O Batismo

Conversão e Batismo

                                                              

O "primeiro homem" e o batismo

Como vimos na Parte 1, não há a menor conexão entre o "primeiro homem" e Deus. Isso também se aplica ao que a Bíblia diz em outros lugares, por exemplo: "Não há quem faça o bem, não há nem um só" . Não há exceção. Você também se enquadra nessa afirmação. Aqueles que não estão totalmente convencidos disso não podem ser batisados. Se você for batizado, estará concordando com esse julgamento absoluto a seu respeito. O batismo significa que você aceita de todo o coração esse julgamento de Deus sobre o "primeiro homem". Isso significa que você aceita e confessa sem reservas que merece morrer.

Ao mesmo tempo, você sabe que Cristo, "o segundo homem", morreu a morte do pecador em seu lugar. Por graça, Ele tomou sobre Si tudo o que você merecia. Ao ser batizado, você "justifica Deus", ou seja, concorda com Deus que Ele teve de julgá-lo como pecador. Por meio do batismo, você dá um testemunho visível disso para que todos vejam.

É claro que você também dá testemunho de sua fé no Senhor Jesus pela maneira como vive. Você não irá mais ao bar com seus colegas de classe depois da escola. Seja você estudante, funcionário, dona de casa, gerente ou o que for, sua mudança de estilo de vida suscitará dúvidas. Especialmente por meio do batismo, você testifica, sem palavras, mas de forma tão pungente, que o velho acabou e que você está vivendo uma nova vida. Seu testemunho começa com o batismo.

O batismo é inseparável da conversão. Não fui eu que inventei isso; isso emerge dos textos que analisaremos juntos. 

Aquele que crê é salvo

Começamos com um versículo bem conhecido e importante em Marcos 16, no qual a conexão entre conversão e batismo fica clara: "Aquele que crer e for batizado será salvo" .

Antes de dizer o que esse versículo significa, é necessário dizer o que ele não significa. Pois já foi demonstrado que esse versículo dá margem a mal-entendidos. À primeira vista, esse texto parece dizer que a fé não é suficiente para ser salvo. Afinal, ele diz que é preciso não apenas crer, mas também ser batizado para ser salvo: Quem crer e for batizado. Para esclarecer esse mal-entendido, é bom lembrar que a palavra "salvo" tem vários significados.

Quando Paulo diz ao carcereiro em Atos 16: "Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo" , isso significa que crer no Senhor Jesus é suficiente para ser salvo para a eternidade. Ele não diz uma palavra sobre o batismo. É como está escrito em João 3: "Quem crê no Filho tem a vida eterna" . Um dos ladrões que foi crucificado ao lado do Senhor Jesus é um exemplo claro de alguém que é salvo para a eternidade sem ser batizado. Ele professou fé no Senhor Jesus pouco antes de sua morte, quando disse a Ele: "Lembra-te de mim, quando entrares no teu Reino!" A maravilhosa resposta que ele ouviu do Senhor Jesus deixou inequivocamente claro que esse homem estava salvo: "Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso" .

Portanto, aqueles que se converteram não precisam duvidar de onde estarão na eternidade!

Salvos pelo batismo

A salvação que resulta do batismo deve, portanto, ter algo a ver com outra coisa que não seja estar no céu para sempre. Esse também é o caso. O batismo tem a ver exclusivamente com nossa permanência na Terra. O batismo só tem um significado para a terra e não tem nada a ver com o céu. O lugar para onde estamos indo, o céu, é um lugar maravilhoso porque o Senhor Jesus está lá. Estaremos com Ele para sempre. Mas se quisermos estar com Ele na Terra, só poderemos estar com Ele no lugar onde Ele é rejeitado. Na Terra e aos olhos deste mundo, você está do lado de fora quando se junta a Ele. E você se submete a Ele quando é batizado ; .

Em Marcos 16, o batismo é mencionado ao mesmo tempo que a fé: "Quem crer e for batizado será salvo" . Você só pode ser salvo para a eternidade por meio da fé. Mas aqueles que realmente acreditam no Senhor Jesus, que morreu por seus pecados, também desejarão pertencer a Ele na Terra. Essas duas coisas andam juntas: Acreditar Nele para a eternidade e mostrar na prática que você pertence a Ele. Se eu disser que quero estar com Ele no céu por toda a eternidade, mas preferir não pertencer a um Cristo que foi rejeitado aqui na Terra, estarei sendo hipócrita.

O que está escrito em vem da boca do próprio Senhor Jesus. Ele mesmo apela a todos os que acreditam Nele para que se juntem a Ele e compartilhem de Sua rejeição. Por meio do batismo, você se une a um Salvador rejeitado. Você não acredita que isso é uma grande alegria para Ele? Você não acredita que Ele fica muito triste quando nos envergonhamos de compartilhar Sua rejeição com Ele?

O batismo só tem significado para a vida na Terra

O batismo só tem significado para nossa vida na Terra. Esse significado não fica imediatamente claro quando você olha para os vários textos sobre o batismo. Para ser sincero, demorei um pouco para entender por que o batismo é importante apenas para a vida na Terra. Posso imaginar que você realmente precise de algum tempo para entender claramente esse aspecto do batismo. Mas o fato de estar lendo este artigo prova que está disposto a dedicar esse tempo. De minha parte, quero ajudá-lo em seu caminho, pois é importante que você veja claramente que o batismo só tem a ver com sua vida na Terra.

Essa última é sempre o pano de fundo contra o qual você deve ler os textos que tratam do batismo. A propósito: o fato de o batismo não ter nada a ver com a eternidade e o céu, mas apenas com o tempo que você vive na Terra como filho de Deus, não significa que o batismo não seja importante. O batismo é importante para Deus, assim como tudo o que diz respeito a Seu Filho Jesus Cristo é importante para Ele. Não importa se é no céu ou na terra. Para Deus, há apenas uma pessoa importante no céu e na terra, que é o Seu Filho. Por isso Ele indica em Sua Palavra que qualquer pessoa que queira compartilhar o lugar no céu com Seu Filho também compartilhará o lugar que Seu Filho teve e tem na Terra.

Você já sabia que pertence a Ele no céu. Você demonstra que compartilha o lugar Dele na Terra ao ser batizado. Ao crer em Seu nome, você foi aceito e salvo por Ele e irá para o céu. Mas você ainda não está com Ele no céu. Você ainda está na Terra, onde Deus ainda é desonrado e o pecado reina. Foi aqui que Cristo se tornou pecado e foi aqui que Ele morreu. A única maneira de mostrar que você pertence a Ele na Terra é ser batizado.

Batizado na morte de Cristo

Como eu disse, quando você é batizado, você se une a um Cristo que morreu. Você é batizado na morte de Cristo. Você encontrará essa expressão em Romanos 6 . Ao ser batizado, você mostra em figura que você também morreu. Quando Cristo morreu sob o julgamento de Deus, você também morreu ali. Ao ser batizado, você testifica que morreu em Sua morte e, portanto, é simbolicamente sepultado com Ele no batismo. Ao ser batizado, você ocupa o mesmo lugar que Cristo ocupou na Terra. Você sabe qual foi a última coisa que o mundo viu do Senhor Jesus quando Ele estava na Terra? Isto: que Ele foi pendurado morto na cruz e depois colocado em um túmulo. O mundo O rejeitou e O matou. Portanto, Ele não existe mais para o mundo e o mundo não crê Nele. Você compartilha esse lugar com Ele quando é batizado.


Você é, como diz Romanos 6, "batizado na Sua morte" . O julgamento de Deus recai sobre o mundo inteiro, com exceção de dois lugares. O primeiro lugar é a cruz de Cristo, pois ali o julgamento de Deus foi feito sobre Ele e foi plenamente exercido sobre os pecados de todos os crentes. O segundo lugar é o túmulo do Senhor Jesus, pois ali o Jesus morto foi colocado como prova do julgamento realizado pelos pecados. Por meio do batismo, você se junta a Jesus morto em seu túmulo.

O que significa ser colocado em um túmulo? Aqueles que são sepultados são colocados sob a terra. O funeral termina e a vida na Terra continua. Ninguém mais se importa com alguém que está enterrado. Desde o sepultamento de Cristo, esse ainda é o lugar que o mundo dá a Ele. Com Ele, tudo acabou. Esse é o lugar que você assume voluntariamente com seu batismo. Ao ser batizado, você se junta a Ele na Terra.

O batismo e a lavagem dos pecados

Esse aspecto - de que o batismo só tem a ver com a vida do cristão na terra - também pode ser encontrado em outros textos sobre o batismo. Vamos dar uma olhada no batismo de Paulo. Quando ele se converteu, foi-lhe dito: "Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados" . Seus pecados ainda estavam com ele? Ele estava, como diz em 1 Coríntios 15, ainda em seus pecados ? Não, seus pecados foram perdoados. Afinal de contas, Ananias o chama de "irmão" . Seus pecados foram "lavados... em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus" . Mas, assim como vimos com o significado da palavra "salvo" em Marcos 16 , também é importante aqui observar o contexto em que essa expressão ocorre. Se você olhar para 1 Coríntios 6, fica claro que se trata da lavagem dos pecados para a eternidade . Nesse sentido, Paulo já havia sido lavado de seus pecados em sua conversão. Se ele tivesse morrido antes do batismo, teria ido para o céu para estar com o Senhor Jesus para sempre. Pois ele era um homem que estava limpo de seus pecados.

Mas, repito, para que não haja mal-entendidos: Também existe a possibilidade de estar com o Senhor Jesus na Terra. Mesmo com relação à sua vida na terra, era necessário que os pecados de Paulo fossem lavados. Enquanto não fosse batizado, ele ainda era alguém para Deus que pertencia ao mundo em que vivia. Deus sabia o que estava no coração de Paulo, mas Ele também queria que Paulo deixasse claro para o mundo ao seu redor que ele não pertencia mais a eles. Ao obedecer à ordem de ser batizado, todos que conheciam esse perseguidor de cristãos puderam ver isso: Seus pecados haviam sido lavados. A partir do momento em que ele foi batizado, o mundo não pôde mais se apoderar dele como se ainda pertencesse a ele. A partir do momento em que ele foi batizado, Deus não o considerou mais como pertencente a este mundo.

Espero que agora você entenda um pouco melhor por que o batismo é importante para a Terra.

Batismo e juízo

Antes de levá-los ao próximo texto, gostaria de contar uma pequena história que li há algum tempo e que pode ajudá-los a entender um pouco melhor o significado do batismo. A história diz algo sobre o juízo de Deus e sobre como alguém que é batizado experimenta esse juízo. O julgamento de Deus recai sobre este mundo.

Já observei que há dois lugares onde o juízo não repousa porque ele já esteve lá: a cruz e a sepultura. Mas o juízo vem sobre o mundo porque o mundo está no maligno ; . O crente já foi julgado no juízo que Deus fez sobre Cristo na cruz. Ele reconhece isso ao ser simbolicamente enterrado na água do batismo.

A história pode deixar claro como Deus vê o mundo e o túmulo de água. Para variar, dessa vez não se trata de água, mas de fogo, que, aliás, sempre se refere a julgamento na Bíblia. Há uma fazenda em uma vasta pradaria. Para seu horror, o fazendeiro vê um grande incêndio na pradaria à distância, que é soprado para o seu lado pelo vento. Como o fazendeiro pode escapar do fogo devorador? Ele começa a queimar a pradaria nas imediações de sua fazenda. Quando o fogo do grande incêndio chega à fazenda, você pode ver que o fogo continua a se espalhar para a esquerda e para a direita ao redor da fazenda. A fazenda foi poupada porque tudo ao seu redor já havia sido queimado. O julgamento já havia sido exercido ali, por assim dizer. O grande incêndio não tinha mais nada para consumir.

Da mesma forma, você pode olhar para o mundo em que vive e para o qual o grande julgamento de Deus é anunciado, enquanto você demonstra, por meio do batismo, que o julgamento já foi feito sobre você.

O batismo e o perdão dos pecados

Deve ficar claro que a água do batismo não pode remover os pecados perante Deus. Isso só é possível por meio do sangue do Senhor Jesus. A água do batismo é água comum, e essa água não tem nenhum efeito místico sobre o ser interior do homem. A lavagem dos pecados por meio do batismo, portanto, só tem algo a ver com o lugar do cristão no mundo. Enquanto você não for batizado, ainda pertencerá ao mundo exterior. Então, você ainda não ocupou seu lugar na sepultura com o Senhor Jesus em sua morte. Para Deus, sua vida na Terra ainda está ligada ao "primeiro homem". Isso mudará completamente assim que você for batizado, porque então você estará unido a Cristo em sua morte por meio do batismo.

O próximo texto que quero examinar com você está em Atos 2, onde está escrito: "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados" . O que se aplica à "lavagem dos pecados" por meio do batismo também se aplica ao "perdão dos pecados" por meio do batismo. Aqui, também, não se trata de um efeito místico e oculto da água batismal. Assim como examinamos , também devemos examinar .

Ele diz que seus pecados não são perdoados até que você seja batizado? Sim, é isso que está escrito aqui. Mas eu digo imediatamente que esse perdão tem algo a ver com sua posição aqui na Terra. Se você se converteu, pode ter certeza de que Deus perdoou seus pecados. Basta ler o que está escrito em Colossenses 1 . Por meio da obra do Senhor Jesus, Deus pôde lhe conceder o perdão de seus pecados e, portanto, você está plenamente qualificado para estar no céu para sempre . Mais uma vez, a redenção por meio do sangue tem a ver com o céu e a eternidade.

Mas sua conversão também tem a ver com sua vida na Terra. Enquanto não for batizado, você ainda é uma das inúmeras pessoas na Terra para Deus que ainda não têm o perdão dos pecados. Uma mudança em sua posição na Terra só pode acontecer por meio do batismo. Acho que, com base em e , você já entendeu um pouco como Deus acha importante que você seja batizado.

É assim que Deus pensa, e qualquer pessoa que leve Sua Palavra a sério terá prazer em pensar no batismo como Ele pensa. Se você concordar com Ele, cumprirá com prazer Sua ordem de ser batizado. Para Deus, sua vida na Terra é vista sob uma luz diferente por meio do seu batismo. Se você entrou na água da morte - da qual o batismo é uma figura - você pode dizer que Deus não o considera mais como parte do mundo em sua vida na Terra, mas como alguém que foi libertado de seus pecados.

O batismo e o dilúvio

Descrever a água do batismo como a "água da morte" não é tão estranho quanto parece. Há um versículo na Bíblia sobre o batismo que mostra que a água do batismo é a água da morte. Ouça o próximo versículo: "A longanimidade de Deus aguardava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram salvos, através da água, a qual, figurando o batismo, agora também vos salva" . Aqui está escrito que Noé foi salvo pela água. Essa água era a água do Dilúvio. Esse dilúvio significou a morte de toda a vida na Terra.

Quando Noé entrou na arca e Deus fechou a porta atrás dele, ele estava completamente a salvo das águas do Dilúvio. Mas ele não podia dizer que já estava salvo, porque assim que entrou na arca, o dilúvio começou. Mas enquanto as águas do julgamento de Deus engolfavam a Terra, Noé estava salvo na arca. A arca foi levantada pelas águas da terra corrompida e, quando as águas recuaram, a arca chegou a uma nova terra, por assim dizer. Noé saiu da arca e colocou seus pés em uma terra nova e limpa.

E isso, diz Pedro, é exatamente o que acontece quando você é batizado. Quando você é imerso na água do batismo, você experimenta o julgamento de Deus. E assim como Noé estava seguro na arca, você está seguro em Cristo. No caso de Noé, o julgamento atingiu a arca; no seu caso, você sabe que o julgamento atingiu Cristo. Somente por meio do Dilúvio Noé pôde entrar em um novo mundo. Somente por meio da morte de Cristo você poderá estar com Ele na Terra.

Se você não for batizado, de certa forma ainda não está salvo. Ser salvo por meio do batismo , lavado e perdoado dos pecados significava pertencer a Cristo na Terra. Da mesma forma, a salvação por meio do batismo não significa estar com Cristo no céu, mas com Cristo na terra. Enquanto você não for batizado, você ainda não mostrou abertamente que pertence a Ele na Terra. E é isso que você quer mostrar, não é?

O batismo e a boa consciência

O pedido para ser batizado vem de uma boa consciência . Você pode ver isso, por exemplo, no caso do homem etíope em Atos 8 . Ele tinha ouvido e aceito o evangelho e depois pediu para ser batizado. Uma boa consciência exige que sejamos batizados a fim de mostrar nossa fidelidade ao Senhor. Aqueles que são batizados mostram que se despediram da vida antiga de uma vez por todas, assim como Cristo foi "cortado da terra dos viventes" por meio da morte . Finalmente, você sabe que Ele foi para a morte por causa do julgamento do pecado.

Noé foi salvo porque creu no testemunho de Deus. Mas ele só pôde entrar na nova terra depois de passar pelo dilúvio. O cristão também é salvo pela fé. E ele também só pode se unir a Cristo neste mundo sob julgamento se passar pela morte. O batismo é a figura disso. Fica claro várias vezes que devemos pensar na morte quando pensamos no batismo. Portanto, não é de surpreender que a água do batismo também seja chamada de sepultura aquática.

Israel no Egito

Agora que fizemos um pequeno desvio para o Antigo Testamento, também podemos aprender algo sobre o batismo com a história de Israel. Em 1 Coríntios 10, Paulo relaciona a passagem pelo Mar Vermelho com o batismo: "Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem; e todos passaram pelo mar, e todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar" . A partir das palavras "não quero que ignoreis", você pode ver que Paulo considera importante que os coríntios - e você e eu - saibam disso.

Paulo está se referindo aqui ao êxodo do povo de Israel ("nossos pais") do Egito. Esse evento é encontrado em Êxodo 12-14. Enquanto Israel esteve no Egito, eles estavam em cativeiro. Deus os libertou dessa situação. Ele enviou suas pragas sobre a terra do Egito, mas o Faraó se recusou obstinadamente a deixar o povo ir embora. Então veio a praga final: a morte de todos os primogênitos. Deus "feriu também a todos os primogênitos da sua terra, as primícias de todas as suas forças" .

Esse julgamento passou despercebido por Israel porque eles estavam protegidos pelo sangue nas ombreiras das portas. O sangue era a prova de que o julgamento havia caído sobre "outro" que havia morrido. Esse era o cordeiro. Essa é uma bela figura para o sangue de Cristo. Por trás de seu sangue, todos os que reconheceram seus pecados estão seguros. "sem derramamento de sangue não há remissão" . "O sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado" . O sangue de Cristo protege todos os que creem do julgamento de Deus. Mas Israel ainda estava no Egito.

Israel e o Mar Vermelho

Somente quando atravessaram o Mar Vermelho foram libertados do Egito. Todos os inimigos de Israel pereceram no Mar Vermelho. O Mar Vermelho é uma figura para o batismo. Se eu aplicar isso a mim mesmo (e você a si mesmo), significa que só serei libertado do mundo quando for batizado. Na morte de Cristo, tudo o que me mantinha cativo pereceu. O pecado, o mundo e a morte perderam seu poder sobre mim. Pois quando Cristo morreu, eu também morri. Por meio do batismo, reconheço que todos os poderes anteriores não podem mais exercer poder sobre mim porque pertenço a Cristo em sua morte.

Que autoridade alguém pode ter sobre uma pessoa morta? Você pode falar com ele, gritar, berrar - não há resposta. Você não pode tentar uma pessoa morta. Qualquer ordem que você lhe der será recebida com um silêncio mortal. Essa é a minha posição quando me uno a Cristo por meio do batismo. O Egito é um reflexo do mundo. Agora que pertenço a um Cristo morto na Terra, estou livre do mundo. O batismo é uma figura da morte que provoca uma separação total entre mim e tudo o que foi eliminado na morte de Cristo. Da mesma forma, o Mar Vermelho trouxe uma separação total entre os israelitas e os egípcios.

Com a figura do Mar Vermelho em mente, você agora entende a exortação de Paulo aos crentes em Roma: "Nós que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?" . Se o crente foi libertado do pecado, não é loucura ele voltar a viver nele? Isso seria o mesmo que quando Israel voltou ao Egito para se tornar escravo novamente. No batismo, o crente reconheceu que o julgamento de Deus sobre o pecado foi justificado e, com base nisso, ele foi batizado.

O que deve acontecer então é uma mudança "para uma vida nova" . A morte de Cristo, na qual uma pessoa é batizada, separa o crente do poder do pecado, da carne e do mundo. Quando você volta a servir o mundo e o pecado, age como se essa separação não existisse.

Andando em novidade de vida

Há uma enorme diferença entre "andar na velha maneira de viver" e "andar em novidade de vida", que é sobre o que os primeiros versículos de Romanos 6 estão falando. Ele fala do batismo para os cristãos que já foram batizados . Alguns haviam se esquecido do que significava o batismo. Tinham pensamentos que eram contrários ao que haviam demonstrado no batismo. Por isso, Paulo os lembra de seu batismo. Eu preciso desses lembretes e você também precisará deles. Você certamente se maravilhará cada vez mais com a plenitude da graça que Deus lhe concedeu por meio de Cristo. Quanto mais você estiver ciente de seu pecado, mais perceberá a grandeza da graça de Deus.

Mas isso não significa que você continuará a viver em pecado, não é mesmo? Se você pensar assim, não entenderá a obra de Cristo e o que Deus fez com o pecado. Você se lembra do que Deus fez com o pecado? Ele julgou o pecado, a fonte, a raiz da qual brotam as más ações, em Cristo. E você morreu em Cristo sob o julgamento de Deus. Assim como Cristo morreu, você também morreu em sua morte pelo pecado. Então, é inconcebível que você continue a viver em pecado, não é mesmo?

Para reforçar essa simples linha de pensamento, Paulo se refere aqui ao batismo. Qualquer pessoa que seja batizada confessa e declara abertamente que a morte foi a única solução de Deus para o pecado. Deus não pode fazer nada a uma pessoa que vive em pecado, a não ser trazer o julgamento da morte sobre ela. Ao ser batizado, você reconhece isso e simbolicamente se permite ser sepultado com Cristo. É o mesmo que na vida cotidiana: alguém que morreu deve ser enterrado. Para essa pessoa, a vida na Terra acabou e, após o funeral, não há mais nada para ver dela. Isso também se aplica a você, caso tenha sido batizado. Sua antiga vida de pecado acabou.

O batismo é a entrada em uma "caminhada em novidade de vida". Por meio do batismo, você confessou que morreu com Cristo. Mas o Senhor Jesus não permaneceu na morte e você não permaneceu no túmulo aquático. O Senhor Jesus ressuscitou e espera-se que você viva em comunhão com Ele após o seu batismo. Então as pessoas verão que você se revestiu de Cristo . Isso pode parecer um pouco irreverente, mas é comparável a vestir um casaco novo. As pessoas verão que você se revestiu de algo novo. Sua nacionalidade, status social ou gênero não são importantes quando se trata de mostrar Cristo. Todos os que foram batizados se revestiram de Cristo e agora devem mostrá-Lo e não a si mesmos. Há apenas Um que é visto.

O reino dos céus

Você se reveste de Cristo por meio do batismo. Isso tem a ver com o que as pessoas veem de você. Há algo mais que é importante em relação ao batismo, que é o reino em que você se encontra. Por meio do batismo, como você já sabe, você está entrando em um novo terreno. Antes de ser batizado, você ainda pertence ao mundo, Deus ainda o considera parte dele. Depois de ser batizado, você passa a pertencer a um novo território. Esse novo território é chamado de "reino dos céus" na Bíblia. Nesse reino, o Senhor Jesus tem tudo a dizer. Ele é o comandante de lá, o rei. Um rei tem um reino. As pessoas nesse reino são os súditos do rei. Quando você é batizado, você entra no reino do Senhor Jesus.

Pode-se dizer que o batismo é a porta que dá acesso ao reino onde o Senhor Jesus reina. Essa é a ideia associada ao "reino dos céus". Você pode ver a conexão entre o reino dos céus e o batismo em Mateus 3 . Mais tarde, o Senhor Jesus deu a Pedro as chaves do reino dos céus . Onde ele as usa? Em Atos 2 para os judeus e em Atos 10 para os gentios . Em ambos os casos, ele pede o batismo em nome de Jesus Cristo para se submeter à sua autoridade.

Vou explicar a você o que é o "reino dos céus". Você encontrará essa expressão no Evangelho de Mateus. Esse evangelista descreve o Senhor Jesus como o Rei de Israel. Nesse evangelho, você vê como Ele vem ao Seu povo para ser aceito por ele. Mas o que acontece? Eles não querem ser Seus súditos. Não querem que Ele governe sobre eles . Ele é rejeitado!

Será que isso acabou agora? Seu reino não virá? Não, não acabou. Seu reino virá. Ele voltará à Terra para isso. Não vou falar sobre isso agora. O que me preocupa agora é que mesmo agora, na época em que você e eu vivemos, fala-se sobre o reino dos céus. Pois o Senhor Jesus reina agora mesmo. Toda a autoridade no céu e na terra foi dada a ele . Desde a ascensão do Senhor Jesus, há um Rei no céu que governa os súditos da Terra que pertencem ao seu reino. Mas, e é importante saber isso, Ele agora governa de forma oculta sobre todos os que reconhecem Sua autoridade. O Senhor Jesus fala longamente sobre a forma oculta do reino em uma série de parábolas em Mateus 13. Seria exagero falar sobre isso aqui. Se quiser saber mais, você pode ler a explicação de Mateus 13 aqui.

Embora seu reino ainda não seja abertamente visível, seu reinado é uma realidade. Ele governa o coração de seus súditos. Pedro coloca isso da seguinte forma: "santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração" . É claro que, na vida de um verdadeiro súdito desse reino, ficará claro que Cristo é de fato seu Senhor.

E como alguém se torna um cidadão desse reino? Ao ser batizado. Por meio do batismo, você cruza a fronteira que existe entre o mundo e o reino dos céus. Esse reino é chamado de reino dos céus porque é governado de acordo com regras celestiais. O homem celestial, o Senhor Jesus Cristo, reina nesse reino. Ele ainda está oculto do mundo, mas aqueles que são batizados confessam que O conhecem e obedecem a Ele. Ele exerce Seu governo sobre eles.

Diferença entre "reino" e "igreja"

Agora que chegamos à expressão "reino dos céus", acho que seria bom dizer algo brevemente sobre a diferença em relação à "igreja". A Palavra de Deus não deixa dúvidas de que qualquer pessoa que tenha se arrependido sinceramente diante de Deus e aceitado o Senhor Jesus como Salvador com fé se tornou membro da igreja de Cristo. Essa pessoa recebeu uma nova vida, ou seja, a vida de Deus. O batismo não contribui em nada para isso. Como um ato exterior, como o batismo, pode gerar uma nova vida dentro de uma pessoa? Isso é impossível. É por isso que o reino dos céus e a igreja são duas coisas que devem ser claramente distinguidas. Uma pessoa é acrescentada à igreja por meio de uma nova vida e do selamento do Espírito Santo. Você entra no reino dos céus quando é batizado.

Batismo: um mandamento

O assunto de como entrar no reino dos céus também é tratado em Mateus 28 (Mat 28:19). Lá encontramos o mandamento do Senhor Jesus de fazer discípulos. No último capítulo desse Evangelho, no qual o Senhor Jesus é apresentado como Rei, nós O vemos como o Rei ressuscitado. Antes de voltar para o céu, Ele dá a Seus discípulos um encargo. Eles recebem essa incumbência depois que Ele se apresenta em Sua majestade real: "É-me dado todo o poder no céu e na terra" . Em seguida, ouvimos Suas palavras: "Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" . Essas palavras mostram que a ordem de sair e fazer discípulos não se limita a Israel. "Todas as nações" podem se tornar súditos, seguidores desse Rei.

Como isso pode acontecer? Ao serem batizados. Por meio do batismo, as nações se tornam discípulos. Por meio do batismo, eles entram no reino dos céus. O batismo é a porta pela qual se pode entrar nesse reino. Aqueles que não são batizados estão do lado de fora. Aqui, também, você pode ver que o batismo tem a ver com sua posição na Terra. Diz literalmente: Façam discípulos de todas as nações, batizando-os. Isso enfatiza ainda mais que somente por meio do batismo você pode se tornar um discípulo, um aluno e seguidor do Senhor Jesus. Assim, você entrará em Seu reino, estará sob Sua autoridade e poderá receber mais instruções sobre Seus mandamentos. Como você pode ver, tornar-se cristão, ou seja, ser convertido e batizado, e guardar os mandamentos do Senhor estão intrinsecamente ligados.

A "fórmula batismal"

Já que estamos falando de , gostaria de dizer algo sobre a fórmula batismal encontrada aqui. Você é batizado em "nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". Quando você é batizado, o nome do Deus trino é pronunciado sobre você. Você é unido ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. O que se expressa aqui é que você se submete ao batismo cristão.
Para Israel, Deus se deu a conhecer como "o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR!" . No cristianismo, Deus se revelou como o Deus trino: Pai, Filho e Espírito Santo. Aquele que o batiza o adiciona ao testemunho cristão na terra ao pronunciar esse nome. Embora três nomes sejam mencionados, o Senhor Jesus fala do "nome", no singular, "do Pai e do Filho e do Espírito Santo". Isso enfatiza o fato de que há um só Deus, mas que, desde o Novo Testamento, Ele se revelou como três pessoas.

Sob a autoridade do Senhor Jesus

No reino dos céus, o Senhor Jesus é o Rei, o Comandante. Ele não exerce sua autoridade pela força. Ele não nos obriga a fazer nada. É isso que O torna tão especial. Ele trabalha de dentro para fora. E nós nos submetemos de bom grado à Sua autoridade. Se você ama alguém, quer fazer o que a outra pessoa lhe pede, não importa o custo. Se você também estiver convencido de que a outra pessoa nunca pedirá que você faça algo que o prejudique, mas que só o beneficie, você estará mais do que disposto a fazer isso.

Em João 14, o Senhor Jesus diz: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama" . E dois versículos depois, ele diz: "se alguém me ama, guardará a minha palavra" . A nova vida que você recebeu em sua conversão não quer nada mais do que obedecer a Ele. Isso não é um fardo pesado, mas uma alegria. "Os seus mandamentos não são pesados", escreve o apóstolo João . Os problemas que encontramos quando fazemos a vontade de Deus estão dentro de nós mesmos. Precisamos aprender a subordinar completamente nossa vontade à vontade de Deus. Às vezes, nossos interesses e os interesses de Deus estão em desacordo um com o outro. Quanto mais nos orientarmos para a vontade de Deus na prática, mais entenderemos e cumpriremos seus mandamentos.

Aqueles que são batizados mostram que não é mais a sua própria vontade que conta, mas somente a vontade do Senhor Jesus. Por meio do batismo, você entra em um reino que é governado por um Rei, e qualquer pessoa batizada é súdita dele. Ele tem autoridade sobre seus súditos.

Não "Rei", mas "Senhor"

É notável que em nenhum lugar do Novo Testamento você encontre os crentes da igreja chamando-O de "Rei". Nas epístolas, o Senhor Jesus é consistentemente chamado de "Senhor". Esse é o relacionamento que Ele tem como Comandante com aqueles que entraram em Seu domínio, o reino dos céus. A diferença não é insignificante. Como "Rei", Ele está em contato com Seu povo terreno, Israel. É assim que Ele é encontrado repetidas vezes no Antigo Testamento. É o título que está associado ao Seu governo em público. No próprio título, há uma certa distância entre Ele e Seus súditos.

Os crentes do Novo Testamento, aos quais também pertencemos, preferem se dirigir a Ele como "Senhor" Jesus. Ele é o "Senhor" de cada um dos crentes. Reconhecê-lo como Senhor não está, obviamente, na expressão em si. Se você falar Dele ou a Ele como "Senhor" Jesus, isso não significa automaticamente que sua vida é um testemunho disso. E essa é exatamente a intenção. De fato, isso é inseparável de crer com o coração: "Esta é a palavra da fé, que pregamos, a saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação" . A confissão de sua boca tem a ver com toda a prática de sua vida, com o que as pessoas ouvem e veem de você. E isso começa com o batismo. Com o batismo, você testifica que sua vida antiga acabou e que, de agora em diante, você só quer obedecer ao Senhor Jesus.

Circuncisão e batismo

Não posso concluir este artigo sobre "Conversão e batismo" sem mencionar uma expressão com a qual você talvez já tenha se deparado antes ou que pode até lhe parecer familiar. É a expressão que diz que "o batismo substituiu a circuncisão". Você se pergunta de onde as pessoas tiram isso? É o que diz o Catecismo de Heidelberg, no domingo 27, pergunta 74, mas isso não é a Bíblia, portanto, é correto verificarmos se o que é dito sobre isso no domingo 27, pergunta 74, é consistente com a Bíblia.

Da série de textos de referência citados na pergunta 74 do domingo 27, apenas Colossenses 2 contém algo sobre uma conexão entre "circuncisão" e "batismo" . No entanto, é importante ler esse texto com cuidado e não com os "óculos do concerto", porque assim você "leria nele" o que ele não diz. Por "óculos do concerto" quero dizer que você lê a Bíblia com a ideia de que a igreja tomou o lugar de Israel. Como resultado, as pessoas dizem que Deus fez sua aliança com a igreja em vez de com Israel. Dessa forma, as pessoas dão à circuncisão um significado que não corresponde ao que Deus quis dizer quando instituiu a circuncisão. A circuncisão é, de fato, uma instituição de Deus. Você pode encontrar essa instituição em Gênesis 17 . Lá fica claro que a circuncisão é o sinal da aliança de Deus com Abraão e seus descendentes. Os descendentes de Abraão são o povo de Israel. Todo menino israelita tinha de ser circuncidado no oitavo dia após o nascimento.

Aqueles que acreditam que Deus fez uma aliança com a Igreja hoje dizem que o sinal disso não é mais a circuncisão, mas o batismo. Portanto, dizem eles, os filhos de pais que vão à igreja também devem ser batizados. Afinal de contas, essas crianças devem ser incluídas na aliança de Deus com a igreja. Para fundamentar esse argumento, eles se referem a , entre outras coisas.

O que esse texto diz?

Agora precisamos dar uma olhada mais de perto nesse texto: "No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo da carne: a circuncisão de Cristo"

Em primeiro lugar, é notável que a referência seja a "uma circuncisão não feita por mãos". Claramente não é o mesmo ato que o de Israel. Isso abriria espaço para o batismo, que é realmente algo diferente da circuncisão. Depois, continuamos a ler e encontramos a explicação da circuncisão, a saber, que ela ocorre "no despojo do corpo da carne: a circuncisão de Cristo". Trata-se do "despojamento do corpo da carne". Isso significa que a carne pecaminosa foi condenada. Isso aconteceu quando Cristo recebeu o julgamento na cruz . O crente foi libertado daquilo que costumava caracterizá-lo: a carne. Ela foi "despida", não lhe foi mais permitido desempenhar um papel. E como isso aconteceu? "Na circuncisão de Cristo". É claro que isso não pode se referir ao que literalmente aconteceu com Ele no oitavo dia . A que deveria se referir, então? Como mencionado acima: ao julgamento que Ele recebeu na cruz. Aqui fica claro que a circuncisão não tem apenas um significado literal, mas também espiritual .

Se você continuar a ler Colossenses 2, verá que "a circuncisão de Cristo" é seguida por: "sepultados com ele no batismo" . Isso é bastante lógico. O julgamento da morte sobre a carne é seguido pelo sepultamento no batismo. Se você ler com atenção, a conclusão é simples: a circuncisão não é o sepultamento, a circuncisão não é substituída pelo batismo, mas o sepultamento segue a circuncisão.

Acho que você também pode aprender esta lição com isso: leia exatamente o que está escrito. Muitas coisas se tornam claras. Se você interpretar mal um determinado texto, também entrará no caminho errado com outros textos. Você só pode evitar isso se pedir repetidamente ao Senhor que explique sua palavra por meio do Espírito Santo. Essa atitude também o impedirá de falar mal de outras pessoas que estão convencidas de uma interpretação diferente.

Para concluir

É importante que você comece a caminhar, aprender e crescer após o batismo. Assim, você cumprirá a última parte da "Grande Comissão" do Senhor Jesus: "Ensinai-os a guardar tudo o que vos tenho ordenado" . Gostaria de recomendar que você leia uma passagem dos Evangelhos todos os dias. Comece com o Evangelho de Mateus e depois leia os outros três Evangelhos. Assim, você aprenderá muito sobre a vida do Senhor Jesus, o que Ele fez e como fez. Ele é o grande exemplo em tudo.

Além da leitura regular da Bíblia, também é importante estudar a Bíblia. Reserve um tempo extra para isso e sente-se para fazer isso. Comece com a carta aos Romanos. Nessa carta, a obra que o Senhor Jesus realizou na cruz é descrita em detalhes. Com base nisso, Deus pôde declarar você justo. Essa carta trata principalmente de seu relacionamento pessoal com Deus e com o Senhor Jesus. Por isso é importante estudar essa carta primeiro. Também é importante que você faça a leitura e o estudo da Bíblia em oração. A oração é uma conversa com Deus. Você pode falar com Ele como fala com seu Pai, porque é isso que Ele é por meio de sua fé no Senhor Jesus.

Desejo-lhe a bênção de Deus de todo o meu coração!

GdK

Nenhum comentário:

Postar um comentário