Mateus 2

   

              

Os sábios do oriente
 

O rei Herodes está no poder. Isso indica em que tempo o Senhor Jesus nasce em Israel. Herodes é o símbolo do homem que busca somente sua própria honra, uma figura do Anticristo que assume o poder. Quando o Senhor Jesus vier pela segunda vez, em Seu retorno, em poder e grande glória, um homem dominador também estará assentado no trono: o Anticristo.

O nascimento de Cristo foi ignorado por todo Israel. O povo de Israel não o esperava. E ainda assim Deus garante que Ele seja adorado, mas Ele usa homens de uma terra distante para isso. Os magos pensaram que Jerusalém seria o lugar onde o rei nasceria. Ele governará lá, mas Ele não nasceu lá. Deus guia os sábios. E ele usa vários meios para isso, pelo que ao mesmo tempo fica claro que tudo está à sua disposição. Ele usa uma estrela, um Herodes ciumento, líderes religiosos insensíveis e as escrituras. Deus permite que os sábios vejam uma estrela, sua estrela, isto é, a estrela de Cristo, que nascerá de acordo com . Assim, eles fazem uma longa viagem para homenagear o recém-nascido Rei dos Judeus. Sua sabedoria pode ser vista no que fazem.


Reação de Herodes


Quando Herodes ouve sobre um rei recém-nascido, ele vê uma ameaça à sua posição. Neste rei sem Deus, pode-se compreender isso. Mas não apenas Herodes ficou perturbado - toda Jerusalém também ficou perturbada com ele. Em vez de aplaudir, a notícia de seu nascimento só causa consternação! Todo o comportamento deles mostra apenas rejeição. Os líderes religiosos também fizeram sua escolha: eles estão do lado de Herodes, não do Senhor. O rei nato é um intruso indesejado e não o cumprimento de uma esperança almejada. O Messias acabou de nascer e não fez nada até então, mas eles sentem que sua chegada irá perturbar sua complacência.

Todos os habitantes de Jerusalém são descendentes daqueles que voltaram da Babilônia para Israel. Eles deveriam ter esperado o Messias! Mas o Salvador já está com eles há mais de um ano, e eles não perceberam porque seus corações não estão centrados Nele.

Herodes pede que os líderes religiosos venham até ele e lhes pergunta sobre o local de nascimento de Cristo (em hebraico: Messias; ambas as palavras significam o ungido). É aqui que encontramos os principais sacerdotes e escribas pela primeira vez neste Evangelho. No momento eles estão bastante indiferentes, mas essa indiferença se transformará em ódio, quanto mais o Senhor for fazendo Seu ministério em Israel.

Os guias podem responder imediatamente e com precisão à pergunta sobre seu local de nascimento. Eles conhecem a escritura, pelo menos pela letra, mas só a usam como fonte de informação. E eles colocam esse conhecimento à disposição do adversário. Usando as escrituras, eles mostram o caminho a Herodes, mas eles mesmos se recusam a dar um passo nesse caminho, apesar de que seu profeta lhes tenha mostrado o caminho: para Belém! Embora os sábios venham adorar o Messias, eles fazem causa comum com Herodes, que planeja assassinar o rei. Tendo sido guiados pela estrela, os sábios agora são guiados pela palavra de Deus. Os escribas indicam o local de nascimento do Messias citando o profeta Miquéias Miquéias 5:2. Miquéias o apresenta lá como um governante que ao mesmo tempo apascentará seu povo, ou seja, será um pastor. Esses dois aspectos são uma combinação maravilhosa que só se concretiza no Filho de Deus.

Herodes agora sabe o local de nascimento, mas quer mais informações para que possa realizar seus planos de assassinato da forma mais eficiente possível. Ele mentirosamente extrai tudo dos sábios sobre o fato do nascimento, depois os envia a Belém e, involuntariamente, torna-se um guia para a criança. Ele quer que eles voltem para ele depois de encontrarem a criança para relatar a ele. Ele pede isso com a alegação hipócrita de que também deseja adorar a criança.

Os magos com a criança


 

Sem falar mais com Herodes, os sábios seguem seu caminho. Lá fora eles vêem novamente a estrela que viram no momento do nascimento de Jesus. A estrela os fez levantar-se, mas não os guiou ao longo do caminho. Mas agora ela vai adiante deles até o lugar do nascimento do Senhor. O reencontro da estrela lhes dá grande alegria. Deus sempre fornece orientação - para todos que andam de acordo com a luz que receberam, não importa o quão fraca ela seja. A luz existente e a acrescentada sempre leva a Cristo e causa grande alegria.

Entram assim numa casa, não num estábulo . Isso também é uma indicação de que um bom tempo já se passou desde o nascimento do Senhor Jesus. Eles vêem “a criança com Maria”, mas adoram a criança, não Maria. Agora, os tesouros que trouxeram são abertos e dados à criança como um presente. Esses presentes combinam com essa criança e indicam simbolicamente sua glória, bem como a extraordinariedade e o fim de sua vida terrena. No ouro é apresentada sua glória divina, no incenso a fragrância agradável que emana de sua vida e se eleva a Deus. A mirra fala do sofrimento e da morte que deveria atingi-Lo.

Após essa demonstração de honra para o recém-nascido Rei dos Judeus, eles recebem uma instrução de Deus para não retornar a Herodes. Também agora, eles seguem a voz de Deus e, portanto, não retornam à sua terra via Jerusalém, mas por um caminho diferente.


A Fuga para o Egito


Em sonho, José novamente recebe a ordem do Senhor para fugir para o Egito cf. Mateus 1:20. Ele deve ficar lá “até que eu te diga”. Esta é uma declaração importante para todo crente. Isso implica que ele só deve agir quando Deus tiver falado. José é sempre a pessoa que recebe ordens de Deus.

José obedece e imediatamente faz o que Deus lhe diz para fazer. O Senhor Jesus teve que fugir como um bebê. Os anjos anunciaram seu nascimento, mas não formam uma escolta para protegê-lo. Ele está em humildade aqui. Ele nunca usou seu poder para se proteger contra o mal. Ele fugiu ou se escondeu. Nesses casos, Ele não teve um lugar especial entre os filhos dos homens, mas compartilhou sua sorte. Ele suportou todas as humilhações porque não queria que seu povo sofresse nada sem participar disso.

Só depois da morte de Herodes é que José volta. Ele não desafia o perigo. E em seu retorno uma palavra profética é cumprida novamente. Nisso vemos novamente como Deus usa o inimigo para cumprir sua palavra. Deus sabe combinar a sua própria ação e a dos homens, embora ambas se oponham, para cumprir os seus planos. Este é um forte encorajamento para todos que lhe pertencem. A palavra profética é uma citação de Oséias, que ele falou com vistas a Israel e a salvação do povo, da escravidão do Egito ; . Mateus agora aplica essa palavra ao Senhor Jesus. Isso deixa claro que Cristo deseja que sua história comece na terra onde seu povo começou. Ele se torna um com o povo, embora o jeito deles fosse muito diferente do seu. O povo falhou em seu chamado de filho, mas Cristo responderá a isso perfeitamente. Ele é o verdadeiro Israel.
Em um sentido mais amplo, Ele começa a história do primeiro homem, isto é, de toda a humanidade, de novo - como o segundo homem, o último Adão em conexão com Deus.

Herodes fica furioso ao perceber que foi iludido pelos magos. Reconhecemos nele o dragão que busca o filho do sexo masculino para devorá-lo . Seu ódio pelo rei recém-nascido é expresso em um terrível assassinato em massa. Crianças inocentes são vítimas desse ódio a Cristo. Vemos aqui que mesmo a menor correspondência com Cristo traz à tona o ódio de Satanás. Os filhos de dois anos ou menos são tão parecidos com Ele que precisam compartilhar a sorte que Lhe é designada. Deus não impede Herodes de se tornar um assassino de crianças. Todas essas crianças são salvas de crescer e mais tarde matar o Senhor Jesus com o povo. Então, elas estão no céu agora.

Com sua orgia de batalha, Herodes cumpre uma palavra do profeta Jeremias Jeremias 31:15. A dor da morte dessas crianças é grande. Aqui, essas crianças são contadas como sendo de Raquel, esposa de Jacó, mãe de José e Benjamim. Ela está com o coração partido por causa dessa perda. Tudo parece ter acabado, mas nada escapa da mão de Deus. Ele mantém sua mão protetora sobre Ele, por meio de quem todas as promessas a seu povo serão cumpridas.

De volta a Israel



Depois que Herodes, o genocida de crianças, morre, José tem em novo sonho ordem de retornar a Israel. Deus chama a terra de "Israel" porque Ele restabeleceu o relacionamento com ela ao visitá-la. Este nome lembra as promessas feitas por Deus.

Como sempre, José obedeceu imediatamente. No entanto, quando ele ouve quem é o sucessor de Herodes, ele fica com medo. Mas, em outro sonho, Deus vem ao encontro de seu receio com uma nova instrução. Deus também vem ao nosso encontro em nossas fraquezas quando não estamos no nível de seus pensamentos.

Essa nova instrução serve novamente para cumprir sua palavra, pois José agora vai morar com o Senhor Jesus em Nazaré, que fica na região da Galiléia.

Na verdade, em nenhum lugar dos profetas está dito que Cristo habitaria em Nazaré. No entanto, vários profetas falaram sobre o fato de que Ele seria desprezado - e isso se cumpriu desde o início ao morar em Nazaré. Depois da rejeição do rei (ele teve que fugir!) Ele agora é desprezado, já que sua residência é na cidade mais desprezada, na província mais desprezada (Galiléia) . Por causa de seu local de residência, Nazaré, Ele seria chamado de "Nazareno". Este nome é derivado da palavra hebraica "nezer", que significa "rebento" ou "muda".

Esta é a palavra que o profeta Isaías usa para o Messias, para anunciar seu nascimento como descendente de Jessé e, portanto, como um verdadeiro Davi . Também neste sentido, a sua habitação em Nazaré é o cumprimento das profecias dos profetas.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário