Romanos 4





Uma pessoa feliz


Paulo agora apresenta dois personagens importantes do Antigo Testamento, da história de Israel, para nos mostrar que a justiça de Deus só pode ser alcançada por meio da fé.

Você já viu isso no capítulo anterior em relação à lei. Deus se esforça ao máximo para mostrar que o homem não pode acrescentar nada por sua própria vontade. Tudo veio Dele. Quanto melhor você entender isso, mais O honrará por isso em sua vida.

Abraão é mencionado primeiro. Ele é o progenitor dos judeus. Dele, Deus gerou o povo de Israel. Os judeus se orgulhavam desse fato. Eles até mesmo o fizeram em suas conversas com o Senhor Jesus quando disseram: “Somos descendência de Abraão” . Eles achavam que, como descendentes de Abraão, tinham uma pedra em seu caixão. Afinal de contas, Abraão havia recebido as promessas. Bem, eles não tinham conseguido cumprir a lei, mas Deus ainda os abençoaria porque eram descendentes de Abraão.

Mas não é assim que funciona! Você e eu não recebemos uma bênção porque nossos antepassados foram abençoados. Se nossos antepassados receberam uma bênção, não foi porque a mereceram, mas porque creram em Deus. Nós também só recebemos bênçãos por meio da fé pessoal em Deus. Esse foi o caso de Abraão, e também se aplica a seus descendentes: “Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça”. É isso que a Escritura diz.

A fé não se baseia em uma pessoa, mas em declarações claras de Deus. Em Gênesis 15, Deus prometeu a Abraão um herdeiro e, por meio dele, uma numerosa descendência . Abraão acreditou nisso, embora fosse impossível para ele ter filhos de acordo com o julgamento humano. Ele próprio e Sara já eram muito velhos. No entanto, ele confiava que Deus cumpriria sua promessa. Essa fé lhe foi imputada como justiça .

Quando Deus cumpre Suas promessas, Ele não espera nenhuma ajuda de Abraão. Se Abraão pudesse ter ajudado, ele teria ganho algo, pois teria cooperado. O mesmo se aplica a você e a Abraão: Você é justificado pela fé. Você não é honrado por isso, mas Deus é glorificado.

Você encontra sua felicidade no próprio fato de ter recebido a justiça de Deus sem ter de fazer nada para isso. No Salmo 32, Davi também fala da justiça sem obras. Lá você lê: “Confessei-te o meu pecado e a minha maldade não encobri; dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões” . E o que o Senhor fez? Você pode ler mais sobre isso no Salmo 32: “E tu perdoaste a maldade do meu pecado” . Quando confessamos nossas injustiças e pecados e não os encobrimos, Deus faz exatamente o oposto: Ele os perdoa e os encobre. Ele os afasta, eles não são mais visíveis. Se você sabe disso, está feliz! Deus não conta mais os pecados que confessamos contra nós porque Cristo derramou seu sangue por eles. Maravilhoso, que graça!

O apóstolo Paulo (você sabe que na verdade é o Espírito Santo) faz tudo o que pode para nos mostrar o que Deus fez para nos tornar justos. As pessoas cujos pecados são perdoados e cobertos são pessoas felizes. Podemos ter dificuldades de vez em quando em nossa vida, mas não precisamos mais nos preocupar com nossos pecados. No que diz respeito a isso, tudo está em perfeita ordem. O próprio Deus garante isso, porque Ele mesmo os perdoou.


Os descendentes de Abraão

Para que você entenda do que tratam os versos 9-12, preciso levá-lo de volta a Gênesis 17.

Quando refletimos sobre Romanos , já me referi a isso. Em Gênesis 17, você leu sobre uma aliança que Deus fez com Abraão . Como sinal dessa aliança, todos os homens tinham de ser circuncidados. Esse era um sinal externo que todo menino recebia no oitavo dia após seu nascimento. Por meio desse sinal, Deus separou toda a nação que viria de Abraão, ou seja, a nação de Israel, do restante dos homens. Você já viu que era um grande privilégio pertencer ao povo terreno de Deus.

Mas quando se trata de receber a justiça de Deus, não há diferença para Ele. Para conhecer a felicidade do perdão dos pecados e, assim, saber que você é justo diante de Deus, não importa se você pertence ou não ao povo terreno de Deus. Trata-se de seu eu interior, de sua fé em Deus. Quando a fé de Abraão foi contada como justiça, ele nem sequer havia sido circuncidado.

Ele recebeu o sinal da circuncisão exatamente como um selo de sua fé, que ele já tinha quando ainda não era circuncidado. Isso é enfatizado aqui para deixar claro que Abraão não é apenas o pai de um descendente literal, o povo de Israel, mas também o pai de um descendente espiritual. De fato, há três tipos de descendentes. Tentarei explicar isso.

Em primeiro lugar, no , ele é chamado de pai da incircuncisão. Isso se refere aos não-judeus, ou seja, gentios, que creram em seu estado incircunciso, assim como Abraão fez quando ainda não era circuncidado. Esse é o primeiro tipo de descendente.

No , temos o segundo e o terceiro tipos de descendentes. Nesse versículo, ele é chamado de pai da circuncisão. Isso se refere à sua descendência literal, que é o povo de Israel. Mas essa descendência literal consiste em dois grupos. Em primeiro lugar, há o grupo que é descendente de Abraão apenas em um sentido externo, por meio da circuncisão externa. Em segundo lugar, há o grupo que não é descendente de Abraão apenas exteriormente, mas também em um sentido espiritual. Esses homens demonstram que também são seus descendentes espiritualmente, porque andam no caminho da fé de Abraão, que ele já tinha antes de ser circuncidado, seguindo seus passos.

A promessa de que Abraão - ou seus descendentes - seriam herdeiros do mundo não foi estabelecida em nenhuma lei. A lei é uma conexão diferente da circuncisão entre Deus e seu povo terreno, Israel. Pois a lei não existia na época de Abraão. Ela só veio muito mais tarde. E se tivesse sido dada uma lei que declarasse que eles receberiam as promessas, então a fé não seria mais necessária, pois a promessa dependeria de seu próprio mérito e esforço. O resultado teria sido novamente que, em vez do cumprimento da promessa, a ira teria que vir porque ninguém seria capaz de atender às exigências da lei. A certeza da promessa é baseada na fé e na graça. Tudo está firmemente ancorado em Deus, em quem o pecador crê e que mostra graça ao pecador.

Para Abraão, Deus era um Deus pessoal e presente. Ele creu Nele, confiou Nele e sabia que Deus poderia realizar o que era uma tarefa impossível para ele. Para Abraão, Deus era aquele que trazia os mortos à vida, assim como Ele pode chamar coisas que não existem do nada e dar-lhes forma. Basta olhar para a criação! O Salmo 33 diz o seguinte: “Porque falou, e tudo se fez; mandou, e logo tudo apareceu” . Por Abraão ter crido em Deus dessa forma, Deus o tornou “pai de muitas nações”. Assim como Abraão creu na palavra de Deus, você, que passou a conhecer Deus em sua vida, também pode crer em Sua palavra com relação às promessas que Ele lhe fez em Sua palavra.

A certeza absoluta da fé

O que exatamente Abraão creu está claro nos versículos que você acabou de ler. Em Gênesis 15, Deus fez com que Abraão saísse de sua tenda à noite e olhasse para o céu .

Lá ele viu um número incontável de estrelas. Deus então lhe disse: Abraão, esta é a quantidade de descendentes que você terá. E Abraão creu no que Deus havia dito. Naquela época, ele tinha cerca de 100 anos de idade, o que é realmente muito velho para poder ter filhos. Sara era dez anos mais nova, mas também muito velha para conceber.

Abraão não fechou os olhos para essa situação. Mas ele “não era fraco na fé”. Ele não se limitou ao que era impossível para os homens. Sua fé estava voltada para Deus. O que é impossível para os homens é possível para Deus.

Por isso ele não duvidou da promessa de Deus. Sua fé o fortaleceu. Acho que você já experimentou por si mesmo que a fé dá força. A fé não é uma questão nebulosa na qual a imaginação desempenha um papel importante, mas a fé traz Deus para seu campo de visão. Essa fé sólida como uma rocha no que seu Deus era capaz de fazer superou as dúvidas de Abraão. Ele não olhava mais para si mesmo e para sua própria fraqueza. Ele já havia passado por decepções suficientes.

Depois de ter aprendido a desviar o olhar de si mesmo e olhar para Deus com o poder da fé, ele também ficou plenamente convencido de que Deus era poderoso o suficiente para fazer o que havia prometido. Quem já viu Deus, o Deus Todo-Poderoso, dessa forma, não duvida mais que Ele pode dar vida onde a morte parece ter o controle. Por meio dessa atitude, Deus é glorificado e honrado.

Deus, por Sua vez, considera a fé de Abraão como justiça. Deus vê que Abraão O reconhece, confia Nele e pensa Nele da maneira correta. A justiça que Deus imputa a Abraão, portanto, também significa que Deus diz a Abraão, por assim dizer: “Se você pensa assim a meu respeito, você pertence a mim”.

Nesses versículos, você encontrará uma aplicação que é muito importante para você como jovem crente. Pois o que foi dito sobre Abraão também deve lhe ensinar como você pôde receber a justiça. A justiça é - talvez você ainda se lembre - que você, que era um pecador e estava longe de Deus, agora pertence a Deus. Você não precisa mais temer nada dEle.

O fato de Deus ter sido capaz de lhe dar esse lugar único não é uma questão óbvia. Ele precisava de uma base justa para isso. Ele não poderia agir como se você não tivesse pecado. Deus não pode agir em contradição com Ele mesmo, porque você realmente cometeu pecados. Como Deus é santo e justo, Ele deveria ter punido você, mas não o fez. Ele mesmo encontrou a solução: o Senhor Jesus cumpriu Suas santas exigências de forma tão perfeita que Deus O ressuscitou dos mortos.

Aqui está a base da justiça: Jesus, nosso Senhor, foi ressuscitado dos mortos por Ele! O Senhor Jesus foi dado por Deus para realizar a obra de redenção de teus pecados na cruz. Com relação aos teus pecados, a justiça de Deus foi totalmente satisfeita na pessoa do Senhor Jesus na cruz. Deus julgou teus pecados Nele, morrendo por eles. Mas como Deus poderia tê-lo deixado na morte quando Ele expiou teus pecados? Por isso Ele teve que ressuscitá-Lo dos mortos. Deus estava comprometido consigo mesmo e com a obra de Seu Filho. O fato de Deus ter ressuscitado o Senhor Jesus dentre os mortos é uma prova firme e inconfundível de que Deus não tem mais nada a exigir em relação aos teus pecados. Todas as exigências Dele foram atendidas. Teus pecados não existem mais para Ele, Ele não os vê mais, eles foram eliminados para sempre. O Senhor Jesus é a testemunha eterna de que teus pecados foram removidos. Não precisamos temer que Deus volte a esse assunto. Ele mesmo fez tudo para sua justificação. Ele não o vê mais em relação aos teus pecados, mas em relação a um Cristo ressuscitado. No próximo capítulo, você verá as grandes consequências que isso tem para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário