Mateus 15

   

                       

Tradição humana versus mandamento de Deus
 

À medida que o Senhor mostra misericórdia para com tantos homens, os líderes do povo entram nesta cena adorável e reclamam das aparências externas que eles estabeleceram para seu culto de piedade. As formalidades legalistas cegaram eles completamente para o que estava acontecendo diante de seus olhos. Nós experimentamos tal atitude farisaica também hoje, em questões de disputa causadas por tradições e costumes que não são baseados em declarações claras da Palavra de Deus. Os fariseus agora se dirigem ao Senhor porque vêem as ações dos discípulos como uma violação de suas tradições. Eles nem mesmo perguntam o que a Palavra de Deus diz sobre isso, mas julgam as ações de acordo com seus próprios padrões, que têm um peso enorme para eles.


Então os fariseus e escribas viram uma transgressão dos discípulos do Senhor: os discípulos comeram pão com as mãos sujas! Esta é uma característica típica da legalidade, que julga uma pessoa apenas de acordo com suas ações externas. O Senhor rejeita essa crítica apontando-lhes o que eles próprios fazem. Porque isso é incomparavelmente pior do que a violação de uma tradição humana. Pois eles quebram um mandamento de Deus - e apenas por causa de sua tradição.


As tradições dos antigos foram originalmente concebidas como uma interpretação das escrituras. Com o tempo, entretanto, elas foram comparadas com as Escrituras e até mesmo se tornaram regulamentos que contradizem as Escrituras. Assim, as tradições dos antigos degeneraram em tradições que representavam um acréscimo obrigatório e vinculante às escrituras. O espírito desses regulamentos está em contradição com o Espírito das Sagradas Escrituras. O Senhor revela esse fato e o denuncia. Ele acusa os fariseus de violarem o mandamento de Deus.


Como exemplo de sua transgressão, o Senhor cita um mandamento muito importante dado por Deus. O mandamento é honrar o pai e a mãe ; , e quem amaldiçoar o pai e a mãe é culpado de morte ; . Todas as bênçãos terrenas dos filhos de Israel dependiam da observância desse mandamento. Aqueles que honram o pai e a mãe devem ter uma vida longa e, assim, desfrutar das bênçãos de Deus por muito tempo . Quem fazia o contrário devia morrer e não poderia mais desfrutar da bênção.


Depois de lembrar desse mandamento, o Senhor, precisamente, mostra a maneira engenhosa como os fariseus anularam esses dois mandamentos divinos. Com um artifício habilmente planejado, eles garantiram que o dinheiro que o povo de Deus deveria usar para seus pais necessitados fluísse para seus próprios bolsos. Eles adicionaram um pequeno mandamento. Os judeus deveriam simplesmente dizer ao pai ou à mãe: "Este dinheiro destinei como oferta para o templo". Com isso, a obrigação de cuidar dos pais foi justificada e o dinheiro fluiu para a arca do tesouro do templo, portanto, para o bolso dos fariseus. Então, quando os pais estivessem com necessidade, eles poderiam simplesmente ser informados de que o dinheiro era uma oferta para Deus; com isso, se ficou justificado quanto ao mandamento de cuidar e honrar os pais.


Desta forma, os fariseus tornaram a palavra de Deus impotente em favor de sua tradição. O significado real e verdadeiro da lei divina foi completamente obscurecido e mal compreendido.


Precisamos ter cuidado para não cair na mesma armadilha. Somos gratos pelos ensinamentos que os servos de Deus nos deixaram. Se fizermos uso adequado deles, eles sempre nos conduzem de volta à fonte, isto é, às próprias Escrituras Sagradas. Pode acontecer muito facilmente, porém, que transformemos o ensino dos mais fiéis servos em uma espécie de Talmud (= um livro judaico com comentários rabínicos sobre o Antigo Testamento). Então, esse ensino seria como uma névoa atrás da qual a pura Palavra de Deus permanece oculta.

O julgamento do Senhor sobre a hipocrisia dos fariseus
 

O Senhor desmascarou os fariseus e os colocou sob o julgamento de Isaías de que honrassem a Deus apenas com os lábios. Eles falam palavras bonitas, mas em seus corações buscam apenas o seu próprio ganho. Eles podem pensar que estão na presença de Deus, mas na realidade estão longe Dele. Os lábios são o exterior, o coração é o interior, a vida interior mais profunda do ser humano. E Deus vê o coração, o homem só vê o que está diante de seus olhos. O coração dos fariseus permanece frio, apesar de toda a piedade com que eles pensam honrar a Deus. No entanto, está vazio, em vão, sem sentido para Deus. É uma piedade que consiste em mandamentos humanos e não contém nada agradável a Deus. Essa piedade é odiosa para Deus.

O Senhor adverte contra a hipocrisia dos fariseus
 

O que o Senhor disse aos fariseus e escribas é tão importante, que Ele o compartilha com o povo. Por isso Ele chama a multidão e fala com eles. Ele os exorta a ouvir e entender do que se trata, se alguém deseja servir a Deus. Ele explica para eles que a contaminação não é um problema físico externo. Surge no interior, no coração, ou seja, no ser mais profundo do homem, e é de natureza espiritual.

Os discípulos não entendem o ensino
 

Após essas respostas do Senhor, os discípulos também se sentem um pouco incomodados. Eles também têm problemas com as palavras do Senhor. Era absolutamente necessário provocar os fariseus dessa maneira? Eles prestam mais atenção ao efeito de suas palavras sobre os fariseus, do que as próprias palavras.O toque na ferida dos líderes religiosos também mostra uma certa sensibilidade entre eles.


O Senhor sabe muito bem que os fariseus naturalmente se ressentem de seu ensino, que condena todas as suas regras cerimoniais em suas raízes. Em sua resposta, que dá aos discípulos, fica claro que também sabe o motivo disso: Não são plantas que o Pai plantou - isso prova sua ira. A palavra implantada não está presente em seus corações . São ervas daninhas que precisam ser arrancadas. Por isso os discípulos não precisam mais se preocupar com eles, Deus fará isso em seus caminhos governamentais. Os fariseus são líderes cegos que lideram um povo de cegos. É claro que tanto os líderes quanto os liderados irão para o poço da perdição.

O Senhor explica a parábola
 

Os discípulos não entendem o ensino do Senhor, e Pedro pede que ele explique a parábola. A razão de sua falta de compreensão é que eles ainda têm muito respeito pelos ensinos dos fariseus. Isso também afeta seus corações. Também não é nada fácil se libertar do farisaísmo, no qual as formas externas têm uma posição mais elevada do que a pureza interior. Esse farisaísmo está em todos nós.


Em qualquer caso, o Senhor deseja explicar a parábola a eles. Mas primeiro, Ele os repreende, embora de maneira branda. A compreensão de seus pensamentos é sempre retardada por uma atitude legalista. Se faltar apenas discernimento, Ele tem grande paciência conosco. Mas se ainda julgamos certas coisas de forma legalista, embora devêssemos conhecê-las melhor, então Ele deve nos repreender. Uma pessoa legalista só começa a entende lentamente.


Para sua explicação, o Senhor cita o processo natural de comer: o alimento vai da boca para o corpo. As substâncias que não podem ser utilizadas pelo organismo são excretadas na toalete. Este processo não tem nada a ver com contaminação espiritual. O homem só é realmente contaminado pelo que vem do coração e sai pela boca. “Boca” aqui significa a porta pela qual o homem deixa escapar suas palavras e ações, como o Senhor indica ao enumerar tudo o que sai do coração. A boca indica, portanto, todo o comportamento do homem.


O Senhor sabe exatamente o que há no coração humano. É verdade que nem tudo atinge necessariamente o exterior através da boca, mas a boca torna-se um meio típico através do qual o pecado atinge o exterior . A origem são sempre pensamentos pecaminosos e malignos, que então levam a vários atos pecaminosos. O Senhor compreende totalmente o coração humano.


O Senhor conclui sua declaração com a exposição clara de que essas coisas realmente contaminam o homem. Igualmente claro é sua rejeição ao ensino farisaico sobre comer sem lavar as mãos, sobre o qual os líderes questionaram aos discípulos no início do capítulo.

A Mulher Cananéia
 

Nos versículos anteriores, vimos um povo muito religioso cujo coração na realidade estava longe de Deus. O Senhor deixa o território de Israel para ir aos lugares mais distantes dos privilégios judaicos, às cidades que Ele citou anteriormente como exemplos de indisposição ao arrependimento  . Aqui agora Ele encontra uma mulher pagã que está longe de Deus exteriormente, mas muito próxima de Deus interiormente. Ela vem de uma raça amaldiçoada, de Canaã. O termo "cananeu" enfatiza mais uma vez que estava sob a maldição, em completo contraste com o povo, ao qual foi prometido a bênção de Deus.


Ela está muito aflita. Sua filha está terrivelmente possuída, e por isso ela apela à misericórdia do Senhor, a quem ela chama de "Filho de Davi" - totalmente atípico dessa mulher pagã. Ele é realmente Filho de Davi, não para ela, mas apenas para seu próprio povo. Ela deve, portanto, primeiro aprender a vir a Ele na base apropriada. Ela não pode se dirigir a Ele como um membro do povo de Deus e, portanto, Deus não pode oferecer-lhe nenhuma ajuda dessa forma. O Senhor também não pode nos abençoar em sua qualidade de Messias de Israel.


O Senhor não responde a ela. Parece estranho que o Senhor não atenda ao pedido de ajuda de alguém necessitado. Mas esta mulher o chama de filho de Davi, e como tal, Ele não tem nada a ver com esta mulher pagã. Portanto, Ele não responde para ela, mas também não a manda embora. Mas isso é exatamente o que os discípulos queriam; eles querem que o Senhor mande a mulher embora porque ela está gritando atrás deles. Eles preferem não ter nada a ver com essa mulher e não conseguem entender a compaixão do Senhor. O Senhor responde ao pedido dos discípulos dizendo-lhes o objetivo de sua missão: Ele foi enviado apenas às ovelhas perdidas da casa de Israel. Com isso, Ele afirma que Israel está tão perdido quanto esta mulher e que só pode haver esperança para aqueles que reconhecem isso.


A mulher deve ter ouvido essas palavras do Senhor, porque ela não desiste e adere à base da graça indicada pelo Senhor, para a qual não há limite. A mulher mostra uma fé persistente e pede mais uma vez ao Senhor para ajudá-la em sua aflição. A resposta do Senhor parece ainda mais desdenhosa no início. A princípio, Ele deu-lhe a entender que não era israelita e, portanto, não tinha direito a sua atenção; mas agora Ele diz a ela inequivocamente que ela pertence ao povo que Ele iguala a cães desprezados.


E agora vemos que efeito essas palavras do Senhor têm: Por meio de sua aparente aspereza, o Senhor conseguiu que a mulher sinta seu verdadeiro lugar diante de Deus e também o confesse - semelhante a Mefibosete que uma vez assumiu a posição de um cachorro morto . Isso de forma alguma significa que Deus é menos bondoso e misericordioso para com ela. Isso incluiria uma abnegação de Deus, um mal-entendido de seu caráter e natureza, que encontra sua expressão no Senhor Jesus. Ele não podia dizer: Deus não deixou sobrar migalhas para esses homens. As migalhas não são atiradas deliberadamente aos cães, mas caem acidentalmente, e é uma graça que os cães possam comê-las. Ninguém que apela à graça de Deus o faz em vão.


O Senhor responde agora com toda a plenitude de seu coração. Pela segunda vez, Ele reconhece uma grande fé, e novamente com um gentio . Ambos se condenam e se consideram indignos, só assim surge esta grande fé, e pela graça a mulher recebe tudo, enquanto reconhece a sua total indignidade. Desta forma e somente desta forma (!) uma alma pode receber a bênção.


Tudo isso não depende apenas de que a necessidade seja genuinamente sentida. Foi assim desde o início, o que conduziu a mulher ao Senhor. Também não é suficiente crer que o Senhor pode livrar em todas as adversidades. Devemos ser levados a reconhecer na presença da única fonte de bênção, que enquanto estivermos lá, não temos o direito de desfrutá-la. Depois de chegar neste ponto, tudo é pura graça. Deus pode então agir de acordo com a sua própria bondade, e Ele corresponde aos desejos do coração, que assim se torna feliz em comunhão com Ele.

O Senhor cura muitos
 

Tendo mostrado misericórdia à mulher cananéia, o Senhor vai agora para a Galiléia, onde entra em contato com a parte desprezada do povo judeu. Aqui estão os pobres do rebanho, os homens que estavam em trevas profundas . O Senhor sobe uma montanha e se senta - uma figura de majestade e tranquilidade. Deus anda nas alturas da terra . Ele é o leão da tribo de Judá. E ainda assim Ele aparece agora como um Cordeiro. Não espalha terror, mas inspira confiança. Seu proceder pacífico convida as multidões e lhes dá a oportunidade de vir até ele.


Os homens vêm em massa e trazem consigo todos os problemas para os quais eles próprios não têm solução. Muitos vêm com "coxos, cegos, mudos, aleijados e outros muitos; e os puseram aos pés de Jesus". Eles colocam todas as suas necessidades diante do Senhor. Da mesma forma todos nós podemos trazer os que são incapazes de andar bem (coxos), que não reconhecem a verdade ou partes dela (cegos), que são deformados por ensinamentos errados (aleijados) e que não honram a Deus (mudos), e trazê-los aos pés do Senhor. E o Senhor cura todos, permanentemente, e não só de aparência.


A multidão trouxe todas essas pessoas enfermas ao Senhor na esperança de que Ele os curasse. E agora que estão curados, ainda se espantam. Deve ter sido uma visão muito surpreendente ver todos aqueles ex-enfermos tão completamente curados. Uma enorme multidão de pessoas saudáveis ​​está agora louvando ao Deus de Israel. E, no entanto, não parece que eles reconheceram o Deus de Israel no Senhor Jesus. Mas embora o Senhor soubesse disso, Ele mostrou-lhes Sua misericórdia por meio de seus milagres.

Alimentando os quatro mil
 

Aqui temos outra multiplicação de pães, mas desta vez com um caráter diferente. Ao alimentar cinco mil, a responsabilidade é primordial, expressa no número cinco. Também vemos isso nos doze cestos de restos, pois indica o governo exercido sobre as doze tribos de Israel no reino de paz sob a bênção do Senhor. Nesta segunda multiplicação de pães, quatro mil homens ficam satisfeitos. Trata-se da graça do Senhor para o benefício de todo o mundo. Isso é indicado pelo número quatro, onde por ex. podemos pensar nos quatro pontos cardeais. Portanto, trata-se de algo geral, algo ilimitado. Isso também se expressa nos sete cestos restantes, porque o número sete representa perfeição ou plenitude.


Em conexão com a história da mulher cananéia, é notável que aqui, como naquele incidente, o pão desempenha um papel importante. O Senhor Jesus é o pão que dá vida ao mundo . Aqui não são os discípulos que vêm a Ele como no capítulo 14, mas Ele age na graça de acordo com Sua própria perfeição e misericórdia. É por isso que aqui são mencionados sete cestos com fragmentos coletados.


O Senhor vê a multidão de homens saudáveis ​​diante dele, mas também sabe que eles precisam necessariamente de algo para comer. Ele não apenas os curou, mas continua cuidando deles. Ele sabe há quanto tempo estão com Ele e também sabe que sem comida podem desfalecer no caminho de casa. Por isso o Senhor diz que não quer mandá-los embora com fome. Os discípulos respondem a isso; Ele não havia pedido nada especificamente, mas eles acham que agora Ele espera algo deles. Isso também pode acontecer conosco: lemos a Palavra de Deus e percebemos claramente que o Senhor espera algo de nós. Freqüentemente, reagimos como os discípulos. Reconhecemos a situação, mas pensamos que o Senhor espera o impossível de nós.


A situação aqui é a mesma do capítulo anterior - a alimentação dos cinco mil . Mas não ouvimos nada sobre a expectativa dos discípulos de que o Senhor agirá daquela forma novamente. Eles carecem de fé, como muitas vezes nós. Não é difícil lembrar como o Senhor interveio no passado, mas outra coisa bem diferente é contar com Ele agora, sabendo que Ele é sempre o mesmo.


No entanto, nossa falta de fé não o impede de agir mesmo assim. Mais uma vez, Ele se conecta com o pouco que eles têm a oferecer. O Senhor lhes diz para contar seus pães. Eles terminam rápido: eles tem sete pães e alguns peixes. Sem muitas palavras, o Senhor agora toma a iniciativa e deixa o povo sentar no chão. Deve haver paz para receber as bênçãos que o Senhor deseja dar. Então, Ele pega o que os discípulos tinham em suas mãos e liga com o céu, dando graças por isso. E então Ele começa a partir o pão. Ele passa pelo céu por meio de suas mãos até os discípulos, que o distribuem ao povo. É uma cadeia de bênçãos que tem sua origem no céu e, finalmente, vai para o povo. É o Senhor Jesus quem dá as bênçãos celestiais, mas Ele inclui seus discípulos nela. No final, todos estão satisfeitos e ainda sobraram sete cestos de pedaços. Tão abundantes são as bênçãos que o Senhor dá.


Também aqui é dado o número de homens. Os homens são responsáveis ​​por suas famílias. Eles são os líderes que devem exemplificar e compartilhar a Palavra de Deus e prestar testemunho das obras do Senhor - inclusive o que Ele acabou de realizar.


Só agora, depois de ter saciado tão milagrosamente a multidão, o Senhor os manda para casa. Ele lhes deu pão para que não desfaleçam no caminho. Mas é mais importante que eles também tenham aprendido com Aquele que cuidou deles dessa maneira. Se eles aprenderam, infelizmente é duvidoso. Mas o Senhor segue para outra área a fim de continuar seu trabalho lá também. 


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário