Mateus 8

     

                       
Grande multidão o segue
 

Nos capítulos anteriores, o Senhor pregou os princípios ou a lei básica do reino vindouro. Isso surpreendeu tanto as multidões que agora elas O seguem. Nos próximos dois capítulos, vemos os sinais do rei ou reino com os quais o Senhor mostra as obras de seu poder.


Os eventos nestes capítulos não estão em ordem cronológica; encontramos isso em Marcos. Existem eventos aqui que provam a presença do Messias prometido. O povo poderia tê-lo reconhecido por isso. Ele é o Emanuel, “Deus conosco”, que faz o bem ao seu povo. Nele, um Deus de graça e misericórdia é revelado. Em todos esses eventos, aprendemos cada vez mais sobre o próprio Senhor Jesus, a glória de sua pessoa sempre resplandece.


Pela ordem dos três primeiros incidentes podemos reconhecer o plano básico de Deus com seu povo. A purificação do leproso apresenta o remanescente do povo que crê nele enquanto está na terra - por mais fraca que seja essa fé. No centurião romano, vemos que quando o povo O rejeita, o caminho está livre para a introdução dos gentios . Na cura da sogra de Pedro, nós O vemos retornado a Israel (a casa) e o povo em condições de servi-lo .

Purificação do leproso
 

A primeira obra de seu poder descrita por Mateus é curar um leproso. Onde outras pessoas teriam recuado de horror, com a chegada desse homem, o Senhor não recua com nojo. O homem estava convencido do poder do Senhor Jesus, mas não tanto de sua graça. Mas o Senhor o recebe com graça. Ele age imediatamente, estendendo a mão, tocando-o e pronunciando a palavra de poder para purificação. O leproso é então purificado. Normalmente, qualquer pessoa que tocasse em um leproso ficaria contaminada. Mas o bendito Redentor chegou tão perto dos homens que foi capaz de remover as contaminações sem se contaminar.


No terceiro livro de Moisés, encontramos cerimônias de purificação , mas não para cura. A lepra só poderia ser curada por Deus . Mas o Senhor Jesus é Deus. Ele também é o legislador. Portanto, Ele diz ao purificado que ele deve ir ao sacerdote e seguir as prescrições de purificação descritas por Moisés. O significado mais profundo disso é que daria à classe sacerdotal uma evidência clara da presença de Deus entre eles. O sacerdote que antes o havia declarado impuro veria agora que o homem estava são, e somente Deus poderia ter feito isso. Mas visto que o Senhor Jesus fez a purificação, o sacerdote deveria ter chegado à conclusão de que Deus estava presente Nele, entre seu povo.


A lepra é como o pecado, porque a lepra é uma figura do poder eruptivo e pernicioso do pecado que, além de tudo, tem um efeito contaminante sobre os outros. A lepra torna as pessoas repulsivas e inadequadas para viver para a glória de Deus e bênçãos dos outros. Miriam, Geazi, Uzias ou Azarias tornaram-se leprosos, como uma prova visível de arrogância e ganância em seus corações ; ; .


Ninguém pode eliminar com o pecado, exceto o Filho de Deus . O pecado impede o discipulado fiel. O Senhor deseja remover todos os obstáculos de nós para que possamos segui-Lo.

O centurião de Cafarnaum
 

O personagem principal desse incidente é um centurião gentio que parece ter uma fé notável no Senhor Jesus. Essa fé se torna evidente por ocasião da doença de um de seus servos, que está paralisado, em casa com muitas dores. O centurião busca o Senhor e implora por seu servo. A situação do servo ilustra como o pecado pode paralisar completamente alguém e causar uma dor tremenda. Como no incidente anterior, não há ninguém aqui que possa oferecer uma saída. O centurião percebe que somente o Senhor Jesus pode ajudar. O próprio servo não pode fazer nada. Dessa forma, também podemos ir ao Senhor e implorar a Ele em favor de outras pessoas que não podem fazer isso por si mesmas.


O Senhor respondeu com benevolência ao pedido do centurião. Ele quer ir e curar o servo. Isso revela a avaliação realista do centurião, de si mesmo e do Senhor. Ele se sente muito indigno do Senhor para que o Senhor entre em sua casa. Ao mesmo tempo, ele reconhece o grande poder da palavra do Senhor. Ele se refere a isso agora. O Senhor não precisa ir, mas também pode curar por meio de sua palavra de poder . Ele não precisa estar fisicamente presente em nenhum lugar para isso, porque Ele é onipresente. Enquanto ele está falando com o centurião, Ele também está junto ao seu servo ao mesmo tempo.


Das palavras do centurião sobre si mesmo, segue-se, por um lado, que ele está sujeito aos outros e, por outro lado, há outros que estão sujeitos a ele. Ele pode dar ordem com uma palavra e eles obedecem. Ele vê a mesma coisa com o Senhor Jesus. Ele também está sujeito à autoridade de outro, a saber, Deus. Ele também pode dar ordem e é obedecido.


O que o centurião diz impressiona o Senhor Jesus. Este é um mistério que só faz a glória de sua pessoa parecer ainda maior. Por um lado, é Ele mesmo quem realiza a fé no centurião. Mas, assim que esta fé é expressa, Ele a avalia como algo do próprio centurião. Ele se espanta acima de tudo porque o centurião é um gentio e não um membro de seu próprio povo. Ele ainda tem que declarar que não encontrou uma fé tão grande em Israel.


A fé do centurião gentio é característica de todos os crentes que não pertencem a Israel. Israel só chegará a crer quando o Messias vier e Ele os tocar . Esse contato havia acontecido com o leproso e também na história seguinte, com a sogra de Pedro . A fé do gentio é caracterizada por confiar em Sua palavra sem sua presença física. Por meio dessa fé, muitos dos confins da terra participarão das gloriosas bênçãos do reino dos céus, junto com Abraão, Isaque e Jacó. O Senhor pessoalmente garante isso com suas palavras "Eu vos digo".


O “eu vos digo” também se aplica ao outro lado. Tão certo quanto os crentes gentios receberão uma parte dele, certamente aqueles para quem o reino foi realmente destinado não receberão uma parte dele por causa de sua descrença. Enquanto muitos dos pobres gentios virão para a mesa no reino dos céus, com os pais honrados pelos judeus como os primeiros herdeiros da promessa, os filhos do reino estarão em total escuridão. Em vez de serem introduzidos à luz e às bênçãos, eles são lançados em um lugar totalmente oposto. Eles estarão na escuridão total, chorando de dor e de remorso rangendo os dentes, pelas bênçãos que perderam.

Cura da sogra de Pedro
 

O terceiro caso de cura ocorre em uma casa, a casa de Pedro. O Senhor é um convidado lá. Onde Ele está, doença e morte não podem existir. Assim será quando Ele governar a terra . O Senhor vê a necessidade. Não lemos que Ele fala uma palavra, mas toca a mão dela. A cura é instantânea e completa. Um tempo de recuperação não é necessário.


Mateus não relata que o Senhor foi pedido para curar. Lemos isso em Marcos . Aqui, a cura é simplesmente um ato resultante de Sua presença. Outra prova de que Ele é o Messias, Aquele que "sara todas as tuas enfermidades" .


A febre é uma doença que deixa a pessoa agitada. Há atividade, mas é descontrolada e só tem como resultado que a pessoa se torna cada vez mais fraca. Ela não é mais capaz de ajudar os outros. Mas quando o Senhor a curou, ela pode se levantar e servi-Lo. O Senhor também quer nos libertar de todas as ocupações sem sentido que apenas consomem nossas forças, sem que nada possa ser feito em sua honra. Para fazer isso, como aconteceu com esta mulher, Ele deve tocar nossa mão. A mão é um símbolo de atividade. Se Ele é o poder de nossas atividades, não algum fogo consumidor dentro de nós, então somos capazes de servi-Lo.

Muitos são curados

 

O Senhor permanece em ação pelos necessitados até a noite. Existem “muitos possuídos” lá - e isso na terra de Deus. Pois o povo deve ter se desviado muito. Com a palavra de seu poder, os espíritos saem. Não há nenhuma resistência. O Senhor cura todos os que sofrem. Além dos sofrimentos espirituais causados ​​por demônios, houve muitas doenças físicas. Tudo isso prova que, em vez de bênçãos como resultado da obediência, o povo trouxe maldição sobre si por meio da desobediência. Mas agora o Senhor Jesus está lá para libertar as pessoas, que vêm a ele com fé, das consequências da maldição.


A citação de Isaías mostra como e com que espírito o Senhor realizou as curas. Ao ajudar as pessoas, Ele sentiu profundamente todas as dificuldades e doenças deles. Em Seu Espírito, Ele carregou os fardos deles, enquanto os carregava em Seu poder. O milagre revelou Seu poder divino, mas ao mesmo tempo houve compaixão divina, que penetrou nas necessidades profundas daqueles a quem Ele veio ajudar.


O fato de que Ele carregou as doenças sobre si, não aponta para a cruz, mas para sua vida terrena. A citação de Isaías não diz que o Senhor carregou nossas doenças na cruz e que um crente, portanto, não precisa mais ficar doente. Assim como o Senhor se compadece das fraquezas, Ele pode se compadecer das doenças. Ele não pode fazer isso com o pecado. Ele faz-se um com os enfermos e também com os que estão presos por causa do seu nome .

Seguir ao Senhor
 

Uma grande multidão se reúne ao redor do Senhor. Todos são atraídos por seus benefícios. Mas o Senhor conhece seus corações e sabe que eles só querem se beneficiar de sua bondade. A evidência de sua bondade foi dada. Agora é a hora de deixar esta área. Então, Ele ordena a seus discípulos a ir para o outro lado do mar. Ele deve fazer Sua obra lá também. Então, um escriba surge no meio da multidão. Cheio de entusiasmo, ele se reporta ao "Mestre" e confessa que quer segui-lo por onde ele for. Isso mostra que ele tem uma opinião elevada de si mesmo.


O conhecimento das escrituras (afinal ele era um escriba) e o desejo de seguir o Senhor não é suficiente para realmente segui-Lo. O Senhor diz a ele o que importa para segui-lo. Para poder realmente segui-lo, é necessário reconhecer e condenar os próprios interesses e autoconfiança. O Senhor também diz que não há honra, mas vergonha associada ao segui-lo.


O Senhor conhece bem o seu coração. Aqui está um judeu carnal que pensa que pode conseguir uma boa posição com o Messias, seguindo-o. Alguém que se oferece sem ser chamado pode pensar que seguir é algo muito agradável, mas não está firmemente ancorado em sua alma. Em breve, haverá mudanças nas condições que atrairão seu coração em outras direções e, por fim, ele descerá ao seu nível original.


Quem se oferece para seguir o Senhor sem ser chamado vai ouvir oque é sua parte ao segui-lo. Enquanto as raposas e aves do céu obtiveram um lugar de descanso, Ele mesmo, o Filho do homem estava sem lar na terra. Raposas e aves do céu não são exatamente os animais mais agradáveis ​​da criação. Na Bíblia, eles simbolizam astúcia e maldade. Mas, como criaturas, estão sujeitos aos cuidados de Deus.


Aqui o Senhor chama a si mesmo de “Filho do Homem” pela primeira vez. Este título está associado à sua rejeição ou à sua glória; neste ponto, Ele indica sua rejeição.


O caso do discípulo, que quer fazer outra coisa “primeiro” antes de seguir o Senhor, é um pouco diferente. Acontece que, após o chamado do Senhor, surgem imediatamente as preocupações em segui-lo imediata e completamente. Este discípulo quer fazer primeiro algo que seja perfeitamente bom em si mesmo. Ele mostra respeito por seu pai. Nesse caso - se o Senhor o chamou - suas reivindicações devem preceder a tudo o mais, inclusive os laços familiares. Eles não são de forma alguma ignorados; Deus quer que os honremos. O chamado do Senhor, portanto, não está em contradição com ele, mas é simplesmente de nível superior. A resposta do Senhor mostra, portanto, que esse discípulo usou sua obrigação para com os pais como desculpa para não seguir o Senhor imediatamente. Essa obrigação era um obstáculo entre sua alma e Cristo.


A palavra “deixa aos mortos sepultar os seus mortos” aqui significa que esse discípulo poderia deixar o funeral de seu pai para outras pessoas que não tinham ligação com o Senhor.

A tempestade no mar
 

Agora temos diante de nós os verdadeiros seguidores do Senhor. Os discípulos que o seguiram a bordo do barco aceitaram suas palavras. Eles deixaram tudo e O seguiram. Agora fica claro que nem tudo corre bem. Afinal, estar com o Senhor não significa que estejamos isentos de todas as provações. O oposto é verdadeiro. Aqueles que seguem o Senhor como discípulos experimentarão inimizade. As forças da natureza fazem sua parte para nos assustar, e no próximo incidente experimentamos a inimizade dos homens. Ambos os eventos servem apenas para dar a nós, como discípulos, uma impressão do poder do Senhor, que Ele está apenas então nos demonstrando.


Experimentamos os mares tempestuosos com bastante frequência. Chegamos a situações na vida, em que parece estarmos nos afogando. Então clamamos: “Senhor, há uma forte tempestade e as ondas estão cobrindo nosso barco. Parece que o Senhor está dormindo. Sabemos que não é assim, mas, por favor, venha em nosso auxílio! Senhor, mostra-nos, por favor, que pode nos ver? Senhor, estamos em perigo de morrer! Já não temos forças para suportar as dificuldades, a necessidade e os pecados que se tornaram evidentes!”


E então o Senhor vem em nosso auxílio por sua graça. No entanto, também com uma ligeira reprovação por causa de nossa pequena fé. Se pensarmos nisso, também entendemos isso. Como um barco pode afundar quando o Senhor está a bordo? Ele está sempre no caminho do Pai e é o Senhor de todas as situações. Com ele estamos sempre seguros em toda parte. Mesmo que nossas vidas sejam tiradas de nós, o inimigo não pode prejudicar nossas almas.


Após a reprovação suave, lemos "Então, levantando-se". Ficamos impressionados. Ele, o Deus Todo-Poderoso, se levanta e entra em ação. Se olharmos apenas para o inimigo, ficamos com medo, mas se olharmos para Ele, a calma e a confiança tomam conta de nós. Esta é a quarta prova de poder (depois da cura do leproso, do servo do centurião e da sogra de Pedro). Vemos nela a majestade de Cristo sobre o poder de Satanás, que leva os homens ao ódio contra ele e seu povo. Esse poder nada significava para o Senhor. Ele dormia! Somente quando os discípulos gritaram, Ele se levantou e submeteu as forças da natureza ao Seu comando. O vento e o mar silenciaram com a palavra de seu Criador.

Cura de dois endemoniados
 

O Senhor deu ordens para ir para o outro lado do mar . Lá ele chega com seus discípulos. A viagem não foi tranquila. A área em que eles estão entrando também não é calma. Demônios que possuíram duas pessoas aterrorizam a área circundante. O local de habitação dessas pessoas é a área da morte. De lá eles saem agora, atraídos, por assim dizer, pelo poder de Cristo.


Mas eles não podiam ficar encobertos. Sua presença os obriga a se revelarem. Quando outras pessoas passam, eles se revelam também, mas para aterrorizar. Agora o horror está sobre eles. Eles conhecem o Filho de Deus e sabem que Ele tem poder para julgá-los e lançá-los no tormento eterno. Eles estão bem cientes de sua sorte. Mas eles também sabem que o tempo para isso ainda não chegou, assim como Satanás deve saber que um dia lhe restará apenas um pouco de tempo .


Para dar um testemunho claro do poder do Senhor sobre o inimigo, é mencionado aqui que havia dois possuídos. Os espíritos malignos impressionam as pessoas fazendo-as temerem seu poder, mas eles não podem fazer nada, se o medo deles não estiver presente. Só a fé pode tirar esse medo das pessoas.


Os demônios conhecem sua vontade. Sem que o Senhor diga uma palavra, eles sabem que Ele os expulsará. Eles são ocupantes ilegítimos dessas pessoas. Os demônios O conhecem e sabem que não têm poder para resistir à Sua Palavra. Não existe um único pensamento de resistir ao Senhor Jesus por parte deles. Durante a tentação no deserto, o Senhor derrotou Satanás.


Então, eles apontam o Senhor para a manada de porcos que pastavam à distância. Assim como a possessão na terra do Senhor, a presença de um rebanho de animais imundos é uma vergonha na terra do Senhor. Se Israel tivesse andado nos caminhos de Deus, o rebanho de animais imundos não estaria lá. Os porcos são uma imagem de Israel.


O Senhor diz apenas uma palavra: “Ide!” Sem qualquer pensamento ou expressão de resistência, os demônios obedecem e saem dos homens e entram nos porcos. Então, eles mostram o quanto estão procurando por ruína: Todos os porcos descem o abismo para o mar. Assim, os demônios são usados ​​para executar o julgamento de Deus sobre a impureza e para limpar a terra.

 

Os pastores dos porcos não puderam salvar seu rebanho. Eles tiveram que assistir, impotentes enquanto ele morria. Eles também viram a libertação dos possuídos. Eles agora estão relatando tudo isso na cidade. Como resultado, toda a cidade sai ao encontro do Senhor Jesus. Mas quando O vêem, pedem que deixe sua área. Quando o poder divino controla o poder de Satanás, a presença de Deus revelada é insuportável para o homem. Deus revelado em bondade - o homem não quer isso.


A presença de demônios e porcos era mais confortável para eles do que a presença do Filho de Deus. Não havia aparência ou glória Nele para eles O desejarem . Por causa dele, eles perderam sua fonte de renda. Por isso eles queriam se livrar Dele.

 

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário