Mateus 3



              

João Batista

João Batista agora aparece em cena sem qualquer introdução. Ele vem enquanto já se percebe os passos de seu mestre atrás dele, por assim dizer. João vive e prega no deserto, separado da área habitada dos homens. Isso expressa claramente como Deus pensa sobre Jerusalém, esta "cidade santa" onde os sacerdotes fazem seu ministério. João se retira de tudo isso, ele não tem parte nisso.

A expressão "reino dos céus" vem do Antigo Testamento. No Novo Testamento, este termo ocorre apenas neste Evangelho e é usado por Mateus cerca de trinta vezes. João Batista usa esta expressão sem qualquer explicação, porque seus ouvintes, bem como os leitores deste Evangelho a conhecem desde o livro de Daniel. É o que Daniel fala por ex. com Nabucodonosor sobre o Deus do céu, que estabelecerá um reino que nunca será destruído; este é o reino dos céus . Existem também outras expressões, como reino de Deus, reino do Pai, reino do Filho do homem, reino do Filho do seu amor, reino eterno. Todos eles apontam para o governo de Deus, para "os dias dos céus sobre a terra" , esses são os dias em que “o céu reina” .

Como disse, Mateus é o único dos quatro evangelistas que usa a expressão “reino dos céus”. Os outros evangelistas sempre falam sobre o “Reino de Deus”. Mas é o mesmo reino. A diferença é que no "reino dos céus" a ênfase está no governo sobre a terra de acordo com os princípios celestiais - logo no reino da paz, enquanto no "reino de Deus" não se pensa apenas em um reino na terra, mas também no senhorio do Senhor Jesus sobre o coração de seus súditos hoje. No reino dos céus o foco está mais no governo externo, no reino de Deus o foco está mais no governo interno.

Portanto, agora João anuncia que “é chegado o Reino dos céus” porque o Rei está entre vós . Israel, porém, rejeita seu rei, o que dá ao reino um caráter novo e oculto. É sobre isso que o Senhor fala no capítulo 13 deste evangelho. João anuncia o reino em seu sermão, mas antes que possa realmente vir, deve primeiro haver uma conversão a Ele.

Na pessoa de João, foi cumprido o que Isaías predisse . João apenas se autodenomina “voz”, o que significa que ele mesmo não é nada. A citação também deixa claro que, na verdade, se trata de outra pessoa que fará a obra. A profecia de Isaías é sobre Jeová. Mateus aplica isso ao Senhor Jesus. Esta é uma das muitas evidências de que o Senhor Jesus é Jeová, o Deus da antiga aliança.

A aparência exterior, as roupas e o alimento de João combinam perfeitamente com o conteúdo de seu sermão.

O batismo de João

  João prega fora de Jerusalém, o centro religioso daqueles dias. Mas o poder de Deus é tão impressionante do lado de João, que as pessoas se dirigem a ele de todos os lados em grandes bandos. Elas são atraídas por seu sermão radical. Procuram o sentido da vida, que não encontraram nem no centro religioso de Jerusalém, nem fora dele. Mas a mensagem de João lhes dá esperança.

O batismo que João exerce não é o batismo cristão. O batismo cristão adiciona um discípulo a um Cristo morto. E após o batismo, ele segue um Cristo rejeitado. No entanto, o batismo de João adiciona as pessoas ao Messias terreno. O batismo de João está associado à vinda do Messias, que ascenderá ao trono e estabelecerá seu reino. O Senhor Jesus se junta a esta sociedade também sendo batizado .

O sermão de João

Os líderes religiosos, os fariseus e saduceus, também vem a João no Jordão. Os fariseus são ortodoxos, eles acrescentam algo à Palavra de Deus. Eles têm uma influência enorme e desejam impor energicamente o que acreditam ser a verdade.

Os saduceus são liberais. Eles subtraem da palavra de Deus e só acreditam no que é evidente para suas mentes. João rejeita ambos os grupos, chamando-os de raça de víboras.

Os líderes religiosos veem o tremendo poder da pregação de João e como as multidões são atraídas por ela. Eles não querem ficar de lado, mas de alguma forma se beneficiar disso - sem se converter. Para eles, tudo se resume à sua própria posição, à sua influência sobre o povo, que não querem perder.

Por isso João se recusa a batizá-los. Ele reconhece suas intenções astutas. Ao chamá-los de raça de víboras, ele os declara categoricamente como descendentes do diabo. Ele pergunta quem os induziu a fugir da ira vindoura. Esta pergunta deve tocar suas consciências e levá-los à conversão. João não explica como um pecador pode ser salvo ou como Deus perdoa os pecados. Ele apenas aponta que se alguém afirma estar em conexão com Deus, isso deve ser reconhecível por suas ações adequadas a Deus .


Ele também os censura por apontarem sua descendência de Abraão, porque isso é completamente inútil. Deus não olha para nossos pais ou ancestrais, mas para nossos corações. Não é nossa linhagem que conta diante de Deus, apenas se chegamos ao Senhor Jesus com arrependimento por nossos pecados. Deus pode suscitar pedras mortas à vida. Espiritualmente, Ele também fez isso, pois os crentes são chamados de "pedras vivas" .

Os líderes religiosos precisam atentar bem, que o julgamento está muito próximo. O machado do juízo em breve cortará a árvore de seu orgulho, na qual não há fruto para Deus. Então esta árvore será lançada no fogo do inferno, por meio do qual eles serão separados para sempre de Deus, com quem nunca tiveram comunhão.

João anuncia Cristo

Em seu anúncio sobre o poderoso, João anuncia que não há comparação entre ele e aquele que vem depois dele. João se rebaixa e exalta Cristo acima de tudo. Em sua presença, João sente-se como nada. Não que ele não se sinta confortável com Cristo, mas a glória de Cristo parece tão grande para ele que ele mesmo desaparece em nada. Também o caminho de Cristo é muito mais sublime do que seu caminho. Ele não ousa comparar seu próprio caminho com o de Cristo. A obra de Cristo também é muito mais sublime do que a dele. Ele batiza com água, mas Cristo os batizará com o Espírito Santo e com fogo. Este batismo com o Espírito Santo e com fogo são dois eventos diferentes, que acontecerão em dois momentos diferentes. O batismo com o Espírito Santo está associado com a primeira vinda do Senhor Jesus à terra, sua obra realizada na cruz e sua glorificação no céu. O batismo com fogo está relacionado à Sua segunda vinda à terra, quando Ele vier para exercer o julgamento. O tempo da graça encontra-se entre as duas vindas.

Ambos os eventos trazem as grandes marcas das duas vindas de Cristo à terra. O batismo com o Espírito Santo é o poder da bênção de Deus em vista do reino dos céus, pois é agora no tempo de provação. O batismo com fogo acompanhará o reino dos céus quando Cristo retornar para estabelecer o reino em majestade na terra. Nesta segunda vinda de Cristo haverá uma divisão entre aqueles que pertencem a Ele (“trigo”) e aqueles que não pertencem a Ele (“joio”).

Para isso, utiliza-se a imagem da debulha: Aqui o grão é separado do joio com a pá, realizando-se uma limpeza completa. O trigo é uma figura dos crentes. Eles aceitaram a Cristo e Ele é sua vida. O joio é uma figura dos incrédulos. Ele batizará o “trigo” com o Espírito Santo, mas a “palha” com fogo. Para Israel, isso encontra seu cumprimento no início do reino de paz. Um pré-cumprimento do batismo com o Espírito Santo ocorreu no dia de Pentecostes, quando a igreja cristã passou a existir.

O batismo do Senhor Jesus

Aqui encontramos a primeira aparição pública do Senhor Jesus: Ele vem para ser batizado. O Batismo é a porta pela qual Ele entra como Pastor para iniciar o seu ministério . Ele não é de Jerusalém. Como João, ele nunca habitou lá. Agora, Ele quer ser batizado para se juntar àqueles que expressaram por meio do batismo que estão esperando por ele. Por seu próprio batismo, Ele os reconhece como seu povo.

João se sente indigno de batizar Cristo. Ele acha que seria mais apropriado ser batizado por Ele. Mas o Senhor o repreende gentilmente. Deve ser feito assim. João tem que deixá-lo seguir seu caminho. Em sua graça, o Senhor ainda se conecta a João dizendo: "Assim nos convém ..." Com isso, Ele diz: "No cumprimento da vontade de Deus tenho a minha parte e você a sua".

Se o Senhor é batizado, é para “praticar a justiça”, isto é, para fazer o que é certo. Se o povo é batizado, é apenas confessando sua injustiça. Mas o Senhor Jesus não tem pecado a confessar. Ele pode dizer: “Quem dentre vós me convence de pecado?” . Mas porque Ele agora tomou Seu lugar como homem, é apropriado que Ele se faça um com aqueles que temem a Deus e que assim ocupam o lugar certo diante de Deus. E isso Ele também faz na graça, como faz tudo na graça. Portanto, Ele cumpre “toda a justiça” - não apenas a justiça exigida pela lei. 
Quando Cristo sai da água, ocorre a primeira grande revelação da Trindade. Nunca antes os céus se abriram para expressar o prazer de Deus sobre qualquer coisa na terra. Mas agora acontece.

Também para nós o céu está aberto, o véu está rasgado; somos selados e ungidos como Ele . O Pai também nos reconhece como filhos de Seu prazer. O Senhor Jesus é isso em sua própria força e justificação, mas nós entramos neste relacionamento como filhos do Pai por meio da graça e da redenção.

O céu se abre sobre Ele. Isso não é feito para dar a Ele uma visão do céu, como foi o caso de Estevão , mas todos os interesses do céu aberto são direcionados a Ele. Quando o céu se abre sobre Ele, é sempre para O revelar e glorificar .

O maravilhoso testemunho de Deus Pai é o resultado direto de Cristo ter cumprido toda a justiça nas águas do Jordão. Ao mesmo tempo, expressa o zelo de Deus pela honra de seu Filho. Ele não quer que as testemunhas ao redor tenham de forma alguma a ideia equivocada de que o Senhor Jesus é um homem comum como qualquer outro homem que foi batizado aqui. Ele é o unigênito Filho de Deus sem pecado.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário