Mateus 18

   

                 

Tornar-se como uma criança

O Senhor agora está falando sobre dois assuntos que encontramos no capítulo 16: o reino e a igreja. Assim, este capítulo segue a partir do capítulo 16. Aqui agora aprendemos a importância do reino e da igreja na prática.

O Senhor acabara de declarar a seus discípulos que eles eram filhos do reino. Aparentemente, isso ainda os preocupa porque fazem uma pergunta ao Senhor sobre isso. Mas, embora a preocupação deles seja quem é o maior, o Senhor deixa claro para eles que apenas conta o que é pequeno no reino.

A primeira qualidade que conta no reino é a de uma criança. As crianças são fracas e não podem fazer valer seus direitos em um mundo que as desconsidera, aos olhos do qual não contam. Em vez disso, vemos uma atitude de dependência e humildade nas crianças. Então o Senhor chama agora uma criança para ele. Sem medo, a criança vem ao Senhor e aos homens que estão com ele. Mas a criança só olha para o Senhor, que a coloca no meio dos homens para que todos vejam com clareza.

Enquanto a criança está entre eles e eles olham para ela, ouvem as palavras do Senhor, de que devem mudar e se tornar como uma criança. Se eles não mudarem e se tornarem como uma criança, é certo que não entrarão no reino dos céus. Enquanto seu mestre rejeitado não estiver presente, é a mentalidade de uma criança que convém a seus seguidores.

Tornar-se como uma criança tem consequências em sua posição no reino de acordo com o julgamento do Senhor. O grande exemplo de humilhação é o próprio Senhor, de quem lemos em Filipenses 2, que se humilhou . Ele é, portanto, o maior no reino dos céus. Com esse exemplo em mente, o Senhor diz a Seus discípulos que façam o melhor para serem o maior. Claro, apenas um pode ser o maior, mas, como Paulo diz, é como ganhar a coroa em uma competição. Apenas um dos competidores pode receber este prêmio: o vencedor. Do que Paulo fala nessa comparação, entretanto, ouvimos em suas palavras de incentivo que todos devem correr de forma que ele alcance esse preço .

Se alguém se torna como uma criança, é mais do que apenas estar no reino. O Senhor diz que quem recebe apenas uma criança em Seu nome, O recebe. Isto é, o Senhor se torna um com qualquer seguidor, que revele a mente de uma criança, pois essa é a sua própria mente. Ele não defendeu seus direitos. Ele foi dependente e baixo.

Os escândalos

Aqui o Senhor adverte seriamente a todos os que abalam a confiança em Cristo e em Deus, em “estes pequeninos”, isto é, em seus seguidores que têm características de crianças. Qualquer coisa que prejudique sua confiança é chamada de escândalo ou armadilha. O tamanho da punição deixa bem claro o quanto esses humildes são queridos ao coração do Senhor e o quão longe de seu coração estão aqueles que querem fazer tropeçar os humildes. Uma pessoa tão má sofre um castigo tão terrível, que também tem o efeito de ser impossível para ela voltar a cometer um ato tão terrível novamente.

Então o Senhor diz "ai" do mundo por causa dos escândalos que virão sobre ele. Esses escândalos são necessários porque revelam o caráter do mundo.

O mundo aqui é o resumo de todo o mal usado para derrubar os humildes. O homem por meio de quem esses
escândalos vêm é o Anticristo, o homem do pecado, em quem o pecado do mundo está, por assim dizer, agregado e cujo único propósito é afastar os homens de Deus. O "ai" é pronunciado sobre o mundo inteiro e sobre esses homens. Eles não escaparão do julgamento justo que os encontrará.

O aviso insistente sobre os
escândalos também é muito importante para todo discípulo. Ele entrará em contato com ele. Ele pode ser repentinamente tentado a fazer algo (mão) ou ir a algum lugar (pé) porque o tentador o está enganando, acenando com algo bonito. Um ato pecaminoso ou um caminho pecaminoso deve ser evitado a todo custo. Portanto, o discípulo deve cortar sua mão ou pé sem piedade, ou seja, dizer radicalmente “não” à tentação de cometer um ato pecaminoso ou seguir um caminho pecaminoso, por mais alto que seja o preço. Dizer “sim” custaria infinitamente mais.

O mesmo se aplica ao olho. É vital manter os olhos sob controle e não dar a chance de olhar para algo que poderia levar ao pecado. Com Eva, os olhos se tornaram a causa do pecado. O diabo mostrou a ela a árvore, cujos frutos Deus proibiu o homem de comer. Mas o diabo conseguiu fazer Eva olhar para a árvore à sua maneira e fazê-la querer comer dela. Ela “não arrancou o olho”, mas pegou e comeu - com todas as terríveis consequências . Por isso também devemos considerar cuidadosamente que a perda até mesmo da coisa mais preciosa nesta vida não é nada comparada aos horrores do fogo eterno no outro mundo.

Parábola da ovelha perdida

O Senhor usa “estes pequeninos” para descrever seus discípulos, não criancinhas. No versículo 6 , também , o Senhor não falou sobre crianças, mas sobre os pequeninos. A palavra “pequeno” não se refere à idade ou tamanho do corpo, mas significa “pequeno”, “humilde” e “pequeno para a própria consciência”. Os anjos aqui são os seres celestiais que continuamente representam esses humildes perante o Pai ou que apresentam suas vidas ao Pai.

Essas palavras do Senhor levaram à ideia de que toda criança tem um “anjo da guarda”. Certamente é verdade que as crianças desfrutam da atenção especial do Senhor Jesus. De Mateus 2, pode-se até concluir que o próprio Senhor Jesus desfrutou da proteção de um anjo quando criança . No entanto, essa
atenção em particular não significa que toda criança ou pessoa sempre tem um anjo especial com ela para sua proteção pessoal. Quando fala de proteção neste texto, se refere à proteção do Pai e não dos anjos. Se os pequeninos na terra forem desprezados, seus representantes celestiais estão constantemente na presença imediata de Deus Pai. Disto também deriva a autoridade para o serviço dos anjos, que se aplica aos humildes .

O Senhor compara a preocupação do Pai com os pequeninos com a preocupação de um pastor por uma ovelha que se afastou do rebanho. Com essa figura, o Senhor quer deixar claro que também deve haver cuidado uns com os outros no reino. Também nos importamos com aqueles que estão perdidos? Estamos procurando por eles? O pastor vai atrás da ovelha até encontrá-la. E quando ele a encontrar, será um grande prazer para Ele. Ele se sacrificou por esta ovelha. As outras ovelhas não precisavam dessa preocupação.

O Senhor conclui esses ensinamentos a Seus discípulos sobre o reino e os humildes com a conclusão de que seu Pai Celestial não quer que nenhum desses pequeninos, que são insignificantes aqui na Terra, se percam. Os discípulos devem aprender a aceitar essa vontade e trabalhar para trazer de volta o que se extraviou.

Disciplina na Igreja

Até o versículo 15 trata sobre um pequeno e o reino dos céus. O trecho a seguir ( versículos 15-20) trata sobre um irmão e a congregação cristã. Como um pequeno, um irmão também pode se extraviar. E assim como um pequeno extraviado deve ser trazido de volta ao rebanho, um irmão extraviado também deve ser reconquistado. Se um irmão se desvia pecando contra outro irmão, que o irmão contra o qual ele pecou demonstre o mesmo espírito de mansidão que o Senhor pressupõe em um pequeno. Ele não deve apenas esperar que o outro venha até ele com uma confissão de pecado. Ele deveria ir pessoalmente e convencer o outro do erro de sua ação e tentar conquistá-lo. E ele deve fazer isso sozinho, sem que terceiros saibam sobre isso.

Se o irmão o escuta e confessa seu pecado, ele foi ganho. Ninguém tem conhecimento disso, e não é necessário, porque ele confessou seu pecado e está encoberto. Mas também pode acontecer que o irmão não ouça. Então, a parte lesada deve levar um ou dois irmãos com ele e visitar o outro. Durante a conversa renovada, há duas ou três testemunhas para que o irmão seja convencido de seu pecado pela presença deles. Se isso der certo e ele confessar o pecado, o irmão também será ganho.

Mas se ele também não der ouvidos a estes, o assunto deve ser apresentado à congregação. É absolutamente necessário que duas ou três testemunhas estejam presentes, porque só então a informação é aceitável para a congregação. Por causa dessa comunicação, o irmão deve ser visitado uma terceira vez, mas agora por meio de uma delegação da congregação. Se ele também não der ouvidos a estes, a questão está resolvida para o irmão contra quem o pecado foi cometido. Para ele, o irmão não é mais irmão, mas é como um pagão ou um publicano com quem não pode ter contato.

É claro que a igreja não pode simplesmente deixar esse assunto de lado agora. Talvez mais algumas tentativas possam ser feitas para fazer o irmão errante entender. Mas se este persiste em seu pecado, apesar de todos os esforços amorosos para trazer ao arrependimento, a igreja tem a responsabilidade e também a autoridade de vincular o pecado sobre ele. Ele deve então ser visto como maligno e ser afastado do meio da igreja . Este último ato da igreja sela que toda tentativa de ganhar o irmão pecador falhou.

Com o pecado ligado à pessoa, essa pessoa é entregue ao Senhor sob oração para que o Senhor ainda possa conduzí-lo a um arrependimento. O Senhor também aponta isso dizendo depois que a igreja também pode desligar, ou seja, desligar a pessoa do pecado. Isso acontece quando a pessoa confessa seu pecado, a igreja declara o perdão e traz a pessoa de volta ao seu meio. Esses atos disciplinares da igreja, ligando e desligando, são reconhecidos no céu. A igreja deve, portanto, estar absolutamente certa de que suas ações a esse respeito têm a aprovação do céu. Ela só pode chegar a essa convicção se agir exatamente de acordo com a Palavra de Deus.

Para ter certeza de que um ato de ligar ou desligar será reconhecido pelo céu, qualquer ato disciplinar deve ocorrer por meio da oração unânime da igreja. Toda a igreja deve perguntar ao Senhor qual é a Sua vontade. Então o Pai fará
conhecida sua vontade por meio de sua palavra. Por isso uma igreja deve ser capaz de basear cada ato de disciplina na palavra de Deus.

Trata-se apenas de atos disciplinares da igreja, não de qualquer crente individualmente. Claro, todos os crentes pertencem um ao outro; Mas não se trata apenas de pertencer a um grupo, mas de estar realmente junto. O poder da oração e a autoridade de ação de uma igreja não dependem do número de pessoas reunidas, mas unicamente do nome do Senhor Jesus.

É importante ler as palavras do Senhor sobre Sua presença no meio dos dois ou três em seu contexto. Do versículo 15 em diante fala sobre o pecado dentro da congregação e como lidar com ele. No final das várias etapas, o pecado deve ser comunicado à igreja. Isso não pode significar a igreja em toda a terra, mas a igreja em um determinado lugar. Assim
a Bíblia fala por ex., sobre a igreja de Deus que está em Corinto . Isso significa que os crentes ali também representam a igreja de Deus. Por isso, eles se reuniram como uma congregação para celebrar a Ceia do Senhor, para encorajar uns aos outros e edificar na fé . Portanto, há muitos privilégios associados à reunião da igreja.

Como dito, a responsabilidade também está associada de várias maneiras. Um deles é encontrado neste trecho: a prática da disciplina. Portanto, a partir do contexto, fica claro que se trata da igreja, e é neste contexto que o Senhor Jesus fala sobre a reunião em seu nome. A partir disso, podemos ver que o Senhor Jesus conecta sua presença de uma maneira especial quando os crentes se reúnem como uma congregação. De qualquer forma, Ele está com cada um dos seus o tempo todo. De acordo com sua promessa, isso será assim até o final desta dispensação . Mas aqui diz que Ele está no meio dos dois ou três que estão reunidos em torno de Seu nome. Isso é diferente de sua proximidade, que todo crente pode experimentar a qualquer hora e em qualquer lugar (e que tremendo encorajamento isso é!).

Portanto, antes que o Senhor diga: “
Aí estou eu no meio deles”, Ele primeiro fala de ajuntamento em Seu nome. Portanto, o Senhor conecta sua presença pessoal com a condição de reunião em seu nome. Ele fala do menor número possível ("dois ou três") para poder reunir os crentes. Mas o Senhor diz mais. Não é apenas uma reunião de dois ou três crentes. Os crentes podem se reunir em qualquer lugar e com diferentes intenções, mas isso não significa que, onde quer que os crentes se reúnam, haja uma reunião que o Senhor diz estar "reunida em meu nome". Então, o que significa estar reunido em nome do Senhor Jesus? Isso significa que todos os reunidos vieram porque sabem que esta reunião tem tudo a ver com o Senhor Jesus. Seu nome é o foco.

Estar junto em Seu nome, portanto, também significa dar a Ele autoridade completa na reunião. Ele exerce essa autoridade por meio de sua palavra e espírito. Todos que estão juntos assim querem reconhecer isso.

Ninguém que deseja estar com o Senhor Jesus pode ser rejeitado lá. Todo aquele que pertence à Igreja do Senhor, é puro na doutrina e no modo de vida e rejeita qualquer conexão com o mal tem acesso a ela. Isso não quer dizer que qualquer um que diga que é crente tenha que ser aceito na congregação. Esta passagem mostra o quão cuidadoso alguém deve ser quando o pecado é revelado na igreja. Portanto, está claro que qualquer um que vier deve estar determinado a não ter nenhuma conexão com o pecado.

Um ponto de vista importante aqui é que ninguém tem permissão para intervir nos direitos do Senhor e fazer suas próprias condições sobre aqueles que serão adicionados. E todos os que vêm não devem pedir para ser admitidos com base nas suas próprias condições. Também é importante que tal reunião congregacional não siga regras autoimpostas. Tudo está nas mãos do Senhor e a Palavra é a pedra de toque imutável. Quando os crentes se reúnem dessa forma, percebendo sua fraqueza em realizar todos esses princípios, o Senhor tem a promessa de estar no meio. 

A questão sobre o perdão

Depois que o Senhor falou de alguém que pecou contra outro , passamos agora para a outra pessoa que pecou e qual deve ser sua atitude e disposição. O Senhor recebe uma pergunta de Pedro como uma ocasião para seus ensinamentos. A resposta do Senhor deixa claro que devemos ser caracterizados pela disposição de perdoar.

O próprio Pedro faz uma sugestão que sem dúvida pensa que vai longe: ele deveria perdoar seu irmão até sete vezes? Mas o Senhor responde que isso definitivamente não é suficiente. Ao falar de "setenta vezes sete vezes", Ele enfatiza que a disposição de perdoar nunca deve acabar. O perdão simplesmente faz parte do coração do cristão. 

Parábola do Perdão

Com uma parábola, o Senhor agora ilustra a atitude e disposição com respeito ao perdão que deve caracterizar os súditos no reino. Ele descreve a situação quando um rei acerta contas com seus servos. Um servo é levado ao rei, que lhe deve uma enorme soma. Se o convertermos para as condições atuais, chegaremos a um montante de 3 bilhões de euros. Nós o calculamos da seguinte maneira: Naquela época, um denário era o salário de um diarista . Em 1 de Janeiro de 2008, o salário mínimo bruto diário para um trabalhador com 23 anos ou mais era de 61,62 euros, ou seja, pouco mais de 50 euros líquidos. Por uma questão de simplicidade, assumimos 50 euros. Um talento consistia em 6.000 denários, o que equivale a 300.000 euros. O servo devia a seu mestre 10.000 talentos, o equivalente a 3.000.000.000 de euros ou 3 bilhões de euros.

O homem não podia pagar, no entanto. Ele não pôde nem pagar uma parcela, porque não tinha nada. Para poder receber pelo menos um pouco desta enorme dívida, seu senhor ordenou que fosse vendido, assim como sua esposa, seus filhos e tudo o mais que possuía.

Quando o servo ouve isso, ele se joga diante de seu mestre e implora-lhe que seja paciente com ele até que pague tudo. Essas palavras por si só provam que o homem não tem absolutamente nenhuma idéia do tamanho de sua dívida e quão impossível é para ele saldá-la. Se realmente quisesse pagar esta dívida, teria de trabalhar 164.383,56 anos (3.000.000.000 € / salário anual) sem gastar um cêntimo nas suas próprias necessidades.

Embora o Senhor veja através do exagero orgulhoso de seu servo e saiba muito bem que ele nunca será capaz de pagar sua dívida, ele perdoa-lhe toda a dívida. Ele faz isso por pura compaixão pela situação desesperadora de seu servo.

Agora é extremamente decepcionante ver como este servo, a quem foi perdoada uma dívida tão grande, lida com um conservo que lhe deve a quantia comparativamente pequena de 100 denários, ou seja, cerca de 5.000 euros. A crueldade chama sua atenção. Parece que ele saiu em busca desse conservo que lhe devia algo, pois está escrito “ele o encontrou”. A graça mostrada a ele não tem efeito sobre ele. Em vez de contar a seu companheiro servo com profunda gratidão o que lhe aconteceu, que fardo foi tirado dele, ele agarra sua garganta e exige o pagamento da dívida.

O conservo agora faz a mesma coisa que o servo mau fez com seu senhor: ele se prostrava diante dele e implorava por paciência até que pagasse. O servo mau não tem essa paciência, porém, porque não ficou realmente impressionado com a misericórdia que seu senhor lhe mostrou e com a grandeza do perdão que recebeu. Ele não se esqueceu disso, mas isso não teve nenhum efeito sobre ele, não o mudou. Esta é a maior ingratidão que se pode imaginar. Mostra como o coração de uma pessoa é duro.

Quando os outros servos observam tudo isso, eles ficam muito tristes. Eles não entendem como tal coisa é possível. Em vez de eles tentarem fazer justiça, fazem a única coisa certa: relatam tudo o que aconteceu ao seu Senhor. Devemos fazer o mesmo quando observamos que em algum lugar uma ação indiferente e impiedosa é tomada. Então não podemos fazer nada a não ser apresentá-lo ao nosso Senhor, entristecidos em nossos corações pelo comportamento severo de um de nossos conservos.

Quando o senhor fica sabendo disso, seu servo é chamado. Ele é seu servo, e ele pode se livrar dele como bem entender. Ele o chama de "servo malvado". Esse homem causou isso por seu próprio comportamento. O senhor o lembra de que ele perdoou todas as suas dívidas pelas súplicas do servo a seu
senhor. O senhor também o repreende pelo fato de que a graça demonstrada a ele também deveria ter moldado sua atitude para com o outro servo. Isso também é muito importante para nós. Nós também recebemos grande misericórdia quando Deus nos perdoou nossos pecados. Nós também tínhamos uma dívida enorme com Deus que nunca poderíamos pagar. Agora que Deus nos perdoou esta dívida, Ele espera que mostremos a mesma compaixão por nossos irmãos e irmãs.

Tamanha ingratidão para com o senhor e a conseqüente crueldade para com o conservo deixa o senhor com irado. Ele entrega seu servo aos torturadores até que, conforme anunciado, ele tenha pago sua dívida. Isso significa tortura eterna aqui porque o servo nunca poderá pagar sua dívida.

Com essa parábola, o Senhor Jesus conecta a lição séria de que nós também devemos perdoar nosso irmão do fundo de nossos corações, caso contrário, compartilharemos o destino do servo perverso.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário