Mateus 28

 

           

 

O Senhor ressuscitou!

As duas Marias querem ficar perto do Senhor. É por isso que vêm ver seu túmulo. Elas fazem isso no final do sábado, que, de acordo com o calendário judaico, terminava às seis horas da tarde. Quando as mulheres vão para o túmulo, tudo parece estar acabado para elas.


Mas na madrugada deste domingo, o grande milagre da ressurreição do Senhor Jesus aconteceu. Este tremendo evento acontece ao mesmo tempo que uma resposta da criação, na forma de um grande terremoto. Um anjo vem do céu à terra, rola a pedra que fechava a abertura do túmulo e senta-se sobre ela como se quisesse impedir que alguém role a pedra de volta.


Foram os poderes terrenos que selaram a tumba, mas um poder celestial incomparavelmente mais alto vence esse selo falso. O próprio anjo se torna, por assim dizer, o novo selo na pedra para confirmar a nova situação ao sentar-se na pedra. Ninguém poderá rolar a pedra de volta até que a ressurreição do Senhor Jesus seja claramente provada. Essa evidência será dada por aqueles que viram o túmulo vazio. O Senhor havia deixado a tumba antes que a pedra rolasse. O rolar da pedra não era para deixar o Senhor sair, mas para deixar outras pessoas entrarem para que pudessem ver que Ele não estava mais na sepultura.


A aparência exterior do anjo reflete a majestade e pureza do céu. Esse fenômeno faz com que os guardas transformem seu heroísmo em medo da morte. Eles gelam em choque porque o que estão experimentando agora não existe em seu mundo. E ainda assim acontece diante de seus olhos, porque é a realidade! Quem só acredita no que vê, um dia será dominado por esse medo, ao precisar encarar o juiz dos vivos e dos mortos.


As mulheres também estavam com medo, mas o anjo disse-lhes palavras consoladoras: “Não tenhais medo”. Ele sabe muito bem que elas não estão entre os inimigos do Senhor Jesus, mas só vieram procurá-Lo. Ele lhes fala isso e fala de “Jesus, que foi crucificado”, apresentando o Senhor, como O viram pela última vez, e como Ele vive em seus corações. Mas o anjo tem mais uma boa notícia para elas: Ele diz que o Senhor ressuscitou como Ele havia dito para elas. Elas deveriam saber. Então ele pede que olhem dentro do túmulo e vejam o lugar onde o Senhor jazia. Elas estavam lá quando Ele foi colocado ali .


Então o anjo as instrui a transmitir essas boas novas aos discípulos e também a dizer-lhes que eles se encontrariam com o Senhor na Galiléia porque Ele iria adiante deles para lá. Espera-se que os discípulos O sigam agora, como faziam antes de Sua morte. Seguir é uma condição para vê-lo. O anjo confirma suas palavras com a declaração clara de que ele, o mensageiro do céu, disse isso a elas; não foi um sonho.


As mulheres reagem imediatamente. Por um lado, ainda temerosas da aparência impressionante do anjo, mas, por outro lado, cheias de alegria, elas saem da sepultura e correm rapidamente para os discípulos do Senhor para transmitir esta mensagem maravilhosa para eles.

O Senhor aparece para as mulheres


Enquanto se dirigem para dizer aos discípulos que o Senhor ressuscitou e onde o podem encontrar, o próprio Senhor lhes aparece: é "Jesus", porque ainda é o mesmo de antes da sua morte. Elas também o reconhecem imediatamente, prostram-se diante dele e abraçam seus pés, tão amáveis ​​porque ele é o mensageiro da alegria que proclama a salvação . Elas prestam homenagem Àquele que venceu a morte e envergonhou toda a expectativa dos homens que queriam matá-lo.


O Senhor também diz às mulheres: “Não temais”. Então ele repete as palavras do anjo. No entanto, este último havia falado de “seus discípulos”, enquanto o Senhor os chama de “meus irmãos”. Este nome maravilhoso expressa o novo relacionamento que surgiu por meio de sua obra na cruz e por meio de sua ressurreição na graça.

O engano dos sumos sacerdotes

Não são apenas as mulheres que deixam o túmulo com uma mensagem para os outros sobre o que viram e ouviram. Alguns dos guardas também deixam o túmulo com um relato do que aconteceu ali. No entanto, eles não vão aos discípulos, mas aos sumos sacerdotes em Jerusalém para lhes relatar suas experiências.


Para os sumos sacerdotes e anciãos, no entanto, esse relatório frustrou seus cálculos. Imediatamente discutem como resolver este novo problema. Como tantos negócios obscuros são acobertados com dinheiro, esses senhores se refugiam em subornar as testemunhas também desta vez. Eles deram a Judas apenas 30 moedas de prata por trair o Senhor, mas oferecem a esses guardas "muito dinheiro" para espalhar a mentira sobre sua ressurreição.


Eles até dizem aos soldados exatamente o que dizer quando surgem perguntas. A verdade não deve ser revelada de forma alguma, a mentira deve prevalecer. É assim que esses senhores depravados agem, eles que deveriam realmente levar a verdade de Deus ao povo de Deus. Eles até garantem aos soldados que vão convencer o governador de que os soldados não falam nada além da verdade. Tal mentira é apresentada aos gentios aqui pelos líderes do povo de Deus! Quão grande é sua responsabilidade por esse testemunho sinistro!

Os guias e os soldados sabem muito bem que tipo de homem Pilatos é - tão à venda quanto eles próprios. Quando os soldados ouvem que não precisam se preocupar com Pilatos, ficam satisfeitos. Eles também são homens sem consciência que fazem qualquer coisa por dinheiro. Eles fazem o que lhes é ordenado e espalham a mentira à qual os homens também estão receptivos. Os judeus também não querem ser confrontados com a verdade, mas preferem persistir acreditando na mentira. Quão grande será sua desilusão ao perceberem que acreditaram nessa mentira, ao enfrentarem Aquele a quem transpassaram e negaram!

A ordem missionária


As mulheres entregaram sua mensagem. Então os onze (Judas não está mais lá) vão para o monte da Galiléia, do qual o Senhor havia dito que iria diante deles. Com os onze discípulos há uma diferença neste momento: alguns ficam imediatamente convencidos de que têm o Senhor diante de si, mas outros duvidam. A Escritura não dá os nomes daqueles que duvidam, para que possamos examinar a nós mesmos se podemos estar juntos também. Sempre temos o Senhor em mente e sempre O adoramos em nossas vidas?


O Senhor agora não se afasta deles como alguém sublime e inacessível, mas antes os atende em suas necessidades como servo. Então, Ele se descreve como o governante de todo o universo. No céu e na terra, em ambas as esferas, Ele exerce todo o poder e não há nada que não esteja sujeito a Ele.


Desta posição de poder sobre todas as coisas, Ele dá a seus discípulos a ordem de fazer discípulos de todos os povos. Esta ordem não se limita mais às ovelhas perdidas da casa de Israel , mas se estende a todas as nações. O “fazer discípulos” acontece por meio do batismo cristão em nome do Deus Triúno. Mas o ensino também é necessário para se tornar um verdadeiro discípulo; eles também devem dá-lo aos batizados.


O Senhor termina a sua comissão (e todo o Evangelho) com a promessa muito encorajadora: "Eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!". Esta palavra tem sido de tremendo apoio para incontáveis ​​crentes ao longo dos séculos. A confiança nesta promessa fortaleceu incontáveis ​​crentes nos momentos mais difíceis e nas fases mais sombrias da vida. Esta palavra é a conclusão deste Evangelho e acompanha todos os que cumprem fielmente a missão do Senhor, apresentando este Homem que está em jogo neste Evangelho: Jesus Cristo, o Senhor que morreu e ressuscitou dos mortos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário