Mateus 7

 

                    

Juízo temerário

No capítulo 6, tivemos o ensino do Senhor por meio do qual Ele iniciou Seus discípulos em um relacionamento com o Pai Celestial. Ele quer que o Pai preencha todos os seus pensamentos, seja sobre caridade ou orações, sobre jejum ou sobre sua relação com os bens e todas as necessidades da vida. Agora, neste capítulo, o Senhor ensina seus discípulos sobre o relacionamento com seus irmãos e até mesmo com homens ímpios. 

 

Trata-se do governo de Deus na vida de um discípulo. Isso significa que todos são responsáveis ​​pelo que fazem e que suas ações e palavras sempre têm consequências para si próprios e para os outros.


Quando o Senhor diz: “Não julgueis”, não está se referindo a coisas óbvias, mas a coisas ocultas. É uma advertência contra o espírito de crítica em nós mesmos, a tendência de imputar motivos ruins aos outros, especialmente quando estes não são reconhecíveis. Claro, o Senhor não quer dizer com isso que a santa condenação do mal deve ser suavizada. Se houver mal manifesto na igreja, a igreja deve julgá-lo .


Se tivermos a pretensão de julgar, quando não é da nossa conta, enfrentamos o governo de Deus. Deus então nos julgará e nos avaliará de acordo com os padrões que aplicamos aos outros. Ele nos ensina o quanto prejudicamos os outros.


Esse julgamento também se expressa no tamanho do mal que acreditamos ver nos outros enquanto estamos cegos para nossos próprios erros, muito maiores. Fazemos um celeuma com o cisco no olho do nosso irmão, o cisco torna-se muito grande, enquanto a trave nos nossos próprios olhos é banalizada. Ficamos na espreita quando alguém deixa de ver uma pequena parte da verdade e, ao mesmo tempo, falhamos em perceber que nós mesmos estamos negligenciando grande parte da verdade.


Quando houver preocupação genuína de um pelo outro, ficaremos felizes em ajudar o outro a remover um cisco em seu olho. Para isso, somos membros do mesmo corpo. Mas isso tem que ser feito de uma boa maneira. Mateus 7, por outro lado, trata sobre julgamento hipócrita, julgamento sem autojulgamento, de alguém permitir que uma coisa má em si fique sem julgamento e então condenar exatamente isso em outra pessoa.


O verso 6 parece tocar em um tópico muito diferente dos versículos anteriores. Mas existe uma conexão. Nos primeiros cinco versículos, o Senhor adverte contra julgar ou condenar os motivos do coração de nossos condiscípulos porque eles estão ocultos de nós. Mas o verso 6 trata de julgar as pessoas que afirmam ser crentes, mas cujas palavras e ações mostram que pisam nas coisas preciosas do Senhor Jesus. Disto, o Senhor diz expressamente, devemos nos distanciar e condenar.


Cães e porcos são pessoas no Cristianismo para quem as coisas preciosas da verdade de Deus são sem sentido e sem valor. Devemos condenar fortemente essas pessoas. Não podemos oferecer a eles nada que Deus reservou para seu povo, que também aprecia o que há de precioso. Essas pessoas pisam o que é valioso, que lhes oferecemos e também nos seduzirão e nos dilacerarão . Cães e porcos não significam pecadores em geral, e o sagrado e as pérolas não significam o evangelho. Aquele que anuncia o evangelho não usa pérolas ante os porcos. O evangelho está lá para todos os pecadores, incluindo o mais parecido com um porco entre eles.

Pedi, buscai, batei

Aqui o Senhor oferece um incentivo importante para colocar em prática todos os ensinamentos que Ele deu. Depois de ouvir os ensinamentos, nos sentimos muito fracos para segui-los. Mas aqui o Senhor nos dá os recursos: pedir, buscar, bater. Ele nos incentiva a fazer uso ilimitado e sustentado deles. Se realmente fizermos isso, podemos ter a certeza de uma resposta. O Senhor nos dá essa garantia com as palavras "porque aquele que pede recebe" e assim por diante.

“Pedir” é expressar um desejo. “Buscar” indica que o que é necessário não está disponível, mas que temos de fazer um esforço para obtê-lo. No “bater” enfatiza-se a urgência de pedir a Deus e também que uma porta deve ser aberta; isso pode ser aplicado à remoção de um obstáculo.


O limite da dádiva divina é determinado por nossa fé. Deus dá de boa vontade e abundantemente. Sua abundância é inesgotável. Sua capacidade de nos presentear é ilimitada. Ele diz: “Abre bem a tua boca, e ta encherei” . No entanto, Deus não nos dá tudo o que pedimos para ele. Porque ele só dá o que é bom. Se pedirmos alguma coisa ao Pai, Ele não nos dará nada que seja inútil como uma pedra ou perigoso como uma cobra. Seu padrão não é inferior ao de um pai terreno.


O é um resumo dos versos 1 a 11 , na verdade todo o Antigo Testamento, na medida em que fala sobre relacionamentos entre as pessoas. Independente do que uma pessoa faça, minha preocupação é fazer-lhe oque eu quero que ela faça a mim. Assim estarei agindo como um filho do Pai Celestial. Não diz: "O que você não quer que alguém faça a você, não faça aos outros". Isso seria uma abordagem negativa ao outro. O Senhor diz isso positivamente. Isso combina bem com o anterior. Se o Pai nos dá tão abundantemente, devemos dar abundantemente também aos outros.


Duas portas, dois caminhos
 

Aqui o Senhor fala às multidões e não aos discípulos. Oferece-lhes a escolha entre a porta estreita e a larga, entre entrar na vida e perder-se. A porta é estreita porque alguém só pode entrar por ela se não quiser levar nada de si mesmo. Mas não é muito estreita para quem se humilha diante de Deus e se torna pequeno. Mas a porta provavelmente é estreita demais para alguém que pensa que pode entrar por causa de suas próprias boas obras. São essas obras que tornam as pessoas grandes. Pessoas com obras de sua própria justiça entram pela porta larga. Muitos escolhem esta porta confortável e o caminho largo igualmente confortável para levar uma vida confortável. O fim deste caminho, entretanto, é a perdição.


Apenas alguns descobrem e usam a porta estreita. Isso não significa que a graça de Deus seja limitada. A graça de Deus é rica, gratuita e disponível para todos. No entanto, existem apenas alguns que apelam para a graça. Somente aqueles que reconhecem, que não podem permanecer diante de Deus, e confessam seus pecados para Ele entram. Eles escolhem o modo de vida. Mas esse é um caminho estreito. A multidão não pode ser encontrada lá. Mas esse caminho leva à vida eterna com Deus.

Falsos profetas

 

O Senhor agora está alertando sobre os falsos profetas. Eles alargam a porta estreita e alargam o caminho estreito. Eles se apresentam como discípulos, mas na realidade eles só trazem danos. Eles estão dispostos a corromper os verdadeiros discípulos. A diferença entre profetas verdadeiros e falsos pode ser vista no fruto. O fruto não consiste exclusivamente de maldade grosseira. Os falsos profetas nem sempre trazem ensinamentos visivelmente malignos. Os efeitos desses ensinamentos - a saber, seus frutos - mostram com que tipo de profetas estamos lidando. Portanto, é sobre o que um ensino faz na vida do discípulo. Se o torna um seguidor mais fiel do Senhor ou o afasta do Senhor?


Assim também é com uma árvore. A saúde da árvore pode ser reconhecida pelos frutos que produz. Você não pode ser enganado nisso. Também é claro o que acontece com uma árvore que não dá bons frutos. Você não a deixa crescer, porque se alguém acidentalmente comer dela, pode ser prejudicial ou até fatal. Portanto, tal árvore deve ser cortada e jogada no fogo.


O mesmo é verdade para homens cujos ensinos desviam o povo de Deus. O povo de Deus é chamado para produzir bons frutos para Ele. Mas se a atividade dos falsos profetas não produz bons frutos, então os falsos profetas devem ser rigorosamente julgados. Portanto, vamos dar atenção para os frutos de uma determinada doutrina para que possamos ver com que tipo de profetas estamos lidando!

O Julgamento do Senhor sobre Falsos profetas

O que importa não é tanto o que alguém diz, mas o que ele faz. Não importa o quão enfaticamente uma pessoa possa confessar que o Senhor Jesus é “Senhor” e até mesmo dizer a palavra “Senhor” duas vezes, mas se ela não fizer a vontade de Deus e não se submeter às Escrituras, O Senhor a rejeitará. Esses o Senhor diz “que cometem impiedade”, são pessoas que não reconhecem nenhuma autoridade, nem mesmo Deus.


Os falsos profetas reconhecem a autoridade do Senhor com a boca, mas na prática não agem de acordo com isso. Judas é um exemplo terrível dessas pessoas. Ele sem dúvida falou grandes palavras, fez obras impressionantes em nome do Senhor, mas não havia devoção interior ao Senhor nele. Ele nunca foi convertido e, conseqüentemente, não teve uma nova vida.


De todos esses homens que O conheceram apenas com os lábios, o Senhor dirá publicamente que Ele nunca os conheceu. Claro, Ele os conhecia plenamente. Por isso Ele vem a esta condenação perfeitamente justa. O fato de que Ele nunca os conheceu significa apenas que nunca houve um relacionamento entre Ele e eles, que Ele reconhecesse, porque eles nunca foram convertidos.

Dois tipos de fundamento 

Nestes versículos, o Senhor Jesus explica a diferença entre o homem prudente e o insensato. Essas são as palavras finais do Sermão da Montanha. É claro que essas palavras de conclusão e resumo se aplicam não apenas ao que Ele disse no Sermão da Montanha, mas a toda a Palavra de Deus.


Quem é prudente e quem é insensato? Aquele que ouve as palavras do Senhor Jesus e as pratica é prudente. Aquele que ouve as palavras do Senhor Jesus e não as pratica é insensato. Portanto, a diferença não está em ouvir ou não ouvir. Tanto o prudente como o insensato ouvem a palavra de Deus. A grande diferença é: fazer ou não fazer. O Senhor compara essa diferença com a construção de uma casa. A diferença não está nas casas. Ambas são provavelmente construídas com material adequado. A grande diferença está no fundamento sobre o qual a casa foi construída.


Ao fazer essa comparação, o Senhor mostra que um teste mostrará se alguém é prudente ou insensato. Este teste mostra se alguém ouve e age de acordo - isto é, é prudente - ou se escuta e não age - isto é, é insensato. O teste é feito de várias maneiras. Por um lado, chove torrencialmente. Nisto podemos ver provações repentinas, como por ex. na vida de Jó. Uma chuva forte ainda não acabou, então a próxima já está vindo e fazendo sua obra devastadora . Mas a casa da vida de Jó permaneceu de pé. Ele não desistiu de sua confiança em Deus .


Também pode haver correntes de água. Isso fala de uma pressão contínua e crescente. Davi descobriu, por ex. no longo tempo de sua perseguição por Saul, que queria matá-lo. Às vezes, isso se tornava tão difícil para ele que quase perdeu a confiança . Mas mesmo ele, não desistiu de sua confiança em Deus .


E, finalmente, há ventos. Eles nos fazem pensar em “ventos de doutrina” . Timóteo é avisado sobre "espíritos enganadores e doutrinas de demônios" que fazem o possível para entrar na vida das pessoas, minam e devastam sua fé. Infelizmente, isso acontece muito no cristianismo. Mas Paulo mostra a ele a confiabilidade da palavra e que ele deve concentrar sua esperança no Deus vivo .


Todos esses elementos atacam a casa da vida e comprovarão em que tipo de alicerce ela foi construída: na rocha ou na areia. Ninguém que alega ouvir escapa desta prova.


No caso do homem prudente, o Senhor usa a palavra “combateram” para provar a casa. Nisso sentimos a enorme veemência dos esforços do inimigo, que, com todas as suas forças, quer levar a casa ao colapso. Mas qual é o resultado? Não caiu!


No caso do homem insensato, o Senhor usa a palavra um pouco mais fraca [versão Darby] “bateram”, como se o inimigo tivesse que reunir menos força ali. O insensato também ouviu as palavras do Senhor. Só que ele não obedeceu. Ele não estava construindo na rocha, mas em outra coisa. Seja o que for, chama-se areia e não dá estabilidade. É por isso que o homem é insensato. A prova traz isso à luz. A casa não apenas desaba, mas sua queda é grande.


Sobre o que é construída a nossa casa da vida? Somos prudentes ou insensatos? Ninguém se considerará insensato. Mas a prova está chegando e revelará claramente quem somos. Tudo se resume a acreditarmos, reconhecermos e obedecermos a palavra de Deus. Menos não é suficiente. Descobrimos que a construção é freqüentemente executada em fundamentos errados. Muitos ouvem a palavra de Deus, mas fazem o que querem com ela. Isso é exatamente o que é construir na areia, o que inevitavelmente leva a uma grande queda.

As multidões estão maravilhadas
 

Embora seu ensino fosse dirigido a seus discípulos, as multidões o ouviam. E o que ouvem os surpreende. Não é de admirar, porque a voz do Senhor é como a de outro mundo. O Senhor ensina a Palavra - isso dá a Ele autoridade. Ele é o que diz. Em si mesmo, seu ensino se torna claro. Ele foi o Mestre perfeito que deu instruções aos seus discípulos, isto é, aos seus seguidores. E eles honraram seu Mestre e queriam se tornar como ele. Eles não apenas O ouviram, mas também O imitaram.


A autoridade com que Ele proclamou essas coisas surpreende a multidão. Eles vêem a diferença entre a maneira como ele ensina e a maneira como seus escribas ensinam. Os escribas eram pessoas que não faziam o que diziam .


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário