Mateus 14

   

                 

A morte de João Batista
 

Esta passagem trata sobre Herodes Antipas, filho de Herodes, o Grande, que governou na época do nascimento de Jesus. Herodes Antipas sucedeu a seu pai como rei sobre a Galiléia. Esta designação, rei de uma parte de Israel, já mostra o triste estado em que Israel se encontrava. Eles não eram um povo livre, e Herodes nada mais era do que um espantalho dos romanos, os verdadeiros governantes de Israel. Portanto, Israel era governado por pagãos, não por um rei de acordo com o coração de Deus.


Este homem, Herodes, agora é responsável por garantir que o precursor do Senhor seja morto. Os homens sobre os quais ele governa em parte como o tetrarca serão totalmente culpados pela morte do Senhor Jesus. Portanto, podemos ver nos traços morais de Herodes um reflexo dos traços de todo o povo.


A fama sobre o Senhor Jesus chegou a Herodes, o que imediatamente deu origem a idéias supersticiosas na mente confusa desse homem, oque ele também deu a conhecer a seus servos. É perceptível que este incrédulo fala em ressuscitar os mortos, porque pensa que João Batista ressuscitou. Sua consciência está sobrecarregada porque ele assassinou João Batista. Ele é lembrado disso pelas notícias sobre o Senhor Jesus. Não que João jamais tenha feito milagres . Ele também declarou claramente que não era o Cristo .


Na verdade, não é ruim que tal testemunho seja dado a ele mesmo após a morte de João. Também seria um bom testemunho se as pessoas que ouvem sobre o Senhor Jesus involuntariamente pensassem em nós.


Herodes levou uma vida sem Deus e imoral. João falava com ele com frequência e Herodes gostava de ouvi-lo . Isso não significa, logicamente, que João apenas disse coisas boas para ele. A única coisa que as escrituras reproduzem das conversas entre esses dois é: “Não te é lícito possuir a mulher de teu irmão.” ​​Repetidamente João questionava a Herodes sobre seu relacionamento inadmissível com Herodias.


João não amenizou a mensagem, embora isso lhe valesse o ódio de Herodias. Esta mulher depravada viu que João foi enviado para a prisão. Então ela queria silenciá-lo. Herodes também queria matá-lo. Embora gostasse de ouvir João, ele não queria mudar sua vida pecaminosa. Apenas o respeito pelo povo o impediu de matá-lo.

 

Mas agora vem uma excelente oportunidade para Herodias finalmente se livrar de João. Sua filha igualmente ímpia dança na frente de todos os convidados no aniversário de Herodes. Com "os olhos cheios de adultério" , Herodes e os convidados observaram sua apresentação. Admirado por suas habilidades de dança, Herodes jura dar a ela qualquer recompensa que ela desejar. Assim como se permitiu ser guiado ou restringido por seus muitos observadores, agora ele se deixa guiar por seus desejos de dizer coisas das quais não tem consciência.


Tanto a mãe quanto a menina estão tão cheias de ódio contra a testemunha de Deus que a cabeça de João Batista vale mais para elas do que todas as riquezas que poderiam ter desejado. A ímpia senhora Herodias é espiritualmente descendente de Jezabel que queria matar Elias (comparado a João) . E a menina não é melhor do que a mãe.


A tristeza do rei mostra que ele tinha alguma simpatia por João, mas Herodes preferia usar seu poder e glória terrena a se submeter ao testemunho de Deus. Sua ambição e medo de perder a honra o tornam o assassino da testemunha de Deus. É dito aqui como se Herodes decapitou o próprio João, embora essa sentença de morte tenha sido executada pela espada de seu servo. E assim este homem fiel, que havia apontado o pecado de Herodes e Herodias, é eliminado. Como última lembrança, a cabeça de João reaparece aos olhos desta mulher. Sua alma endurecida está feliz por ela agora ter se livrado dele. Mas na ressurreição, João repetirá seu testemunho contra eles, e ela será lançada no inferno.


Depois que João é morto, seus discípulos pegam seu corpo, enterram-no e vão ao Senhor para Lhe contar tudo. É impressionante que João ainda tivesse discípulos, embora o Senhor Jesus já tivesse vindo. Isso prova como é difícil para nós, humanos, nos livrarmos das tradições.

O Senhor busca a solidão
 

Quando o Senhor ouve o que aconteceu com João, Ele busca solidão e descanso. Vemos aqui quão verdadeiramente Ele se tornou homem. Como o Deus eterno, claro, Ele sabe exatamente o que aconteceu e poderia ter evitado. Como um verdadeiro homem, entretanto, ele entrega tudo ao seu Deus.


Por isso, ele procura um lugar desolado na solidão para ficar sozinho com seu Deus por causa deste acontecimento. Embora fosse exaltado acima de João, Ele compartilhou um testemunho de Deus com ele no meio do povo de Israel. Em seu coração, ele se sentia conectado a João. Portanto, Ele está se retirando - não para Jerusalém, mas para um lugar desolado.


Porém, o Senhor não pode ficar sozinho por muito tempo com sua dor, porque lá também os homens correm atrás dele. E quando Ele os vê, Ele imediatamente se comove de novo com misericórdia deles. A indiferença em Nazaré e a maldade de Herodes não o mudaram. Seu coração está cheio de compaixão imutável pelas pessoas necessitadas, a fim de fazer-lhes o bem. Ele não pode deixar de agir de acordo com sua natureza perfeitamente boa. Portanto, na história que se segue, Ele fornece pão ao seu povo.

Alimentando cinco mil
 

A noite cai enquanto os homens em grandes bandos buscam alívio para as doenças de que sofrem. Os discípulos, muito práticos, vão ao Senhor com a sugestão de que Ele mande as multidões embora para que eles possam comprar algo para comer nas lojas em tempo hábil. Pensar na prática, entretanto, nem sempre é um bom pensamento. Nesse caso, a sugestão deles significa, que o Senhor deve parar de fazer o bem. Ao fazer isso, eles mostram que não compartilham da misericórdia do Senhor. Eles ainda não o conhecem bem o suficiente. Portanto, eles também estão cegos para o poder de sua graça, que também provê as necessidades diárias. Portanto, o Senhor agora tem uma lição para seus discípulos que devem segui-Lo e aprender com seu Mestre para que se tornem semelhantes a Ele.


O Senhor intervém a favor das multidões. Eles não precisam se afastar dAquele que é a fonte de todo o bem. Ele reverte o pedido de mandar as multidões embora, incumbindo seus discípulos de provê-los de alimento. Ele quer torná-los instrumentos pelos quais abençoa as multidões. Ele quer encher as mãos deles de pão para distribuirem ao povo. Por isso, ele quer permitir que seu poder da graça beneficie as multidões com a ajuda deles.


Isso também é verdade hoje, porque o princípio da fé é o mesmo em todos os momentos. O Senhor também quer nos mostrar que a fé em Seu poder nos torna instrumentos de bênção para os outros. Os discípulos queriam mandar as multidões embora porque não sabiam como usar o poder de Cristo. Muitas vezes também nós não sabemos, mas o Senhor quer nos guiar.


Então o Senhor lhes diz para alimentá-los. Ele os leva a alimentar outros. Quando eles recebem esta ordem, a impotência completa dos discípulos primeiro se torna aparente. Isso porque eles pensam apenas em suas próprias possibilidades e não nas do Senhor. O problema não é que não haja nada, mas que o pouco que existe, segundo os cálculos do homem, é completamente insuficiente.


De acordo com as normas humanas, esse também era o caso. Mas devemos aprender a contar com o poder do Senhor. Um dos problemas que nos tornam maus discípulos é que subestimamos o que está disponível para nós, porque julgamos por nossos próprios meios e não pelas maneiras como o Senhor tem para tirar algo bom disso. Nosso argumento é freqüentemente: "Não temos nada aqui, além de ..." Mas os crentes sempre têm algo, não importa o quão pouco seja aos seus olhos. Então o Senhor ordena que tragam os pães e os peixes para ele. Temos que aprender a colocar tudo em suas mãos. Ele mesmo nos pede para fazer isso. O que então colocamos em Suas mãos, Ele multiplica.


Depois que o Senhor estabelecer a ordem e o descanso, Ele vai trabalhar. Primeiro, Ele ordena a todos que se sentem. Desse modo, Ele atrai todos os olhares para Si. Todos vêem como Ele pega os cinco pães e dois peixes, e todos ouvem como Ele, como homem dependente, ora a seu Deus por bênçãos para este alimento. Então Ele começa a agir com onipotência, dependência e graça, e inclui os discípulos nisso. Ele parte os pães e os dá aos discípulos, que por sua vez os repassam às multidões.


O alimento que a multidão recebe tornou-se alimento de duas maneiras. Primeiro, há o pão, que primeiro passou por um processo de produção. Isso nos mostra que antes de darmos algo ao Senhor para Ele usar, em alguns casos devemos ter trabalhado nisso, nós mesmos. Mas há também os dois peixes, dos quais não contribuímos para a criação. O próprio Senhor os preparou, por assim dizer. Isso nos mostra que também podemos dar o que recebemos diretamente do Senhor, para que Ele multiplique e só então passemos adiante. O que não podemos fazer, que é multiplicar, o Senhor o faz. Então Ele nos devolve para que possamos fazer o que pudermos com ele, a saber: passá-lo adiante.


Ao fazer isso, o Senhor dá testemunho em Sua própria pessoa de que Ele é o Senhor, que alimenta os pobres com pão . Nele está Jeová, que estabeleceu o trono de Davi, Ele mesmo no meio deles.


Pela bondade do Senhor, todos podem comer até ficarem satisfeitos. O Senhor poderia ter operado seu milagre de tal forma que tudo fosse consumido e nada sobrasse. Ele sabia exatamente quanto era necessário. Mas só o que sobrou nos mostra que o Senhor é um Deus de abundância. Ele não apenas dá o que é necessário, mas muito além disso.


Mas essa abundância não é tratada como algo supérfluo. Mesmo com abundância, o Senhor tem um propósito. Ele faz recolher o restante, para que possa ser distribuído para outras pessoas que não estavam presentes. O que damos ao Senhor se torna uma abundância que muitos são satisfeitos e é suficiente para outros também. É assim que funciona com Deus: o que damos, não perdemos, mas Ele multiplica .


O número doze também indica que o Senhor tem uma intenção com o excesso. O Senhor, com plena consciência, multiplicou mais do que o necessário para os presentes. Naquela época Ele satisfez aqueles que tinham vindo a Ele de suas casas. No futuro, porém, Ele irá satisfazer todas as doze tribos com Suas bênçãos. Ainda resta uma bênção para o povo de Deus, que a seguir Ele precisou mandar embora novamente.

Os discípulos na tempestade
 

Então o Senhor ordena a seus discípulos que subam no barco e vão para o outro lado do mar sem ele. Em seguida, ele próprio se despede da multidão. Depois de uma prova final de Sua presença benéfica por meio da multiplicação dos pães, chega inevitavelmente o momento em que Ele deve mandar o povo embora. É uma figura profética do que Deus teve que fazer com seu povo depois que eles rejeitaram o Senhor Jesus. Deus enviou seu povo para cruzar os mares tempestuosos deste mundo sozinho.


Mas embora eles não percebam o Senhor, Ele os vê muito bem. E Ele ora por eles. O Senhor busca comunhão com seu Pai na solidão na montanha. Enquanto Ele está orando, os discípulos estão passando dificuldade. Há um vento contrário - uma figura da vida cotidiana. Ele permite que as tempestades testem nossa fé. Nos discípulos lutando no mar, podemos ver uma figura do remanescente de Israel atormentado no mar de povos na época da grande tribulação.


Os discípulos pensam que o Senhor os esqueceu. É nisso que os judeus crentes acreditarão durante a grande tribulação. Eles expressam isso em vários Salmos . Mas o Senhor não os esquece. Ele só vai ao encontro deles quando a noite está mais escura, durante a quarta vigília noturna. Isso é ao mesmo tempo perto do amanhecer, a hora em que a estrela da manhã nasce. Profeticamente falando, vivemos no fim da noite, que já percorreu um longo caminho . Nós também alcançamos a parte mais escura da noite. Mas é precisamente então que podemos experimentar melhor a proximidade do Senhor e experimentar que Ele vem até nós.


No entanto, muitas vezes nos parecemos com os discípulos que pensaram que o Senhor era um fantasma. Isso acontece quando só vemos o diabo em situações desfavoráveis, como se ele nos dificultasse a vida, e então perdemos completamente de vista que todas as nossas circunstâncias estão nas mãos do Senhor que nos ama. Jó viu isso de forma diferente. Ele não disse: “O Senhor deu e Satanás tomou”, mas antes: “O SENHOR o deu e o SENHOR o tomou” . Em todas as nossas circunstâncias, devemos aprender a descobrir o Senhor, que está muito perto de nós e tem poder sobre tudo o que nos diz respeito.


O Senhor caminha sobre a água como se estivesse em solo firme. Ele, que criou os elementos como eles são, pode dispor de suas propriedades como quiser. Embora caminhe sobre as águas, Ele não o faz diante dos olhos das multidões para satisfazer o sensacionalismo, mas apenas para convencer seus temerosos discípulos de seu poder. Nem acalma as ondas ainda - isso só acontece no final.


Quando os discípulos gritam de medo, o Senhor fala com eles de forma consoladora. Primeiro, ele diz para ter bom ânimo. Ele havia dirigido a mesma palavra encorajadora anteriormente neste Evangelho para homens que estavam em extrema necessidade . Então ele aponta a si mesmo, porque somente por meio dele pode haver bom ânimo. E, finalmente, Ele diz a eles que não é necessário ter medo, pois isso impede o bom ânimo.

Pedro caminha sobre a água

 

Pedro é o primeiro a responder às palavras do Senhor. Ele quer ter certeza de que realmente é o Senhor. Apenas Mateus relata que Pedro deixou o barco. Os outros discípulos também estão com medo, mas ainda estão no barco: enquanto for esse o caso, as coisas estão bem. É isso que torna o ato de fé de Pedro tão grande. Ele também abre mão desta última segurança e se entrega totalmente ao Senhor.


Também conosco, muitas vezes, confiamos no Senhor, mas ao mesmo tempo também nos alegramos quando ainda temos a segurança do nosso "barco". Um exemplo disso é deixar a segurança do sistema judaico ou a segurança de um sistema cristão tradicional do qual achamos tão difícil nos separar. Isso se aplica a toda forma de comunidade em que o familiar se tornou a norma e o Espírito não pode trabalhar livremente. As formas e tradições humanas transmitem um sentimento de segurança, embora saibamos e confessemos que o Espírito Santo deve nos guiar.


A iniciativa é do Pedro. Ele vê o Senhor e pede sua ordem. Ele não quer aparecer como um herói, mas simplesmente como um crente obediente que, crendo, abandona a segurança do barco para chegar ao Senhor. Com isso, o medo da água também é superado. Ele realmente quer ser como seu mestre. O Senhor ficou muito feliz com esse desejo espontâneo.


O Senhor fala apenas uma palavra e Pedro obedece. Portanto, há um ato de fé (ele sai do barco) e um caminhar na fé (ele anda sobre as águas). Andar sobre as águas é um empreendimento ousado, mas, visto que se baseia na palavra do Senhor (“Vem!”), é também um empreendimento seguro. O fundamento consiste nas palavras "Senhor, se és tu", ou seja, no próprio Senhor Jesus.


Enquanto Pedro olhar para o Senhor, tudo vai bem. Mas então chega o momento em que seus olhos se desviam do Senhor e ele vê o vento forte. De repente, o medo está lá novamente. Nem mesmo diz que ele viu a água em que caminhava, apenas o vento forte que agitou a água. Seu medo também não é lógico, porque é tão impossível andar em águas calmas quanto em ondas altas. A fé só é forte quando tem apenas o Senhor em mente. Assim que ele olha para as circunstâncias, a fé enfraquece.


Quando se perde Cristo de vista, não há mais apoio ou oportunidade para andar na fé. Tudo depende dele. Um barco é uma ferramenta experimentada e testada para navegar em um mar, mas somente a fé no Senhor pode caminhar sobre as águas. Qualquer um que anda sobre a água como o Senhor está muito melhor do que aqueles que estão sentados em um barco balançando que está prestes a naufragar. Para quem anda sobre as águas com o Senhor, não importa se há tempestade ou calmaria.


Quando Pedro começa a afundar, ele clama ao Senhor por ajuda. O Senhor responde imediatamente e o salva. Graças a Deus! Ele que anda sobre a água com seu próprio poder está lá para sustentar a fé e os passos impotentes do pobre discípulo. De qualquer forma, sua fé havia trazido Pedro tão perto do Senhor que Sua mão estendida pudesse socorrê-lo. Seu clamor por ajuda moveu a mão do Senhor para salvá-lo, enquanto sua fé havia movido anteriormente a mão do Senhor para ajudá-lo. Pedro começou a afundar, mas teve uma experiência que os outros discípulos não conheceram.


O Senhor corretamente pergunta a Pedro por que ele duvidou, pois Pedro só começou a afundar quando parou de olhar para o Senhor. Pedro não chegou ao barco com a força da fé com que ele havia deixado o barco. Ele subiu de volta a bordo do barco com ajuda do Senhor. Seu breve fracasso deixa claro que ele alcançou o destino somente pelo poder do Senhor.


O efeito é - e sempre deve ser - que os discípulos adoram o Senhor. O Senhor é honrado por Seu poder diante dos elementos da natureza e por Sua graça que Ele mostrou a Seus amados discípulos.

Curas na Galiléia
 

No versículo , o Senhor disse a seus discípulos que fossem adiante Dele para o outro lado do mar. Chegou a hora de eles alcançarem segundo a palavra dele a outra margem. Chegando à Galiléia, o Senhor usa seu poder novamente, que no futuro expulsará da terra todo o mal que Satanás fez. Porque quando Ele vier novamente, o mundo O reconhecerá.


Após sua chegada à Galiléia, o Senhor é imediatamente reconhecido. O grande curador também está visitando a área deles! Portanto, aqueles que O conheceram antes e O viram em ação, divulgam em toda a área que Ele está ali. Agora, todos os que sofrem são conduzidos a Ele, e todos os que O tocam, mesmo que seja apenas a orla de Suas vestes, ficam completamente curados.


Tocar na orla de suas vestes já foi o meio de cura para uma mulher com fluxo de sangue . A orla de sua veste é a parte de sua roupa que está mais próxima do chão e, portanto, indica humilhação. Quem reconhece a bondade de Deus neste homem humilhado, que graciosamente acolhe todas as pessoas conscientes das suas necessidades, encontrará a salvação completa.


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário