Mateus 1

   

     

A genealogia de Jesus Cristo

Mateus começa seu Evangelho com a genealogia "Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão". Por meio desse registro genealógico, o Espírito de Deus indica que Ele deseja apresentar Jesus Cristo neste Evangelho como o cumprimento das promessas a Israel e também das profecias a respeito do Messias. Ao mesmo tempo, Ele responde à questão dos judeus sobre se Jesus é realmente o Messias. 

O registro da genealogia é o de José, o que significa que temos a genealogia legal diante de nós. Assim apresenta José, e com ele Jesus, como o herdeiro legítimo. Isso nunca foi questionado pelos judeus. 

No , Davi e Abraão são mencionados juntos pela primeira vez, porque toda esperança de Israel contém o que foi revelado a esses dois. Portanto, aqui o Senhor Jesus é antes de tudo o “Filho de Davi” , o Rei escolhido de Deus. Portanto, a coroa real pertence a ele. Além disso, Ele é o “filho de Abraão” , o escolhido portador das promessas de Deus. Portanto, Ele tem direito à terra prometida e suas bênçãos. O Senhor Jesus como Rei é o cumprimento de todas as promessas feitas a Abraão

A partir do segue-se a linha de gênero, começando com Abraão. Qualquer israelita começaria com isso. Dos filhos de Jacó, apenas Judá é mencionado pelo nome. Isso nos mostra que, de todos os descendentes de Abraão, a tribo real prevalece . Ao adicionar “e a seus irmãos”, no entanto, Deus indica que Ele de forma alguma os esquece - mesmo agora que a vinda do Messias é iminente. 

Neste registro genealógico do Senhor Jesus há quatro mulheres: Tamar , Raabe, Rute e a mulher de Urias  . Há algo de humilhante em cada uma dessas mulheres, mas é nisso que Deus revela Sua graça. Se Deus condescender em permitir que seu Filho nasça de uma genealogia que inclui essas quatro mulheres, então há esperança para o maior pecador também.A genealogia termina com José . É dele que se trata, porque é ele quem tem direito ao trono. Como filho legítimo de José, o Senhor Jesus também tem direito ao trono. Em José, vemos que a família real degenerou em um simples carpinteiro. 

 É muito importante ver que o Senhor Jesus não foi gerado por José, mas nasceu de Maria. O Senhor Jesus foi gerado pelo Espírito Santo e, portanto, por natureza, verdadeiramente o Filho de Deus. Portanto, perante a lei, Ele é filho de José e, na verdade, filho de Maria. 

O nascimento de Jesus Cristo

Chama a atenção que o Espírito Santo é a origem no nascimento do Senhor Jesus, e que Ele atua de acordo com a Palavra . Espírito e Palavra sempre atuam juntos, em concordância e harmonia um com o outro, nunca separados um do outro ou mesmo em oposição um ao outro. 

Embora José esteja noivo de Maria, ele é descrito como “seu marido” e também “tua mulher” no . Isso nos mostra que o noivado é praticamente o mesmo que o casamento em termos de conexão pessoal. Falta apenas o casamento oficial, o que deixa claro que nenhuma comunhão sexual pode ocorrer durante o período de noivado. Quando José fica sabendo da gravidez de Maria, isso não pode significar mais nada para ele do que de ela ter fornicado. E então ele tem o direito de repudiá-la . José não age impulsivamente, mas reconsidera a situação (v. 20). Isso combina com a característica que é dada a ele de ele ser "justo". Isso dá ao Senhor a oportunidade de esclarecer a verdade a José. Por meio de um anjo enviado por Ele, o Senhor explica a José em um sonho o que aconteceu e o que acontecerá a seguir.

Por José ser a pessoa decisiva aqui no que diz respeito à lei, o anjo lhe aparece aqui, enquanto Lucas relata em seu Evangelho que o anjo aparece a Maria . Também aqui o anjo vem a ele em um sonho e não como com Maria durante o dia e visivelmente. 

José é explicitamente chamado pelo anjo como "filho de Davi". Isso reforça a reivindicação legal que o Senhor Jesus tem ao trono de Davi, porque de acordo com a lei Ele é o herdeiro de José. Ao mesmo tempo, o anjo anuncia a ele que o filho gerado em Maria é do Espírito Santo e, portanto, o Filho de Deus. 

Então José recebe a instrução de chamar o filho de Maria de "Jesus". Este nome significa "Jeová o Salvador" ou "Jeová é a salvação". Este nome revela quem Ele é: Jeová, o Deus da aliança, e também o que Ele é: salvação ou redenção. Disto segue o que Ele fará: Ele redimirá Seu povo de seus pecados. Quão perfeitamente o Senhor Jesus respondeu a este grande e glorioso nome! 

Isto é seguido pelas primeiras citações do Antigo Testamento introduzidas com as palavras "para que se cumprisse". Pelas palavras de Mateus, pode-se ver que não foi Isaías que proferiu essa profecia, mas o próprio Senhor por meio da boca de Isaías. A primeira citação aponta para o fato extraordinário de que uma virgem fica grávida - sem a ajuda de um homem. A segunda citação é da Septuaginta, a tradução grega do Antigo Testamento (escrita principalmente em hebraico). Esta segunda citação nos dá o nome de Emanuel, com o significado impressionante: Deus vem ao meio do seu povo. No Senhor Jesus, Deus e homem são colocados juntos. O cumprimento desta profecia ocorre 700 anos após sua proclamação. Deus cumpre suas promessas, não importa quanto tempo leve. 

José não tem dúvidas sobre o que o Senhor está dizendo a ele. Ele obedece sem questionar - por amor ao Senhor e por amor a Maria. Em vez de repudiar Maria como pretendia originalmente, ele a toma como esposa, mas não tem comunhão com ela até que o filho nasça. É disso que se trata: a chegada do Filho à terra. Em troca, ele renuncia ao que teria permissão para fazer por si mesmo. Pode-se ver em tudo que José tinha relações pessoais com o Senhor. O Senhor podia se dirigir a ele diretamente. Ele dá ao menino o nome de Jesus. 

Depois que o Senhor Jesus nasceu, José e Maria tiveram comunhão; Maria não permaneceu virgem. Mais tarde é falado sobre os irmãos do Senhor Jesus . O fato de o próprio Deus aparecer neste caso particular não invalida o arranjo geral do Criador

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário