Romanos 2



         

O justo julgamento de Deus

Talvez você conheça pessoas que sabem exatamente como os outros devem ser. Elas falam com "satisfação" sobre os erros dos outros (e com isso eu ainda digo o mínimo).

 

Aqui estamos falando de pessoas que não vivem de forma tão licenciosa como a descrita no capítulo anterior. Mas quando veem outros que vivem assim, eles os condenam. Elas não percebem que, ao fazer isso, estão condenando a si mesmas, porque as mesmas coisas estão escondidas em seus próprios corações.


Encontramos um exemplo claro disso em João 8 . Ali, os líderes dos judeus foram até o Senhor Jesus com uma mulher que havia sido pega em adultério. Quando perguntaram o que deveria ser feito com essa mulher, o Senhor Jesus respondeu: "Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela" . Então, todos foram embora! Nenhum dos acusadores saiu livre. Em seus corações, todos eles haviam cometido o mesmo pecado. Isso é verdade para toda pessoa que se considera inocente dos terríveis pecados que aponta nos outros.


Mas nós - você e eu - sabemos que eles não escaparão do julgamento de Deus que virá sobre eles de acordo com a verdade. Está chegando um dia, diz o versículo 16 deste capítulo, em que Deus julgará as coisas ocultas dos homens. Então, ficará perfeitamente claro para todos como Deus sempre julgou essas coisas.

 

Mas, felizmente, há um outro lado dessa questão. Não existe apenas o julgamento de Deus, mas também a bondade de Deus. É por meio dessa bondade que você e todos os crentes se converteram. Que riqueza de bondade, longanimidade e paciência pode ser encontrada em Deus! Deus não queria que você continuasse no caminho da destruição. Ele o encontrou e fez com que você percebesse o que havia feito e onde iria parar. Isso atingiu sua consciência; você percebeu que o julgamento de Deus tinha de atingi-lo corretamente. Conversão significa ver a si mesmo como Deus o vê e aceitar o julgamento que Ele faz de você. Até agora, você sempre pensou bem de si mesmo e mal de Deus. Com sua conversão, ocorreu uma mudança radical. Agora você pensa mal de si mesmo e elevadamente em Deus. Na prática, temos de aprender a perceber isso cada vez mais, mas esse é o ponto de partida para sua vida futura. Essa visão de si mesmo e de Deus foi dada a você por meio da bondade Dele.


Quem ignora a bondade de Deus mostra o endurecimento e a impenitência de seu coração. Essa pessoa pensa que é boa o suficiente para comparecer diante de Deus. Mas todas as ações que um homem pratica com um coração impenitente (mesmo que sejam boas aos seus próprios olhos) formam uma montanha cada vez maior de ações que serão julgadas no dia da revelação do julgamento justo de Deus.


Quando Deus julga e retribui as obras do homem, Ele o faz de forma absolutamente justa. Por um lado, Ele dá vida eterna a todos que praticam boas obras com perseverança, buscando glória, honra e incorrupção; por outro lado, Ele derramará Sua ira e indignação sobre todos que seguiram os impulsos naturais de seus corações em suas vidas sem levar em conta as exigências de Deus. Em ambos os casos, as pessoas deixam que suas vidas mostrem a quem estão seguindo, e em ambos os casos Deus julgará tudo. É assim que Deus lida com as pessoas que estabeleceram os valores e os padrões de suas vidas por conta própria.

Até agora, não houve uma única pessoa que tivesse recebido a vida eterna de Deus como recompensa por sua vida exemplar e sem falhas. Somente o Senhor Jesus era perfeito. E Ele, que merecia a vida, foi para a morte. Ele fez isso voluntariamente. Agora Ele, que é a própria vida eterna, dá essa vida eterna a todos que percebem que não podem merecê-la por si mesmos.

Judeus e gentios

Primeiro uma pequena repetição: No capítulo 1 se fala dos gentios. No capítulo 2 Paulo se dirigiu às pessoas que se consideravam não terem sido tão maus quanto os gentios.

Nos versículos 9 a 16, Paulo continua esse pensamento, mas agora ele faz uma distinção entre dois grupos diferentes de pessoas. Há judeus e há gregos (nações ou gentios). Quando os gentios são mencionados aqui, você não deve pensar apenas nas pessoas da África Central. Por "gregos" ou gentios, Paulo se refere a todos os que não são judeus, ou seja, todas as pessoas com as quais Deus não tinha um relacionamento tão especial quanto com os judeus. Os judeus são pessoas a quem Deus transmitiu Sua vontade dando-lhes a lei. Deus não se deu a conhecer aos gentios dessa forma.


Você pode aplicar isso à situação em que vivemos. Por exemplo, há aqueles que cresceram em uma família cristã e há aqueles que cresceram em uma família em que a vontade de Deus não é conhecida. No entanto, com Deus, no julgamento que Ele fará, não há acepção de pessoas. Aquele que pratica o mal, seja judeu ou grego, recebe de Deus "tribulação e angústia", e aquele que pratica o bem, seja judeu ou grego, recebe Dele "glória, honra e paz".

O que é diferente, entretanto, é o critério usado no julgamento. Tanto o judeu quanto o grego receberam algo de Deus pelo qual sabem o que é certo e errado. Para os judeus, Deus deu uma lei, na qual tornou conhecido o que eles deveriam fazer. Eles serão julgados por essa lei. Os gentios nunca tiveram uma lei. Eles estarão perdidos sem uma lei.


Os gentios têm outra coisa, a saber, uma consciência. A maioria dos gentios sabe naturalmente que não deve roubar, por exemplo, embora Deus nunca tenha transmitido isso oficialmente a eles por meio de uma lei. Se eles pretendem fazer isso de qualquer maneira, sua consciência começa a incomodá-los. Ela começa a se manifestar. Agora, se ouvirem a voz de sua consciência, não roubarão. Com isso, demonstram que a obra da lei está escrita em seus corações, pois a lei diz: "Não furtarás" . Aqueles que fazem o que a lei diz, mesmo que nunca lhes tenha sido dito que é uma lei, serão justificados. Não se trata de saber se alguém ouviu qual é a vontade de Deus, mas se está fazendo o que Deus quer.


Toda pessoa, mesmo que não esteja familiarizada com Deus e Sua vontade, recebeu algo de sua educação ou ambiente que a faz saber a diferença entre o certo e o errado. Ele pode afastar e não ouvir a voz de sua consciência, mas no fundo de seu coração ela está lá. E outras pessoas ao seu redor também o lembrarão do erro. Dentro do grupo em que uma pessoa vive, há certas regras. Se alguém infringir uma dessas regras, será acusado. Se alguém é acusado de algo e se descobre que ele não cometeu o delito, ele é desculpado. É assim que funciona com as pessoas que não têm conhecimento de Deus.


Mas Deus vê além dos atos. Ele vê de onde vêm os atos. Ele vê as partes ocultas do coração, onde ocorrem as deliberações. Ele conhece os motivos pelos quais uma pessoa é guiada. Podemos esconder nossas verdadeiras intenções uns dos outros, mas não de Deus. Chegará um dia em que Deus julgará essa ocultação por meio de Jesus Cristo

 

Para muitas pessoas, esse é um pensamento assustador. Elas preferem não pensar nisso. No entanto, até mesmo esse julgamento faz parte do que Paulo chama aqui de "meu evangelho". Para Deus, os motivos são, no mínimo, tão importantes quanto os atos. As pessoas podem confundir as ações, mas Deus não. Aqueles que realmente vivem com Deus não terão problemas em abrir completamente o coração para Deus.

Os Judeus e a Lei

Agora Paulo passa a se dirigir aos judeus para deixar claro que eles também precisam do evangelho de Deus. Ele primeiro lista algumas das coisas das quais eles se gabam. Eles se gabam de estar em comunhão com Deus. Eles confiam em si mesmos que podem ser "um guia", "uma luz", "um educador" e "um instrutor" porque acreditam que conhecem a vontade de Deus por meio da lei. Eles sentem por si mesmos que podem fazer muito pelos outros, que acreditam ser cegos, nas trevas, insensatos e ignorantes. Eles se sentem superiores, elevados acima das outras pessoas.

 

De fato, Deus lhes fez conhecer Sua vontade por meio da lei. No entanto, eles não pensam no fato de que, antes de tudo, eles mesmos têm de ouvi-la e ser obedientes a ela. É assim também que os cristãos podem se gabar de conhecer a Bíblia. Eles dizem aos outros como devem se comportar, mas nunca se viram na luz da Bíblia. Eles só a conhecem para os outros. O que eles condenam nos outros como roubo, quando se trata deles mesmos, eles chamam de tomar algo a que têm direito. E quando dizem que cometer adultério é errado, não se lembram de que o Senhor Jesus disse que quem olhar para uma mulher para cobiçá-la já cometeu adultério com ela em seu coração .


Eles também estão bem cientes de que um ídolo é algo detestável, mas não consideram que também estão cometendo idolatria. Roubar coisas que foram usadas para o serviço no templo de Deus para usar para si mesmo é a mesma coisa. Pense, por exemplo, em posses, tempo, força, intelecto e coisas do gênero. Tudo isso deve ser usado para o serviço de Deus. Quem usa isso para si mesmo está roubando de Deus. Portanto, quem se vangloria de conhecer a vontade de Deus, mas não a leva em conta em sua própria vida, desonra a Deus.


Não é assim? Que o nome de Deus é blasfemado precisamente por causa das pessoas que se sentam obedientemente na igreja, ou em alguma outra reunião religiosa aos domingos, mas que às segundas-feiras e nos outros dias da semana estão empenhadas em enriquecer o máximo possível às custas dos outros?


Em seguida, Paulo menciona outro ponto importante, a saber, a circuncisão. Encontramos a instituição da circuncisão em Gênesis 17 . No Antigo Testamento, a circuncisão era o sinal externo de que alguém pertencia ao povo de Deus, que na época era Israel. Era de se esperar que essa pessoa levasse em conta a vontade de Deus. Mas se alguém não atendesse à vontade de Deus em sua vida, então a circuncisão não significaria nada. A circuncisão então se tornava "para a incircuncisão". O sinal externo da circuncisão só tinha valor, se houvesse um desejo no coração de também se comportar como um membro do povo de Deus. Isso então se manifestava em fazer a vontade de Deus.


De fato, uma pessoa que não fosse circuncidada e, portanto, não pertencesse a Israel, mas que obedecesse aos direitos da lei, era reconhecida por Deus como membro de Seu povo. Aqueles que eram circuncidados apenas exteriormente, mas não de coração, eram julgados por isso.


A conclusão, então, vem nos dois últimos versículos, onde se lê que se trata da circuncisão do coração. Isso nos leva ao verdadeiro significado da circuncisão. Em Colossenses 2, você lê que o crente é circuncidado "na circuncisão de Cristo" . O contexto deixa claro que isso se refere à morte de Cristo na cruz, onde Ele morreu sob o julgamento de Deus pelo pecado. Quem acredita nisso de coração é um "circuncidado de coração". Essa pessoa é um verdadeiro judeu, o que significa amante de Deus. 

 

O fato de pertencer ao povo de Deus, apenas externamente, é elogiado pelos homens. As pessoas são muito apegadas à ostentação religiosa, porque podem ver isso, e isso torna a pessoa importante. Deus olha para o coração. A aparência externa só tem valor para Ele se for um reflexo sincero da disposição do coração. Deus se alegra com aqueles em quem Ele encontra "a verdade interior" . É disso que Ele trata.


Nenhum comentário:

Postar um comentário