Romanos 3



        

Deus é verdadeiro - todos os homens são mentirosos

Depois de ler a passagem anterior, você pode pensar que não era um privilégio de forma alguma pertencer ao povo dos judeus, mesmo que Deus os chame de Seu povo escolhido.

Assim, alguém também poderia questionar o benefício da circuncisão, mesmo que Deus a tivesse dado como sinal de seu pacto com seu povo. Paulo rejeita esta idéia.

Há muitos privilégios associados a pertencer ao povo de Deus - mesmo que seja apenas exterior. Paulo menciona antes de tudo o fato de que a eles são confiadas as palavras de Deus. Também para nós, que vivemos nos chamados "países cristãos", é um privilégio possuir a Bíblia. Mas isto tornou os judeus - e nós hoje - ainda mais responsáveis.

A maneira como lidamos com a Palavra de Deus não reduz nada de seu conteúdo. Deus permanece fiel à Sua Palavra, mesmo quando há pessoas que afirmam pertencer ao Seu povo e, no entanto, não dão ouvidos à Sua Palavra. Na verdade, isto apenas confirma que Deus é verdadeiro e que todo homem é um mentiroso. Você pode ter ouvido alguém dizer (ou talvez você mesmo o tenha dito no passado), "Deus não existe". Isto não é novidade. Alguém que diz tal coisa está falando o que Deus havia escrito em sua Palavra há muito tempo. O Salmo 14 diz que o néscio fala em seu coração que não há Deus . Então agora você tem na Palavra de Deus uma prova do fato de que Deus é verdadeiro e todo homem é um mentiroso. Quando o homem age de acordo com seu próprio coração maligno, ele só prova o que Deus já disse há muito tempo em Sua Palavra. Assim, Deus é justificado por Sua própria Palavra.

Se o homem ousar julgar a Deus para chamá-lo a prestar contas, por assim dizer, ficará claro que Deus é o vitorioso e o homem o perdedor.

A ação justa de Deus é confirmada por nossa ação iníqua. Não há nada de errado com isso. Um modo de vida que não conta com Deus deve provocar a ira de Deus. Deus não pode fazer o contrário. Ele é obrigado a fazer isso porque é santo e justo. Ele não pode minimizar suas qualidades, Sua santidade e justiça, como bem fazemos de tempos em tempos.

Como Deus observa tudo no mundo, Ele não pode fingir que nada está acontecendo. Ele deve executar o julgamento sobre o mundo. O fato de Ele ainda não o ter feito é porque Ele é paciente por muito tempo. Ele não quer que ninguém se perca, mas que todos cheguem à conversão . Mas chegará um momento em que Ele deverá executar o julgamento. Sua paciência terá um fim. Então, Sua justiça deve seguir seu curso e sua ira deve ser exercida; a punição deve seguir. Aqueles que negam isso não levam Deus a sério.

Há também pessoas que não levam Deus a sério de outra forma. Estas são pessoas - é quase inacreditável - que abusam da ação justa de Deus. Eles dizem: "Se eu mentir, a verdade de Deus será maior como resultado". Por meu comportamento maligno, contribuo para dar-Lhe mais glória, porque o direito está do Seu lado em todos os casos. Certamente isso deve ser agradável a Deus!? Na verdade, eu mereço uma recompensa por isso. Então por que eu ainda deveria ser julgado como pecador?" A conclusão deles é: façamos o mal para que o bem resulte dele.

Essas pessoas chegaram até a espalhar o boato maligno naquela época de que o próprio apóstolo Paulo havia ensinado isso. Desta forma, eles queriam embelezar suas ações ímpias e colocar o apóstolo sob uma luz má. Paulo não responde a isto. Não se deve falar com as pessoas que argumentam desta maneira. Por isso, sua breve resposta é: "A condenação desses é justa".

Ninguém é justo

Após expor as más objeções de incredulidade nos versículos 3-8, o apóstolo volta ao versículo 1 no versículo 9, onde se falou da vantagem do judeu.

Agora ele mostra que tudo de que os judeus se orgulhavam, testemunhava contra eles. Os oráculos de Deus foram confiados a eles? Bem, a Palavra de Deus fala claramente do que o homem é por natureza e sua conduta. Lá o judeu não é melhor do que o grego.

A acusação de que todos estão sob o pecado é fortemente apoiada com citações do Antigo Testamento deles. Como um espelho, uma descrição é mostrada a eles (e você), na qual eles (e você) podem se reconhecer.

"Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus.". Isso foi verdade a teu respeito. Você reconheceu isto. Você pode ter pensado que estava agindo corretamente e que era entendido, mas quando Deus o encontrou, tornou-se claro para você que estava vivendo para si mesmo.

Você havia se desviado do propósito que Deus tinha para sua vida; você havia se tornado inútil, infrutífero. Talvez você se visse como uma pessoa útil para aqueles ao seu redor, mas quando Deus o encontrou, ficou claro que você não estava vivendo para Ele. Portanto, você não fez nada de bom, por muitas boas ações que possa ter se gabado. Bom é apenas o que se faz por amor a Deus.

O que está dentro de você é expresso através de seu corpo, através de suas palavras e ações. Nos versículos 13-18 encontramos alguns exemplos disso: Garganta, língua, lábios e boca - todas estas partes do corpo estão associadas à morte e à corrupção. As palavras que falávamos, quando ainda não perguntávamos por Deus, eram palavras sem vida. Ainda se observa isto nas pessoas quando se escuta o que elas dizem. Não deveria ser assim conosco hoje.

De nossos pés e nossos caminhos, como os utilizávamos antes de nossa conversão, o mesmo deve ser dito, infelizmente. O caminho da paz era desconhecido para nós. Não hesitávamos muito em nos vingar de alguém que colocou algo em nosso caminho. É improvável que tenhamos cometido assassinato, mas, não odiamos verdadeiramente alguém - com ou sem derramamento de sangue literal? O derramamento de sangue significa privar alguém da oportunidade de viver. Em nosso caminho deixamos um rastro de destruição e miséria.

A quantos nós acreditamos ter feito o mal por nosso comportamento ímpio? Tudo isso aconteceu porque não havia temor a Deus diante de nossos olhos. Éramos liderados por nossas próprias luxúrias. Vivemos para nós mesmos até que Deus nos encontrou e apontou este espelho para nós. Nele nos reconhecemos a nós mesmos. Isto não significa que todos nós fomos culpados no mesmo grau das coisas aqui descritas. Mas tudo isso habitou nossos corações (e continua a viver, no que diz respeito à nossa natureza pecaminosa).

Esta descrição era principalmente para os judeus, para convencê-los de seus pecados a partir de seus próprios escritos, dos quais eles se vangloriavam. No entanto, qualquer homem que se examinar honestamente por esta descrição verá que ela também se aplica a ele.

Neste verso encontramos então uma conclusão. Ela se refere não apenas à passagem que acabamos de considerar, mas a toda a passagem do capítulo 1:18 até aqui. Esta conclusão é que cada boca, tanto do judeu como do gentio, é fechada, e o mundo inteiro é entregue ao juízo de Deus.

Foi demonstrado que não é de forma alguma possível obter o prazer de Deus por nossas ações através de nossos próprios esforços. A lei deixa claro que pecamos por termos transgredido a lei.

Há apenas uma pessoa à qual esta descrição não se aplica. Esse é o homem Cristo Jesus. Toda sua vida foi dirigida a Deus; Ele fez tudo somente por Ele. Portanto, Ele é também a resposta de Deus a toda culpa e pecado em que o homem caiu e do qual ele não pôde se libertar. Este é o tema da seção seguinte.

Justificação pela fé

Após a descrição sombria do homem vivendo apenas para si mesmo - como você e eu fizemos antes - a luz irrompe nestes versos.

Deus compartilha conosco nesta passagem o que Ele fez para que o homem, caído em pecado, possa estar em Sua presença sem medo. O homem provou ser um caso completamente sem esperança, para que Deus nada pudesse fazer com ele. Deus procurou e encontrou Sua própria solução para este problema. Ele pode declarar o pecador justo se ele acredita em Jesus Cristo. Isto se aplica a todos sem distinção. Não pecaram todos? Isto também exclui a todos da glória de Deus. Mas Deus quer tanto ter homens em Sua glória. Portanto, o que todo homem precisa é da salvação de seus pecados, ou seja, das más ações que ele cometeu. Deus não pode tolerar um único pecado em sua presença.

Cristo Jesus trouxe esta redenção. Deus O apresentou "como uma expiação [ou trono da graça]". Num trono, pensa-se em governo e julgamento. Em um trono é feita justiça. Deus tinha que julgar os pecados. Mas o grandioso é que Ele julgou os pecados em Seu Filho enquanto estava pendurado na cruz. Agora, para todos os que aceitam esta redenção na fé da mão de Deus, o trono de julgamento se tornou um trono da graça.

O sangue de Cristo é a única base justa para que Deus perdoe os pecados. Hebreus 9 diz: "Sem o derramamento de sangue não há remissão" . Deus não aceita o pecador ignorando os pecados. Ele só foi capaz de declará-lo justo porque Suas santas e justas exigências foram cumpridas. Isto lhe dá a garantia de perdão dos pecados. Não se trata de como você se sente em relação a isto, mas como Deus o vê. Porque Deus já olhava para a obra de Cristo mesmo no Antigo Testamento, Ele podia "passar por cima" dos pecados dos crentes que então viviam. Mais uma vez: Ele não ignorou estes pecados, mas agiu com justiça ao perdoá-los porque sabia que Cristo derramaria Seu sangue por isso. O mesmo é válido para o presente momento. Para nós que vivemos nos tempos do Novo Testamento, a obra de Cristo está atrás de nós. Pode parecer um pouco estranho, mas porque Deus é justo, Ele não pode deixar de considerar todos que crêem como uma pessoa justa.

O sangue de Cristo foi derramado, finalmente! Deus sabe o valor desse sangue, ou seja, que ele tira os pecados. Deus, portanto, não vê mais pecado em uma pessoa que reconheceu que Cristo também derramou seu sangue por ele. Os pecados não existem mais. Eles foram tirados para sempre. Tal pessoa não é mais um pecador diante de Deus, mas alguém que pertence a Ele e que Ele quer ter perto d'Ele. Deus fez de você uma pessoa justa. Uma pessoa justa não é mais vista por Deus em sua vida anterior de pecado, mas completamente separada de sua vida pecaminosa. Uma pessoa justa é semelhante a Ele mesmo. Que mudança!

Agora você também entende que qualquer glória para si mesmo é excluída. Tudo veio de Deus e foi trazido por Ele. A única coisa que você podia fazer e tinha que fazer era: crer. Somente pela fé e não por suas próprias obras, você recebeu a salvação, o perdão de seus pecados e a justificação.

Deus não é apenas o Deus dos judeus, mas também das nações, porque Deus vê todos os homens como pecadores, porque todos eles pecaram. E é verdade para todos que alguém só pode ser justificado pela fé.

Mas e quanto à lei, então? Será que se torna completamente ineficaz? Não, a lei permanece em pleno vigor. Quando nos olhamos no espelho da lei, logo vemos que somos pecadores porque não conseguimos cumprir a lei. A lei mostra que éramos pecadores e que não podíamos nos livrar da maldição da lei.

Quando reconhecemos isso, confirmamos a autoridade da lei. Portanto, para nós isso significou que caímos sob a maldição da lei. Mas, felizmente, Cristo nos libertou da maldição da lei, ao carregar a maldição da lei por nós na cruz. Ao fazer isso, Ele justificou plenamente a autoridade da lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário