falha

 

Os discípulos vêm ao Senhor para perguntar pelo motivo da sua incapacidade de curar o menino lunático. Isso é bom. Assim, um dia estaremos todos perante o trono do juízo. Então, o Senhor nos mostrará como, em certas ocasiões de nossa vida, falhamos em ter fé para agir em Seu nome. Mas é melhor se já tomarmos este lugar diante do Senhor hoje, para que Ele possa nos mostrar onde está o erro em nós.


A resposta do Senhor aos seus discípulos mostra claramente qual era o problema aqui. Tratou-se de fé, ou seja, confiar em Deus. Nada é impossível para ele. Eu acredito nisso? Mesmo uma leve eficácia da fé no coração é suficiente para as dificuldades atuais. Pela fé, todo poder que enfrentamos neste mundo desaparece, aqui representado pelo Senhor através de uma "montanha".

Segundo anúncio da morte e ressurreição

 

A grande fama do Senhor garante uma grande multidão de curiosos que agora estão se amontoando ao redor dele novamente. O Senhor não quer ser honrado por causa de seus milagres, mas por si mesmo. Portanto, Ele fala pela segunda vez sobre seus sofrimentos, sua morte e sua ressurreição. No primeiro anúncio, Ele falou sobre o que os líderes judeus fariam com Ele . Agora Ele fala sobre o que os homens (as nações) farão com Ele, o Filho do Homem.


Este anúncio aflige os discípulos, o que mostra seu amor por ele. Mas essa tristeza também mostra que eles só pensam em sua morte, não em sua ressurreição. Eles não conseguem entender a ressurreição de forma alguma e a ignoram completamente em seus pensamentos.

O imposto do templo

 

Quando eles chegam a Cafarnaum, Pedro é surpreendido pelos cobradores da dracma dupla, ou seja, o imposto anual do templo. Eles perguntam a ele se seu mestre vai pagar isso. Pedro confirma isso sem perguntar ao Senhor de antemão, porque o conhece como um bom judeu. Pedro agora esqueceu a glória que viu na montanha e a revelação que o Pai havia lhe dado antes e voltou ao nível diário de seus próprios pensamentos. No entanto, o Senhor sabe exatamente o que Pedro disse aos cobradores de impostos. Ele é o onisciente.


Pedro entra na casa onde o Senhor estava e parece querer perguntar ao Senhor sobre isso, mas o Senhor se antecipa fazendo-lhe uma pergunta. Trata-se da cobrança de impostos pelos reis da terra - uma questão do cotidiano: de quem os reis cobram impostos, de seus próprios filhos ou de estranhos que não pertencem à família? Com esta pergunta, o Senhor diz que Ele mesmo é o Rei da terra e que, portanto, considera seus discípulos como filhos de seu reino.


Pedro dá a resposta correta: os reis da terra cobram impostos dos estranhos; e o Senhor responde que, conseqüentemente, os filhos dos reis estão realmente isentos do pagamento de impostos. O Senhor Jesus como Rei de seu reino e os discípulos como filhos de seu reino são, portanto, isentos de impostos. Mas porque o tempo para o estabelecimento deste reino ainda não chegou, Ele paga de qualquer maneira para evitar qualquer possível incômodo. Embora Ele seja o Filho de Deus, Ele continuará a pacientemente e com benevolência ocupar Seu lugar humilde como um judeu fiel e se submeter às regras de seu tempo.


Por um milagre incrível, o Senhor também proveu a quantia certa de dinheiro. Mas Pedro tem que ajudar com isso. Ele deve correr para o mar e lançar um anzol. O primeiro peixe a subir terá um estáter na boca. Por não poder ser visto imediatamente, Pedro primeiro tem que abrir a boca do peixe. O estáter é exatamente o valor necessário para pagar o imposto do templo. O Senhor Jesus não é apenas o Onisciente, mas também o Todo-Poderoso, que dirige tudo. Aqui, Ele faz com que um peixe forneça a quantia certa de dinheiro.


Agora Pedro recebe a ordem do Senhor para dar este estáter aos cobradores do imposto do templo - "para mim e para ti". Ao pagar o imposto, ou seja, ao reconhecer as relações atuais entre o povo de Deus, Ele mesmo se cita em primeiro lugar, mas conecta Pedro consigo. Vemos assim a maneira como os filhos do reino estão ligados a Ele neste momento.

 

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário