Mateus 6

 

                          

Justiça Prática

 

Neste capítulo não se trata mais dos princípios cristãos em comparação à lei, como no capítulo 5, mas sobre nosso Pai, com quem temos que tratar em oculto. A expressão "vosso pai" aparece aqui mais de dez vezes. Os discípulos estão pessoalmente associados ao pai. Ele nos entende, vê tudo o que acontece ao nosso redor, nos ouve e nos aconselha. No geral, fica claro que Ele é de extrema importância para nós.


O capítulo anterior tratou sobre a natureza da justiça. Este capítulo trata sobre o exercício prático da justiça. Ao fazer isso, o Senhor aponta o grande perigo de que pratiquemos justiça diante dos olhos dos homens para receber seu apreço e reconhecimento. Isso nada mais é do que hipocrisia.


O Senhor aborda três formas de justiça que são facilmente realizadas para obter honra dos homens: caridade , oração e jejum . Como isso é visível exteriormente, eles podem causar uma impressão nos homens, mas não a Deus. Deus busca a verdade interior. Recebemos a recompensa que o Pai nos dá no reino da paz. Mas perdemos esta se apenas fizermos o bem aos olhos dos homens.

  Caridade

 

Também neste capítulo, o Senhor ainda usa as palavras “Em verdade vos digo”. Ele fala com autoridade, não como os escribas.


Os fariseus alardeavam sua caridade nas sinagogas, onde ensinavam, mas também em público. O Senhor, portanto, os chama de "hipócritas". Estes homens não deram atenção a Deus. Eles estavam preocupados apenas com os aplausos e elogios dos outros. Eles também os recebiam e, ao mesmo tempo, recebiam sua recompensa. Eles não tinham mais que esperar qualquer recompensa acumulada ou futura.


Depois desse tipo falso de caridade, o Senhor mostra o tipo bom.Toda doação importa ser dada diante dos olhos do Pai. Mesmo que ninguém saiba - o Pai vê, aprecia e recompensa. A mão esquerda não deve saber o que a direita faz; isso significa que não devemos doar nada para ter uma boa auto estima. Não contamos a ninguém sobre isso, mas temos orgulho de ter dado algo! Portanto, tudo deve acontecer diante do Pai e para Ele, não diante dos homens, nem mesmo por nós mesmos.


O que acontece sem o conhecimento dos homens será recompensado naquele dia futuro.

Orações

  

Deus abomina a oração, que nada mais é do que uma exibição diante dos outros. Em tal oração, o orador se dirige à Deus, mas não para que Deus a ouça, e sim para que outros a ouçam.


Deus nem mesmo atenta para isso. Mas porque dá a impressão de que Ele está ouvindo a oração, é hipocrisia.


Essas manifestações ocorrem em edifícios ou em público. Qualquer pessoa que não tenha relacionamento com o próprio Deus admira essas demonstrações. É precisamente esta admiração que recompensa a “oração”. Eles não recebem nenhuma recompensa de Deus. A recompensa de Deus é para aqueles que não buscam a honra dos homens, mas um tratamento genuíno com Ele. Lidar com Deus, falar com Ele nunca é um show. É um evento muito pessoal e sensível. Deve-se estar sozinho. Qualquer interferência também deve ser evitada o máximo possível: a porta deve ser trancada.


Outro ponto importante é não usar discurso prolixo. O que o Senhor quer dizer com isso é tornar a oração o mais longa possível por meio de repetições sem sentido. É um hábito pagão. A oração do "rosário" na Igreja Romana é um exemplo disso. Isso não significa que não podemos orar por muito tempo; mas ninguém precisa saber a duração e a intensidade de nossas orações. Portanto, é bom orar breve e vigorosamente em público. Não oramos para dizer a Deus coisas que ele ainda não sabe. Ele sabe tudo muito antes de pedirmos. Oramos para nos livrarmos de fardos.

O Pai nosso

  

Em seu ensino sobre a oração, o Senhor agora apresenta aos discípulos como orar. Com isso, é claro, Ele não quer dar a eles uma oração padrão para que eles repitam continuamente. Então resultaria exatamente no que Ele acabara de reclamar. Em vez disso, Ele indica nesta oração a quem sua oração deve ser dirigida e o que deve conter.


O endereço "Pai Nosso, que estás nos céus" exprime uma distância. O discípulo na Terra fala com o Pai Celestial. Isso já mostra que não se destina principalmente aos cristãos. Um cristão sempre tem livre acesso a Deus, seu Pai no céu. Não existe distância. Há, entretanto, uma lacuna entre o povo terreno de Deus e Deus no céu. Isso faz do “Pai nosso” uma oração que se faz com vistas ao início do reino da paz, enquanto as circunstâncias externas ainda estejam em total contraste com ele. O anúncio deste reino por João Batista e pelo próprio Senhor suscita o desejo de estabelecer seu reino. Para fazer isso, eles devem tentar superar as dificuldades no mundo hostil ao seu redor e ser poupados das armadilhas do inimigo. Para fazer isso, é necessário fazer a vontade do Pai. Embora esta oração se destine principalmente ao remanescente de Israel, também podemos aprender muito com ela.


A oração contém seis pedidos. Primeiro, existem três pedidos relacionados a Deus. Sobre seu nome, seu reino e sua vontade. Em seguida, vêm três pedidos que nos dizem respeito: nosso pão, nossa culpa e nossa proteção contra as tentações e as armadilhas do mal. Portanto, o Pai Celestial e Suas necessidades vêm em primeiro lugar, e nossas necessidades vêm em segundo lugar.


Um verdadeiro discípulo deseja que o nome de seu Pai, agora tantas vezes blasfemado e desonrado, seja santificado em toda a terra. Quando o Senhor Jesus reinar, a santidade do nome do Pai será reconhecida e expressa com reverência por todos os homens. Os discípulos encontram sua maior alegria no fato de que seu Pai, que agora ainda está agindo em oculto, é então publicamente louvado e glorificado.


Quando o nome do Pai for santificado em todos os lugares, então a vontade do Pai também será feita em todos os lugares. Esse será o caso quando “o seu reino”, o reino da paz, tiver chegado. Então, haverá também obediência perfeita e “sua vontade” será feita na terra, assim como sempre foi feita no céu.


Mas ainda não chegou a hora. O discípulo ainda depende dos cuidados de seu Pai enquanto estiver cercado de inimigos. Na grande tribulação que precede imediatamente o estabelecimento do reino de paz, certamente haverá uma grande escassez de necessidades diárias. Mas, o Senhor diz aqui, eles podem pedir a seu Pai todos os dias para dar-lhes o que necessitam.


Eles também saberão que as dificuldades em que se encontram são o resultado de seus pecados. Portanto, eles pedem perdão e mostram disposição para perdoar, como já mostraram perante os seus perseguidores. Ao mesmo tempo, eles reconhecem sua fraqueza em permanecer firmes na tentação. O Senhor diz a eles que peçam a seu Pai que os proteja da tentação, em que possam negá-Lo. E podem até pedir ao pai para livrá-los do mal delas.


No final de seu ensino sobre a oração, o Senhor retorna ao perdão. A palavra “também” no versículo 14 faz uma conexão clara com o pensamento anterior. É necessário ter uma mentalidade de perdão para também receber o perdão. Se um discípulo não está disposto a perdoar quando outros pecaram contra ele, o Pai também não pode mostrar essa disposição. A falta de disposição de perdoar é um bloqueio para o acesso ao Pai, em oração.

O jejum

O jejum ocorre várias vezes no Antigo Testamento . Raramente aparece nas cartas do Novo Testamento que descrevem a vida da igreja. Freqüentemente, está relacionado à oração . Também aqui segue imediatamente a oração. A oração diz respeito ao aspecto espiritual do homem, o jejum diz respeito ao aspecto físico. Jejuando, a pessoa faz participar seu corpo no que diz respeito a sua mente e alma. O jejum faz parte da humilhação e da aflição. Quando alguém jejuar, ele nega a si mesmo os prazeres terrenos, que no entanto, em si são inteiramente permissíveis. Portanto, em prol de um objetivo mais elevado, ele renuncia ao desfrute durante o jejum.

Mas o jejum não é um fim em si mesmo. Esse foi apenas o caso dos fariseus. Com uma expressão triste ou alterando o rosto, eles tentaram ganhar o apreço dos homens. Eles queriam que os homens vissem como eles viviam bem e piedosamente e como estavam tristes com a condição espiritual do povo de Deus. O Senhor Jesus percebe completamente este comportamento, chama-os de hipócritas e afirma que já receberam o seu galardão.


Um jejum verdadeiro não se vê em uma pessoa. Como na oração, é uma questão entre o Pai e o discípulo. Se alguém se sente tão solidário com o Pai quanto à condição de seu povo, então o jejum é realmente para Ele, não para os outros; e o Pai vai recompensar isso.

Tesouro no céu

 

Na última parte do capítulo , o Senhor fala sobre as posses terrenas e as coisas necessárias à vida. Por causa da profunda tendência de todos os homens de perseguir tesouros terrenos, o Senhor dá as admoestações necessárias para isso. Existem duas razões para não fixar seu coração nisso. Essas razões estão relacionadas às duas maneiras pelas quais podemos perder nossos tesouros: primeiro, eles podem ser corrompidos por forças da natureza que estão além do nosso controle. Em segundo lugar, pessoas violentas podem roubá-los de nós. Não importa o quanto tentemos nos proteger de ambos, uma data de validade para nossas posses não pode ser garantida.


O Senhor aponta outros tesouros que não podem se deteriorar e que não podem ser roubados de nós. Esses são os tesouros no céu. Esses tesouros estão ligados a Ele, em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão escondidos . O que coletamos dele ao lidar com as coisas que são de acima é de valor eterno e imortal. Se realmente conhecemos o Pai Celestial, então temos nosso tesouro no Céu e nosso coração também está lá. Temos apenas um coração, e este está com aquilo que nosso coração mais valoriza.

A lâmpada do corpo

Para apreciar o verdadeiro valor do tesouro no céu, precisamos de um olho simples. Nosso olho é uma lâmpada. O olho não é em si uma fonte de luz, mas capta a luz e a transmite ao corpo. Os membros então sabem o que fazer. Em vista desse tesouro no céu, podemos orar como Paulo fez. Ele pediu olhos iluminados do coração para que pudesse conhecer as riquezas do céu. Meros confessores que afirmam ter uma conexão com o Senhor, afirmam ser iluminados. Mas seu olho é mau. Eles não têm nenhum tesouro no céu, mas um tesouro na terra. A luz que eles asseguram ter é, na verdade, escuridão. Aqueles que presumem ter luz estão nas maiores trevas possíveis. Essa pessoa está completamente fechada à luz de Deus.

Deus ou Mamom

Não é possível coletar tesouros no céu quando nossos olhos vagam entre os tesouros do céu e os da terra. Deus e Mamom são dois senhores que reivindicam serviço. Deus quer que sirvamos a Ele, e Ele tem esse direito. Mamom, o deus do dinheiro e da riqueza, também tenta nos levar a servi-lo. Servir aos dois ao mesmo tempo é impossível.

No entanto, muitos cristãos acreditam que é possível e tentam fazer isso. Mas o Senhor Jesus diz aqui que não é possível. Deus e Mamom são completa e mutuamente exclusivos, eles estão em total oposição um ao outro. Se alguém diz que serve a Deus, mas sua vida prova que vive apenas para a terra, está negando seu relacionamento com Deus. Em sua prática, as coisas terrenas ganharão cada vez mais espaço e a vida para a glória de Deus conseqüentemente perderá cada vez mais importância.

Não andeis cuidadosos

Nestes versículos não se trata dos perigos da riqueza, mas sobre os cuidados da vida. Isso pode tomar conta de nós tanto quanto o acumular tesouros. O perigo de se preocupar, não significa por ex., de não cuidarmos de nossa família, mas preocupando-se e meditando sobre nossa família. Podemos colocar as preocupações comuns da vida em segundo lugar e confiar que o Senhor cuidará delas. Porque mesmo na natureza Ele cuida de tudo que é necessário!

O Senhor nos incentiva a simplesmente olhar para as aves, pois todas elas recebem o que necessitam, porque nosso Pai Celestial as alimenta. Podemos saber que somos muito mais importantes para nosso Pai do que as aves. Quando percebemos isso, a preocupação com comida e bebida desaparecerá por si mesma. O mesmo vale para a duração de nossas vidas e nossas roupas. Para não nos preocuparmos demais, o Senhor nos convida a olhar os lírios e a erva. Quando vemos como Deus os trata e o que acontece com eles quando florescem, o fardo dessas coisas pode ser removido de nós. É assim que o Senhor tranquiliza Seus discípulos: Eles não precisam se preocupar com comida, bebida ou roupas.


As pessoas deste mundo não podem deixar de se preocupar com essas coisas. Eles não têm mais nada! Eles não têm Pai nem tesouro no céu e vivem somente para seu bem-estar terreno. Portanto, dependem do suprimento; ao olhar para o outro mundo, a importância da comida, da bebida e das roupas desaparece. Para fazer a escolha certa, os olhos devem estar dirigidos ao invisível, ao eterno e ao celestial.


Um discípulo do Senhor pode saber que seu Pai celestial sabe que ele precisa e cuidará de todas as coisas visíveis, temporais e terrenas. A primeira preocupação de um discípulo pode, portanto, estar centrada no reino de Deus e em sua justiça - assim deve ser, e esta é a missão do discípulo. Buscar o reino de Deus significa colocar-se totalmente a seu serviço; reconhecer que o Senhor está no controle de todas as áreas da vida. Significa fazer o que Ele diz, dizer o que Ele quer e ir aonde Ele quiser. A busca da justiça de Deus é a busca do caminho certo que Deus nos diz para seguir e no qual Cristo nos precedeu.


Ao servirmos ao Pai Celestial dessa maneira, ficamos sujeitos à Sua vigilância e atenção bondosa. Nosso Pai Celestial conhece e cuida de todas as nossas necessidades. Dessa forma, podemos ficar completamente livres de todas as preocupações ansiosas e ter total confiança em sua preocupação amorosa.


Mais uma vez o Senhor diz que não precisamos nos preocupar, nem mesmo com o dia seguinte. Não adianta pensar no que pode acontecer amanhã. Já nos basta o mal de hoje. Não precisamos nos sobrecarregar hoje com as preocupações do dia seguinte. Chegando o dia seguinte, elas podem não estar mais lá. Mas se elas ainda estão lá, então Deus também está lá.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário